28 fevereiro 2016

Cuidados com o carro para combater alergias

  

Um estudo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mostrou que a sujeira dentro do carro é capaz de disparar uma crise alérgica nos passageiros mais suscetíveis. No levantamento, liderado pelo imunologista Ernesto Taketomi, 60 veículos particulares tiveram amostras coletadas e mais da metade continha quantidades acima do admissível de substâncias nocivas ao sistema respiratório. Entre os principais achados estavam os pelos de cães ou gatos que sobram nos assentos e no carpete.  E mesmo quem não convive com bichos está sujeito ao problema. Basta rodar com alguém que tenha animais em casa e os pelos vão de carona. 


Mas não é só a pelagem de pets que provoca espirros durante o passeio. Ácaros, que são aracnídeos invisíveis a olho nu, também são alergênicos que, transportados pelas roupas e até pelos cabelos, se proliferam dentro do automóvel. Pior: eles se alimentam de escamas da pele humana que se acumulam por lá. Ou seja, além de moradia, seu carro é um restaurante para ácaros

E tem mais. Os fungos, atraídos pela umidade provocada pelo ar-condicionado, também se sentem pra lá de confortáveis no interior do veículo. Além de causarem alergias por si sós, eles servem de alimento para os ácaros. Ou seja, onde há fungos (mofo ou bolor), muito provavelmente terá ácaros.

A poluição de ruas, estradas e avenidas pode dar aquele empurrãozinho na direção de uma crise. E ela fica impregnada no automóvel inteiro, até mesmo na lataria. Por isso, os alérgicos não devem fazer a lavagem pessoalmente, já que o desprendimento dessa fuligem costuma ir sem escala para o nariz. Os gases poluentes também são responsáveis por muitas doenças respiratórias. 

 





 * Mantenha o motor bem regulado. Isso ajuda a diminuir a emissão de produtos da queima incompleta do combustível. Siga as orientações do manual. 


 * Acompanhe o rendimento do automóvel. Abasteça em postos acima de qualquer suspeita de vender combustíveis adulterados.

* Manter pneus calibrados é outra providência importante. Quando um deles está mais baixo do que deveria, gera mais atrito com o solo, o que eleva o gasto de combustível e piora a emissão de gases.

* Observe o catalisador, responsável por transformar parte das substâncias tóxicas em poluentes menos perigosos. Sua eficiência cai se tiver ultrapassado os 80 mil quilômetros de uso ou se for atingido por pedras. 

* O modo de dirigir também conta. Evite aceleradas bruscas desnecessárias e, se possível, fuja dos horários de congestionamento. Tudo por uma atmosfera mais saudável. 

* Limpe bem os bancos e o carpete depois de transportar animais.

* O filtro do ar condicionado precisa de manutenção, devendo ser limpos a cada seis meses. Outra coisa: o equipamento é responsável por um gasto extra de gasolina, que, por sua vez, libera poluentes na atmosfera. Então, o ideal é só ligar o aparelho quando precisar pra valer. 

* Bancos e carpetes:  são abrigos para ácaros. Misturados na poeira, se reproduzem, podendo provocar espirros, olhos vermelhos e coceiras na pele. 

* Comidas e cinzeirorestos de comida que ficam no lixo ou no banco, contribuem para aumento de ácaros no veículo. As partículas de cinza de cigarros, por sua vez, irritam as vias respiratórias, principalmente as dos asmáticos. O ideal é não fumar dentro do carro.

* Evite aromatizantes: pessoas alérgicas podem ficar incomodadas com odores ativos, perfumes, sprays.  Cheiros fortes podem agravar crises e interferir na recuperação de uma doença respiratória.





Em resumo, mantenha o carro limpo: esvazie os sacos de lixo, evite papéis e objetos esquecidos no banco do carro. 
A ordem é: ao sair do carro, retire todo e qualquer detrito. 





Adaptado de:

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...