16 dezembro 2006

COMO APROVEITAR SUA VIAGEM DE FÉRIAS COM SAÚDE

Como é bom sair de férias! Após um ano de trabalho duro ou de muito estudo, chega o momento de poder esquecer do relógio, das obrigações e compromissos. Planejar as férias já é o primeiro passo de prazer: viajar? Passear na nossa própria cidade, sem lenço e sem documento? Visitar amigos ou parentes que não se vê há tanto tempo? Ir para um hotel nas montanhas ou para a praia? O dólar está alto... Dá para viajar para o exterior? Mas, só não esqueça de planejar também a saúde e os cuidados com a alergia para poder aproveitar melhor seus merecidos momentos de lazer.

Férias em casa
Aproveite a oportunidade para observar os pontos que podem ser melhorados no controle do ambiente de sua casa. O seu quarto está precisando de uma arrumação? Você tem acumulado coisas desnecessárias com o passar do tempo?
- Areje a casa, deixe janelas abertas. Verifique se existe algum foco de umidade ou mofo. Os travesseiros e colchões estão encapados?
- Desfaça do excesso de papéis, revistas e livros. O ambiente do quarto
deve ser gostoso, sem objetos desnecessários que acumulem o pó.Se tiver estantes no quarto, mande colocar portas de vidro que protejam da poeira.
- Saia da rotina: programe atividades ao ar livre:caminhadas, passeios, diariamente.

Férias em hotéis
Conheça o hotel com antecedência. Se não for possível, ao fazer reservas, pergunte:
- sobre a localização do hotel, se é um local ensolarado nessa época do ano
- a construção é antiga ou moderna?
- possui carpetes?

E lembre-se de levar seu travess
eiro já encapado e seu edredon.

Férias em casas de veraneio
Em primeiro lugar, é importante saber se a casa fica fechada a maior parte do tempo ou se alguém a habita. Providencie:
- Peça que alguém faça uma boa limpeza e areje a casa antes de sua chegada

- Leve com você um plástico tipo napa ou
protetores impermeáveis para os colchões
- Leve um travesseiro (já forrado) e sua própria roupa de cama
- Não use roupas pessoais, de banho ou de cama que estejam guardados em armários nessas casas fechadas, mesmo que não tenham cheiro de mofo
.

Férias em casa de parentes
Se você tem intimidade para passar alguns dias de férias com um parente, certamente poderá conversar de forma clara, para evitar aborrecimentos futuros. Procure saber as condições da casa: - o quarto que você ocupará é acarpetado?
- Alguém é fumante?
- Existem animais na casa?
Mas... o bom convidado é aquele que procura não alterar a rotina do anfitrião. Se tiver dúvidas quanto à convivência com as pessoas, é melhor não se impor, modificar os planos e manter a amizade.


Férias no exterior
Procure conhecer previamente as condições climáticas do local para onde você irá viajar. Mas, atenção: nem sempre o asmático piorará em locais frios.
De uma maneira geral, os locais muito frios são mais secos e bem tolerados.
Ao contrário, locais com praia, de clima mais ameno podem ser muito úmidos e p
rovocar sintomas. Na realidade, cada pessoa tem suas características individuais e por isso não vale uma regra geral que sirva para qualquer um.

Dicas importantes
- Converse com seu médico para que ele lhe oriente um plano de ação durante as férias
- Leve seus remédios de uso contínuo para controle da asma . Se possível, leve uma quantidade maior, para o caso da sua viagem se prolongar.
- Leve remédios de alívio para o caso de surgir alguma crise

- Informe-se sobre o local onde há atendiment
o de pronto socorro ou se o seu plano de saúde atende em algum hospital específico na cidade que escolhida para passar as férias.


Boas Férias!

10 Dê sua opinião:

Carlos Emerson Junior disse...

Muito boas as dicas. Aliás, o Blog do Cejunior vai fazer um link para esse artigo.
Abraços.

Dra. Fatima Emerson disse...

Que bom. Agradecemos sua divulgação. É muito importante que as pessoas aprendam a manter suas atividades e não deixar que a alergia atrapalhe suas vidas. Obrigada e volte sempre.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Raquel, tenho bronquite e faço nebulizações com soro fisiológico, com intuito de "colocar para fora a secreção" que após a noite (período em que não estou tossindo) parece secar e ficar pior para sair, apenas tossindo. (Demora mais e a tosse não para). Uso broncodilatador apenas quando sinto que meus bronquios estão inchados, caso contrario somente o soro fisiológico para secreção. Meu pai diz que fazendo nebulizações vou secar meu pulmão. Gostaria de saber se é verídico que uma nebulização sem boncodilatadores ou algum outro remédio, sem ser o soro fisiológico seca o pulmão?

Agradeço desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Raquel: o fato de fazer nebulização não seca os pulmões. Mas, aproveito para lembrar que nebulizar com broncodilatador não trata sua asma (ou bronquite) e não impede que se agrave. Escreva para nosso e-mail e envio a cópia do livro sobre Alergia onde falamos sobre o tratamento correto da asma. Tratar não se resume a aliviar crises. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, parabéns, o blog é muito bom! Esclareceu muitas duvidas. Um abraço. Walter

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado Walter! As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito para convidá-lo a assinar o Blog da Alergia e passar a receber nossos textos diretamente em seu email.

Juliana Arguileh disse...

Oi gostaria de saber se posso fazer a nebulização com agua para injeção?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: a nebulização deve ser feita com soro fisiológico. Evite nebulizar com água destilada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Michell BiachiRodrigues disse...

Tenho uma dúvida pessoa que teve avc tem alguma contra indicação nebulizacao

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michel: a nebulização é um método de inalação utilizando um compressor que pode ser de jato ou ultrassônico. Os efeitos deste tratamento dependerão do tipo, dose e tempo de uso das medicações utilizadas no procedimento. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...