30 outubro 2016

Parabéns, o Blog da Alergia completou 10 anos


O Blog da Alergia foi criado em outubro de 2006 pela equipe médica da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro (Alergistas Coligados) utilizando de forma pioneira em nosso país a mídia digital como ferramenta na educação voltada às doenças alérgicas. No mesmo ano, o blog foi integrado ao Google FeedBurner. Em Março de 2009, foi adicionado ao Twitter e em Janeiro 2012, ao Facebook, com a criação da página Blog da Alergia

Foram publicados até hoje cerca de 1000 textos e contamos com 3500 assinantes que recebem regularmente nossas publicações em seu e-mail, bem como um total de 650 seguidores cadastrados. Além disso, recebemos 15000 e-mails (respondidos diretamente ao remetente) e tivemos 26.000 comentários publicados (com respostas abertas para leitura de todos os visitantes). 

Publicamos recentemente no Congresso Mundial de Alergia (WAO) analisando os comentários publicados, com objetivo de refletir sobre o tipo de procura que leva o paciente a buscar o Blog da Alergia. Esta análise evidenciou que muitas vezes as pessoas buscam por tratamento e diagnóstico, em detrimento das informações de prevenção. Chamou a atenção também do número significativo de procura na internet de uma “segunda opinião” e busca de confirmação da orientação fornecida pelo médico

Esta é uma realidade cada vez mais presente, com pacientes buscando informações seguras para seu tratamento. A porta de entrada na maioria das vezes é o site de busca do Google, através de computadores fixos (na residência, escola ou trabalho, lan houses ou centros de inclusão digital), tablets ou telefones celulares.  

Mas, é importante saber pesquisar e analisar os resultados obtidos. A equipe deste Blog recomenda que sejam consultados os sites de instituições médicas respeitadas. A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, tanto em seu site nacional (Asbai) como no site da regional RJ (Asbai RJ) oferece orientação sobre as doenças alérgicas à comunidade. 

A medicina não é uma ciência exata e cada pessoa tem uma maneira própria para manifestar uma doença, assim como na resposta ao tratamento.  O médico não pode consultar, diagnosticar ou prescrever à distância, mas pode orientar sobre as diversas formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas, auxiliando na adesão e no sucesso terapêutico. 

Após 10 anos de publicações ininterruptas, agradecemos a todos os amigos, pacientes, visitantes e colaboradores, pela confiança depositada. Vocês são a razão e a inspiração deste trabalho!



2 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...