12 maio 2007

Asma: quem responde é o especialista




1. Meu filho tem bronquite alérgica e pesquisando na internet li que é a mesma coisa que asma. Fiquei muito preocupada: significa que é grave?
Antigamente, a asma era chamada de bronquite alérgica ou de bronquite asmática, reservando-se a palavra asma apenas para os casos mais graves, originando a idéia de que seriam doenças diferentes. O nome correto é asma, para todas as formas da doença, desde as crises leves e até para os casos mais graves. Não tenha medo da asma do seu filho: leve-o a um médico alergista, para que receba um tratamento especializado e evite que a doença piore. A participação dos pais é fundamental para que se obtenha sucesso no tratamento.

2. Tenho asma e rinite alérgica, pratico natação e me faz muito bem. Porém, de uns tempos prá cá, vou à piscina e espirro sem parar, o nariz fica congestionado. Como devo fazer?
A natação é esporte que beneficia a maioria dos asmáticos pois fortalece a musculatura respiratória contribuindo para o controle adequado da asma. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar piora dos sintomas da rinite, já que o cloro usado nas piscinas é um fator irritante para as vias respiratórias. Aconselho que mantenha seu hábito de nadar, mas experimente faze-lo em piscina salinizada, minimizando a irritação da mucosa e a piora da sua rinite.

3. Tenho asma e uso diariamente um remédio inalado que contém cortisona. Eu estou bem, não tenho crises há muito tempo, mas tenho medo de engordar.
- A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nos brônquios que permanece, mesmo quando não se sente nada. Por isso, manter a medicação controladora de forma contínua é importante para controlar a doença. Existem diferenças significativas entre a cortisona inalada e para uso sistêmico (comprimidos, xaropes ou injetáveis). As formas inaladas são formuladas de maneira especial e em doses mínimas, dosadas em microgramas, de forma que exerçam seu efeito diretamente nos brônquios inflamados e não no resto do organismo. Por isso podem ser usados com segurança e por tempo prolongado. O aumento de peso pode ser causado por corticóides orais ou injetáveis.

4. Ouvi falar que nozes,chocolate,morango,amendoim podem provocar crises de asma. É verdade?
- A alergia alimentos excepcionalmente ocasiona sintomas respiratórios isolados (rinite ou asma) e por isso não se justifica uma dieta para as pessoas portadoras destas doenças. As pessoas muito sensíveis a estes alimentos poderão ter sintomas, como: coceira, placas na pele, urticária, edemas, etc. Casos mais graves e raros, poderão evoluir para anafilaxia ou choque anafilático e então apresentar espasmo de brônquios, mas integrado no conjunto de sintomas que caracteriza esta reação alérgica aguda. Por isso, o ideal é que os asmáticos tenham uma dieta normal e sempre que houver uma suspeita de alergia alimentar, consultem seu médico alergista.

5. Minha asma piora quando estou menstruada. Por que?
Algumas mulheres apresentam piora dos sintomas na fase pré-menstrual ou mesmo durante a menstruação, mas não é uma regra, já que a asma afeta as pessoas de forma diferente. Sabe-se que as alterações hormonais podem influir na asma, como por exemplo na gravidez, mas ainda há controvérsias quanto à comprovação científica com relação à menstruação. Lembro que algumas situações podem confundir, como por exemplo:
- A piora da asma pode estar relacionada com uso de analgésicos e antinflamatórios para tratamento de cólicas, comuns neste período. Estes medicamentos são fatores provocadores de crises em pessoas sensíveis e passarem desapercebidos, por serem considerados inócuos.
- Mulheres portadoras de asma de difícil controle podem ter sintomas constantes e piorarem a asma durante a menstruação em função do desconforto típico desta fase.
Aconselho que converse com seu médico e que registre suas observações por escrito. A medida do pico de fluxo expiratório (Peak Flow) pode ser útil para tirar esta dúvida.

