31 março 2014

Semana Mundial da Alergia 2014 - Tema: ANAFILAXIA


A Semana Mundial da Alergia 2014 será realizada de 6a 13 de Abril  e terá como tema: Anafilaxia - quando a alergia pode ser grave e fatal.

Os  principais agentes desencadeadores de anafilaxia são: alimentos, medicamentos, venenos de insetos e látex.


Os sintomas são variados e podem envolver de um órgão ou sistema - as manifestações podem incluir a pele, olhos, sintomas respiratórios, cardiovasculares, digestórios e outros sintomas generalizados. Outras manifestações dessa reação ainda incluem sensação de morte, confusão, convulsão e alteração visual. Vale ressaltar que não é necessário o surgimento de todos esses sintomas juntos para caracterizar a anafilaxia. Se não for reconhecida e tratada, pode levar ao choque anafilático e à morte. Os sintomas podem se iniciar em segundos/minutos até horas após a exposição ao agente causador. 

Mas, a anafilaxia não precisa ser fatal. O tratamento correto pode salvar a vida da pessoa. Para isso, é importante reconhecer os sintomas e saber como agir  Todos devem estar cientes de possíveis sintomas, como posicionar a pessoa e como administrar adrenalina.

O papel do alergista é buscar o agente causador da reação e orientar medidas de tratamento bem como os cuidados preventivos. Ensinar o paciente a reconhecer os sintomas e como utilizar a adrenalina Infelizmente os dispositivos autoinjetores de adrenalina ainda não estão disponíveis no Brasil. 

O evento de abertura no Rio de Janeiro será no domingo, dia 06 de Abril, no Parque dos Patins, na Lagoa de 10 às 13 horas, com recreadores e atividades infantis.


0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...