05 maio 2013

7 de Maio - Dia Mundial de Asma


O Dia Mundial da Asma, celebrado desde 1998, na primeira terça-feira do mês de maio, é uma iniciativa da GINA que busca difundir informações sobre a doença e a prevenção dos seus sintomas. Nesta data, ganha ênfase o trabalho de médicos e profissionais de saúde que atuam o ano inteiro a fim de reduzir o número de mortes por asma no mundo e contribuir para que os portadores da doença tenham melhor qualidade de vida. 

O Dia Mundial da Asma, portanto, é uma data de mobilização, que busca educar os pacientes com asma e seus familiares sobre a doença, abordando informações acerca dos sintomas, tratamento e a prevenção de crises. Entre as ações, coletivas e individuais, estão a divulgação das formas de combate à asma nos meios de comunicação, ações de grupos da área de saúde e pacientes, tais como debates, palestras, encontros e atividades comunitárias pelo combate à doença. Leia mais no site GINA Brasil


Asma é uma doença que se caracteriza por sintomas recorrentes de falta de ar, chiado, tosse e aperto no peito. Em geral os sintomas melhoram com medicamentos broncodilatadores. Os sintomas aparecem como consequência de inflamação nos brônquios, que ocorre em pessoas predispostas e expostas a fatores ambientais diversos.

A asma é a doença crônica mais comum na infância e pode ocorrer em qualquer idade. Infelizmente ainda hoje, há muitos preconceitos, a começar pelo nome, sendo muitas vezes chamada de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite.

Por isso, aproveitando a data, o Blogda Alergia esclarece alguns tabus:

Eu só preciso tratar a asma nas crises 
Não. A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nas vias respiratórias. Esta inflamação faz com que as vias respiratórias se tornem sensíveis a vários fatores (como por exemplo, ácaros da poeira), surgindo as crises. O problema é que esta inflamação permanece mesmo quando a pessoa não sente nada. Por isso, é importante manter o tratamento todos os dias, para combater a inflamação e controlar a asma. 

"Bombinhas" fazem mal ao coração? 
Bombinha” é uma palavra que significa apenas “spray”, ou seja, o dispositivo usado para inalar o remédio. A pergunta é: “bombinha” de que? Pois existem muitos remédios usados em forma de sprays: alguns servem apenas para tratar crises, como os broncodilatadores. Este tipo de “bombinha” serve apenas como aliviadora, mas não trata a asma. Quanto menos necessitar melhor! Mas, existem remédios que não aliviam de imediato e servem para controlar a asma à longo prazo. A cortisona, por exemplo, deve ser inalada todos os dias, mesmo que se esteja bem, sem sentir nada, para prevenir as crises e controlar a asma. Estes remédios inalados não incham, não viciam e não fazem mal ao coração. 

Asmáticos não devem sair de casa nos dias frios e com vento 
Pessoas que tem asma (crianças, adolescentes, adultos ou idosos) podem ter uma vida normal, sem restrições. Mas, para isso, é importante tratar sua asma com médico especialista e controlar a doença.  
Quando e por que os corticóides são usados? 
Os comprimidos ou injeções de corticóides podem ser indispensáveis para tratar crises de asma. O uso desses medicamentos por períodos curtos - até uma semana- tem poucos efeitos colaterais, já o tratamento a longo prazo pode causar efeitos colaterais significativos. Estes riscos são evitados se for adotado o uso os corticóides inalatórios, que  permitem o controle da asma a médio e longo prazo.

Corticóides inalados engordam e fazem mal?
Não. A cortisona inalada é segura e formulada de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo – não engorda, não vicia, não incha e nem faz mal ao coração. ”Bombinha” não mata – o que mata é a asma mal tratada que se torna grave. Mas o tratamento deve ser supervisionado por um especialista. 

Para controlar a asma e reduzir o risco de complicações, é essencial assegurar tratamento adequado e regular para todos.  Essa enfermidade pode ser controlada através de cuidados preventivos e medicamentos recomendados de acordo com características individuais de cada pessoa.

O controle da asma permite que as pessoas tenham uma boa qualidade de vida, 
podendo desenvolver atividades físicas sem limitações.

4 Dê sua opinião:

Clarice Reimer Zimath disse...

Meu filho sofreu muito com este problema, mas graças à Deus que iluminou nosso caminho, fizemos uma consulta com um especialista em alergia. Foi diagnosticada uma grande alergia aos três tipos de ácaro, pólen de grama e tabaco. A partir daí foi elaborada uma vacina específica para ele e, após a primeira vacina, nunca mais teve uma crise. O tratamento durou 3 anos. Não é barato, mas vale a pena. Hoje ele está com 17 anos e não tem uma crise há, aproximadamente, 8 anos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Clarice: agradecemos seu depoimento. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber os textos em seu e-mail. Gratos.

Juliana disse...

Olá,
Meu nome é Juliana e estou precisando usar bombinha pois tenho crises leves de asma, porém, acontece que os dois tipos que usei me deram muita dor de garganta e não sei o que fazer! Daí, gostaria de saber se todas as bombinhas causam essa irritação na garganta. Muito obrigada pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Juliana: existem diversos tipos de "bombinhas". Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando os nomes das medicações utilizadas para que possa responder sua dúvida de forma adequada. Gratos pela visita.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...