6 Meu filho toma remédios todo dia. Isso pode prejudicá-lo no futuro?
Quando se tem uma doença aguda, como por exemplo uma amigdalite, sabe-se que o transtorno é passageiro e que a medicação é usada por tempo limitado. No entanto, uma doença crônica, tal como a asma, necessita de tratamento prolongado e contínuo. Assim, é preciso entender que os remédios são necessários para controlá-la e que os prejuízos da doença sem controle são maiores do que possíveis problemas com os remédios.



Você tem mais alguma dúvida?


Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos da

Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.



Teremos prazer em responder.


63 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Moro em Miami ha 5 anos e vivemos no ar condicionado e chao carpetado. Ha 2 meses atras constatei que estavamos sem o filtro do ar cond. pq minha filha e eu comecamos com tossi (com muco) mais de 20 dias, qdo minha filha comecou a chiar. o medico comecou tratamento para asma ( Xopenex e pulmicort (inalacao) predinisolona. depois de uma semana comecou com sinusite e introducao de amoxicillin por 17 dias. Agora que nao chia mais esta usando, Singulair 1 x dia, Advair 2 pufs 2 x dia, nasocort 2 pufs 1 x dia. perguntei ao medico qdo ela vai parar, ele disse ate qdo ele dizer para parar, esta certo este procedimento? ele me passou Zirtec e Omnaris nao tive chiado mas continuo tossindo. por favor me de um conselho.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Passada a crise, o tratamento preventivo deve ser mantido por tempo prolongado, ate que a inflamação esteja controlada. Aconselho que esclereça suas duvidas com o alergista. Obrigado por sua visita.

vanessa disse...

olá, meu nome é vanessa, sou goiana, qdo era criança tinha crises de bronquite mto fortes, porém duravam no máximo dois dias, com o tempo elas foram acabando, mas agora aos 26 anos ela voltou, as vezes qdo minha garganta inflama logo vem a bronquite, inclusive hje estou mal, faço inalação com berotec e atrovem no soro de 6 em 6 horas.Essas crises tambem acontecem qdo fico esposta a poeira, mas são raras essas crises, ou seja umas 4 vezes por ano. Estou tomando a medicação correta? que tipo de bronquite eu tenho? que especialista devo procurar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: a asma (ou bronquite) é mesmo assim: pode passar muito tempo sem crises e depois voltar a se manifestar. O tratamento não deve ser feito apenas nas crises, mas sim todos os dias com remédios controladores, para evitar as crises. Além disso, é preciso também tratar também a alergia, os sintomas nasais, fazer a vacina e o controle ambiental.A sua medicação não está adequada: aconselho que procure um alergista para orientá-la. Goiânia tem ótimos profissionais. Caso não conheça nenhum, entre em contato com a ASBAI (www.sbai.org.br) e peça a indicação dos nomes dos especialistas em Alergia na sua cidade.Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

vanessa disse...

eh a vanessa novamente,estou no terceiro dia de crise,como minha medicaçao nao esta correta(inalacao com soro,beroted e atrovem),vc poderia me indicar outro tipo de inalaçao ate q eu poss ir ao medico?geralmente fico uns tres dias com crises. eh pq na verdade nao moro em goiania, moro em uma cidade proxima, mas agora nao posso ir pq estou só com meu filho pequeno. obrigada pela atenção

Anônimo disse...

eh verdade que o berotec acelera os batimentos cardíacos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: gostaria de poder ajudar, mas não posso medicá-la sem examinar pessoalmente. Mas, quero esclarecer que a nebulização não é uma conduta errada. Quando falei que sua medicação não estava adequada, quiz chamar a atenção que berotec e Atrovent são remédios que apenas aliviam os sintomas das crises, mas não tratam sua asma. Por isso, não adianta insistir em nebulizar se não tiver melhora: é essencial detectar e controlar a causa da crise e procurar atendimento médico. Passada a crise, é importante ter um médico especialista que a acompanhe e oriente medicamentos controladores, que devem ser feitos de forma contínua, todos os dias para prevenir novas crises.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim, mas esta aceleração não tem risco e passa rapidamente. Aproveito para lembrar que Berotec é um remédio aliviador de sintomas, ou seja, só deve ser usado em crises e por curto período. Existem remédios que são controladores, isto é, servem para combater a inflamação dos brônquios que origina as crises. Por isso, são preventivos e devem ser usados todos os dias, mesmo que se esteja bem. Obrigado pela visita. Convidamos que assine nosso blog: assim você receberá nossos textos diretamente em seu email.

Anônimo disse...

tomei o berotec de inalar e passei mal demais,parecia q ia infarta,gostaria de saber se corri algum risco de vida.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso do Berotec em doses apopriadas e com orientação médica não traz risco de vida. Contudo, Berotec é um medicamento que apenas alivia sintomas, mas não trata nem contribui para controlar sua asma. Aconselho que procure um alergista.

Anônimo disse...

gostaria de saber se pode fazer mal a minha filha esta espirando muito com corisa e peito cheio estou dando fluidimicil zetalerg e omnaris e alenia e fazendo inalaçoes com soro e berotec esses remedios podem fazer mal ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Estes remédios não fazem mal à sua filha. Mas, se ela não teve melhora, o ideal é retornar ao alergista para que reavalie seu caso e modifique seu plano de tratamento. Gratos por sua visita.

glória disse...

Eu tive um filho no dia 12-12-10, ele nasceu saudável porém se engasgava muito quando mamava no meu peito,até que com 13 dias de vida ele engasgou e acabou aspirando o leite que foi para o pulmão, no dia seguinte ele vomitou leite com catarro fiquei preocupada e levei ele ao hospital,a médica que o atendeu disse que ele estava com uma mancha no pulmão e começou a fazer inalação nele,ela fez seis inalações com uma gota de berotec em cada uma das inalações,depois disso meu filho piorou muito chegando ao ponto de ter que entuba-lo pois ele estava com dificuldadede respirar...a entubação deu errado e o ar do pulmão acabou de espalhando pelo corpo meu filho acabou vindo a falecer. eu gostaria de saber se ela pode ter exagerado nas inalações? e com isso o quadro dele acabou se agravando. E se pode ter havido uma super dosagem de berotec?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Glória: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para emitir um parecer sobre o caso do seu filho baseado apenas nos dados enviados e sem conhecer mais detalhes clínicos. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Tenho um filho de 1 ano e 8 meses, já faz quase um ano que ele tem uma diarreia, ja ficou hospitalizado por 2 x, agora a pediatra dele descobril q ele está com baixa imunidade e disse q pode ser uma sinusite que está provocando todo esse quadro de diarréia e febre e da baixa imunidade, gostaria de saber se uma sinusite pode provocar esses problemas mesmo? obrigada pela atenção

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Contudo é muito improvável que uma diarréia que já dura um ano seja causada apenas por uma sinusite. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso more no Rio estamos ao dispor na Policlínica.

Anônimo disse...

Tenho falta de ar e tomo o remédio EBASTEL e melhoro, mas daí a uns tres dias tenho o mesmo sintoma. Devo continuar tomando o ebastel ou devi ir ao alegogista ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ebastel é um antialérgico (antihistamínico) que alivia sintomas mas não trata a doença que causa o sintoma. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

ednalva regina disse...

ednalva , tenho um filho de 12 anos ele tem asma e renite alergica e tem uma alergia fora de serio , tenho muito cuidado mais nao adianta ele sempre tem crise, ele casou pela primeira vez aos 9 meses ate hoje, melhorrou um pouco, ja fiz exame do nariz o medico diz que nao precisa operar , passou busonid durante 4 meses , melhou mais ele estar o dia bem mais as vezes ele engasgar e tossi sem conseguir respirar eu fico desesperada ai eu naboliso com sors e berotec ai ele melhora, evito muita coisa que tenha corante mais asvezes nao sei o que fazer porque ele toda noite quando vai dormi ele nao consegui respirar direito e ai ele tossi muito como se fosse faltando ar junto com um secresão eu naboliso com soro e berotec, esta serto porfavor o que faso? agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ednalva: o seu relato sugere que seu filho tenha uma rinite alérgica, mas para afirmar, é essencial examiná-lo pessoalmente. A rinite é uma alergia nasal, que se associa com frequência à asma. O uso das nebulizações pode dar alívio no momento da crise, mas não trata a doença. A tosse noturna associada à obstrução nasal persistente precisam ser tratadas de forma preventiva, para controlar a doença e prevenir crises. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, peço que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ e agradecemos sua visita.

Luma Vergara disse...

Boa tarde Dr, Gostaria de saber se minha filha de 08 anos está com asma, ela começou com uma tosse com secreção, foi medicada e essa mesma tosse passou a ser uma tosse seca, sem secreção, e agora qdo ela tosse a noite ela perde o folego, não consegue respirar e levanta correndo da cama desesperada, eu dou uns tapas nas costas dela e ela vai melhorando isto é, conseguindo respirar, meu filho de 4 anos tmbém tosse a noite tosse seca, meu marido está com apneia, fica sem respirar qdo dorme, diz q seu nariz sempre está entupido, vive colocando medicação e fazendo inalacão para melhorar a respiração. A pergunta é Dr: meu marido e meus filhos estão com asma, bronquite ou alergia respiratória, isso é hereditário? Estou limpando a casa todo dia, tirando o pó e tapetes do quarto, trocando roupa de cama semanalmente para ver se melhoram. Me ajude Dr, em qual especialista levá-los? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luma: compreendo sua preocupação, mas não é possível afirmar se é asma ou apontar a causa da tosse sem examinar pessoalmente. Aconselho que leve seu esposo e seus filhos a um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Luciane disse...

Eu faço uso do Alenia a uns 3 anos e antes eu usei seretide diskus, injeção de duodecadron e por ai vai. O grande problema é que estou 16kg acima do meu peso e não consigo perder peso tenho 31 anos e sei que cada dia que passa fica mais dificil. A pergunta que não quer calar é: è possível perder peso fazendo uso destes madicamentos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luciane: não há como opinar especificamente sobre seu caso sem avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Medicamentos inalados como é o caso do Alenia ou do Seretide não causam aumento do peso, pois atuam diretamente na mucosa brônquica em doses mínimas (microgramas). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

meu filho tem asma e faz uso de seretide diskus há 4 anos hyoje ele tem 12, esse remédio pode prejudicar ossos ou crescimento dele?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Seretide é uma medicação inalada formulada em doses mínima (microgramas), o que faz com que seu efeito seja dirigido diretamente aos brõnquios com mínimos efeitos no resto do organismo. Devemos lemnbrar que a asma sem controle adequado é uma doença que pode provocar graves danos ao crescimento e ao organismo infantil. O tempo de uso depende de cada criança e das necessidades de cada caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A secreção, a tosse e a falta de ar podem ser sintomas de alergia respiratória. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso, Gratos pela visita.

Patrícia Maria Miacci disse...

Meu marido sofre muito com bronquite/asma desde criança, mas no último ano piorou muito. Faz uso do mesmo medicamento há anos, mas faz tempo que não temos uma noite inteira de sono... Vocês podem me indicar um especialista em São Paulo?
Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Patrícia: Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em S Paulo, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

carmem disse...

minha mae e alergica a berotec o omnaris contem essa substancia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Carmem: não. Berotec é um broncodilatador (fenoterol) e Omnaris é um corticóide inalado para uso nasal (ciclesonida) Gratos por visitar o Blog da Alergia.

Emanuelle Deise disse...

Olá minha filha tem rinite e asma, nos exames deu que ela tem uma baixa alergia a leite, nos outros naõ deu nada, o pnemologista falou que nao seria necessario tirar nada que contenha leite. mesmo ela tomando os remedios ela ainda apresenta muita tosse, coriza, todos os dias. fazem 4 meses que ela ta tomando seretide e piemonte, no 2 primeiro meses ela nap apresentou nada, mas agora voltou toda a tosse, e coriza. seria os remedios que precisa trocar, ou o leite realmente deveria ser tirado ou diminuido? devo procurar outro especialista? seria melhor um pneumologista ou um alergista? obg pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Emanuelle: o médico alergista é capacitado a diagnosticar e tratar as doenças alérgicas, como a rinite, a asma e a alergia alimentar. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá! Sou brasiliense e o clima de lá não é nada bom pra quem tem asma. Aos 6 anos,durante uma crise,tive uma Parada Respiratória e passei 18 horas dada como morta e até emitiram uma certidão de óbito. Desde então,nunca mais senti nada, só que agora depois 23 anos, passei a sentir falta de ar. Tomo nebulização umas 3 vezes por dia e sinto uma dor muito forte nos pulmões. Pensei que tivesse sido curada disso, como depois de tanto tempo, viajando e estando em diferentes climas e altitudes, volto a sentir isso de novo???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A asma não ten cura, à luz dos conhecimentos da medicina atual. Mas, a doença pode ficar sem se manifestar por tempo longo dando a impresão que ficou curada e depois retornar. Vale lembrar que as nebulizações com broncodilatador não tratam sua asma mas apenas aliviam sintomas. Aconselho que procure um a(a) alergista para fazer o diagnóstico, avaliar seu caso e indicar um tratamento adequado. A asma bem controlada permite uma vida normal à seu portador. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Uso bombimha há 18 anos sinto falta de ar quase o ano inteiro e tenho pneumonia uma vez por ano e estou 25 kg acima do meu peso sou extresssada ansiosa não consigo parar de comer o que faço me ajude por favor já quase morri três vezes

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que seu tratamento não está adequado. Você não informou que tipo de "bombinha" usa, mas provavelmente é uma medicação apenas aliviadora. O tratamento da asma não deve se limitar a tratar crises. É importante entender que a medicação inalada é segura, mas deve ser orientada por um especialista. Hoje existem medicações inaladas modernas que não só aliviam sintomas, mas tratam a doença, combatendo a inflamação dos brônquios. Além disso, é importante reconhecer os fatores que podem agravar a doença e evitar sua melhora Mas, estes fatores não são iguais em todas as pessoas que têm asma. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Escreva para nós e receba uma cópia do livro "Alergia, doença do século XXI" Gratos pela sua participação em nosso blog.

luana cardoso disse...

io boa noite eu queriqa tirar uma duvida , minha filha tem broquite asmatica e esta tocindo sem parar eu estou dando o medicamento que o medico geral passou para ela que e piemonte montelucaste de sodio e nao esta resouvendo o que fazer, continuar dando o remedio ate se resouva ou a doutora pode indicar outro remedio ou um medico espesifico,LUANA CARDOSO DE SOUSA desde ja agradesso .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luana: como o tratamento indicado não teve o efeito esperado, é aconselhável que leve sua filha a um(a) alergista para que receba um tratamento especializado. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Tenho 38 anos,desde os 11 meses tenho bronquite asmático.Até os 17 anos eu tomava a diprospan injetável de 15 a 20 dias .Com 17 anos fiz tratamento alergico com vacinas mas nada .Qdo aprendi a controlar a doênças evitando maioria das coisas que me dava alergia.Foi neste tempo que foi diagnosticado Hérnia de disco,esclorioses,artrite, fibromalgia, osteoporose.
Tudo isso requer tratamento com cortisona.Mas tem um ano que controlo as dores com amitriptilina.Estou engordando demais.Além da Alenia,que uso diariamente,juntamente com inalaçoes,principalmente á noite.Gostaria de saber ,se é amitriptilina ou álenia que dá fazendo eu engordar tanto.?Eu sei ,que os meus ossos foram tanto prejudicados pelo uso de cortisona,e ainda faço.Tive uma forte crise,Fui pra Goiania de UTI.Fiquei,mais de 15 dias tomando cortizona e internada,Perdi a visão e deu uma Trompofobrite no braço direito.Um dia depois que sai do hospital,foi pelo uso de corticoidesem excesso?Fui no oftal...e nada acharam,apenas catarada,mas com 37 anos,me disseram que foi o uso continiu de 15 dias diarios de cortizona.Eu tenho medo,estrá tirando até o sono,pois fico preocupada em dá crises fortíssima como me deu um ano atras.Tenho medo,de ter que andar com um balão de oxigenio ao meu lado.Faço tratamento com pneulogista de goiania e neste um ano estou tendo crise,mas as controlo,com o alenia,bomifrix e inalaçao.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fique tranquilo: Alenia é uma medicação inalada indicada no tratamento de controle da asma. Não tem efeito nas crises e deve ser usada diariamente de forma contínua a fim de prevenir a piora da asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não causa aumento do peso. Vale ressaltar que a medicação inalada (Alenia) NÃO tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Estes, sim, devem ser usados por períodos curtos e apenas nas crises. Leia mais em: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/09/asma-e-corticides.html
Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá sou luzirene moro em goias, amei esse blog, sou asmática desde de criança faço tratamento a muito tempo com forasec, faço inalação 2x ao dia de 12 em 12h, mas tem dias que sinto um pouco de falta de ar, e ainda não deu o tempo exato para fazer a 2a inalação. A dúvida é nesse caso posso tomar um pouco antes das 12 h. Fico muito feliz em tirar minha duvida.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luziene: tratar asma não se resume no uso de remédios. O seu relato sugere que sua asma não está bem controlada e por isso, você sente a necessidade de inalar a medicação antes do tempo previsto. Aconselho que informe ao seu médico esta necessidade para que ele lhe oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro "Alergia, doença do século XXI". Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oi bom dia,to sentindo dificuldade em respirar,tenho sinusite,fiz uma espirometria e o resultado deu distúrbio ventilatório obstrutivo moderado o que quer dizer isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá, boa tarde. Você deve procurar a orientação médica de um Alergista ou Pneumologista, pois o exame isolado, mesmo com laudo, não define a sua patologia, o exame físico é essencial. Exames são complementares a avaliação médica. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Olá..
Minha mãe aos 44 anos descobriu que está com asma e estamos muito assustados com isso. Gostaria de saber se é normal desenvolver essa doença com essa idade e também uma recomendação de um médico experiente nesse tipo de tratamento em Goiânia. Obrigada..

Anônimo disse...

Descobrimos um caso de asma em minha família. Devo procurar um alergista ou um pneumologista ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Embora seja mais comum que a asma se inicie na infancia, a doença pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em idosos. Para localizar um alergista em Goiània, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como a asma é uma doença de origem alérgica (imunológica) e pode se associar com outras doenças alérgicas, como a Rinite, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa.
Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Lu disse...

Bom dia, tenho asma deste quando que nasci,até os meus 7 anos passei a maioria do tempo internada,hoje estou com 34 anos e entro em crise quando está na época do inverno tomo o earolin spray várias vezes ao dia este medicamento foi receitado na epoca q eu fazia tratamento, era criança ainda. Dia 29/04/16 vou fazer uma cirurgia ortognatica pelo sus, estou precupada de ter complicaçaes na hora.É perigoso realizar uma cirurgia dessa eu estando em crise? porfavor me tira essa duvida.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lu: Aerolin alivia sintomas, mas não trata sua asma. Em qualquer procedimento cirúrgico, o ideal é que sua asma esteja controlada. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora para que possamos orientá-la a procurar um tratamento correto para sua asma. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tenho asma.. Tava tomando foraseq 12/400mg tomei por um ano mais não ta mais fazendo efeito algum! Queria saber qual medicamento eu poderia substitui-lo. E qual médico(especialista) correto para fazer acompanhamento! Pneumologista ou alergista? Desde já agradeço!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

1) O seu relato sugere que sua asma está fora de controle. Neste caso, o problema não é simplesmente trocar a medicação (Foraseq), mas sim procurar o(s) motivo(s) que levou ao descontrole da doença. Trocar simplesmente o remédio não será suficiente.

2) Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como a asma é uma doença de origem alérgica, podendo se associar com outras doenças alérgicas, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa.
Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

Si disse...

Bem eu sofro com uma tosse seca a mais de vinte anos, morei em sp por vinte anos e a quatro estou no interior da Bahia estava bem melhor mas agora a tosse voltou e consequentemente comecei a ter crise de chiados a noite e tão forte que acordo.isso significa que tenho asma?a dois anos que adotei uma cachorroa e não posso sentirei um tipo de cheiro forte que começo a tosse sem para o que devo fazer?obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Si: A tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. O tratamento da tosse varia em cada pessoa e depende portanto da causa envolvida em cada paciente. Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará seus dados clínicos, julgará os fatores envolvidos, examinará o paciente e, se for necessário, solicitará exames. Por isso, não há como orientar seu tratamento ou opinar sobre a causa de sua tosse através de um aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Oi sou a Jaqueline tenho asma e uso medição inalada a uns dois anos. No memento uso relvar/100,mas não to conseguindo controlar a asma totalmente pq uso muito as bibinhas de alívio. Se descuido na demora do uso da bombinha a crise evolui a ponto de não conseguir nem fazê-la mais,desfaleço. Existe asma assim difícil de controlar??? Estou preocupa por fazer muito uso de bombinhas. Mas se não faço passo muito mal sem respirar. Moro no Rs e ando pensando seriamente em morar em João Pessoa PB. Pois aqui a cada mudança de temperatura, clima e baixas e subas da umidade relativa do ar é sofrimento asfixiada.obg.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jaqueline: existem tipos de asma de difícil controle. Neste caso, há tratamentos específicos para estes casos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Jean Claude Pretti disse...

Bom dia. Prático ciclismo amador e às vezes acho que passo do limite. Tenho sinusites frequentes estartadas por diferentes motivos, porém passado as crises, permanece um quadro de gotejamento pós nasal, resistente à antialérgicos e corticoides. Quando uso um combinado c pseuefedrina há uma pequena melhora. Minha atividade física pode estar me sabotando?

Marcos Forte disse...

Faço uso de Alenia (fumarato de formoterol + budesonida) 12/400 mcg.por ter muita ansiedade a pisiquiatra me passou amitripitilina 25ml anoite antes de dormir gostaria de saber se Alenia pode ser usada com amitripitilina eu li na internet que amitripitilina tem interação com budesonida assim causando problemas cardiosvascular

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jean Claude. Boa noite. É improvável que os sintomas estejam exacerbados por causa da atividade física. Aconselho que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcos: Boa noite. A bula do medicamento Alenia cita que o formoterol di-hidratado (broncodilatador que faz parte da formulação do medicamento Alenia), quando usado em associação com antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina, pode resultar em aumento dos efeitos cardiovasculares. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Ana disse...

Boa noite! fui diagnosticada a um mês com pneumonia e bronquite em um atendimento de emergência, tenho 44 anos e nunca tinha tido bronquite.Fiz tratamento com prelone, astro, clavulin , hidrocortizona injetável, nebulização com brotec e atrovente fluimicil em pó.Hoje voltei a ter uma crise muito forte, respiração muito ofegante mesmo usando bombinha (Aerodini) e Decadron xarope, não melhora, será que meu diagnóstico não está correto?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Boa noite O diagnóstico de asma (ou bronquite) não pode ser feito no atendimento de emergência. Existem doenças com sintomas semelhantes e que podem confundir o diagnóstico. É aconselhável que procure um(a) especialista para orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".