Pular para o conteúdo principal

Cuidado! Ipad pode causar alergia

A revista científica Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria publicou um texto intitulado “iPad—Increasing Nickel Exposure in Children” relatando um caso de alergia a níquel em uma criança de 11 anos sendo constatado pelos médicos que um Ipad agravou a dermatite. 

Segundo o relato, a criança apresentou erupções cutâneas relacionadas ao contato com o níquel presente na parte metálica do iPad que usava com frequência. Os testes comprovaram que a criança era alérgica ao níquel, um metal que não é bem tolerado por muitas pessoas. Os médicos buscaram identificar os itens em torno da criança e constataram a presença de níquel no iPad. A opção foi colocar uma capa bloqueando o contato direto do níquel com a pele, o que resultou em uma melhora considerável das erupções cutâneas. 

O número de crianças americanas com alergia a níquel está aumentando. Entre aquelas que fazem testes para diagnosticar alergias (que são uma parte pequena da população), o percentual de casos em que esse metal é apontado como causa pulou de 17% para 25% nos últimos 10 anos. O motivo pode ser o diagnóstico mais preciso do problema, bem como um aumento de casos em função do crescimento do uso de dispositivos eletrônicos contendo níquel em sua composição. 

Os autores ressaltam que o níquel é usado comumente em aparelhos eletrônicos como celulares e tablets. Os pais devem ter uma atenção especial com seu uso, em especial nas crianças. Uma opção apontada pelos especialistas é o uso de capas de proteção para evitar o contato direto com a pele. 

O Blog da Alergia publicou em 2008 um texto sobre alergia a celulares. 
Clique no link e leia: Celular pode causar alergia



Fonte: Pediatrics

Comentários

  1. Tenho uma bb de 8 meses tudo que ferra ela calsa manchas muito feia avermelhada e muitas vezes parecem queimaduras ...Será que pode ser uma alergia grave?

    ResponderExcluir
  2. Ellen Bom dia O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que leve sua filhinha ao pediatra e peça que oriente. Se for o caso, ele encaminhará a um(a) alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde
    Tenho uma alergia a 5 anos
    Fiz o teste de contato deu a formol
    Mas evito tudo
    Mesmo assim coça muito e fere o corpo todo
    Será que realmente tenho a alergia a formol ou e outro problema

    ResponderExcluir
  4. Emilia: lesões na pele podem ser parecidas e ocorrer em doenças diferentes Por isso, é preciso examinar pessoalmente. O fato de ter um teste positivo para formol não afasta a possibilidade de outros fatores contribuírem para agravamento e manutenção de sua alergia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, esse ano comecei a ter urticaria pelo corpo. Consultei um alergologista, fiz exames de sangue e de pele sendo que em nenhum destes teve qualquer alteração. O problema é que tem mais de 6 meses que venho sofrendo com isso e se eu não tomar o anti histaminico elas aparecem. Quais exames mais devo pedir ao médico? Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Rotz: quando as lesões cutâneas(urticas) duram mais do que seis semanas, sem um fator externo desencadeante é classificada como uma urticária crônica espontânea. A urticária crônica espontânea não é causada por fatores externos e por isso os exames são negativos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno