Pular para o conteúdo principal

COMO APROVEITAR SUA VIAGEM DE FÉRIAS COM SAÚDE

Como é bom sair de férias! Após um ano de trabalho duro ou de muito estudo, chega o momento de poder esquecer do relógio, das obrigações e compromissos. Planejar as férias já é o primeiro passo de prazer: viajar? Passear na nossa própria cidade, sem lenço e sem documento? Visitar amigos ou parentes que não se vê há tanto tempo? Ir para um hotel nas montanhas ou para a praia? O dólar está alto... Dá para viajar para o exterior? Mas, só não esqueça de planejar também a saúde e os cuidados com a alergia para poder aproveitar melhor seus merecidos momentos de lazer.

Férias em casa
Aproveite a oportunidade para observar os pontos que podem ser melhorados no controle do ambiente de sua casa. O seu quarto está precisando de uma arrumação? Você tem acumulado coisas desnecessárias com o passar do tempo?
- Areje a casa, deixe janelas abertas. Verifique se existe algum foco de umidade ou mofo. Os travesseiros e colchões estão encapados?
- Desfaça do excesso de papéis, revistas e livros. O ambiente do quarto
deve ser gostoso, sem objetos desnecessários que acumulem o pó.Se tiver estantes no quarto, mande colocar portas de vidro que protejam da poeira.
- Saia da rotina: programe atividades ao ar livre:caminhadas, passeios, diariamente.

Férias em hotéis
Conheça o hotel com antecedência. Se não for possível, ao fazer reservas, pergunte:
- sobre a localização do hotel, se é um local ensolarado nessa época do ano
- a construção é antiga ou moderna?
- possui carpetes?

E lembre-se de levar seu travess
eiro já encapado e seu edredon.

Férias em casas de veraneio
Em primeiro lugar, é importante saber se a casa fica fechada a maior parte do tempo ou se alguém a habita. Providencie:
- Peça que alguém faça uma boa limpeza e areje a casa antes de sua chegada

- Leve com você um plástico tipo napa ou
protetores impermeáveis para os colchões
- Leve um travesseiro (já forrado) e sua própria roupa de cama
- Não use roupas pessoais, de banho ou de cama que estejam guardados em armários nessas casas fechadas, mesmo que não tenham cheiro de mofo
.

Férias em casa de parentes
Se você tem intimidade para passar alguns dias de férias com um parente, certamente poderá conversar de forma clara, para evitar aborrecimentos futuros. Procure saber as condições da casa: - o quarto que você ocupará é acarpetado?
- Alguém é fumante?
- Existem animais na casa?
Mas... o bom convidado é aquele que procura não alterar a rotina do anfitrião. Se tiver dúvidas quanto à convivência com as pessoas, é melhor não se impor, modificar os planos e manter a amizade.


Férias no exterior
Procure conhecer previamente as condições climáticas do local para onde você irá viajar. Mas, atenção: nem sempre o asmático piorará em locais frios.
De uma maneira geral, os locais muito frios são mais secos e bem tolerados.
Ao contrário, locais com praia, de clima mais ameno podem ser muito úmidos e p
rovocar sintomas. Na realidade, cada pessoa tem suas características individuais e por isso não vale uma regra geral que sirva para qualquer um.

Dicas importantes
- Converse com seu médico para que ele lhe oriente um plano de ação durante as férias
- Leve seus remédios de uso contínuo para controle da asma . Se possível, leve uma quantidade maior, para o caso da sua viagem se prolongar.
- Leve remédios de alívio para o caso de surgir alguma crise

- Informe-se sobre o local onde há atendiment
o de pronto socorro ou se o seu plano de saúde atende em algum hospital específico na cidade que escolhida para passar as férias.


Boas Férias!

Comentários

  1. Muito boas as dicas. Aliás, o Blog do Cejunior vai fazer um link para esse artigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que bom. Agradecemos sua divulgação. É muito importante que as pessoas aprendam a manter suas atividades e não deixar que a alergia atrapalhe suas vidas. Obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/7/14 11:11

    Olá, meu nome é Raquel, tenho bronquite e faço nebulizações com soro fisiológico, com intuito de "colocar para fora a secreção" que após a noite (período em que não estou tossindo) parece secar e ficar pior para sair, apenas tossindo. (Demora mais e a tosse não para). Uso broncodilatador apenas quando sinto que meus bronquios estão inchados, caso contrario somente o soro fisiológico para secreção. Meu pai diz que fazendo nebulizações vou secar meu pulmão. Gostaria de saber se é verídico que uma nebulização sem boncodilatadores ou algum outro remédio, sem ser o soro fisiológico seca o pulmão?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Raquel: o fato de fazer nebulização não seca os pulmões. Mas, aproveito para lembrar que nebulizar com broncodilatador não trata sua asma (ou bronquite) e não impede que se agrave. Escreva para nosso e-mail e envio a cópia do livro sobre Alergia onde falamos sobre o tratamento correto da asma. Tratar não se resume a aliviar crises. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns, o blog é muito bom! Esclareceu muitas duvidas. Um abraço. Walter

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Walter! As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito para convidá-lo a assinar o Blog da Alergia e passar a receber nossos textos diretamente em seu email.

    ResponderExcluir
  7. Oi gostaria de saber se posso fazer a nebulização com agua para injeção?

    ResponderExcluir
  8. Juliana: a nebulização deve ser feita com soro fisiológico. Evite nebulizar com água destilada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma dúvida pessoa que teve avc tem alguma contra indicação nebulizacao

    ResponderExcluir
  10. Michel: a nebulização é um método de inalação utilizando um compressor que pode ser de jato ou ultrassônico. Os efeitos deste tratamento dependerão do tipo, dose e tempo de uso das medicações utilizadas no procedimento. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  11. Olá. Fiz o teste de alergia e detectou cloreto de cobalto. No entanto, estou tendo problema para identificá-lo em meus cosméticos. Preciso que me ajudem. Como aparece nos cosméticos e alimentos?

    ResponderExcluir
  12. Fátima Boa noite. Cloreto de cobalto em rótulos pode ser também: Cobalt Blue, Cobaltous Chloride ou Cobalte chloride. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde!
    Senti um pouco de falta de ar é um chiado no peito, usei 5 gotas de Berotec com soro no inalador, quando terminei, fiquei tremendo e o coração batendo mais rápido e mais forte, uma sensação muito ruim. Isso é normal??

    ResponderExcluir
  14. Antonio Carlos Boa noite Os sintomas que descreve parecem ser um efeito colateral do broncodilatador( Berotec) Sugiro que entre e contato com seu médico e peça que oriente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno