Pular para o conteúdo principal

Alergia a penicilina



A alergia a penicilina de fato existe, mas não é tão frequente quanto se imaginava. Isso porque antigamente exigia-se um teste antes de o paciente receber esta medicação. Esse “teste” era feito em farmácias e de forma inadequada. Conclusão: a irritação que tal procedimento ocasionava dava um falso positivo e aí achava-se que a pessoa fosse alérgica...

Outro problema é que muitas vezes o antibiótico é usado para certas infecções que na verdade são viroses. No segundo ou terceiro dia aparece um exantema (“grosseiro”) característico desse tipo de infecção e acaba-se achando, erroneamente, que foi o antibiótico que deu a “alergia”... 

Desta forma, é uma situação relativamente comum na prática do alergista, o(a) paciente querer saber: - Eu tenho alergia a penicilina? 

A penicilina é o mais antigo dos antibióticos, tendo sido descoberta em 1928 pelo médico Alexander Fleming e seus derivados continuam até hoje sendo amplamente utilizados na prática médica. 

As penicilinas são, na verdade, um grupo. Compreendem diversas drogas, quais sejam: a amoxicilina, ampicilina, azlocilina, carbenicilina, cloxacilina, dicloxacilina, mezlocilina, nafcilina, oxacilina, penicilina G, penicilina V, penicilina benzatina (Benzetacil), piperacilina e ticarcilina. Além desses medicamentos, do ponto de vista químico, as penicilinas compartilham uma estrutura comum com outros antibióticos: o anel betalactâmico.  Todos os outros antibióticos que também possuem essa estrutura podem ocasionar o que se chama de “reação cruzada” às penicilinas. São eles: as cefalosporinas, os carbapenens e os monobactans. 

A anafilaxia é uma das reações alérgicas às penicilinas e aos beta-lactâmicos em geral, mas esses antibióticos podem levar a outros tipos de reações, como: 
- urticária e angioedema, 
- dermatites com ou sem fotosensibilização, 
- reações graves de hipersensibilidade, tipo StevensJhonsons e outras. Estas felizmente são raras, uma vez que tais reações de hipersensibilidade podem até mesmo ser fatais. 

E o teste? 
Ele é utilíssimo quando realizado corretamente e por médico especializado. Mas como em qualquer outra alergia, o teste só funciona para diagnóstico e não como preditivo se a pessoa terá ou não alergia. Infelizmente, até que o problema apareça não há como se prever exatamente quem terá ou não terá alergia. 

Mas vão aqui algumas dicas: 

• Não use antibiótico desnecessariamente. Muitas infecções são causadas por vírus e não por bactérias e apenas estas são sensíveis aos antibióticos. 

 • As pessoas atópicas, ou seja, aquelas que são portadoras de outras doenças alérgicas como asma, rinite e dermatite atópica, têm chance aumentada de desenvolver anafilaxia. Mais cuidado ainda ao se usar medicamentos. 

• Se você já teve um episódio de anafilaxia após usar medicações, não deixe de procurar um alergista para realizar diagnóstico mais preciso. 

• Lembre-se: em caso de anafilaxia a um tipo de penicilina, outras drogas relacionadas devem ser afastadas ou investigadas, pelo risco de reação cruzada.

Fonte: ASBAI - Anafilaxia Brasil - clique aqui para conhecer este site 

Comentários

  1. Boa tarde
    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Sempre acompanho aqui o blog, há pelo menos 6 anos quando me descobri alérgica à várias coisas. E tudo "começou" com uma dermatite tópica das brabas, descobri que sou alérgica à cloreto de cobalto, lanolina e ao PPD mix.
    Porém há 2 anos não refaço meu patch teste. A dúvida é que gostaria de fazer uma tatuagem definitiva, e em minhas pesquisas descobri que algumas destas substâncias poderiam estar presentes em tintas de tatuagens, como em alguns cosméticos.
    A questão é que eu tenho uma tatuagem há mais de 15 anos e nunca senti sequer uma coceira perto dela... Será que posso arriscar fazer outra mesmos sabendo que um dia foi detectada alergia àquele componentes que citei? Este ano vou refazer o pach teste. agradeço a atenção.
    Estas alergias têm cura? Há 1 ano e meio faço imunoterapia pois também tenho alergia respiratória

    ResponderExcluir
  2. Cinthia: os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa emitir o parecer que deseja. Mas, vale lembrar que a alergia não surge no primeiro contato e sim com o repetir do uso da substância. Assim, o fato de ter uma tatuagem antiga não significa que não poderá ter reação no futuro. Aconselho que converse com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que a oriente. O diálogo e a confiança entre médico e paciente são a base para o sucesso de qualquer tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou buscando uma ajuda aqui. Estou numa crise fortíssima de alergia, de repente, desenvolvi alergia a alguma coisa. Fui diagnosticada com dermografismo. Tá tão forte que até a palma das mãos e dos pés incham a qualquer contato. O médico passou o Alegra, e me disse que é quase impossível descobrir a causa do dermografismo. Eu posso ter simplesmente desenvolvido uma alergia? Eu desconfio que tenha sido o adoçante Assugrin, que eu nunca tinha usado. Mas comecei a lembrar que eu sempre tive estes sintomas, mas eram bem leves, e eu achava normal. Se desenvolvi é pra sempre? E não há exames, nada que me indique a que sou alérgica?

    ResponderExcluir
  4. Olá Pri: Dermografismo é uma doença benigna porém incômoda e de longa duração, podendo levar o paciente a pensar que seja uma doença grave. Em geral, no dermografismo a coceira é intensa e surge primeiro. Depois que a pessoa se coça, vêm as placas vermelhas ou “lanhos” na pele. É comum que as lesões piorem após banho, levando a pensar que seja uma alergia ao sabonete, mas na realidade a piora ocorre em virtude do atrito causado na pele durante o banho. Fatores emocionais estão frequentemente envolvidos no dermografismpo. Nem sempre é causado por alergia.
    O tratamento exige persistência e disciplina pois necessita medicações a longo prazo. É importante que converse com o(a) médico (a), esclareça dúvidas e exponha seus temores. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Ola! Meu filho é muito arlegico...tem dermatite atopica, reniti, sinusite, asma. Começou com o tratamento das vacinas contra acaro e po domestico. Mas no decorrer do uso ele esta tendo crises de alergia onde a vacina é suspensa durante o tratamento. A Arlegista esta pensando em suspender o uso pois não pode ficar muito dias sem o uso que na ultima vez ja tem mais de 30dias. É isso mesmo? Mas no decorrer dos anos ele passou a ter alergia de medicamentos também...ela diz que é devido o uso contínuo da substancia que podem aparecer as alergias. Isso é verdade? Os medicamentos sao: Penicilina, dipirona, ibuprofeno, diclofenaco e ass. Tudo começou com uso excessivo de ibuprofeno. Ai ela diz que se tem arlegia dele tem que tirar a familia de anti inflamatorios e a dipirona. A penicilina foi o ultimo a ser descoberto. Mas ele tambem no decorrer da vida ja tomou bastante antibioticos a base de penicilina e apos dois anos sem tomar ai deu uma sinusite e a gente descobriu mais uma arlegia medicamentosa. Bom meu filho ta respondendo bem aos tratamentos com medicaçoes de anti arlegicos e as vezes corticoides. Estão ai minhas dúvidas pq teve um medico que passei o pronto socorro e disse que a Arlegista esta errada.

    ResponderExcluir
  6. A alergista está correta: pessoas alérgicas a um anti-inflamatório não hormonal inibidor de COX 1 poderá ter também alergua as analgesicos. A alergia nunca surge da primeira vez em que se usa um determinado medicamentos, mas sim com o repetir do uso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tem crises frequentes de gargantq inflamada quase uma vez p mes ele faz 2 aninhos amanha ja passei em mtos otorrinos e nada, só que tem uns tres meses que ele comecou a ter reacao alergica aos antibioticos ex: amoxilina ceclor fradimicina azitromicina e eritromicina, todos esses deram reacoes olho e nariz inchado, manchas vermelhas mta mais mta bolinha pelo corpo no memento desde de segunda ele ta com a garganra inflamada porem teve reacoes e esta sem antibiotico eu estou desesperada, ele ta tomando ibruprofeno e sem febre desde ontem as pediatras nao querem testar mais nenhum antibioticos as rast q eu fiz dia 25 de nov ficam prontas 16 de dezembro essas rast sao de 10 antibioticos mais e se for alergico a todos?

    ResponderExcluir
  8. O seu filho precisa ser avaliado por um(a) especialista em Alergia para que seja avaliado e iniciada uma investigação diagnóstica. Só assim será possível indicar o tratamento adequado para seu caso.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe falava que eu tinha alergia a penicilina,ai não tomava nenhum medicamento com o principio da penicilina, um dia tinha mais de 25 anos estava namorando com a minha atual esposa, passei na casa dela e reclamei de dor de garganta ai ela me deu um comprimido que ela tomava pra dor de garganta, tomei e fui trabalhar, no meio meio do caminho comecei a passar mal, senti mal estar, fraqueza, cheguei no serviço e fui para o ambulatório, a pressão estava 4 por 8 e a enfermeira perguntou se tinha tomado algum medicamento, e falei que para dor de garganta, ela falou que eu era alergico, liguei pra minha namorada e ela falou que era amoxilina. a enfermeira me orientou a nunca tomar algum medicamento que tenha penicilina.

    ResponderExcluir
  10. O seu relato não deixa claro que possa ter ocorrido alergia à penicilina. É possível definir o diagnóstico, mas para isso é essencial examinar de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/4/16 18:28

    Eu relatei o caso do meu filho, alergia a antibioticos estamos fazendo um tratamento para alergia mais apenas para melhorar a qualidade de vida dele o ige dele esta em 330 hast positiva para pó de casa e acaro todas as hast de medicamentos negativo, nao fez os testes cutaneos ainda
    Teve reaçoes alergicas com ceclor azitromicina eritromicina craritromicina fradimicina catafran e paracetamol eu nunca ouvi falar em alguem que tenha alergia a tantos medicamentos e acho que os alergologistas que tratam meu filho não acreditam em mim, quando pergunto e se meu filho precisar do antibioticos a resposta é não da pra saber ainda, ainda temos opcões jà que ele tem alergia depois da primeira vez que usa... mais vivo em panico até agora foram 4 alergologistas 4 opnioes difirente estou partindo pra homeopatia pq ele continua a ter infcçoes de repetição alergico a medicamento pode com o tempo voltar a tomar assim como os alergicos a leite ou nunca ele poderá tomar? Muito obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  12. Algumas pessoas podem ter alergia a múltiplos antibióticos, e pode ser o caso do seu filho. Mas, peço sua compreensão, não é possível emitir um parecer a respeito através da internet. É essencial analisar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Clinica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno