14 julho 2013

Crianças que respiram pela boca

Respirar pelo nariz é natural do ser humano, desde o nascimento e durante toda a vida. E, vale ressaltar que a passagem do ar pelo nariz é essencial para a respiração, onde é limpo, filtrado, umidificado e aquecido, para que chegue aos pulmões em condições perfeitas para a troca do oxigênio. A cavidade nasal participa também da proteção das vias respiratórias e de muitas funções como: fonação, ressonância da voz, paladar, olfato, exercendo papel essencial no sono, no repouso e na qualidade de vida. Respirar pelo nariz é o método mais eficiente de transferir oxigênio aos órgãos vitais 

Respirar pela boca é normal em períodos curtos, como por exemplo, após um esforço físico extenuante. Mas se uma pessoa persiste respirando com a boca aberta, resulta em problema que se chama de “respiração oral” ou “respiração bucal”. 

Quando se respira pelo nariz, os lábios estão em contato adequado e a língua se posiciona de encontro ao céu da boca. Quando se respira pela boca, a língua perde este posicionamento, alterando todo o equilíbrio bucal. A respiração oral por tempo prolongado, em especial nos primeiros anos de vida pode trazer muitos problemas. 

Quais são as principais consequências da respiração bucal? 
- Prejuízo de elasticidade das narinas.
- Maior prevalência de infecções respiratórias (sinusites, amigdalites, faringites, otites).
- Alterações da arcada dentária, elevação do palato (“céu da boca”), alterações da maxila e mandíbula.
- Alterações de mastigação e do apetite. Algumas crianças sentem necessidade de ingerir líquidos durante a refeição ou preferem alimentos pastosos
- Obstrução das trompas auditivas 
- Sorriso gengival, maior incidência de cáries e gengivites 
- Dificuldades na fonação
- Alterações da postura corporal 
- Sono agitado e irregular e ocasionalmente síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Em função da respiração alterada e das noites mal-dormidas, estas crianças podem ter sonolência diurna, queda do desempenho escolar. Além disso, tendem a não gostar de brincadeiras, como jogar bola, correr, andar de bicicleta, pois se cansam com mais facilidade. 

Como identificar uma criança que respira pela boca? 
Observe se a criança costuma ficar com a boca entreaberta quando está distraída, lendo, brincando ou assistindo a televisão. Nas fotos de família, é comum que esteja com a boca aberta ou semi aberta. À noite, pode roncar e babar no travesseiro, acordando com a boca ressecada. 


A rinite pode estar relacionada com a respiração oral? 
Sim. As causas que levam à respiração oral são variadas. A rinite alérgica, por ser uma doença respiratória de grande prevalência no Brasil, passa a ter grande importância, em especial nas crianças e adolescentes. 

Como é o tratamento da respiração bucal? 
O respirador bucal deve ter avaliação multiprofissional (pediatra, alergista, otorrino, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, dentista) o mais precocemente possível. No caso da rinite alérgica, o tratamento com vacina (imunoterapia específica) aliado às medidas de controle ambiental são cuidados fundamentais para tratar a alergia que origina o problema. Quanto mais cedo se faz o tratamento, menores serão as repercussões no futuro.

Já publicamos um texto sobre o tema. Leia mais clicando aqui.

3 Dê sua opinião:

luzia canario disse...

depois que encontrei esse blog consigo ter maior qualidade de vida pois mim esclareceu muitas duvids sobre alergia, que é um problema importante e dificil de conviver.

Giulia disse...

Boa tarde!! Ultimamente ando respirando muito pela boca devido a congestao nasal, obstruçao, corisa, espirros etc Poderia me indicar algum medicamento previo para melhora???
Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Giulia: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina que não permitem prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...