25 dezembro 2006

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E ASMA

Uma respiração correta é indispensável ao bem estar geral e tem como função básica, levar o oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico. O diafragma é o principal músculo da respiração. A musculatura do tórax superior deve estar relaxada para que aconteça a distribuição de ar em todas as áreas do pulmão.


O asmático apresenta um bloqueio inspiratório ou seja, ele usa para respirar mais a parte superior do tórax e apresenta uma diminuição do movimento da caixa torácica inferior com o diafragma tendo sua função invertida. Com o passar dos anos, esta respiração errada provoca um desequilíbrio de toda a musculatura do tórax podendo ocasionar o surgimento de deformidades torácicas como: peito de pombo, peito escavado, depressão sub-mamária, tórax em tonel, entre outras.Promove também como conseqüência alterações da coluna vertebral.


Ao final, o paciente entra num círculo vicioso no qual a respiração inadequada piora a postura e a postura inadequada piora a respiração. Além disso, algumas pessoas adquirem o hábito de respirar com a boca aberta, o que também contribui para piorar estes transtornos pois este tipo errado de respiração produz uma diminuição de oxigenação pulmonar e contribui para a piora da asma.


A Fisioterapia respiratória utiliza técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento dos músculos do corpo. Promove também a reeducação diafragmática e funcional respiratória. O método de Reeducação Postural Global (RPG) está sendo utilizado modernamente em conjunto com a fisioterapia respiratória, visando uma reestruturação da postura e da respiração ao mesmo tempo.


O objetivo do tratamento fisioterápico é melhorar o condicionamento físico do asmático, proporcionando uma readaptação gradativa aos esforços físicos e encorajando o paciente a participar de atividades físicas em geral. Só assim a pessoa asmática poderá, não apenas controlar sua doença mas melhorar sua qualidade de vida.

16 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

leite faz mal para bromquite?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não. O leite deve ser evitado apenas pelas pessoas comprovadamente alérgicas a este alimento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Laryssa disse...

meu filho ta com asma,que tipo de exercicio fisico é bom para ele

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Laryssa: para escolher a atividade física é preciso considerar: 1)idade 2) preferência 3)tipo de asma 4) grau de controle da doença. Por isso, não há como orientar sem conhecer os dados clínicos e sem examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que trata dele. Gratos por sua visita.

Reinaldo Candido disse...

bom dia, meu nome é mirian; meu filho tem 12 anos é atleta, joga futbol; vejo grande difilculdade na sua respiração; pois cansa muito. Sendo que sua repiração é utlizada pela boca. já fiz exames de coração, como eletrocardigrama e ecocardiograma; graçãs a DEUS, nada acusou. o que fazer? pode me ajudar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que leve seu filho a um alergista para investigar a causa da respiração bucal, se tem rinite ou outra alergia respiratória que possa ocasionar o cansaço aos esforços.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Vocês estão de parabéns! Sou fã do Blog, pois lá em casa todos somos alérgicos e com as dicas aprendemos muito a lidar com nossa alergia!!! Parabéeennsssss!!!!!

Bjs,


Vanessa Mello

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado, Vanessa. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Gratos pela sua visita

Rodrigo Antunes disse...

Boa tarde, gostaria de obter orientação e/ou encaminhamento para tratamento de minha filha de 6 anos, que apresenta alégias respiratórios consecutivas sempre acompanhadas de edemas na face e orelhas, urticárias nos braços, costas, pernas, algumas vezes não consegue caminhar devido a dores nas articulações do joelhos e edema nos pés. Já a encaminhamos a 3 alergistas, fez vários exames de sangue (IGE) que deram na sua maioria normais (a última alergista/CLÌNICA ALERGOAR), chegou a conclusão de que minha filha é alégica a estabilizantes/conservantes/acidulantes e quando entra em crise respiratória e seu ´sistema imunológico fica fragilisado ela tbm faz crise alimentar, porém memso com restrição de alimentos industrializados, continua fazendo crises. O que podemos fazer? A Alergista nos disse pra preocurarmos um centro de pesquisa/tratamento de alergias. Eu e minha esposa estamos meio que perdidos. Desde já muito obrigado pela atenção e esperamos uma orientação se possível.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rodrigo: Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para orientar, é essencial examinar sua filha pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Fabio Fernandes disse...

gostaria de saber se vocês fazem fisioterapia respiratória em criança.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fábio: é possível fazer fisioterapia respiratória em qualquer idade e para isso existem técnicas adequadas e específicas nos casos de crianças pequenas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

claudia coelho disse...

Gostaria de indicação sobre locais no Rio ( Centro ou Zona Sul) que realizem fisioterapia respiratoria. No caso, tem 84 anos, com DPOC e realiza exercicios em casa.
Agradeço a orientação e acrescento minha admiração pelo trabalho voluntário e utilissimo do Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudia: para se informar sobre locais de tratamento em fisioterapia respiratória, sugiro que se informe no CREFITO RJ http://www.crefito2.gov.br/servicos-online/cidadaos/consultas-sobre-profissionais-239.html ou na Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Aferj) (21) 9969-5611 / (21) 9104-4129 Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

Wilma Mello disse...

Gostaria de saber onde encontro uma boa fisiotarapia respiratoria no rj?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Wilma: existem diversos centros de tratamento em fisioterapia respiratória. Sugiro que entre no site do CREFITO RJ e peça esta informação. http://www.crefito2.gov.br/servicos-online/cidadaos/consultas-sobre-profissionais-239.html ou na Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Aferj) (21) 9969-5611 / (21) 9104-4129 Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...