Pular para o conteúdo principal

Rinite Alérgica: quem responde é o especialista




1.Como posso diferenciar um resfriado de uma rinite alérgica?
O resfriado comum (gripe) é causado por vírus, na maior parte dos casos. É contagioso e acompanha-se de mal estar, febre, dores no corpo, falta de apetite. A rinite alérgica não é contagiosa, tem origem genética e provocada por fatores variados, como por exemplo, poeira e ácaros; piorando no inverno e nas mudanças de tempo.

2.Porque a rinite é mais freqüente no inverno?
No inverno, algumas situações favorecem as crises da rinite: a temperatura é amena, a umidade ambiental aumenta, em geral há maior desenvolvimento de ácaros.Nestes períodos, é comum que as pessoas fiquem mais tempo dentro de suas casas, o que aumenta o contato com os ácaros.Além disso, ocorrem mudanças bruscas de temperatura, que podem provocar a congestão nasal. Gripes e viroses são mais comuns, contribuindo para piorar a rinite.

3. É verdade que os remédios de nariz podem fazer mal?
Em casos de congestão nasal repetida e crônica, algumas pessoas tendem a usar "gotas nasais" para alívio da obstrução. No entanto, se estes medicamentos são usados por tempo prolongado, tendem a provocar um entupimento cada vez mais intenso, terminando por desenvolver vício, o que faz com que a pessoa necessite cada vez mais do uso. Além disso, com o passar do tempo, podem provocar também diminuição do olfato e aumento da pressão arterial.Converse com o médico para que ele ajude a abandonar o uso das gotas nasais.

4.O que é respiração bucal?
Chama-se de respiração bucal, quando a pessoa acostuma-se a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta) para compensar a congestão do nariz, que impede uma respiração normal. Um exemplo comum é durante um resfriado ou gripe. Entretanto, nos casos de rinite onde a respiração bucal pode se instalar por tempo prolongado, termina por irritar a garganta podendo provocar pigarro, ressecamento, amigdalites ou faringites repetidas. Em crianças, provoca também diminuição do apetite, sono agitado e ainda causa o aparecimento de alterações dentárias, como a dentição protusa ("dentuço"). Pode provocar também o aparecimento de deformidades do tórax. A criança (ou o adulto) dorme mal durante a noite, não tendo um repouso adequado e durante o dia fica sonolenta ou agitada, desatenta, prejudicando seu humor e seu rendimento na escola (ou no trabalho).

5.O que é “aumento das adenóides”?
Adenóides são chamadas popularmente de "carne no nariz", mas este não é um têrmo adequado pois nem ao menos se situam no nariz. Adenóides são amígdalas situadas na região que fica por trás do nariz, perto da comunicação com o ouvido e que aumentam muito em algumas crianças alérgicas. Só podem ser vistas em radiografias da face realizadas em perfil. O aumento das adenóides pode piorar a rinite, provocar roncos noturnos, respiração bucal e as crianças costumam babar no travesseiro à noite.

6.A rinite pode piorar a asma?
Sim. A rinite e a asma são doenças que possuem características semelhantes em muitos aspectos. Além disso, a via respiratória se prolonga em harmonia desde o nariz até os pulmões em total continuidade. Por isso, uma das complicações da rinite é a piora ou provocação da asma. É muito importante que se dê atenção aos sintomas nasais, para que se possa melhorar a asma. Em alguns casos a rinite provoca sinusite, que por sua vez, complica a asma.

7. Quais as consequências da rinite?
O nariz é o órgão alvo da alergia respiratória, sendo o responsável não só pelos sintomas da rinite, como pelos reflexos causados pela doença. A partir da rinite, pode haver comprometimento dos olhos, ouvidos, seios da face, faringe, laringe, traquéia e pulmões. Por isso, a
inflamação repetida da mucosa nasal na Rinite Alérgica pode resultar em uma série de problemas, como por exemplo: conjuntivite, otite, sinusite, faringite, laringite, traqueíte, pneumonia e asma. Muitas vezes uma criança com alergia respiratória faz muitas infecções, ficando constantemente encatarrada, necessitando uso repetido de antibióticos. Além dsso, a rinite pode provocar alterações da voz, olfato, apetite, paladar e audição.

8.O que fazer para prevenir a rinite alérgica?
É importante é pesquisar as causas da rinite. Como na maior parte das vezes há participação da poeira e dos ácaros, recomenda-se manter a casa arejada, combater a poeira e os ácaros (ver dicas). Além disso, é importante tomar cuidados com a alimentação, praticar esportes ou atividades físicas como as caminhadas, não fumar e tomar bastante líquidos. O acompanhamento com médico especialista em Alergia é importante para controle dos sintomas e melhora da doença.

9. Toda rinite é alérgica?
Não. A rinite pode ter outras causas, não alérgicas, como por exemplo: irritativas (vasomotora), medicamentosas (causada por remédios), hormonal (causada por hormônios, como por exemplo na gravidez), etc.

10.Vacinas antialérgicas tem bom efeito na rinite?
Sim. A imunoterapia específica, popularmente conhecida como vacinas para alergia, é muito eficaz no tratamento da rinite alérgica, pois induz a diminuição da sensibilidade aos agentes inalantes provocadores das crises. Devem ser preparadas pelo alergista de acordo com os resultados do teste, usando material (extrato) padronizado e de maneira individual para cada paciente. O uso das vacinas é demorado e permite um controle mais adequado da rinite alérgica.

Dicas:
- A alergia é uma doença crônica, e deve ser tratada não apenas nos momentos de piora, mas de forma preventiva - mesmo quando se está bem.
- A pessoa alérgica deve aprender o que pode fazer no caso de apresentar crise. No entanto, o fato de aprender a manejar a própria doença não significa que se deve automedicar-se!
- É preciso aprender as medidas de controle do ambiente, limpeza da casa, etc, mas na maior parte dos casos, não há necessidade de se estabelecer proibições descabidas. O alérgico bem orientado pode ter uma vida normal, mas o ideal é que seja orientado pelo médico especialista. brincar livremente!





Você tem mais alguma dúvida?

Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos

da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.




Estas perguntas e respostas foram extraídas do livro:

Alergia Nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz,

de autoria de Fátima Emerson e Nelson Guiilherme Cordeiro - Editora Manole, 2006.






Comentários

  1. Anônimo7/3/07 14:20

    Sou personal trainer e posso afirmar que as crise de rinite dos meus clientes têm melhorado 90% quando mudam de piscinas tratada com cloro para piscinas tratadas com ozônio. Sugiro uma matéria sobre o assunto. O sistema que a academia que eu frequento utiliza é Panozon (www.panozon.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Bruno: anotamos sua sugestão e prepararemos um texto sobre o tema sugerido. Obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Tomei uma dose unica de cortisona com efeito que perdurou 21 dias e notei o surgimento de alguns dos sintomas listados no seu artigo sobre o assunto.

    Gostaria se pudessem dizer se esses efeitos desaparecem com o tempo e comentar sobre as possibilidades de reverter esses efeitos.

    Grata

    ResponderExcluir
  4. PARABÈNS, gostei muito do blog ,pois voçês me esclareceram muitas dúvidas em relação á asma e a renite pois minha filha e meu esposo são alergicos e meu sobrinho tem a danada da lingua geografica e graças a vocês eu adquiri conhecimentos que não tinha, com certeza irei divulga esse blog para os meus amigos e com certeza Já estou adicionando aos meus favoritos .OBRIGADO GALERA E CONTINUEM ASSIM ,POIS VOCÊS FAZEM MUITA DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/8/08 18:24

    Mariseane: ficamos felizes em saber que nossos objetivos estão sendo alcançados. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Obrigado pela visita e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem 1 mês de vida, com 10 dias de nascido notei um roncado no nariz dele, já coloquei soro fis., salsep, e nao melhora. pode ser o ambiente do quarto? pode ser secreçao ainda do parto? hoje com 1 mes notei que aumentou a congestao nasal nele. me ajudem!!! alexandre

    ResponderExcluir
  7. Alexandre: bebês recém nascidos podem ter secreção sem significar que sejam alérgicos. De qualquer forma, recomenda-se que o ambiente do quarto seja conservado diariamente, evitando bichos de pelúcia, almofadas e objetos que acumulem pó. A amamentação ao seio materno também é valiosa na prevenção da alergia. Aconselho que mantenha o uso do soro fisiológico e que entre em contato com o pediatra para que indique melhor conduta para seu caso. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sei que algumas formas de tratamento para rinite alérgica faz uso de corticóides. Gostaria de saber se esse tratamento pode fazer com que a pessoa ganhe peso ou tenha alguma alteração na pele?
    Grata.
    Fran

    ResponderExcluir
  9. Fran: os corticóides usados no tratamento da rinite alérgica são para uso intra-nasal, ou seja, utilizados sob a forma de sprays. Estes corticóides são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que auem diretamente na mucosa nasal sem efeitos danosos no resto do organismo. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. amei...
    Estarei indo essa semana na Policlinica pra fazer um teste e tentar achar uma maneira de amenizar minhas crises...

    ResponderExcluir
  11. Cacau: seja bem vinda. Esperamos poder orientá-la a controlar sua alergia e viver com mais qualidade. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/6/09 09:31

    A rinite pode causar sangramentos nasais (geralemte noturnos) em uma criança de 4 anos?

    ResponderExcluir
  13. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa dos sangramentos noturnos apresentados pelo seu filho sem examinar pessoalmente.Aconselho que o leve a um alergista para orientar seu caso. Atenciosamente, Dra. Fátima Emerson

    ResponderExcluir
  14. tenho medo que as amidalas do meu filho aumente muito ele tem 2anos e 5 meses.
    ele tem adenoide eas as amidalas estao grandes.
    ele esta tomando astra600mg.
    quantos dias que ele tem que ter melhora?

    ResponderExcluir
  15. O motivo mais comum de aumento das amigdalas e das adenóides é a rinite alérgica. Por isso, tão importante quanto tratar a infecção é tratar a alergia que origina o problema. Adenóides são um tipo de amigdalas encontradas normalmente em qualquer criança, mas que podem aumentar nos casos de rinite. Em geral, as adenóides regridem na adolescência, deixando de ser significativas nos adultos. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá, ótimo site, vocês estão de parabéns!
    Meu filho de 7 meses está com sintomas de rinite há 5 meses, e somente agora começamos uma tratamento para alergia. Porém ele apresentou alergia cutânea com os medicamentos indicados pelo pediatra. Estou pensando em levá-lo ao homeopata. Como vocês enxergam o tratamento homeopático para este tipo de alergia?
    Obrigada, um grande abraço
    Juliana

    ResponderExcluir
  17. Juliana: nosso trabalho se baseia nos consensos médicos nacionais e internacionais publicados sobre o tratamento da rinite alérgica, que não incluem a homeopatia. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/1/10 23:29

    MINHA FILHA TM 4 ANOS E 8 MESES,USA VACINA DE ALERGIA,A UM ANO,MAS TEM CRISES SEMPRE COM MUITA TOSSE E AS VESES COM MUITA SECREÇAO NO NARIS,E AS VEZES PEITO CHIANDO,TUDO ISSO É SINTOMAS DA RENITE?OQ DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  19. Peço sua compreensão, mas não podemos afirmar a causa dos sintomas de sua filha através de aconselhamento por e-mail. Para isso, seria necessário analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e examinar pessoalmente. Lembro que a rinite alérgica é uma causa frequente de sintomas pulmonares, como tosse, chiados, podendo evoluir para asma (ou bronquite). Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dela pois a conhece bem e poderá responder de forma mais adequada. Escreva para nosso email e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos

    Tenho uma filha de dois anos e nove meses.Ela vem fazendo um tratamento para rinite alérgica há 9 mêses com vacinas , spray nasais e antialérgicos. Ela com essa idade já teve 4 pneumonias, 3 Otites, 16 viroses, um ezantema, e quatro amigdalites, ou seja já fui em vários médicos e ela não melhora com todos esses tratamentos. Ela continua com suas crises alérgicas. Com isso não teve aumento de peso , pois é uma criança de dois anos e nove meses com 11 kilos.
    Essa semana fiz um exame de sangue para Imunoglobina Ige total, Hemograma, IGE especifica p fungos, IGE poeria somiciliar(H2) IGE para blomia tropical, imunoglobina IGG e IGA.
    Hoje farei o raio X do seio da face e RX Crowm.
    Não aguento mais minha filha tomando tantos remedios e continiua com suas tosses fortes e catarros. Ou ela foi diagnostica erradamente e tem mais coisas além da Rinte ou estamos tendo falta de sorte.
    Preciso da ajuda de vcs, pois não aguentamos mais tantos sofrimentos.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Luciana: a rinite alérgica é uma doença que parece simples, mas não o é. Pode provocar muitas complicações, incluindo as infecções repetidas, como as descritas por você. A imunoterapia (vacina para alergia) é uma grande arma no tratamento da rinite. Envie um e-mail para nós e remeteremos para você a cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é mirna cristina PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!!
    por favor me ajudem estou com tosse, e muita secreção(tipo clara de ovo) a mais de 1 mês e meio, o médico com quem faço tratamento já me receitou, xaropes de vários tipos, antibióticos (secreção purulenta), prednisona e noex, no período em que usei a prednisona por 5 dias houve uma significativa melhora inclusive na tosse, a sinusite tb melhorou sem dor de kbça ou nariz obstruido, assim que acabou a medicação 4 dias de descanço e de novo a tosse e a secreção e o xiado no peito e a dor do lado direito abaixo da mama. não tive feber, so tosse e muita dor, as vezes não consigo nem se quer segurar a urina. estou enlouquecendo, não durmo mais. me ajuda!!! me sinto uma cobaia toma essa medicação que vai resouver.... e não vejo melhora. não tenho tapetes so uma cortina fina no quarto que minha empregada lava de 15 em 15 dias. tenho histórico de bronquite, asma (usei bombinha por muitos anos, não uso mais- Aerolin) e sinusite. a casa tb é toda arejada de cerâmica, meu marido vive com o ventilador ligado sente muito calor isso pode estar atrapalhando? me ajudem por favor já não sei mais o que fazer, estou quase ficando sócia da farmácia, nunca havia gastado tanto com medicamento como agora. ME AJUDEM, O QUE FAÇO??? TENHO PLANO DE SAÚDE E JÁ PROCUREI MÉDICOS ALERGISTAS E AINDA NÃO OBTIVE SUCESSO, ME AJUDEM POR FAVOR... OBRIGADA MIRNA CRISTINA

    ResponderExcluir
  23. Mirna: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não sei como posso ajudá-la através de um aconselhamento por e-mail. O seu relato sugere que você possa ser portadora de uma rinite alérgica. É importante que se faça uma avaliação de sua história clínica, história familiar, outras patologias associadas, condições ambientais, etc. para que se possa estabelecer um diagnóstico e assim indicar o tratamento mais indicado. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos seu contato.

    ResponderExcluir
  24. Estou usando berotec a 2 meses na inalaçao,por motivo da asma,esse medicamento pode causar reaçao alergica na pele,tipo coceira e bolinhas vermelhas no corpo?

    ResponderExcluir
  25. Ako: é muito raro que Berotec provoque coceira na pele.Obrigado por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  26. Caros senhores, tenho rinite e na última consulta ao otorrino, receitou-me aminovac, entretanto, este medicamento ao que parece foi retirado do mercado. Alguém pode me informar se existe um medicamento substituto.
    Paulo Henrique

    ResponderExcluir
  27. Paulo Henrique: desconheço a informação solicitada. Aconselho que procure um alergista que poderá formular uma vacina (imunoterapia) específica para seu caso.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  28. Olá pessoal, meus parabéns pelo blog!!!

    Eu tenho rinite alergica, já tive crises fortes da inflamação, mas seria normal sentir todos os dias uma secreção clara e nariz um pouco intupido? Acho estranho, porque é direto, não tenho paz com isso, as vezes me atrapalha até de me alimentar por causa da secreção que vai pra garganta!!! Muito esquisita esta rinite não acham?? E quase não espirro é mas a secreção...aff...não sei o q fazer!!!

    ResponderExcluir
  29. Adalisa: o fato de estar mantendo sintomas é sinal de que sua rinite não está controlada e que necessita tratamento. Aconselho que procure um alergista e assim possa controlar sua rinite, passando a dormir bem e acordar sem problemas.
    Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz" envie um e-mail (blogdalergia@gmail.com)e enviaremos a cópia em PDF para você.

    ResponderExcluir
  30. Olá, boa noite.Minha filha tem três anos...há um ano ela apresenta todos os meses, sem excessão,amigdalites e sinusites, os médicos sempre prescrevem antibióticos...ela iniciou tratamento para rinite alérgica: está tomando singulair baby, rilan spray e vacinas para alergia há dois meses, ainda não obteve melhora...gostaria de saber se esse tratamento é mesmo eficaz...o uso de tantos antibióticos não a deixará cada vez mais debilitada e suscetível à infecções mais sérias, pois as infecções vêm cada vez piores? Não sei o q fazer mais, não quero mais dar este tipo de medicamento para minha filha, mas estou sem alternativa, a homeopatia pode ajudar?...Agradeço qualquer observação quanto ao caso dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho de 4anos ja teve peomunias repetidas sinusites . E tem crises de falta de ar. O que pose ser
      Ele tem ipretrofilia de cornetos

      Excluir
  31. Mácia: não posso emitir um parecer específico sobre a sua filha pois para isso seria necessário conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Mas, gostaria de fazer algumas considerações; 1) o tratamento da rinite varia em cada pessoa pois depende do reconhecimento dos fatores agravantes (que são diferentes em cada paciente). 2) o efeito da imunoterapia é lento, pois se inicia com diluições maiores e progressivamente atingirá o objetivo do tratamento.3) o controle ambiental é importante para que se possa diminuir a inflamação nasal. 4) Os medicamentos variam de acordo com cada caso. Antibióticos são úteis para combater as infecções. Se a rinite é controlada, não serão mais necessários. Por favor, escreva para nosso email para que eu possa enviar uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo6/1/11 09:40

    Parabéns pelo blog, esta ótimo! Fiz o exame video faringo laringoscopia e o resultado foi uma rinosinusopatia alérgica, fiz também vários testes para saber se tenho alergias e deu positivos para todos! Antes dos resultados dos exames minha médica prescreveu OMNARIS diariamente à noite e não fiz uso da medicação por medo de ficar dependente. Ao retornar com a alergista com os resultados dos exames a mesma disse que eu deveria fazer uso continuo das "gotas nasais" e aconselhou-me a fazer tratamento com imunoterapia. A minha insegurança é quanto ao uso da solução nasal. O que eu faço? Obrigada. Roseane.

    ResponderExcluir
  33. Roseane: não tenha medo - Omnaris não causa dependência. Trata-se de um corticóide para uso intranasal. É formulado em doses mínimas (microgramas) de forma que seja absorvido diretamente na mucosa nasal sem causar efeitos no resto do organismo Por isso pode ser usado por longo tempo sem problemas. Entenda que não é um remédio aliviador. Atua combatendo a inflamação nasal e assim controla a rinite evitando crises.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. OLÁ,

    PARABENIZO A EQUIPE DO BLOG DA ALERGIA PELO BELO TRABALHO.

    PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO: MINHA ESPOSA ESTÁ FAZENDO TRATAMENTO PARA ALERGIA E A ALERGISTA RECOMENDOU 10 DOSES DE UMA VACINA. HOJE, DIA 14 DE FEVEREIRO, ELA IRIA TOMAR A 7ª DOSE. ACONTECE QUE ONTEM ELA ESTAVA NO DIA FÉRTIL E MANTIVEMOS RELAÇÃO SEXUAL SEM PROTEÇÃO.

    DAI SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL O PROCEDIMENTO A TOMAR?
    * ADIAR A 7ª DOSE DA VACINA E DAR CONTINUIDADE AO TRATAMENTO APÓS A CHEGADA DA MENSTRUAÇÃO?
    * SEGUIR O TRATAMENTO NORMALMENTE?
    * INTERROMPER O TRATAMENTO?
    * O QUE FAZER?

    NÓS IREMOS AGENDAR UM RETORNO COM A ALERGISTA. NO ENTANTO, GOSTARÍAMOS DE UMA SEGUNDA OPINIÃO.

    GRATO,

    EDIVALDO DAMASCENO
    BELÉM DO PARÁ

    ResponderExcluir
  35. Edivaldo: a imunoterapia específica com aeroalérgenos não precisa ser interrompida no caso de uma gestação. A alergista que trata de sua esposa poderá orientá-la sobre os cuidados que deve tomar, caso engravide. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  36. Poxa, descobri esses dias que tenho rinite. To desesperada,tenho uma febre rotineira, toda semana pelo menos dois dias da semana tenho febre. Procurei um otorrino e descobri que tenho rinite alérgica. MInha cabeça dói, meu rosto incha, fico rouca, meu ouvido coça, já tomei corticóide,tomo desalex e uso avamis, mais nada faz passar essa rinite. Socorro.

    ResponderExcluir
  37. O tratamento da rinite alérgica deve incluir também a pesquisa de fatores agravantes do problema. Além disso, é fundamental tratar a alergia que origina a doença. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento em conjunto com o otorrino. Escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz".

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo vosso blog!! Aprendi imenso. Sofro de rinite alérgica e gostaria de saber se a minha bebe de 4 meses esta propensa a contrair esta doença chata..

    ResponderExcluir
  39. Ivone: a rinite alérgica é uma doença de origem genética (hereditária) mas não significa que todos na família terão obrigatoriamente a rinite. Não há como prever. Cuide do ambiente e combata os ácaros em sua casa. Estimule uma vida saudável e uma alimentação natural para sua filhinha. A amamentação também tem efeito protetor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Boa Noite, minha filha tem 2 anos e meio e tem rinite alergica, so que ultimamente com o inverno ela tem piorado muito está com muita tosse, quando ela corre tem muita tosse também, e so consegue controlar quando faço inalação com soro e berotec, será que ela tem asma também?

    ResponderExcluir
  41. A tosse é um sintoma que pode acompanhar tanto a asma como a rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar sua filha e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo6/8/11 16:56

    MInha filha está em crise de rinite e o medico falou q devo utilizar salsep ou soro fisiologico p lavar as narinas...gostaria de saber se os dois tem o mesmo resultado..ou se o salsep tem algo mais q ajude a descongestionar!!!Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Salsep tem função semelhante ao soro e serve para lavar narinas. Com o passar do uso - em conjunto com outras medidas de tratamento - auxilia a descongestionar e a diminuir o incômodo causado pela rinite alérgica. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz", escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Primeiramente parabéns pelo blog, é muito bom!

    Gostaria de obter umas informações, tenho rinite alérgica e estou me tratando com vacina, tomo xarope (Dexmine) e uso soro nasal (busonid) além de tomar singulair já dura 2 meses o tratamento no entanto eu ainda sinto o sintoma, ou seja, sai uma secreção clara que fica na garganta e me incomoda demais,por não obter resultado estou com vontade de abandonar o tratamento, sei que tenho rinite e minha dúvida é a seguinte: será que existe um tratamento que possa eliminar 100% os sintomas ou eu sempre vou senti-los mesmo tomando as medicações prescritas pela alergista? se tiver desaparecimento dos sintomas com quanto tempo de tratamento posso ver o resultado esperado quando se usa a medicação para esta doença?

    sim eu tenho alergia a inalantes e a alguns alimentos mas os evito na medida do possível ...

    outra dúvida,tenho alergia a gema do ovo, mas a clara não, segundo o teste alérgico que fiz, só que fico com receio de comer a clara e ter alguma reação!

    será que é seguro comer a clara do ovo já que eu tenho alergia a gema?

    bom é isso se puder me esclarecer estas dúvidas agradeço desde já! Obrigada por sua atenção!

    Att. irany

    ResponderExcluir
  45. Irany: o tratamento da rinite é eficaz porém é longo, necessitando persistência e disciplina. Mas, a rinite não tem cura total, já que se trata de uma doença de causa genética. O tratamento permite o controle da doença e uma vida normal ao seu portador.Quanto à orientação alimentar, se não há alergia comprovada, você pode ingerir o alimento, mas lembro que o seu alergista é a pessoa mais adequada para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo6/9/11 17:58

    gostaria de obter informacoes sobre a vacina pra rinite,resido no japao,sofro muito com as crises,anoite nao consigo dormir,pois meu nariz congestiona por completo,os medicamentos q o medico me recomendou nao sinto melhora alguma!!por favor gostaria de saber se tem como me remeterem essa vacina ao japao!?? pois o medico me falou q no japao nao existe vacina contra rinite.....grata pela atencao

    ResponderExcluir
  47. A imunoterapia (vacina para alergia) não é padronizada. É feita baseada nos dados obtidos através da história clínica de cadaa pessoa (anamnese), exame físico e testes alérgicos. Por isso é essencial a presença do paciente para elaborar sua fórmula. Além disso,trata-se de um tratamento longo - cerca de 2 a 5 anos. O paciente deve retornar para consultas periódicas com o alergista para análise de sua resposta ao tratamento. Havendo necessidade serão feitas modificações na diluição da vacina (imunoterapia) e em sua formulação. Sendo assim, não há como realizar o tratamento à distância, como deseja. Aconselho que procure um alergista na localidade onde mora para orientar seu caso. Agradecemos sua visita e aproveitamos a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite!
    Tenho uma filha de 11 anos que é DM1 e faz uso de corticóide ( Vannair ) há 3 anos. Descobrimos a DM1 no início desse ano. Tenho observado que quando ela não faz uso do corticóide, a glicemia fica quase em valores normais.
    Será que o corticóide que causou a DM1? Ela poderia ter glicemias normais se deixasse de usá-lo?
    Atenciosamente!

    ResponderExcluir
  49. O uso repetido de corticóides sistêmicos (em forma de gotas, comprimidos, xaropes e injeções) pode influenciar no controle do diabetes. O uso inalado (como é o caso do Vannair) não leva a este efeito pois é formulado em doses mínimas (microgramas) que atuam direto sobre a mucosa pulmonar, com mínimos efeitos mo resto do organismo. Estes medicamentos podem ser utilizados por diabéticos sem problemas. Pelo contrário, a asma sem controle e as crises mais fortes levam a uma maior necessidade do uso do mais frequente do corticóide sistêmico, alterando o controle do diabetes. É possível controlar as duas doenças. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Sou alérgica, e tomo Loratadina sempre que tenho crise, foi indicação da´prórpia medica, porém no começo do tratamento a medicação era muito eficaz, porém já na faz mal nenhum efeito. Que outro rem´dio posso tomar, já que este não faz efeito? Maria Inês

    ResponderExcluir
  51. Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. Oi, eu tenho rinite alérgica e aplico soro fisiológico no nariz e nao resolve mais. Estou pensando seriamente em abandonar o uso durante algum tempo para nao ficar dependente. Posso substituir o uso do medicamento por caminhadas, exercícios?

    ResponderExcluir
  53. Mariana: as lavagens com soro fisiológico são uteis para auxílio no tratamento da rinite alérgica. Mas, não têm efeito de controle sobre a doença. O fato de não melhorar com uso do soro indica que necessita de um tratamento mais completo para sua rinite. As atividades físicas são excelentes, mas não atuam como tratamento específico para a rinite. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a Rinite escreva para nosso e-mail: blogdalergia@ gmail.com

    ResponderExcluir
  54. olá,gostei da postagem e a minha pergunta vem do remedio dexmine,minha mãe tomou esse comprimido e resolveu a sua rinite alérgica e agora ela está sentindo ums sintomas extranho quando vai dormir mal estar e batimentos fracos podem me responder muito abrigado espero a resposta"

    ResponderExcluir
  55. Dexmine é uma medicação que combina duas substâncias: um antialérgico e um corticóide. Mas, não há como afirmar a causa dos sintomas apresentados por sua mãe sem avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua mãe e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  56. Olá, gostaria de parabenizar pelo blog que tem ajudado muita gente a esclarecer duvidas.

    Eu tenho rinite desde os 11 anos agora tenho 26
    e ela se tornou cronica pois sinto seus sintomas todos os dias, mesmo tomando comprimidos e usando o Sorine. Mas o que eu gostaria de saber é o que faz causar mal halito em quem tem rinite, e se há uma forma de eliminar esse sintoma. Trabalho com muitas pessoas e tenho tido problemas com o mau halito provocado pela rinite. Uso anticéptico, escova, fio etc. tenho certeza que não é problema de má higiene. Por Favor me ajude!

    ResponderExcluir
  57. O simples fato de ter rinite alérgica não é causa de halitose. É preciso avaliar seu caso, conhecer seus dados clínicos para poder apontar a causa do problema. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog.

    ResponderExcluir
  58. Emília Moreire de Matos2/4/12 08:57

    prá mim o pior de tudo é a tosse que só pára quando eu levanto,aí escorre o nariz ,quando pára de escorrer a tosse também pára .Mas é só me deitar que a tosse volta e é terrível

    ResponderExcluir
  59. Emília: você tocou num ponto importante da rinite que é a tosse. Poucas pessoas sabem que a rinite pode provocar tosse. O sintoma resulta do gotejamento pós nasal da secreção e tem piora noturna. Obrigado pela colaboração.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, gostaria de saber quem trata a renite alergica, estou piorando cada vez mais, e tenho crises fortes de falta de ar é muito ruim, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  61. O médico alergista está capacitado para tratar a rinite alérgica. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e teremos prazer em enviar para você a cópia do nosso livro: "Alergia nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  62. MEU FILHO TEM 1 ANO E 6MESES...O PEDIATRA PASSOUN SINGULAIR BABY POR 3MESES..PARA CONTROLE DA OBSTRUÇÃO NASAL ,AS VEZES RESPIRA PELA BOCA,PRURIDO NASAL E NOS OLHOS...PODE DAR POR 3 MESES

    ResponderExcluir
  63. Singulair é uma medicação usada no tratamento de controle da asma e da rinite alérgica e pode ser usado por tempo prolongado, com segurança. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Olá tenho rinite alérgica, o meu sintoma é basicamente espirrar, mas é um espirro mau cheiroso o meu otorrino me receitou plurair, porém quase não uso pois me causa mais incômodo, meu nariz coça e espirro bastante quando uso. Este final de semana fui para a casa do meu noivo e ele havia passado verniz nas portas da casa, senti bastante dor de cabeça, não espirrei mas tive sangramentos nasais um no sábado, outro no domingo e um terceiro hoje, esses sangramentos são sintomas da rinite? Pergunto por que já tive outros episódios de sangramento. Desde já sou grata.

    ResponderExcluir
  65. Gisele: o sangramento nasal pode ocorrer se a mucosa estiver sensível ou devido a fatores irritativos, mas não é um sintoma típico da rinite alérgica. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, escreva para o e-mail blogdalergia@gmail.com Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  66. tenho um filho de 1 ano e 3 meses e a 3 meses o seu nariz escorre sem parar o pediatra disse que ele tem adenoide e rinite ...é normal essa coriza toda a hora saindo do nariz dele e qual especialista devo procurar para me ajudar ele não dorme bem perde a respiração e ronca muito fora que está com o nariz assado de tanto limpar estou aguniada com essa situação.....................

    ResponderExcluir
  67. Os sintomas que descreve sugerem que seja uma rinite alérgica: aconselho que leve seu filhinho a um alergista. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite alérgica: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. Ha 3 anos tenho uma secrecao clara, tipo clarinha de ovo, ela evolui a cor, verde ou amarela, mas somente quando fico gripado ou algo do tipo. porem a cosntancia eh a secrecao todos os dias, parei de trabalhar e outras coisas pq nao da para ta cuspindo o tempo todo, isso encomoda demais minha vida. ja fiz videolaringospia e nao deu em nada, fiz cultura e nao deu nada de bacteria ou algo do genero. todos os meus dias eu cuspo frequentemente pq essa secrecao se forma na garganta, sinto que ela desprende da garganta. enfim, nao tenho plano de saude e nao sei o que fazer. Obs: sempre tomei bastante suplemento, mas nao sei se isso seria uma ligacao. aguardando ajuda

    ResponderExcluir
  69. Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como indicar tratamento para um caso complexo como descreve através da internet. Não há relação entre o uso de suplementos e o aparecimento de rinite alérgica. No Rio de Janeiro, alguns hospitais públicos oferecem tratamento de qualidade no setor de Alergia, a saber: Hospital Pedro Ernesto (Vila Izabel), Hospital Gafree Guinle (Tijuca), Hospital Servidores (Praça Mauá), Hospital da UFRJ (Ilha do Fundão), entre outros. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite!
    Minha filha de 1 ano e 11 meses está com dificuldades para respirar a noite, tudo começou com uma tosse que só vinha a noite, ela tossia tanto que acordava vomitando, passou mais de 1 mês assim, levei-a a três pediatras diferentes e só o que eles me receitavam eram xaropes e hixizine, depois ela começou a não conseguir respirar pelo nariz (inspirava pela boca e expirava pelo nariz formando uma espuma de saliva na boca) teve amigdalite ficou internada pois não tomava os antibioticos orais (vomitava-os)tomou corticoide e antibiotico na veia e fez nalação com berotec. Melhorou. Porém menos de um mês depois voltou tudo de novo inclusive a amigdalite. Tomou cefaclor. sairam as placas da garganta mas a respiração continua dificil. o otorrino receitou NOEX, mas estou com medo de dar e ela ficar dependente.NOEX é corticoide? o Leucogem e singulair também podem servir para o caso dela? estou pensando em usar

    ResponderExcluir
  71. Os medicamentos corticóides em forma de spray nasal, do tipo do Noex não causam dependencia pois são formulados em doses mínimas (microgramas) para atuar na mucosa nasal sem os efeitos colaterais dos corticóides habituais. Mas estes medicamentos não são aliviadores. Atuam a longo prazo e por isso devem ser usados por tempo prolongado, mesmo que a criança melhore. Não recomendo que utilize os medicamentos citados (Leucogen e Singulair) sem orientação médica. Vale lembrar que tratar a rinite alérgica não se resume a usar remédios. A sua filha deve ser examinada por um médico alergista para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento. O pediatra poderá indicar um profissional de sua confiança. Caso ele não tenha esta indicação, você pode localizar um alergista no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo5/6/13 11:51

    Boa tarde! O site é excelente e esclarecedor! :-)
    Tenho rinite alérgica e sempre piora com baixa umidade do ar. Estou morando em uma cidade isolada, com baixíssima umidade do ar (no verão chega a 25% por vários dias). Meu nariz sempre fica seco e 'queima' por dentro, sangrando quase o tempo todo, mesmo trabalhando dentro de casa. Tenho consultado vários médicos e todos dizem que tudo está normal e passa logo. Cheguei a ficar 20 dias com o nariz sangrando. Como a maioria das medicações aqui é controlada, mesmo algo simples como dipirona, não posso comprar nada além de soro fisiológico para limpar as crostas de sangue que secam por dentro. Semana passada, comecei a ter febre, um cansaço inexplicável e uma dor forte na parte de trás do nariz ao engolir qualquer coisa, até saliva. O sangramento parou, só quando tiro o catarro que vem sangue junto.Minha colega me disse que estou roncando. Nao consigo dormir profundamente, acordo com dor se engulo minha própria saliva. Estou preocupada com o que pode ser isso!! Sempre tive hábitos saudáveis, não fumo nem bebo, nunca tive doenças graves. O que posso fazer para aliviar os sintomas até que possa ir num médico de fora daqui, algo como 3 semanas?

    Muito obrigada!
    Cris

    ResponderExcluir
  73. Cris: compreendo sua dificuldade e gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível orientar um tratamento sem fazer o diagnóstico e para isso, é necessário examiná-la pessoalmente. A rinite nem sempre tem causa alérgica e a identificação do tipo de rinite é essencial para indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Minha filha de 5anos desde que nasceu tem muitas gripes eate agora sempre ataca muito a garganta o medico me disse que ela tem amidlite e esta fazendo um tratamento com benzetacil mas a uns dois meses tem uma tosse que tem catarros ele pediu raiox do pulmai e da fase nao tem nada mas ele disse que ela tem alergia do po mas da febre nela febre nao e alta sera que pode ser da alergia mesmo

    ResponderExcluir
  75. O seu relato sugere que sua filha possa ter uma rinite alérgica. Aconselho que a leve a um médico alergista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para ela. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Anônimo1/1/14 22:39

    ola boa noite vejo que o blog é ético e compromissado parabéns!!a cerca de uns três anos atras meus olhos começaram a coçar muito e ficar com uma sensação de areia nos olhos esses sintomas apareçem logo pela manhã quando acordo,estava achando que era alergia a maquiagem e parei de usar mais os sintomas persistiam, e apareçeu uma bolinhas pequenas dentro do olho nas palpebras inferiores fui ao oftalmologista e ela me disse que era uma alergia e que eu teria de descobrir ao que era me passou um colirio antialérgico PANTANOL para usar durante um mês,quando usei os sintomas aliviaram bastante,um belo dia dormi com o vetilador ligado e quando acordei que lavei o rosto meus olhos começaram a inchar e ficar vermelho,fui um susto enorme,fui a farmacia comprei normalmente o colirío e usi cerca de alguns minutos os olhos começaram a desinchar mais dai em diante a luta começou,os olhos ficam sempre irritados qualquer coisa incha se saio n rua e volto eles ficam vermelhos se limpo a casa tirando a poeira eles ficam inchados ficam orriveis,e coçam muito,fui ao alergista e ela passou ensames de sangue,para ver se tinha alergia a po caseiro,pelo de animais fungos segundo ela so deu uma leve alergia ao acaro,me passou loratadina e um spray nasal avamys 27,5mcg,estou usando a quinze dias mais até agora não melhorei, na primeira semana não sentir nada mais agora estou sentido muita dor de cabeça so de um lado e uma sensação de latejamento dentro do nariz, ,não sei se é por causa da poeira pois aonde moro é seco e tem muita poeira,me ajudem o que devo fazer estava lendo um texto sobre a renite alergica e tenho alguns sintomas so que eu não fico espirrando so os meus olhos que incham fico resfriada se beber agua gelada a noite e se passar muito tempo no ar condicinado,pego gripe do outros com muita facilidade.o que devo fazer agora que medico pode me ajudar um otorrino?sera que estou com renite alergica ao acaro?me ajude pois a alergista não me esclareçeu nada.aguardo a resposta desde de ja agradeço

    ResponderExcluir
  77. A rinite alérgica é a causa mais comum da conjuntivite alérgica. Para melhorar a queixa ocular, é essencial tratar de forma integrada (rinite e conjuntivite) para obter melhores resultados. O tratamento é lento e não depende apenas do uso de remédios, exigindo disciplina e persistência. Não acho que seja uma boa atitude trocar de médico pois pode interferir no raciocinio e impedir um diagnóstico adequado. Recomendo que retorne ao alergista, exponha sua preocupação e suas dúvidas e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  78. Anônimo3/1/14 12:56

    obrigada.estou aprendendo muito no blog e tirando duvidas!!!!!PARABÉNS

    ResponderExcluir
  79. Anônimo3/1/14 19:12

    olá boa noite!que médico especialista devo procurar para tratar uma conjutivite alergica?seria um oftalmo ou alergista?

    ResponderExcluir
  80. Os médicos especialistas em Alergia e em Oftalmologia estão capacitados a tratar da conjuntivite alérgica. Contudo, como é comum que se associe com a rinite alérgica, o alergista poderá fazer uma abordagem mais ampla. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. Adorei a matéria, muitas de mimhas dúvidas foram esclarecidas, para béns pelo blog

    ResponderExcluir
  82. Obrigado Nadja. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  83. Boa noite minha filha de 4 anos tem rinite alérgica gostaria de saber se e normal com o escesso de tosse vir a falta de ar ou ate a criança engasgar

    ResponderExcluir
  84. A tosse tem graus de intensidade variados. Dependendo do estimulo e da idade, pode gerar os sintomas narrados.
    Converse melhor com seu médico.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo6/4/14 00:49

    Boa noite, tenho 18 anos e desde dos 13 anos sofro com rinite alergica, tenho dois cachorros e eles ficam dentro de casa, e desde quando comecei a sofrer de alergia faço o uso do Naridrin 12 horas, já fui ao otorino e me passou o uso de Vannair 200 mg e sigma clav e predsim, mas queria era largar o Naridrin mas não consigo... toda vez que tenho crise vou ao médico sigo tudo correto mas sempre volta e lá vai eu fazer tudo de novo outra vez... e não dou conta de ficar longe do meus cachorros...
    Muito bom o blog !
    Obrigada,
    Júlia.

    ResponderExcluir
  86. Julia: o tratamento da rinite alérgica não se resume a tomar remédios. É importante pesquisar os fatores associados e controlar o ambiente em que vive. Naridrin contém nafazolina. Esta substância pode aliviar a obstrução nasal de início, mas com o tempo, provoca vício, agrava a obstrução e impede a melhora da rinite. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite. A alguns mêses atrás meu filho ficou doente e no meio do problema comecei a apresentar falta de ar que foi diagnosticada como asma, já havia tido a anos atrás mas passou sozinha, dessa vez foi muito mais forte. meu médico receito a bombinha vannair + corticoide, realmente funcionou fiz um processo de 15 dias diminuindo a carga de corticoide e deu certo. O problema é que agora parece que quando uso a bomba a falta de ar vem, acordo bem e após alguns minutos depois de usar a bombinha, começa a falta de ar que vai diminuindo com o passar do dia. Posso ser alérgico a algum princípio do remédio e devo parar de usar?

    ResponderExcluir
  88. Renato: o seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação ao medicamento causada por alergia. Mas, não é possível emitir um parecer pela internet. Para afirmar o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente e conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que o oriente. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  89. Boa noite. Estou pesquisando há alguns dias e encontrei seu blog. Estou muito frustrada e angustiada com minha situação. Sofro com crises de tosse desde muito pequena. Agora, ja com 34 anos elas só pioram. Não fumo. Sou professora. Ano passado meu otorrino falou q tenho traqueíte. Estou agora em meio a uma crise. Sinto muita falta de ar. Tusso absurdamente por longos períodos quase sem intervalo. Ja desmaiei inclusive. Tem um catarro clarinho muito resistente e persistente (acredito ser como o de clara de ovo no qual fala a matéria) preciso cuspir muito. Estou realmente desesperada. Não há tratamento q resolva. Por favor, me indiquem algum especialista. Qual seria meu caso.. asma? Rinite? Bronquite?.

    ResponderExcluir
  90. Sonia:não é possível fazer diagnostico pela internet. A rinite alérgica é uma causa de tosse e de traqueíte, mas para afirmar se é o seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. caso more no Rio de janeiro, estamos ao seu dispor para atendê-la e prestar esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Anônimo9/5/14 05:08

    Olá, gostaria de saber se rinite alérgica faz o rosto inchar ?

    ResponderExcluir
  92. A rinite alérgica não incha o rosto. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia,
    As informações no blog me foram muito preciosas . Agora com a chegada do inverno devo aumentar a vigilância pois possuo asma . Gostaria de saber quais são os alimentos que devo evitar nas horas de crise de renite alérgica?? Obrigada Sandra Haddad SP 24.06.14

    ResponderExcluir
  94. Sandra: é rara a influência alimentar na asma em adultos. É recomendada uma dieta saudável, fibrasl legumes, frutas verduras, com menor ingestão de açucares, gorduras e carboidratos. Procure ter hábitos saudáveis: vida ao ar livre, caminhar, tomar sol diariamente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  95. Rinite alérgica causa dores de cabeça forte?

    ResponderExcluir
  96. A rinite alérgica pode causar cefaleia. Converse com seu médico pois as dores de cabeça são multifatoriais.

    ResponderExcluir
  97. Tenho uma filha de 2 anos e meio q foi diagnosticada com rinite alérgica. Ela ronca e respira pela boca e só melhora com uso de Celestamine. Como esse remédio não pode ser usado a longo prazo, o otorrino indicou Zetalerg + desloratadina + Spray nasal Budecort, porém, mesmo após uma semana de tratamento os sintomas não passaram. Minha pergunta é, o resultado desse tratamento é mesmo demorado ou a medicação não está fazendo efeito? Obrigada.

    ResponderExcluir
  98. A resposta ao tratamento da rinite pode ser demorada. Mas, além dos remédios é importante tratar a alergia através das vacinas (imunoterapia). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”.

    ResponderExcluir
  99. otavio minha filha tem 11anos ela esta com muita tosse principalmente a noite e renite alergica a medica passou predssim de 12/12hs por 5 dias e nazonex uma vez ao dia esta certo eu não gosto de usar corticoide

    ResponderExcluir
  100. Oi. Tenho uma filha de 7 anos. Ela sempre ta com nariz congestionado,ela reclama da visao embacada e nao t ouvindo direito,eu faco o uso da desloratadina,as nao vejo efeito. Que proficional devo procurar ? Desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  101. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  102. Otavio: fique tranquilo. Nasonex é um corticóide, mas difere dos outros porque é dosado em microgramas. Por isso atua diretamente na mucosa nasal e não causa danos ao organismo infantil. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”.

    ResponderExcluir
  103. Olá tenho reniti alérgica e do mês passado para cá comecei a fazer 40 á 50 minutos de caminhada de 4 á 5 vezes por semana e estou melhorando, bastante. Você acha que isso pode ter ajudado?

    ResponderExcluir
  104. É muito bom fazer atividade ao ar livre. Isso ajuda no controle da rinite alérgica.

    ResponderExcluir
  105. Sofro mal estar, nauseas, fraquesa nas pernas, aperto e dor no peito, dor (fisgada) nos olhos, perda de equilibrio, dor no pulmão ao sentir cheiros decertos perfumes, produtos de limpeza, aromatizantes, sabonetes, cremes...Já realizei testes de contato de 40 produtos os quais deram negativos para alergias. fiz uso de dois medicamentos: Ebastel e Rupafin ambos sem efeito positivo para meu problema. Gostaria de uma sugestão. que outro teste poderia apontar resultado do meu problema?

    ResponderExcluir
  106. Gostaria de saber se o medicamento Singulair é seguro

    ResponderExcluir
  107. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  108. Este medicamento é seguro quando bem indicado e prescrito por um médico.

    ResponderExcluir
  109. Ja faz um bom tempo Tenho mal estar, respiro pela boca quiser sempre a não ser quando faço o uso de sorines, tenho secreção esverdiada ,dores de cabeça, já cheguei ate ater do no ouvido e nos "dentes" tenho as amídalas enchadas uma mais q a outra nelas tem furinho que armazenam bolinhas de massas que tem cheiro horrivel , fico com gosto ruim na boca e mal alito. Fui ao medico ele disse q meu problema é adenóide e refluxo. Pro adenóide ele me receitou omnaris 2 vezes ao dia 2meses ,Mais não vejo melhora, me ajude me esclareça sobre meu problema e se o omnaris e o melhor indicado nesse caso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  110. O seu relato sugere que tenha uma rinite agravada pelo uso da gota nasal inadequada e por outros fatores descritos em seu relato. Para fazer o diagnóstico e indcar tratamento é essencial examinar pessoalmente. Omnaris é uma medicação adequada para tratamento da rinite a longo prazo. Mas ao mesmo tempo, é preciso pesquisar os fatores agravadores envolvidos e controlá-los. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Pode tomar o xarope Desmine e p xarope Prednisolona juntos?

    ResponderExcluir
  112. a renite quando nao controlada pode causar tosse e chiado no peito

    ResponderExcluir
  113. Ludi: os medicamentos citados só devem ser feitos sob supervisão médica., Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. A rinite alérgica parece uma doença simples e sem consequências, mas pode provocar complicações como sinusite, otite, tosse e sensação de chiado no peito. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Gostaria de saber se posso tomar o remédio Desalex antes de praticar atividade física.

    ResponderExcluir
  116. Olá Arthur Rodrigo, boa tarde. Os anti-histamínicos de uma maneira geral são medicações seguras para o uso. Porém, algumas pessoas podem apresentar efeitos adversos com seu uso. Você só deve utiliza-los mediante prescrição médica, aonde, durante a consulta, aspectos como esse serão abordados. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  117. Olá,estou usando Omnares à uma semana,e estou tendo dores de cabeça contínua e boca seca,gostaria de saber se é normal,grata.

    ResponderExcluir
  118. Denise: os dados enviados em seu relato não deixam claro que os sintomas citados sejam consequência do uso do medicamento (Omnaris). Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  119. Olá bom dia, me chamo Ana, tenho rinite e estou amamentando, meu filho tem 13 dias, geralmente uso o Avamys, posso usar? Agora que eu estou amamentando?

    ResponderExcluir
  120. Sim, Ana. Você pode fazer uso do Avamys durante o período em que está amamentando. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Olá! Bom Dia!!! Tomei uma benzetacil a 3 dias, posso continuar o uso do Nasonex? Obrigada!

    ResponderExcluir
  122. Sim.Pode manter o uso do Nasonex. Gratos pela visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  123. Anônimo6/5/15 01:45

    Olá, gostaria de saber se a rinite tem alguma relação com ansiedade e tb se os corticosteróides nasais podem ser usados regularmente, muito obrigado pelo blog

    ResponderExcluir
  124. A rinite é uma doença de origem genética (hereditária) Mas, sofre a ação de fatores variados, como por exemplo a ansiedade. Corticóides sob a forma de spray nasal possuem dosagem menor (microgramas), atuam diretamente sobre a mucosa nasal, com menores efeitos colaterais e podem ser usados com segurança a longo prazo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  125. Olá, gostaria de saber se é comum durante uma crise de rinite alérgica, perder a voz e não conseguir respirar, todas as vezes passo por isso já fiz tratamento com otorrino e não sabem dizer o pq disso

    ResponderExcluir
  126. É verdade que a rinite pode provocar inúmeros sintomas e interferir na voz, bem como se acompanhar de alterações respiratórias. Mas não é possível emitir um parecer sobre seu caso sem examiná-la pessoalmente Aconselho que procure um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  127. Olá... Sempre tomei hixizine quando estou com rinite. Agora estou amamentando. Posso tomar sem prejudicar meu bebe?

    ResponderExcluir
  128. Olá Karina, boa tarde. Períodos como a gestação e o aleitamento materno requerem cuidados especiais, pois existem medicações que podem ser utilizadas ou não. Portanto, procure a orientação de um(a) alergista e converse com o(a) pediatra do seu bebê, para que possam orienta-la quanto às medicações . Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  129. Olá, há anos tenho rinite alérgica, passei 4 meses com dores de cabeça infernais por causa desse mal. O médico disse que é porque eu não cuidei da rinite, e também porque fiquei usando neosoro direto durante anos. Ele me prescreveu medicamentos para a rinite e para as dores de cabeça, e está tudo ok, as dores de cabeça foram embora e a rinite está controlada, e parei de usar neosoro. O médico disse que a minha rinite é leve, e me indicou as soluções salinas para cuidar da rinite e descongestionar. Uso nasoclean durante o dia umas 3 vezes para umedecer e descongestionar, e funciona bem, mas durante a noite uso o maresis ou o clinaris, pois só esses descongestionam bem à noite, e só assim consigo dormir. Posso continuar usando maresis ou clinaris toda noite? Não fazem mal? Minhas dores de cabeça não vão voltar? Eles são iguais ao nasoclean?
    Por favor, me tirem essa dúvida, não aguento mais isso na minha cabeça. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Boa noite. As soluções salinas tem por indicação a lavagem nasal, não necessariamente, tratar qualquer processo inflamatório. A rinite, alérgica ou não, requer tratamento não só do sintomas, mas também das causas, para que você consiga se ver livre dela. Toda medicação, até mesmo em soluções fisiológicas, não estão imunes de reações adversas, mesmo que apenas irritativas, então faça apenas o que foi orientado por um médico. Para suas dores não voltarem, você deve manter o acompanhamento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Boa noite, desculpe incomodar novamente, mas acho que não me expliquei muito bem na postagem acima, sobre as soluções salinas. Sim, é claro que estou seguindo o que o médico me prescreveu para a rinite, mas ele disse para mim usar as soluções salinas todos os dias ou soro fisiológico, e não me falou das diferenças das soluções salinas, essa é minha dúvida. Tem alguma diferença do Maresis e Clinaris para o nasoclean? Ambos podem ser utilizados todos os dias? O maresis e o clinaris descongestionam muito mais que os outros, quero saber se posso utilizá-los regularmente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  132. Clinaris e Maresis são produtos similares. Ambos contém Solução de cloreto de sódio 0,9% Atuam fluidificando a secreção nasal, favorecendo sua eliminação. Não causam vício e podem ser utilizados regularmente.
    Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. Olá boa noite sou Rebeca estou fazendo o uso de plurair gostaria de saber se posso continuar o uso gripada

    ResponderExcluir
  134. Olá Rebeca, boa tarde. Processos infeccioso podem ter interações com algumas medicações, portanto, entre em contato com seu (sua) medico(a), para que você seja examinada e orientada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  135. Tenho rinite alérgica será q tenho que fazer essa sirurgia mesmo

    ResponderExcluir
  136. Nil: é preciso definir os fatores envolvidos no aparecimento das infecções repetidas para que se possa decidir em fazer uma cirurgia. O tratamento adequado da rinite alérgica pode resultar em melhora do quadro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  137. Desloratadina associada a dipirona pode causar alergia? Minha filha tem tomado os 2 e tem apresentado quadro de hipotermia e sudorese! Qto tempo esses medicamentos demoram pra sair do organismo?

    ResponderExcluir
  138. Enviei uma pergunta e até hj não obtive resposta.
    Att
    Flavia Leandro

    ResponderExcluir
  139. Flávia: os sintomas que descreve podem ser efeitos colaterais dos medicamentos. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma alergia. Aconselho que entre em contato com o(a) pediatra de sua filha e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta, mas é a segunda vez q ela tem febre, dou a novalgina e depois q passa o efeito da febre, ela fica uns dias com.sudorese e hipotermia.
      Os médicos dizem q pode ser da dipirona, por isso a pergunta se ela poderia ser alergica a dipirona, ou seria apenas um efeito colateral?

      Excluir
  140. Flávia: é com muito carinho que respondemos as dúvidas enviadas ao Blog da Alergia. Mas, infelizmente nem sempre é possível responder rapidamente, uma vez que recebemos comentários, e-mails e consultas através do facebook e twitter, totalizando um número muito grande de solictações. As dúvidas são respondidas por médicos que prestam este serviço voluntáriamente, no intervalo do trabalho. Ficamos felizes em poder prestar este trabalho voluntário à comunidade. Pedimos desculpas pela demora. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  141. Flávia: O seu relato não sugere que sua filha tenha apresentado uma reação alérgoica (imunológica) à dipirona. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa para orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. Rinite alérgica pode causar mau hálito?Obrigada

    ResponderExcluir
  143. O mau háilto (halitose) não é sintoma da rinite alérgica. Sinusites, amigdalites e outras doenças associadas, podem causar halitose. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Olá, meu filho de 4 anos esta com uma tosse (catarro) a uns 5 meses, tivemos obra em casa no inicio do ano. Já tomou medicamento para tosse e nada, a alergista passou remedio para alergia e avamys pro nariz e nada, nesse meio tempo teve infecção no pulmão 2 vezes seguidas, aí mandou fazer uma cintilografia para refluxo, resultado deu
    um pequeno refluxo apenas apareceu uma vez, ela concluiu que é refluxo o problema de tosse e infecção e iniciou o tratamento com Montilium, enfim tomou e nada de nada...agora fui em outra medica pneumologista que disse que ele não tem refluxo afff, dificil essas conclusões disse que é uma rinite e mandou tomar loratadina e no nariz rinossouro e budecort...sinceramente o que faço procuro um otorrino agora...o que acham pode ser rinite.

    ResponderExcluir
  145. Fabiana: o seu relato sugere que possa ser uma rinite, mas não há como cinfirmar diagnóstico pela internet. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  146. Estou há 2 semanas com a espirrar,com coceira no nariz,olhos inchados e a chorar ,acordo várias vezes durante a noite a chorar, já tomei zitromicina, vários antihistaminicos e continuo na mesma,ali as tenho piorado e já não tenho paladar. Agora receitaram-me citramicina. Como vencer isto? !

    ResponderExcluir
  147. O tratamento da rinite deve incluir o tratamento das crises, mas também o controle da doença e a prevenção de novas crises. Por isso, não é possível indicar uma medicação para seu caso, sem examinar pessoalmente. Aconselho que lave as narinas com solução salina (soro fisiológico) para alívio da secreção pós nasal que provoca o sintoma que descreve. E, procure um (a) alergista para orientar seu tratamento de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  148. Gostaria de sabe porque tenho crise alérgica constante ,se tomo vacina alérgica toda semana, só. Semana passada que eu não tomei pois estava com muita cólica e essa semana estou com uma crise brava.
    Por favor responda.
    Meu Email: Rosi_meri_24@hotmail.com
    Já estou tomando uma seringa de 100 toda semana,porque não melhor o?

    ResponderExcluir
  149. Rosi: os dados que envia não são suficientes para emitir um parecer sobre a alergia que descreve. Mas é importante ressaltar que o tratamento de uma alergia necessita vários cuidados, a saber: 1) Uso de remédios - tanto nas crises como para controlar a inflamação e evitá-las. 2) Medidas de controle ambiental contra ácaros em sua casa 3) Cuidados para controlar possíveis fatores agravadores da doença (que variam em cada pessoa) 4) Imunoterapia (vacina para alergia). Por isso, o resultado do tratamento pode ser lento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. Ola. Tomo vacina toda semana e sempre fico muito cansada nariz entupido garganta dói porque isso. Acontece minha alergia e a poeira pelos penas fumaças.
    Josicleide.

    ResponderExcluir
  151. Josicleide: não tenho condições para esclarecer a causa dos sintomas que descreve e nem afirmar se estes sintomas têm relação com as aplicações da vacina, sem conhecer seus dados clínicos, tipo de rinite, fatores agravantes associados, resultado dos testes para alergia, tipo e concentração da vacina, etc. Sendo assim, recomendo que siga as instruções do (a) alergista que a examinou e é muito mais capacitado do que eu para apontar a conduta de tratamento mais adequada para seu caso. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  152. O médico receitou para o meu filho, de nove anos, Omnaris 1xDia e Clinaris 4xdia. ambos para uso contínuo. Meu filho já faz tratamento com vacina há dois anos. Minha pergunta é se devo dar os dois a ele, Omnaris e Clinaris? Os dois são a mesma coisa? Qual é melhor dar antes de dormir?

    ResponderExcluir
  153. Pode usar juntos. Clinaris serve para lavar as narinas. Omnaris atua no controle da doença. evitando novas crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  154. Anônimo3/1/16 00:06

    Olá, boa noite! A três dias comecei com uma coriza amarela, e hoje vou começar a utilizar OMNARIS, que o médico pneumologista me receitou. Mas, na bula dia que "não devo utilizar o medicamento, caso tenho uma infecção não tratada (coriza amarela ou verde) quais ricos eu corro utilizando o medicamento em essa coriza. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  155. Olá Vitoria, boa tarde. Definir se há ou não processo infeccioso apenas pela cor da secreção não é possível. Se há essa dúvida, entre em contato com o médico que prescreveu para ela lhe orientar ou reavaliar. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  156. Anônimo4/1/16 19:33

    Boa tarde, muitíssimo obrigada pela resposta, fico muito grata. O blog é muito bom e fiquei muito contente em encontra-lo, esclarecedor! Vou entrar em contanto com o médico. Obrigada.

    ResponderExcluir
  157. Bom dia! Minha filha de 2 anos e 9 meses faz tratamento de imunoterapia com vacina sublingual e uso contínuo de Nasonex e Fumarato de Cetotifeno. Esse mês começou a usar Leucogen em conjunto. A questão é que, às vezes, é necessário suspender o uso do Cetotifeno pelo Pode-se fazer uso da desloratadina com o Leucogen?
    Obeiga e parabéns pelo blog!
    Camilla

    ResponderExcluir
  158. Camila: Desloratadina pode ser usada em conjunto com Leucogen. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. olá gostaria de saber se renite alérgica causa dor de cabeça

    ResponderExcluir
  160. Os sintomas da rinite alérgica são: espirros, coriza, congestão nasal e coceira em nariz, olhos, ouvidos e garganta. A dor de cabeça não é um sintoma típico da rinite e quando presente pode ser sinal de uma complicação associada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Viviane Martins30/4/16 20:36

    olá! Muito bom o seu blog. Principalmente a atenção com que respondem todas as perguntas. Estão de parabéns! Durante a gestação meu otorrino receitou Plurair para amenizar minhas crises de rinite alérgica. Agora minha bebê tem três meses e mama no peito. Gostaria de saber se posso continuar usando sem riscos ao aleitamento. Marquei consulta, mas só daqui um mês. E a crise está forte. Obrigada.

    ResponderExcluir
  162. Viviane: boa noite. Fique tranquila. Plurais pode ser mantido durante o período da amamentação. Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Um abraço.

    ResponderExcluir
  163. Boa noite. Minha filha tem rinite e a medica prescreveu Budesonide32 , usar de 12/12 hs porem nao preacreveu por quanto tempo.. Como devo usar?

    ResponderExcluir
  164. Olá,
    Tive muitos casos de sinusite ano passado, +/- uns 4 comprovado por TC... Esse ano tive três crises de rinite, que não sei se estão ligadas as sinusites do ano passado! Enfim, gostaria de saber se vocês têm algum especialista para indicar em Curitiba/PR para saber oq pode estar desencadeando essas crises e como controlar! Já fiz tratamentos com corticoide e montelair/singulair.

    ResponderExcluir
  165. Kelly: a medicação citada é para ser mantida em uso contínuo, até a próxima consulta. Mantenha mesmo que a sua filha esteja bem, pois tem o objetivo de controlar a rinite e evitar crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  166. A complicação mais comum da rinite é a sinusite. Por isso, para tratar a sinusite, é essencial controlar a rinite. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Curitiba, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. Janice Rosa24/5/16 10:44

    Olá bom dia! Meu filho de 4 anos estava gripado e com o nariz bastante congestionado, então usei NOEX nele por conhecer o remédio e já utilizá-lo em minha filha de 9 anos, sempre com bons resultados. Acontece que meu filho apresentou reação alérgica e deu várias feridas dentro e fora do nariz. O que eu posso fazer nesse caso? Seria bom lavar com soro? Posso passar alguma pomada? O médico simplesmente me disse que passa...mas estou assustada. Obrigada.

    ResponderExcluir
  168. Janice Bom dia. Você pode utilizar solução salina (soro fisiológico) para lavagens nasais. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  169. Boa noite!!!
    Obrigada pelo blog maravilhoso!!!
    Então estou com um bb de 47 dias e estou amamentando,gostaria de saber se posso fazer uso do VANNAIR 6/200 na falta de ar?

    ResponderExcluir
  170. Nysse: bom dia. Você pode usar o Vannair. Mas, vale ressaltar que não é uma medicação apenas para alívio e sim para tratamento da asma. Por isso, você deve inalar o Vannair todos os dias mesmo que esteja bem para controlar sua doença e evitar as crises de asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário e por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  171. Olá bom dia ... sempre tive problemas c a reniti , mas de umas semanas pra cá acontece algo q n acontecia antes, depois q passa a crise de espirro meu peito fica com chiado e fico c dificuldades p respirar , gostard saber se pode ser algo grave, recentemente terminei um relacionamento e ele descobriu q está com t.b , será que esse chiado pode ser isso, ou é normal da renite ?

    ResponderExcluir
  172. Gih: Bom dia. A rinite parece uma doença simples mas pode provocar muitas complicações. Os chiados não são sintomas habituais da rinite A sua presença pode indicar indica que está se agravando ou que existem outros fatores que possam estar provocando este sintoma. Aconselho que procure atendimento médico na forma de consulta tradicional com um(a) alergista para que seja prientada de forma adequada e segura. Gratos pela visita ao Bloig da Alergia.

    ResponderExcluir
  173. Anônimo4/7/16 15:33

    tenho rinite que resseca no calor e apos o banho quente, qual melhor tratamento ?

    ResponderExcluir
  174. O tratamento da rinite é feito em etapas: 1) medidas de controle do ambiente contra ácaros da poeira 2) medicamentos para alívio (nas crises) e medicamentos para prevenção e controle da doença (for das crises) e imunoterapia (vacina para alergia). Contudo, o médico alergista avalia cada paciente para se definir o tipo de rinite Só assim se poderá afirmar qual o melhor tratamento, pois deve ser escolhido em cada pessoa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Olá, eu já operei de adenóides quando era criança aos 6 anos. tenho alergia a poeira, cheiro de tinta e humidade .
    Minha garganta coça muito eu espirro demais e quando vem essas crises logo fico com cinosite . Um amigo meu me pediu pra usar prednisona comprimido de 5mg pela manhã e outro pela noite durante cinco dias. Esse medicamento fará mal a mim? Umas vez ouvi dizer que esse medicamento faz mal pra quem tem adenóides. Por isso estou com medo de tomar esse remédio

    ResponderExcluir
  176. Bom dia. Adenóides fazem parte do conjunto de amígdalas e são normais na infância, mas na idade adulta involuem e desaparecem. Prednisona é um corticóide e não deve ser usado sem prescrição medica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  177. Bom dia! Eu sempre respirei perfeitamente,nunva havia tido problemas respiratórios. Mas de 2 anos pra cá não tenho mais paz.Tive a primeira "crise" de rinite em 2014 e a partir daí tudo mudou.Além da secreção clara no nariz e garganta,adquiri uma congestão nasal que não passa por nada. Vivo cansada e ofegante. As narinas se alternam para respirar e à noite tampa tudo completamente. Pra dormir estou tomando até Rivotril para não ter que usar gotas vasoconstritores. A sensação que tenho é como se vivesse constantemente com 1 fava de feijão dentro de cada narina.Lavo o nariz com soro fisiológico diversas vezes ao dia,uso o spray busonid pela manhã e à noite, mas não melhora nada. O médico disse que se não tive melhora com o busonid,agora é só cirurgia dos cornetos.Um amigo me falou de um aparelhinho,o Bionase. Vocês conhecem? Existe casos de melhora? Por favor me orientem. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  178. Cláudia Bom dia. Você não refere em seu relato se foi feito um diagnóstico do tipo de rinite que você apresenta. Pelo que entendi, o seu sintoma predominante é a obstrução nasal. Na rinite alérgica a obstrução pode estar presente, mas a queixa mais frequente é de espirros em salva, coriza abundante e clara, bem como coceira no nariz e em algumas pessoas também nos olhos, garganta e ouvidos.
    É importante afastar comorbidades como por exemplo a presença de pólipos nasossinusais. Aconselho que procure avaliação clínica com alergista para que possa identificar melhor o tipo d rinite e assim indicar um tratamento adequado e abrangente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. Boa noite. Tenho rinite alérgica e, quando está atacada, tomo qualquer anti alérgico e já passa facilmente. Meu alergista receitou Paxoral para melhorar a imunidade. O que acham? Posso fazer uso duas, três vezes por ano? Já sou inscrito e acompanho sempre que possível para me orientar melhor com vocês.

    ResponderExcluir
  180. Boa noite. Tenho rinite alérgica e, quando está atacada, tomo qualquer anti alérgico e já passa facilmente. Meu alergista receitou Paxoral para melhorar a imunidade. O que acham? Posso fazer uso duas, três vezes por ano? Já sou inscrito e acompanho sempre que possível para me orientar melhor com vocês.

    ResponderExcluir
  181. Leo: Bom dia. Aconselho que siga as instruções do seu alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. As crises de rinite alérgica podem elevar os índices de glicose? Sou diabética. Tomo insulina, faço a dieta acompanhada pot nutricionista e a glicose fica alta nesse período de crise.

    ResponderExcluir
  183. Os sintomas da crise de rinite alérgica não influem no nível de glicemia da pessoa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  184. Tenho alergia a câmarao,de um tempo pra cá até o cheiro,e como estou morando em condomínio,vez ou outra tem um vizinho fritando,fico com mal está,vômito ...
    Vou na emergência ...
    Mas nunca pergunto o que devo tomar qd isso acontecer,vc poderia me dizer?

    ResponderExcluir
  185. Larielmi Boa tarde. A manifestação da alergia ao camarão não é igual em todas as pessoas. Pode incluir sintomas variados, podendo ser leves e limitados ou agravar envolvendo órgãos e sistemas do corpo humano. Por isso, a orientação de tratamento deve ser feita pessoalmente, após análise criteriosa do seu histórico clínico. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso você more n Rio de Janeiro. Obrigado por visitar o Blog da alergia.

    ResponderExcluir
  186. Meu filho de dois anos tem bronquite cronica e suspeita de rinite
    O nariz dele costuma sagrar do nada direto e as vezes tambem os olhos dele incham do nada e cocam ai eu limpo com soro e desincha mais e do nada mesmo queria saber se rinite provoca sagramento nazal e esse inchasso do nada nois olhos?

    ResponderExcluir
  187. Negra: a rinite pode provocar sintomas nos olhos. Mas é importante avaliar de forma criteriosa, uma vez que o mesmo sintoma pode ter causas diferentes. Aconselho que leve seu filho a um oftalmologista. Se for o caso, encaminhará a um(a) alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  188. Gostaria de saber se posso tomar a vacina para a rinite amamentando? Sofro muito com minha rinite, tenho alergia respiratória a quase tudo...

    ResponderExcluir
  189. Ana Letícia Boa noite A vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) pode ser usada com segurança durante a amamentação. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  190. Boa noite, eu tenho uma dúvida. Caso eu já esteja tomando a vacina, e não apresente resultados no começo, eu posso ir tomando "neosoro" para ir aliviando, até a vacina tomar o seu efeito ?

    ResponderExcluir
  191. Bom dia. Não recomendo. O uso do neosoro causa vício, pode agravar a rinite e interferir na resposta ao tratamento com as vacinas. Recomendo que fale com seu alergista para que oriente de forma adequada e segura Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  192. Muito útil, amei, obrigada!!!


    ResponderExcluir
  193. Bom dia: a sinusite, a pneumonia, bem como a hipertrofia de cornetos podem ser resultantes de uma rinite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu filho.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Bom dia.
    Gostaria de saber se esse aparelho com luz de led que se usa no nariz realmente produz efeito positivo no tratamento da sinusite como diz o comercial dele?

    ResponderExcluir
  195. Olímpia Bom dia Desconheço o aparelho que descreve. Agradeço sua participação e convido que escreva para nosso e-mail informando mais detalhes: blogdalergia@gmail.com

    ResponderExcluir
  196. Dr. Tenho Rinite alérgica a anos, qualquer cheiro diferente(Mofo, Poeira, Perfumes, Cheiros fortes) me fazem ficar com o nariz totalmente congestionado, espirrando e com coceira. Isso me incomoda muito. Já tomei a Vacina ha uns anos atrás, mas nao terminei o tratamento por completo, melhorou, mas voltou tudo denovo. Então a 2 meses decidi retornar ao alergista para voltar o tratamento começando do zero. Estou no terceiro ou quarto mês do tratamento(Segunda dose). No inicio começou bem, porém agora percebi que continuo ficando com alergia mesmo tomando a vacina. O que pode ser? Queria curar isso da minha vida.

    ResponderExcluir
  197. Pedro, bom dia. O tratamento com vacinas tem duas etapas. A fase inicial (onde ainda é mais diluída), chamada fase de indução e a fase de tratamento propriamente dita, chamada de fase de manutenção. Ou seja, a medida que o tratamento se mantém, o resultado se consolida. Mas, aproveito para lembrar que o tratamento da rinite não se resume à vacina. Os medicamentos aliviam e controlam os sintomas. E, as medidas de controle ambiental em sua casa são fundamentais. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno