Pular para o conteúdo principal

Entendendo como os medicamentos controlam e previnem a asma


Atualmente, existem dois principais tipos de medicamentos considerados efetivos para o tratamento da asma: as chamadas medicações de “controle” de uso prolongado e aquelas para o “alívio” rápido dos sintomas .
O tipo de medicação necessária e as suas respectivas doses dependerão de uma avaliação inicial da gravidade de sua doença. O tratamento moderno da asma baseia-se numa estratégia gradual, tipo passo a passo: quando sua asma estiver pior, você poderá aumentar a dose do medicamento ou modificar o tratamento. Quando houver melhora, na maioria das vezes você poderá reduzir a dose ou retornar à medicação anteriormente utilizada. Porém, é importante que você sempre consulte seu médico antes de modificar o medicamento prescrito.
Os medicamentos de controle de uso prolongado são preventivos e devem ser tomados diariamente. Eles auxiliam você a alcançar e manter o controle de seus sintomas de asma. Como exemplos temos:
· Antileucotrienos (Singulair)
· Corticoesteróides inalatórios (Pulmicort, Busonid, Flixotide, Fluticaps, Miflonide, Miflasona, Beclort, Clenil, Beclosol, Beclort, Alvesco)
· Broncodilatadores de longa duração (Serevent, Fluir, Foradil, Formocaps)
· Estes últimos são comumente associados aos corticosteróides inalatórios, sendo esta combinação reconhecida atualmente como o mais efetivo tratamento para asma (Seretide, Symbicort,Alenia, Foraseq )
· Xantinas (Talofilina, Bamifix)
Os medicamentos de alívio são usados para tratar os sintomas de asma quando estes estão presentes. Eles aliviam os sintomas de asma rapidamente, e em geral são utilizados apenas nas crises. Exemplos:
· Broncodilatadores Beta2-agonistas de curta duração (como Aerolin, Aerogold, Berotec, Bricanyl)
· Anticolinérgicos (Atrovent)
· Corticosteróides orais (como a Prednisona, Prednisolona)
A inflamação dos pulmões exerce um papel crítico na asma e por isso as medicações anti-inflamatórias como os corticosteróides inalatórios são as mais efetivas para o controle prolongado da doença. Estes medicamentos são eficazes e seguros, prevenindo o aparecimento dos sintomas da asma, normalizando a função pulmonar, além de possibilitar a prevenção de
problemas irreversíveis dos pulmões.


Quando procurar um especialista
O médico especialista em asma poderá diagnosticar e ensinar mais sobre a sua doença, além de ajudar na elaboração de um plano de tratamento. Você deverá procurar um alergista se houver
dificuldade em alcançar ou manter o controle de sua asma, como nas situações abaixo:
· Se você teve uma crise de asma muito grave que o colocou em risco de vida
. Se você não consegue alcançar o controle da asma após 3 a 6 meses de tratamento, ou seu médico acha que você não está respondendo ao tratamento atual.
· Se você tem sintomas respiratórios incomuns ou de difícil diagnóstico.
· Se você tem outras doenças alérgicas ou respiratórias associadas como rinite alérgica e/ou
sinusite que complicam sua asma ou seu diagnóstico.
· Se você necessita de mais exames diagnósticos para determinar a gravidade de sua asma ou determinar a causa de sua doença.
· Se você quiser maiores informações sobre o seu tratamento e/ou sobre medidas educacionais para um melhor uso dos medicamentos e evitar os fatores desencadeantes das crises de asma.
· Se você for um candidato à imunoterapia (vacinas anti-alérgicas)
· Se você tem asma grave persistente.
· Se você tem que usar corticosteróides orais ou altas doses de corticosteróides inalatórios
continuamente.
. Crianças com asma moderada ou grave, ou que começaram a usar medicamentos de controle de uso prolongado, também deverão ser encaminhadas a um especialista.


Tratando sua asma em parceria com o seu médico
Pessoas que cuidam ativamente de sua própria saúde tendem a ser mais saudáveis. Isto é especialmente verdadeiro para as pessoas com asma. Um relacionamento franco e a comunicação freqüente com o médico permitirá um ajuste do tratamento de acordo com suas necessidades individuais, propiciando um melhor controle da sua asma e do alcance das metas e expectativas traçadas no plano terapêutico inicial. Este plano deverá, quando necessário, envolver sua família, escola ou trabalho.



Lembre-se:


· Procure um diagnóstico preciso para sua doença, assim que for possível.
· Faça em conjunto com seu alergista um plano de ação diário por escrito para o controle dos seus sintomas de asma.
· Controle seu ambiente, evite os fatores desencadeantes conhecidos
· Siga o plano de medicação prescrito pelo seu médico. Comunique seu médico sobre possíveis
problemas relacionados aos medicamentos em uso.
· Monitore sua resposta ao tratamento.
· Comunique-se com seu médico

Comentários

  1. OI gostaria de saber se existe um horário exato para tomar o remédio prednisona pois meu esposo não consgue fazer que ele diminua suas dores por favor se poder me ajude ass Eliane n de oliveira

    ResponderExcluir
  2. Eliane: gostaria de ajudar, mas a pessoa mais indicada para orientar sobre o horário da medicação é o médico de seu esposo pois conhece o seu caso, tipo de corticóide, dose utilizada, tempo de uso, etc. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela sua atenção valeu beijos Elane n de olivera

    ResponderExcluir
  4. Minha filha tem alérgia e cansa com uma certa frequência, já fez uso de vários medicamentos, como:BEROTEC, ATROVEN, DEXAMETASONA, KOIDE,BUSONID,CLENIL,BRICANIL,FUMARATO DE CITOTIFENO,E SUB-LINGUAL, atualmente faz uso de PREDSIN. GOSTARIA DE SABER QUAIS OS DANOS A SAÚDE DELA, POIS ELA RECLAMA SEMPRE DE DOR NO PEITO, DIZ QUE O CORAÇÃO ESTA DOENDO, QUANDO EU COLOCO A MÃO EM SEU PEITO REALMENTE O CORAÇÃO DELA ESTÁ MUITO ACELERADO,MESMO SEM ELA ESTÁ TOMANDO O MEDICAMENTO.

    ResponderExcluir
  5. A maior parte dos medicamentos que cita são aliviadores, ou seja, aliviam sintomas, mas não tratam a asma. É importante que o tratamento englobe também: 1) pesquisa e controle de causas, 2) controle ambiental contra ácaros 3) tratamento controlador, 4) educação familiar sobre a asma 5) imunoterapia (nos casos de alergia) 6) reabilitação respiratória (fisioterapia respiratória). Os remédios são seguros para o tratamento, mas não bastam: é preciso combater os fatores agravadores da asma.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  6. MEU FILHO TE 1 ANO E 1 MÊS PESA 9,500KG.a MEDICA DELE ME DEU UM MEDICAÇAO QUE CHAMA SIGMAIV,MAS ESQUECEU DE POR A DOSE DIARIA .QUAL SERIA A DOSE PARA ELE QUANTOS ML?..OBRIGADA

    ResponderExcluir
  7. Ana:a dose da medicação varia de acordo com a necessidade e a gravidade da infecção. Aconselho que entre em contato com a médica do seu filho e peça nova porientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. boa tarde,fiz raio-x da face,fui em uma fono e no otorrino,o otorrino me disse que eu tenho um desvio no osso do nariz,e o lado direito é mais difícil p/ respirar,canto em banda e trabalho c/ oficina,quando entro nela o nariz logo entope.quando estou cantando da segunda a terceira música entra um líquido na garganta ou nas cordas vocais e fecha a voz arranha e perde a potência.a 2 dois meses atrás fiquei gripado e rouco e ainda não melhorei,tomei remédio p/ renite alérgica sem prescrição médica melhorei um pouco mas ainda não consigo chegar em notas agudas a voz corta,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  9. O seu relato sugere que possa apresentar uma rinite alérgica. A presença da alergia torna as vias respiratórias superiores inflamadas, podendo acometer cordas vocais. Aconselho que procure um alergista para que possa confirmar se é mesmo o seu caso e orientar uma conduta apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  10. pode ser usar aerolin spray e fazer nebulização com atrovent e berotec? receitaram essas medicação para o meu pai na u.p.a achei estranho.

    ResponderExcluir
  11. É possível, mas não é aconselhável associar dois broncodilatadores da mesma categoria (salbutamol - aerolin e fenoterol - berotec) pelo risco de aumento de efeitos adversos indesejáveis. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. meu pai sofre de enfisema pulmonar em estado avançado. ele estar usando alenia 12/400 e salbutamol,mais mesmo assim ele tem muita falta de ar. posso fazer nebulização nele com atrovent? ou com qual outra medicação? eu costumava fazer com berotec e atrovent,mais como ele estar usando salbutamol ,fico temerosa. desde já agradeço a grande ajuda e esclarecimento que vcs nos tem dado.

    ResponderExcluir
  13. Atrovent (brometo de ipratrópio) não interfere com o uso do salbutamol (aerolin) ou com formoterol( alenia) pois pertence a uma categorias diferente de broncodilatador. Por isso podem ser usados associados. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  14. tenho asma e quando estou em crise sinto um chiado no peito.

    ResponderExcluir
  15. Os principais sintomas da asma são: falta de ar, cansaço, tosse e chiados no peito. O tratamento deve ser feito mesmo quando a pessoa não sente nada, buscando o controle da inflamação brônquica e assim evitando novas crises. Aconselho que procure um alergista para ensinar a controlar sua asma e evitar que tenha no futuro crises mais fortes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. tenho 35 anos tenho asma de desde condo nasci ja tomei vario remedio e toda semana estava ospital tomando injeçao decadron e inalaçao nada adiantava sai dali bem .depois de uma semana ja estava ali denovo ; achei que esta no fim da linha mas um amigo me endicou uma pneumologia em lavras mg chama andreia salgado ja tem 3 meses que estou fazendo tratamento com ela e nao tive mais crise nao voltei no hospital mais ela me passou foraseq de 12 400 e duas vezes ao dia e cloridrato de fluoxetina uma cap de manha e uma a noite para tirar a ansiedada que ajuda a controlar as crise estou bem graça a deus ando muito subo morro nao tenho falta de ar e minha asma no isame que eu fiz da uma asma grave e hoje estou bem beijo espero te ajudado

    ResponderExcluir
  17. bom dia
    minha bebe tem 4 meses e meio e apos 3 bronquiolites tratadas com bertoc e Predisim ela ao mudar o tempo ou quando volta da creche com o nariz com coriza volta a ter crise de tosse e o peito começa a chiar.
    O pneumopedriatrico receitou Flixotide 50 diarimante e Montelair 4mg na papinha diarimente mas estou com medo pois a bula fala em crianças maiores( Flixotide) e nao bebes.. podem me orientar se esta adequado?
    Tambem me orientou a tirar a bebe da creche sera que é tao necessario?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  18. Muitas vezes o que se chama de asma grave é na verdade uma asma mal controlada. O tratamento adequado pode permitir uma vida normal à pessoa. Mantenha o uso da medicação mesmo que esteja bem. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Não posso avaliar a conduta do médico que trata de sua filha sem uma avaliação criteriosa e numa consulta feita pessoalmente. A medicação é necessária porque bebês pequenos após bronquiolite permanecem com as vias respiratórias inflamadas e fazem episódios catarrais repetidamente.Aconselho que exponha a ele suas dúvidas e temores. O diálogo entre o médico e a família é fundamental para o sucesso do tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor pode se fazer inalaçao com clenil a fazendo uso do aerolin spray. Meu bb tem 1 ano e 7 meses e acabou de sair de uma crise na qual ficou internado 5 dias. O aerolin veio receitafo fo hospital por 5 dias junto com prelone 3 dias. e a pediatra dele acrescentou clenil a 5 dias + fluimucil ate a secreçao soltar?!?!? tenho muito medo de tantos remedios :,( meu bb tbm ficou internado com 10 meses pelo mesmo morivo respiratorio e baixa oxigenaçao. Obrogada

      Excluir
  20. Kátia: a pediatra está correta. Aerolin apenas alivia sintomas. Clenil é uma medicação que tem objetivo de controle para evitar outras internações. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que inicie um tratamento de prevenção e controle. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Meu filho de 03 anos iniciou, em 02/08/2012, um tratamento preventivo contra a asma e rinite alérgica à base, respectivamente, de ALVESCO 160mcg (inalado via espaçador com máscara infantil) e NOEX. Menos de 30 dias após (28/08/2012), sem que qualquer outro fator agravante (agente alérgeno) de sua alergia se fizesse presente, ele passou a ter problemas de conjuntivite alérgica, os quais persistem até os dias atuais. Já o levei a diversos oftalmologistas, que receitaram diversos colírios. Perguntei à alergologista que receitou os remédios se a causa da repentina e incessante conjuntivite não seria o ALVESCO e ela disse que não. Pergunto: é possível que o ALVESCO inalado via espaçador cause conjuntivite alérgica?

    ResponderExcluir
  22. Alvesco não é causa habitual de conjuntivite. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  23. Minha mae tem equisema e toma o alenia inalador a dois anos
    Agora ela disse que nao ira tomar mais; enteronpeu o tratameto por conta propria dizendo que o remedio esta lhe fazedo muito mal Ela tem 71 anos e esta num estado muito avançado da doença! Estou muito preocupada pois ela tem tido muita falta de ar meismo assim ela se recusa a comtinuar o tratamento o que eu posso fazer para ajudala

    ResponderExcluir
  24. A sua mãe necessita da medicação e precisa da ajuda familiar para superar esta dificuldade. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dela e peça que oriente ou se for possível, que indique uma medicação alternativa para sua mãe. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  25. Parabens a todos com esse blog consegui esclarecer minha duvida.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado por seu depoimento e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  27. Olá,gostaria de tirar uma dúvida.Meu filho tem 9 anos e tem Rinite alérgica.O mesmo estar sofrendo com crises frequentes a 5 meses,e eu o levei agora em um otorrino que o receitou um tratamento de 3 meses com singulair 5mg.To vendo aqui no blog que muitas pessoas com asma são medicados com esse mesmo remédio.Procuro outra avaliação médica ou o médico tem razão de passar esse medicamento.Meu filho ja estar tomando budecort aqua tem mais de 3 meses.Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  28. Tatiana: o tratamento parece-me adequado, mas não há como afirmar sem conhecer os dados clínicos de seu filho de forma criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Qual a diferença do fluxotide para o seretide? Ambos servem apenas para a prevenção da asma ou também servem para tratar a crianca que esta com broncoespasmo? Minha filha tem 2 anos e teve rinite, broncoespasmo e pneumonia hoje esta melhor, porém a alérgica prescreveu fluxotide com singular e a pediatra singular , seretide e avamys

    ResponderExcluir
  30. Seretide contém 2 medicamentos num mesmo inalador: um broncodilatador(salmeterol) e um corticóide (fluticasona) enquanto o Flixotide contém apenas o corticóide(fluticasona) A escolha dependerá dos sintomas clínicos, do tipo de asma e da gravidade da doença. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Meu bebê de 10 meses sempre tem tosso seca depois de um tempo começa ficar carregado e com peito chiando, fez uso de predsin, berotec, atovent e claritomicina. Agora a alergista passou montelair 1 x ao dia e flixotide 2 x ao dia por 45 dias como prevenção das crises é seguro esse tratamento?

    ResponderExcluir
  32. A medicação prescrita pelo alergista do seu filho tem objetivo de controlar a inflamação que provoca os sintomas e evitar crises, sendo segura para o tratamento. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  33. Anônimo3/6/13 15:20

    eu uso alenia e minha médica me receitou fluoxetina para tomar, fiquei com medo. sera que posso usar esses doi medicamentos juntos.

    ResponderExcluir
  34. Não há problema no uso da fluoxetina relacionado ao Alenia Gratos por sua visita ao nosso blog,

    ResponderExcluir
  35. Estou atacada da asma, muita tosse. Uso alenia, mas está demorando p melhorar. Na crise posso usar junto com alenia a predinisona comprimido?

    ResponderExcluir
  36. Prednisona é um corticóide e não pode ser usado sem uma avaliação médica criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico alergista que trata de sua asma e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  37. Meu filho tem dois anos e agora no inverno ele costuma ter várias crises de bronquite, ja teve duas num período de um mês e meio e uma pneumonia a pediatra dele receitou o Alvesco de 80 uma dose por dia com espaçador mais vejo que ele é indicado para crianças maiores de 4 anos. A minha dúvida: O alvesco é um remédio seguro neste caso ele tendo somente dois anos?

    ResponderExcluir
  38. Carolina: não tenho condições para avaliar especificamente o caso do seu filho através de um aconselhamento por e-mail,sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer duas considerações: 1) Toda medicação, ao ser aprovada pela Anvisa para uso no Brasil, recebe uma bula. Mas, segundo a própria Anvisa, " Podem ocorrer situações de um médico querer tratar pacientes que tenham uma certa condição que, por analogia com outra semelhante, ou por base fisiopatológica, ele acredite possam vir a se beneficiar de um determinado medicamento não aprovado para ela. 2) Quando o medicamento é empregado nas situações descritas acima está caracterizado o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula". Caso queira, pode ler neste link o texto completo da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.htm
    Ou seja, o médico pode utilizar uma determinada medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário, baseado no exame realizado em seu paciente
    Aconselho que exponha sua preocupação à médica que cuida do seu filho pois conhece seus dados clínicos podendo esclarecer de forma adequada. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  39. Meu filho tem 3 anos, todo inverno ele possui crises de tosse seca frequentes, ele esta sobre tratamento atualmente, com zixen 10gts, singular 1/2compr de 10 mg ao dia e Nasonex 2x ao dia. Mesmo com a medicação de controle, é só o tempo mudar as crises de tosse se iniciam. Qdo ele esta em crise entro tambem com o Clenil A em inalação 2 x ao dia, melhora, mas não passa a crise. Ele não tem falta de ar, somente tosse bastante. Existe alguma outra medicação que eu possa associar?? Grata

    ResponderExcluir
  40. O fixotide com aerolim e predesim tem algum problema os 3 juntos? minha filha usa fixotide diariamenti e o pneumo dela mandou dar predesim com aerolim nas crises fortes os 3 juntos isso mesmo?

    ResponderExcluir
  41. Carol: antes de associar outro medicamento, é importante analisar se existem fatores que possam interferir a melhora da asma do seu filho. Por exemplo, se sua rinite está bem controlada, se é um respirador bucal, se tem refluxo, analisar hábitos e condições ambientais em sua casa, etc. Algumas crianças precisam tratar a alergia com as vacinas (imunoterapia específica). Ou seja, tratar asma não se resume a tomar remédios. Estamos ao seu dispor na Policlínica, caso você more no Rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  42. Adriana: não há problema na associação dos medicamentos citados no tratamento das crises de asma. Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  43. meu filho tem 04 anos e tem bronquite,fui orientada que quando ele começar a tossir usar o aerolim. no ano passado ele usou o clenil durante muito tempo, esse ano o pediatra trocou pelo seretide e o piemonte mas não estou vendo muita diferença,pois ele já teve crise e eu tenho que suspender o seretide direto para ele fazer uso do aerolim. Afinal o SERETIDE realmente é melhor do que o CLENIL,não vi diferença. Andreia

    ResponderExcluir
  44. Andreia: os dois medicamentos são bem diferentes: Seretide é uma terapia combinada de broncodilatador de ação longa (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona) Clenil é um corticóide inalado mas de outro grupo: beclometasona. Por isso, não há como comparar. Além disso, existe uma resposta pessoal que varia em cada pessoa e que depende das características da doença em cada paciente. Aconselho que exponha sua dúvida ao especialista que trata do seu filho pois conhece bem o caso,. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo3/9/13 15:22

    Uso Foraseq 400 á quase 10 anos, e tenho crises 2x ao dia. Sempre q vou ao pneumo, (todos que fui) dizem simplesmente p continuar com o Foraseq, q não ha nada a se fazer. Gostaria de saber se realmente não tem um tratamento para minha asma, pelo menos não atacar todos os dias?

    ResponderExcluir
  46. Não tenho condições para opinar específicamente sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. O tratamento da asma envolve o uso de remédios mas também uma série de outras medidas. É possível oferecer outras opções terapêuticas após uma análise criteriosa de sua asma.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  47. Seretide pode ser usada com predsin?? predsin serve para sinusite com tosse?

    ResponderExcluir
  48. Meu filho usa Alvesco com espaçador , faz mal fazer uso prolongado?

    ResponderExcluir
  49. Alvesco é uma medicação para controlar a asma e evitar crises.Deve ser usado todos os dias mesmo que esteja bem. É seguro para uso mesmo por tempo prolongado pois é formulado em doses mínimas (microgramas) por isso atua diretamente na mucosa dos brônquios com efeitos colaterais mínimos no resto do organismo. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  50. Sil: Seretide pode ser usado em conjunto com Predsim. Este medicamento é um corticóide e está indicado em crises agudas de diversas doenças alérgicas, mas só deve ser usado sob estrita orientação do médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Uso o foraseq. Mas na crise posso combina- lo com a inalação fo atrovent ou o predsim de 20 ?

    ResponderExcluir
  52. Lorena: Foraseq pode ser usado juntamente com o Predsim. Mas, vale lembrar que Foraseq é para tratamento de controle da asma e não para tratar crises. E, mais importante: a conduta na crise de asma deve ser feita caso a caso. Ou seja, conhecendo o tipo e a gravidade da sua asma, o seu médico orientará o passo a passo em caso de piora dos sintomas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite iniciei tratamento com imunoterapia e ja tomei duas doses da primeira serie. Percebi q nessa segunda dose cansei ( tive a crise da asma) verifiquei que sao introduzidos acaros se poeira. O fato de ter cansado pode ter sido alguma reação da vacina.?

    ResponderExcluir
  54. Lorena: desconheço a formulação da imunoterapia que está utilizando, mas é pouco provável que provoque uma crise de asma nas primeiras doses. Vale lembrar que se a asma não estiver bem controlada, está sujeita a surgir sintomas mesmo com tratamento adequado. Sugiro que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Um abraço.

    ResponderExcluir
  55. gostaria de saber se o alenia não pode ser usado por pessoas que têm intolerância a lactose?e mais... a muitos anos usei alvesco receitado pelo peneumo,mas a alguns meses o alvesco foi substituido pelo seretide por uma alergista.este mes voltei ao pneumo e o informei da troca e novamente ele substituiu o seretide pelo alenia. estou na duvida, não sei se paro com o seretide pois está me fazendo muito bem . me ajudem

    ResponderExcluir
  56. 1) A quantidade de lactose no medicamento é baixa e não impede o uso em pessoas portadoras de intolerância à lactose. 2) Seretide e Alvesco são bem diferentes: Seretide é uma terapia combinada contendo 2 remédios um broncodilatador (salmeterol) e um corticóideinalado (fluticasona) Tem efeito de alívio mas também controla a asma. Alvesco contém apenas o corticóide inalado (ciclesonida) e não tem efeito aliviador, mas apenas controlador. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a intolerância a lactose, o medicamento alenia não interfere independente do grau de intolerância? Minha pulmonologista me passou alenia para uso contínuo no período de 3 meses. Ha um ano eu venho descobrindo intolerâncias alimentares diversas e no meu caso a lactose teve um grau altíssimo. Estou usando o medicamento ha apenas 2 dias e hj de repente vi o aviso sobre lactose na caixa. Sinceramente tenho muito medo de que o uso contínuo possa agravar meus sintomas de intolerância que são extremamente fortes.

      Excluir
    2. Sobre a intolerância a lactose, o medicamento alenia não interfere independente do grau de intolerância? Minha pulmonologista me passou alenia para uso contínuo no período de 3 meses. Ha um ano eu venho descobrindo intolerâncias alimentares diversas e no meu caso a lactose teve um grau altíssimo. Estou usando o medicamento ha apenas 2 dias e hj de repente vi o aviso sobre lactose na caixa. Sinceramente tenho muito medo de que o uso contínuo possa agravar meus sintomas de intolerância que são extremamente fortes.

      Excluir
  57. Minha filha teve crise de asma. a medica receitou Inalacao com Berotec e Atrovent, inalacao com Clenil A, Brondilat e Predsim. minha duvida é: posso dar Predsim e Clenil sendo que os dois sao Corticosteróides?

    ResponderExcluir
  58. Olá. A medica do PS receitou pra minha filha com crise de asma inalação com Berotec e atrovent,inalaçao com Clenil A, Brondilat e predsim. minha duvida é se eu posso dar Predsim e Clenil sem problemas já que os dois são Corticosteróides?

    ResponderExcluir
  59. boa noite, minha filha tem 4 anos e faz tratamento com seretide 25/125, e piemonte 4 mg a 2 meses só que apareceu pelos no rosto e abdomen. será que tenho que mudar o medicamento ou suspeder o tratamento? Fernanda.

    ResponderExcluir
  60. Day: não há problema em associar Predsim e Clenil A sob prescrição médica. Aproveito para lembrar que estes medicamentos são para alívio e usados nas croses. Passada a crise, é importante levar sua filha a um alergista para um tratamento contínuo para controle da asma e da rinite, com objetivo de controlar a doença e evitar novas crises. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela atençao e pela resposta. Esse blog é demais.

      Excluir
  61. Fernanda: não tenho condições para avaliar a causa do aparecimento dos pelos pela internet. Mas não sugere que seja um efeito adverso pela medicação. Aconselho que não interrompa o tratamento mas sim que entre em contato com o médico que trata de sua filha e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  62. Ola tenho comecinho de efsema pulmonar e asma,e uso aerogold e clenil mas ainda nao obtive susseso em aliviar as crises tenho muita falta de ar.como evitar. grata

    ResponderExcluir
  63. Se você está fazendo a medicação de forma adequada e não está ocorrendo melhora, é sinal de que há necessidade de uma nova avaliação médica para modificar seu tratamento. Contudo, não há como orientar pela internet. Para isso, é preciso analisar seu caso e examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para poder prestar mais esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  64. gostaria de saber de forma bem clara, se possível, por quê sempre que eu tomo qualquer alimento gelado meus brônquios inflamam-se imediatamente?... tem remédio para prevenir?.. eu tenho bronquite asmática desde criança e jamais conheci outra pessoa que tivesse alergia a alimentos gelados..
    ---leandro nascimento---- são paulo

    ResponderExcluir
  65. Leandro: infelizmente não posso esclarecer sua dúvida através da internet, baseado apenas em seu breve relato e sem avaliá-lo pessoalmente. É essencial examinar, conhecer o grau de sua asma (ou bronquite asmática) para fazer um diagnóstico, orientar e indicar tratamento. Aconselho que procure um alergista. Para localizar um médico especialista em Alergia em S Paulo, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br. Siga os passos:
    1) Clique na aba “Público” e depois em: “Localize seu especialista”.
    2) Abrirá uma tela onde você escolherá o Estado (UF) e depois escolherá a cidade.
    3) Clique então "enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.
    Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Anônimo8/1/14 06:38

    Olá, tenho 17 anos e fui diagnosticado com asma faz 8 meses, estava usando o Alenia 12/400 e o Aerolin para as crises, o tratamento estava indo tudo bem até o dia 20 do mês passado qnd começei sentir falta de ar novamente, ae fui no meu pneumologista e ele me passou o Budesonida 200 para usar depois de usar o alenia, ou seja, em 12/12 hrs e também me passou a prednisona 20 mg para tomar também em 12/12 horas, eu melhoro das crises mais elas voltam depois, e na maioria das vezes ela vem a noite e isso me atrapalha muito dormir, eu ja estou usando essas medicações faz 8 dias, melhorei um pouco so, quanto tempo demora para que eu nao tenha mais essas crises de falta de ar? E tbm eu estava soltando muito catarro na semana passada, o catarro era as vezes branco e as vezes transparente, ae eu estou usando um xarope de acetilcisteína 7,5 ml 2 vezes ao dia, sera q nao deu tempo dos medicamentos fazerem efeito para que eu nao sinta mais falta de ar? E também gostaria de saber se o que pode estar causando minhas crises sao as paredes do meu quarto que estao cheias de umidade e bolor, aguardo resposta.
    Willian.

    ResponderExcluir
  67. Willian: Se você está fazendo a medicação de forma adequada e não está ocorrendo melhora, é sinal de que há necessidade de uma nova avaliação médica para modificar seu tratamento. Mas, vale lembrar que tratar asma não se resume a tomar remédios. O tratamento da alergia através das vacinas (imunoterapia) pode diminuir a necessidade do uso de medicamentos. Além disso, é essencial combater os fatores agravantes para poder controlar a doença. No seu caso, é preciso corrigir os focos de umidade, mofo e bolor para conseguir controlar sua asma Converse com seu médico e peça que o oriente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  68. Meu filho tem 1 ano e 2 meses e o pneumologista receitou Alvesco ciclesonida só que na bula diz que o uso dela é para crianças acima de 04 anos...
    E agora ???
    Juliana

    ResponderExcluir
  69. Juliana: existem situações onde um médico pode prescrever um determinado medicamento não aprovado para a faixa etária do seu paciente. Este é o chamado uso "off label", isto é, o uso que não consta da bula. Convido que leia este texto publicado pela Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.htm
    Em resumo, o médico pode utilizar uma medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário, baseado no exame realizado e nas necessidades do seu paciente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. Franciane: não posso opinar específicamente sobre seu caso pela internet, sem examinar pessoalmente. Contudo, lembro que A quantidade de lactose no medicamento é baixa. Por isso, não há impedimento no seu uso em pessoas portadoras de intolerância à lactose. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde! O pediatra do meu filho receitou SERETIDE para ele, porém o mesmo tem apenas 2 anos e na bula diz que o medicamento só é indicado para maiores de 4 anos. Posso administrar a medicação mesmo assim?

    ResponderExcluir
  72. Algumas crianças têm necessidade de usar o Seretide antes da idade prevista na bula. Vale lembrar que existem situações onde um médico pode prescrever um determinado medicamento não aprovado para a faixa etária do seu paciente. Este é o chamado uso "off label", isto é, o uso que não consta da bula. Convido que leia este texto publicado pela Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/registro/registro_offlabel.htm

    Em resumo, o médico pode utilizar uma medicação fora das indicações da bula ("off label") se julgar necessário, baseado no exame realizado e nas necessidades do seu paciente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  73. Oi uma duvida esqueci de tomar meu alenia q é de 12 em 12 horas o q devo fazer . Faco nebulizacao tambem . E ja tem muito tempo nao tenho tido crise. Eu espero e tomo a outra no horario marcado

    ResponderExcluir
  74. Alenia é uma medicação para tratamento de controle da asma, sendo usado de maneira contínua, mesmo que esteja bem. A cápsula deve ser inalada duas vezes ao dia.Não se esqueça de lavar a boca após o uso. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  75. posso usar leucogem com montelair no meu filho de 3 anos?

    ResponderExcluir
  76. Gabriela: não é possível opinar sem conhecer os dados clínicos do seu filho. Não recomendo que dê nenhuma medicação para seu filhinho sem a orientação do alergista que trata dele. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Olá Boa tarde, minha filha é alergica, tem rinite... Vai iniciar um tratamento agora com Budecort Aqua, e allegra. Ela tem 3 anos e assim que cheguei em casa eu vi que a idade recomendada é a partir de 6 anos... mesmo assim devo aplicar esse remedio? É seguro? Fiquei um pouco receosa. Podem me orientar... Muito obrigada

    ResponderExcluir
  78. Boa Tarde ! Meu filho tem 3 anos e 7 meses, e esta com rinite alérgica bem atacada neste tempo. O Otorrino receitou Cleniu A, mas tenho medo desses medicamentos, pelo fato de que não sei o que pode causar na saúde dele futuramente, ou até hoje mesmo. Gostaria de informação sobre o medicamento, tbm gostaria de saber qual a diferença entre Clenil A e Aerolin.

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  79. 1) Clenil A é uma medicação contendo um corticóide para uso inalado (beclometasona) sendo usado com objetivo de atuar controlando a inflamação dos brônquios. 2) O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. 3) Aerolin é um broncodilatador que tem efeito de alívio nos sintomas das crises de asma (ou bronquite). 4) Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  80. Hugo: os corticóides nasais sãomedicamentos seguros pois são medidos em doses mínimas (microgramas) fazendo com que atuem diretamente na mucosa nasal com mínimas repercussões no organismo. Budecort contém budesonida. A budesonida nasal pode ser usado em crianças pequenas, em casos especiais identificados pelo médico. A segurança da budesonida em crianças é grande. Por exemplo, esta substância é usada no medicamento "Pulmicort" usado para nebulização e autorizada em bula a partir de 6 meses de idade.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta minha filha faz tratamento com predinizona,mas ela tosse muito.posso dar algum xarope a ela.

      Excluir
  81. Ola meu filho foi diagnosticado com bronco espasmo, onde o médico receitou instalações com berotec e atrovent, mas apos começou aparecer pequenas manchas nos braços e pernas. Não encontrei informações a respeito podem em orientar.

    ResponderExcluir
  82. Boa noite! Meu nome é Mônica e tenho um filho de 7 meses. Ele teve bronquiolite e a pediatra dele receitou Montelair, ele vai tomar por todo o inverno. Gostaria de saber se isto procede, pois li na bula que é para tratamento de asma. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  83. Mônica: bronquiolite é uma virose causada pelo vírus sincicial respiratório. Estudos científicos apontam para a associação entre a infecção respiratória pelo VSR, sibilância na infância, com sibilância e maior risco para desenvolver asma. Aconselho que converse com a pediatra que trata do seu filho, exponha suas dúvidas e temores e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Alessandro: o seu relato não sugere que haja relação de causa / efeito entre as manchas na pele e as nebulizações. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet., Por isso, o caminho mais adequado é entrar em contato com o pediatra do seu filho e pedir que oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo7/5/14 23:21

    Minha filha iniciou com crises de asma após os 7 anos de idade, as crises eram espaçadas e os médicos tratavam como bronquite. Uma vez por ano ela tinha uma crise mais forte durante a mudança de estação para o inverno, mas essas crises tem piorado e ficam cada vez mais forte, da ultima vez o aerolim não deu conta e ela teve de ficar no hospital tomando solumedrol na veia e soro visto que vomitou o dia todo junto com a crise.Ela tem imunodeficiência de IGA e faz tratamento profilático no HC da USP em São Paulo. Atualmente está fazendo uso de Singulair, budesonida spray nasal e Simbicort. Gostaria de saber se mesmo usando Simbicort ela pode fazer crise e se nesse caso posso usar aerolim associado pois ela já está com muito tosse, coração acelerado esta noite. E queria tb que me informasse se é normal cada crise vir pior que a outra, pois isso vem ocorrendo progressivamente. Obrigado. Aline

    ResponderExcluir
  86. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.



    ResponderExcluir
  87. Ola,me chamo andreza e meu marido tem asma ele toma zenhale ou seretide se ele toma clebil hfa 250 mcg spra no lugar do zenhale e do seretide tem algum problema.?pq na cidade q estamos nao vende zenhale e nem seretide.

    ResponderExcluir
  88. Andreza: Clenil HFA 250 não substitui nem Zenhale nem Seretide. Aconselho que entre em contato com o médico que trata a asma de seu marido e peça uma orientação correta. Gratos pela sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Meu filho foi diagnosticado com asma a medica deu aerogold bombinha com espaçador mas esse começou de 4 a 4 horas e durante 3 dias de 8/8 hs e dipropionato de beclometazona uso de 12/12 hs por 1 mês ele estava com esta 96 de porcentagem de ar com bastante dificuldade de respirar e febre oscilando de 37 38 39 graus a minha preocupação são as tosses que do nada começam estou fazendo nebulização 3 vezes no dia com soro fisiológico e esta tomando uma vez por dia prednisolona por 4 dias esse tratamento começou dia 16/05/2014 a minha pergunta é é normal ele tossir dessa forma e por que a febre continua oscilando e a respiração dele esta bem rápida isso é normal eu fico preocupada e ate quando ele vai ficar assim pois as vezes ele fica bem de repente ele fica caído pois sempre foi uma criança bem ativa é normal ficar assim ele tem 4 aninhos spu novata com esse problema do meu filho...Adriana Kyssizanosky

    ResponderExcluir
  90. Adriana: o seu relato sugere que a crise de asma do seu filho não está controlada. Infelizmente não é possível opinar sem examiná-lo pessoalmente. O julgamento pela internet pode resultar em erros de conduta. Aconselho que retorne ao médico alergista que está tratando dele e peça nova avaliação. Obrigado pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  91. após uma crise muito forte de alma que meu filho foi internado na uti com baixa saturação a médica passou aerolim e predsin tratamento de 4 dias e não disse o que fazer após esse periodo?

    ResponderExcluir
  92. meu filho de 4 anos faz uso de seretide desde 1 ano. Alem disso, usa nasonex e sigulair baby para co duontrole de asma. Tenho duvida a respeito do seretide. Pode fazer mal para o coraçao?

    ResponderExcluir
  93. É muito importante para a recuperação de seu filho que o mesmo seja acompanhado neste período após alta hospitalar, para diminuir a possibilidade de nova crise de asma.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  94. Seretide é uma medicação segura pois é formulada em doses mínimas (microgramas), o que faz com que seu efeito seja dirigido diretamente aos brõnquios com mínimos efeitos no resto do organismo. Devemos lemnbrar que a asma sem controle adequado é uma doença que pode provocar graves danos ao crescimento e ao organismo infantil. O tempo de uso depende de cada criança e das necessidades de cada caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. Anônimo4/6/14 20:37

    Boa noite, meu filho tem 5 meses e desde os 2 meses ele tinha um chiado no peito aos 4 meses ele teve várias crises de bronquiolite sendo que agora o chiado piorou, está muito alto a alergista passou clenil 50 de 12 em 12, gostaria de saber se este medicamento faz com que o chiado desapareça. Bianca

    ResponderExcluir
  96. gente meu filho estar tossindo ,quero saber se posso dar Allegra com Fluimucil

    ResponderExcluir
  97. Sirley: O tratamento da asma (ou bronquite) pode variar em cada pessoa, dependendo da idade, da intensidade e do grau de controle da doença. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você a cópia em PDF do livro "Alergia do século XXI" onde abordamos não só a asma como outras doenças alérgicas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  98. Bianca: Clenil é um corticóide inalado. É uma medicação segura pois é formulado em doses mínimas (microgramas) de modo que atue diretamente nas vias pulmonares, com mínimos efeitos sistêmicos. Atua no tratamento de controle, combatendo a inflamação dos brônquios. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. Nikinha: a tosse não é uma doença, mas é sim um sintoma de alguma doença. Antes de dar um remédio, é preciso definir a causa da tosse da criança. Por isso não aconselho que dê qualquer remédio sem a orientação do médico que trata do seu filho. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  100. Olá, meu filho está com crise de bronquite asmática, fez nebulização com berotec e atroven, mas a conjestão nasal continua impossibilitando-o de dormir, não há presença de catarro mas a tosse e bem frequente, posso fazer uso do Noex budesonida 32 mcg/dose em uma tentativa de descongestionar a narina apos a nebuização.

    ResponderExcluir
  101. Jéssica: a congestão nasal em geral resulta da rinite, que é uma alergia nasal que pode acompanhar a asma (ou bronquite asmática) O problema é que a presença da rinite impede o controle adequado da asma. Ressalto que Noex é uma medicação para uso no controle da rinite, mas não é adequado para tratar crises. Escreva para nosso e-mail e encaminharemos para você a cópia em PDF do livro sobre Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Olá, somos três alergicas em casa. Eu e minha duas filhas (3 e 1 ano). As três usamos avamys diariamente.
    Além disso as duas usam singulair. E a mais velha, além de singulair faz flixotide diariamente. Esses tratamentos pesam um pouco financeiramente. Há algo similar ao flixotide que tenha um custo menor? E ao avamys? Obrigada!

    ResponderExcluir
  103. Maria Lígia: existem formas de substituir as medicações, mas para isso, é preciso conhecer dados clínicos para avaliar o tipo e grau de controle da asma. Por isso, é aconselhável que a troca seja indicada pelo médico que acompanha o caso. Convido que escreva para nós e enviaremos o livro em PDF sobre Alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  104. Minha filha de 3 anos está usando o Clenil 250 mcg 1 jato de manhã e à noite com prescrição médica ha 3 semanas. Nos últimos dias suas bochechas tem ficado muito avermelhadas. Isso pode ser por causa do remédio?

    ResponderExcluir
  105. Minha filha tem um ano e nove meses esta muito cansada já fiz inalação e não melhora o q devo fazer

    ResponderExcluir
  106. Infelizmente não temos como afirmar um diagnóstico sem examinar sua filha. Converse com o médico prescritor.

    ResponderExcluir
  107. Se sua filha já está sendo medicada e não melhorou, recomendo que procure um pronto atendimento pediátrico para que seja examinada e receba o tratamento apropriado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde. Meu filho iniciou um tratamento com montelucaste de sodio a mais ou menos 2semanas, porem percebi que ele esta querendo entrar em crise. Gostaria de saber se posso dar predisolona e manter o tratamento ou se paro e so volto a dar o montelucaste quando passar a crise.

    ResponderExcluir
  109. É possível utilizar os 2 medicamentos simultaneamente. Mas, não é aconselhável que inicie o uso do corticóide (prednisolona) por conta própria, sem a orientação do médico que trata de sua filha. Escreva para nosso e-mail e receba uma cópia do livro sobre a alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. Boa noite.Gostaria de saber se o uso continuo do Clenil traz algum risco para a saúde
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  111. meu filho tem 2 anos e 5meses e desde os 8 meses faz o uso de predisilona e aerolim, ja fez o uso d clenil para prvensao mas continuou com crises longas agora a medica prescreveu seretide 25 por 125 e busonid32mg , meu medo é o que esses medicamentos causam ou poderam causar futuramente pois recebo muitas criticas quando veem eu fazendo bombinha no meu filho. obrigado

    ResponderExcluir
  112. oi, meu filho foi diagnosticado com asma crônica grau 3, ele tem 9 anos, o medico disse que ele tem que fazer uso de vacinas antialérgicas por 2 anos , o problema é que essas vacinas são muito caras , não existe outros medicamentos que podem ser utilizados no lugar dessas vacinas

    ResponderExcluir
  113. Meu filho de 6 anos tem bronquite asmatica. Somente ano passado fez um tratamento eficiente com Alvesco , duas vezes ao dia, aerolin, apenas qdo necessário, e singular e noexnoex. Ficou bem a beça. Esse ano o doutor receitou Alenia até 4 vezes ao dia, singulair e nasonex. Mas creio q não funcionou bem. É aí q queria a opinião de vcs. Pois esse tratamento resultou num nariz super congestionado, numa sinusite e numa infecção braba de garganta.
    Por favor, me dêem uma luz.
    Grata.

    ResponderExcluir
  114. Melissa: clenil é um corticóide inalado usado no tratamento de controle da asma. É seguro, pois é formulado em doses mínimas (microgramas) fazendo qom que atue diretamente nos brônquios com mínimos efeitos colaterais. Por isso pode ser usado por tempo longo. Escreva para nosso e-mail e receba uma cópia do livro sobre a Alergia Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. "Bombinhas" são seguras. Existem "bombinhas" apenas aliviadoras e outras que são para controle da doença. A asma bem controlada não leva ao sofrimento das crises, atendimentos em emergências, internações etc, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  116. O tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia) é eficaz e pode ser feito na rede pública. No Rio de Janeiro, os hospitais que têm atendimento na alergia pediátrica e que têm o tratamento são: Martagão Gesteira (Fundão), Fernandes Figueira, Servidores, Pedro Ernesto, Gafrée Guinle, entre outros. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  117. Existem diversos tipos de remédios para tratar a asma (ou bronquite asmática), eficazes e seguros. Mas, a escolha varia em cada paciente (seja adulto ou criança) pois alguns podem aceitar bem uma determinada medicação e outros não. Por isso, aconslho que converse com o médico do seu filho, exponha sua preocupação e peça que a oriente. O diálogo e a confiança entre o médico e a família da criança asmática é essencial para o sucesso do tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Alergia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo5/8/14 07:10

    Ola, meu nome e Lucimara, minha filha tem 3 meses e meio, teve bronquiolite com 17 dias de nascida e agora sempre tem problemas com o nariz entupido, a pediatra pneumo receitou o uso de busonide 32mcg, so que to com medo de usar pq ela e novinha. Posso usar con tranquilidade? Este deve ser o procedimento mesmo? Obrigada

    ResponderExcluir
  119. Meu filho tem 1 ano e 8 meses e ja teve 3 vezes bronquiolite, a pneumo receitou flixotide de 50mcg , e na bula diz que tem que enxaguar a boca e não engolir, mais meu filho ainda não sabe fazer isso, o que faço.

    ResponderExcluir
  120. Adeildo: em bebês e crianças pequenas pode-se substituir fazendo com que a criança beba um pouco de água após aplicar o medicamentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Esta medicação não esta liberada para uso nesta faixa etária conforme informações contidas na bula deste fármaco. Converse com seu médico e avalie a real necessidade do uso deste medicamento.

    ResponderExcluir
  122. Boa noite. Gostaria de uma informação sobre o montelair. Faço uso desse medicamento a quase dois meses para controlar a rinite, mas estou notando que às vezes quando tomo o remédio ele piora a minha respiração e depois dá uma melhorada. Estou ficando com medo de fazer uso dessa medicação. Já houve casos desse tipo com outros pacientes? O montelair pode piorar a respiração depois de um uso mais prolongado? Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  123. Olá estou escrevendo porque preciso de ajuda. Sinto um grande sufoco por causa da bronquite alergica. Nao consigo nem comer com esse sufoco. E pra piorar tenho um desvio no nariz. E entupido direto. Tomo tudo e nao melhoro. O que devo facer? Estou desesperada

    ResponderExcluir
  124. O montelair é uma medicação com bom nível de segurança no uso do tratamento de patologias alérgicas, porém efeitos colaterais podem surgir. Converse com seu médico para que seja avaliado o uso ou a substituição desse fármaco.

    ResponderExcluir
  125. É fundamental a realização de uma consulta com alergologista para avaliar seu real problema e instituir a melhor terapêutica no seu caso.

    ResponderExcluir
  126. Posso usar seretide e fazer inalação com atrovent e berotec?
    Minha filha teve crise de asma e o pneumologista indicou tratamento com vacina e seretide 1x ao dia.
    Mas ela continua com a tosse seca a noite!
    Ou é melhor usar o seretide e inalação somente com soro?

    ResponderExcluir
  127. Minha filha tem asma mas não crônica e é só tosse mesmo. A pneumo pediatra receitou seretide por 60 dias. Dei só metade pois ela já estava 100%. É realmente necessário continuar por tanto tempo após melhora total?

    ResponderExcluir
  128. Dilma: o fato dos sintomas persistirem e de sua filha necessitar nebulizar mesmo em uso do Seretide indica que sua asma não está bem controlada. por isso, não adianta nebulizar. É essencial buscar a forma de melhor controlar a doença e evitar as crises. Aconselho que evite a automedicação. Entre em contato com o médico que trata de sua filha e peça que a oriente. Convido que escreva para nós (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Alergia. Obriogado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  129. Daniela: a médica que trata de sua filha está correta. A medicação deve ser mantida mesmo que a criança esteja bem e aparentemente sem sintomas. A interrupção precoce pode predispor ao reaparecimento da asma. Aconselho que entre em contato e peça sua orientação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  130. Olá,boa noite!
    Fui diagnosticada com asma e renite recentemente e pra completar ainda tenho refluxo.
    A exatamente 4 meses sofro com tosse constante,já tive várias crises de asma nesse período,estou fazendo uso de seretide 2x ao dia,uso antialérgico tbm o avamy para a renite e tomo nebulização com berotec,tbm cuido do refluxo. Porém continuo com a tosse e cansaço constantemente. Usava a bombinha de salbutamol em momentos de crise mas ficava pior,então o médico suspendeu e,pediu que usasse a nebulização com berotec e atrovent em momentos de crise. Mas o que fazer quando eu estiver na rua sem o aparelho ? Não tenho nada pra usar,a ultima médica em que passei disse que devo ter irritação por conta do gá da bombinha,já que ela alega que o sulfato e salbutamol tenha o mesmo efeito que o berotec que tomo na nebulização,isso procede ? Será que não tem nenhuma outra bombinha com um medicamento que não irrite a minha garganta. Me ajuda,por favor,estou afastada do trabalho por conta disso.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  131. Jessica: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudá-la, mas não há como indicar uma medicação sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-la, em especial num caso complexo como descreve. Tratar asma não se resume a tomar remédios. É preciso detectar e controlar os fatores agravantes da doença (que variam em cada pessoa). O tratamento deve ser personalizado, de acordo com as características e necessidades de cada pessoa. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor para avaliar pessoalmente e prestar esclarecimentos. Escreva para nosso e-mail e receba um exemplar do livro sobre a asma e a alergia.

    ResponderExcluir
  132. meu filho de 1 ano 6 meses começou a tomar MONTELUCASTE SACHE ja fazem 4 dias só q ele esta agora tossindo muito...Seria efeito do remedio?

    ResponderExcluir
  133. Boa Tarde' minha filha tem 4 meses e esta com uma tosse feia, levei ao medico q solicitou q a mesma fosse medicada com berotec de 6 \6 horas e predsin, achei um pouco exagerada a medicação, pois ela nem febre apresentou, como n entendo de alergia gostaria d um conselho, seria melhor já marcar um pneumologista? Alergista? Ou essa e uma medicação padrão para BB com tosse catarrenta? Aguardo retorno,
    Natalia Torres

    ResponderExcluir
  134. É pouco provável que esta medicação esteja causando algum problema com relação ao padrão da tosse. Informe ao médico prescritor o ocorrido.
    Obrigado pe;a visita.

    ResponderExcluir
  135. Não existe medicação padrão para tosse. É muito importante fazer uma consulta médica para investigar a causa e instituir a melhor terapêutica possível.

    ResponderExcluir
  136. Olá, depois da minha gestação, cerca de 6 meses após o nascimento do meu filho, fui diagnósticada com asma. O que me intrigou é que nunca tive sintoma algum durante os meus 27 anos de vida. No meu caso em particular eu comecei a ter uma rinite todas as noites e eu só procurei um alergologista depois de 3 meses de crise, foi quando ele me receitou o Busonid, dois dias após o uso eu comecei com uma tosse horrível e falta de ar, esse alergologista me encaminhou para um pneumologista que por sua vez me diagnosticou com asma, portanto desde então faço uso de Clenil para controle e Aerolin quando tenho crise. Minha dúvida é se esse Busonid não desencadeou essa crise asmática? Já que eu li nos tópicos do blog que a rinite mal tratada pode desencadear crises de asma.E quais exames são capazes de diagnosticar a asma?

    ResponderExcluir
  137. A rinite sem controle pode gerar a asma, impedir sua melhora e agravar crises. Por isso, é muito importante tratar os sintomas nasais em conjunto ao tratamento da asma. O diagnóstico de asma não se baseia em exames, mas sim na análise clínica feita pelo médico. Exames são uteis para complementar a pesquisa médica. Escreva para nosso email e receba a cópia do livro sobre a alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida. Minha filha tem 1 ano e 10 meses e pesa 12Kg, o pediatra receitou 4,5 mg de dexametasona elixir de 8 em 8 horas por cinco dias, gostaria de saber se esta é uma dosagem muito forte, pois ela está dormindo bastante e isso é normal? Obrigada

    ResponderExcluir
  139. Tacia: a dose de uma medicação é calculada de acordo com a idade, ao peso, mas também de acordo com o quadro clinico,sintomas, diagnóstico e gravidade da crise de sua filha. Por isso, não tenho condições para julgar a prescrição pela internet, sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  140. Meu filho de 12 anos está tomando prelone 20gr de 12 em 12hs , ele toma a1h da manhã e a 1hora da tarde. Esqueci de dar a dose no horário da 1h manhã e dei so ad 5h quando acordei, tem algum problema, como devo proceder. Obs ele está tomando antibiótico no mesmo horário.

    ResponderExcluir
  141. Lu: o horário mais adequado para uso do corticóide sistêmico é pela manhã após se alimentar e à tarde por volta de 16 horas, após um lanche. Assim, a medicação será mais aproveitada e com menores possibilidades de efeitos colaterais. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  142. Minha filha tem 2 anos e 9 meses e foi diagnosticada com bronquite pela pediatra na cidade em que moro e receitou clenil 50 mcg 2 doses de 12 em 12 horas por não sentir melhora do quadro resolvi procurar uma pediatra especialista em alegia que fica a 400 km da cidade em que moro ela receitou noex, aerolim, salsep,broncovamox estes sao de uso pediatrico. Mas o que me preocupa é o clenil 250 mcg recomendado por ela a dar 2 doses de 12 em 12 horas e este remedio é de uso adulto.Dei por 2 dias e percebi ela muito sonolenta e parei pois liguei para assistente da médica e ela avisou que eu tinha que levar a criança e não podia mudar nada na receita sem avaliar. Fiquei na dúvida se parava ou não o clenil uso adulto e voltei ao clenil 50 mcg para não parar de vez uma medicação de uso contínuo. Agora não sei quem devo procurar se confio ou não na especialista em alergia por ela ter receitado um medicamento de adulto para criança de 2 anos. Grata desde já!

    ResponderExcluir
  143. Tenho asma e uso a bombinha vannir, descobri a pouco tempo que tenho refluxo, que me causa falta de ar tambem. Quero saber, se o uso da bombinha piora o refluxo e o que posso fazer qdo sinti a falta de ar, causada pelo refluxo, pois ja fui varias a emergia muito nervosa sem conseguir respirar. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  144. Patrícia o uso da medicação inalada (Vannair) não interfere no refluxo. Convido que escreva para nosso email blogdalergia@gmail.com e receba uma cóía do livro: Alergia doença do século XXI Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  145. OLA MEU FILHO TEM 6 ANOS, ELE TEM ASMA ,POIS DESDE QUE NASCEU JA OUVE ALGUNS PROBLEMAS RESPIRATORIOS ONDE JA ESTEVE ATE NA UTI, ENFIM NA ULTIMA CRISE QUE ELE TEVE Q FOI INTERNADO O PEDIATRA ENTROU COM SINGULAIR E SERETID, E JA FAZ 1 ANO QUE ESTA USANDO, A MELHORA FOI MUITO GRANDE NAO TEVE MAIS CRISES, MAS AGORA ELE PEDIU PARA SUSPENDER, E EU ESTOU COM MUITO MEDO, ISTO ESTA CORRETO?

    ResponderExcluir
  146. Clenil aerossol HFA pode ser usado em adultos e crianças, tanto nas concentrações de 50mcg como também na concentração de 250mcg. A escolha e a prescrição dependem da avaliação e indicação feita pelo(a) médico(a) especialista no tratamento da asma. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  147. Elaine: o tempo de uso das medicações usadas no tratamento da asma varia em cada paciente, de acordo com o grau de controle da doença e com as características envolvidas em casa caso. Por isso, não tenho condições para avaliar se seu filho está apto a interromper o uso dos medicamentos citados sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida ao médico que trata do seu filho Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  148. Me chamo luana e meu medico receitou 5 dias de prednisona. Estou no 3 dia e ainda sinto um aperto no peito. É normal?

    ResponderExcluir
  149. O seu relato sugere que a crise de asma ainda não está controlada Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu(sua) alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. Boa noite. Durante 5 anos usei o symbicort turbohaler 320/9, andando bem e sem qq problema. No entanto, já tive opinião de 2 médicos que referiram que estou a usar uma medicação alta de mais para a minha situação. Recentemente alterei, para 2x vezes por dia, o symbicort 160. Resumindo: comparando os dois, sinto-me melhor com o 320/9. O que gostaria de saber é se, estando a tomar uma dose acima do que necessito, poderá surgir qq problema no futuro e poderei estar a colocar a minha saúde em risco? Obrigado. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  151. José: Symbicort é comercializado no Brasil nas apresentações de 6/200mcg e 12/400mcg. Por favor confira a dosagem da sua medicação e escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) ou (alergiapgrj@yahoo.com.br) para que eu possa orientá-lo adequadamente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  152. posso colocar busonid com soro para tomar nebulização.... lembrando que o busonid e via intranasal
    obrigado

    ResponderExcluir
  153. Lsantossouza: A budesonida (mesmo princípio ativo do Busonid nasal) está disponível para uso em nebulização com o nome comercial de Pulmicort. Solicite ao (à) seu (sua) alergista que oriente o uso.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  154. Boa tarde, minha filha aparentemente esta desenvolvendo asma, os sintomas são respiração cansada, tosse seca, irritabilidade, falta de ar, ela tem um ano e três meses, e o médico dela passou aerolin spray para as crises e flixotide como tratamento, é normal usar esses dois remédios juntos? Um complementa o outro? Ou ha alguma contraindicação em usalos juntos, estou com medo e com muitas dúvidas, se puder me ajudar, muito obrigado...

    ResponderExcluir
  155. Carla: Aerolin - salbutamol - é um broncodilatador , ou seja, uma medicação de efeito aliviador. Flixotide - fluticasona - é um corticóide inalado - uma medicação de efeito controlador. Por isso, os dois medicamentos se complementam. Inicialmente são usados juntos e à medida que a criança melhora, suspende-se o broncodilatador e mantém-se o corticoide inalado por tempo prolongado, que varia em cada caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro "Alergia doença do século XXI" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  156. Anônimo9/3/15 03:27

    Ola minha filha esta com.muita tosse..o medico receitou prednisolana e bambair gostaria de sabe se este medicamentos podem ser tomados juntos?

    ResponderExcluir
  157. Boa tarde. Podem ser usados ao mesmo tempo sim, porém você deve estar atento(a) ao período definido para o uso de cada medicação, e em caso de dúvidas entre em contato com o seu (sua) alergista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  158. Olá! Minha filha faz uso do Alvesco 80 por 2 anos ininterruptos, e o associa ao Nasonex já faz mais de 1 ano, além de simultaneamente fazer o uso do Singulair. Gostaria de saber se o uso contínuo do Alvesco e o Nasonex (corticoides inalatórios) inibem a produção de hormônios da supra-renal e afetam, com isso, o crescimento. E também se podem ser retirados abruptamente ou requerem uma retirada de forma gradual. Grato!

    ResponderExcluir
  159. Bruno: a interferência com a glandula adrenal e a interferência no crescimento é comprovada nos casos em que se usa o corticóide sistêmico por tempo prolongado. ou seja, em forma de comprimidos, xaropes ou injeções. Alvesco e Nasonex são medicamentos inalados, ou seja, formulados em doses especiais e mínimas (microgramas) Além disso, atuam diretamente nas vias respiratórias. Por isso são seguros mesmo no uso a longo prazo. A asma e a rinite quando não estão controladas podem provocar complicações - algumas graves - e comprometer o organismo infantil. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  160. ola. tenho uma duvida e espero que me ajudem. levei minha mae de 66 anos ao medico hoje e ele receitou prednisona. o problema é que ela é alergica a AINE( anti-inflamatorio nao esteroldal) e esqueceu de mencionar isso ao medico. Teria algum problema dela tomar esta medicação? meu receio é que ela teve uma vez muito mal, sua pressao chegou a 6/3 e não conseguia respirar tive que leva-la as pressas para o hospital. Espero que me ajudem. agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  161. Alda: prednisona pode ser usada em pessoas sensíveis à dipirona, AAS, analgésicos e anti-inflamatórios não hormonais. Gratos pela visita .

    ResponderExcluir
  162. Anônimo4/5/15 19:23

    boa noite, estou com uma duvida. faço o uso de relvar e agora a medica pediu pra mudar para seretide, só que lendo a bula senti uma certa insegurança em usar o seretide, pois em alguns estudos diz respeito sobre algumas mortes envolvendo este medicamento, ele é realmente seguro?

    obrigado, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  163. Seretide é uma medicação segura usada no tratamento de controle da asma. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pelas palavras incentivadoras ao nosso trabalho voluntário e pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Quanto tempo após fazer inalação com soro posso usar o clenil 250 meia hora é o bastante?

    ResponderExcluir
  165. Não há necessidade de intervalo entre a nebulização com soro fisiológico e a inalação do Clenil HFA 250 mcg. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  166. Minha filha de 6 anos faz uso de fosfato de prednisolona e obtém ótimos resultados, mas meu bebe de 7 meses passa bem o dia todo mas quando chega a noite sofre com nariz congestionado e peito chiando será que ele também poderá usar o mesmo medicamento?

    ResponderExcluir
  167. Ola! Minha filha tem 2 anos e tem muita alergia. Ja fez uso de diversos remédios desde bebê. Atualmente está tomando Montelair diariamente e usou Flixotide por 60 dias. Parei de dar Flixotide ha 3 dias pois ela ja estava bem, sem tosse nem crises alérgicas. Porém, desde ontem a tosse voltou e forte. Receio ter que voltar com o Flixotide. Minha dúvida é : o uso Flixotide pode ser muito prolongado? Há contra-indicacoes? Obrigada.

    ResponderExcluir
  168. irmo: bom dia . Você nunca deve dar Predsim sem acompamnhamento medico para crianças, mas especialmente nos bebês. Este medicamento só pode ser feito obedecendo a prescrição médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia em PDF do livro sobre a alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  169. Fique tranquila. Flixotide é uma medicação segura. Não tem efeito nas crises e deve ser usada diariamente de forma contínua a fim de prevenir as crises. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Estes, sim, devem ser usados por períodos curtos e apenas nas crises. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. ola!meu filho tem 5 anos e ano passado descobri q ele tinha asma, rinite e bronquite...esse ano ja teve uma crise levei no pediatra ele passou aerolin+predsin melhorou....e ainda usou seretide 60 dias agora ta com tosse com o peitp bem cheio posso usar somente o aerolin???

    ResponderExcluir
  171. Olá, boa tarde. Não temos como lhe orientar o uso de medicações sem examina-lo. Entre em contato com o médico assistente ou leve-o à emergência. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  172. Bom dia!
    O predsim acelera o coração?

    ResponderExcluir
  173. A bula do medicamento Predsim não aponta a aceleração dos batimentos cardíacos como possível efeito colateral. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  174. boa noite, meu filho tem 10 anos e esta fazendo um tratamento com clenil e buonid. a bombinha já acabou posso continuar com a bombinha aerolin? que ele tambem já usou antes.

    ResponderExcluir
  175. Boa tarde. As medicações tem ações diferentes. Antes de trocar qualquer medicação, entre em contato com o(a) médico(a) assistente do seu filho. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  176. O pediatra do meu filho receitou Montelair e Clenil HFA 50 para tratar a asma, além do Aerolin em caso de muita tosse (optei pelo xarope). Confesso que estou usando apenas o Montelair, pois estou com um pouco de receio do Clenil. É tanta medicação que me dá medo. Não estou duvidando da competência do médico, mas me assusta a quantidade de medicamentos. Mas agora lendo o post sobre como agem os remédios para asma, me sinto mais segura para usar o Clenil. O que vocês podem me dizer a respeito?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  177. Anônimo7/7/15 14:55

    Minha filha tem 04 anos e teve penuemonia ficou internada por 06 dias, três deles na UTI por taquicardia, baixa saturação, na alta o medico prescreveu antibiótico, aerolin para fazer inalaçao e predsim - o predsim eu estou com medo de dar, pois dois dias antes de dar pneumonia ela estava tomando o predsim e acordou com a respiração e o coração acelerado, peito xiando, passando muito mal, acho que se eu não levasse ela correndo para o hospital não sei o que poderia ter acontecido, expliquei para o dr. que ela tomou o predsim ele falou que não teria problema de tomar, mas estou com medo de dar para ela. Será que eu não poderia substituir pelo Allegra que ela já está costumada a tomar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  178. Não recomendo que troque a medicação sem orientação médica. Allegra e Predsim são medicações muito diferentes, com modos de agir e finalidade também muito diferentes. A troca pode prejudicar o tratamento de sua filha. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  179. Joana: a medicação por via inalada é mais segura e tem menos efeitos colaterais do que xaropes, comprimidos ou injeções. A sua dosagem é baixa (microgramas) e por isso seu efeito é direto no sistema respiratório com mínimos reflexos no organismo infantil. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  180. Boa noite, meu filho tem 2 anos e a 1 mes ta com a rinite atacada é normal a gargante ficar irritada e as bochechas muito vermelha e ele sentir cansaso?

    ResponderExcluir
  181. Os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros, coriza, congestão nasal e coceira (em olhos, nariz, ouvidos e garganta). Mas, se a doença se torna demorada pode se complicar surgindo sintomas como dor de garganta, tosse, alterações em ouvidos, cansaço. É aconselhável que você leve seu filho para atendimento médico com seu pediatra. Se for o caso, ele encaminhará a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Bom dia, minha filha tem 3 anos e oito meses e esse ano teve duas crises de alergia sinusite, rinite e otite ela tem intolerância a lactose e agora ela esta com uma crise de tosse que começou seca mas agora tem catarro e o seu pediatra receitou durante sete dias usar aerolim no espaçador de 4 em 4 horas predsim 12 em 12 horas e esalerg 1 vez a noite, ele disse que ela tem bronquite mas fico preocupada de usar tantos remédios fortes e o aerolim porque ataca o coração.

    ResponderExcluir
  183. Bom dia. As medicações não são fortes ou fracas, são medicações que a indicação varia de acordo com a gravidade do quadro. O Aerolin não "ataca" o coração, isso é um mito. É uma medicação que, no seu efeito farmacológico normal, aumenta a frequência de batimentos cardíacos, e isso é normal e esperado. O que nos preocupa é o uso dessas medicações de resgate (emergência), sem o tratamento de todo o problema. Se as crises vem aumentando, de intensidade e frequência, é a hora de buscar o acompanhamento com um(a) especialista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  184. Bom dia,
    Meu filho tem asma, mas o pediatra falou que é aquela que passa depois dos quatro anos de idade (visto que os pais não são asmáticos). Vocês poderiam me dar mais informações a respeito desse tipo de asma?
    Outra dúvida, ele também tem rinite. E como eu li aqui no blog que a rinite pode piorar a asma, caso não tratada adequadamente, eu queria saber o seguinte: a medicação para tratamento de asma dele é o Clenil HFA 50 e o Montelair baby 4mg, e ambos são tanto para a asma quanto para rinite (de acordo com o que li na bula). Nesse caso, posso dizer que ele já está sendo tratado para os dois problemas?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  185. Olá Joana, boa tarde. Definir o tempo de duração da Asma é bem complicado, visto que ela é uma doença multifatorial. Ele, apesar de você não ter nos dito a idade, pode estar apresentando quadros sibilantes (chiadores) da infância que realmente são autolimitados (em sua maioria), mas pode ser asma alérgica sim,mesmo os pais não sendo asmáticos, portanto você deve manter o acompanhamento. Essas medicações são usadas para o tratamento de quadros respiratórios sim, mas novamente, o importante é identificar a causa de todos os sintomas. Procure um especialista em alergia para investigar e acompanhar o quadro dele. Quanto mais cedo fizermos a identificação dos causadores da alergia, melhor o tratamento e menos seu filho vai sofrer com os sintomas.

    ResponderExcluir
  186. Shell: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  187. Boa noite
    Meu nome é Augusto, tenho bronquite asmatica desde os 3 anos. Me tratei até os 11 anos e logo na entrada da adolescência larguei o tratamento. Com 20 anos voltaram os problemas pulmonares.
    Voltei a usar o berotec e o flixotide, porem o berotec me acelerava o coração, então troquei por conta propria para o Clenil Compositum HFA e parei o flixotide. Pode-se usar o Clenil compositum apenas na hora da crise e o flixotide para tratamento?

    ResponderExcluir
  188. Cristiane25/8/15 15:43

    Olá, boa tarde, fiz uso do Plurair por 1 ano e vou começar a utilizar o Flixotide, ambos têm como componente o propionato de fluticasona e na mesma dosagem, 50mcg. É possível que mesmo assim haja um período de adaptação e efeitos colaterais para o Flixotide, ou o corpo já deve estar adaptado pelo uso do Plurair? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  189. Fabiano Silva28/8/15 18:31

    Ola por favor uma duvida o pediatra de meu filho receitou Clenil 1jato a cada 12h e Aerolin 1jato a cada 6 h . E mais 1 jato em caso de crise ... Esses são de uso diário ???

    ResponderExcluir
  190. Augusto:não recomendo. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-lo de forma adequada e segura.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  191. Fabiano: Aerolin é um broncodilatador, com efeito de alívio imediato e indicado no tratamento de resgate de crises. Clenil é um corticóide inalado que atua no controle da doença e deve ser mantido mesmo quando não se tem sintomas. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Boa tarde,
    Sou intolerante à lactose e boa parte dos corticóides inalatórios possuem lactose em sua composição. Posso utilizá-los sem problemas, por serem de uso local?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  193. Cris: a quantidade é mínima e bem tolerada pela maioria das pessoas portadoras de intolerância à lactose. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Boa tarde
    Minha mãe tem asma desde jovem, hoje ela tem 43 anos e usa clenil compositum hfa(Cada dose contém 50 mcg de dipropionato de beclometasona e 100 mcg de salbutamol.) à 22 anos, ela usa todos os dias, as vezes 4 ou mais vezes por dia, as vezes apenas uma vez e tem dias que não usa.

    Gostaria de saber se esse remédio é mesmo eficiente para tratar a asma por tempo prolongado e se esse uso tão prolongado pode prejudica-la. Aguardo Resposta. Ando muito preocupada com ela e ela não gosta de se consultar.

    ResponderExcluir
  195. Wigna: o uso da medicação inalada é seguro, mesmo a longo prazo. Mas... tratar a asma não se resume aos remédios. É importante que acompanhe com um (a) especialista para julgar se esta é mesmo a medicação mais adequada para tratar a asma de sua mãe e para que oriente um tratamento preventivo da doença. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno