23 outubro 2016

Rinite Alérgica

A Rinite alérgica pode se confundir com resfriados e gripes, pois seus sintomas são semelhantes: espirros em série, coriza abundante, nariz sempre escorrendo, congestão nasal. Coça o nariz e coçam os olhos, ouvidos, garganta. 
Contudo, são doenças bem diferentes. 



É verdade que quem tem rinite espirra, mas não está gripado ou resfriado. É uma doença herdada, ou seja, tem origem genética. Por isso, outras pessoas têm alergia na família. Mas, para que a doença apareça, a genética interage com o ambiente, resultando na doença. 

Os casos de rinite aumentaram muito nos últimos anos, em função de vários fatores: 
- Maior poluição; 
- Modificação das residências,
- Mudança do estilo de vida, 
- Menor tempo de permanência ao ar livre, entre outros.
Até o aumento da violência urbana contribui, pois o medo faz com que as crianças fiquem mais tempo dentro de casa, aumentando o convívio com os ácaros e outros fatores causadores do problema. 

Crianças e adultos passaram a ter mais rinite: calcula-se que hoje cerca de 30% da população tenha a doença. Na América Latina, 67% da população têm rinite. A doença é hoje uma preocupação mundial e tornou-se um problema de saúde pública: a maioria das pessoas refere ter sua qualidade de vida prejudicada devido à obstrução nasal. 

Engana-se quem pensa que a rinite é uma doença sem importância! 
Na verdade, os sintomas nasais repetidos podem incomodar bastante e prejudicar a vida da pessoa, seja criança ou adulto. Assim, com o passar do tempo, não apenas o nariz sofre, mas a doença passa a acometer outros locais vizinhos: seios da face, olhos, ouvidos, garganta, pulmões. E assim o problema vai crescendo... 

A complicação mais comum da rinite é a sinusite e com ela, vem a tosse, com piora à noite que não deixa ninguém dormir, nem o alérgico nem sua família. Noites angustiantes por conta do incômodo da tosse. 

Crianças ou adultos portadores de rinite tendem a dormir de boca aberta, acarretando roncos, insônia e desconforto para toda a família. Com o descanso prejudicado, a pessoa já acorda irritada, sensível, tendo dificuldade em se concentrar na escola ou no trabalho. É comprovado que o rendimento escolar e no trabalho é menor nos portadores de rinite alérgica. 

O apetite cai, a criança come com dificuldade, mais devagar e rejeita alimentos sólidos. Cansa fácil nas brincadeiras e não tem ânimo para acompanhar os amigos. 

A criança portadora de rinite tende a ter infecções respiratórias repetidas, necessitando uso repetido de antibióticos, gerando preocupação em seus pais. 

Cerca de 60% das crianças que usam aparelho dentário são portadoras de rinite alérgica, chamando a atenção para a alteração da dentição em função da obstrução nasal persistente e da respiração alterada. 

Outro engano é pensar que a rinite é uma doença de inverno. Não, ela piora nesta fase, mas tem alta incidência o ano inteiro. Por isso, o tratamento deve ser mantido de forma permanente e não apenas nas crises. 

Tratar a rinite engloba vários cuidados: 

- Uso de remédios aliviadores, para tratar os sintomas já instalados. Os antialérgicos (antihistamínicos) estão indicados, preferindo-se os mais modernos, não sedantes. 

- Uso de remédios controladores, atuando na inflamação nasal e proporcionando condições para evitar crises. Os corticóides inalados em spray para uso nasal são indicados para este fim. Estes medicamentos são formulados de maneira especial que permite seu uso a longo prazo, com poucos efeitos colaterais. 

- Imunoterapia específica com aeroalérgenos estará indicada nos casos onde a alergia for comprovada. 

- Controle ambiental contra ácaros e outros fatores agravantes que possam piorar a doença. 


Cuidados importantes

 1) Crie uma rotina de limpeza diária em sua casa. Evite espanadores e prefira o uso de pano úmido. Use álcool e sabão para a limpeza e evite produtos com odor muito ativo. 

2) Dê uma atenção especial ao quarto de dormir. Encape travesseiros e colchões e troque lençóis e fronhas duas vezes na semana. Tire os objetos do quarto e use capas laváveis para almofadas. 

3) Decore o quarto com objetos de fácil limpeza. Evite guardar objetos em baixo de camas ou em cima de armários. 

 4) Não fume e não deixe que fumem em sua casa; 

5) Caminhe, pratique exercícios e alimente-se bem. Estimule as crianças a brincar livremente: bicicleta, jogar bola, natação, passeios ao ar livre.


10 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Olá! Meu marido faz o uso do Omnaris (ciclesonida) todos os dias e também faz tratamento com vacinas e isso já faz um ano. Nessa última consulta o médico ainda não suspendeu o uso de nenhum dos dois. A pergunta é: Tem algum tempo padrão para algum desses tratamentos? E outra pergunta: Estamos tentando um bebê, tem algum efeito colateral que atrapalhe nessa questão?

Wesley Manoel disse...

Tenho 34 anos tenho Rinite desde a infância, faço uso de celestamine a pelo menos 5 anos por conta própria pois é o unico medicamento que acaba com os sintomas, ja tentei tomar histamim mas não teve efeito nenhum, tomo 1 comprimido antes de dormir! Se eu ficar sem tomar o medicamento 2 dias os sintomas voltam e muito forte! Gostaria de saber os risco e as contra indicações, de tomarr este medicamento por tanto tempo ininterrupto! Ja fiz tratamento na imfancia, Até unicamp campinas, mas com o tempo voltou, a alguns anos estou sem convênio e não passo com especialista desde então!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Wesley Boa noite A medicação citada contém um corticóide e não pode ser usada por tempo prolongado sem prescrição e sem acompanhamento. Aconselho que procure atendimento médico.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. O uso do spray nasal contendo corticóide tem efeito apenas na mucosa nasal, sem efeito significativo no respo do organismo. Por isso, não interfere na gestação. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

MultiAninha80 disse...

Bom Dia tenho um filho de 11anos e que sofre com renite ,nao sei mais o que faco tem bastante coriza que por fim ataca os ouvidos ja tomou alegra e nao vimos resultado .Pode me indicar um remedio que posso dar d ele ou sera que posso fazer uma injecao de beta 30 nele

MultiAninha80 disse...

Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aninha: não recomendo. Beta 30 é um produto injetável contendo corticóide (cortisona) em doses altas. Por isso, é eliminados lentamente do organismo, o que aumenta sobremaneira a possibilidade de efeitos colaterais. Aconselho que peça orientação um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”, onde abordamos a rinite e outras doenças alérgicas Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Eliana disse...

Fiz um teste alérgico a 4 anos atrás . O resultado foi rinite porém eu sou praticamente alérgica a tudo o resultado foi horrível. Até então eu tinha corisa constante, dores de cabeça, olhos irritados , não parava de espirrar. Porém de algumas semanas pra cá quando tenho contato com algo que provoque a rinite fico com uma dificuldade muito grande pra respirar , falta de ar repentina, aperto no peito , nariz ressecado. É possível os sintomas evoluírem ou modificarem assim?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eliana: embora o nariz e os brônquios tenham funções diferentes, compõem a mesma via respiratória, ou seja, um caminho único e revestido por um mesmo tipo de mucosa. Por isso, uma pessoa que tem rinite pode ter sintomas respiratórios pulmonares e até evoluir para asma. As vias respiratórias são unidas: do nariz até os pulmões.
Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Eliana disse...

Eu que agradeço a atenção e a explicação vou procurar urgente um alergista porque eu já fiz todos os exames cardiológicos e clínicos e não deu nada ou seja vou recorrer ao alergista agora.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...