Pular para o conteúdo principal

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E ASMA

Uma respiração correta é indispensável ao bem estar geral e tem como função básica, levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico. O diafragma é o principal músculo da respiração. A musculatura do tórax superior deve estar relaxada para que aconteça a distribuição de ar em todas as áreas do pulmão.


O asmático apresenta um bloqueio inspiratório ou seja, ele usa para respirar mais a parte superior do tórax e apresenta uma diminuição do movimento da caixa torácica inferior com o diafragma tendo sua função invertida. Com o passar dos anos, esta respiração errada provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do tórax podendo ocasionar o surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão sub-mamária, tórax em tonel, entre outras.Promove também como conseqüência alterações da coluna vertebral.


Ao final, o paciente entra num círculo vicioso no qual a respiração inadequada piora a postura e a postura inadequada piora a respiração. Além disso, algumas pessoas adquirem o hábito de respirar com a boca aberta, o que também contribui para piorar estes transtornos pois este tipo errado de respiração produz uma diminuição de oxigenação pulmonar e contribui para a piora da asma.


A Fisioterapia respiratória utiliza técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo. Promove também a reeducação diafragmática e funcional respiratória. O método de Reeducação Postural Global (RPG) está sendo utilizado modernamente em conjunto com a fisioterapia respiratória, visando uma reestruturação da postura e da respiração ao mesmo tempo.


O objetivo do tratamento fisioterápico é melhorar o condicionamento físico do asmático, proporcionando uma readaptação gradativa aos esforços físicos e encorajando o paciente a participar de atividades físicas em geral. Só assim a pessoa asmática poderá, não apenas controlar sua doença mas melhorar sua qualidade de vida.

Comentários

  1. leite faz mal para bromquite?

    ResponderExcluir
  2. Não. O leite deve ser evitado apenas pelas pessoas comprovadamente alérgicas a este alimento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. meu filho ta com asma,que tipo de exercicio fisico é bom para ele

    ResponderExcluir
  4. Laryssa: para escolher a atividade física é preciso considerar: 1)idade 2) preferência 3)tipo de asma 4) grau de controle da doença. Por isso, não há como orientar sem conhecer os dados clínicos e sem examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. bom dia, meu nome é mirian; meu filho tem 12 anos é atleta, joga futbol; vejo grande difilculdade na sua respiração; pois cansa muito. Sendo que sua repiração é utlizada pela boca. já fiz exames de coração, como eletrocardigrama e ecocardiograma; graçãs a DEUS, nada acusou. o que fazer? pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Aconselho que leve seu filho a um alergista para investigar a causa da respiração bucal, se tem rinite ou outra alergia respiratória que possa ocasionar o cansaço aos esforços.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Vocês estão de parabéns! Sou fã do Blog, pois lá em casa todos somos alérgicos e com as dicas aprendemos muito a lidar com nossa alergia!!! Parabéeennsssss!!!!!

    Bjs,


    Vanessa Mello

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Vanessa. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Gratos pela sua visita

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Antunes25/9/12 19:18

    Boa tarde, gostaria de obter orientação e/ou encaminhamento para tratamento de minha filha de 6 anos, que apresenta alégias respiratórios consecutivas sempre acompanhadas de edemas na face e orelhas, urticárias nos braços, costas, pernas, algumas vezes não consegue caminhar devido a dores nas articulações do joelhos e edema nos pés. Já a encaminhamos a 3 alergistas, fez vários exames de sangue (IGE) que deram na sua maioria normais (a última alergista/CLÌNICA ALERGOAR), chegou a conclusão de que minha filha é alégica a estabilizantes/conservantes/acidulantes e quando entra em crise respiratória e seu ´sistema imunológico fica fragilisado ela tbm faz crise alimentar, porém memso com restrição de alimentos industrializados, continua fazendo crises. O que podemos fazer? A Alergista nos disse pra preocurarmos um centro de pesquisa/tratamento de alergias. Eu e minha esposa estamos meio que perdidos. Desde já muito obrigado pela atenção e esperamos uma orientação se possível.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo: Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para orientar, é essencial examinar sua filha pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. gostaria de saber se vocês fazem fisioterapia respiratória em criança.

    ResponderExcluir
  12. Fábio: é possível fazer fisioterapia respiratória em qualquer idade e para isso existem técnicas adequadas e específicas nos casos de crianças pequenas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. claudia coelho3/2/15 11:30

    Gostaria de indicação sobre locais no Rio ( Centro ou Zona Sul) que realizem fisioterapia respiratoria. No caso, tem 84 anos, com DPOC e realiza exercicios em casa.
    Agradeço a orientação e acrescento minha admiração pelo trabalho voluntário e utilissimo do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Claudia: para se informar sobre locais de tratamento em fisioterapia respiratória, sugiro que se informe no CREFITO RJ http://www.crefito2.gov.br/servicos-online/cidadaos/consultas-sobre-profissionais-239.html ou na Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Aferj) (21) 9969-5611 / (21) 9104-4129 Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber onde encontro uma boa fisiotarapia respiratoria no rj?

    ResponderExcluir
  16. Wilma: existem diversos centros de tratamento em fisioterapia respiratória. Sugiro que entre no site do CREFITO RJ e peça esta informação. http://www.crefito2.gov.br/servicos-online/cidadaos/consultas-sobre-profissionais-239.html ou na Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Aferj) (21) 9969-5611 / (21) 9104-4129 Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno