Pular para o conteúdo principal

Asma: quem responde é o especialista




1. Meu filho tem bronquite alérgica e pesquisando na internet li que é a mesma coisa que asma. Fiquei muito preocupada: significa que é grave?
Antigamente, a asma era chamada de bronquite alérgica ou de bronquite asmática, reservando-se a palavra asma apenas para os casos mais graves, originando a idéia de que seriam doenças diferentes. O nome correto é asma, para todas as formas da doença, desde as crises leves e até para os casos mais graves. Não tenha medo da asma do seu filho: leve-o a um médico alergista, para que receba um tratamento especializado e evite que a doença piore. A participação dos pais é fundamental para que se obtenha sucesso no tratamento.

2. Tenho asma e rinite alérgica, pratico natação e me faz muito bem. Porém, de uns tempos prá cá, vou à piscina e espirro sem parar, o nariz fica congestionado. Como devo fazer?
A natação é esporte que beneficia a maioria dos asmáticos pois fortalece a musculatura respiratória contribuindo para o controle adequado da asma. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar piora dos sintomas da rinite, já que o cloro usado nas piscinas é um fator irritante para as vias respiratórias. Aconselho que mantenha seu hábito de nadar, mas experimente faze-lo em piscina salinizada, minimizando a irritação da mucosa e a piora da sua rinite.

3. Tenho asma e uso diariamente um remédio inalado que contém cortisona. Eu estou bem, não tenho crises há muito tempo, mas tenho medo de engordar.
- A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nos brônquios que permanece, mesmo quando não se sente nada. Por isso, manter a medicação controladora de forma contínua é importante para controlar a doença. Existem diferenças significativas entre a cortisona inalada e para uso sistêmico (comprimidos, xaropes ou injetáveis). As formas inaladas são formuladas de maneira especial e em doses mínimas, dosadas em microgramas, de forma que exerçam seu efeito diretamente nos brônquios inflamados e não no resto do organismo. Por isso podem ser usados com segurança e por tempo prolongado. O aumento de peso pode ser causado por corticóides orais ou injetáveis.

4. Ouvi falar que nozes,chocolate,morango,amendoim podem provocar crises de asma. É verdade?
- A alergia alimentos excepcionalmente ocasiona sintomas respiratórios isolados (rinite ou asma) e por isso não se justifica uma dieta para as pessoas portadoras destas doenças. As pessoas muito sensíveis a estes alimentos poderão ter sintomas, como: coceira, placas na pele, urticária, edemas, etc. Casos mais graves e raros, poderão evoluir para anafilaxia ou choque anafilático e então apresentar espasmo de brônquios, mas integrado no conjunto de sintomas que caracteriza esta reação alérgica aguda. Por isso, o ideal é que os asmáticos tenham uma dieta normal e sempre que houver uma suspeita de alergia alimentar, consultem seu médico alergista.

5. Minha asma piora quando estou menstruada. Por que?
Algumas mulheres apresentam piora dos sintomas na fase pré-menstrual ou mesmo durante a menstruação, mas não é uma regra, já que a asma afeta as pessoas de forma diferente. Sabe-se que as alterações hormonais podem influir na asma, como por exemplo na gravidez, mas ainda há controvérsias quanto à comprovação científica com relação à menstruação. Lembro que algumas situações podem confundir, como por exemplo:
- A piora da asma pode estar relacionada com uso de analgésicos e antinflamatórios para tratamento de cólicas, comuns neste período. Estes medicamentos são fatores provocadores de crises em pessoas sensíveis e passarem desapercebidos, por serem considerados inócuos.
- Mulheres portadoras de asma de difícil controle podem ter sintomas constantes e piorarem a asma durante a menstruação em função do desconforto típico desta fase.
Aconselho que converse com seu médico e que registre suas observações por escrito. A medida do pico de fluxo expiratório (Peak Flow) pode ser útil para tirar esta dúvida.

6 Meu filho toma remédios todo dia. Isso pode prejudicá-lo no futuro?
Quando se tem uma doença aguda, como por exemplo uma amigdalite, sabe-se que o transtorno é passageiro e que a medicação é usada por tempo limitado. No entanto, uma doença crônica, tal como a asma, necessita de tratamento prolongado e contínuo. Assim, é preciso entender que os remédios são necessários para controlá-la e que os prejuízos da doença sem controle são maiores do que possíveis problemas com os remédios.



Você tem mais alguma dúvida?


Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da

Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.



Teremos prazer em responder.


Comentários

  1. Moro em Miami ha 5 anos e vivemos no ar condicionado e chao carpetado. Ha 2 meses atras constatei que estavamos sem o filtro do ar cond. pq minha filha e eu comecamos com tossi (com muco) mais de 20 dias, qdo minha filha comecou a chiar. o medico comecou tratamento para asma ( Xopenex e pulmicort (inalacao) predinisolona. depois de uma semana comecou com sinusite e introducao de amoxicillin por 17 dias. Agora que nao chia mais esta usando, Singulair 1 x dia, Advair 2 pufs 2 x dia, nasocort 2 pufs 1 x dia. perguntei ao medico qdo ela vai parar, ele disse ate qdo ele dizer para parar, esta certo este procedimento? ele me passou Zirtec e Omnaris nao tive chiado mas continuo tossindo. por favor me de um conselho.

    ResponderExcluir
  2. Passada a crise, o tratamento preventivo deve ser mantido por tempo prolongado, ate que a inflamação esteja controlada. Aconselho que esclereça suas duvidas com o alergista. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. olá, meu nome é vanessa, sou goiana, qdo era criança tinha crises de bronquite mto fortes, porém duravam no máximo dois dias, com o tempo elas foram acabando, mas agora aos 26 anos ela voltou, as vezes qdo minha garganta inflama logo vem a bronquite, inclusive hje estou mal, faço inalação com berotec e atrovem no soro de 6 em 6 horas.Essas crises tambem acontecem qdo fico esposta a poeira, mas são raras essas crises, ou seja umas 4 vezes por ano. Estou tomando a medicação correta? que tipo de bronquite eu tenho? que especialista devo procurar?

    ResponderExcluir
  4. Vanessa: a asma (ou bronquite) é mesmo assim: pode passar muito tempo sem crises e depois voltar a se manifestar. O tratamento não deve ser feito apenas nas crises, mas sim todos os dias com remédios controladores, para evitar as crises. Além disso, é preciso também tratar também a alergia, os sintomas nasais, fazer a vacina e o controle ambiental.A sua medicação não está adequada: aconselho que procure um alergista para orientá-la. Goiânia tem ótimos profissionais. Caso não conheça nenhum, entre em contato com a ASBAI (www.sbai.org.br) e peça a indicação dos nomes dos especialistas em Alergia na sua cidade.Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  5. eh a vanessa novamente,estou no terceiro dia de crise,como minha medicaçao nao esta correta(inalacao com soro,beroted e atrovem),vc poderia me indicar outro tipo de inalaçao ate q eu poss ir ao medico?geralmente fico uns tres dias com crises. eh pq na verdade nao moro em goiania, moro em uma cidade proxima, mas agora nao posso ir pq estou só com meu filho pequeno. obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  6. eh verdade que o berotec acelera os batimentos cardíacos?

    ResponderExcluir
  7. Vanessa: gostaria de poder ajudar, mas não posso medicá-la sem examinar pessoalmente. Mas, quero esclarecer que a nebulização não é uma conduta errada. Quando falei que sua medicação não estava adequada, quiz chamar a atenção que berotec e Atrovent são remédios que apenas aliviam os sintomas das crises, mas não tratam sua asma. Por isso, não adianta insistir em nebulizar se não tiver melhora: é essencial detectar e controlar a causa da crise e procurar atendimento médico. Passada a crise, é importante ter um médico especialista que a acompanhe e oriente medicamentos controladores, que devem ser feitos de forma contínua, todos os dias para prevenir novas crises.

    ResponderExcluir
  8. Sim, mas esta aceleração não tem risco e passa rapidamente. Aproveito para lembrar que Berotec é um remédio aliviador de sintomas, ou seja, só deve ser usado em crises e por curto período. Existem remédios que são controladores, isto é, servem para combater a inflamação dos brônquios que origina as crises. Por isso, são preventivos e devem ser usados todos os dias, mesmo que se esteja bem. Obrigado pela visita. Convidamos que assine nosso blog: assim você receberá nossos textos diretamente em seu email.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/3/10 09:09

    tomei o berotec de inalar e passei mal demais,parecia q ia infarta,gostaria de saber se corri algum risco de vida.

    ResponderExcluir
  10. O uso do Berotec em doses apopriadas e com orientação médica não traz risco de vida. Contudo, Berotec é um medicamento que apenas alivia sintomas, mas não trata nem contribui para controlar sua asma. Aconselho que procure um alergista.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/9/10 13:04

    gostaria de saber se pode fazer mal a minha filha esta espirando muito com corisa e peito cheio estou dando fluidimicil zetalerg e omnaris e alenia e fazendo inalaçoes com soro e berotec esses remedios podem fazer mal ?

    ResponderExcluir
  12. Estes remédios não fazem mal à sua filha. Mas, se ela não teve melhora, o ideal é retornar ao alergista para que reavalie seu caso e modifique seu plano de tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Eu tive um filho no dia 12-12-10, ele nasceu saudável porém se engasgava muito quando mamava no meu peito,até que com 13 dias de vida ele engasgou e acabou aspirando o leite que foi para o pulmão, no dia seguinte ele vomitou leite com catarro fiquei preocupada e levei ele ao hospital,a médica que o atendeu disse que ele estava com uma mancha no pulmão e começou a fazer inalação nele,ela fez seis inalações com uma gota de berotec em cada uma das inalações,depois disso meu filho piorou muito chegando ao ponto de ter que entuba-lo pois ele estava com dificuldadede respirar...a entubação deu errado e o ar do pulmão acabou de espalhando pelo corpo meu filho acabou vindo a falecer. eu gostaria de saber se ela pode ter exagerado nas inalações? e com isso o quadro dele acabou se agravando. E se pode ter havido uma super dosagem de berotec?

    ResponderExcluir
  14. Glória: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para emitir um parecer sobre o caso do seu filho baseado apenas nos dados enviados e sem conhecer mais detalhes clínicos. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/6/11 08:02

    Tenho um filho de 1 ano e 8 meses, já faz quase um ano que ele tem uma diarreia, ja ficou hospitalizado por 2 x, agora a pediatra dele descobril q ele está com baixa imunidade e disse q pode ser uma sinusite que está provocando todo esse quadro de diarréia e febre e da baixa imunidade, gostaria de saber se uma sinusite pode provocar esses problemas mesmo? obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  16. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Contudo é muito improvável que uma diarréia que já dura um ano seja causada apenas por uma sinusite. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso more no Rio estamos ao dispor na Policlínica.

    ResponderExcluir
  17. Tenho falta de ar e tomo o remédio EBASTEL e melhoro, mas daí a uns tres dias tenho o mesmo sintoma. Devo continuar tomando o ebastel ou devi ir ao alegogista ?

    ResponderExcluir
  18. Ebastel é um antialérgico (antihistamínico) que alivia sintomas mas não trata a doença que causa o sintoma. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  19. ednalva regina6/1/12 01:36

    ednalva , tenho um filho de 12 anos ele tem asma e renite alergica e tem uma alergia fora de serio , tenho muito cuidado mais nao adianta ele sempre tem crise, ele casou pela primeira vez aos 9 meses ate hoje, melhorrou um pouco, ja fiz exame do nariz o medico diz que nao precisa operar , passou busonid durante 4 meses , melhou mais ele estar o dia bem mais as vezes ele engasgar e tossi sem conseguir respirar eu fico desesperada ai eu naboliso com sors e berotec ai ele melhora, evito muita coisa que tenha corante mais asvezes nao sei o que fazer porque ele toda noite quando vai dormi ele nao consegui respirar direito e ai ele tossi muito como se fosse faltando ar junto com um secresão eu naboliso com soro e berotec, esta serto porfavor o que faso? agradeço

    ResponderExcluir
  20. Ednalva: o seu relato sugere que seu filho tenha uma rinite alérgica, mas para afirmar, é essencial examiná-lo pessoalmente. A rinite é uma alergia nasal, que se associa com frequência à asma. O uso das nebulizações pode dar alívio no momento da crise, mas não trata a doença. A tosse noturna associada à obstrução nasal persistente precisam ser tratadas de forma preventiva, para controlar a doença e prevenir crises. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, peço que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Dr, Gostaria de saber se minha filha de 08 anos está com asma, ela começou com uma tosse com secreção, foi medicada e essa mesma tosse passou a ser uma tosse seca, sem secreção, e agora qdo ela tosse a noite ela perde o folego, não consegue respirar e levanta correndo da cama desesperada, eu dou uns tapas nas costas dela e ela vai melhorando isto é, conseguindo respirar, meu filho de 4 anos tmbém tosse a noite tosse seca, meu marido está com apneia, fica sem respirar qdo dorme, diz q seu nariz sempre está entupido, vive colocando medicação e fazendo inalacão para melhorar a respiração. A pergunta é Dr: meu marido e meus filhos estão com asma, bronquite ou alergia respiratória, isso é hereditário? Estou limpando a casa todo dia, tirando o pó e tapetes do quarto, trocando roupa de cama semanalmente para ver se melhoram. Me ajude Dr, em qual especialista levá-los? Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Luma: compreendo sua preocupação, mas não é possível afirmar se é asma ou apontar a causa da tosse sem examinar pessoalmente. Aconselho que leve seu esposo e seus filhos a um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Eu faço uso do Alenia a uns 3 anos e antes eu usei seretide diskus, injeção de duodecadron e por ai vai. O grande problema é que estou 16kg acima do meu peso e não consigo perder peso tenho 31 anos e sei que cada dia que passa fica mais dificil. A pergunta que não quer calar é: è possível perder peso fazendo uso destes madicamentos?

    ResponderExcluir
  24. Luciane: não há como opinar especificamente sobre seu caso sem avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Medicamentos inalados como é o caso do Alenia ou do Seretide não causam aumento do peso, pois atuam diretamente na mucosa brônquica em doses mínimas (microgramas). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. meu filho tem asma e faz uso de seretide diskus há 4 anos hyoje ele tem 12, esse remédio pode prejudicar ossos ou crescimento dele?

    ResponderExcluir
  26. Seretide é uma medicação inalada formulada em doses mínima (microgramas), o que faz com que seu efeito seja dirigido diretamente aos brõnquios com mínimos efeitos no resto do organismo. Devemos lemnbrar que a asma sem controle adequado é uma doença que pode provocar graves danos ao crescimento e ao organismo infantil. O tempo de uso depende de cada criança e das necessidades de cada caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  27. A secreção, a tosse e a falta de ar podem ser sintomas de alergia respiratória. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  28. Meu marido sofre muito com bronquite/asma desde criança, mas no último ano piorou muito. Faz uso do mesmo medicamento há anos, mas faz tempo que não temos uma noite inteira de sono... Vocês podem me indicar um especialista em São Paulo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Patrícia: Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em S Paulo, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  30. minha mae e alergica a berotec o omnaris contem essa substancia

    ResponderExcluir
  31. Carmem: não. Berotec é um broncodilatador (fenoterol) e Omnaris é um corticóide inalado para uso nasal (ciclesonida) Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  32. Olá minha filha tem rinite e asma, nos exames deu que ela tem uma baixa alergia a leite, nos outros naõ deu nada, o pnemologista falou que nao seria necessario tirar nada que contenha leite. mesmo ela tomando os remedios ela ainda apresenta muita tosse, coriza, todos os dias. fazem 4 meses que ela ta tomando seretide e piemonte, no 2 primeiro meses ela nap apresentou nada, mas agora voltou toda a tosse, e coriza. seria os remedios que precisa trocar, ou o leite realmente deveria ser tirado ou diminuido? devo procurar outro especialista? seria melhor um pneumologista ou um alergista? obg pela atenção.

    ResponderExcluir
  33. Emanuelle: o médico alergista é capacitado a diagnosticar e tratar as doenças alérgicas, como a rinite, a asma e a alergia alimentar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá! Sou brasiliense e o clima de lá não é nada bom pra quem tem asma. Aos 6 anos,durante uma crise,tive uma Parada Respiratória e passei 18 horas dada como morta e até emitiram uma certidão de óbito. Desde então,nunca mais senti nada, só que agora depois 23 anos, passei a sentir falta de ar. Tomo nebulização umas 3 vezes por dia e sinto uma dor muito forte nos pulmões. Pensei que tivesse sido curada disso, como depois de tanto tempo, viajando e estando em diferentes climas e altitudes, volto a sentir isso de novo???

    ResponderExcluir
  35. A asma não ten cura, à luz dos conhecimentos da medicina atual. Mas, a doença pode ficar sem se manifestar por tempo longo dando a impresão que ficou curada e depois retornar. Vale lembrar que as nebulizações com broncodilatador não tratam sua asma mas apenas aliviam sintomas. Aconselho que procure um a(a) alergista para fazer o diagnóstico, avaliar seu caso e indicar um tratamento adequado. A asma bem controlada permite uma vida normal à seu portador. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  36. Uso bombimha há 18 anos sinto falta de ar quase o ano inteiro e tenho pneumonia uma vez por ano e estou 25 kg acima do meu peso sou extresssada ansiosa não consigo parar de comer o que faço me ajude por favor já quase morri três vezes

    ResponderExcluir
  37. O seu relato sugere que seu tratamento não está adequado. Você não informou que tipo de "bombinha" usa, mas provavelmente é uma medicação apenas aliviadora. O tratamento da asma não deve se limitar a tratar crises. É importante entender que a medicação inalada é segura, mas deve ser orientada por um especialista. Hoje existem medicações inaladas modernas que não só aliviam sintomas, mas tratam a doença, combatendo a inflamação dos brônquios. Além disso, é importante reconhecer os fatores que podem agravar a doença e evitar sua melhora Mas, estes fatores não são iguais em todas as pessoas que têm asma. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Escreva para nós e receba uma cópia do livro "Alergia, doença do século XXI" Gratos pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  38. io boa noite eu queriqa tirar uma duvida , minha filha tem broquite asmatica e esta tocindo sem parar eu estou dando o medicamento que o medico geral passou para ela que e piemonte montelucaste de sodio e nao esta resouvendo o que fazer, continuar dando o remedio ate se resouva ou a doutora pode indicar outro remedio ou um medico espesifico,LUANA CARDOSO DE SOUSA desde ja agradesso .

    ResponderExcluir
  39. Luana: como o tratamento indicado não teve o efeito esperado, é aconselhável que leve sua filha a um(a) alergista para que receba um tratamento especializado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo2/1/15 17:52

    Tenho 38 anos,desde os 11 meses tenho bronquite asmático.Até os 17 anos eu tomava a diprospan injetável de 15 a 20 dias .Com 17 anos fiz tratamento alergico com vacinas mas nada .Qdo aprendi a controlar a doênças evitando maioria das coisas que me dava alergia.Foi neste tempo que foi diagnosticado Hérnia de disco,esclorioses,artrite, fibromalgia, osteoporose.
    Tudo isso requer tratamento com cortisona.Mas tem um ano que controlo as dores com amitriptilina.Estou engordando demais.Além da Alenia,que uso diariamente,juntamente com inalaçoes,principalmente á noite.Gostaria de saber ,se é amitriptilina ou álenia que dá fazendo eu engordar tanto.?Eu sei ,que os meus ossos foram tanto prejudicados pelo uso de cortisona,e ainda faço.Tive uma forte crise,Fui pra Goiania de UTI.Fiquei,mais de 15 dias tomando cortizona e internada,Perdi a visão e deu uma Trompofobrite no braço direito.Um dia depois que sai do hospital,foi pelo uso de corticoidesem excesso?Fui no oftal...e nada acharam,apenas catarada,mas com 37 anos,me disseram que foi o uso continiu de 15 dias diarios de cortizona.Eu tenho medo,estrá tirando até o sono,pois fico preocupada em dá crises fortíssima como me deu um ano atras.Tenho medo,de ter que andar com um balão de oxigenio ao meu lado.Faço tratamento com pneulogista de goiania e neste um ano estou tendo crise,mas as controlo,com o alenia,bomifrix e inalaçao.

    ResponderExcluir
  41. Fique tranquilo: Alenia é uma medicação inalada indicada no tratamento de controle da asma. Não tem efeito nas crises e deve ser usada diariamente de forma contínua a fim de prevenir a piora da asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não causa aumento do peso. Vale ressaltar que a medicação inalada (Alenia) NÃO tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Estes, sim, devem ser usados por períodos curtos e apenas nas crises. Leia mais em: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/09/asma-e-corticides.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  42. Olá sou luzirene moro em goias, amei esse blog, sou asmática desde de criança faço tratamento a muito tempo com forasec, faço inalação 2x ao dia de 12 em 12h, mas tem dias que sinto um pouco de falta de ar, e ainda não deu o tempo exato para fazer a 2a inalação. A dúvida é nesse caso posso tomar um pouco antes das 12 h. Fico muito feliz em tirar minha duvida.

    ResponderExcluir
  43. Luziene: tratar asma não se resume no uso de remédios. O seu relato sugere que sua asma não está bem controlada e por isso, você sente a necessidade de inalar a medicação antes do tempo previsto. Aconselho que informe ao seu médico esta necessidade para que ele lhe oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro "Alergia, doença do século XXI". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Oi bom dia,to sentindo dificuldade em respirar,tenho sinusite,fiz uma espirometria e o resultado deu distúrbio ventilatório obstrutivo moderado o que quer dizer isso?

    ResponderExcluir
  45. Olá, boa tarde. Você deve procurar a orientação médica de um Alergista ou Pneumologista, pois o exame isolado, mesmo com laudo, não define a sua patologia, o exame físico é essencial. Exames são complementares a avaliação médica. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  46. Olá..
    Minha mãe aos 44 anos descobriu que está com asma e estamos muito assustados com isso. Gostaria de saber se é normal desenvolver essa doença com essa idade e também uma recomendação de um médico experiente nesse tipo de tratamento em Goiânia. Obrigada..

    ResponderExcluir
  47. Descobrimos um caso de asma em minha família. Devo procurar um alergista ou um pneumologista ?

    ResponderExcluir
  48. Embora seja mais comum que a asma se inicie na infancia, a doença pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em idosos. Para localizar um alergista em Goiània, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como a asma é uma doença de origem alérgica (imunológica) e pode se associar com outras doenças alérgicas, como a Rinite, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa.
    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, tenho asma deste quando que nasci,até os meus 7 anos passei a maioria do tempo internada,hoje estou com 34 anos e entro em crise quando está na época do inverno tomo o earolin spray várias vezes ao dia este medicamento foi receitado na epoca q eu fazia tratamento, era criança ainda. Dia 29/04/16 vou fazer uma cirurgia ortognatica pelo sus, estou precupada de ter complicaçaes na hora.É perigoso realizar uma cirurgia dessa eu estando em crise? porfavor me tira essa duvida.

    ResponderExcluir
  51. Lu: Aerolin alivia sintomas, mas não trata sua asma. Em qualquer procedimento cirúrgico, o ideal é que sua asma esteja controlada. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora para que possamos orientá-la a procurar um tratamento correto para sua asma. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Tenho asma.. Tava tomando foraseq 12/400mg tomei por um ano mais não ta mais fazendo efeito algum! Queria saber qual medicamento eu poderia substitui-lo. E qual médico(especialista) correto para fazer acompanhamento! Pneumologista ou alergista? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  53. 1) O seu relato sugere que sua asma está fora de controle. Neste caso, o problema não é simplesmente trocar a medicação (Foraseq), mas sim procurar o(s) motivo(s) que levou ao descontrole da doença. Trocar simplesmente o remédio não será suficiente.

    2) Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como a asma é uma doença de origem alérgica, podendo se associar com outras doenças alérgicas, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa.
    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  54. Bem eu sofro com uma tosse seca a mais de vinte anos, morei em sp por vinte anos e a quatro estou no interior da Bahia estava bem melhor mas agora a tosse voltou e consequentemente comecei a ter crise de chiados a noite e tão forte que acordo.isso significa que tenho asma?a dois anos que adotei uma cachorroa e não posso sentirei um tipo de cheiro forte que começo a tosse sem para o que devo fazer?obrigada

    ResponderExcluir
  55. Si: A tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. O tratamento da tosse varia em cada pessoa e depende portanto da causa envolvida em cada paciente. Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará seus dados clínicos, julgará os fatores envolvidos, examinará o paciente e, se for necessário, solicitará exames. Por isso, não há como orientar seu tratamento ou opinar sobre a causa de sua tosse através de um aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo8/8/16 22:46

    Oi sou a Jaqueline tenho asma e uso medição inalada a uns dois anos. No memento uso relvar/100,mas não to conseguindo controlar a asma totalmente pq uso muito as bibinhas de alívio. Se descuido na demora do uso da bombinha a crise evolui a ponto de não conseguir nem fazê-la mais,desfaleço. Existe asma assim difícil de controlar??? Estou preocupa por fazer muito uso de bombinhas. Mas se não faço passo muito mal sem respirar. Moro no Rs e ando pensando seriamente em morar em João Pessoa PB. Pois aqui a cada mudança de temperatura, clima e baixas e subas da umidade relativa do ar é sofrimento asfixiada.obg.

    ResponderExcluir
  57. Jaqueline: existem tipos de asma de difícil controle. Neste caso, há tratamentos específicos para estes casos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Bom dia. Prático ciclismo amador e às vezes acho que passo do limite. Tenho sinusites frequentes estartadas por diferentes motivos, porém passado as crises, permanece um quadro de gotejamento pós nasal, resistente à antialérgicos e corticoides. Quando uso um combinado c pseuefedrina há uma pequena melhora. Minha atividade física pode estar me sabotando?

    ResponderExcluir
  59. Faço uso de Alenia (fumarato de formoterol + budesonida) 12/400 mcg.por ter muita ansiedade a pisiquiatra me passou amitripitilina 25ml anoite antes de dormir gostaria de saber se Alenia pode ser usada com amitripitilina eu li na internet que amitripitilina tem interação com budesonida assim causando problemas cardiosvascular

    ResponderExcluir
  60. Jean Claude. Boa noite. É improvável que os sintomas estejam exacerbados por causa da atividade física. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Marcos: Boa noite. A bula do medicamento Alenia cita que o formoterol di-hidratado (broncodilatador que faz parte da formulação do medicamento Alenia), quando usado em associação com antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina, pode resultar em aumento dos efeitos cardiovasculares. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Boa noite! fui diagnosticada a um mês com pneumonia e bronquite em um atendimento de emergência, tenho 44 anos e nunca tinha tido bronquite.Fiz tratamento com prelone, astro, clavulin , hidrocortizona injetável, nebulização com brotec e atrovente fluimicil em pó.Hoje voltei a ter uma crise muito forte, respiração muito ofegante mesmo usando bombinha (Aerodini) e Decadron xarope, não melhora, será que meu diagnóstico não está correto?

    ResponderExcluir
  63. Ana Boa noite O diagnóstico de asma (ou bronquite) não pode ser feito no atendimento de emergência. Existem doenças com sintomas semelhantes e que podem confundir o diagnóstico. É aconselhável que procure um(a) especialista para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno