17 fevereiro 2007

Rinite Alérgica: quem responde é o especialista




1.Como posso diferenciar um resfriado de uma rinite alérgica?
O resfriado comum (gripe) é causado por vírus, na maior parte dos casos. É contagioso e acompanha-se de mal estar, febre, dores no corpo, falta de apetite. A rinite alérgica não é contagiosa, tem origem genética e provocada por fatores variados, como por exemplo, poeira e ácaros; piorando no inverno e nas mudanças de tempo.

2.Porque a rinite é mais freqüente no inverno?
No inverno, algumas situações favorecem as crises da rinite: a temperatura é amena, a umidade ambiental aumenta, em geral há maior desenvolvimento de ácaros.Nestes períodos, é comum que as pessoas fiquem mais tempo dentro de suas casas, o que aumenta o contato com os ácaros.Além disso, ocorrem mudanças bruscas de temperatura, que podem provocar a congestão nasal. Gripes e viroses são mais comuns, contribuindo para piorar a rinite.

3. É verdade que os remédios de nariz podem fazer mal?
Em casos de congestão nasal repetida e crônica, algumas pessoas tendem a usar "gotas nasais" para alívio da obstrução. No entanto, se estes medicamentos são usados por tempo prolongado, tendem a provocar um entupimento cada vez mais intenso, terminando por desenvolver vício, o que faz com que a pessoa necessite cada vez mais do uso. Além disso, com o passar do tempo, podem provocar também diminuição do olfato e aumento da pressão arterial.Converse com o médico para que ele ajude a abandonar o uso das gotas nasais.

4.O que é respiração bucal?
Chama-se de respiração bucal, quando a pessoa acostuma-se a respirar com a boca aberta (ou semi-aberta) para compensar a congestão do nariz, que impede uma respiração normal. Um exemplo comum é durante um resfriado ou gripe. Entretanto, nos casos de rinite onde a respiração bucal pode se instalar por tempo prolongado, termina por irritar a garganta podendo provocar pigarro, ressecamento, amigdalites ou faringites repetidas. Em crianças, provoca também diminuição do apetite, sono agitado e ainda causa o aparecimento de alterações dentárias, como a dentição protusa ("dentuço"). Pode provocar também o aparecimento de deformidades do tórax. A criança (ou o adulto) dorme mal durante a noite, não tendo um repouso adequado e durante o dia fica sonolenta ou agitada, desatenta, prejudicando seu humor e seu rendimento na escola (ou no trabalho).

5.O que é “aumento das adenóides”?
Adenóides são chamadas popularmente de "carne no nariz", mas este não é um têrmo adequado pois nem ao menos se situam no nariz. Adenóides são amígdalas situadas na região que fica por trás do nariz, perto da comunicação com o ouvido e que aumentam muito em algumas crianças alérgicas. Só podem ser vistas em radiografias da face realizadas em perfil. O aumento das adenóides pode piorar a rinite, provocar roncos noturnos, respiração bucal e as crianças costumam babar no travesseiro à noite.

6.A rinite pode piorar a asma?
Sim. A rinite e a asma são doenças que possuem características semelhantes em muitos aspectos. Além disso, a via respiratória se prolonga em harmonia desde o nariz até os pulmões em total continuidade. Por isso, uma das complicações da rinite é a piora ou provocação da asma. É muito importante que se dê atenção aos sintomas nasais, para que se possa melhorar a asma. Em alguns casos a rinite provoca sinusite, que por sua vez, complica a asma.

7. Quais as consequências da rinite?
O nariz é o órgão alvo da alergia respiratória, sendo o responsável não só pelos sintomas da rinite, como pelos reflexos causados pela doença. A partir da rinite, pode haver comprometimento dos olhos, ouvidos, seios da face, faringe, laringe, traquéia e pulmões. Por isso, a
inflamação repetida da mucosa nasal na Rinite Alérgica pode resultar em uma série de problemas, como por exemplo: conjuntivite, otite, sinusite, faringite, laringite, traqueíte, pneumonia e asma. Muitas vezes uma criança com alergia respiratória faz muitas infecções, ficando constantemente encatarrada, necessitando uso repetido de antibióticos. Além dsso, a rinite pode provocar alterações da voz, olfato, apetite, paladar e audição.

8.O que fazer para prevenir a rinite alérgica?
É importante é pesquisar as causas da rinite. Como na maior parte das vezes há participação da poeira e dos ácaros, recomenda-se manter a casa arejada, combater a poeira e os ácaros (ver dicas). Além disso, é importante tomar cuidados com a alimentação, praticar esportes ou atividades físicas como as caminhadas, não fumar e tomar bastante líquidos. O acompanhamento com médico especialista em Alergia é importante para controle dos sintomas e melhora da doença.

9. Toda rinite é alérgica?
Não. A rinite pode ter outras causas, não alérgicas, como por exemplo: irritativas (vasomotora), medicamentosas (causada por remédios), hormonal (causada por hormônios, como por exemplo na gravidez), etc.

10.Vacinas antialérgicas tem bom efeito na rinite?
Sim. A imunoterapia específica, popularmente conhecida como vacinas para alergia, é muito eficaz no tratamento da rinite alérgica, pois induz a diminuição da sensibilidade aos agentes inalantes provocadores das crises. Devem ser preparadas pelo alergista de acordo com os resultados do teste, usando material (extrato) padronizado e de maneira individual para cada paciente. O uso das vacinas é demorado e permite um controle mais adequado da rinite alérgica.

Dicas:
- A alergia é uma doença crônica, e deve ser tratada não apenas nos momentos de piora, mas de forma preventiva - mesmo quando se está bem.
- A pessoa alérgica deve aprender o que pode fazer no caso de apresentar crise. No entanto, o fato de aprender a manejar a própria doença não significa que se deve automedicar-se!
- É preciso aprender as medidas de controle do ambiente, limpeza da casa, etc, mas na maior parte dos casos, não há necessidade de se estabelecer proibições descabidas. O alérgico bem orientado pode ter uma vida normal, mas o ideal é que seja orientado pelo médico especialista. brincar livremente!





Você tem mais alguma dúvida?

Envie para nosso e-mail e fale diretamente com os médicos

da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Teremos prazer em responder.




Estas perguntas e respostas foram extraídas do livro:

Alergia Nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz,

de autoria de Fátima Emerson e Nelson Guiilherme Cordeiro - Editora Manole, 2006.






96 Dê sua opinião:

bruno disse...

Sou personal trainer e posso afirmar que as crise de rinite dos meus clientes têm melhorado 90% quando mudam de piscinas tratada com cloro para piscinas tratadas com ozônio. Sugiro uma matéria sobre o assunto. O sistema que a academia que eu frequento utiliza é Panozon (www.panozon.com.br)

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bruno: anotamos sua sugestão e prepararemos um texto sobre o tema sugerido. Obrigado e volte sempre.

Anônimo disse...

Tomei uma dose unica de cortisona com efeito que perdurou 21 dias e notei o surgimento de alguns dos sintomas listados no seu artigo sobre o assunto.

Gostaria se pudessem dizer se esses efeitos desaparecem com o tempo e comentar sobre as possibilidades de reverter esses efeitos.

Grata

mariseane disse...

PARABÈNS, gostei muito do blog ,pois voçês me esclareceram muitas dúvidas em relação á asma e a renite pois minha filha e meu esposo são alergicos e meu sobrinho tem a danada da lingua geografica e graças a vocês eu adquiri conhecimentos que não tinha, com certeza irei divulga esse blog para os meus amigos e com certeza Já estou adicionando aos meus favoritos .OBRIGADO GALERA E CONTINUEM ASSIM ,POIS VOCÊS FAZEM MUITA DIFERENÇA.

Equipe PGRJ disse...

Mariseane: ficamos felizes em saber que nossos objetivos estão sendo alcançados. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ. Obrigado pela visita e volte sempre para nos visitar.

Anônimo disse...

Meu filho tem 1 mês de vida, com 10 dias de nascido notei um roncado no nariz dele, já coloquei soro fis., salsep, e nao melhora. pode ser o ambiente do quarto? pode ser secreçao ainda do parto? hoje com 1 mes notei que aumentou a congestao nasal nele. me ajudem!!! alexandre

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alexandre: bebês recém nascidos podem ter secreção sem significar que sejam alérgicos. De qualquer forma, recomenda-se que o ambiente do quarto seja conservado diariamente, evitando bichos de pelúcia, almofadas e objetos que acumulem pó. A amamentação ao seio materno também é valiosa na prevenção da alergia. Aconselho que mantenha o uso do soro fisiológico e que entre em contato com o pediatra para que indique melhor conduta para seu caso. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá!
Sei que algumas formas de tratamento para rinite alérgica faz uso de corticóides. Gostaria de saber se esse tratamento pode fazer com que a pessoa ganhe peso ou tenha alguma alteração na pele?
Grata.
Fran

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fran: os corticóides usados no tratamento da rinite alérgica são para uso intra-nasal, ou seja, utilizados sob a forma de sprays. Estes corticóides são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que auem diretamente na mucosa nasal sem efeitos danosos no resto do organismo. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

cacaustralia disse...

amei...
Estarei indo essa semana na Policlinica pra fazer um teste e tentar achar uma maneira de amenizar minhas crises...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cacau: seja bem vinda. Esperamos poder orientá-la a controlar sua alergia e viver com mais qualidade. Obrigado por sua visita.

Anônimo disse...

A rinite pode causar sangramentos nasais (geralemte noturnos) em uma criança de 4 anos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa dos sangramentos noturnos apresentados pelo seu filho sem examinar pessoalmente.Aconselho que o leve a um alergista para orientar seu caso. Atenciosamente, Dra. Fátima Emerson

Anônimo disse...

tenho medo que as amidalas do meu filho aumente muito ele tem 2anos e 5 meses.
ele tem adenoide eas as amidalas estao grandes.
ele esta tomando astra600mg.
quantos dias que ele tem que ter melhora?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O motivo mais comum de aumento das amigdalas e das adenóides é a rinite alérgica. Por isso, tão importante quanto tratar a infecção é tratar a alergia que origina o problema. Adenóides são um tipo de amigdalas encontradas normalmente em qualquer criança, mas que podem aumentar nos casos de rinite. Em geral, as adenóides regridem na adolescência, deixando de ser significativas nos adultos. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

Olá, ótimo site, vocês estão de parabéns!
Meu filho de 7 meses está com sintomas de rinite há 5 meses, e somente agora começamos uma tratamento para alergia. Porém ele apresentou alergia cutânea com os medicamentos indicados pelo pediatra. Estou pensando em levá-lo ao homeopata. Como vocês enxergam o tratamento homeopático para este tipo de alergia?
Obrigada, um grande abraço
Juliana

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: nosso trabalho se baseia nos consensos médicos nacionais e internacionais publicados sobre o tratamento da rinite alérgica, que não incluem a homeopatia. Obrigado por sua visita.

Anônimo disse...

MINHA FILHA TM 4 ANOS E 8 MESES,USA VACINA DE ALERGIA,A UM ANO,MAS TEM CRISES SEMPRE COM MUITA TOSSE E AS VESES COM MUITA SECREÇAO NO NARIS,E AS VEZES PEITO CHIANDO,TUDO ISSO É SINTOMAS DA RENITE?OQ DEVO FAZER?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não podemos afirmar a causa dos sintomas de sua filha através de aconselhamento por e-mail. Para isso, seria necessário analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e examinar pessoalmente. Lembro que a rinite alérgica é uma causa frequente de sintomas pulmonares, como tosse, chiados, podendo evoluir para asma (ou bronquite). Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dela pois a conhece bem e poderá responder de forma mais adequada. Escreva para nosso email e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

luciana luna disse...

Bom dia a todos

Tenho uma filha de dois anos e nove meses.Ela vem fazendo um tratamento para rinite alérgica há 9 mêses com vacinas , spray nasais e antialérgicos. Ela com essa idade já teve 4 pneumonias, 3 Otites, 16 viroses, um ezantema, e quatro amigdalites, ou seja já fui em vários médicos e ela não melhora com todos esses tratamentos. Ela continua com suas crises alérgicas. Com isso não teve aumento de peso , pois é uma criança de dois anos e nove meses com 11 kilos.
Essa semana fiz um exame de sangue para Imunoglobina Ige total, Hemograma, IGE especifica p fungos, IGE poeria somiciliar(H2) IGE para blomia tropical, imunoglobina IGG e IGA.
Hoje farei o raio X do seio da face e RX Crowm.
Não aguento mais minha filha tomando tantos remedios e continiua com suas tosses fortes e catarros. Ou ela foi diagnostica erradamente e tem mais coisas além da Rinte ou estamos tendo falta de sorte.
Preciso da ajuda de vcs, pois não aguentamos mais tantos sofrimentos.
Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luciana: a rinite alérgica é uma doença que parece simples, mas não o é. Pode provocar muitas complicações, incluindo as infecções repetidas, como as descritas por você. A imunoterapia (vacina para alergia) é uma grande arma no tratamento da rinite. Envie um e-mail para nós e remeteremos para você a cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". obrigado pela visita.

mirna disse...

Meu nome é mirna cristina PELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!!
por favor me ajudem estou com tosse, e muita secreção(tipo clara de ovo) a mais de 1 mês e meio, o médico com quem faço tratamento já me receitou, xaropes de vários tipos, antibióticos (secreção purulenta), prednisona e noex, no período em que usei a prednisona por 5 dias houve uma significativa melhora inclusive na tosse, a sinusite tb melhorou sem dor de kbça ou nariz obstruido, assim que acabou a medicação 4 dias de descanço e de novo a tosse e a secreção e o xiado no peito e a dor do lado direito abaixo da mama. não tive feber, so tosse e muita dor, as vezes não consigo nem se quer segurar a urina. estou enlouquecendo, não durmo mais. me ajuda!!! me sinto uma cobaia toma essa medicação que vai resouver.... e não vejo melhora. não tenho tapetes so uma cortina fina no quarto que minha empregada lava de 15 em 15 dias. tenho histórico de bronquite, asma (usei bombinha por muitos anos, não uso mais- Aerolin) e sinusite. a casa tb é toda arejada de cerâmica, meu marido vive com o ventilador ligado sente muito calor isso pode estar atrapalhando? me ajudem por favor já não sei mais o que fazer, estou quase ficando sócia da farmácia, nunca havia gastado tanto com medicamento como agora. ME AJUDEM, O QUE FAÇO??? TENHO PLANO DE SAÚDE E JÁ PROCUREI MÉDICOS ALERGISTAS E AINDA NÃO OBTIVE SUCESSO, ME AJUDEM POR FAVOR... OBRIGADA MIRNA CRISTINA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mirna: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não sei como posso ajudá-la através de um aconselhamento por e-mail. O seu relato sugere que você possa ser portadora de uma rinite alérgica. É importante que se faça uma avaliação de sua história clínica, história familiar, outras patologias associadas, condições ambientais, etc. para que se possa estabelecer um diagnóstico e assim indicar o tratamento mais indicado. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos seu contato.

Aiko disse...

Estou usando berotec a 2 meses na inalaçao,por motivo da asma,esse medicamento pode causar reaçao alergica na pele,tipo coceira e bolinhas vermelhas no corpo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ako: é muito raro que Berotec provoque coceira na pele.Obrigado por sua visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Caros senhores, tenho rinite e na última consulta ao otorrino, receitou-me aminovac, entretanto, este medicamento ao que parece foi retirado do mercado. Alguém pode me informar se existe um medicamento substituto.
Paulo Henrique

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Paulo Henrique: desconheço a informação solicitada. Aconselho que procure um alergista que poderá formular uma vacina (imunoterapia) específica para seu caso.Obrigado pela visita.

Adalisa disse...

Olá pessoal, meus parabéns pelo blog!!!

Eu tenho rinite alergica, já tive crises fortes da inflamação, mas seria normal sentir todos os dias uma secreção clara e nariz um pouco intupido? Acho estranho, porque é direto, não tenho paz com isso, as vezes me atrapalha até de me alimentar por causa da secreção que vai pra garganta!!! Muito esquisita esta rinite não acham?? E quase não espirro é mas a secreção...aff...não sei o q fazer!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adalisa: o fato de estar mantendo sintomas é sinal de que sua rinite não está controlada e que necessita tratamento. Aconselho que procure um alergista e assim possa controlar sua rinite, passando a dormir bem e acordar sem problemas.
Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a rinite, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz" envie um e-mail (blogdalergia@gmail.com)e enviaremos a cópia em PDF para você.

mácia disse...

Olá, boa noite.Minha filha tem três anos...há um ano ela apresenta todos os meses, sem excessão,amigdalites e sinusites, os médicos sempre prescrevem antibióticos...ela iniciou tratamento para rinite alérgica: está tomando singulair baby, rilan spray e vacinas para alergia há dois meses, ainda não obteve melhora...gostaria de saber se esse tratamento é mesmo eficaz...o uso de tantos antibióticos não a deixará cada vez mais debilitada e suscetível à infecções mais sérias, pois as infecções vêm cada vez piores? Não sei o q fazer mais, não quero mais dar este tipo de medicamento para minha filha, mas estou sem alternativa, a homeopatia pode ajudar?...Agradeço qualquer observação quanto ao caso dela!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mácia: não posso emitir um parecer específico sobre a sua filha pois para isso seria necessário conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Mas, gostaria de fazer algumas considerações; 1) o tratamento da rinite varia em cada pessoa pois depende do reconhecimento dos fatores agravantes (que são diferentes em cada paciente). 2) o efeito da imunoterapia é lento, pois se inicia com diluições maiores e progressivamente atingirá o objetivo do tratamento.3) o controle ambiental é importante para que se possa diminuir a inflamação nasal. 4) Os medicamentos variam de acordo com cada caso. Antibióticos são úteis para combater as infecções. Se a rinite é controlada, não serão mais necessários. Por favor, escreva para nosso email para que eu possa enviar uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, esta ótimo! Fiz o exame video faringo laringoscopia e o resultado foi uma rinosinusopatia alérgica, fiz também vários testes para saber se tenho alergias e deu positivos para todos! Antes dos resultados dos exames minha médica prescreveu OMNARIS diariamente à noite e não fiz uso da medicação por medo de ficar dependente. Ao retornar com a alergista com os resultados dos exames a mesma disse que eu deveria fazer uso continuo das "gotas nasais" e aconselhou-me a fazer tratamento com imunoterapia. A minha insegurança é quanto ao uso da solução nasal. O que eu faço? Obrigada. Roseane.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roseane: não tenha medo - Omnaris não causa dependência. Trata-se de um corticóide para uso intranasal. É formulado em doses mínimas (microgramas) de forma que seja absorvido diretamente na mucosa nasal sem causar efeitos no resto do organismo Por isso pode ser usado por longo tempo sem problemas. Entenda que não é um remédio aliviador. Atua combatendo a inflamação nasal e assim controla a rinite evitando crises.
Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

OLÁ,

PARABENIZO A EQUIPE DO BLOG DA ALERGIA PELO BELO TRABALHO.

PRECISO DE UMA ORIENTAÇÃO: MINHA ESPOSA ESTÁ FAZENDO TRATAMENTO PARA ALERGIA E A ALERGISTA RECOMENDOU 10 DOSES DE UMA VACINA. HOJE, DIA 14 DE FEVEREIRO, ELA IRIA TOMAR A 7ª DOSE. ACONTECE QUE ONTEM ELA ESTAVA NO DIA FÉRTIL E MANTIVEMOS RELAÇÃO SEXUAL SEM PROTEÇÃO.

DAI SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL O PROCEDIMENTO A TOMAR?
* ADIAR A 7ª DOSE DA VACINA E DAR CONTINUIDADE AO TRATAMENTO APÓS A CHEGADA DA MENSTRUAÇÃO?
* SEGUIR O TRATAMENTO NORMALMENTE?
* INTERROMPER O TRATAMENTO?
* O QUE FAZER?

NÓS IREMOS AGENDAR UM RETORNO COM A ALERGISTA. NO ENTANTO, GOSTARÍAMOS DE UMA SEGUNDA OPINIÃO.

GRATO,

EDIVALDO DAMASCENO
BELÉM DO PARÁ

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Edivaldo: a imunoterapia específica com aeroalérgenos não precisa ser interrompida no caso de uma gestação. A alergista que trata de sua esposa poderá orientá-la sobre os cuidados que deve tomar, caso engravide. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

Poxa, descobri esses dias que tenho rinite. To desesperada,tenho uma febre rotineira, toda semana pelo menos dois dias da semana tenho febre. Procurei um otorrino e descobri que tenho rinite alérgica. MInha cabeça dói, meu rosto incha, fico rouca, meu ouvido coça, já tomei corticóide,tomo desalex e uso avamis, mais nada faz passar essa rinite. Socorro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento da rinite alérgica deve incluir também a pesquisa de fatores agravantes do problema. Além disso, é fundamental tratar a alergia que origina a doença. Aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento em conjunto com o otorrino. Escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos uma cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz".

Ivone disse...

Parabéns pelo vosso blog!! Aprendi imenso. Sofro de rinite alérgica e gostaria de saber se a minha bebe de 4 meses esta propensa a contrair esta doença chata..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ivone: a rinite alérgica é uma doença de origem genética (hereditária) mas não significa que todos na família terão obrigatoriamente a rinite. Não há como prever. Cuide do ambiente e combata os ácaros em sua casa. Estimule uma vida saudável e uma alimentação natural para sua filhinha. A amamentação também tem efeito protetor. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa Noite, minha filha tem 2 anos e meio e tem rinite alergica, so que ultimamente com o inverno ela tem piorado muito está com muita tosse, quando ela corre tem muita tosse também, e so consegue controlar quando faço inalação com soro e berotec, será que ela tem asma também?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse é um sintoma que pode acompanhar tanto a asma como a rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio de Janeiro, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar sua filha e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

MInha filha está em crise de rinite e o medico falou q devo utilizar salsep ou soro fisiologico p lavar as narinas...gostaria de saber se os dois tem o mesmo resultado..ou se o salsep tem algo mais q ajude a descongestionar!!!Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Salsep tem função semelhante ao soro e serve para lavar narinas. Com o passar do uso - em conjunto com outras medidas de tratamento - auxilia a descongestionar e a diminuir o incômodo causado pela rinite alérgica. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz", escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Primeiramente parabéns pelo blog, é muito bom!

Gostaria de obter umas informações, tenho rinite alérgica e estou me tratando com vacina, tomo xarope (Dexmine) e uso soro nasal (busonid) além de tomar singulair já dura 2 meses o tratamento no entanto eu ainda sinto o sintoma, ou seja, sai uma secreção clara que fica na garganta e me incomoda demais,por não obter resultado estou com vontade de abandonar o tratamento, sei que tenho rinite e minha dúvida é a seguinte: será que existe um tratamento que possa eliminar 100% os sintomas ou eu sempre vou senti-los mesmo tomando as medicações prescritas pela alergista? se tiver desaparecimento dos sintomas com quanto tempo de tratamento posso ver o resultado esperado quando se usa a medicação para esta doença?

sim eu tenho alergia a inalantes e a alguns alimentos mas os evito na medida do possível ...

outra dúvida,tenho alergia a gema do ovo, mas a clara não, segundo o teste alérgico que fiz, só que fico com receio de comer a clara e ter alguma reação!

será que é seguro comer a clara do ovo já que eu tenho alergia a gema?

bom é isso se puder me esclarecer estas dúvidas agradeço desde já! Obrigada por sua atenção!

Att. irany

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Irany: o tratamento da rinite é eficaz porém é longo, necessitando persistência e disciplina. Mas, a rinite não tem cura total, já que se trata de uma doença de causa genética. O tratamento permite o controle da doença e uma vida normal ao seu portador.Quanto à orientação alimentar, se não há alergia comprovada, você pode ingerir o alimento, mas lembro que o seu alergista é a pessoa mais adequada para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

gostaria de obter informacoes sobre a vacina pra rinite,resido no japao,sofro muito com as crises,anoite nao consigo dormir,pois meu nariz congestiona por completo,os medicamentos q o medico me recomendou nao sinto melhora alguma!!por favor gostaria de saber se tem como me remeterem essa vacina ao japao!?? pois o medico me falou q no japao nao existe vacina contra rinite.....grata pela atencao

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia (vacina para alergia) não é padronizada. É feita baseada nos dados obtidos através da história clínica de cadaa pessoa (anamnese), exame físico e testes alérgicos. Por isso é essencial a presença do paciente para elaborar sua fórmula. Além disso,trata-se de um tratamento longo - cerca de 2 a 5 anos. O paciente deve retornar para consultas periódicas com o alergista para análise de sua resposta ao tratamento. Havendo necessidade serão feitas modificações na diluição da vacina (imunoterapia) e em sua formulação. Sendo assim, não há como realizar o tratamento à distância, como deseja. Aconselho que procure um alergista na localidade onde mora para orientar seu caso. Agradecemos sua visita e aproveitamos a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Boa noite!
Tenho uma filha de 11 anos que é DM1 e faz uso de corticóide ( Vannair ) há 3 anos. Descobrimos a DM1 no início desse ano. Tenho observado que quando ela não faz uso do corticóide, a glicemia fica quase em valores normais.
Será que o corticóide que causou a DM1? Ela poderia ter glicemias normais se deixasse de usá-lo?
Atenciosamente!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso repetido de corticóides sistêmicos (em forma de gotas, comprimidos, xaropes e injeções) pode influenciar no controle do diabetes. O uso inalado (como é o caso do Vannair) não leva a este efeito pois é formulado em doses mínimas (microgramas) que atuam direto sobre a mucosa pulmonar, com mínimos efeitos mo resto do organismo. Estes medicamentos podem ser utilizados por diabéticos sem problemas. Pelo contrário, a asma sem controle e as crises mais fortes levam a uma maior necessidade do uso do mais frequente do corticóide sistêmico, alterando o controle do diabetes. É possível controlar as duas doenças. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Sou alérgica, e tomo Loratadina sempre que tenho crise, foi indicação da´prórpia medica, porém no começo do tratamento a medicação era muito eficaz, porém já na faz mal nenhum efeito. Que outro rem´dio posso tomar, já que este não faz efeito? Maria Inês

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Mariana disse...

Oi, eu tenho rinite alérgica e aplico soro fisiológico no nariz e nao resolve mais. Estou pensando seriamente em abandonar o uso durante algum tempo para nao ficar dependente. Posso substituir o uso do medicamento por caminhadas, exercícios?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariana: as lavagens com soro fisiológico são uteis para auxílio no tratamento da rinite alérgica. Mas, não têm efeito de controle sobre a doença. O fato de não melhorar com uso do soro indica que necessita de um tratamento mais completo para sua rinite. As atividades físicas são excelentes, mas não atuam como tratamento específico para a rinite. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso queira receber uma cópia do nosso livro sobre a Rinite escreva para nosso e-mail: blogdalergia@ gmail.com

ewerton lucas disse...

olá,gostei da postagem e a minha pergunta vem do remedio dexmine,minha mãe tomou esse comprimido e resolveu a sua rinite alérgica e agora ela está sentindo ums sintomas extranho quando vai dormir mal estar e batimentos fracos podem me responder muito abrigado espero a resposta"

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dexmine é uma medicação que combina duas substâncias: um antialérgico e um corticóide. Mas, não há como afirmar a causa dos sintomas apresentados por sua mãe sem avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua mãe e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de parabenizar pelo blog que tem ajudado muita gente a esclarecer duvidas.

Eu tenho rinite desde os 11 anos agora tenho 26
e ela se tornou cronica pois sinto seus sintomas todos os dias, mesmo tomando comprimidos e usando o Sorine. Mas o que eu gostaria de saber é o que faz causar mal halito em quem tem rinite, e se há uma forma de eliminar esse sintoma. Trabalho com muitas pessoas e tenho tido problemas com o mau halito provocado pela rinite. Uso anticéptico, escova, fio etc. tenho certeza que não é problema de má higiene. Por Favor me ajude!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O simples fato de ter rinite alérgica não é causa de halitose. É preciso avaliar seu caso, conhecer seus dados clínicos para poder apontar a causa do problema. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog.

Emília Moreire de Matos disse...

prá mim o pior de tudo é a tosse que só pára quando eu levanto,aí escorre o nariz ,quando pára de escorrer a tosse também pára .Mas é só me deitar que a tosse volta e é terrível

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Emília: você tocou num ponto importante da rinite que é a tosse. Poucas pessoas sabem que a rinite pode provocar tosse. O sintoma resulta do gotejamento pós nasal da secreção e tem piora noturna. Obrigado pela colaboração.

Anônimo disse...

Boa noite, gostaria de saber quem trata a renite alergica, estou piorando cada vez mais, e tenho crises fortes de falta de ar é muito ruim, preciso de ajuda.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O médico alergista está capacitado para tratar a rinite alérgica. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e teremos prazer em enviar para você a cópia do nosso livro: "Alergia nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita.

Anônimo disse...

MEU FILHO TEM 1 ANO E 6MESES...O PEDIATRA PASSOUN SINGULAIR BABY POR 3MESES..PARA CONTROLE DA OBSTRUÇÃO NASAL ,AS VEZES RESPIRA PELA BOCA,PRURIDO NASAL E NOS OLHOS...PODE DAR POR 3 MESES

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Singulair é uma medicação usada no tratamento de controle da asma e da rinite alérgica e pode ser usado por tempo prolongado, com segurança. Gratos por sua visita.

Gisele disse...

Olá tenho rinite alérgica, o meu sintoma é basicamente espirrar, mas é um espirro mau cheiroso o meu otorrino me receitou plurair, porém quase não uso pois me causa mais incômodo, meu nariz coça e espirro bastante quando uso. Este final de semana fui para a casa do meu noivo e ele havia passado verniz nas portas da casa, senti bastante dor de cabeça, não espirrei mas tive sangramentos nasais um no sábado, outro no domingo e um terceiro hoje, esses sangramentos são sintomas da rinite? Pergunto por que já tive outros episódios de sangramento. Desde já sou grata.

Equipe PGRJ disse...

Gisele: o sangramento nasal pode ocorrer se a mucosa estiver sensível ou devido a fatores irritativos, mas não é um sintoma típico da rinite alérgica. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”, escreva para o e-mail blogdalergia@gmail.com Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

tenho um filho de 1 ano e 3 meses e a 3 meses o seu nariz escorre sem parar o pediatra disse que ele tem adenoide e rinite ...é normal essa coriza toda a hora saindo do nariz dele e qual especialista devo procurar para me ajudar ele não dorme bem perde a respiração e ronca muito fora que está com o nariz assado de tanto limpar estou aguniada com essa situação.....................

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas que descreve sugerem que seja uma rinite alérgica: aconselho que leve seu filhinho a um alergista. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite alérgica: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Ha 3 anos tenho uma secrecao clara, tipo clarinha de ovo, ela evolui a cor, verde ou amarela, mas somente quando fico gripado ou algo do tipo. porem a cosntancia eh a secrecao todos os dias, parei de trabalhar e outras coisas pq nao da para ta cuspindo o tempo todo, isso encomoda demais minha vida. ja fiz videolaringospia e nao deu em nada, fiz cultura e nao deu nada de bacteria ou algo do genero. todos os meus dias eu cuspo frequentemente pq essa secrecao se forma na garganta, sinto que ela desprende da garganta. enfim, nao tenho plano de saude e nao sei o que fazer. Obs: sempre tomei bastante suplemento, mas nao sei se isso seria uma ligacao. aguardando ajuda

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como indicar tratamento para um caso complexo como descreve através da internet. Não há relação entre o uso de suplementos e o aparecimento de rinite alérgica. No Rio de Janeiro, alguns hospitais públicos oferecem tratamento de qualidade no setor de Alergia, a saber: Hospital Pedro Ernesto (Vila Izabel), Hospital Gafree Guinle (Tijuca), Hospital Servidores (Praça Mauá), Hospital da UFRJ (Ilha do Fundão), entre outros. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa noite!
Minha filha de 1 ano e 11 meses está com dificuldades para respirar a noite, tudo começou com uma tosse que só vinha a noite, ela tossia tanto que acordava vomitando, passou mais de 1 mês assim, levei-a a três pediatras diferentes e só o que eles me receitavam eram xaropes e hixizine, depois ela começou a não conseguir respirar pelo nariz (inspirava pela boca e expirava pelo nariz formando uma espuma de saliva na boca) teve amigdalite ficou internada pois não tomava os antibioticos orais (vomitava-os)tomou corticoide e antibiotico na veia e fez nalação com berotec. Melhorou. Porém menos de um mês depois voltou tudo de novo inclusive a amigdalite. Tomou cefaclor. sairam as placas da garganta mas a respiração continua dificil. o otorrino receitou NOEX, mas estou com medo de dar e ela ficar dependente.NOEX é corticoide? o Leucogem e singulair também podem servir para o caso dela? estou pensando em usar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os medicamentos corticóides em forma de spray nasal, do tipo do Noex não causam dependencia pois são formulados em doses mínimas (microgramas) para atuar na mucosa nasal sem os efeitos colaterais dos corticóides habituais. Mas estes medicamentos não são aliviadores. Atuam a longo prazo e por isso devem ser usados por tempo prolongado, mesmo que a criança melhore. Não recomendo que utilize os medicamentos citados (Leucogen e Singulair) sem orientação médica. Vale lembrar que tratar a rinite alérgica não se resume a usar remédios. A sua filha deve ser examinada por um médico alergista para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento. O pediatra poderá indicar um profissional de sua confiança. Caso ele não tenha esta indicação, você pode localizar um alergista no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa tarde! O site é excelente e esclarecedor! :-)
Tenho rinite alérgica e sempre piora com baixa umidade do ar. Estou morando em uma cidade isolada, com baixíssima umidade do ar (no verão chega a 25% por vários dias). Meu nariz sempre fica seco e 'queima' por dentro, sangrando quase o tempo todo, mesmo trabalhando dentro de casa. Tenho consultado vários médicos e todos dizem que tudo está normal e passa logo. Cheguei a ficar 20 dias com o nariz sangrando. Como a maioria das medicações aqui é controlada, mesmo algo simples como dipirona, não posso comprar nada além de soro fisiológico para limpar as crostas de sangue que secam por dentro. Semana passada, comecei a ter febre, um cansaço inexplicável e uma dor forte na parte de trás do nariz ao engolir qualquer coisa, até saliva. O sangramento parou, só quando tiro o catarro que vem sangue junto.Minha colega me disse que estou roncando. Nao consigo dormir profundamente, acordo com dor se engulo minha própria saliva. Estou preocupada com o que pode ser isso!! Sempre tive hábitos saudáveis, não fumo nem bebo, nunca tive doenças graves. O que posso fazer para aliviar os sintomas até que possa ir num médico de fora daqui, algo como 3 semanas?

Muito obrigada!
Cris

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cris: compreendo sua dificuldade e gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível orientar um tratamento sem fazer o diagnóstico e para isso, é necessário examiná-la pessoalmente. A rinite nem sempre tem causa alérgica e a identificação do tipo de rinite é essencial para indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Minha filha de 5anos desde que nasceu tem muitas gripes eate agora sempre ataca muito a garganta o medico me disse que ela tem amidlite e esta fazendo um tratamento com benzetacil mas a uns dois meses tem uma tosse que tem catarros ele pediu raiox do pulmai e da fase nao tem nada mas ele disse que ela tem alergia do po mas da febre nela febre nao e alta sera que pode ser da alergia mesmo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que sua filha possa ter uma rinite alérgica. Aconselho que a leve a um médico alergista para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para ela. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

ola boa noite vejo que o blog é ético e compromissado parabéns!!a cerca de uns três anos atras meus olhos começaram a coçar muito e ficar com uma sensação de areia nos olhos esses sintomas apareçem logo pela manhã quando acordo,estava achando que era alergia a maquiagem e parei de usar mais os sintomas persistiam, e apareçeu uma bolinhas pequenas dentro do olho nas palpebras inferiores fui ao oftalmologista e ela me disse que era uma alergia e que eu teria de descobrir ao que era me passou um colirio antialérgico PANTANOL para usar durante um mês,quando usei os sintomas aliviaram bastante,um belo dia dormi com o vetilador ligado e quando acordei que lavei o rosto meus olhos começaram a inchar e ficar vermelho,fui um susto enorme,fui a farmacia comprei normalmente o colirío e usi cerca de alguns minutos os olhos começaram a desinchar mais dai em diante a luta começou,os olhos ficam sempre irritados qualquer coisa incha se saio n rua e volto eles ficam vermelhos se limpo a casa tirando a poeira eles ficam inchados ficam orriveis,e coçam muito,fui ao alergista e ela passou ensames de sangue,para ver se tinha alergia a po caseiro,pelo de animais fungos segundo ela so deu uma leve alergia ao acaro,me passou loratadina e um spray nasal avamys 27,5mcg,estou usando a quinze dias mais até agora não melhorei, na primeira semana não sentir nada mais agora estou sentido muita dor de cabeça so de um lado e uma sensação de latejamento dentro do nariz, ,não sei se é por causa da poeira pois aonde moro é seco e tem muita poeira,me ajudem o que devo fazer estava lendo um texto sobre a renite alergica e tenho alguns sintomas so que eu não fico espirrando so os meus olhos que incham fico resfriada se beber agua gelada a noite e se passar muito tempo no ar condicinado,pego gripe do outros com muita facilidade.o que devo fazer agora que medico pode me ajudar um otorrino?sera que estou com renite alergica ao acaro?me ajude pois a alergista não me esclareçeu nada.aguardo a resposta desde de ja agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite alérgica é a causa mais comum da conjuntivite alérgica. Para melhorar a queixa ocular, é essencial tratar de forma integrada (rinite e conjuntivite) para obter melhores resultados. O tratamento é lento e não depende apenas do uso de remédios, exigindo disciplina e persistência. Não acho que seja uma boa atitude trocar de médico pois pode interferir no raciocinio e impedir um diagnóstico adequado. Recomendo que retorne ao alergista, exponha sua preocupação e suas dúvidas e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

obrigada.estou aprendendo muito no blog e tirando duvidas!!!!!PARABÉNS

Anônimo disse...

olá boa noite!que médico especialista devo procurar para tratar uma conjutivite alergica?seria um oftalmo ou alergista?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os médicos especialistas em Alergia e em Oftalmologia estão capacitados a tratar da conjuntivite alérgica. Contudo, como é comum que se associe com a rinite alérgica, o alergista poderá fazer uma abordagem mais ampla. Gratos por sua visita.

nadja disse...

Adorei a matéria, muitas de mimhas dúvidas foram esclarecidas, para béns pelo blog

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado Nadja. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

carolina miranda disse...

Boa noite minha filha de 4 anos tem rinite alérgica gostaria de saber se e normal com o escesso de tosse vir a falta de ar ou ate a criança engasgar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse tem graus de intensidade variados. Dependendo do estimulo e da idade, pode gerar os sintomas narrados.
Converse melhor com seu médico.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite, tenho 18 anos e desde dos 13 anos sofro com rinite alergica, tenho dois cachorros e eles ficam dentro de casa, e desde quando comecei a sofrer de alergia faço o uso do Naridrin 12 horas, já fui ao otorino e me passou o uso de Vannair 200 mg e sigma clav e predsim, mas queria era largar o Naridrin mas não consigo... toda vez que tenho crise vou ao médico sigo tudo correto mas sempre volta e lá vai eu fazer tudo de novo outra vez... e não dou conta de ficar longe do meus cachorros...
Muito bom o blog !
Obrigada,
Júlia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Julia: o tratamento da rinite alérgica não se resume a tomar remédios. É importante pesquisar os fatores associados e controlar o ambiente em que vive. Naridrin contém nafazolina. Esta substância pode aliviar a obstrução nasal de início, mas com o tempo, provoca vício, agrava a obstrução e impede a melhora da rinite. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

Renato Boró disse...

Boa noite. A alguns mêses atrás meu filho ficou doente e no meio do problema comecei a apresentar falta de ar que foi diagnosticada como asma, já havia tido a anos atrás mas passou sozinha, dessa vez foi muito mais forte. meu médico receito a bombinha vannair + corticoide, realmente funcionou fiz um processo de 15 dias diminuindo a carga de corticoide e deu certo. O problema é que agora parece que quando uso a bomba a falta de ar vem, acordo bem e após alguns minutos depois de usar a bombinha, começa a falta de ar que vai diminuindo com o passar do dia. Posso ser alérgico a algum princípio do remédio e devo parar de usar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renato: o seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação ao medicamento causada por alergia. Mas, não é possível emitir um parecer pela internet. Para afirmar o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente e conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que o oriente. Gratos por sua visita

SONIA MARA LUCAS BACK disse...

Boa noite. Estou pesquisando há alguns dias e encontrei seu blog. Estou muito frustrada e angustiada com minha situação. Sofro com crises de tosse desde muito pequena. Agora, ja com 34 anos elas só pioram. Não fumo. Sou professora. Ano passado meu otorrino falou q tenho traqueíte. Estou agora em meio a uma crise. Sinto muita falta de ar. Tusso absurdamente por longos períodos quase sem intervalo. Ja desmaiei inclusive. Tem um catarro clarinho muito resistente e persistente (acredito ser como o de clara de ovo no qual fala a matéria) preciso cuspir muito. Estou realmente desesperada. Não há tratamento q resolva. Por favor, me indiquem algum especialista. Qual seria meu caso.. asma? Rinite? Bronquite?.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sonia:não é possível fazer diagnostico pela internet. A rinite alérgica é uma causa de tosse e de traqueíte, mas para afirmar se é o seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. caso more no Rio de janeiro, estamos ao seu dispor para atendê-la e prestar esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se rinite alérgica faz o rosto inchar ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite alérgica não incha o rosto. Gratos pela visita.

Sandra Haddad disse...

Bom dia,
As informações no blog me foram muito preciosas . Agora com a chegada do inverno devo aumentar a vigilância pois possuo asma . Gostaria de saber quais são os alimentos que devo evitar nas horas de crise de renite alérgica?? Obrigada Sandra Haddad SP 24.06.14

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sandra: é rara a influência alimentar na asma em adultos. É recomendada uma dieta saudável, fibrasl legumes, frutas verduras, com menor ingestão de açucares, gorduras e carboidratos. Procure ter hábitos saudáveis: vida ao ar livre, caminhar, tomar sol diariamente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”.

aline santos disse...

Rinite alérgica causa dores de cabeça forte?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A rinite alérgica pode causar cefaleia. Converse com seu médico pois as dores de cabeça são multifatoriais.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...