11 abril 2015

Semana Mundial da Alergia - 12 a 19 de abril 2015


É fato que as doenças alérgicas respiratórias estão aumentando em todo o mundo. A rinite alérgica é a mais comum.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 400 milhões de pessoas sofrem de rinite, e 300 milhões têm asma em todo o mundo.

A Semana Mundial de Alergia 2015, que será realizada entre os dias 12 e 19 de abril, terá como tema “Alergias Respiratórias: Impacto Econômico e Pessoal”. A rinite alérgica e a asma estarão no foco das discussões.

Rio de Janeiro 
- Abertura: domingo dia 12 de abril de 2015 - serão dois palcos das comemorações:

- Lagoa Rodrigo de Freitas - Parque dos Patins - Av. Borges de Medeiros s/nº - Horário: 9:00 às 12:00 hs.

- Barra da Tijuca - Praça do Ó - Local: Avenida Lucio Costa sem número - próximo ao posto 3 - Praça São Perpétuo - Horário: 9:00 às 12:00 hs.

Em ambos os locais serão montadas tendas com atividades ao ar livre, com música e brincadeira, para atender crianças e adultos, orientando sobre um tema muito importante - Alergias Respiratórias - Asma e Rinite - o impacto das doenças alérgicas na vida das pessoas.

Durante a semana, os principais hospitais da cidade do Rio de Janeiro realizarão palestras e atividades relacionadas à Semana da Alergia:

Clique aqui para acessar a programação do evento no Rio de Janeiro. 

Rio Grande do Norte (Natal)
Durante a semana: ciclo de palestras na Universidade Potiguar(UNP) Entrevistas em redes de comunicação Campanha de informações ao público pelos especialistas em alergia data: 18/04 das 14 às 18:30 h local Shopping Midway Mall exibição de videos , distribuição de panfletos e esclarecimentos ao público

Ceará (Fortaleza)
Dia 15/04 serão ministradas duas palestras no Hospital Infantil Albert Sabin, uma as 7:30 e outra as 13:30 abertas ao público.
Dia 18/04 estaremos todos na beira mar as 7hs entregando panfletos e informando a população sobre o tema.

Espírito Santo (Vitória)
- Divulgação na mídia escrita e falada
- Ações educativas para pacientes e familiares atendidos nos Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Hospital da Polícia Militar e Santa Casa de Misericódia de Vitória; Palestra para médicos: O Custo da Asma - 14/04 - 20 h - palestrante: Álvaro Cruz Bahia

Bahia (Salvador)
- Evento no dia 18/04 de informação à população. Participação de um grupo de teatro como apoio
- Inserções em rádios e televisão. 

Goiás 
-  Será realizado divulgação em mídia.

9 Dê sua opinião:

Nathy pink disse...

Olá, eu adorei o post, sou portadora de Fibrose Cistica e acho muito válido espalhar noticas sobre coisas relacionadas ao bem estar respiratório.

http://nathalianatth.blogspot.com.br/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nathy: obrigada por enviar seu comentário. Divulgamos no Blog da Alergia textos sobre a Fibrose cística, em apoio ao trabalho do Instituto Unidos pela vida: https://www.facebook.com/unidospelavida?fref=nf .

Anônimo disse...

Tenho renite alérgica desde criança, sempre me privei de tantas coisas como brincar na rua por causa de poeira. Irei iniciar meu tratamento com injeções semanais, com paciência espero que esse longo caminho, me ajude.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A poeira causadora dos sintomas da rinite alérgica é a poeira domiciliar, que contém ácaros. O tratamento da alergia pode controlar a rinite e melhorar a qualidade de vida aos portadores da doença. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Estou grávida de oito meses e estou com tosse muito irritante o que devo tomar para melhorar pois não sei mais o que fazer .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar pessoalmente. Para tratar, é preciso primeiro detectar a causa da tosse. Grávidas não podem tomar medicamentos sem supervisão médica. Aconselho que entre em contato com seu obstetra e pela que a oriente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Juliana disse...

Olá, meu filho tem 3 anos e meio, e há 1 mês e meio apresentou febre, tosse, chiado no peito e dor de ouvido. Levei no PS e o médico diagnosticou bronquite, receitou aerolin, novamox e otocilodase. Ele melhorou durante o tratamento e até umas 2 semanas depois, mas a tosse voltou, levei na pediatra do posto de saúde, q disse não ser possível diagnosticar bronquite com apenas um episódio, receitou decongex e cloridato de ambroxol, eu não vi melhora e agora consigo ouvir aquele chiado típico de bronquite enquanto ele dorme. Voltei com o xarope aerolin e estou pensando em dar decongex também, mas tenho receio de fazer mal combinar aerolin e decongex, tem algum problema?

Joseane Sena disse...

Minha filha tem 1 ano e 2 meses e faz uns 3 meses está sempre com nariz entupido. Há um mês e meio atrás procurei um otorrino q diagnosticou adenoide inflamada, rinite e sinusite . Receitou antibiótico, nasoxex, prelone e alegra antialérgico, por uns 15 dias, q teve uma melhora considerável. Após receitou somente salsep para descongestionar o nariz, q não resolve. Ela sofre muito para dormir. Queria algo mais eficaz, percebi q o nasoxex ajudou bastante, mas o médico me aconselhou não utilizar por período prolongado... Realmente não sei o que fazer, pois com o clima de inverno vejo q é rinite a grande causadora da congestão nasal, ela chega estar até com aquelas olheiras de quem está em crise alérgica. Seria o caso de entrar com antialérgico novamente ou somente algum descongestionante nasal mais eficaz?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joseane: o seu relato sugere que sua filha tenha uma rinite alérgica. O tratamento da rinite engloba não somente o uso de remédios mas também medidas de prevenção, controle de fatores agravantes e as vacinas para alergia (imunização). Aconselho que sua filha seja atendida por um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail e receba o livro sobre a rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz".

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...