Pular para o conteúdo principal

A doença crônica nas crianças e jovens



Doença crônica é toda doença que pode resultar de estados patológicos devido a causas múltiplas, que tanto podem ter origem física como psicológica.

Podem apresentar-se com um breve início (por exemplo, a asma e as alergias), com sintomas diversos, com evolução longa, sem tempo determinado e obviamente com repercussões psicológicas, familiares, econômicas e sociais.

Uma doença crônica pode, de imediato, não apresentar sintomas, e ser negligenciada pelos pais ou pelo paciente, no caso de um jovem. O tratamento geralmente só é feito quando se percebe que com determinada criança ou jovem algo não está bem. É o caso da asma, que pode piorar após uma infecção de vias aéreas superiores. A crise assusta e a família então corre ao médico.
A doença crônica atinge o contexto familiar e provoca um impacto inigualável, compreensível pelos profissionais de saúde. Os pais têm que contar com uma equipe de saúde multidisciplinar e interdisciplinar que englobe médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, educadores, etc., para poderem gerir a doença da melhor maneira possível.
Essa equipe tem de trabalhar no sentido de que a família não se torne desestruturada, percebendo que a rotina da família muda completamente em função da doença.A família se vê às voltas com constantes visitas ao médico, administração de terapêutica, reincidências e hospitalizações, ao longo do desenvolvimento e crescimento da criança ou jovem, além de lidar com crises e agravamentos do quadro clínico. Além disso, muitos pais, pelo vínculo afetivo que possuem com os filhos também ficam tensos. Os enfermeiros como prestadores de cuidados diretos devem ter a sensibilidade adequada para lidar com estas situações.


Os pais, perante uma criança ou jovem com doença crônica, têm que se confrontar com três situações, a saber:

1- gerir a doença e apoiar a criança ou jovem na sua doença;
2- ajudar e apoiar a criança ou jovem a lidar com as realidades da doença
(o que muitas vezes, não é fácil, no caso da asma, por exemplo).

3- encorajá-lo a viver uma vida o mais normal possível.



Este texto é de autoria de Rosa Silvestre,

enfermeira especialista em saúde pediátrica,

responsável pelo excelente

Blog “Criancices”


Visitem e conheçam seu trabalho.
.

Comentários

  1. Obrigada pelos gentis elogios.
    Na minha opinião, na verdade toda a equipa do blog da alergia está de parabéns pelo excelente blog que trata da patalogia asmática!
    Estou a tratar de um post onde irei abordar o vosso excelente blog!
    Até breve!
    Um grande abraço além atlântico para toda a equipa!

    ResponderExcluir
  2. QUAL O TEMPO MAXIMO DE USO DE MEDICAMENTOS ANTI HISTAMINICOS EM CASOS DE URTICARIA .

    ResponderExcluir
  3. Não existe um tempo máximo estipulado para tratar uma urticária. Depende do tipo e grau da doença. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/4/10 19:41

    Nessa campanha de vacinação da gripe h1n1 as alergias entram como doenças cronicas?

    ResponderExcluir
  5. Sim. O seu alergista poderá dar uma declaração médica para que possa aplicar a vacina nos postos de saúde. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. Roberta

    faz dois dias que fui ao hospital por conta de uma reação alérgica que tive a uma toscana que comi,lá me medicaram com duas injeções na veia,Fernegam e Omeprazol,na hora tive muita tontura,fiquei muito gelada,tremendo e meia confusa,mais a DRa. me falou que era normal do medicamento,porém faz dois dias e continuo tendo de vez enquando mais ou menos(sempre depois que me alimento) essas tonturas,mão geladas..é normal esas reações durarem mais de um dia?

    ResponderExcluir
  7. Roberta: não é habitual uma reação prolongada. Aconselho que retorne ao seu médico para uma nova consulta e nova orientação. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  8. qual animal pode ter quem tem alergia cronica?

    ResponderExcluir
  9. O convívio com animais deve ser orientado de acordo com cada caso. Peixinhos e tartarugas são opções. Convido que leia nosso texto sobre o convívio com os cães: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/10/alergicos-e-caes-uma-parceria-ser.html
    Converse com seu alergista e peça uma orientação para seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. Fabiana Andrade10/8/11 09:57

    Olá, estou grávida de 36 semanas e há 3 meses comecei a ter urticária nas pernas que aparece diariamente quando durmo ou deito por mais de 2 horas e desaparece quando levanto.
    Nunca tive alergia, já evitei vários alimentos conforme recomendação médica, mas a urticária continua aparecendo toda noite em pontos diferentes da perna. Só parou por 1 semana quando tomei corticóide para prevenir problemas de prematuridade no bebê. Meu parto será semana que vem e estou com medo da urticária aparecer mais forte ou eu ter uma alergia séria na hora do parto, devido à anestesia. Existe este risco? Tem precaução? Qual pode ser a causa desta urticária?

    ResponderExcluir
  11. Fabiana: compreendo sua preocupação, mas não há como esclarecer suas dúvidas através de um aconselhamento na internet. Para isso, seria necessário conhecer seus dados clínicos e confirmar seu diagnóstico. A pele da gestante apresenta alterações próprias da gestação e pode apresentar lesões de origem hormonal e nem sempre alérgicas. O caminho mais adequado é entrar em contatop com o seu alergista e pedir que seu alergista a orioente para o período do parto que se aproxima. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/6/12 19:04

    alison:eu ja tive urticaria cinco vezes com essa que eu estou agora,ja vai fazer dois meses que eu estou com urticaria,eu queria saber se é cronica?os medicamentos que eu estou tomando são:hidroxizine,loratadine e amitriptilina,as crises que eu tive antigamente duravam no maximo quarenta dias,por que que essa ta durando tanto?

    ResponderExcluir
  13. Alison: uma urticária é chamada de crônica quendo aparece várias vezes na semana, em um período não inferior a seis semanas. A base para o tratamento é identificar sua causa, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para avaliar o seu caso ou julgar o motivo da demora na melhora de sua urticária através deste aconselhamento na internet, sem examiná-lo pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive uma reação alérgica de um produto da renew tem 10 dias q estou se coçando pinicano n sei oq Faso !

      Excluir
  14. por favor Hixizina e cemetidina..altera o peso estou td inchada..estou tomando esse medicamento ja não aguento mais..eu tenho urticatia..mas não o pq.ja fiz varios exames não descobriram..grata Erica...

    ResponderExcluir
  15. Érica: Hixzine é um antihistamínico (antialérgico) usado no tratamento de vários tipos de alergia, em especial nos quadros cutâneos. Em algumas pessoas pode provocar aumento de apetite em grau variável e consequente ganho de peso. peça ao seu alergista que a oriente. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  16. Minha sobrinha tem 5 anos e ja tem alergia cronica, devemos nos preocupa mais porq a dela e por dentro? como devemos fazer?

    ResponderExcluir
  17. O primeiro passo é levar sua sobrinha a um alergista para que seja feito o diagnóstico do tipo de sua alergia e se indique o tratamento mais adequado. Gratos pela visita,

    ResponderExcluir
  18. Minha filha nasceu dia 15/02/15,quando ela tava con 1 mes e 20 dias ela ficou internada e diagnosticaram ela com pneumobia e bronquiolite ela fez 3 dias de ceftriaxone,7 dias de ampiciliba mas guitanicina,5 dias de prednisolona teve alta dia 15 de abril e disseram que ela ja nao tinha mas pneumonia e passou pra fazer durante 5 dias 1 gota de berotec de 8 em8 horas,quando foi dia 5 de maio ela ficou internada de novo porque ela tava muito cansada e diagnosticaram pneumonia e broquiolite de novo,ela fez 3 dias em oxigenioterapia e seguiu em uso de predim de 12 em 12 horas,Nbz cim berotec de 6 em 6 horas e azitromicina8 em 8 horas durante 5dias e ela teve alta dia 8 de maio e foi ao pediatra dia 12 de maio ele passou clenil hfo 50 mcg de 12 em 12 horas e aerolin sulfato de sabultmol de 6 em 6 horas os 2 sao bombinhas e uso com espaçador mas o clenil e direto e o aerolin foi durante 5 dias a medica que internou ela disse que ela tem que fazer tratamento com pneumo pediatrico so que aonde eu moro nao tem eu moro na baixada em nova iguaçu e e muito dificil conseguir pelo sus ela ta começando a entrar em crise e eu to com medo dela ficar internada de novo e ela vai fazer 4 meses dia 15 de junho eu queria uma soluçao pra eka nai ficsr em crise novamente ela ta começando agora me ajudem por favor ela e muito pequenina

    ResponderExcluir
  19. No Rio de Janeiro, existem diversos hospitais da rede pública que oferecem atendimento em Pneumo Pediatria: Hospital Universitário da UFRJ (IPPMG), Hosital Jesus (Vila Isabel), Hospital dos Servidires (Praça Mauá) Hospital Fernandes Figueira (Flamengo). Desejo melhoras ao seu bebê. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. meu filho vai fazer 5 anos este ano e um dermatologista pediu para que fizesse um exame para saber se ele era alérgico pois estava com a pele empolada a mais de 4 meses e não sabíamos o que era com o resultado em mãos ele disse que meu filho é extremamente alérgico pois os resultados deveriam ter sido entre 0,5 e 2 mais deu 2000 minha duvida é se isto pode ser cronico e se ele pode entrar neste quadro de vacinação apos os cinco anos.

    ResponderExcluir
  21. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista para que sejam realizadas outras avaliações e que se faça o diagnóstico do seu problema. Só assim será possível instituir tratamento adequado. A vacina para alergia (imunoterapia específica com alérgenos) pode ser feita até mesmo antes dos 5 anos de idade. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Juliene Rocha19/4/16 09:05

    Bom dia! Sou portadora de urticaria crónica, muitas vezes vou dormir normal e acordo cheia de placas pelo corpo corpo. Bom, gostaria de saber que tipo de hidratante eu posso usar, pois minha pele é muito sensível. Sabonetes eu uso pompom, mas hidratante ainda nao sei, gostria de uma opiniao sobre que tipo de hidratante usar para amenizar as coceiras.

    ResponderExcluir
  23. Juliene: existem hidratantes próprios para peles sensíveis, como por exemplo: Cetaphil, Fisiogel, Umidita, Neutrogena, Lipikar, entre outros. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Os produtos cosméticos podem causar dois tipos de reações: 1) Dermatite de contato irritativa e 2) Dermatite de contato alérgica. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite!
    Meu filho começou a usar ebastel e noex logo depois q ele usou os medicamentos na madrugada começou a babar muito e os labios incharam.
    Ele chorava muito e mostrava a boquinha como se tivesse doendo..
    No outro dia começou a se coçar e apareceu carocinhos por todo o corpo dele..
    Ele tá reclamando muito dos dois joelhos...
    Será q tem alguma ligação cm o medicamento?
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  26. Ilma Boa noite É pouco provável que os medicamentos citados tenham sido a causa dos sintomas que descreve. Mas não é possível afirmar sem colher uma anamnese completa e examinar seu filho pessoalmente. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite. A vacina de gripe pode (e deve) ser aplicada nas pessoas que têm rinite alérgica. Converse com seu alergista e peça que oriente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno