30 junho 2013

Cardápio do bem - alimentos que previnem doenças

Depender de remédios para cuidar da saúde é um tanto desagradável. Mas e se um ato tão natural como se alimentar puder prevenir doenças? 

Desde a década de 1990, com o início dos estudos sobre o poder benéfico dos alimentos no Brasil, isso deixou de ser só uma possibilidade. As pesquisas sobre Nutrição Funcional apontam que o consumo equilibrado e regular de alguns alimentos ajuda a reduzir as chances de sofrer de males como a hipertensão, o câncer e a diabetes. 

Segundo Marilucia Alves, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional e especialista na área, uma alimentação rica em nutrientes aliada à prática de exercícios físicos ajusta fisiológica e metabolicamente o organismo. “Isso é refletido na redução do risco de doenças crônicas”, comenta. Para Marilucia, a dieta deve ser personalizada e orientada por profissionais. “É necessário considerar a individualidade bioquímica, a predisposição genética, o estilo de vida e os hábitos de cada um”, explica. Ela esclarece que há outros fatores em questão, apesar da alimentação funcional contribuir para a prevenção desses males. “A herança genética, os poluentes ambientais, o estresse e o sedentarismo também devem ser levados em conta”, pondera. 

Afirma ainda que os alimentos devem ser incluídos com cautela na alimentação diária. “Uma dieta com excesso de fibras, por exemplo, pode causar distensão abdominal, flatulência e outros problemas digestivos”, alerta. Ela adverte que o consumo de frituras, fast food, doces e refrigerantes anula as propriedades funcionais. “Os alimentos não são mágicos. Por isso é importante mudar os hábitos alimentares, comendo de forma equilibrada e realizando atividades físicas regularmente”, finaliza.


Fonte: Valia em dia

1 Dê sua opinião:

Carlos Emerson Jr. disse...

As dicas são preciosas, valeu!

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...