Pular para o conteúdo principal

Festas juninas e alérgicos



As festas juninas já começaram e com elas chegam os fogos, fogueiras, quadrilhas, etc. Mas, o mês de junho também é época do frio, do inverno e pode se acompanhar das alergias respiratórias, que aumentam nessa época do ano. Para algumas pessoas, festas juninas também trazem aglomerações, fumaça, cheiro de pólvora no ar, alimentos extravagantes e com isso, a possibilidade de piorar a alergia.




O maior problema é a fumaça, tanto da fogueira como dos fogos de artifício. A fuligem levada pelo ar se espalha pela vizinhança. Como se não bastasse, durante as festas, é comum a presença de fumantes, colaborando para piorar o quadro. A fumaça tem a capacidade de produzir irritação no sistema respiratório, podendo provocar crises nas pessoas portadoras de Asma e Rinite. Desta forma, pode contribuir para tosse, chiados, espirros, coriza e congestão nasal. Além disso, pode ocorrer ainda irritação dos olhos com coceira, ardência, lacrimejamento e hiperemia da conjuntiva. 



Alergia ao amendoim

Festa junina tem que ter amendoim: paçoca, beijo quente (amendoim com chocolate), pé de moleque, canjica com amendoim, bolo e até o próprio amendoim torradinho. Quantas delícias! Mas para o alérgico, pode ser um verdadeiro campo minado! 

 A alergia ao amendoim é comum em vários países, como nos Estados Unidos, sendo mais rara no Brasil. Estudo brasileiro realizado em 2004 apontou para a maior frequência na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade. O amendoim (Arachis hypogaeae) é uma leguminosa da família Fabaceae natural da America do Sul. Rica em óleo e proteínas, já fazia parte da dieta de povos no Peru há 10.000 anos. Hoje é a quarta oleaginosa mais cultivada sendo superada apenas pela soja, algodão e canola. Contem 11 proteínas (componentes) descritas com o Os sintomas surgem num tempo que varia de minutos até duas horas após a ingestão do alimento.

Além o amendoim, outros alimentos podem causar alergia como o leite, ovo, milho e outros produtos utilizados nas comidas típicas das festas.
Como evitar Alergias

 - Antes das festas juninas, avalie com seu médico o grau de controle de sua alergia.

- Mantenha o tratamento contínuo, não apenas nas crises.

- Se você vai dançar quadrilha, certifique-se que sua asma esteja controlada ou peça ao médico uma medicação para que não tenha sintomas causados pelo esforço físico.

- Evite permanecer em lugares fechados e abafados, em especial próximo a fogueiras ou  na companhia de fumantes.

- Informe-se sobre os alimentos. Leia os rótulos. Prefira alimentos naturais e saudáveis.

- Cuidados com paçoquinhas e outros alimentos que não tenham boa procedência. Certifique-se que tenham rótulos adequados.

Comentários

  1. Anônimo8/8/16 14:12

    Boa tarde tenho passado nos últimos anos tendo reação alérgica, como lábios e rosto inchados.
    Sempre que isso acontece os médicos indicam alegar 180 cumprindo, ferngam na veia oque tem conseguido segurar um pouco mais o processo.
    Hoje a médica de emergência me indicou o zona 1 compremido ao dia.
    Será que está correto? Por favor preciso de ajuda pois isso tem atrapalhado até minha vida social.

    ResponderExcluir
  2. Os medicamentos citados tem efeito de alívio, ou seja, atuam nos sintomas mas não tratam o problema. O objetivo é detectar a(s) causa(s) para que se possa controlar a doença e evitar novos episódios. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é Carla, tenho lido vários artigos que vcs publicam, parabéns, muito útil.
    Meu filhinho tem 3 anos, sempre muito saudável, tirando um problema de sinusite que já o levou a internações várias vezes devido à gravidade.
    Mas o que eu tenho correlacionado ultimamente é sobre a utilização dos antibióticos. Primeiramente o claritromicina, provocou uma cólica intensa, distensão do abdômen que levou a outra internação e quase cirurgia. E agora por uma inflamação na garganta tomando a amoxicilina começou após um dia de medicamento uma coceira anal que ele não se aguenta, bolinhas na região peri- anal e reclama de dor na barriga com muitos gases. E meu marido é alérgico a penicilinas. Acredito então que ele tenha alergias também, foram feitas diversas, mas nunca a penicilinas. Como procedo, o remédio claro que parei.

    ResponderExcluir
  4. Carla: o relato de sinusites repetidas e graves sugere que seu filho seja portador de rinite alérgica O tratamento adequado da alergia controla a rinite e evita novos episódios de sinusite. Consequentemente, diminui a necessidade de antibióticos.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/9/16 23:36

    Eu tenho sarna como sair dessa histoia ? E nas nadigas.

    ResponderExcluir
  6. A escabiose (ou sarna) é uma doença contagiosa causada pelo parasita Sarcoptes scabie variedade hominis, transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada. Ocorre em ambos os sexos, em qualquer faixa etária, independentemente da raça ou de hábitos de higiene pessoal. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tratamento utiliza medicamentos de uso tópico. As soluções escabicidas devem ser aplicadas em todo o corpo, por 2 ou 3 noites seguidas, segundo a orientação médica. Existe também a possibilidade do tratamento incluir o uso de medicamentos para serem tomados por via oral. Antes de iniciar o tratamento, deve ser feito um levantamento de todos os membros da casa, avaliando e tratando os que estão acometidos, e evitando assim, a permanência de contágio entre familiares. As roupas devem ser trocadas e lavadas diariamente. Os sabonetes escabicidas não costumam ser eficazes e produzem, em diversos casos, reações alérgicas que pioram o quadro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno