26 novembro 2006

Alergia ao látex

A alergia ao látex é uma reação alérgica desencadeada pelo contato ou exposição a produtos derivados de borracha natural Este tipo de alergia acomete cerca de 4% da população mundial.

Látex é uma substância extraída da seiva da seringueira e encontrada na borracha natural e utilizado na indústria para o fabrico de inúmeros produtos, como balões usados em festas de aniversário, alguns tipos de brinquedos, chupetas e bicos de mamadeiras, luvas descartáveis, produtos hospitalares, camisinhas, materiais esportivos, etc.

No caso das luvas, a presença do pó usualmente nelas utilizado aumenta a exposição, já que partículas do látex podem aderir ao pó. Quando estas luvas são manipuladas, estas partículas ficam em suspensão no ar , podendo atingir os olhos, nariz, ou serem respiradas e provocar sintomas alérgicos.

Produtos contendo látex são muito comuns em ambientes hospitalares, em especial nas salas de cirurgia: aparelhos para vias aéreas (máscaras de inalação,cânulas, ambu, etc.), cateteres, luvas cirúrgicas, torniquetes, eletrodos, fitas adesivas, bandagens, drenos, borracha do sistema de soro, sondas para entubação, garrotes, etc.

A dermatite de contato não é causada pelo látex natural e sim pelos compostos usados na industrialização da borracha, como os aceleradores e antioxidantes.

Grupos de Risco

A alergia a látex pode se manifestar em qualquer faixa etária. Estão mais propensas, por exemplo, pessoas expostas previamente ao agente como contato com as luvas usadas pelos cirurgiões, através de uso próprio ou por ter sofrido intervenções cirúrgicas prévias. Citam-se alguns grupos mais predispostos para desenvolver a reação alérgica:

  • Crianças portadoras de alguns tipos malformações congênitas ,
  • Profissionais da área de saúde,
  • Trabalhadores da indústria da borracha,
  • Pacientes submetidos a múltiplas cirurgias,
  • Pacientes atópicos (rinite e asma).

Como se manifesta a alergia ao látex?

Este tipo de alergia pode ocorrer de diversas formas, desde manifestações leves até casos graves e fatais.

As manifestações mais comuns são:

  • Na pele (Dermatite de contato, Urticária, Angioedema)
  • No sistema respiratório (Asma, Rinite, Conjuntivite)
  • Em setores variados do organismo (Anafilaxia)

Reações cruzadas com alimentos

Um aspecto interessante da alergia ao látex é a presença de reações cruzadas com alguns tipos de alimentos, principalmente frutas, já que o látex é um produto vegetal e contém proteínas semelhantes. Cerca de 50% dos pacientes alérgicos ao produto, o são também a pelo menos uma fruta, geralmente banana, kiwi, abacate, maracujá, manga, abacaxi ou mamão.

Diagnóstico e tratamento

O reconhecimento da alergia ao látex é feito pelo médico alergista de forma clínica, através da análise da história do paciente. Além disso, os testes cutâneos e a detecção da alergia no sangue irão complementar e confirmar o diagnóstico. O tratamento é feito através de medicações para corrigir os sintomas apresentados pelo paciente. Recomenda-se o afastamento do contato com o látex, embora seja muito difícil devido ao grande número de produtos contendo esta substância. Em alguns casos, a imunoterapia poderá ser útil.

Medidas preventivas:

- Reduzir o contato com o látex.
- Usar luvas sem látex e sem talco
- Substituir o látex por outros materiais polímeros sintéticos
- Existem camisinhas de borracha sintética que poderão ser indicadas pelo médico.

66 Dê sua opinião:

Cejunior disse...

Valeu o esclarecimento, esse tipo de alergia não é muito conhecido.

Anônimo disse...

OLÁ

GOSTARIA DE DIZER QUE PARA ALÉRGICOS AO LÁTEX
EXISTE A LUVA DE VINIL
SEM AMIDO !!!!

Luciana Chichierchio disse...

Muito bm esse blog!Parabéns!!!
Minha mãe é absurdamente alérgica a latex e usa umas luvas roxas de nitrilo que compramos nos Estados Unidos na farmácia CVS.

Equipe PGRJ disse...

Luciana: Os recursos modernos permitem que, se não há como curar, pelo menos possamos controlar a alergia e conviver bem com ela.
Obrigado pela visita e volte sempre.

mara disse...

ola eu sou a mariana...eu sou alergica ao latex desde bebe e agora trabalho numa loja de tatuagens onde tenho de usar sempre luvas e saia de la sempre muito mal a pouco tempo comprei luvas sem latex e ja estou muito melhor...mas nao sabia que certas frutas poderiam tambem causar alergias...eu sempre que comia kiwi e abacate ficava cheia de fridas na boca e nao sabia o porque...agora estou muito mais esclarecida...obrigado...muito bom o blog!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mariana: ficamos felizes em saber que o Blog ajudou vocâ a vencer sua alergia.Obrigado pela visita e volte sempre!

Anônimo disse...

poderiam por favor indicar quais tipos de preservativos usar? muito obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem preservativos sem látex, a base de poliuretano, como por exemplo da marca Avanti, encontrado em importadoras especializadas. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

Anônimo disse...

gostaria de uma indicação para luvas ou cremes para trabalhador co dermatite contato cimento e posterior contato com latex da luva. Função dele = pedreiro
Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Para orientar o tipo de luvas para o paciente, é essencial colher sua história clínica (anamnese), examinar as lesões e realizar um teste de contato e teste de látex. Assim será possível individualizar o exato tipo de alergia e indicar luvas mais adequadas para ele. Aconselho que entre em contato com o alergista que acompanha o caso para orientar.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Amanda disse...

Bom dia.Gostaria de saber onde posso adquirir luvas cirurgicas sem látex, pois meu pai possui alergia ao látex e precisa ser submetido a uma cirurgia.Agradeço muito pela atenção.Amanda-Recife

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Amanda: aconselho que procure em lojas especializadas em produtos para alérgicos: entre em contato com alergohouse (www.alergohouse.com.br) ou com alergoshop (www.alergoshop.com.br)Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

ola descobri q estou com alergia a latex,e isso esta dificultando minha vida pois meu trabalho precisa de usar luvas.gostaria d saber se encontramos luvas ant ALERGICAS PARA AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS ALERGICAS AO LATEX .SE ENCONTRAMOS COM FACILIDADES

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem opções de luvas de vinil ou de luvas de nitrilo. Peça ao seu alergista que oriente seu caso. Obrigado pela visita.

Kamila disse...

Descobri a pouco tempo quando ia ser submetida a cirurgia geral que tenho alergia a látex, alguem sabe uma loja do recife que venda! o hospital me responsabilizou da procura da luva! obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kamila: desconheço locais em Recife, mas as principais lojas de material para alérgicos vendem através da internet ou tem revendedores em várias localidades brasileiras. Consulte os sites: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) Agradecemos sua visita e convidamos que assine o Blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu email.

Anônimo disse...

ELIANE boa tarde descobri a três meses que tenho alergia a látex aparti dai estou tendo muitos problemas no meu rosto, meus olhos estão sempre muito avermelhados e inchados e coça muito, também estou tendo escamaçoes na pele,não sei o que fazer me ajude por favor.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eliane: os dados que enviou não são suficientes para emitir uma opinião ou para indicar tratamento. Aconselho que exponha sua dificuldade no controle da doença ao seu alergista: ele é a pessoa mais indicada para orientá-la. Obrigado pela visita.

Diego disse...

ola,meu nome e gerda e sou uma alergica a latex de ultimo grau,onde o anbientew de latex ja me e prejudicial,como sou tecnica de enfermagem gostaria de saber se existe vacina eficaz para essa alergia,eu ja fiz 3 prc e estou desenvolvendo alergias absurdas como edema de glote a mandioca ao tomate a cenoura e outros tbem gostaria de saber sobre meus direitos trabalhistas sou servidora publica concursada como tecnica de enfermagem o alergologista com quem trato me afastou das atividades mas agora a prefeitura a qual sou vinculada quer me colocar em desvio de funçao,eles podem fazer isso,por favor se poder me ajudar fico grata ou me passar outro endereço para duvidas.obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gerda:a imunoterapia com latex ainda está em fase de uso limitado em função de possíveis efeitos adversos.O tratamento implica no afastamento do contato com produtos contendo látex. Aconselho que converse com seu alergista a respeito. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

já usei aquelas luvas de vinil da descarpack (tamanho P), mas elas ficam enormes! Como estudo odonto, isso dificulta o meu trabalho. Tem alguma outra marca de fácil acesso no Brasil que seja menor?
Pode ser de vinil, neoprene ou nitrila

Anônimo disse...

Adriana

Olá!
DFescobri agora que sou alérca ao Látex, quando estava na sala para fazer uma cirurgia de prótese mamária e tive uma reação alérgica. Então foi ssuspensa a cirurgia e fui investigar e descobri que sou alégica ao látex no grau 02. Pelo resultado do exame pude perceber que essa alergia vai até o grau 06. Gostaria de saber se essa alergia é estabilizada ou ela tem de a aumentar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: é importante ressaltar que as pessoas alérgicas ao látex podem receber cuidados preventivos e ter uma vida normal, inclusive serem submetidas á procedimentos cirúrgicos. O caminho mais adequado é pedir ao seu alergista que oriente sobre as medidas de preveção. Uma alergia pode agravar se a causa da sensibilização não for afastada. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

valeu pelo blog! estou chegando agora no mundo das alergias todos os dias descubro uma nova alergia, é bom saber que aqui tiro minhas dúvidas!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado. Tenha certeza que suas palavras são um importante incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

Anônimo disse...

SOU ALÉRGICA A LÁTEX E LI QUE TEM UMA VACINA QUE PODE AMENISAR OS EFEITOS DA ALERGIA, GOSTARIA DE SABER SE TEM NO BRASIL E COMO ADQUIRIR? TIVE CHOQUE ANAFILÁTICO NO MEU PARTO, HEMORRAGIA, HIPOTERMIA, FECHAMENTO DE GLÓTE E ZEROU MINHA PRESSÃO, USARAM EM MIM REVIVAN, MORFINA E ADRENALINA. TENHO MUITO MEDO, MAS EVITO TUDO PRINCIPALMENTE BEXIGAS E LUVAS, SÓ ENTRO EM HOSPITAIS SE PRECISAR MUITO! PRECISO MUITO SABER SE EXISTE ESTA VACINA, SE É ACONSELHÁVEL. ESTÁ CONTROLADA MINHA ALERGIA, FAÇO TRATAMENTO, MAS NÃO TENHO UMA VIDA MUITO FÁCIL, POIS SOU MUITO MEDROSA E TENHO QUE ANDAR COM QUITE DE EMERGÊNCIA. ESTOU 15 QUILOS MAIS GORDA POR CAUSA DOS MEDICAMENTOS!!! ME AJUDE POR FAVOR!!! OBRIGADA

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A imunoterapia para látex ainda é restrita. Poucos locais no Brasil disponibilizam este tratamento e só pode ser feita sob estrito acompanhamento do médico alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

qual teste alergico é o mais indicado para quem tem alergia ao látex? Pois não sei se é o látex ou o pó da luva que está me causando alergia, ou os dois e vou na alergista hoje à tarde sendo que já tenho dermatite de contato, rinite e sinusite.
Grata.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A base para diagnóstico da alergia ao látex não é o teste, mas sim a avaliação clínica feita pelo alergista. O teste (no sangue ou na pele) complementará o diagnóstico. Gratos por sua visita.

rodolfoslz disse...

Bom dia,
Há cerca de um mês comecei a praticar kitesurf e passei a usar roupas de neoprene. Nesse momento começaram a surgir pequenas bolhas, sobretudo nas mãos e cotovelos, que coçavam muito. Procurei um médico que diagnosticou dermatite de contato com causa provável o uso da roupa de neoprene.
Nesse caso, é possível que os sintomas da dermatite apareçam mesmo em partes do corpo que não tenham contato com o neoprene, como nas mãos? Alguém conhece outros casos de dermatite por uso desse tipo de roupa de neoprene?
Muito obrigado!
Rodolfo Santos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rodolfo: é possível ocorrer alergia à roupa de neoprene, podendo acometer áreas extensas da pele.Nos casos mais mcomplicados pode acometer as mãos que não são cobertas, mas que manipulam o material. Contudo, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

Catia Oliveira disse...

Olá meu bb tem outras alergias alimentares e recentemente esteve internado em isolamento, me pediram p usar estas luvas e notei q qdo pegava ele, ele fazia ansia de vômitos e depois começou vomitar mto por 10d, parei de usar as luvas nesse periodo, mas vez ou outra entrava alguem com as luvas, esse seria um sinal de alergia a latex?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Catia: peço sua compreensão, mas os dados que envia não são suficientes para emitir um parecer. Você não referiu a idade nem as condições clínicas do seu bebê. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Bom dia, eu fiz a 7 meses uma cirurgia de protese mamária. Após essa cirurgia, tive problemas como urticária. Sinto coceiras horriveis, nos pés, nas mãos, nos seios e inchaço pelo corpo todo, principalmente nos lábios. Isso me incomoda muito, pois tira minha concentração até para trabalhar. Sou formada em estética, sempre usei luvas de latex, uso preservativo e nunca tive alergia a eles. Gostaria de saber se é possivel mesmo assim, ser alergia ao latex. Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Possível, é... Mas, para afirmar é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Uma alergia nunca ocorre no primeiro contato, mas sim com o passar do tempo. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Mergulhador disse...

Bom dia !!! Eu estou no momento com urticarias por todo o corpo após o uso de uma roupa de neoprene que acabeu de comprar, sempre use esse tipo de roupa e foi a primeira vez que tive uma reação alergica, sera que a roupa veio com auguma quimica forte, pois eu não lavei a roupa antes ja fui colocando e mergulhando,menos de dez minutos ja começaram as reações de vermelidão e muita coceira pelo corpo inteiro. procurei um medico e ele me receitou "ZINA 5mg-diclorato de levocetirizina" e LORATADINA 10mg... Esta correto o tratamento. Origado e um bom dia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas não tenho condições para avaliar o tratamento sem ter um diagnóstico preciso da alergia. Aconselho que procure um médico especialista em Alergia Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Anônimo disse...

Sou dentista e tenho alergia ao látex, uso sobre luva por baixo da luva de procedimento há um ano e está dando certo. Agora quero colocar uma prótese mamária, posso ter alergia a prótese ou é só usar o material indicado durante a cirurgia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Não recomendo que faça a cirurgia sem antes consultar seu alergista, Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

boa tarde meu esposo e dentista e teve alergia a o latex, entao estamos trocando as luvas e mascaras. mas goataria de saber quais outros objetos que ele deve evitar. pois estou sem saber, por ex quanto ao chinelo, cuecas, roupas volante do carro. tambem quanto a alimentacao sei que deve evitar as frutas, mas e as outros alimentos quais evitar????? me ajudem.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para emitir um parecer específico sobre o caso do seu esposo sem conhecer seu histórico clínico e o tipo de alergia que apresenta. Mas, farei algumas considerações: o fato do seu esposo ser alérgico à latex não significa que terá outras alergias. Por isso, não há necessidade de modificar seus hábitos, roupas e alimentação. Algumas pessoas podem ter reação cruzada com algumas frutas, mas não é obrigatório Por isso, só deve fazer algum tipo de dieta sob a supervisão do seu alergista. Gratos pela visita.

Paula e Clayton disse...

Tenho um bebe de 8 meses, e o medico esta suspeitando que ele tem alergia a latex , ocasinada pelo uso da fralda descartavel isso e possivel? o bumbum dele fica todo com dermatite , no inicio a media achava que era INTOLERANCIA A LACTOSE, mas ele passou a tomar um leite especial e nao melhorou , existe esse sintomas no bumbum, em caso de latex

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma reação ao látex mas não há como afirmar sem uma avaliação pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu bebê e prestar maiores esclarecimentos.

José Carlos Tascheck disse...

Trabalho como Odontólogo a vinte e um anos, somente agora desenvolvi alergia que pode ser a luva. Estou usando uma luva de vinil e por cima a luva de látex, sinti que reduziu a irritação mas não eliminou o problema.
Sei que existe uma vacina para pacientes que tem alergia ao látex isso procede?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

José: existe uma vacina mas ainda não está bem padronizada Aconselho que procure um alergista para orientá-lo Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

marcia disse...

A minha filha de 3 anos e meio foi diagnosticada com alergia a Cysteina Protease que existe no Kiwi, abacaxi e mamao, antes faziamos a dieta do latex pois eu acreditava ser o problema e depois de fazer o exame Imunoisac constatou nivel alto dessa proteina, ela tem prick e rast negativo para o latex e faz dieta de outras frutas tambem como moramos na Franca busco mais informacoes a respeito, mesmo sem exames negativos ela poderia desenvolver alergia ao latex?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcia: existe uma forte correlação entre a alergia ao látex e alergia à determinadas frutas. Contudo, não quer dizer que ocorrerá em todos os casos. Os testes (na pele e no sangue) são complementos importantes para o diagnóstico, mas devem ser interpretados com cautela e sempre relacionados com os dados clínicos de cada paciente, pois pode resultar em falso-positivos ou em falso-negativos. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite, minha mãe tem alergia ao látex. Ela é enfermeira por isso sempre trabalha com luvas de vinil. Porém faz três anos que descobrimos que ela está com miomas no útero. Tentamos vários tratamentos, mas não resolveu. Essa semana ela teve uma hemorragia e ela está a base de remédios para segurar o sangramento.Seu ginecologista quer fazer a cirurgia, pois não dá mais para esperar. Entramos em contato com vários hospitais para saber se possuem a sala-latex free, mas não encontramos nenhuma e muitas pessoas desses hospitais, nos contaram que quando é assim, preparam uma sala. Estamos preparando uma sala aqui, já conseguimos as luvas estéreis anti alérgicas. Gostaria de saber se tem mais algum material que precisamos providenciar e onde encontrar este material. Aguardo um retorno e desde já agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O principal é o preparo específico da sala cirúrgica. É recomendado que a cirurgia seja a primeira a ser realizada no dia, para evitar resquícios do látex no ambiente. Mas, a solicitação do material varia em cada local. O hospital se encarregará de fazer a lista de exig~encias na dependência das necessidades do local. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Obrigada por responder...

Anônimo disse...

Estou com uma dificuldade ENORME em encontrar LUVAS ESTEREIS ISENTAS DE LÁTEX. Já procurei em casas especializadas tipo Alergohouse..alergoshop..Casa do Médico..Lemgruber, porem com respostas negativas. Isso é um problema, muito grande, para nós que somos alergicos ao látex e precisamos nos submeter a procedimentos invasivos.Não sei mais a quem recorrer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aconselho que faça contato com Bace healthcare nos telefones: (11) 3168-0226 ou Fax: (11) 3167-0772 Você pode tentar também contato direto com a lengruber no SAC: (21) 2132-8020 Gratos pela visita ao nosso blog.

Alessandra disse...

Troquei as luvas de látex por luvas nitrílicas, mas ainda na vi nenhuma melhora expressiva nas minhas mãos, até porque elas continuam suando dentro das luvas... Será que eu vou ter que parar de comer banana também? Oh céus! rsrs

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: mantenha seu tratamento e se tiver dúvidas, exponha ao seu alergista para que ele possa ajudá-la. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Foi muito importante para mim conhecer este blog,minha finha e extremamente alergica ao latex porem nunca passou com alergista,faz tratamento na aacd e ninguem me orientou,mas estou vendo atraves dos depoimentos que a maioroa das pesspas faz tratamento com alergista,porisso vou tratar de procurar um bom alergista e passar minha filha pra ver se diminui um pouco essa alergia,obg,silvana

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Silvana: obrigado por seu depoimento. Desejamos melhoras para sua filha.

Anônimo disse...

Pessoal, estou tratando minha filha com uma alergista que propos fazer um tratamento em portugal com uma vacina. Estou com receio em fazer pois não sei como é o controle de vacinas em portugal e não quero fazer de minha filha uma cobaia. Tem idéia se no Brasil a vacina esta em fase de teste e qdo ela poderá estar a disposição? Muito obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando o nome ou a composição da vacina para que possamos esclarecer sua dúvida de forma adequada. Gratos por sua visita.

MIRIAN MATTOS MIDORIKAVA disse...

Ótimo o blog. Parabéns! Meu marido esta com o corpo avermelhado e coçando muito. Mas ja fizemos o painel alérgico para saber de que q é. Estamos tratando com um alergista em Uberaba. Espero descobrir a causa.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mirian: obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Desejamos melhoras ao seu marido. Abraço!

Mirella disse...

Boa tarde,
Me chamo Mirella e após quase 1 ano buscando um diagnóstico quanto as reações alérgicas de meu filho às frutas, descobri que ele sofre com as reações cruzadas ao látex. Tem sido muito complicado administrar sua alimentação, visto que praticamente todas as frutas contém látex. As reações tem sido desde vermelhidão em volta da boca e pescoço, como se fosse queimadura e mais graves como dormência da língua e inchaço quando ele comeu amendoim castanha e nozes. Ele só tem 3 anos. Gostaria de saber se existe algum tratamento com vacina. Por enquanto ele tem feito uso de medicação. O curioso é que não consegui ainda não consegui perceber a mesma reação alérgica em produtos feito de borracha, como a mamadeira.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mirella: infelizmente não tenho condições para opinar sobre seu filho baseado apenas em seu relato na internet e sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. A vacina tem pouco efeito nos casos de alergia alimentar. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para prestar maiores esclarecimentos.Gratos por sua visita ao nosso blog.

Ana Paula disse...

Boa tarde,
Descobri a alergia ao latex pouco depois de entrar no serviço público como técnica de enfermagem. Gostaria de saber quais os respaldos trabalhistas que tenho (se souberem me informar) porque a médica do trabalho e a gerencia do hospital onde trabalho afirma que eu omiti esse tipo de alergia na perícia admissional (sendo que eu desconhecia a alergia e esse é meu primeiro emprego na área) e que eu estava de "golpe" para desviar de função.
Estou há 6 meses trabalhando na área de internação e as luvas tem muito pó. Comecei a usar as luvas de vinil e até as de neoprene, mas mesmo assim apresentei coceira na garganta, edema palpebral, urticárias pelo rosto e até crises de asma por conta do contato indireto (as colegas de profissão usam a luva de látex)... O meu alergista fez um laudo mas parece que as pessoas desconhecem a alergia.
Já li artigos científicos que explicam bem, mas gostaria de saber se essa alergia começa repentino ou tem inicio em constantes exposições?
Obrigada! :)
Ana Paula.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Paula: sinceramente desconheço sobre o tema. Aconselho que peça a avaliação de um advogado trabalhista em conjunto com a orientação do seu alergista. A alergia tem origem genética mas surge após exposições repetidas ao alérgeno. Publicamos recentemente um texto sobre o tema. Convido que leia neste link: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2013/11/alergia-ao-latex.html Gratos pela visita ao nosso blog.

Andreia Guedes disse...

Ola. Li todos os comentários e estou super preocupada. Sou decoradora a 4 anos, trabalho com escultura de balões (bexigas) acontece q de 5 meses pra ca tengo tido reação alergica qdo tenho contato com os balões, mas isso nunca tinha ocorrido antes, meus olhos ficam inchados demais dentro do olho chega a criar uma bolha e tenho apertos no peito o q pode ter ocorrido pra eu desencadear essa alergia ? Isso é grave ? E agora vou ter q parar de trabalhar com bexigas ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andreia: o seu relato sugere que possa ser um caso de alergia ao látex, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...