Pular para o conteúdo principal

Asma




Quais são os principais sintomas? 
 Os principais sintomas da asma são a falta de ar, chiado no peito, aperto no peito, tosse seca ou repetida. Muitas vezes, pode ser confundida com gripes mal curadas ou bronquites simples. 

O que causa a asma? 
 A doença não tem uma causa única. Mas pode ter origem alérgica (ácaro, perfume, mofo, poluição pode agravar os sintomas) e familiar (se algum parente for diagnosticado com asma, as chances de alguém da família ter a doença é maior). "Há casos de asmáticos que nasceram com a doença, mas só descobrem na vida adulta", afirma o pneumologista Rafael Stelmach, coordenador do GINA no Brasil. 

Asma tem cura? 
 Assim como diabetes, a asma não tem cura. O mais comum é o paciente ter a doença e não saber. Por isso, é importante fazer o diagnóstico quanto antes para realizar o tratamento adequado. Três pessoas morrem por asma no Brasil todos os dias. 

 Quais são os tratamentos? 
 A asma é tratada de acordo com sua gravidade (leve, moderada e grave). Os casos mais graves são pessoas que sentem os sintomas da doença de forma persistente, ao menos uma vez por semana. Nesses casos, recomenda-se o uso de anti-inflamatórios (classe dos corticóides), que geralmente também são administrados em forma de bombinha. Já os pacientes com crises esporádicas só necessitam controlar os sintomas com os broncodilatadores, que são contra-indicados apenas para pessoas com doença cardíaca. Sempre consulte seu médico, pois o tratamento necessita de acompanhamento. 

 O asmático pode ter vida normal? 
 Se o paciente fizer o tratamento adequado, ele pode ter uma qualidade de vida praticamente normal, chegando inclusive a ser um atleta olímpico, como os nadadores Gustavo Borges e Fernando Scherer. 
  
Grávidas podem tomar remédios? 
 A asma não poupa nenhuma das idades e nem os ciclos da vida. Em 70% dos casos, as grávidas que já eram asmáticas, continuam com os sintomas da doença durante a gestação. "Caso a asma não esteja bem controlada, os bebês podem nascer com baixo peso ou prematuras", afirma o pediatra Paulo Carmargos. As grávidas podem continuar usando os medicamentos, que praticamente não apresentam riscos para o feto. 

Qual a relação da asma e rinite? 
 Geralmente, a rinite (inflamação na mucosa do nariz) e a asma estão associadas. Cerca de 80% dos asmáticos tem rinite (causa, espirros, coceira no nariz, obstrução nasal e secreção). As duas doenças são inflamatórias e tem causas parecidas. "Quem não tratar a rinite pode agravar a asma", afirma o alergista Fábio Morato Castro, do Hospital das Clínicas. 

 Asma piora no inverno? 
Tempo seco, aumento da umidade, poluição podem irritar os brônquios de portadores de asma. No Brasil, mesmo no Norte e Nordeste, o período de outono e inverno, de abril a setembro, mostra um aumento das internações e mortes por asma. "É recomendável fazer uma visita ao médico para ajustar o tratamento para esta época do ano", afirma a pediatra Zuleid Dantas Mattar.


 Fonte: GINA no Brasil

Comentários

  1. Anônimo8/8/16 01:01

    Lamento muito que ao procurar algum especialista daqui.
    Não encontrei que aceite Unimed rio, pois minha filha esta sofrendo sem tratamemto "adequado".( Ja levei em 2 alergistas e uma pneumo), minha filha tosse muito com falta de ar.
    Caso tenha algum medico que aceite Unimed e se for de São joão ou baixada, agradeço muito e peço que entre em contato.

    larissa.olaia@hotmail.com

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  2. Larissa: Boa tarde. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Enviamos para seu e-mail uma cópia em PDF do livro "Alergia, doença do século XXI". Espero que ajude. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome Emerson Linhares e venho por meio desse comentário relatar algo que tenho buscado um explicação pista ou até real causa do acontecido caso que ocorreu com a minha mãe ele após ter tomado uma raki sofreu um tipo de alergia que tomou todo o seu corpo é seu corpo se rachou semelhante a rachadura dos pés e além de racha ainda ficava minando um líquido de dentro das rachaduras e até hoje não tive um sucesso em encontra uma explicação lógica pra quele tipo de alergia e ela vem sofrendo do isso a quase 5 anos esse aqui é meu comentário se alguém se interesse pelo caso esse é meu número do watssap 71981765778 mim chama lá

    ResponderExcluir
  4. Adoraria receber uma copia do livro Alergia doenças do século XXI
    POIS TENHO RINITE
    Obg ...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de receber uma cópia do livro desde já agradeço...acmtata@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Alessandra Boa noite. Os livros foram enviados para seu e-mail. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Tere: Bom dia. Os comentários enviados não fornecem seu endereço de e-mail e por isso, não há como enviá-los. Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você a cópia em PDF do livro "Alergia, doença do século XXI". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  8. Emerson: Bom dia. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua mãe e assim poder prestar esclarecimentos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, pessoal! Tenho 34 anos de idade e desde muito cedo apresentei sintomas de rinite/sinusite com espirros, secreção nasal, dores na face entre outros. Ocorre que desde o último verão as crises se intensificaram a ponto das dores não passarem mais com os antiinflamatorios e também sem resposta aos 4 ciclos de antibióticos diferentes que realizei sob orientação médica. A tosse persistiu por 6 meses e a rinite fez eclodir um quadro de asma, diagnosticado pelo Alergista. Fiz vários exames como raio x e também tomografia dos seios da face. Nos laudos de ambos consta o diagnóstico de "pansinusite crônica" e "espessamento mucoso" em todos os seios da face. Há cerca de 45 dias venho fazendo uso do Alenia 2x ao dia (12/400) e também do Plurair nasal. Os sintomas da tosse insistente, carregada e irritante cessaram, mas ainda pelo menos algumas vezes na semana quando tusso consigo expelir um pouco de secreção, bastante consistente, de cor Verde e em pouca quantidade. Certamente dos seios da face, já os exames de imagem dos pulmões nada acusaram. Existe alguma forma ou medicação para movimentar ou expelir essa secreção dos seios da face? Sinto que mesmo sentindo-me bem, se parar a medicação a tosse voltará e a falta de ar também. Existe alguma medicação que fluidifique essa secreção da face, assim com age o fluimucil à título de exemplo? Grato, Victor.

    ResponderExcluir
  10. Victor Boa tarde. Para indicar uma medicação, é preciso conhecer os dados clínicos de forma criteriosa além de examinar pessoalmente. O efeito de mucolíticod é bastante limitado. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, tenho asma comecei a usa Alenia 12/400 melhorei bastante e para o nariz avamys 27,5, so q fico raspando a garganta somente a noite, o q pode ser

    ResponderExcluir
  12. Rafael Bom dia. O sintoma que descreve pode estar relacionado com secreção pós nasal resultante de uma rinite sem controle adequado. Converse com seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno