08 fevereiro 2016

Carnaval: folia longe da alergia

Fantasias
- Vamos brincar o carnaval com roupas leves e confortáveis. De preferênciam, feitas com tecidos de algodão. Tecidos sintéticos ou lycra aliados ao suor podem fazer coçar ou surgir erupções na pele. 
- Fantasias guardadas ou emprestadas devem ser lavadas antes do uso.
- Crianças devem ficar bem à vontade: evite muitos adereços que possam incomodá-la. - Penas e plumas podem provocar irritação nasal 

Sprays de neve
- Evite os sprays de espuma (neve artificial ou serpentina artificial). Estes produtos são perigosos e contem uma série de substâncias químicas capazes de causar irritação ou sensibilidade na pele e olhos. 

Maquiagem
- Verifique a qualidade dos produtos e se estão na validade. 
- Crianças devem usar marcas autorizadas pela Anvisa para uso infantil.
- Cada pessoa deve ter seu próprio material, evitando compartilhar produtos 
- Crianças pequenas não devem pintar os olhos, pois ao coçar podem provocar irritação local e alergia. 
- Não faça tatuagens de henna pois podem causar alergia em pessoas sensíveis. 

Bebidas alcoólicas
Cuidado com os remédios para ressaca, pois alguns contem ácido acetil salicílico. Pessoas alérgicas a analgésicos devem levar sua medicação alternativa para na hora da dor de cabeça, não cair na tentação de tomar qualquer “comprimidinho”, por mais inofensivo que pareça. 

Acampamentos
Aos que apreciam acampar, lembramos que barracas, sacos de dormir e demais apetrechos devem ser arejados e lavados com antecedência. 

Insetos
Não esqueça de usar repelente, em especial no caso de ser alérgico à picada de insetos. Evite usar roupas muito coloridas, perfumes ou desodorantes com cheiro ativo, pois a cor e o odor podem atrair insetos.

Ambiente

Imóveis alugados para temporada podem ter focos de mofo e pó. A regra é arejar bem e fazer uma faxina com pano umedecido e sabão. Evite espanadores e vassouras. 

Clima
Usar protetor solar, evitar o horário entre às 10h e às 16h, levar chapéu e carregar garrafinha de água. 

Preservativos
Não se esqueça de usar camisinha. Existem preservativos especiais á base de polietileno encontrado em lojas especializadas. Mas, verifique se tem a eficácia comprovada pela Anvisa na prevenção de doenças sexualmente  transmissíveis e gravidez.

Alimentos
Atenção especial à todos que sejam alérgicos a alimentos para evitar a ingestão acidental. Crianças devem comer antes de sair de casa e levar água e frutas frescas. 
Evite manipular limão e frutas cítricas ou ingerir picolés, sorvetes, caipirinhas, etc. em ambientes ensolarados pois pode queimar a pele.






2 Dê sua opinião:

Rogerio Lage disse...

Boa tarde. Necessito c urgência da ajuda de vcs. Estou em viagem e apresento uma grave alergia a arnica. Parece somente nos locais que estava passando a arnica (ombro, joelho e tornozelo). Há mais de seis meses que estava passando arnica é somente agora apresentei essa reação.
Tento evitar coçar (o que nem sempre é fácil) e coloco comoressa de água fria. Alivia mas volta a coçar e empolar. Está muito irritado e empolado. E parece que está piorando. O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rogério: Boa noite. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...