Pular para o conteúdo principal

Testes alérgicos

Os testes alérgicos são importantes métodos para o diagnóstico das doenças alérgicas. Mas a história clínica e o exame físico têm importância fundamental na avaliação dos pacientes, na escolha e na interpretação dos testes, que podem ser realizados com diferentes técnicas:

1- Teste de puntura (ou “prick test”): 
É indicado na suspeita de atopia, alergias respiratórias e alimentares. É um procedimento rápido, seguro e indolor, realizado no antebraço do paciente. Após limpar o local com álcool, pingam-se algumas gotas dos alérgenos e utilizando um puntor, faz-se uma leve picada (puntura ou “prick”) em cada gota. Utiliza-se controle positivo e negativo. Aguarda-se por cerca de 20 minutos e observa-se a reação no local. O teste é positivo quando surge uma elevação avermelhada na pele, que é medida em milímetros. Alguns pacientes podem ter resposta tardia ao teste, em geral iniciando uma a duas horas após aplicação do teste, com máximo entre 6 a 12 horas.

Os testes mais utilizados por método de puntura são os inalantes (ácaros da poeira, fungos, pelos de animais, penas, lã, gramíneas ou polens, entre outros) e alimentares (leite, ovo, crustáceos, frutas variadas, trigo, centeio, aveia, arroz, amendoim, cacau, entre outros). 

2- Teste “prick to prick”
Trata-se de uma variação do teste de puntura onde o alergista utiliza alimentos ao natural (frutas frescas, por exemplo), para realizar o procedimento. 

3- Teste intradérmico
Este teste é realizado com injeções sob a pele (intradérmicas) utilizando uma seringa de 1ml descartável com agulha fina. Alguns testes são avaliados 15 a 20 minutos após e outros dependem de uma leitura tardia, isto é, com resultados após 48 horas. São testes sensíveis, embora tenham mais chances de provocar reações indesejáveis. 

Os testes mais utilizados por método intradérmico são: insetos, bactérias, fungos e testes para avaliação memória e da defesa imunológica. 

4-Teste de contato
São usados para avaliar alergias da pele, quando se suspeita de uma alergia de contato. Limpa - se a pele (em geral nas costas) e cola-se o material do teste montado previamente em contensores, protegendo-se o local com fita adesiva micropore. Após 48 horas, o teste é retirado, sendo recomendada a exposição à radiação ultra violeta. O paciente retorna 24 horas após, para avaliação final e orientação dos resultados. Utiliza-se uma bateria padronizada de substâncias ou testam-se apenas aquelas que o paciente manipula habitualmente e que se suspeita.Por exemplo, pode-se testar o próprio esmalte de unhas que a pessoa utiliza. 

Testes Especiais:

Teste de Provocação 
Consiste em colocar a substância suspeita diretamente no local onde ocorre a alergia. Utiliza-se a provocação nasal, brônquica, oftálmica ou ingerindo o alérgeno. Por exemplo, pede-se ao paciente para ingerir um alimento suspeito ou faz-se uma nebulização com o próprio alérgeno. Estes testes são perigosos, devendo ser realizados apenas por alergista treinado e em ambiente hospitalar. 

Teste Cutâneo e Reintrodução
Indicados para avaliação de reações ocorridas durante procedimentos com uso de anestesia local e para investigar reações a alguns tipos de medicamentos. O teste deverá seguir um protocolo estabelecido.

Teste de contato de Atopia
Uma variante dos testes de contato para avaliação de eczema é a aplicação do método para determinar reações tardias a alérgenos de alimentos, aeroalérgenos e medicamentos. 

Testes no sangue: são realizados em laboratório, com a coleta do sangue e dosando a presença do anticorpo de alergia (IgE ou imunoglobulina E) específico para cada substância suspeita. É possível realizar esta dosagem para inalantes (ácaros da poeira, fungos, baratas, pelos de animais, etc) alguns alimentos (leite, ovo, frutas, cereais, cacau, etc), veneno de insetos, látex (borracha) e alguns tipos de medicamentos. 
Em algumas pessoas, o teste cutâneo precisa ser substituído pela avaliação no sangue, como por exemplo: pessoas que não podem interromper o uso de antialérgicos ou que tenham lesões severas na pele, bem como aquelas que já tiveram reações graves anteriormente.

Fatores que podem interferir nos testes alérgicos 
Muitos fatores podem influenciar no resultado dos testes alérgicos, a começar pela qualidade e tipo do extrato utilizado, que deve ser padronizado de acordo com as normas nacionais e internacionais. 

Crianças pequenas e idosos têm mais facilidade em resultados negativos. Além disso, os testes de leitura imediata (puntura e intradérmicos) realizados para inalantes, alimentos e insetos, sofrem a influência de medicamentos, como por exemplo, os antialérgicos, que devem ser suspensos 5 a 7 dias antes. 

Os testes de contato podem resultar em falso negativo se o paciente estiver em uso de cortisona. Da mesma forma, as condições da pele e a técnica de realização dos testes poderão influenciar no resultado final. Por exemplo, pessoas portadoras de dermografismo por terem uma pele mais sensível, reagirão de forma exagerada, resultando em falsa-positividade ao teste. 

Conclusões 

- Testes são procedimentos importantes para auxiliar o médico a identificar os fatores que provocam a alergia. 

- Não existe um teste que sirva para detectar tudo que pode causar alergia numa pessoa. 

- Um teste isolado, sem a avaliação clínica feita pelo médico, não tem valor. 

- Não há um teste preciso para corantes e aditivos alimentares.

- Testes para medicamentos são restritos e específicos

- Cuidado com técnicas ditas de testagem da hiperssensibilidade alérgica divulgadas na mídia, mas destituídas de base científica, como por exemplo: bioimpedância, teste do fio de cabelo, determinação de IgG 4 para alimentos, entre outros. 

Em suma, o teste realizado de forma adequada e bem indicado é de grande valia, pois define a natureza alérgica dos sintomas, ao mesmo tempo em que avalia o grau de sensibilização. Assim, é possível estabelecer a causa dos sintomas, orientar o tratamento mais adequado e específico para cada paciente.

Comentários

  1. Muito importante essa informação. Estive na Policlínica, após muita busca por solução do caso do meu filho de 1 ano que tem alergia alimentar e dermatite atópica e ao saber que é possível fazer o teste nele pelo exame de sangue fiquei mais segura por nortearem o tratamento. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Josy; é muito importante avaliar com segurança e, em conjunto com os dados da história clínica, poder traçar um plano de tratamento adequado e eficaz. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  3. Suelem Coutinho13/11/15 12:13

    Bom dia.
    Tenho alergia desde de a infância, me recomendaram vacinas contra, mas não tínhamos condições financeiras na época. No final da adolescência minhas alergias ficaram fora de controle. Fiz um teste alérgico e foi constatado que tinha alergia a ácaro e poeira de uma forma geral. Com o passar do tempo isso foi piorando e se estendeu para cheiros fortes,spray,aerosol,mudanças constantes no clima,todo e qualquer tipo de fumaça,incluindo nebulizadores e por fim a poeira e ácaro. Quando a rinite "ataca" vem a coriza,dor no peito e tds os sintomas comuns.Quando sou exposta a frio intenso ou a algum esforço físico grande,sinto falta de ar e um chiado incessante no peito,tenho receio de ter asma.Minha médica me pediu um "teste de sopro"que ainda não pude fazer. Queria saber se é possível que eu tenha asma?O que eu posso fazer para amenizar esses sintomas?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Camila: compreendo seu sofrimento, pois a urticária nem sempre é uma doença de fácil controle, uma vez que existem muitas causas envolvidas e que variam em cada pessoa. Os medicamentos são úteis e necessários para aliviar o problema, mas não resolverão se a causa não for detectada e combatida. Além disso, existe uma parcela de casos de difícil controle de origem autoimune ou mesmo de causa desconhecida. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Suelem: a rinite é uma doença considerada leve e sem gravidade. Mas a rinite pode provocar sintomas variados com reflexos nas estruturas respiratórias: seios da face, ouvidos, garganta, brônquios. Por isso, pessoas que têm rinite podem evoluir para sintomas de asma. O tratamento deve incluir o controle dos sintomas nasais. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você o livro sobre a rinite. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Fiz os testes alérgicos e o resultado foi que sou alérgica a cortimerasol e a níquel pois sofro muito o médico me disse que todos os alimentos contém níquel até a água . Estou com manchas e lesões na pele não sei mais o que fazer gostaria de saber se tem algum tratamento ou médico que possa me ajudar ... sou de cascavel Paraná se alguém souber de algo meu email é adriananunes222@hotmail.com. obrigada !

    ResponderExcluir
  7. Abriana: a resposta foi encaminhada para seu e-mail. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Ola
    Eu queria saber se para realizar os testes de alergia; cutaneo e de contato o profissional precisa ser medico? E se nao,qual profissional habilitado pra isto?

    ResponderExcluir
  9. Érica: segundo normatização do Conselho de Medicina e da ASBAI, os testes alergológicos devem ser realizados por médico especializado ou por profissional técnico devidamente treinado, e, nesse caso, obrigatoriamente supervisionado pelo médico.
    Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/1/16 13:34

    Eu fui submetida a estes testes e o prossional que realizou nao e medico nem tao pouco havia supervisão medica.me sinto prejudicada, pois tive reacao visivel(nas costas inchou 3 bolinhas e escureceu, ardeu e coçou intensamente durante e muitos dias apos ler o último dia) mesmo assim na leitura o profissional disse que nao deu nada.

    ResponderExcluir
  11. Sinto muito, mas não não tenho condições para avaliar o resultado do seu teste sem saber qual foi o procedimento realizado, sem conhecer seus dados clínicos e sem avaliar pessoalmente. Aconselho que procure uma segunda avaliação a fim de dirimir suas dúvidas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. A partir de que idade é mais confiável realizar testes alérgicos em crianças?

    ResponderExcluir
  13. Danielle: a normatização de testes não fixa uma idade para realizar testes alérgicos pois depende da necessidade e da clínica apresentada pela criança, bem como do tipo de teste a executar. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno