11 dezembro 2016

Alergia alimentar e as festas de final de ano



No final do ano, podem aumentar os casos de alergia a alimentos, em especial aos mariscos, nozes e frutas, devido ao costume de realizar festas e reuniões com a família e amigos. O aumento do consumo de alimentos não habituais, nozes, crustáceos, como camarões, lagostins, etc. e alguns tipos de frutas, pode promover o aumento dos casos de alergia alimentar.

Os sintomas de alergias alimentares
A ingestão de nozes e frutos do mar é uma das principais causas de alergias alimentares em adultos e crianças. Na verdade, se manifesta em crianças com mais frequência após alergia ao ovo e leite.

Os sintomas mais frequentes da alergia alimentar incluem:
-  Coceira (prurido), ou seja, comichão no momento da ingestão de alimentos; 
- Edema (inchaço) da língua ou lábios, 
- Urticária, 
Casos mais raros podem ser graves e se acompanhar de anafilaxia, podendo chegar ao choque anafilático e até morte.

Relação entre alergia aos ácaros e frutos do mar
Uma das principais causas de alergia respiratória é a alergia aos ácaros. A litertura médica relata uma percentagem destes pacientes que também desenvolvem alergia a crustáceos (mariscos).  Isso ocorre por uma reatividade cruzada entre ácaros e crustáceos que resulta no aparecimento da alergia. 

Relação entre alergia aos pólens e nozes
A alergia ao pólen pode também levar à alergia a nozes, pela mesma razão como no caso anterior, a reatividade cruzada entre pólens e nozes.

Relaçao entre alergia ao látex e frutas
O látex é originário de uma árvore e algumas pessoas alérgicas ao látex podem apresentar também sensibilidade à algumas frutas e alimentos de origem vegetal. Mais de 20 alimentos já foram relatados como causadores dessa reação. Entre eles destacam-se: castanha portuguesa, banana, abacate, kiwi, mamão papaia, manga, maracujá, pêssego, abacaxi, figo, melão, damasco, ameixa, uva, lichia, acerola, tomate, batata, mandioca, espinafre e trigo sarraceno

Antes de elaborar o cardápio de uma festa, é recomendável que verifique se algum convidado tem alergia alimentar, para que se possa orientar os cuidados mais eficazes em cada pessoa, seja uma criança ou adulto.
  Fonte:  adaptado de  SLAAI


0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...