Pular para o conteúdo principal

Alergia ao látex

A alergia ao látex é uma reação alérgica desencadeada pelo contato ou exposição a produtos derivados de borracha natural Este tipo de alergia acomete cerca de 4% da população mundial.

Látex é uma substância extraída da seiva da seringueira e encontrada na borracha natural e utilizado na indústria para o fabrico de inúmeros produtos, como balões usados em festas de aniversário, alguns tipos de brinquedos, chupetas e bicos de mamadeiras, luvas descartáveis, produtos hospitalares, camisinhas, materiais esportivos, etc.

No caso das luvas, a presença do pó usualmente nelas utilizado aumenta a exposição, já que partículas do látex podem aderir ao pó. Quando estas luvas são manipuladas, estas partículas ficam em suspensão no ar , podendo atingir os olhos, nariz, ou serem respiradas e provocar sintomas alérgicos.

Produtos contendo látex são muito comuns em ambientes hospitalares, em especial nas salas de cirurgia: aparelhos para vias aéreas (máscaras de inalação,cânulas, ambu, etc.), cateteres, luvas cirúrgicas, torniquetes, eletrodos, fitas adesivas, bandagens, drenos, borracha do sistema de soro, sondas para entubação, garrotes, etc.

A dermatite de contato não é causada pelo látex natural e sim pelos compostos usados na industrialização da borracha, como os aceleradores e antioxidantes.

Grupos de Risco

A alergia a látex pode se manifestar em qualquer faixa etária. Estão mais propensas, por exemplo, pessoas expostas previamente ao agente como contato com as luvas usadas pelos cirurgiões, através de uso próprio ou por ter sofrido intervenções cirúrgicas prévias. Citam-se alguns grupos mais predispostos para desenvolver a reação alérgica:

  • Crianças portadoras de alguns tipos malformações congênitas ,
  • Profissionais da área de saúde,
  • Trabalhadores da indústria da borracha,
  • Pacientes submetidos a múltiplas cirurgias,
  • Pacientes atópicos (rinite e asma).

Como se manifesta a alergia ao látex?

Este tipo de alergia pode ocorrer de diversas formas, desde manifestações leves até casos graves e fatais.

As manifestações mais comuns são:

  • Na pele (Dermatite de contato, Urticária, Angioedema)
  • No sistema respiratório (Asma, Rinite, Conjuntivite)
  • Em setores variados do organismo (Anafilaxia)

Reações cruzadas com alimentos

Um aspecto interessante da alergia ao látex é a presença de reações cruzadas com alguns tipos de alimentos, principalmente frutas, já que o látex é um produto vegetal e contém proteínas semelhantes. Cerca de 50% dos pacientes alérgicos ao produto, o são também a pelo menos uma fruta, geralmente banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi ou mamão.

Diagnóstico e tratamento

O reconhecimento da alergia ao látex é feito pelo médico alergista de forma clínica, através da análise da história do paciente. Além disso, os testes cutâneos e a detecção da alergia no sangue irão complementar e confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito através de medicações para corrigir os sintomas apresentados pelo paciente. Recomenda-se o afastamento do contato com o látex, embora seja muito difícil devido ao grande número de produtos contendo esta substância. Em alguns casos, a imunoterapia poderá ser útil.

Medidas preventivas:

- Reduzir o contato com o látex.
- Usar luvas sem látex e sem talco
- Substituir o látex por outros materiais polímeros sintéticos
- Existem camisinhas de borracha sintética que poderão ser indicadas pelo médico.

Comentários

  1. Valeu o esclarecimento, esse tipo de alergia não é muito conhecido.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ

    GOSTARIA DE DIZER QUE PARA ALÉRGICOS AO LÁTEX
    EXISTE A LUVA DE VINIL
    SEM AMIDO !!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bm esse blog!Parabéns!!!
    Minha mãe é absurdamente alérgica a latex e usa umas luvas roxas de nitrilo que compramos nos Estados Unidos na farmácia CVS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alergia muito severa ao látex, inclusive com choque anafilático, as luvas indicadas são as luvas nitrilicas

      Excluir
  4. Luciana: Os recursos modernos permitem que, se não há como curar, pelo menos possamos controlar a alergia e conviver bem com ela.
    Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que passei por uma cirurgia muito delicada, me vi passando mal, após 12 dias que meu estado alérgico melhorou bem. DescoDescobri que tinha ou estava alérgica ao látex. Mas aqui descobri algo que a muito desejava saber. Ao comer banana me parece trancar a garganta e me dá muita tosse... a água tira a sensação de tosse forte e falta de ar. Obrigado por me informar, jamais imaginava ter ligação do látex com a banana e outras frutas, Meu nome é Cláudia Belo

      Excluir
    2. Em.mim e cruzada com aipim, ameixa, pêssego, aipim, raciche italiana e mais 57 tipos de medicamentos que não posso usar e, também anestesias só posso usar um tipo, se conhece pouco dessa alergia ao látex, mas é MUITO grave

      Excluir
  5. ola eu sou a mariana...eu sou alergica ao latex desde bebe e agora trabalho numa loja de tatuagens onde tenho de usar sempre luvas e saia de la sempre muito mal a pouco tempo comprei luvas sem latex e ja estou muito melhor...mas nao sabia que certas frutas poderiam tambem causar alergias...eu sempre que comia kiwi e abacate ficava cheia de fridas na boca e nao sabia o porque...agora estou muito mais esclarecida...obrigado...muito bom o blog!!

    ResponderExcluir
  6. Mariana: ficamos felizes em saber que o Blog ajudou vocâ a vencer sua alergia.Obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/2/09 22:30

    poderiam por favor indicar quais tipos de preservativos usar? muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Existem preservativos sem látex, a base de poliuretano, como por exemplo da marca Avanti, encontrado em importadoras especializadas. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de uma indicação para luvas ou cremes para trabalhador co dermatite contato cimento e posterior contato com latex da luva. Função dele = pedreiro
    Grata

    ResponderExcluir
  10. Peço sua compreensão, mas não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Para orientar o tipo de luvas para o paciente, é essencial colher sua história clínica (anamnese), examinar as lesões e realizar um teste de contato e teste de látex. Assim será possível individualizar o exato tipo de alergia e indicar luvas mais adequadas para ele. Aconselho que entre em contato com o alergista que acompanha o caso para orientar.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia.Gostaria de saber onde posso adquirir luvas cirurgicas sem látex, pois meu pai possui alergia ao látex e precisa ser submetido a uma cirurgia.Agradeço muito pela atenção.Amanda-Recife

    ResponderExcluir
  12. Amanda: aconselho que procure em lojas especializadas em produtos para alérgicos: entre em contato com alergohouse (www.alergohouse.com.br) ou com alergoshop (www.alergoshop.com.br)Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  13. ola descobri q estou com alergia a latex,e isso esta dificultando minha vida pois meu trabalho precisa de usar luvas.gostaria d saber se encontramos luvas ant ALERGICAS PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS ALERGICAS AO LATEX .SE ENCONTRAMOS COM FACILIDADES

    ResponderExcluir
  14. Existem opções de luvas de vinil ou de luvas de nitrilo. Peça ao seu alergista que oriente seu caso. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Descobri a pouco tempo quando ia ser submetida a cirurgia geral que tenho alergia a látex, alguem sabe uma loja do recife que venda! o hospital me responsabilizou da procura da luva! obrigada

    ResponderExcluir
  16. Kamila: desconheço locais em Recife, mas as principais lojas de material para alérgicos vendem através da internet ou tem revendedores em várias localidades brasileiras. Consulte os sites: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) Agradecemos sua visita e convidamos que assine o Blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu email.

    ResponderExcluir
  17. ELIANE boa tarde descobri a três meses que tenho alergia a látex aparti dai estou tendo muitos problemas no meu rosto, meus olhos estão sempre muito avermelhados e inchados e coça muito, também estou tendo escamaçoes na pele,não sei o que fazer me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  18. Eliane: os dados que enviou não são suficientes para emitir uma opinião ou para indicar tratamento. Aconselho que exponha sua dificuldade no controle da doença ao seu alergista: ele é a pessoa mais indicada para orientá-la. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. ola,meu nome e gerda e sou uma alergica a latex de ultimo grau,onde o anbientew de latex ja me e prejudicial,como sou tecnica de enfermagem gostaria de saber se existe vacina eficaz para essa alergia,eu ja fiz 3 prc e estou desenvolvendo alergias absurdas como edema de glote a mandioca ao tomate a cenoura e outros tbem gostaria de saber sobre meus direitos trabalhistas sou servidora publica concursada como tecnica de enfermagem o alergologista com quem trato me afastou das atividades mas agora a prefeitura a qual sou vinculada quer me colocar em desvio de funçao,eles podem fazer isso,por favor se poder me ajudar fico grata ou me passar outro endereço para duvidas.obrigada

    ResponderExcluir
  20. Gerda:a imunoterapia com latex ainda está em fase de uso limitado em função de possíveis efeitos adversos.O tratamento implica no afastamento do contato com produtos contendo látex. Aconselho que converse com seu alergista a respeito. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2/3/11 19:00

    já usei aquelas luvas de vinil da descarpack (tamanho P), mas elas ficam enormes! Como estudo odonto, isso dificulta o meu trabalho. Tem alguma outra marca de fácil acesso no Brasil que seja menor?
    Pode ser de vinil, neoprene ou nitrila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta a de nitrilo sem pó da supermax. Você pode comprar pela dental cremer.

      Excluir
  22. Anônimo6/5/11 11:07

    Adriana

    Olá!
    DFescobri agora que sou alérca ao Látex, quando estava na sala para fazer uma cirurgia de prótese mamária e tive uma reação alérgica. Então foi ssuspensa a cirurgia e fui investigar e descobri que sou alégica ao látex no grau 02. Pelo resultado do exame pude perceber que essa alergia vai até o grau 06. Gostaria de saber se essa alergia é estabilizada ou ela tem de a aumentar?

    ResponderExcluir
  23. Adriana: é importante ressaltar que as pessoas alérgicas ao látex podem receber cuidados preventivos e ter uma vida normal, inclusive serem submetidas á procedimentos cirúrgicos. O caminho mais adequado é pedir ao seu alergista que oriente sobre as medidas de preveção. Uma alergia pode agravar se a causa da sensibilização não for afastada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2/7/11 17:09

    valeu pelo blog! estou chegando agora no mundo das alergias todos os dias descubro uma nova alergia, é bom saber que aqui tiro minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  25. Obrigado. Tenha certeza que suas palavras são um importante incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  26. SOU ALÉRGICA A LÁTEX E LI QUE TEM UMA VACINA QUE PODE AMENISAR OS EFEITOS DA ALERGIA, GOSTARIA DE SABER SE TEM NO BRASIL E COMO ADQUIRIR? TIVE CHOQUE ANAFILÁTICO NO MEU PARTO, HEMORRAGIA, HIPOTERMIA, FECHAMENTO DE GLÓTE E ZEROU MINHA PRESSÃO, USARAM EM MIM REVIVAN, MORFINA E ADRENALINA. TENHO MUITO MEDO, MAS EVITO TUDO PRINCIPALMENTE BEXIGAS E LUVAS, SÓ ENTRO EM HOSPITAIS SE PRECISAR MUITO! PRECISO MUITO SABER SE EXISTE ESTA VACINA, SE É ACONSELHÁVEL. ESTÁ CONTROLADA MINHA ALERGIA, FAÇO TRATAMENTO, MAS NÃO TENHO UMA VIDA MUITO FÁCIL, POIS SOU MUITO MEDROSA E TENHO QUE ANDAR COM QUITE DE EMERGÊNCIA. ESTOU 15 QUILOS MAIS GORDA POR CAUSA DOS MEDICAMENTOS!!! ME AJUDE POR FAVOR!!! OBRIGADA

    ResponderExcluir
  27. A imunoterapia para látex ainda é restrita. Poucos locais no Brasil disponibilizam este tratamento e só pode ser feita sob estrito acompanhamento do médico alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. qual teste alergico é o mais indicado para quem tem alergia ao látex? Pois não sei se é o látex ou o pó da luva que está me causando alergia, ou os dois e vou na alergista hoje à tarde sendo que já tenho dermatite de contato, rinite e sinusite.
    Grata.

    ResponderExcluir
  29. A base para diagnóstico da alergia ao látex não é o teste, mas sim a avaliação clínica feita pelo alergista. O teste (no sangue ou na pele) complementará o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia,
    Há cerca de um mês comecei a praticar kitesurf e passei a usar roupas de neoprene. Nesse momento começaram a surgir pequenas bolhas, sobretudo nas mãos e cotovelos, que coçavam muito. Procurei um médico que diagnosticou dermatite de contato com causa provável o uso da roupa de neoprene.
    Nesse caso, é possível que os sintomas da dermatite apareçam mesmo em partes do corpo que não tenham contato com o neoprene, como nas mãos? Alguém conhece outros casos de dermatite por uso desse tipo de roupa de neoprene?
    Muito obrigado!
    Rodolfo Santos

    ResponderExcluir
  31. Rodolfo: é possível ocorrer alergia à roupa de neoprene, podendo acometer áreas extensas da pele.Nos casos mais mcomplicados pode acometer as mãos que não são cobertas, mas que manipulam o material. Contudo, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Catia Oliveira20/12/11 14:20

    Olá meu bb tem outras alergias alimentares e recentemente esteve internado em isolamento, me pediram p usar estas luvas e notei q qdo pegava ele, ele fazia ansia de vômitos e depois começou vomitar mto por 10d, parei de usar as luvas nesse periodo, mas vez ou outra entrava alguem com as luvas, esse seria um sinal de alergia a latex?

    ResponderExcluir
  33. Catia: peço sua compreensão, mas os dados que envia não são suficientes para emitir um parecer. Você não referiu a idade nem as condições clínicas do seu bebê. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, eu fiz a 7 meses uma cirurgia de protese mamária. Após essa cirurgia, tive problemas como urticária. Sinto coceiras horriveis, nos pés, nas mãos, nos seios e inchaço pelo corpo todo, principalmente nos lábios. Isso me incomoda muito, pois tira minha concentração até para trabalhar. Sou formada em estética, sempre usei luvas de latex, uso preservativo e nunca tive alergia a eles. Gostaria de saber se é possivel mesmo assim, ser alergia ao latex. Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Possível, é... Mas, para afirmar é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Uma alergia nunca ocorre no primeiro contato, mas sim com o passar do tempo. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia !!! Eu estou no momento com urticarias por todo o corpo após o uso de uma roupa de neoprene que acabeu de comprar, sempre use esse tipo de roupa e foi a primeira vez que tive uma reação alergica, sera que a roupa veio com auguma quimica forte, pois eu não lavei a roupa antes ja fui colocando e mergulhando,menos de dez minutos ja começaram as reações de vermelidão e muita coceira pelo corpo inteiro. procurei um medico e ele me receitou "ZINA 5mg-diclorato de levocetirizina" e LORATADINA 10mg... Esta correto o tratamento. Origado e um bom dia

    ResponderExcluir
  37. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para avaliar o tratamento sem ter um diagnóstico preciso da alergia. Aconselho que procure um médico especialista em Alergia Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  38. Sou dentista e tenho alergia ao látex, uso sobre luva por baixo da luva de procedimento há um ano e está dando certo. Agora quero colocar uma prótese mamária, posso ter alergia a prótese ou é só usar o material indicado durante a cirurgia?

    ResponderExcluir
  39. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Não recomendo que faça a cirurgia sem antes consultar seu alergista, Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. boa tarde meu esposo e dentista e teve alergia a o latex, entao estamos trocando as luvas e mascaras. mas goataria de saber quais outros objetos que ele deve evitar. pois estou sem saber, por ex quanto ao chinelo, cuecas, roupas volante do carro. tambem quanto a alimentacao sei que deve evitar as frutas, mas e as outros alimentos quais evitar????? me ajudem.

    ResponderExcluir
  41. Não tenho condições para emitir um parecer específico sobre o caso do seu esposo sem conhecer seu histórico clínico e o tipo de alergia que apresenta. Mas, farei algumas considerações: o fato do seu esposo ser alérgico à latex não significa que terá outras alergias. Por isso, não há necessidade de modificar seus hábitos, roupas e alimentação. Algumas pessoas podem ter reação cruzada com algumas frutas, mas não é obrigatório Por isso, só deve fazer algum tipo de dieta sob a supervisão do seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  42. Tenho um bebe de 8 meses, e o medico esta suspeitando que ele tem alergia a latex , ocasinada pelo uso da fralda descartavel isso e possivel? o bumbum dele fica todo com dermatite , no inicio a media achava que era INTOLERANCIA A LACTOSE, mas ele passou a tomar um leite especial e nao melhorou , existe esse sintomas no bumbum, em caso de latex

    ResponderExcluir
  43. O seu relato não sugere que seja uma reação ao látex mas não há como afirmar sem uma avaliação pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu bebê e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  44. José Carlos Tascheck15/7/12 21:12

    Trabalho como Odontólogo a vinte e um anos, somente agora desenvolvi alergia que pode ser a luva. Estou usando uma luva de vinil e por cima a luva de látex, sinti que reduziu a irritação mas não eliminou o problema.
    Sei que existe uma vacina para pacientes que tem alergia ao látex isso procede?

    ResponderExcluir
  45. José: existe uma vacina mas ainda não está bem padronizada Aconselho que procure um alergista para orientá-lo Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, estou tratando minha filha com uma alergista que propos fazer um tratamento em portugal com uma vacina. Estou com receio em fazer pois não sei como é o controle de vacinas em portugal e não quero fazer de minha filha uma cobaia. Tem idéia se no Brasil a vacina esta em fase de teste e qdo ela poderá estar a disposição? Muito obrigado

      Excluir
  46. A minha filha de 3 anos e meio foi diagnosticada com alergia a Cysteina Protease que existe no Kiwi, abacaxi e mamao, antes faziamos a dieta do latex pois eu acreditava ser o problema e depois de fazer o exame Imunoisac constatou nivel alto dessa proteina, ela tem prick e rast negativo para o latex e faz dieta de outras frutas tambem como moramos na Franca busco mais informacoes a respeito, mesmo sem exames negativos ela poderia desenvolver alergia ao latex?

    ResponderExcluir
  47. Marcia: existe uma forte correlação entre a alergia ao látex e alergia à determinadas frutas. Contudo, não quer dizer que ocorrerá em todos os casos. Os testes (na pele e no sangue) são complementos importantes para o diagnóstico, mas devem ser interpretados com cautela e sempre relacionados com os dados clínicos de cada paciente, pois pode resultar em falso-positivos ou em falso-negativos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, minha mãe tem alergia ao látex. Ela é enfermeira por isso sempre trabalha com luvas de vinil. Porém faz três anos que descobrimos que ela está com miomas no útero. Tentamos vários tratamentos, mas não resolveu. Essa semana ela teve uma hemorragia e ela está a base de remédios para segurar o sangramento.Seu ginecologista quer fazer a cirurgia, pois não dá mais para esperar. Entramos em contato com vários hospitais para saber se possuem a sala-latex free, mas não encontramos nenhuma e muitas pessoas desses hospitais, nos contaram que quando é assim, preparam uma sala. Estamos preparando uma sala aqui, já conseguimos as luvas estéreis anti alérgicas. Gostaria de saber se tem mais algum material que precisamos providenciar e onde encontrar este material. Aguardo um retorno e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  49. O principal é o preparo específico da sala cirúrgica. É recomendado que a cirurgia seja a primeira a ser realizada no dia, para evitar resquícios do látex no ambiente. Mas, a solicitação do material varia em cada local. O hospital se encarregará de fazer a lista de exig~encias na dependência das necessidades do local. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Obrigada por responder...

    ResponderExcluir
  51. Estou com uma dificuldade ENORME em encontrar LUVAS ESTEREIS ISENTAS DE LÁTEX. Já procurei em casas especializadas tipo Alergohouse..alergoshop..Casa do Médico..Lemgruber, porem com respostas negativas. Isso é um problema, muito grande, para nós que somos alergicos ao látex e precisamos nos submeter a procedimentos invasivos.Não sei mais a quem recorrer.

    ResponderExcluir
  52. Aconselho que faça contato com Bace healthcare nos telefones: (11) 3168-0226 ou Fax: (11) 3167-0772 Você pode tentar também contato direto com a lengruber no SAC: (21) 2132-8020 Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  53. Troquei as luvas de látex por luvas nitrílicas, mas ainda na vi nenhuma melhora expressiva nas minhas mãos, até porque elas continuam suando dentro das luvas... Será que eu vou ter que parar de comer banana também? Oh céus! rsrs

    ResponderExcluir
  54. Alessandra: mantenha seu tratamento e se tiver dúvidas, exponha ao seu alergista para que ele possa ajudá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  55. Foi muito importante para mim conhecer este blog,minha finha e extremamente alergica ao latex porem nunca passou com alergista,faz tratamento na aacd e ninguem me orientou,mas estou vendo atraves dos depoimentos que a maioroa das pesspas faz tratamento com alergista,porisso vou tratar de procurar um bom alergista e passar minha filha pra ver se diminui um pouco essa alergia,obg,silvana

    ResponderExcluir
  56. Silvana: obrigado por seu depoimento. Desejamos melhoras para sua filha.

    ResponderExcluir
  57. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando o nome ou a composição da vacina para que possamos esclarecer sua dúvida de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Ótimo o blog. Parabéns! Meu marido esta com o corpo avermelhado e coçando muito. Mas ja fizemos o painel alérgico para saber de que q é. Estamos tratando com um alergista em Uberaba. Espero descobrir a causa.

    ResponderExcluir
  59. Mirian: obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Desejamos melhoras ao seu marido. Abraço!

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde,
    Me chamo Mirella e após quase 1 ano buscando um diagnóstico quanto as reações alérgicas de meu filho às frutas, descobri que ele sofre com as reações cruzadas ao látex. Tem sido muito complicado administrar sua alimentação, visto que praticamente todas as frutas contém látex. As reações tem sido desde vermelhidão em volta da boca e pescoço, como se fosse queimadura e mais graves como dormência da língua e inchaço quando ele comeu amendoim castanha e nozes. Ele só tem 3 anos. Gostaria de saber se existe algum tratamento com vacina. Por enquanto ele tem feito uso de medicação. O curioso é que não consegui ainda não consegui perceber a mesma reação alérgica em produtos feito de borracha, como a mamadeira.

    ResponderExcluir
  61. Mirella: infelizmente não tenho condições para opinar sobre seu filho baseado apenas em seu relato na internet e sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. A vacina tem pouco efeito nos casos de alergia alimentar. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para prestar maiores esclarecimentos.Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde,
    Descobri a alergia ao latex pouco depois de entrar no serviço público como técnica de enfermagem. Gostaria de saber quais os respaldos trabalhistas que tenho (se souberem me informar) porque a médica do trabalho e a gerencia do hospital onde trabalho afirma que eu omiti esse tipo de alergia na perícia admissional (sendo que eu desconhecia a alergia e esse é meu primeiro emprego na área) e que eu estava de "golpe" para desviar de função.
    Estou há 6 meses trabalhando na área de internação e as luvas tem muito pó. Comecei a usar as luvas de vinil e até as de neoprene, mas mesmo assim apresentei coceira na garganta, edema palpebral, urticárias pelo rosto e até crises de asma por conta do contato indireto (as colegas de profissão usam a luva de látex)... O meu alergista fez um laudo mas parece que as pessoas desconhecem a alergia.
    Já li artigos científicos que explicam bem, mas gostaria de saber se essa alergia começa repentino ou tem inicio em constantes exposições?
    Obrigada! :)
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  63. Ana Paula: sinceramente desconheço sobre o tema. Aconselho que peça a avaliação de um advogado trabalhista em conjunto com a orientação do seu alergista. A alergia tem origem genética mas surge após exposições repetidas ao alérgeno. Publicamos recentemente um texto sobre o tema. Convido que leia neste link: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2013/11/alergia-ao-latex.html Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Ola. Li todos os comentários e estou super preocupada. Sou decoradora a 4 anos, trabalho com escultura de balões (bexigas) acontece q de 5 meses pra ca tengo tido reação alergica qdo tenho contato com os balões, mas isso nunca tinha ocorrido antes, meus olhos ficam inchados demais dentro do olho chega a criar uma bolha e tenho apertos no peito o q pode ter ocorrido pra eu desencadear essa alergia ? Isso é grave ? E agora vou ter q parar de trabalhar com bexigas ?

    ResponderExcluir
  65. Andreia: o seu relato sugere que possa ser um caso de alergia ao látex, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Gostaria de ser informada sobre onde encontrar hospitais no Brasil que tenham sala de cirurgia látex free. Agradeço antecipadamente resposta.
    Ana Flávia

    ResponderExcluir
  67. Não há um cadastro nacional de salas cirúrgicas "látex free". Converse com seu médico cirurgião.

    ResponderExcluir
  68. tenho alergia ao látex,meu pescoço tem inchado desda mandibula até a nuca e fica dolorido será que é alimentos que tenho comido que pode esta provocando tudo isso,já fui ao médico de garganta de pescoço e cabeça e me disseram que é coluna mas ñ acredito pois percebi que quando como por ex: aimpim ,me sentia mas mal,e outros alimentos esses sintoma pode ocorrer estou preocupada !!

    ResponderExcluir
  69. Zilma: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la adequadamente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, tenho uma sobrinha que descobriu que tem grande alergia ao silicone e está pensando em colocar prótese mamária. Existe algum tipo indicado para esses casos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  71. Eliana: a solicitação que deseja não pode ser atendida pela internet. É essencial conhecer os dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente para orientar com segurança. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ para prestar esclarecimentos sobre a alergia de sua sobrinha. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo6/9/15 17:44

    Boa tarde, meu nome e Kenia e acabei de descobrir que tenho alergia ao látex que consta nos alimentos, existe uma lista mais precisa de quais alimentos possuem esta proteína, pois em muitos sites sitam sempre os mesmos alimentos, porém descobri que a tapioca tbem tem e eu fazia muito uso da tapioca.

    ResponderExcluir
  73. Kenia: existem diversos alimentos que podem ter reação cruzada com látex. Mas esta orientação não deve ser padronizada. Cada pessoa precisa ser orientada de forma individualizada e personalizada. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  74. Posso usar luva descartável como preservativo ?

    ResponderExcluir
  75. Não. Luvas descartáveis não substituem o preservativo. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Olá sou alérgica o látex, faz 4 anos que descobrir sofro muito com essa alegria, não consigo parar em nenhum trabalho por causa dessa dela, até uma sacolinha de mercado que eu pego fico mal, o pior de tudo é que o médico falou, é que o látex é encontrado até nas roupas e calçados.... gostaria de saber se quem sofre dessa alergia... Pode se tem como se aposentar?

    ResponderExcluir
  77. Ivonete: Eu desconheço se existe uma legislação específica, mas que eu saiba, a alergia ao látex por si só, não é considerada justificativa para aposentadoria por invalidez, já que se trata de uma doença com formas clínicas variadas, desde crises leves até situações graves. Ou seja, nem toda pessoa portadora de aalergia ao látex tem quadro grave da doença. É preciso comprovar a gravidade e a característica incapacitante de sua alergia. Aconselho que busque a orientação de um advogado especialista em direito previdenciário. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Sou extremamente alérgica ao látex, desde 2006, faço acompanhamento pelo HC, e de tempos em tempos um alimento tem que ser descartado do meu cardápio por toda a vida, e são alimentos que nem os médicos acreditam que manifestasse a alergia, estou extremamente triste, por não me oferecerem nenhuma forma de tratamento, os médicos dizem que não há tratamento para este tipo de alergia....E o pior que temos que excluir frutas, legumes e verduras que são essenciais....Lamentável....

    ResponderExcluir
  79. Bom dia. A imunoterapia específica para alergia a látex está em desenvolvimento, mas ainda não foi liberada por não cumprir todas as normas de segurança e eficácia. Por enquanto, o tratamento inclui mesmo a proibição dos alimentos e produtos contendo látex. Agradecemos sua participação em nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia meu nome é Nadieje tenho alergia ao latex descobri quando trabalhava em uma clinica como auxiliar de dentista fui a varias dermato e ela falaou que eu teria que sair do trabalho ou nao ficaria boa tive quue pedi demisao minhas maos cosarva muito ficava ferifas e muitas inguas nos braços logo depoia tive que fazer uma enbolizacao de miomas ulterino e foi usada um cateter que ia da veia central da coxa ate o ultero tive uma complicaçao e tive qie ser intubada saia muita secrecao do meu nariz e fi quei vermelha da cor de sangue agora estou com muito medo de pasar por outra cirurgia que provalvelmente vou precisa tira o ultero pois o proxedimento nao deu certo o que eu faço visto que toda equipe usa luvas de latex e algums materias tem latex como a buracha por onde entra o oxigenio mim ajude

    ResponderExcluir
  81. Nadieje: Boa noite. O seu relato sugere que você precisa de uma orientação personalizada e especializada antes da sua cirurgia. Mas, não é possível orientar pela internet, sem conhecer seus dados de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista em sua cidade para receber uma orientação adequada e segura Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Agradecemos seu depoimento Claudia Belo e estamos ao dispor. Um abraço.

    ResponderExcluir
  83. Como sua alergia é severa, não recomendo que se oriente pela internet. Cada pessoa é unica e tem sua aceitação e grau de alergia de forma individual. É importante que se aconselhe com seu alergista, que o examinou e conhece seus dados clínicos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Correto. As luvas de nitrilo são uma boa opção. Mesmo assim, não são isentas de causar alergia, uma vez que a reação é individual e envolve mecanismos variados, bem como uma suscetibilidade que varia em cada pessoa. Por isso, é sempre indicado que seja orientada pelo médico que acompanha o tratamento de sua alergia. Obrigado por enviar seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Olá!já faz 8 meses que estou com alergia a látex...já algum tempo...não podia usar luvas cirúrgicas..só que agora se tornou tão forte que tds as frutas que amo não posso comer e alguns legumes...e tbm queijo e leite....meu corpo entra em estado lamentável...fica toda pipocas e salientes...que queima e minha e deixa louca ...tomo corticoides 40 ml por dia ....por favor gostaria de SABER se existe uma vacina para amenizar ou para cura.obrigada.

    ResponderExcluir
  86. Claudineia: a imunoterapia específica para látex ainda não é comercializada no Brasil. Sugerimos que procure no facebook a comunidade SLA (Síndrome Látex Frutas) onde poderá ler depoimentos de outras pessoas portadoras desta alergia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Excelente mesmo! Parabéns e obrigada. Felicidades.

    ResponderExcluir
  88. Que bom que gostou, Branca. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  89. Bom dia! Acabei de descobrir alegria ao látex e látex frutas, alegria ao leite entre outros. Está muito difícil, pois ainda falta de ar, formigamento na boca sensação de desmaio, sempre que entro em contato com alguma coisa.
    No momento estou fazendo exames, sendo que só almoço e janto, não sei quais fritas posso comer, o que comer nesse início.
    Se puder me dar alguma dica? Agradecido.

    ResponderExcluir
  90. Fabio Boa noite Gostaria de poder ajudá-lo. Mas não existe uma dieta padronizada que sirva para todas as pessoas alérgicas ao látex. É essencial conhecer seus dados clínicos, resultado de testes, etc. para orientá-lo. Avaliar pela internet pode gerar erro. Sugiro que peça esta orientação ao alergista que acompanha seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno