Pular para o conteúdo principal

Corticóides nasais na rinite alérgica


Os principais medicamentos usados no tratamento da rinite alérgica são os corticóides usados sob a forma de sprays nasais. Estes medicamentos têm eficácia comprovada na redução dos sintomas. Contudo, muitas pessoas ainda têm medo de usá-los apenas pelo fato de serem corticoides, por medo de efeitos colaterais. 

A rinite alérgica é definida como uma doença inflamatória crônica do nariz, que resulta em sintomas: espirros em salva, coriza, obstrução nasal e coceira (no nariz, olhos ouvidos e garganta). Sendo assim, o tratamento deve combater essa inflamação persistente que caracteriza a doença.  

A rinite parece ser uma doença simples e sem importância, mas não é verdade, pois pode causar muitos problemas, como: tosse crônica, infecções repetidas (sinusite, amigdalite, otite, pneumonia, entre outras), tosse crônica, aumento das adenoides, respiração bucal, alterações de olfato, paladar, distúrbios de sono, etc. O fato é que a doença pode interferir de forma grave na qualidade de vida, em qualquer idade seja numa criança, num adolescente ou em um idoso. Tratar a rinite significa controlar a doença e conquistar uma melhor qualidade de vida. 

Os corticóides são medicamentos com potente ação antinflamatória. Mas, quando usados sob a forma sistêmica (comprimidos xaropes ou injeções) podem causar efeitos colaterais indesejáveis, o que limita seu uso por tempo prolongado.

Um grande avanço no tratamento da rinite alérgica foi a descoberta dos corticóides em forma de spray para uso intranasal. Neste caso, são formulados em doses mínimas (microgramas), o que faz com que exerçam sua ação diretamente na mucosa nasal sem absorção sistêmica significativa. Por isso, podem ser usados com segurança, mesmo por tempo prolongado sem causar os efeitos colaterais dos corticóides sistêmicos. 

Vale lembrar que os corticóides para uso nasal não têm efeito imediato aliviador. Por isso, devem ser usados de forma contínua, por tempo prolongado, mesmo que esteja bem, sem sintomas, de acordo com a orientação do médico para cada pessoa.

Corticóides disponíveis no mercado brasileiro para uso intranasal  
(em ordem alfabética): 
- Beclometasona, 
- Budesonida, 
- Ciclesonida, 
- Fluticasona (furoato de fluticasona e propionato de fluticasona) 
- Mometasona, 
- Triancinolona. 

Estes medicamentos têm ação antinflamatória potente e baixa distribuição no resto do organismo, o que resulta em reduzidos efeitos colaterais. Podem ser usados com segurança em crianças, idosos, gestantes e mesmo em pessoas portadoras de outras doenças, como por exemplo, hipertensão arterial e diabetes. Não causam aumento do peso corporal, não causam vício. A budesonida intranasal está autorizada em bula para uso na gravidez e encontra-se à venda na farmácia popular. 

Citam-se como efeitos colaterais: ardência e irritação do nariz, sangramento nasal, sangramento, ressecamento do nariz e dor de cabeça. 

A técnica correta para aplicação dos sprays nasais pode evitar efeitos colaterais e melhorar os benefícios do tratamento. Clique neste link saber como usar os sprays nasais

Contudo, estes medicamentos não devem ser usados por conta própria. 

O médico alergista indicará o tratamento apropriado para cada pessoa, incluindo não apenas o uso de remédios mas também as medidas para controle do ambiente e a imunoterapia (vacina para alergia) Para mais sobre o tratamento da rinite, clique e leia aqui.

Comentários

  1. Amigos, o uso do Zenhale pode, de alguma forma, ajudar em problemas de alergia? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo: Zenhale é uma medicação usada no tratamento de controle da asma. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de receber o livro " É mais feliz quem respira pelo nariz " em PDF. Para quem devo fazer o pedido? Qual o email?
    Grata
    Mônica

    ResponderExcluir
  4. Mônica: convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gostaria de saber se o uso prolongado de corticóides intranasais, em especial a Mometasona (uso o Nasonex), pode acarretar glaucoma ou mesmo o surgimento de catarata a longo prazo.

    Obrigado e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  6. Oi, gostaria de saber se "busonid" causa infecção de garganta?

    ResponderExcluir
  7. Busonid em forma de spray nasal (budesonida) não é a causa de uma infecção na garganta. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Ranny: acredito que você tenha referido o Naridrin, medicamento usado para aliviar a obstrução nasal. Este medicamento não contém corticóide. Mas, cuidado: Naridrin contém nafazolina que pode causar vício e outros males. Convido que leia o texto que publicamos sobre este tema: Gotas nasais, inofensivas? Neste link: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/02/gotas-nasais-inofensivas.html

    ResponderExcluir
  9. ObrigadA! Pois é usei algumas vezes e agora meu nariz vivi entupido .
    e fico sentido falta do remédio não consigo dormir se não colocar o que faço??
    Pode mim dar uma dica por favor ??

    ResponderExcluir
  10. Ranny: lave suas narinas durante o dia e ao deitar com solução salina hipertônica - temos várias marcas no mercado brasileiro. Ao deitar use um dilatador nasal - uma espécie de fita adesiva vendida em farmácias. Contudo,o mais importante é procurar um alergista para definir e corrigir a causa do problema. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia spray nasais de corticóide não funcionam muito bem comigo, o que funciona é desloratadina oral, gostaria de saber se posso usar por tempo prolongado?

    ResponderExcluir
  12. Ale: os medicamentos citados são bem diferentes, com mecanismos de ação e objetivos bem diferentes. A desloratadina apenas alivia sintomas da rinite. Os sprays de corticóide para uso nasal combatem a inflamação da mucosa que acompanha a rinite e controlam a doença, evitando crises. O ideal é a associação das medicações. Vale lembrar que o tratamento da rinite não se resume a tomar remédios, mas deve incluir também medidas de prevenção e controle da doença. convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite meu nome Alvacy: Muito bom esse blog ajudando muitas pessoas com Rinite meus parabéns, gostaria de saber se vocês pode me ajudar morei no Rio de Janeiro no período de 2000 a 2002 e fiz um tratamento de rinite na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória da Marinha e o tratamento deu tudo certo, no momento atual não me lembro do nome da medicação e vou citar as característica do remédio e ver se voçês podem me ajudar com o nome dessa medicação, (frasco spray com pó preto ou cinza com uma bomba de acionamento ) não sei se essa medicação está no mercado, é possivel vocês mim ajudar. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Alvacy: sinto muito, mas desconheço a medicação que descreve. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Dine: o objetivo do uso dos corticóides nasais (como é o caso do Noex) é o controle da rinite alérgica, evitando as crises, combaterndo a inflamação da mucosa nasal e assim evitando o uso dos descongestionantes, estes sim, danosos ao organismo). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/4/15 09:52

    Oi minha filha de 10 anos tem rinite alérgica qual medicação VC me indicaria pra eu estar dando a ela ela tem dermatite atópica tbm.ela pesa 54 kilos.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde. A rinite alérgica é uma patologia complexa em termos de medicações para seu controle, portanto não é prudente e ético medicarmos um paciente sem nem ao menos conhece-lo. Já que ela sofre com os sintomas, procure um(a) especialista, para que ela ser inicialmente diagnosticada, e, posteriormente, tratada. No site da www.sbai.org.br, é possível acessar os endereços de todos os especialistas formados e reconhecidos pela Associação Brasileira de Alergia e Imunpatologia. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Eu uso o avamys, já para o meu esposo foi receitado o noex, o avamys só pode ser usado uma vez ao dia e o noex pode ser aplicado mais de uma vez, qual a diferença? Não entendo, qual é mais eficaz?

    ResponderExcluir
  19. Os medicamentos contendo corticoides para uso sob a forma de spray nasal possuem princípios ativos diferentes, variando em algumas características como: potência, absorção, atividade na célula, menores efeitos no restante do organismo, etc. A escolha do médico se baseia não só nas caracerísticas do medicamento mas também nos dados clínicos de cada paciente: idade, tipo de rinite, intensidade de sintomas, aceitabilidade (varia em cada paciente), etc. Por isso, uma pessoa pode se dar bem com um determinado medicamento e outra não referir a mesma eficácia. Em suma, existem diferentes classes de medicamentos que são usadas de rotina, mas a melhor medicação e a melhor dose estarão na dependência de cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  20. Já usei a maioria dos spray nasais de corticóides sempre obtendo fracasso no tratamento, qual seria a explicação para o fato? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  21. Olá Ale Moral, boa tarde. Os corticosteroides nasais tem indicações e funções específicas, e como toda medicação, existem respostas individualizadas para cada medicamento utilizado. O que pode ocorrer é: sua patologia nasal não tem indicação do uso dessas medicações, a função que você espera da medicação não é alcançada com seu uso, ou, você não responde às medicações que lhe foram prescritas. Entre em contato com seu(sua) médico(a), converse com ele(a). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. ola, agradeço pelas informações prestadas por vocês, e parabéns pela pagina, recentemente tive uma crise de rinite, não tenho usado medicamento nem um, mas já usei um que por informação de vocês percebi que é um medicamento pessimo e errado, pós só ira mascarar o problema e as calsar outros, (NARIDRIN), não conhecia os medicamentos indicados e existente citados por vocês que no casa, e o mas certo ser passado pelos médicos, minha crise tem cido forte, com vários sintomas, dor de cabeça, congestionamento nasal, coriza, coceira: nariz, olhos. E o mas frequente espirros. Não consegui identificar qual exatamente o alérgeno, mas acho que não é só um. nesse casso, o fluticasona é indicado? Parabéns pelo blog, informações preciosas.Peço que mim responda ao meu e-mail. isaias_irn_@hotmail.com Ass: isaias.

    ResponderExcluir
  23. Isaias: o uso da fluticasona é benéfico para tratar a rinite alérgica. Enviamos mensagem para seu e-mail. Em caso de dúvidas, escreva para: blogdalergia@gmail.com Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  24. Estou com um ressecamento nasal e ardência nas narinas. AO acordar, sinto uma obstrução no nariz, tipo como se alguém tivesse colocado um algodão dentro.O que mais me assusta é o fato de se meu nariz ta seco, nao paro de pingar soro, pq obstrui se nao tem muco nenhum?
    Ja usei dois tipos de anti alergicos, allegra d e desloratadina, e nada melhora.
    Sinto inveja das pessoas que tem coriza pois qd meu nariz escorre e lubrifica é a melhor sensação do mundo.
    Quais sao as causas mais provaveis de ressecamento nasal.Existiria um tipo de rinite seca?Pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  25. A sensação de ressecamento das narinas pode ser causada por doenças,como por exemplo uma rinite irritativa, rinite ocupacional ou por uma rinite no idoso. Mas, fatores do ambiente também podem ressecar narinas, como: baixa umidade do ar, a queda de temperatura e a exposição ao ar condicionado. A mucosa nasal ressecada (desidratada) pode levar à formação de crostas. Além disso, o batimento dos cílios fica prejudicado, podendo resultar em queda da defesa natural do nariz e desencadear infecções respiratórias e sinusite. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  26. marcio garcia28/7/15 04:29

    A titulo de curiosidade, hoje, no Brasil qual/quaiwuais uais são os sprays nasais/principios ativos mais recentes de " ultima geração" por aqui, mormente o corticoide que "chegou por ultimo" no mercsdo???
    Grsto.

    ResponderExcluir
  27. Corticóides disponíveis no mercado brasileiro para uso intranasal
    (em ordem alfabética): Beclometasona, Budesonida, Ciclesonida,
    Fluticasona (furoato de fluticasona e propionato de fluticasona)
    Mometasona, Triancinolona. Ciclesonida foi o lançamento mais recente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  28. Olá, para tratamento da RIE (Rinite induzida pelo exercício) teria algum spray de efeito imediato? Como o corticóide age nessa situação? Seu uso engorda? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  29. Alessandra: corticóides nasais são usados no tratamento de controle da rinite. Embora contenham corticóides, são formulados de forma especial em doses mínimas (microgramas) Por isso, não causam aumento do peso corporal. Obrogado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Uso o Avamys para o tratamento! A pergunta é se posso usar o Naso Clean (solução salina) quantas vezes eu quiser?! E se posso usar ele logo após ter usado o Avamys ou se tenho que esperar um pouco o Avamys agir pra depois pingar algo no nariz?!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia. A frequencia do uso da solução salina varia de acordo com o quadro clínico, não existe uma frequencia pré-definida. O ideal é que a lavagem nasal anteceda a medicação. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  32. Tenho rinite e meu nariz anda muito ressecado..
    tô usando o maxidrate.. mas só dá um alívio depois volta rápido e fácil..o que faço?

    ResponderExcluir
  33. Se você está usando a medicação e não obteve melhora do ressecamento nasal, é aconselhável que retorne ao médico para investigar a causa do problema. Infelizmente não é possível avaliar sem examinar você pessoalmente Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber se após muitos meses usando o Noex em uma dose de 100 em cada narina por dia, reduzir a dose para 50 em cada narina uma vez ao dia pode prejudicar o tratamento ou é aconselhavel apos muitos meses diminuir a dose?

    Vocês ainda enviam o livro pro nosso email ?

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde
    Eu já não sei o que fazer com a renite
    Não consigo respirar pelo nariz, tenho de dormir com a boca aberta
    Alguém me ajuda no que fazer?

    ResponderExcluir
  36. O uso de Beclosol Nasal diariamente elimina meus sintomas de rinite alérgica; porém, basta parar por alguns dias e os sintomas voltam. Existe problema no uso contínuo, sem interrupção de corticoides nasais? Já ouvi falar de glaucoma e arritmias cardíacas, é verdade?

    ResponderExcluir
  37. Boa noite. A dose e a frequência da medicação dependem do seu quadro clínico, portanto o correto é o(a) médico(a) que lhe acompanha controlar a dosagem. Enviamos o livro sim. Nos mande seu email. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  38. Mila: a rinite alérgica parece uma doença simples , mas necessita tratamento adequado. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento indicado para sua rinite. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  39. O uso do Beclosol é seguro. Mas tratar rinite não se resume a usar o spray nasal. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você uma cópia do livro "Alergia nasal " Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. parabens pelo blog! me envia a copia desse livro pelo amor de Deus por favor hahahahah obrigado
    meu email é ch-1994-23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Os livros foram enviados para seu e-mail. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Usar remédios a base de corticoides por tempo prolongado pode me fazer mal ? Se sim, tem algum ''mais natural'' indicado para combater a rinite ?

    ResponderExcluir
  43. Julio Victor: os corticóides usados sob a forma de sprays nasais são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  44. Ano passado, pela primeira vez tive uma crise de rinite alergica e foi tratada, mas depois que o NOEX acabou, nao comprei mais, mas atualmente comecei a ter espirros matutinos e o nariz a entupir a noite. O que acham, me aconselham a usar o NOEX novamente?

    ResponderExcluir
  45. Monica: Noex é um corticóide para uso intranasal (budesonida) indicado para tratamento de controle da rinite alérgica. Não é uma medicação indicada para tratar crises de rinite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Minha filha tem 12 anos, tem rinite, o médico passou noex por 3 meses, tem algum efeito colateral após esse período de uso? Há mais ou menos dois anos atrás ela tbm usou por 3 meses.

    ResponderExcluir
  47. Cleire: Noex é um corticóide para uso intranasal (budesonida) indicado para tratamento de controle da rinite alérgica. Estes medicamentos são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Mas, vale lembrar que tratara rinite alérgica não é só tomar remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Olá. Eu sofro com renite alérgica a mais ou menos dois anos e já fui a um otorrino mas não deu um resultado significante ao meu problema e eu queria saber se eu posso procurar a um lergista?

    ResponderExcluir
  49. Olá eu queria saber se há algum tipo de cirurgia ou algum tipo de remédio pra curar de vez a rinite alérgica em vez de um tratamento prolongado?

    ResponderExcluir
  50. Francismar: o tratamento da rinite alérgica é clínica, ou seja, se baseia na avaliação clínica feita pelo médico Procedimentos cirúrgicos apenas estarão indicados em casos específicos. Sugiro que procure um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Gostaria de maiores informações,pois adquiri a mais de 2 anos uma Rinossinusite.
    e não sei mais o que fazer. Gostaria de informações pelo livro. Obrigada

    ResponderExcluir
  52. Suely: para receber, basta escrever para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber qual o médico devo procurar para avaliar

      Excluir
  53. Boa noite meu nariz entope dia inteiro fk tampado sem.ar algum tenho renite e sinusite em qualquer lugar que eu tiver, ai fui no Otorrino ele me passou o avamys dois jatos em cada narina de 12 em 12 horas sera por 30 dias mas minha pergunta e ?? Posso usar continuamente ?? Por meses ou ano ? Por eu gostei do medicamento e fez efeito que eu queria nao ha problemas eu usar ele continuamente ????

    ResponderExcluir
  54. Avamys é um corticóide para uso intranasal (budesonida) indicado para tratamento de controle da rinite alérgica. Estes medicamentos são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Mas, vale lembrar que tratara rinite alérgica não é só tomar remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo... O Avamys não é Budesonida, e sim Furoato de Fluticasona

      Excluir
  55. Olá me consultei com um médico a vários anos e ele me receitou um spray nasal Omnaris disse que podia usar continuamente, mas como ouvi falar sobre os efeitos dos contocoides eu deixo de usar, e só passo a usar qdo estou muito mal. Gostaria que me esclarescesse pq uns dizem que faz mal e outros não? Posso usar continuamente sem medo de perder o olfato? Eu procuro combater as outras causas da rinite, mas nem sempre consigo.

    ResponderExcluir
  56. Olá, gostaria de uma ajuda, passei no otorrinolaringologia e ele me receitou um remédio que não encontro nenha farmácia. Ninguém entende exatamente o nome do remédio. Parece algo como Demystu Dermystiu ou algo assim. Alguém sabe qual o nome correto????

    ResponderExcluir
  57. Vivian: é possível que o nome correto seja Dymista spray nasal. Aconselho que confirme com o seu médico. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Sueide: os corticóides nasais podem ser usados com segurança pois têm mínimos efeitos colaterais no organismo. Contudo, tratar não se limita ao uso destes remédios À meu ver, ao invés de apenas manter o uso do spray nasal, você deve procurar novamente um(a) alergista para que possa ser orientada de forma eficaz e controlar sua rinite alérgica.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Algum desses descongestionantes pode causar algum tipo de disfunçao heretil se usado com frequencia? Ou nao passa de mito? Obg

    ResponderExcluir
  60. TENHO 53 ANOS. APÓS OS 40 FUI DIAGNOSTICADA ASMÁTICA.
    FUMEI DOS 15 AOS 30 ANOS.
    USO ALÊNIA.MINHA DÚVIDA PRINCIPAL:DEVO USÁ-LO SEMPRE? MESMO SEM ESTAR EM CRISE? POR QUE?
    ROSANGELA BARROS - RJ - RJ

    ResponderExcluir
  61. Rony: por favor escreva para nosso e-mail informando quais os nomes dos descongestionantes que refere para que possamos orientá-lo Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Tem algum remédio em comprimido que serve também?

    ResponderExcluir
  63. Rogério: não entendemos sua pergunta Por favor escreva para nosso e-mail informando mais detalhes e teremos prazer em atendê-lo. O endereço é: blogdalergia@gmail.com Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  64. Rosangela Barros: Alenia não é uma medicação para crises, mas sim para tratamento de controle da asma Por isso, deve ser inalado todos os dias, mesmo que você esteja bem e sem sintomas. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Ethynha2@Hotmail. Com28/3/16 00:08

    Meu caso é o seguinte,toda vez que tenho contato com poeira e fumaça sinto uma coceira insuportável nas costas,nariz,ouvido e garganta sem entupimento das narinas e sem coriza,depois de umas 4 horas após o contato a cabeça doi muito não procurei um alergista pq a cidade do interior que moro não tem especialista. Um clinico me diagnóstico com renite e asma devido ao chiado no peito em crises mais fortes...eu gostaria de saber se mesmo sem o entupimento do nariz pode ser renite e só o fato de ter chiado no peito ser asma mesmo??

    ResponderExcluir
  66. Ethynha: os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros em salva, coriza (secreção) clara e abundante, coceira (olhos, nariz, ouvidos e garganta e obstrução nasal. Nem sempre a obstrução estará presente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Uso ominaris. Qual outro posso usar que tenha efeito semelhante?

    ResponderExcluir
  68. Os medicamentos contendo corticoides para uso em forma de spray nasal são formulados em doses mínimas (microgramas) e tem ação similar, embora tenham diferenças de eficácia e potência. A escolha é feita pelo(a) médico(a) baseado nos sintomas clínicos e na avaliação da rinite em cada paciente. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite, é bastante prazeroso saber que há um blog que trata a respeito de renite. Tive acompanhamento com otorrino e obtive uma melhora , visto que não estava mais suportando a garganta inflama, corisa no nariz , coceira no ouvido, enfim todos os sinais q a renite causa,porém com o uso do -Dimysta spray nasal- consegui controlar a renite, no entato o spray acabou há faz mais d um mês e os sintomas retornaram fico o dia inteiro com os sintomas, a noite também persistem . posso continuar fazendo uso do spray ?

    ResponderExcluir
  70. Jailson: o uso do spray deve ser feito por tempo prolongado, em especial no outono e inverno. Mas, tratar não se resume ao uso de remédio. É essencial que também combata a alergia que origina o problema. Se for comprovada a alergia, a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é eficaz, modifica o rumo da doença, controla a rinite e diminui a necessidade de remédios. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Olá, boa noite.
    Foi diagnosticada com renite alérgica. Ultimamente estou sofrendo bastante com esse problema.. O primeiro medicamento indicado pelo médico foi o naridrin. O resultado digamos q foi "Positivo". Como nao aguentei pq minhas crises estão mts fortes, passo mt mal. Foi ao medico novamente agr estou usando a desloratadina um soluçao de cloreto de sodio.. Msm assim minhas crises ainda estao mt fortes, nao seii o q fazer..confeso q no desespero uso o naridrim.
    Essas medicações são corretas pro meu problema ? Estou viciada no naridrin? E agr? Estou em tempo de enlouquecer pq nao sei mais o q fazer
    Obg adorei o blog.. Um belo trabalho q ajuda mts pessoas..

    ResponderExcluir
  72. Maria Paula: naridrin não trata a rinite Apenas alivia sintomas, E, infelizmente, pode induzir vício, ocasionando a chamada rinite medicamentosa. Aconselho que procure um(a ) especialista em alergia para orientá-la. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Para um a pessoa que já tenha feito cirurgia cardíaca qual o melhor tratamento para rinite e obstrução nasal

    ResponderExcluir
  74. Ricardo: Existem diversos medicamentos para tratar a rinite, modernos e eficazes. Contudo, é importante personalizar o tratamento. O melhor remédio para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso, não é possível indicar o tratamento mais indicado para você sem te conhecer, sem te examinar e sem analisar de forma criteriosa e pessoalmente seu histórico clínico. Estamos ao seu dispor na Policlínica para emitir um parecer de forma segura. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Uso budesonida no meu filho de quatro anos receitado pela médica percebei que ele melhorou muito com ronco na hora de dormir mas a secreção do nariz lamentou e normal

    ResponderExcluir
  76. Roberta: o uso da budesonida spray para aplicaç]ão nasal tem objetivo de controlar a rinite. Sendo assim, espera-se que os sintomas melhorem. Como você descreve que ocorreu aumento da secreção, é recomendável retornar à alergista que trata de seu filho para que seja feita uma nova avaliação. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  77. Boa noite. Descobri esse blog e estou amando.
    Tenho rinite alérgica desde o final da adolescencia. Esse ano descobri uma sinusite.
    O medico me receitou Avamys e pesquisando vi que se trata de um corticoide.
    Sempre que faço uso fe medicamentos a base de corticoides sinto que sofro com inchaços.
    Passei por uma crise alérgica a mais ou menos um mes e meio e foi ai que descobri a sinusite. Tratei com antibiótico e antialérgico (baseado en corticoide). Senti que inchei. O avamys (que dou continuidade do tratamento) causa inchaço? Isso me incomoda muito!

    ResponderExcluir
  78. Débora: os corticóides não são iguais. No caso do Avamys, é uma medicação de efeito direto na mucosa nasal. É formulado em doses mínimas (microgramas) Por isso, atua com mínimos efeitos colaterais. Não causa inchaço nem aumenta o peso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia eu gostaria de saber se o uso contínuo do busonid pode trazer problemas futuros e nasonex meu filho desde que nasceu sofre com bronquite rebites e as sex United é uma luta constante com ar e tudo tem noites ainda hoje muito difícil melhora quando entro com predininsolona apenas aí dou por 7 dias mais tenho medo pelos corticoides me ajude

    ResponderExcluir
  80. Os sprays nasais contendo cortisona (como é o caso do Busonid) são formulados em doses mínimas (microgramas) Por isso, atuam com mínimos efeitos colaterais. Já o coticóide sistêmico (como é o Predsim) só deve ser usado com supervisão médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Boa noite! Tenho rinite alérgica, meu alergista me receitou nasonex não tive melhora então usei noex depois avamys e agora estou usando omnares. Tbm usei alegrad alegra normal e agora estou usando Alektos. O meu nariz escorre , pinga todos os dias , já faz uns três anos, nada seca meu nariz...eu perdi as esperanças pq tanto de remédios que já usei e nada resolve. Eu queria que ele parasse se sair essa água...tem dois remédios que ainda não usei estou pensando em falar com meu alergista... É o triancionolona e beclometasona.

    ResponderExcluir
  82. Eu já usei budesonida, ciclesonida e agora estou usando furoato de mometasona. Cada médico que vou me receita um... Qual deles é melhor pra rinite? Já vai fazer seis meses que tô usando esses corticoides nasais. O uso é contínuo mesmo?

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde: a rinite parace uma doença simples, mas pode provocar muitos sintomas e interferir na qualidade de vida. E, o tratamento da rinite engloba mais do que apenas o uso de medicamentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Lídice: Busonid (budesonida) Avamys (fluticasona) e Omnaris (ciclesonida) são corticóides para uso intranasal. Mas, cada um tem composição, propriedades e potências diferentes. A escolha de um ou de outro depende de cada caso, tipo e gravidade da alergia. O uso deve ser contínuo. Mas, não há como afirmar qual é o "melhor", uma vez que depende de cada caso e da aceitação de cada paciente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  85. Prezados, tentei ler todos os comentários, mas desculpe se for repetitiva... O Noex, indicado pelo pediatra para o meu filho de 1 ano e 8 meses, expressa na bula a indicação para 6 anos de idade. Fiquei incomodada com o texto e com a afirmação do pediatra que não teria problema algum quanto ao uso. Sei que é difícil o posicionamento de vocês, mas é comum a indicação de tal tipo de medicamento para menores de 2 anos de idade?

    ResponderExcluir
  86. Vanessa: bom dia. É possível usar a medicação "off label" ou seja, fora das indicações específicas da bula e com segurança Aconselho que exponha ao médico que trata do seu filho os seus temores. Lembro que o diálogo e a confiança são essenciais para o sucesso de um tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Anônimo3/8/16 10:17

    O remédio dymista tem algum antialérgico?

    ResponderExcluir
  88. Estou sofrendo com meu bebe de 6 meses que vive com catarro e nariz entupido já tomou vários antialergico e inalações diárias mas não resolve. Qual desses descongestionantes e mais indicado para desobstruir as vias áreas?

    ResponderExcluir
  89. Dymista é uma medicação que combina dois remédios num mesmo inalador: um antialérgico (azelastina) e um corticoide inalado (fluticasona). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente, em especial um bebê de seis meses. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Boa noite o spray de furoato mometasona engorda?

    ResponderExcluir
  92. Meu filho tem rinite e tava com um prurido no olho que tratava e voltava. Levei no alergologista e ele receitou busonid por 3 meses e desalex por 10 dias. Ele começou a usar o busonid e está super bem! Comprei o desalex mas não cheguei a usar, li as reações e fala de convulsão, fiquei com receio. Pq ele já teve convulsão febril quando era menorzinho. Esse risco existe mesmo? E o uso do busonid por 3 meses é seguro? Ele tem 6 anos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Não. Os sprays nasais contendo cortisona (como é o caso do Busonid) são formulados em doses mínimas (microgramas) Por isso, atuam com mínimos efeitos colaterais e não causam aumento de peso. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Karina Soares: Boa tarde. A ocorrência de convulsão com Desalex é muito rara. Busonid é seguro, mesmo para uso prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Olá. Sou homem e tenho 24 anos. Tenho rinite alérgica que de vez em quando se mostra severa. O pior: me viciei em nafazolina (neosoro). Se eu nao usar, meu nariz tampa. Se eu mesmo assim nao usar, ele fica tao tapado que eu sinto uma pressão na minha faringe, é desesperador. Nao tenho mais uma noite de sono completa. Nesse caso um spay nasal de corticosteroide seria eficaz para meu vicio e minha rinite?

    ResponderExcluir
  96. Alvady Fernandes25/8/16 14:29

    Pretendo trocar o uso do Naridrin (nafasolina) do qual faço uso há muitos anos, por Nasonex (mometasona). Minha filha de 4 anos está usando Naridrin há alguns dias e pretendo mudar para Nasonex. A questão é que o Nasonex demorar para apresentar resultado satisfatório. Sem o Naridrin ninguém consegue dormir ou se alimentar. Preciso saber se dá para associar, por alguns dias, os dois medicamentos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  97. Alvady e anônimo: a retirada do uso do medicamento nafazolina deve ser feita com orientação do médico, uma vez que é preciso que se oriente a forma de substituição para vencer o vício. Convido que escrevam para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para vocês uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. Obrigada pela correção, Julia. Falha nossa. Avamys contém Furoato de de fluticasona e não budesonida.

    ResponderExcluir
  99. fui ao otorrinolaringologista, me passou busonid mais eu tenho avamys não posso permanecer no avamys

    ResponderExcluir
  100. Boa noite. Os sprays nasais contendo corticoides têm similaridades mas também têm diferenças. Aconselho que converse com o otorrino e solicite esta informação. Desconheço seus dados clínicos e o tipo de sua rinite para poder opinar com segurança. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. boa tarde!
    gostaria de saber se busonid tem como efeito colateral alguma reação na língua, pois estou notando que após iniciar o uso deste medicamento minha língua está latejando. obrigada

    ResponderExcluir
  102. Olá, meu filho tem seis anos e foi diagnosticado com renite e asma leve. Um dos medicamentos que usa é o nasonex. Essa tarde ele teve sangramento nasal, terá sido algum efeito colateral do remédio?

    ResponderExcluir
  103. Ola gostaria de saber se o.corticoide corta o.efeito do anticoncepcional em.comprimido

    ResponderExcluir
  104. Bom dia. A sensação de que a língua está latejando não é um sinal de alergia ao medicamento. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia. Sangramento nasal, em especial na criança, pode ter causas variadas e nem sempre é relacionada com a aplicação do spray nasal. Por isso, é essencial examinar seu filho para esclarecer sua dúvida. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avalia-lo e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  106. Bom dia
    Eu queria saber se há algum tipo de bomba para quem tem rinete, para poder ajudar quando há falta de ar durante as crises?
    Obrigado fico há espera de uma resposta
    obrigado

    ResponderExcluir
  107. Catia Boa tarde O primeiro passo é definir a causa da falta de ar, se é mesmo relacionada com a rinite ou não. Mas, para isso, é preciso analisar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Tenho problemas com gelo, frio e vento, sempre que me exponho a essas intemperizes, seja por água gelada, cerveja, ar condicionado ou ventos, passo a ter os sentidos do olfato e paladar diminuídos e chegam a desaparecer por semanas...só volta com predsin ou antibiótico . Isso seria um tipo de alergia? pois tenho pouco sintomas de rinite alérgica (coriza, coceira no nariz e olhos) sinto apenas um pouco de pigarro na garganta e entupimento parcial constante de uma das narinas.

    ResponderExcluir
  109. Boa noite.Meu filho de 2 anos e 6 meses tem problemas respiratórios desde que nasceu. Mas de dois anos pra cá o problema se agravou por conta das crises mais frequentes de renite. Já usamos o nasonex e tb por último agora o busonid. Sou do tipo que ler a bula e desisto do tto. Sei que não tá cerro, mas fiquei horrorizada com os efeitos do busonid, ate em prejudicar o crescimento da criança. Confesso +UE depois dessa matéria fiquei mais tranquila... Posso dar sem medo pró meu filho?

    ResponderExcluir
  110. Calango: a alteração de olfato em consequência de contato com frio e vento não é uma reação alérgica (imunológica). Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Janaína Boa noite. Os sprays nasais são seguros, no uso em crianças, mesmo por tempo prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Agradeço profundamente ao blog e aos profissionais da policlínica. Depois que descobri o blog fui a uma consulta com meu filho. Faz mais ou menos 1 mês. Fizemos o exame da alergia e constatamos vários alerginos do meu filho, com isso ele ta tomando a vacina 1 mês vez por semana e o busonid. Quero agradecer imensamente a vcs. Depois de muito tempo, nem 🕕 quando meu filho e eu estamos tendo qualidade de sono. Ele parou de roncar e as apneias estão cada vez mais escassas. Muito obrigada . daqui a mais ou menos 20 dias voltaremos para uma reavaliação. Agradeço de todo coração. A paciência , profissionalismo, interesse e acima de tudo sermos tratados ouvidos com dignidade. Obrigada

      Excluir
  112. Boa noite, ao invés de aplicar dois jatos em cada nariz de Amavys, aplique 3 ou 4,pois achei que não estivesse saindo, após algumas horas senti como se minha garganta estivesse dormente, será devido a quantidade a mais do remédio? Pode ser grave?

    ResponderExcluir
  113. Olá gostaria de saber se posso fazer uso do Rinofluimucil durante o tratamento com Avamys.

    ResponderExcluir
  114. Camila: Avamys é uma medicação que atua na inflamação causadora da rinite, controlando a doença e evitando crises. Rinofluimucil tem efeito apenas aliviador da obstrução nasal. O fato de você estar em uso correto do Avamys e mesmo assim necessita do uso do Rinofluimucil indica que o controle da doença não está adequado. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata sua rinite e peça que oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Andrea: é provável que tenha ocorrido uma reação irritativa local. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Olá sou asmática e faço uso de avamys e relvar. E mesmo assim tenho crises, seria esse o melhor tratamento? Como estou tratando com um alergista seria melhor um pneumo?

    ResponderExcluir
  117. Jaime Boa tarde. Os medicamentos citados são adequados para tratamento da asma. Mas, tratar não é apenas tomar remédios. Para se obter o melhor controle possível da asma é preciso, além do uso correto da medicação, manter outros cuidados:
    - Combater ácaros da poeira no domicílio
    - Pesquisar e combater outros fatores agravadores da doença
    - Tratar alergia nasal (rinite, sinusite)
    - Combater outras doenças que possam agravar a asma (por exemplo, refluxo gastro esofágico, fatores psicológicos e/ou psiquiátricos, entre outros.
    - Combate ao fumo na família, no ambiente de casa e do trabalho.
    - Tratar a alergia através da Imunoterapia específica (vacina para alergia)
    - Reabilitação respiratória: através da fisioterapia respiratória e pela prática de atividades físicas compatíveis com cada caso.
    - Educar pacientes e familiares cobre a asma. Os dois especialistas: alergista e pneumologista, são capacitados para tratar a asma. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. Boa noite!
    Tenho rinite, mas depois que o refluxo atacou interferiu na rinite. E agora meu nariz vive tampado e seco. Minha respiração está péssima. Sinto muita falta de ar.
    Avamys não faz mais efeito.
    Uso fluimares e vou começar a usar nasonex.
    É normal o nariz viver tampado e seco. Principalmente no calor?
    Não consigo mais ter qualidade no sono.
    Parabéns pelo blog e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  119. Não. O normal é respirar bem, sem sintomas e sem ressecamento nasal, em qualquer estação do ano.
    O tratamento da rinite se baseia em 4 pontos:
    1) Uso de medicamentos para alívio e controle dos sintomas.
    2) Medidas de controle contra ácaros em sua casa
    3) Imunoterapia com alérgenos(vacina para alergia)
    4) Combate a fatores agravantes e de complicações associadas.
    Sugiro que procure um alergista para orientar de forma adequada e segura. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde, fiz uma cirurgia de rinoplastia e septoplastia, já tem 15 dias e estou com congestionamento nasal, estou tomando anti-alergico com pseudoefedrina, tomei uma injeção com corticoide potente, de ação de 30 dias. É normal, no meu caso. Qual o tempo para normalizar esse congestionamento?

    ResponderExcluir
  121. Edson: Bom dia. Eu desconheço o motivo de sua cirurgia bem como seus dados clínicos pré operatórios. Além disso, desconheço as intercorrências do período cirúrgico do seu caso. Por isso, aconselho que solicite esta informação ao médico que realizou o procedimento, pois é a pessoa mais adequada para responder com precisão e segurança. Avaliar pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato, pode gerar erro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  122. Olá, bom dia!
    Tenho rinite induzida pelo exercício físico. Quando me exercito meu naríz escorre bastante o que dificulta a respiraçãi correta, assim afeta o meu desempenho nas atividades físicas. Gostaria de saber se algum dos sprays citados no texto ajudaria a controlar esse problema?

    ResponderExcluir
  123. Rosana Boa tarde É possível que o uso contínuo do corticóide nasal possa ser util n controle de sua rinite. Mas, é essencial examinar pessoalmente para poder opinar. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Estou fazendo tratamento da rinite com o spray nasal dymista. Desde que comecei a utilização meus sintomas diminuíram. Antes passava todos os finais de semana com crises de sinusite em consequência da rinite.

    ResponderExcluir
  125. Camila: mantenha p tratamento conforme a orientação médica. Mas lembro que tratar não se resume ao uso de remédios. É importante combater os fatores agravantes da rinite, controlar fatores ambientais, como os ácaros e tratar a alergia através da imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

  126. Tenho uma sinusite crônica, faço tratamento e não tenho mais crise, Mas não tenho paladar e nem olfato, apenas quanto tomo diprospan . acaba o efeito da injeção perco o paladar e o olfato novamente.
    Gostaria de saber se existe uma solução para isto. Obrigado

    ResponderExcluir
  127. fernando: para responder sua pergunta, seria necessário conhecer o tipo de rinite que apresenta, se existem fatores associados, como por exemplo, uma polipose nasossinusal. Além disso, é essencial examinar você pessoalmente. Não é possível afirmar se existe solução para seu caso com base apenas nos dados enviados em seu relato. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  128. O Noex pode ser colocado diretamente na língua?

    ResponderExcluir
  129. Boa noite. Noex é um spray para ser aplicado nas narinas e indicado no tratamento da rinite alérgica.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde , enviei um e-mail pra receber o livro.
    Pode me enviar por favor o pdf .
    felipeallnutri@gmail.com
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  131. Felipe Boa noite O A cópia do livro foi enviada para seu e-mail. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Boa noite . Me chamo janice. Tenho sinusite e fiz um tratamento com antibiótico, antialérgico e omnaris. E lavava o nariz de manhã , à tarde e a noite. Passei um tempo maravilhosa, mas agora voltou e quando vou dormir fico congestionada. Pior sensação do mundo. O que faço ? Volto a tomar novamente as medicações ? Obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  133. Janice Boa noite. Reinicie o spray nasal e retorne ao seu alergista para nova avaliação e conduta. Tratar não é só tomar remédios. Existem tratamentos para controle e prevenção de crises. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) pode controlar a doença e evitar crises. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Olá meu filho fez vários tratamentos para rinites nada foi eficaz ele queria saber mais a respeito dá vacina pq ele tem conjuntivite alérgica por causa da rinite e está afetando olho dele de tanto coçar obrigado.

    ResponderExcluir
  135. Andrea A imunoterapia específica com alérgenos está indicada nos casos de rinoconjuntivite alérgica. Mas, para responder especificamente sobre seu filho, recomendo uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente pelo(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI” onde abordamos o tema das vacinas para alergia (imunoterapia). Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. Olá, médico me receitou avamys para sinusite crônica, já tenho nasonex em casa é mesma coisa? Posso trocar?

    ResponderExcluir
  137. Muito obrigada. Esclareceu dúvidas exatas.

    ResponderExcluir
  138. Ludimila: Os medicamentos não são iguais. Mas pode ser tanto Avamys como o Nasonex. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  139. Posso fazer uso do spray avamys por anos usando diariamente?
    Tem alguma restrição?
    Quando paro de usar da uns 3 dias e os sintomas começam!
    Fico no aguardo

    ResponderExcluir
  140. Alex boa tarde Avamys é seguro, mesmo no uso prolongado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. Boa noite.
    Estou investigando rinite alérgica posterior ou sinusite com avamys e ebastel e tomografia dos seios da face como possível causa de mau hálito. O q vc poderia comentar a esse respeito?

    ResponderExcluir
  142. Boa tarde. É verdadeiro que a rinite pode causar halitose, seja por respiração bucal, pelo processo inflamatório, por infecção associada ou pelo gotejamento de secreção na região posterior da orofaringe. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  143. Olá, sou a Joana...gostaria de saber se para comprar tem que ser com receita médica ou sem... O remédio é para minha filha, ela nunca passou em um alegista, já marquei um médico mas vai demorar... Ela se sente aliviada quando usa o Spray que o irmão dela usava, mas não sei se ela pode usar mesmo pois ela tem sinusite muito forte e agora a rinite, não sei exatamente qual Spray comprar

    Se puder me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
  144. Joana: Boa tarde. Embora os sprays nasais sejam vendidos sem receita, não devem ser usados sem orientação médica. Cada pessoa tem características próprias: por isso, um mesmo medicamento pode ser bom para algumas pessoas, mas não para outros. É aconselhável que sua filha seja examinada por um alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Boa tarde.
    Minha filha tem alergia a ácaros e faz uso de vannair 6/100, imunoterapia(vacina), e recentemente o alergo mandou trocar o avamys por dymista. O problema é que o dymista só é recomendado na bula á partir dos 12 anos, e ela vai fazer 6 anos. Assim como seretide é indicado depois de 6 anos, mas normalmente usado/prescrito após 2 anos de idade, o dymista pode ser usado com segurança em idade inferior aos 12? Obrigado.

    ResponderExcluir
  146. O uso de medicamentos fora do indicado na bula é uma decisão médica, baseado na avaliação clínica de cada paciente. Por isso, como desconheço os dados e o histórico clínico de sua filha, não tenho condições para opinar pela internet. Aconselho que exponha sua preocupação ao alergista que trata dela e peça que a oriente. O diálogo e a confiança são a base para um tratamento. Converse e esclareça suas dúvidas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Oi sou Maria estou começando o meu tratamento com avamys espero ter resultados logo gostaria de receber o pdf do livro e mais feliz quem respira pelo nariz obrigada

    ResponderExcluir
  148. Maria Boa noite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que possamos enviar uma cópia em PDF do livro para você. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Meu filho começõu a usar o Avamys e começou com uma tosse seca bem curta. Vou suspender o uso, pois já dei xaropes e não tem o que corta essa tosse.

    ResponderExcluir
  150. Carlos: é raro que Avamys cause tosse como efeito adverso. Aconselho que entre em contato com o alergista que prescreveu a medicação e que acompanha o tratamento do seu filho para que seja orientado de forma adequada.
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “Alergia, doença do século XXI”. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Boa tarde
    Ótimo blog.
    Qual a diferença entre o Nites e Nasonex (em questão de eficácia)?

    ResponderExcluir
  152. Boa noite: Nites e Nasonex são nomes comerciais para o mesmo princípio ativo (mometasona). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Meu filho tem rinite alergica a sazonal e perene no entanto ele não se da com corticoides nasal pois o nariz dele sangra muito o que posso usar no lugar????

    ResponderExcluir
  154. Boa tarde. Estou fazendo uso do omnaris so que estou com crises bem forte de rinite tem algum problema usar naridrin durante o tratamento com omnaris?

    ResponderExcluir
  155. O sangramento após a aplicação do spray nasal pode ser devido à técnica inadequada de aplicação, levando à irritação nasal. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  156. O uso do naridrin, bem como de outros medicamentos nasais contendo nafazolina deve ser evitado pois pode provocar vício e outros efeitos colaterais indesejáveis Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Existe prejuízo se trocar o Dymista pelo Cloridrato de Azelastina?

    ResponderExcluir
  158. Os dois medicamentos são diferentes: Dymista contém a azelastina associado à fluticasona Por isso, não recomendo a troca sem antes consultar o (a) alergista que acompanha seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  159. Parabéns pelo blog.
    meu filho de 6 anos pode usar Dymista, já usei muitos outros a última crise não conseguia respirar pelo nariz, somente pela boca e mal, na terceira noite resolvi usar Dymista.

    ResponderExcluir
  160. Bom dia. Dymista não está autorizado em bula para crianças pequenas. Por isso, só pode ser usado mediante avaliação médica feita pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho e peça que a oriente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  161. Oi Boa Noite!
    Me chamo Samira.
    Andei fazendo umas pesquisas e achei o Blog...adorei! Pois vi que vcs Da o maior atenção aos leitores!
    Então a minha dúvida é: Meu filho tem 6 anos e está fazendo o uso do Busonid,Hj ele está no terceiro dia e teve um sangramento...li que isso é um efeito colateral e que eu posso está fazendo a aplicação incorreta.O que faço? Paro com a medicação?

    ResponderExcluir
  162. Samira Bom dia A medicação em formulação de spray nasal pode provocar sangramento como efeito colateral ou por aplicação inadequada. Mas, outros fatores devem ser levados em conta e para isso, faz-se necessário uma avaliação da cavidade nasal e, em alguns casos, um exame de vídeo. Aconselho que retorne ao médico que trata do seu filho e peça que a oriente Gratos por suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.


    ResponderExcluir
  163. por favor me responda o uso contínuo de corticoide engora ou incha a gente, porque tenho renite alérgica, tomo tudo que me indicam todos contém corticóide e sinto que cada vez estou mais gorda, e controlo minha alimentação, não entendo porque cada vez estou mais gorda.

    ResponderExcluir
  164. Aninha: nem todo corticóide aumenta o peso. Por exemplo, os sprays nasais são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuem diretamente na mucosa nasal e de forma mínima no resto do organismo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  165. Aconselho que procure um(a) alergista para orientação. No site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor público, procure: “Localize um especialista”. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes dos especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  166. Posso usar busonid todos os dias por mais de amo?

    ResponderExcluir
  167. Minha rinite alérgica é cronica. Ela inflama minha garganta e me dá crise de tosse incontrolável, na frieza ela piora. Qual spray nasal você me indicaria?

    ResponderExcluir
  168. Jeferson: havendo necessidade, Busonid pode ser usado por tempo prolongado. Mas, é muito importante que procure um(a) alergista para orientar sobre o uso seguro do medicamento. E, lembro também que tratar não se resume ao udo de remédios Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  169. Clara Boa noite. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  170. Boa noite, o alergista receitou busonid para meu filho de 2 anos. Mas estou verificando na bula que é contta indicado para menores de 6 anos. O que faço é confiável dar?

    ResponderExcluir
  171. Oi Boa noite,já estou a duas semanas com a rinite atacada,meu nariz só conseguem respirar com naridrin, já estou com médico marcado,mas quero saber se eu deixar o naridrin e começar a usar o corticóide nasal será a melhor escolha?gostaria de receber a cópia do livro alergia nasais, obrigado!!!
    gi_pink1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  172. Gisele Boa noite As gotas nasais apenas aliviam mas não tratam a rinite. E, com o passar do tempo podem causar vício. Enviamos os livros para seu e-mail. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  173. Boa tarde! Qual o tempo máximo para o uso de budesonida! Sei que pode-se utilizar por longo período! Esse longo período equivale a quantos meses? Desculpe perguntar, mas é que na bula não consta essa informação e quando eu pergunto para o médico ele foge do assunto! Grata

    ResponderExcluir
  174. Budesonida pode ser usado por tempo prolongado, mas não há um tempo máximo de uso. Fica a critério do médico. Cada pessoa é única e o tempo varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  175. Olá, meu filho tem 10 anos e tem rinite alérgica diagnosticada pelo otorrino. A rinite dele se manifesta somente no inverno (moramos no Sul). A medicação prescrita foi desloratadina 5 mg 1 por dia e o piemonte 5 mg 1 por dia. O otorrino disse que ele pode usar contínuo no inverno, e quando chegar o calor, posso retirar a medicação. Esse ano o efeito da medicação não foi 100%, o nariz ainda ficou um pouco trancado. Tem algum spray que eu possa usar contínuo no inverno, em substituição a esses outros medicamentos (que são um pouco caros)? Ele já usou o Avamys e Noex quando tinha 5 anos, sem apresentar um resultado satisfatório.

    ResponderExcluir
  176. Boa tarde! Minha filha tem 1 e 2 meses e com sintomas de ter rinite alérgica segunda sua dra, a mesma receitou o busonid 1 jato 2 vezes ao dia e na consulta disse q ela estava com as amígdalas inchadas devido estar respirando pela boca,porém só receitou o spray, gostaria de saber se com o uso e tratamento dela as amígdalas desincham? Ou a ela teria que ter receitado uma medicação pra isso tbm?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  177. Boa tarde! Minha filha tem 1 e 2 meses e com sintomas de ter rinite alérgica segunda sua dra, a mesma receitou o busonid 1 jato 2 vezes ao dia e na consulta disse q ela estava com as amígdalas inchadas devido estar respirando pela boca,porém só receitou o spray, gostaria de saber se com o uso e tratamento dela as amígdalas desincham? Ou a ela teria que ter receitado uma medicação pra isso tbm?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  178. Daniele Boa noite Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão. Não é possível indicar uma medicação para seu filho, sem que tenhamos oportunidade de examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo que o leve a um(a) alergista em sua cidade. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. Ana Paula Boa noite. Não é incomum que a rinite alérgica seja uma causa determinante de sintomas nas amígdalas. O tratamento da rinite em geral se acompanha da melhora dos sintomas amigdalianos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. Obrigada pela resposta, solicitei o livro, fico no aguardo

    ResponderExcluir
  181. Olá boa noite. Estou fazendo uso do busonid cerca de uma semana, no terceiro dia de uso tive uma alguns episódios de taquicardia + palpitações, essas sensações me deixaram um pouco preocupado, acabei parando em uma unidade de pronto socorro, tomei alguns medicamentos para acalmar como: diazepam. Depois disso e senti um pouco melhor, mas, ainda com algumas palpitações. Estou ainda utilizando o (busonid), devo parar de tomar esse medicamento? seria o busonid a agente provocador desses sintomas de palpitação e taquicardia ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  182. Daniele Bom dia Os livros foram enviados para seu e-mail.

    ResponderExcluir
  183. Oi pode usar o Alenia q tem 400 mcg de budesonida com a bobinha e o spray nasal busonide tudo junto?

    ResponderExcluir
  184. Meu nome é Marcelo e Fui diagnosticado com um quadro de renite associada a refluxo e o médico me indicou o dymista. O medicamento me irritou a garganta. Na bula trás esse efeito como comum. Devo continuar com a medicação ou paro?

    ResponderExcluir
  185. Willian: Bom dia. Taquicardia não é um efeito colateral descrito com Busonid. É importante afastar outras causas que poderiam causar este sintoma. Converse com seu médico. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Jeffersom Bom dia Alenia 12/400 (cápsulas inaladas) e Busonid spray nasal podem ser usadas associadas, para tratar a asma e a rinite alérgica, simultaneamente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  187. Marcelo: Dymista é uma medicação indicada no tratamento da rinite de difícil controle. A irritação da garganta pode ser transitória. Contudo, é preciso examinar você para poder opinar com segurança. Recomendo que entre em contato com seu médico e peça que oriente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. Olá , gostaria de saber se o uso contínuo do avamys (mais de 3 anos ) tem efeito colaterais?
    Aguardo
    Att thiago

    ResponderExcluir
  189. Olá !!
    Zyxem, e rino-lastin são corticoides??

    ResponderExcluir
  190. Olá, pelo amor de Deus me ajuda rs .. eu tomei corticoide por 3 anos e hoje pago muito caro por isso com efeitos colaterais no meu corpo, parei a um mês de tomar e sinto uma baita abstinência, fora que nenhum outro antialérgico funciona para mim, estou com loratadina e com Piemonte tomando ao mesmo tempo esses dois e não faz nem cócegas ... De noite eu não durmo de tanta alergia .. me ajudem oq eu posso tomar ? Sem corticoide que realmente faça efeito ?

    ResponderExcluir
  191. Thiago: os corticoides para uso nasal são bastante seguros. Os efeitos colaterais mais comuns com uso prolongado são locais, exemplo: dor, irritação, pequenos sangramentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Zyxem e Rinolastin são antialérgicos (anti-histamínicos). Não são corticoides. Agradecemos sua visita ao blog da alergia.

    ResponderExcluir
  193. mam Cristina: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para ajuda-la através de uma simples resposta na internet. Existem medicamentos eficazes, mas esta escolha não é padronizada. Para indicar uma medicação é essencial conhecer seus dados clínicos, condições atuais de saúde, além de examinar você pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao dispor O site de ASBAI (www.asbai.org.br) oferece um setor público onde poderá localizar os médicos portadores de Alergia e Imunologia em sua cidade. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Boa noite a todos! Hoje mesmo fiquei sabendo que um amigo .Eu fará um cateterismo! Segundo seu médico, o problema se deu por conta do uso constante de um spray nasal, a base de corticóide. Eu sou jornalista, e sei que o uso continuo de cortizona pode acarretar diversos efeitos colaterais, a curto, médio e a longo prazo. Mas jamais tive alguma informação com relação a um malefício no coração. Isso realmente procede?! Outra duvida, o quanto o corpo elimina da cortizona​ ingerida, inalada ou utilizada na pele?!

    ResponderExcluir
  195. Boa noite, meu filho Tem 3 anos e faz uso do spray nasal busonid há 7 meses, uso contínuo. Isso pode lhe causar algum mal?

    ResponderExcluir
  196. Estou passando por minha primeira crise de rinite alérgica depois da cirurgia com o otorrino.. Deus como estou sofrendo rs.. tenho que me segurar pra não cair no vício do neosoro e naridrin q dão alívio imediato mas detonam vc a longo prazo.. estou seguindo o tratamento passado pelo médico.. nasonex e ebastel.
    Não me dão alívio imediato, porém sigo no tratamento :(

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno