18 setembro 2016

Anafilaxia - uma grave alergia



Anafilaxia é um processo alérgico grave e que pode levar à morte. Surge no contato entre o organismo e alérgenos, substâncias que, mesmo inofensivas, são tidas pelo corpo como um perigo.

Em 2015, o SUS realizou 548 internações por choque anafilático. Em 2016, já foram contabilizados 334 casos.

Leite, ovo, peixes, castanhas e crustáceos lideram a causa da doença, segundo dados do site “Anafilaxia Brasil”, criado pela ASBAI – Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.







Em caso de crise anafilática, o ideal é chegar rapidamente ao pronto socorro.



A autoinjeção ou "caneta" de adrenalina libera a dose adequada para impedir o agravamento da crise anafilática. A própria pessoa faz a aplicação do medicamento por via intramuscular na coxa.


A adrenalina é importante para impedir que o plasma sanguíneo "vaze" dos vasos e invada os órgãos. Isso reduz o edema (inchaço) que pode fechar a garganta e levar à morte.

A caneta é um procedimento de emergência, um primeiro socorro, que possibilita o tempo para que se procure um hospital.

A adrenalina autoinjetável pode salvar vidas. Mas por ser importado, torna-se caro e de difícil acesso para o público em geral.  O Brasil ainda não disponibiliza a medicação.


Fonte: Folha São Paulo
Phillippe Watanabe

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...