20 outubro 2013

Corticóides nasais na rinite alérgica


Os principais medicamentos usados no tratamento da rinite alérgica são os corticóides usados sob a forma de sprays nasais. Estes medicamentos têm eficácia comprovada na redução dos sintomas. Contudo, muitas pessoas ainda têm medo de usá-los apenas pelo fato de serem corticoides, por medo de efeitos colaterais. 

A rinite alérgica é definida como uma doença inflamatória crônica do nariz, que resulta em sintomas: espirros em salva, coriza, obstrução nasal e coceira (no nariz, olhos ouvidos e garganta). Sendo assim, o tratamento deve combater essa inflamação persistente que caracteriza a doença.  

A rinite parece ser uma doença simples e sem importância, mas não é verdade, pois pode causar muitos problemas, como: tosse crônica, infecções repetidas (sinusite, amigdalite, otite, pneumonia, entre outras), tosse crônica, aumento das adenoides, respiração bucal, alterações de olfato, paladar, distúrbios de sono, etc. O fato é que a doença pode interferir de forma grave na qualidade de vida, em qualquer idade seja numa criança, num adolescente ou em um idoso. Tratar a rinite significa controlar a doença e conquistar uma melhor qualidade de vida. 

Os corticóides são medicamentos com potente ação antinflamatória. Mas, quando usados sob a forma sistêmica (comprimidos xaropes ou injeções) podem causar efeitos colaterais indesejáveis, o que limita seu uso por tempo prolongado.

Um grande avanço no tratamento da rinite alérgica foi a descoberta dos corticóides em forma de spray para uso intranasal. Neste caso, são formulados em doses mínimas (microgramas), o que faz com que exerçam sua ação diretamente na mucosa nasal sem absorção sistêmica significativa. Por isso, podem ser usados com segurança, mesmo por tempo prolongado sem causar os efeitos colaterais dos corticóides sistêmicos. 

Vale lembrar que os corticóides para uso nasal não têm efeito imediato aliviador. Por isso, devem ser usados de forma contínua, por tempo prolongado, mesmo que esteja bem, sem sintomas, de acordo com a orientação do médico para cada pessoa.

Corticóides disponíveis no mercado brasileiro para uso intranasal  
(em ordem alfabética): 
- Beclometasona, 
- Budesonida, 
- Ciclesonida, 
- Fluticasona (furoato de fluticasona e propionato de fluticasona) 
- Mometasona, 
- Triancinolona. 

Estes medicamentos têm ação antinflamatória potente e baixa distribuição no resto do organismo, o que resulta em reduzidos efeitos colaterais. Podem ser usados com segurança em crianças, idosos, gestantes e mesmo em pessoas portadoras de outras doenças, como por exemplo, hipertensão arterial e diabetes. Não causam aumento do peso corporal, não causam vício. A budesonida intranasal está autorizada em bula para uso na gravidez e encontra-se à venda na farmácia popular. 

Citam-se como efeitos colaterais: ardência e irritação do nariz, sangramento nasal, sangramento, ressecamento do nariz e dor de cabeça. 

A técnica correta para aplicação dos sprays nasais pode evitar efeitos colaterais e melhorar os benefícios do tratamento. Clique neste link saber como usar os sprays nasais

Contudo, estes medicamentos não devem ser usados por conta própria. 

O médico alergista indicará o tratamento apropriado para cada pessoa, incluindo não apenas o uso de remédios mas também as medidas para controle do ambiente e a imunoterapia (vacina para alergia) Para mais sobre o tratamento da rinite, clique e leia aqui.

122 Dê sua opinião:

Eduardo Feldberg disse...

Amigos, o uso do Zenhale pode, de alguma forma, ajudar em problemas de alergia? Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eduardo: Zenhale é uma medicação usada no tratamento de controle da asma. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Mônica disse...

Gostaria de receber o livro " É mais feliz quem respira pelo nariz " em PDF. Para quem devo fazer o pedido? Qual o email?
Grata
Mônica

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mônica: convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

Theo Czar disse...

Olá,

Gostaria de saber se o uso prolongado de corticóides intranasais, em especial a Mometasona (uso o Nasonex), pode acarretar glaucoma ou mesmo o surgimento de catarata a longo prazo.

Obrigado e parabéns pelo Blog.

Anônimo disse...

Oi, gostaria de saber se "busonid" causa infecção de garganta?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Busonid em forma de spray nasal (budesonida) não é a causa de uma infecção na garganta. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

Ranny alves disse...

Nandrine tem corticoide

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ranny: acredito que você tenha referido o Naridrin, medicamento usado para aliviar a obstrução nasal. Este medicamento não contém corticóide. Mas, cuidado: Naridrin contém nafazolina que pode causar vício e outros males. Convido que leia o texto que publicamos sobre este tema: Gotas nasais, inofensivas? Neste link: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/02/gotas-nasais-inofensivas.html

Ranny alves disse...

ObrigadA! Pois é usei algumas vezes e agora meu nariz vivi entupido .
e fico sentido falta do remédio não consigo dormir se não colocar o que faço??
Pode mim dar uma dica por favor ??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ranny: lave suas narinas durante o dia e ao deitar com solução salina hipertônica - temos várias marcas no mercado brasileiro. Ao deitar use um dilatador nasal - uma espécie de fita adesiva vendida em farmácias. Contudo,o mais importante é procurar um alergista para definir e corrigir a causa do problema. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

ale moral disse...

Bom dia spray nasais de corticóide não funcionam muito bem comigo, o que funciona é desloratadina oral, gostaria de saber se posso usar por tempo prolongado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ale: os medicamentos citados são bem diferentes, com mecanismos de ação e objetivos bem diferentes. A desloratadina apenas alivia sintomas da rinite. Os sprays de corticóide para uso nasal combatem a inflamação da mucosa que acompanha a rinite e controlam a doença, evitando crises. O ideal é a associação das medicações. Vale lembrar que o tratamento da rinite não se resume a tomar remédios, mas deve incluir também medidas de prevenção e controle da doença. convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

Melo disse...

Boa noite meu nome Alvacy: Muito bom esse blog ajudando muitas pessoas com Rinite meus parabéns, gostaria de saber se vocês pode me ajudar morei no Rio de Janeiro no período de 2000 a 2002 e fiz um tratamento de rinite na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória da Marinha e o tratamento deu tudo certo, no momento atual não me lembro do nome da medicação e vou citar as característica do remédio e ver se voçês podem me ajudar com o nome dessa medicação, (frasco spray com pó preto ou cinza com uma bomba de acionamento ) não sei se essa medicação está no mercado, é possivel vocês mim ajudar. Desde já agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alvacy: sinto muito, mas desconheço a medicação que descreve. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dine: o objetivo do uso dos corticóides nasais (como é o caso do Noex) é o controle da rinite alérgica, evitando as crises, combaterndo a inflamação da mucosa nasal e assim evitando o uso dos descongestionantes, estes sim, danosos ao organismo). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oi minha filha de 10 anos tem rinite alérgica qual medicação VC me indicaria pra eu estar dando a ela ela tem dermatite atópica tbm.ela pesa 54 kilos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. A rinite alérgica é uma patologia complexa em termos de medicações para seu controle, portanto não é prudente e ético medicarmos um paciente sem nem ao menos conhece-lo. Já que ela sofre com os sintomas, procure um(a) especialista, para que ela ser inicialmente diagnosticada, e, posteriormente, tratada. No site da www.sbai.org.br, é possível acessar os endereços de todos os especialistas formados e reconhecidos pela Associação Brasileira de Alergia e Imunpatologia. Obrigado pela visita.

Unknown disse...

Eu uso o avamys, já para o meu esposo foi receitado o noex, o avamys só pode ser usado uma vez ao dia e o noex pode ser aplicado mais de uma vez, qual a diferença? Não entendo, qual é mais eficaz?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os medicamentos contendo corticoides para uso sob a forma de spray nasal possuem princípios ativos diferentes, variando em algumas características como: potência, absorção, atividade na célula, menores efeitos no restante do organismo, etc. A escolha do médico se baseia não só nas caracerísticas do medicamento mas também nos dados clínicos de cada paciente: idade, tipo de rinite, intensidade de sintomas, aceitabilidade (varia em cada paciente), etc. Por isso, uma pessoa pode se dar bem com um determinado medicamento e outra não referir a mesma eficácia. Em suma, existem diferentes classes de medicamentos que são usadas de rotina, mas a melhor medicação e a melhor dose estarão na dependência de cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

ale moral disse...

Já usei a maioria dos spray nasais de corticóides sempre obtendo fracasso no tratamento, qual seria a explicação para o fato? Desde já agradeço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Ale Moral, boa tarde. Os corticosteroides nasais tem indicações e funções específicas, e como toda medicação, existem respostas individualizadas para cada medicamento utilizado. O que pode ocorrer é: sua patologia nasal não tem indicação do uso dessas medicações, a função que você espera da medicação não é alcançada com seu uso, ou, você não responde às medicações que lhe foram prescritas. Entre em contato com seu(sua) médico(a), converse com ele(a). Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

ola, agradeço pelas informações prestadas por vocês, e parabéns pela pagina, recentemente tive uma crise de rinite, não tenho usado medicamento nem um, mas já usei um que por informação de vocês percebi que é um medicamento pessimo e errado, pós só ira mascarar o problema e as calsar outros, (NARIDRIN), não conhecia os medicamentos indicados e existente citados por vocês que no casa, e o mas certo ser passado pelos médicos, minha crise tem cido forte, com vários sintomas, dor de cabeça, congestionamento nasal, coriza, coceira: nariz, olhos. E o mas frequente espirros. Não consegui identificar qual exatamente o alérgeno, mas acho que não é só um. nesse casso, o fluticasona é indicado? Parabéns pelo blog, informações preciosas.Peço que mim responda ao meu e-mail. isaias_irn_@hotmail.com Ass: isaias.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isaias: o uso da fluticasona é benéfico para tratar a rinite alérgica. Enviamos mensagem para seu e-mail. Em caso de dúvidas, escreva para: blogdalergia@gmail.com Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Estou com um ressecamento nasal e ardência nas narinas. AO acordar, sinto uma obstrução no nariz, tipo como se alguém tivesse colocado um algodão dentro.O que mais me assusta é o fato de se meu nariz ta seco, nao paro de pingar soro, pq obstrui se nao tem muco nenhum?
Ja usei dois tipos de anti alergicos, allegra d e desloratadina, e nada melhora.
Sinto inveja das pessoas que tem coriza pois qd meu nariz escorre e lubrifica é a melhor sensação do mundo.
Quais sao as causas mais provaveis de ressecamento nasal.Existiria um tipo de rinite seca?Pode ser alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sensação de ressecamento das narinas pode ser causada por doenças,como por exemplo uma rinite irritativa, rinite ocupacional ou por uma rinite no idoso. Mas, fatores do ambiente também podem ressecar narinas, como: baixa umidade do ar, a queda de temperatura e a exposição ao ar condicionado. A mucosa nasal ressecada (desidratada) pode levar à formação de crostas. Além disso, o batimento dos cílios fica prejudicado, podendo resultar em queda da defesa natural do nariz e desencadear infecções respiratórias e sinusite. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

marcio garcia disse...

A titulo de curiosidade, hoje, no Brasil qual/quaiwuais uais são os sprays nasais/principios ativos mais recentes de " ultima geração" por aqui, mormente o corticoide que "chegou por ultimo" no mercsdo???
Grsto.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Corticóides disponíveis no mercado brasileiro para uso intranasal
(em ordem alfabética): Beclometasona, Budesonida, Ciclesonida,
Fluticasona (furoato de fluticasona e propionato de fluticasona)
Mometasona, Triancinolona. Ciclesonida foi o lançamento mais recente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Alessandra disse...

Olá, para tratamento da RIE (Rinite induzida pelo exercício) teria algum spray de efeito imediato? Como o corticóide age nessa situação? Seu uso engorda? Obrigada desde já.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: corticóides nasais são usados no tratamento de controle da rinite. Embora contenham corticóides, são formulados de forma especial em doses mínimas (microgramas) Por isso, não causam aumento do peso corporal. Obrogado pela visita ao Blog da Alergia.

P3DriInN disse...

Uso o Avamys para o tratamento! A pergunta é se posso usar o Naso Clean (solução salina) quantas vezes eu quiser?! E se posso usar ele logo após ter usado o Avamys ou se tenho que esperar um pouco o Avamys agir pra depois pingar algo no nariz?!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. A frequencia do uso da solução salina varia de acordo com o quadro clínico, não existe uma frequencia pré-definida. O ideal é que a lavagem nasal anteceda a medicação. Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Tenho rinite e meu nariz anda muito ressecado..
tô usando o maxidrate.. mas só dá um alívio depois volta rápido e fácil..o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Se você está usando a medicação e não obteve melhora do ressecamento nasal, é aconselhável que retorne ao médico para investigar a causa do problema. Infelizmente não é possível avaliar sem examinar você pessoalmente Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se após muitos meses usando o Noex em uma dose de 100 em cada narina por dia, reduzir a dose para 50 em cada narina uma vez ao dia pode prejudicar o tratamento ou é aconselhavel apos muitos meses diminuir a dose?

Vocês ainda enviam o livro pro nosso email ?

Mila disse...

Boa tarde
Eu já não sei o que fazer com a renite
Não consigo respirar pelo nariz, tenho de dormir com a boca aberta
Alguém me ajuda no que fazer?

Unknown disse...

O uso de Beclosol Nasal diariamente elimina meus sintomas de rinite alérgica; porém, basta parar por alguns dias e os sintomas voltam. Existe problema no uso contínuo, sem interrupção de corticoides nasais? Já ouvi falar de glaucoma e arritmias cardíacas, é verdade?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. A dose e a frequência da medicação dependem do seu quadro clínico, portanto o correto é o(a) médico(a) que lhe acompanha controlar a dosagem. Enviamos o livro sim. Nos mande seu email. Obrigado pela visita

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mila: a rinite alérgica parece uma doença simples , mas necessita tratamento adequado. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento indicado para sua rinite. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O uso do Beclosol é seguro. Mas tratar rinite não se resume a usar o spray nasal. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia do livro "Alergia nasal " Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

parabens pelo blog! me envia a copia desse livro pelo amor de Deus por favor hahahahah obrigado
meu email é ch-1994-23@hotmail.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os livros foram enviados para seu e-mail. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Julio Victor disse...

Usar remédios a base de corticoides por tempo prolongado pode me fazer mal ? Se sim, tem algum ''mais natural'' indicado para combater a rinite ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Julio Victor: os corticóides usados sob a forma de sprays nasais são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Monica Parisi disse...

Ano passado, pela primeira vez tive uma crise de rinite alergica e foi tratada, mas depois que o NOEX acabou, nao comprei mais, mas atualmente comecei a ter espirros matutinos e o nariz a entupir a noite. O que acham, me aconselham a usar o NOEX novamente?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Monica: Noex é um corticóide para uso intranasal (budesonida) indicado para tratamento de controle da rinite alérgica. Não é uma medicação indicada para tratar crises de rinite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Cleire disse...

Minha filha tem 12 anos, tem rinite, o médico passou noex por 3 meses, tem algum efeito colateral após esse período de uso? Há mais ou menos dois anos atrás ela tbm usou por 3 meses.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cleire: Noex é um corticóide para uso intranasal (budesonida) indicado para tratamento de controle da rinite alérgica. Estes medicamentos são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Mas, vale lembrar que tratara rinite alérgica não é só tomar remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Francismar dos Santo disse...

Olá. Eu sofro com renite alérgica a mais ou menos dois anos e já fui a um otorrino mas não deu um resultado significante ao meu problema e eu queria saber se eu posso procurar a um lergista?

Francismar dos Santo disse...

Olá eu queria saber se há algum tipo de cirurgia ou algum tipo de remédio pra curar de vez a rinite alérgica em vez de um tratamento prolongado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Francismar: o tratamento da rinite alérgica é clínica, ou seja, se baseia na avaliação clínica feita pelo médico Procedimentos cirúrgicos apenas estarão indicados em casos específicos. Sugiro que procure um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Suely Cavalcante disse...

Gostaria de maiores informações,pois adquiri a mais de 2 anos uma Rinossinusite.
e não sei mais o que fazer. Gostaria de informações pelo livro. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Suely: para receber, basta escrever para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Unknown disse...

Boa noite meu nariz entope dia inteiro fk tampado sem.ar algum tenho renite e sinusite em qualquer lugar que eu tiver, ai fui no Otorrino ele me passou o avamys dois jatos em cada narina de 12 em 12 horas sera por 30 dias mas minha pergunta e ?? Posso usar continuamente ?? Por meses ou ano ? Por eu gostei do medicamento e fez efeito que eu queria nao ha problemas eu usar ele continuamente ????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Avamys é um corticóide para uso intranasal (budesonida) indicado para tratamento de controle da rinite alérgica. Estes medicamentos são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Mas, vale lembrar que tratara rinite alérgica não é só tomar remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

sueide Sousa Silva disse...

Olá me consultei com um médico a vários anos e ele me receitou um spray nasal Omnaris disse que podia usar continuamente, mas como ouvi falar sobre os efeitos dos contocoides eu deixo de usar, e só passo a usar qdo estou muito mal. Gostaria que me esclarescesse pq uns dizem que faz mal e outros não? Posso usar continuamente sem medo de perder o olfato? Eu procuro combater as outras causas da rinite, mas nem sempre consigo.

Vivian disse...

Olá, gostaria de uma ajuda, passei no otorrinolaringologia e ele me receitou um remédio que não encontro nenha farmácia. Ninguém entende exatamente o nome do remédio. Parece algo como Demystu Dermystiu ou algo assim. Alguém sabe qual o nome correto????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vivian: é possível que o nome correto seja Dymista spray nasal. Aconselho que confirme com o seu médico. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sueide: os corticóides nasais podem ser usados com segurança pois têm mínimos efeitos colaterais no organismo. Contudo, tratar não se limita ao uso destes remédios À meu ver, ao invés de apenas manter o uso do spray nasal, você deve procurar novamente um(a) alergista para que possa ser orientada de forma eficaz e controlar sua rinite alérgica.Gratos por sua visita.

Rony disse...

Algum desses descongestionantes pode causar algum tipo de disfunçao heretil se usado com frequencia? Ou nao passa de mito? Obg

Unknown disse...

TENHO 53 ANOS. APÓS OS 40 FUI DIAGNOSTICADA ASMÁTICA.
FUMEI DOS 15 AOS 30 ANOS.
USO ALÊNIA.MINHA DÚVIDA PRINCIPAL:DEVO USÁ-LO SEMPRE? MESMO SEM ESTAR EM CRISE? POR QUE?
ROSANGELA BARROS - RJ - RJ

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rony: por favor escreva para nosso e-mail informando quais os nomes dos descongestionantes que refere para que possamos orientá-lo Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

rogerio santos disse...

Tem algum remédio em comprimido que serve também?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rogério: não entendemos sua pergunta Por favor escreva para nosso e-mail informando mais detalhes e teremos prazer em atendê-lo. O endereço é: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rosangela Barros: Alenia não é uma medicação para crises, mas sim para tratamento de controle da asma Por isso, deve ser inalado todos os dias, mesmo que você esteja bem e sem sintomas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Ethynha2@Hotmail. Com disse...

Meu caso é o seguinte,toda vez que tenho contato com poeira e fumaça sinto uma coceira insuportável nas costas,nariz,ouvido e garganta sem entupimento das narinas e sem coriza,depois de umas 4 horas após o contato a cabeça doi muito não procurei um alergista pq a cidade do interior que moro não tem especialista. Um clinico me diagnóstico com renite e asma devido ao chiado no peito em crises mais fortes...eu gostaria de saber se mesmo sem o entupimento do nariz pode ser renite e só o fato de ter chiado no peito ser asma mesmo??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ethynha: os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros em salva, coriza (secreção) clara e abundante, coceira (olhos, nariz, ouvidos e garganta e obstrução nasal. Nem sempre a obstrução estará presente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

fabiologia disse...

Uso ominaris. Qual outro posso usar que tenha efeito semelhante?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os medicamentos contendo corticoides para uso em forma de spray nasal são formulados em doses mínimas (microgramas) e tem ação similar, embora tenham diferenças de eficácia e potência. A escolha é feita pelo(a) médico(a) baseado nos sintomas clínicos e na avaliação da rinite em cada paciente. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

jadilson da silva disse...

Boa noite, é bastante prazeroso saber que há um blog que trata a respeito de renite. Tive acompanhamento com otorrino e obtive uma melhora , visto que não estava mais suportando a garganta inflama, corisa no nariz , coceira no ouvido, enfim todos os sinais q a renite causa,porém com o uso do -Dimysta spray nasal- consegui controlar a renite, no entato o spray acabou há faz mais d um mês e os sintomas retornaram fico o dia inteiro com os sintomas, a noite também persistem . posso continuar fazendo uso do spray ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jailson: o uso do spray deve ser feito por tempo prolongado, em especial no outono e inverno. Mas, tratar não se resume ao uso de remédio. É essencial que também combata a alergia que origina o problema. Se for comprovada a alergia, a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é eficaz, modifica o rumo da doença, controla a rinite e diminui a necessidade de remédios. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Maria Paula disse...

Olá, boa noite.
Foi diagnosticada com renite alérgica. Ultimamente estou sofrendo bastante com esse problema.. O primeiro medicamento indicado pelo médico foi o naridrin. O resultado digamos q foi "Positivo". Como nao aguentei pq minhas crises estão mts fortes, passo mt mal. Foi ao medico novamente agr estou usando a desloratadina um soluçao de cloreto de sodio.. Msm assim minhas crises ainda estao mt fortes, nao seii o q fazer..confeso q no desespero uso o naridrim.
Essas medicações são corretas pro meu problema ? Estou viciada no naridrin? E agr? Estou em tempo de enlouquecer pq nao sei mais o q fazer
Obg adorei o blog.. Um belo trabalho q ajuda mts pessoas..

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Maria Paula: naridrin não trata a rinite Apenas alivia sintomas, E, infelizmente, pode induzir vício, ocasionando a chamada rinite medicamentosa. Aconselho que procure um(a ) especialista em alergia para orientá-la. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Ricardo Mendes disse...

Para um a pessoa que já tenha feito cirurgia cardíaca qual o melhor tratamento para rinite e obstrução nasal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ricardo: Existem diversos medicamentos para tratar a rinite, modernos e eficazes. Contudo, é importante personalizar o tratamento. O melhor remédio para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso, não é possível indicar o tratamento mais indicado para você sem te conhecer, sem te examinar e sem analisar de forma criteriosa e pessoalmente seu histórico clínico. Estamos ao seu dispor na Policlínica para emitir um parecer de forma segura. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Roberta Belo Beta disse...

Uso budesonida no meu filho de quatro anos receitado pela médica percebei que ele melhorou muito com ronco na hora de dormir mas a secreção do nariz lamentou e normal

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roberta: o uso da budesonida spray para aplicaç]ão nasal tem objetivo de controlar a rinite. Sendo assim, espera-se que os sintomas melhorem. Como você descreve que ocorreu aumento da secreção, é recomendável retornar à alergista que trata de seu filho para que seja feita uma nova avaliação. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

Débora Santos disse...

Boa noite. Descobri esse blog e estou amando.
Tenho rinite alérgica desde o final da adolescencia. Esse ano descobri uma sinusite.
O medico me receitou Avamys e pesquisando vi que se trata de um corticoide.
Sempre que faço uso fe medicamentos a base de corticoides sinto que sofro com inchaços.
Passei por uma crise alérgica a mais ou menos um mes e meio e foi ai que descobri a sinusite. Tratei com antibiótico e antialérgico (baseado en corticoide). Senti que inchei. O avamys (que dou continuidade do tratamento) causa inchaço? Isso me incomoda muito!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Débora: os corticóides não são iguais. No caso do Avamys, é uma medicação de efeito direto na mucosa nasal. É formulado em doses mínimas (microgramas) Por isso, atua com mínimos efeitos colaterais. Não causa inchaço nem aumenta o peso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Elizaquinario Batista disse...

Bom dia eu gostaria de saber se o uso contínuo do busonid pode trazer problemas futuros e nasonex meu filho desde que nasceu sofre com bronquite rebites e as sex United é uma luta constante com ar e tudo tem noites ainda hoje muito difícil melhora quando entro com predininsolona apenas aí dou por 7 dias mais tenho medo pelos corticoides me ajude

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sprays nasais contendo cortisona (como é o caso do Busonid) são formulados em doses mínimas (microgramas) Por isso, atuam com mínimos efeitos colaterais. Já o coticóide sistêmico (como é o Predsim) só deve ser usado com supervisão médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa noite! Tenho rinite alérgica, meu alergista me receitou nasonex não tive melhora então usei noex depois avamys e agora estou usando omnares. Tbm usei alegrad alegra normal e agora estou usando Alektos. O meu nariz escorre , pinga todos os dias , já faz uns três anos, nada seca meu nariz...eu perdi as esperanças pq tanto de remédios que já usei e nada resolve. Eu queria que ele parasse se sair essa água...tem dois remédios que ainda não usei estou pensando em falar com meu alergista... É o triancionolona e beclometasona.

Lídice Martins disse...

Eu já usei budesonida, ciclesonida e agora estou usando furoato de mometasona. Cada médico que vou me receita um... Qual deles é melhor pra rinite? Já vai fazer seis meses que tô usando esses corticoides nasais. O uso é contínuo mesmo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde: a rinite parace uma doença simples, mas pode provocar muitos sintomas e interferir na qualidade de vida. E, o tratamento da rinite engloba mais do que apenas o uso de medicamentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lídice: Busonid (budesonida) Avamys (fluticasona) e Omnaris (ciclesonida) são corticóides para uso intranasal. Mas, cada um tem composição, propriedades e potências diferentes. A escolha de um ou de outro depende de cada caso, tipo e gravidade da alergia. O uso deve ser contínuo. Mas, não há como afirmar qual é o "melhor", uma vez que depende de cada caso e da aceitação de cada paciente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Vanessa disse...

Prezados, tentei ler todos os comentários, mas desculpe se for repetitiva... O Noex, indicado pelo pediatra para o meu filho de 1 ano e 8 meses, expressa na bula a indicação para 6 anos de idade. Fiquei incomodada com o texto e com a afirmação do pediatra que não teria problema algum quanto ao uso. Sei que é difícil o posicionamento de vocês, mas é comum a indicação de tal tipo de medicamento para menores de 2 anos de idade?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vanessa: bom dia. É possível usar a medicação "off label" ou seja, fora das indicações específicas da bula e com segurança Aconselho que exponha ao médico que trata do seu filho os seus temores. Lembro que o diálogo e a confiança são essenciais para o sucesso de um tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

O remédio dymista tem algum antialérgico?

Unknown disse...

Estou sofrendo com meu bebe de 6 meses que vive com catarro e nariz entupido já tomou vários antialergico e inalações diárias mas não resolve. Qual desses descongestionantes e mais indicado para desobstruir as vias áreas?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Dymista é uma medicação que combina dois remédios num mesmo inalador: um antialérgico (azelastina) e um corticoide inalado (fluticasona). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente, em especial um bebê de seis meses. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite o spray de furoato mometasona engorda?

Karina Soares disse...

Meu filho tem rinite e tava com um prurido no olho que tratava e voltava. Levei no alergologista e ele receitou busonid por 3 meses e desalex por 10 dias. Ele começou a usar o busonid e está super bem! Comprei o desalex mas não cheguei a usar, li as reações e fala de convulsão, fiquei com receio. Pq ele já teve convulsão febril quando era menorzinho. Esse risco existe mesmo? E o uso do busonid por 3 meses é seguro? Ele tem 6 anos. Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não. Os sprays nasais contendo cortisona (como é o caso do Busonid) são formulados em doses mínimas (microgramas) Por isso, atuam com mínimos efeitos colaterais e não causam aumento de peso. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Karina Soares: Boa tarde. A ocorrência de convulsão com Desalex é muito rara. Busonid é seguro, mesmo para uso prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá. Sou homem e tenho 24 anos. Tenho rinite alérgica que de vez em quando se mostra severa. O pior: me viciei em nafazolina (neosoro). Se eu nao usar, meu nariz tampa. Se eu mesmo assim nao usar, ele fica tao tapado que eu sinto uma pressão na minha faringe, é desesperador. Nao tenho mais uma noite de sono completa. Nesse caso um spay nasal de corticosteroide seria eficaz para meu vicio e minha rinite?

Alvady Fernandes disse...

Pretendo trocar o uso do Naridrin (nafasolina) do qual faço uso há muitos anos, por Nasonex (mometasona). Minha filha de 4 anos está usando Naridrin há alguns dias e pretendo mudar para Nasonex. A questão é que o Nasonex demorar para apresentar resultado satisfatório. Sem o Naridrin ninguém consegue dormir ou se alimentar. Preciso saber se dá para associar, por alguns dias, os dois medicamentos. Obrigado!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alvady e anônimo: a retirada do uso do medicamento nafazolina deve ser feita com orientação do médico, uma vez que é preciso que se oriente a forma de substituição para vencer o vício. Convido que escrevam para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para vocês uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Julia Thaís Gabe disse...

Corrigindo... O Avamys não é Budesonida, e sim Furoato de Fluticasona

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigada pela correção, Julia. Falha nossa. Avamys contém Furoato de de fluticasona e não budesonida.

Anônimo disse...

fui ao otorrinolaringologista, me passou busonid mais eu tenho avamys não posso permanecer no avamys

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. Os sprays nasais contendo corticoides têm similaridades mas também têm diferenças. Aconselho que converse com o otorrino e solicite esta informação. Desconheço seus dados clínicos e o tipo de sua rinite para poder opinar com segurança. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

boa tarde!
gostaria de saber se busonid tem como efeito colateral alguma reação na língua, pois estou notando que após iniciar o uso deste medicamento minha língua está latejando. obrigada

Anônimo disse...

Olá, meu filho tem seis anos e foi diagnosticado com renite e asma leve. Um dos medicamentos que usa é o nasonex. Essa tarde ele teve sangramento nasal, terá sido algum efeito colateral do remédio?

Anônimo disse...

Ola gostaria de saber se o.corticoide corta o.efeito do anticoncepcional em.comprimido

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. A sensação de que a língua está latejando não é um sinal de alergia ao medicamento. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. Sangramento nasal, em especial na criança, pode ter causas variadas e nem sempre é relacionada com a aplicação do spray nasal. Por isso, é essencial examinar seu filho para esclarecer sua dúvida. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avalia-lo e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Cátia Jordão disse...

Bom dia
Eu queria saber se há algum tipo de bomba para quem tem rinete, para poder ajudar quando há falta de ar durante as crises?
Obrigado fico há espera de uma resposta
obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Catia Boa tarde O primeiro passo é definir a causa da falta de ar, se é mesmo relacionada com a rinite ou não. Mas, para isso, é preciso analisar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita.

calango Tango disse...

Tenho problemas com gelo, frio e vento, sempre que me exponho a essas intemperizes, seja por água gelada, cerveja, ar condicionado ou ventos, passo a ter os sentidos do olfato e paladar diminuídos e chegam a desaparecer por semanas...só volta com predsin ou antibiótico . Isso seria um tipo de alergia? pois tenho pouco sintomas de rinite alérgica (coriza, coceira no nariz e olhos) sinto apenas um pouco de pigarro na garganta e entupimento parcial constante de uma das narinas.

Janaina Martins disse...

Boa noite.Meu filho de 2 anos e 6 meses tem problemas respiratórios desde que nasceu. Mas de dois anos pra cá o problema se agravou por conta das crises mais frequentes de renite. Já usamos o nasonex e tb por último agora o busonid. Sou do tipo que ler a bula e desisto do tto. Sei que não tá cerro, mas fiquei horrorizada com os efeitos do busonid, ate em prejudicar o crescimento da criança. Confesso +UE depois dessa matéria fiquei mais tranquila... Posso dar sem medo pró meu filho?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Calango: a alteração de olfato em consequência de contato com frio e vento não é uma reação alérgica (imunológica). Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Janaína Boa noite. Os sprays nasais são seguros, no uso em crianças, mesmo por tempo prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Andrea Selano disse...

Boa noite, ao invés de aplicar dois jatos em cada nariz de Amavys, aplique 3 ou 4,pois achei que não estivesse saindo, após algumas horas senti como se minha garganta estivesse dormente, será devido a quantidade a mais do remédio? Pode ser grave?

Camila Tella Guerra disse...

Olá gostaria de saber se posso fazer uso do Rinofluimucil durante o tratamento com Avamys.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Camila: Avamys é uma medicação que atua na inflamação causadora da rinite, controlando a doença e evitando crises. Rinofluimucil tem efeito apenas aliviador da obstrução nasal. O fato de você estar em uso correto do Avamys e mesmo assim necessita do uso do Rinofluimucil indica que o controle da doença não está adequado. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata sua rinite e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andrea: é provável que tenha ocorrido uma reação irritativa local. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Jaime Valentin Scariote disse...

Olá sou asmática e faço uso de avamys e relvar. E mesmo assim tenho crises, seria esse o melhor tratamento? Como estou tratando com um alergista seria melhor um pneumo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jaime Boa tarde. Os medicamentos citados são adequados para tratamento da asma. Mas, tratar não é apenas tomar remédios. Para se obter o melhor controle possível da asma é preciso, além do uso correto da medicação, manter outros cuidados:
- Combater ácaros da poeira no domicílio
- Pesquisar e combater outros fatores agravadores da doença
- Tratar alergia nasal (rinite, sinusite)
- Combater outras doenças que possam agravar a asma (por exemplo, refluxo gastro esofágico, fatores psicológicos e/ou psiquiátricos, entre outros.
- Combate ao fumo na família, no ambiente de casa e do trabalho.
- Tratar a alergia através da Imunoterapia específica (vacina para alergia)
- Reabilitação respiratória: através da fisioterapia respiratória e pela prática de atividades físicas compatíveis com cada caso.
- Educar pacientes e familiares cobre a asma. Os dois especialistas: alergista e pneumologista, são capacitados para tratar a asma. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Janaina Martins disse...

Boa tarde. Agradeço profundamente ao blog e aos profissionais da policlínica. Depois que descobri o blog fui a uma consulta com meu filho. Faz mais ou menos 1 mês. Fizemos o exame da alergia e constatamos vários alerginos do meu filho, com isso ele ta tomando a vacina 1 mês vez por semana e o busonid. Quero agradecer imensamente a vcs. Depois de muito tempo, nem 🕕 quando meu filho e eu estamos tendo qualidade de sono. Ele parou de roncar e as apneias estão cada vez mais escassas. Muito obrigada . daqui a mais ou menos 20 dias voltaremos para uma reavaliação. Agradeço de todo coração. A paciência , profissionalismo, interesse e acima de tudo sermos tratados ouvidos com dignidade. Obrigada

Anônimo disse...

Boa noite!
Tenho rinite, mas depois que o refluxo atacou interferiu na rinite. E agora meu nariz vive tampado e seco. Minha respiração está péssima. Sinto muita falta de ar.
Avamys não faz mais efeito.
Uso fluimares e vou começar a usar nasonex.
É normal o nariz viver tampado e seco. Principalmente no calor?
Não consigo mais ter qualidade no sono.
Parabéns pelo blog e aguardo resposta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não. O normal é respirar bem, sem sintomas e sem ressecamento nasal, em qualquer estação do ano.
O tratamento da rinite se baseia em 4 pontos:
1) Uso de medicamentos para alívio e controle dos sintomas.
2) Medidas de controle contra ácaros em sua casa
3) Imunoterapia com alérgenos(vacina para alergia)
4) Combate a fatores agravantes e de complicações associadas.
Sugiro que procure um alergista para orientar de forma adequada e segura. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...