27 março 2016

Cortisona inalada - perguntas e respostas



O que é a cortisona
Os glicocorticóides são conhecidos pelo seu grande poder anti-inflamatório, característica fundamental para o tratamento de determinadas doenças, com destaque para a asma e a rinite alérgica. No entanto, o seu uso prolongado é associado a uma variedade de efeitos colaterais, restringindo a sua utilização. Assim, com o objetivo de atingir uma ótima ação na via respiratória, porém com baixa repercussão no restante do organismo, foram desenvolvidas as formas inaladas desta medicação.


Qual a diferença entre a cortisona tomada em forma de comprimidos e xaropes para o uso inalado?
Os Corticóides sistêmicos (comprimidos, xaropes ou injeções) servem para tratar crises, devendo ser usados por tempo curto, com objetivo de combater os sintomas das exacerbações da asma.  O seu uso prolongado é associado a uma variedade de efeitos colaterais, restringindo a sua utilização. 
Já os corticóides inalados são considerados "padrão ouro" no tratamento de controle da asma e da rinite alérgica, pois atuam diretamente nas vias respiratórias, atuando no processo inflamatório da asma e da rinite alérgica e podendo ser usados com segurança por tempo prolongado.

A inalação da medicação contendo cortisona pode causar efeitos colaterais?
Sim. Estes medicamentos são seguros, mas também podem causar efeitos colaterais. Em sua maioria são leves e de forma localizada, como a rouquidão (disfonia), irritação da garganta, tosse, sensação de sede e candidíase oral (“sapinho”). 
Efeitos colaterais sistêmicos podem ocorrer, mas são raros e de pequena intensidade. 
O benefício é maior do que os riscos, uma vez que evita crises graves. E, na asma controlada é menor a necessidade da cortisona sistêmica, que tem maior risco de causar efeitos colaterais graves.





Como podem ser inalados os remédios contendo cortisona?   
Podem ser usados sob 3 formas: 
- nebulizadores de jato (incluindo os compressores domésticos).  As medicações contendo budesonida em forma de suspensão para nebulização não podem ser administradas com nebulizadores ultrassônicos.
- em “sprays” ou aerossóis (popularmente conhecidos como "bombinhas”)  
- em forma de inaladores de pó.

Como escolher o melhor dispositivo para inalar o corticóide? 
A escolha deve ser feita em cada caso, levando em conta a idade, a preferência do paciente, as características individuais. É importante também analisar a capacidade de usar corretamente. Por exemplo, crianças pequenas não tem condições para usar um inalador de pó, que depende de uma força inspiratória. Algumas pessoas podem ter dificuldade no uso dos sprays ("bombinhas”) e necessitam uso de espaçadores. 
A nebulização é pouco indicada, pois os compressores são grandes, necessitam eletricidade e têm maior risco de contaminação. Mas em casos especiais, como por exemplo, pessoas portadoras de deficiências motoras, idosos debilitados poderão se adaptar melhor à este método. Em resumo, a escolha não depende apenas do médico mas também da aceitação em cada paciente. 

Os remédios inalados contendo cortisona podem ser usados em mulheres grávidas? 
Sim. Os medicamentos contendo a cortisona inalada podem ser usados com segurança em gestantes pois controlam a asma e a rinite, diminuem o risco de crises e de descompensação da doença durante a gravidez.

Quais são as vantagens do uso inalado  da cortisona?
- A medicação atua mais rápido; 
- As doses são menores (microgramas); 
- Os efeitos colaterais sistêmicos são mínimos; 
- Pode-se usar por tempo prolongado com nenhuma ou pouca alteração do equilíbrio do eixo hipófise - adrenal.

Para aprender a técnica de uso dos inaladores usados no tratamento da asma, visite o  SITE DO INCOR Ao final da página inicial, clique em: "Como usar os inaladores". Estão disponibilizados vários filmes ensinando sobre uso dos diversos tipos: "bombinhas" com e sem espaçador, inaladores de pó, etc.  

8 Dê sua opinião:

Tatinha disse...

Bom dia
Fiz uma turbinoplastia,faz 1 mês. O cheiro está muito ruim, já fui ao médico que mandou com continuar lavando com spray e usar Avamys.
Para aliviar o odor teria como me auxiliar? ?
Também tenho retenção de líquidos. Mas notei estar mais inchada. Pode ser do sódio dos spray??
Desde já agradeço.
Abraço
Tati

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tati: boa noite. recomendo que retorne ao otorrino que realizou a cirurgia para nova avaliação. : os medicamentos contendo corticoides para uso em forma de spray nasal são formulados em doses mínimas (microgramas) Por isso, podem ser usados com segurança, mesmo por tempo longo e não provocam retenção líquida. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Meu filho tem uma asma braba! Gostaria de saber como faço para consulta-lo aí na clínica? é gratuito? aceita convenios?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Atendemos os seguintes convênios; Alliane, Assefaz, Caberj, Conab, Eletros,Embratel, Fapes, Fiocruz, Mutua, Medisservice, Sind Saúde e SulAmerica. Por favor, ligue para 2517 4206ou para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre preços e mais detalhes. Obrigado pela visita.

Eliane Magalhães disse...

Desde quarta passada, estou usando avamys,por indicação do otorrino devido a rinite. No domingo, vomeceia apresentar rouquidão. Seria caso de procurar o médico?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eiane: Bom dia. A rouquidão pode ter causas variadas. É pouco provável que a causa seja o spray devido ao pouco tempo de uso e pelas características farmacológicas do medicamento. Mas, na dúvida, você deve entrar em contato com seu médico. Avaliar ela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita.

Isa Oliveira disse...

Olá, gostaria de saber se há diferença entre usar aerolin na inalação ou a bombinha. O médico já me indicou as duas opções, e eu gostaria de saber se uma delas é mais eficiente que a outra. Gostaria de saber qual age mais rápido.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isa. Boa tarde. A medicação pode ser usada das duas maneiras: no nebulizador ou em forma de spray ("bombinha"). Atualmente prefere-se o spray por sua ação rápida, comodidade, rapidez no uso e por não necessitar de eletricidade. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...