Pular para o conteúdo principal

Imunoterapia - vacina para alergia

O que é imunoterapia e quais os objetivos dessa abordagem? 
É um tratamento que visa modular o sistema imunológico, quer seja para estimulá-lo a combater um câncer ou uma infecção, ou para dessensibilizá-lo para que ele deixe de reagir contra substâncias que não são nocivas ao organismo (ex: alergias). 

Em relação à alergia, a imunoterapia é o tratamento por meio do qual, doses progressivamente maiores de uma substância alergênica (alérgeno), são administradas a um paciente alérgico a essa substância, com o intuito de estimular o desenvolvimento de uma tolerância e, assim, diminuir a sua alergia a tal substância. Isso é chamado de tolerância imunológica e acarreta a redução dos sintomas alérgicos. 

Por que a imunoterapia é considerada pela OMS como o único procedimento capaz de mudar o curso de uma doença alérgica? 
Uma vez que o indivíduo se tornou alérgico a determinada substância, sempre que seu organismo entrar em contato com ela, irá reagir. Todos os remédios para tratar alergia, atuam reduzindo os sintomas ou inibindo as reações do organismo que resultam nos sintomas de alergia. Mas, nenhum remédio diminui a alergia, a sensibilidade que o indivíduo tem em relação à substância que ele é alérgico. Quando para de fazer uso desses medicamentos, ele volta a reagir e a apresentar os sintomas com a mesma intensidade. 

A imunoterapia (vacinas com alérgenos), porém, atua diminuindo essa sensibilidade alérgica. Ela interfere nos mecanismos imunológicos que produzem as reações, levando o indivíduo a não reagir quando em contato com a substância à qual ele é alérgico. Passa a tolerar o contato com a substância sem reagir. O prolongamento da imunoterapia pelo tempo adequado (3 a 5 anos) consolida essa tolerância, deixa de ter sensibilidade e de reagir ao alérgeno. De tal forma que quando se completa o tratamento, a pessoa continua sem os sintomas de alergia por muitos anos ou pela vida toda. 

Qual o perfil de paciente que pode se submeter à imunoterapia? Em quais situações é indicada?
É indicada para os casos de alergia em que o paciente não pode ou não consegue evitar o contato com a substância alergênica. Além disso, depende do tipo de mecanismo envolvido na reação alérgica. Existem quatro mecanismos de reações alérgicas (de hipersensibilidade). 

As reações do tipo 1 ou do tipo imediato, que são "mediadas por IgE", são as que
respondem bem à imunoterapia. (IgE é o principal tipo de anticorpo que intermedia as reações alérgicas). São as reações em que os sintomas surgem minutos após a exposição ao alérgeno: alergia respiratória (rinite e asma), a veneno e insetos e algumas formas de alergia alimentar.

Como a imunoterapia é eficiente? 
O alérgeno tem que ser identificado, por meio dos testes alérgicos, que são mais sensíveis; ou por exame de sangue, que dosa os níveis de IgE específica para os alérgenos suspeitos. A imunoterapia deve ser feita com o alérgeno identificado para aquele indivíduo. Em princípio, qualquer paciente pode ser submetido à imunoterapia para alergia. Existem poucas restrições relacionadas à idade e a doenças associadas que podem limitar o uso da imunoterapia. 

Existem outros tipos de alergia, mediadas por outros mecanismos, como a de contato e grande parte das alergias a medicamentos e a alimentos, que não respondem porque o mecanismo que envolve essas reações não é do Tipo 1, mediado por IgE. 

As vacinas com alérgenos podem ser aplicadas como forma isolada de tratamento? 
O tratamento imunoterápico demora a fazer efeito, a mostrar resultados e, por isso, o paciente deve ser orientado a usar concomitantemente medicamentos que controlem os sintomas. Especialmente na alergia respiratória, tanto a rinite quanto a asma provocam uma inflamação crônica da mucosa respiratória que é responsável pela intensidade e manutenção dos sintomas, além de contribuir para uma maior reatividade: facilidade de reagir a mínimos estímulos. 

Por isso, principalmente nessas alergias, os indivíduos devem ser tratados também com medicamentos para controlar a reduzir a inflamação alérgica da mucosa. Os corticóides inalados são os melhores anti-inflamatórios para esses casos, pois contribuem para a redução da frequência e gravidade das crises. Devem ser usados por longos períodos, até que a imunoterapia vá sendo consolidada e controlada a alergia. 

Quais outras medidas preventivas são necessárias? 
As medidas de prevenção e controle do ambiente também são importantíssimas: quanto menos alérgenos em contato com o paciente, menos reações. Os pacientes também devem ser orientados a reconhecer os sinais precoces das crises e do seu agravamento. 

Nas reações graves (asma grave ou reação anafilática a picadas de insetos), o paciente tem que saber usar e portar consigo uma medicação de resgate, que aborte ou reduza a intensidade da crise, até que ele consiga socorro médico. Um broncodilatador spray ("bombinha"), nos casos de asma, e adrenalina, nos casos de anafilaxia; tudo faz parte do "plano de tratamento". 

Existem contraindicações? 
Sim. Em geral não se deve indicar imunoterapia em pacientes com doença em que o risco de morte seria maior caso ocorressem reações graves à vacina, que pudessem evoluir para anafilaxia. São os casos dos pacientes com doença cardíaca grave, hipertensão arterial grave e mal controlada e pacientes com capacidade respiratória muito diminuída. O uso de certos medicamentos também pode ser uma contraindicação. A presença de câncer ou de doença autoimune mal controlada podem contraindicar a imunoterapia: manipular o sistema imune desses pacientes com as vacinas poderia prejudicar o controle dessas doenças: depende da avaliação dos especialistas envolvidos. Pacientes com distúrbio mental grave podem inviabilizar a aplicação das vacinas, impedindo assim a imunoterapia. 

Como a imunoterapia é aplicada? 
É aplicada por meio de injeções periódicas, por via subcutânea. É um método de comprovada eficácia, demonstrada por muitos estudos há muitos anos. 

Nos últimos anos, surgiram vários estudos mostrando que a imunoterapia por via sub-lingual pode ser tão eficaz quanto a via subcutânea para a alergia respiratória. Porém, a quantidade de antígenos por via sublingual tem que ser muito maior e purificado, o que pode inviabilizar o tratamento devido ao custo. No Brasil, ainda não há estudos sobre a qualidade e a eficácia do material para imunoterapia sublingual aqui comercializado. Para a alergia a veneno de insetos a via é sempre subcutânea. Já na alimentar, a imunoterapia começou há poucos anos, ainda de forma experimental, mas, os estudos mostram que a via oral é a mais eficaz. 

Outras formas de imunoterapia estão em estudo para o futuro. Quanto à programação e supervisão, essa deve ser sempre feita por um médico especialista em alergia. Só ele é devidamente treinado para conduzir o tratamento com sucesso e sem riscos.

Entrevista com Dr. José Luiz de Magalhães Rios
Fonte

Comentários

  1. Boa noite.
    Estou começando o tratamento no meu filho de 3 anos agora, mas confesso que estou com medo da reação da vacina. Tambem estou com dificuldades de encontra-lá as clinicas não tem, apenas uma em Porto Alegre que vende e com um valor de 300,00 para um mes. Mas continuo tentando livrar meu filho da rinte, que acontece o ano todo e acaba provocando crise de asma. Se for para me preparar para o inverno e fugir das emergencias para fazer resgate com bronquodilatador e oxigenio acredito que fale muito esse sacrificio.
    Continue contribuindo com esse trabalho de levar informação a todos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Gislaine: a imunoterapia é um tratamento muito eficaz para controle da alergia respiratória, tanto da rinite como da asma. Convido que escreva para nosso e-mail (alergiapgrj@yahoo.com.br) e receba a cópia dos livros sobre a rinite e Alergia. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  3. Oiii Boa tarde...Faço o tratamento da imunoterapia a mais de 2 Anos, tenho rinite alergica, e com o tempo criei mais imunidade nas minhas crises, Graças a Deus, a Dra. Lorena e o tratamento. Adoro esse bloq, e sempre estou pesquisando mais novo recurso para alergia. Infelizmente o SUS nao tem essa vacina..Será que algum dia seremos beneficiadas com esse tratamento?
    Gislane a vacina aonde vc mora é muito cara. se puder entra em contato comigo marcelarocha.ce@gmail.com
    Feliz Natal a todos...Que Deus possa iluminar sempre vcs!!! Obg..

    ResponderExcluir
  4. Estando grávida de 03 semanas posso continuar o uso de desloratadina?

    ResponderExcluir
  5. Fabíola: loratadina é um antihistamínico (antialérgico) autorizado para uso na gravidez. Recomendo que entre em contato com seu (sua) alergista e comunique sobre a gestação para que ele (ela) possa orientá-la adequadamente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, tenho asma,sou alérgica, fiz tratamento com vacinas há mais de 4 anos,minha rinite pode-se dizer que curou,ou quase,o muco,catarro era terrível, vivia gripada, agora nem me lembro a última vez que tive uma gripe! Mas,têm um porém, não consigo controlar a asma,por motivo de força maior $,precisei interromper as vacinas, seria um reforço do reforço. Acabou no começo de Janeiro de 2016,já estou na segunda crise e forte. No meu caso há jeito da imunoterapia ainda controlar essa asma? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Letícia: mesmo que não possa no momento retomar seu tratamento com a imunoterapia, é importante tratar sua asma, não apenas nas crises, mas com medicamentos apropriados para controlar a doença e evitar crises. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. existe vacina contra alergia de substancia fio sintetico

    ResponderExcluir
  9. Fran: a alergia provocada por tecidos é em geral resultante de uma dermatite de contato. Neste caso, o tratamento não é feito com vacinas (imunoterapia com alérgenos). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/7/16 08:13

    Possuo dermatite atópica há 12 anos e não quero tomar mais medicamentos por medo dos efeitos colaterais! Gostaria de saber se é possível tratá-la com imunoterapia?

    ResponderExcluir
  11. A indicação da imunoterapia na dermatite atópica é indicada dependendo das características clínicas e laboratoriais. Por isso, não há como julgar seu caso em uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, meu filho tem 5 anos e começou a tomar na semana passada a vacina hipoalergênica, através dos exames descobrimos que ele tem alergia a corantes, cacau, ácaro, mofo e tbm tem dermatite atópica muito forte. Nos dois primeiros meses ele terá que tomar a vacina toda semana, pois a cada duas semanas até chegar uma vez ao mês durante um período de 2 a 5 anos. Mas descobrimos que ele tem um déficit intelectual (TDHA)onde terá que tomar RITALINA. Minha dúvida SERÁ QUE PODE TOMAR OS DOIS MEDICAMENTOS?

    ResponderExcluir
  13. Regilene: é importante que o (a) alergista do seu filho seja informada do uso da medicação. Embora não haja relação direta com a vacina, algumas medicações poderão sofrer interação com a ritalina. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Marcia Boa noite Não há uma imunoterapia específica para corantes e conservantes. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Em fevereiro deste ano apareceu asma em meu organismo. Porem todos os exames de alergia e de imunidade dao normais, sinto que sempre que acontece a mudança do tempo. Minha asma piora. O seretide ja nao faz mais efeito, o fostair tambem nao. Existe alguma chance defazer o tratamento a base de imunoterapia??

    ResponderExcluir
  16. kleber: a imunoterapia com alérgenos está indicada nos casos de asma comprovadamente alérgica. Por isso, para aformar se a vacina está indicada para seu caso, é essencial examinar você pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Trato a dermatite atópica da minha filha desde os 2 anos de idade, hoje ela está com 16 anos e nada faz melhorar. Será que a imunoterapia poderia ajuda-la?

    ResponderExcluir
  18. Gostaria do endereço da clínica pra ver a possibilidade de tratamento com vacina pra minha mãe pois ja fez vários tratamentos com medicamentos , cremes e pomadas que so aliviam no momento.Gostaria muito de ajuda-la pois o sofrimento dela está demais com essa coceira e pequenas feridas pelo corpo.

    ResponderExcluir
  19. Simone:bom dia. Nosso endereço é: Clinica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefone: (21) 2210-2810. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Eu gostaria de maiores detalhes. Em 2012 fiz tratamento de mieloma multiplo que se encontra comtrolado poderia tomar a vacina para rinite.

    ResponderExcluir
  21. Sandra: a indicação da imunoterapia com alérgenos se baseia na análise do(a) médico (a) alergista e na avaliação de cada paciente, condições da doença e na análise de riscos e benefícios envolvidos no tratamento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Sandra Leite12/6/17 17:18

    Boa tarde, minha filha tem dermatite atópica severa, foi recomendada a imunoterapia e fui informada das duas formas de vacinas injetada e sublingual mas algumas pessoas q conheço me.disseram q este.tratamento vai baixar toda a imunidade dela,existe este risco?(ainda não consultei a alergista) e fiquei apreensiva quanto a isso? A minha filha é.muito arredia a medicamentos porque já sofreu muito até o diagnostico correto, então vou ter que optar.pela sublingual....existe algum risco muito alto para este metodo de vacina? ESTOU COM MEDO !

    ResponderExcluir
  23. A imunoterapia para alergia (vacinas de alergia) tem objetivo de dessensibilizar para que o organismo de sua filha reaja e não ocorra a alergia. NÃO provoca a baixa imunidade! Sugiro que converse com a alergista, exponha seus medos e preocupações. O diálogo e a confiança são a base para o sucesso de qualquer tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Estou com meu corpo todo empolado, bolinhas de água e quando cosso fere! Estou esperando o resultado dos exames que o alegista pediu...será que existe vacina pra esse tipo de alergias? Não aguento mais essas crises e os antialérgicos e corticóides não estão mais funcionando....Me ajudem.?!

    ResponderExcluir
  25. Sinto muito, Amanda, mas não posso ajuda-la. Não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar sua pele. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde... soube hoje em uma consulta com um alergista, que meu filho é alergico a corante. Que terá que tomar vacinas. Meu marido é que estava com meu filho na consulta, então não pude ainda entender direito. A unica coisa que me levou a fazer este teste, foi que meu filho fica geralmente com o nariz um pouco congestinado. O que pode acontecer se eu não tirar o carante da alimentação dele?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite.. Meu filho tem 9 anos e é. Alérgico a lactose, corantes, tem asma e rinite, esse tipo de vacina pode imunizar contra todas as alergias?

    ResponderExcluir
  28. Rose: não há como esclarecer sua dúvida sem que seja dito qual o corante que seu filho tem alergia. Aconselho que entre em contato como (a) alergista que trata dele, pois conhece seus dados clínicos, para que seja orientada de forma adequada Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  29. Rogers: a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) esta indicada no tratamento das alergias respiratórias (asma e rinite). A lactose não causa alergia e sim intolerância e por isso o tratamento é diferente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno