27 janeiro 2013

Tosse e Alergia nas crianças

Meu filho tem tosse alérgica. O que é isso?
A expressão “tosse alérgica” é usada comumente, mas na verdade, por si só, não constitui um diagnóstico. A tosse é um sintoma que faz parte do quadro de diversas doenças alérgicas, sendo as principais: a asma (ou bronquite alérgica) e a rinite alérgica (ou rinossinusite alérgica). 

A asma, também conhecida como bronquite alérgica, bronquite asmática ou simplesmente bronquite, pode ocasionar crises caracterizadas por falta de ar (dispneia), cansaço, dificuldade respiratória, chiados no peito (sibilos) e tosse. Em alguns casos, a tosse pode ser o único sintoma da doença, caracterizando-se por surgir aos esforços, ao falar muito, no choro excessivo, ao correr ou à noite. 

A rinite alérgica se acompanha de: espirros repetidos, nariz escorrendo (coriza), congestão nasal e coceira no nariz, olhos, ouvidos e garganta. Em alguns casos, ao invés de produzir a coriza, a secreção (catarro) escorre por trás das narinas produzindo o que se chama de “gotejamento pós nasal “ que escorre em direção à garganta, provocando o aparecimento da tosse. Neste caso, caracteriza-se por piorar de forma acentuada à noite, com acessos ao deitar, na madrugada ou pela manhã ao acordar.  

Tosse e sibilância (chiados no peito) são sintomas respiratórios muito comuns em crianças com menos de três anos de idade e podem ser a expressão clínica de uma grande variedade de problemas, localizados nas vias respiratórias ou mesmo fora delas.  Crianças pequenas são mais suscetíveis para tossir, em especial no caso dos vírus respiratórios, resfriados e gripes. Outro fator que poderia agravar ou desencadear a tosse na criança alérgica é o refluxo gastroesofágico, isto é, nos casos de regurgitação do conteúdo do estômago para o esôfago – tubo que faz o trajeto da garganta ao estômago.    Em resumo, na criança, vale o antigo aforisma:  "Nem tudo que chia é asma. Nem toda asma, chia".

Crianças pequenas mesmo saudáveis e não portadoras de imunodeficiências podem ter cerca de 8 a 10 viroses por ano. Após uma infecção respiratória viral, podem tossir por dias ou semanas, sem outro problema associado. Laringite estridulosa é uma virose respiratória causadora de tosse rouca, popularmente conhecida como "tosse de cachorro".  Citam-se ainda os fatores emocionais, que podem resultar em tosse crônica sem motivo aparente, ou ainda os casos de aspiração de corpo estranho.

Como diagnosticar  
A tosse na criança é um sintoma frequente numa grande variedade de doenças - alérgicas ou não, respiratórias ou não-respiratórias, indo desde resfriados e gripes até doenças respiratórias graves. Definir a causa da tosse nem sempre é uma tarefa fácil já que  não há um exame que seja definitivo para tal. O médico alergista se baseia nos protocolos para
investigação da tosse, incluindo uma história clínica detalhada seguida de exame físico cuidadoso.


Como são as características da tosse? Há quanto tempo começou? É seca ou tem catarro? Piora em algum horário, durante o dia ou à noite? Logo que deita? Na madrugada? Tosse após mamar? Ao acordar? A tosse se acompanha de outros sintomas? Há febre? Como está o estado geral da criança? Emagreceu muito? Está abatida? Tem alteração da voz ou rouquidão? Há fumantes no domicílio? 

Crianças podem ter crises de tosse ocasionadas ou agravadas pelo convívio com a fumaça de cigarro. Da mesma forma, as condições ambientais, como por exemplo, ácaros da poeira domiciliar, animais de estimação, focos de umidade, infiltração e mofo podem agravar a alergia e impedir a melhora da tosse.

Na sequência e baseado nos dados obtidos, o alergista solicitará exames e/ou testes alérgicos (na pele ou no sangue) para definir a causa da tosse.

Entenda melhor a tosse infantil
A tosse não é uma doena, mas sim um sintoma que precisa ser investigado. Xaropes não resolverão se a causa da tosse não for detectada e controlada, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Os remédios são úteis para aliviar o sintomas, mas o principal aspecto do tratamento é o reconhecimento da causa do problema. 

- A expressão "tosse crônica" não indica gravidade, mas define a tosse de duração longa, com mais de seis semanas.  A tosse de início recente é considerada uma tosse aguda.

- Na tosse por sinusite, a crise aparece algum tempo após o paciente deitar, tempo suficiente para escorrer secreção por trás do nariz, irritando a garganta. 

- Na tosse por refluxo, os episódios aparecem após se alimentar e deitar em seguida. Nos bebes ocorre principalmente após a mamada da noite. Crianças não devem mamar deitadas e só devem deitar uma hora após mamar.

- Na tosse por asma, rinite, associada à exposição aos aeroalérgenos, o tratamento não se resume a tratar crise. É preciso tratar a a alergia e a imunoterapia está indicada. 

Leia mais sobre a tosse - em adultos e crianças, clicando aqui.

272 Dê sua opinião:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 272   Recentes›   Mais recentes»
Julia disse...

Amei o site! A pouco tempo, por causa de minha tosse continua, fui ao médico e descobri que tinha variante de asma. Ele me passou o remédio Oximax (furoato de mometasona) por dois meses, 1 vez ao dia. Me ajudem, esse remedio engorda? Sei que é uma pergunta leiga, mas lutei muito para perder peso e não queria ganhar novamente por causa de um remédio. Caso dngorde, apenas dois meses é suficiente para fazer grande estrago?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Julia: fique tranquila. Oximax não causa aumento do peso corporal, mesmo quando usado a longo prazo. Os remédios inalados sob a forma de bombinhas são os melhores para tratar a asma, pois atuam mais rápido, têm doses menores (são formulados em doses mínimas - microgramas) e provocam menos efeitos colaterais. Gratos pela sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Meu filho tem 04 anos e tem alergia ao po. Ele tem acompanhamento mensal com una pediatra imunoalergista. Quando ataca ele tosse demais, una tosse ben seca. Ela me aconsekhou a fazer a imunoteraoia sublingual....Estou um pouco indecisa. Alguem ja fez esta imunoterapia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não posso opinar sobre seu filho pois não conheço seus dados clínicos. A imunoterapia sublingual tem objetivo não apenas de aliviar sintomas, mas de controlar a doença e evitar a doença. Publicamos um texto sobre este tema. Convido que leia
http://blogdalergia.blogspot.com/2011/01/vacina-sub-lingual-para-tratar-rinite.html Gratos pela visita.

thais disse...

tosse rouca e contínua mais a noite a tres dias, sibilos, sem febre. bebe de um ano. o que poderia ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Thais: os vírus que acometem o aparelho respiratório constituem a principal causa de tosse acompanhada de sibilos em bebes. Contudo, outros fatores podem causar os mesmos sintomas. Por isso, para fazer o diagnóstico é essencial examinar seu filho pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-lo e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

ola boa tarde, tenho um bebe de um ano que desde os 5 meses apresenta tosse, tosse e mais tosse desde entao ja foi tratado com varios antibioticos xaropes antialergicos bombinha de aerolincom espaçador bombinha de clenil, inalaçao com clenil berotec, atrovent bricnyl etc.. faço de tudo para nao ver meu pequeno tossir, ja fui em varios medicos que sao taxativos em dizer que é broqueolite, se é pq nunca melhora cm tds esses medicamentos? gostaria muito de marcar uma consulta cm vcs mas vejo que são do rio e eu estou em são paulo.. meu bebe esta com uma cirurgia da criptorquidia marcada a 4 meses que vem sendo adiada por causa da tosse, sofre muito com uma hernia inguinal..qualquer conselho para mim é bemvinda me ajudem por favor!!! a gostaria de saber tbm se pode ser alergia ao leite ninho? obrigada e que deus abençoe a todos pelo trabalho maravilhoso

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Por favor, escreva para nosso e-mail para que possamos orientá-la de forma adequada e indicar um local de tratamento especializado em sua cidade. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse nem sempre tem apenas uma causa, em especial nas crianças pequenas. É frequente que a tosse seja causada por mais de um fator. A rinite alérgica, por exemplo, pode causar tosse e se acompanhar de sintomas nasais como espirros, coriza e congestão nasal. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Vcs estao de Parabens, por passarem essas informacoes aos pais de criancas alergicas e asmaticas. Continuem dando explicacoes e esclarecimentos a esses pais preocupados!!! Agradecemos muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Gratos pela sua visita

Lohane Marques [LoLL] disse...

Olá! Meu filho de quase 2 anos, é alérgio, faz tratamento com alergista, com remédios (nazonex, zyxen, kaloba, etc) e com vacinas de dois em dois meses. Mesmo assim, tem tosses frequentes, tosse seca, de perder o ar....gostaria de ajuda, o que fazer para melhorar essa tosse terrível que o impede até de comer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lohane: infelizmente não posso ajudá-la pela internet. Não há um xarope ou medicação indicada para qualquer tipo de tosse. É essencial definir a causa da tosse do seu filho para poder indicar uma medida terapêutica, o que não é possível pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados em seu relato. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ola, meu bebe tm 2 anos e faz 15 dias q teve infecçao na garganta com tosse e febre, levamos ao pediatra receitou amocixilina, melhorou da garganta e febre mas tem crises de tosse so a noite de madrgada, o q pode ser???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não permitem fazer o diagnóstico da causa da tosse do seu filho. Aconselho que retorne ao pediatra e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

Vitor Ferreira Mól disse...

Meu filho tem um ano e 2 meses e está com uma tosse a aproximadamente 2 meses,levei ele ao pediatra e ele passou um xarope de refriado para tosse e antibióticos,depois passou prelone,e nada de melhoras,levei ele a um pneumologista,e ele receitou Desalex,esqueci de perguntar se era antialérgico,não sei mas o que faço a noite é pior

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vítor: Desalex é um antialérgico (antihistamínico). Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Cristina Portella disse...

Boa Tarde,

Meu filho tem 10 meses e desde seu primeiro mês apresenta sintomas de alergia, sendo que neste último mês ele está com o nariz muito entupido e escorrendo (o nariz dele nunca havia escorrido, apenas entupia) não sei mais o que fazer... Já faço nebulização com soro, lavo com rinossoro, ele toma remédios homeopáticos, mas não melhora o que posso fazer para ajudar meu pequeno?
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristina: se não ocorreu melhora mesmo com as medicações prescritas, é aconselhável que leve seu filho a um médico especialista em Alergia Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

oi bom dia meu nome é Nicoly , tenho uma filha com 2 anos , ela é alérgica a lactose pó domiciliar , faz fiz tratamento , passei por pediatra mas cada um passa um medicamento diferente , sempre qndo há mudança e tempo ataca a tosse seca com secreção e xieira np peito , qual o medicamento certo p mim esta dando á ela? poderia me ajudar ?obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nicoly: infelizmente não é possível atender sua solicitação pela internet. Para indicar uma medicação para sua filha é essencial conhecer seus dados clínicos e examiná-la pessoalmente. Aconselho que a leve a um médico especialista em Alergia. A nossa equipe está ao seu dispor, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Bom dia Dr.
Minha filha de 4 anos, durante o dia brinca como uma criança normal, sente apenas algumas dores no estômago na hora de alimenta-se, a noite que a coisa piora, já umas 4 noites que partir das 1 da manha ela começa a tossi repetidamente sem parar, não existe secreção ou catarro algum, e fica tossindo até vc acudir ela. Vossa opinião doutor(a).

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existem diversas situações que podem causar tosse noturna em crianças, como por exemplo: sinusite, asma refluxo. A sua filha precisa ser examinada para que seja diagnosticada a causa da tosse. Aconselho que a leve a um alergista. Gratos pela visita.

lucy araujo disse...

Percof é bom para tosse alergica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lucy: como explicamos no texto não existe uma doença caracterizada como “tosse alérgica”.
A tosse é um sintoma que faz parte de diversas doenças alérgicas, sendo as principais: a asma (ou bronquite alérgica) e a rinite alérgica (ou rinossinusite alérgica). Por isso, é essencial definir a causa da tosse para poder responder se o medicamento Percof está indicado. Gratos pela visita.

eunanet disse...

minha filha tem 4 anos e sempre tem crises com tosse, vomita muito quando tosse ,fizemos os testes de alergia e ela e sensível ao àcaro,ela faz tratamento com seretide ,nazonex,quando esta com crises inalação com atrovent e berotec e toma predsim por 5 dias mais já fizemos de tudo e mesmo com esse tratamento não sérvio,agora ele passou bombinha de aerolim também não alivia a crise ,e agora fez 1 mês q ela não para de tossir ,estou desesperada o q faço?

Anônimo disse...

Bom dia. Meu filho tem 2 anos. Ha 3 meses quando iniciou na escola tambem iniciaram as tosses. No começo eu achei q eram as doenças normais que pega quando entra na escola, mas depois de muitos xaropes (predsin,fluimucil,ambroxol,desalex) inalações, veio o diagnostico de alergia pela pediatra homeopata. Iniciamos o tratamento com homeopatia mas ja marcamos um alergista pqe precisamos descobir qual a alergia. Nesses 3 meses foram 4 episódios de febre. Sei que vcs nao podem diagnosticar aqui, mas tenho algumas duvidas: a tosse dele é mto intensa qdo dorme, o catarro nao solta. mesmo quando dorme sentado na cadeirinha no carro, o que possivelmente poderia estar causando essa tosse? se é alergia pqe os episodios de febre? ja reviramos tudo em casa, vamos trocar colchao, travesseiros, tirar tapetes. Mas desconfio muito do leite, sempre que toma mamadeira tosse demais. Obrigada. Marilia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marília: o seu relato sugere que seu filho possa ter uma rnite alérgica. A rinite é uma doença que parece simples, mas que pode provocar muitos problemas, em especial as infecções repetidas e a tosse nas crianças pequenas, As mamadas noturnas e refluxo podem agravar o rpoblema. Aconselho que leve seu filho a um alergista, Escreva para nosso email e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite alérgica: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eunanet: a tosse nem sempre é de tratamento e resolução fácil. Em crianças pequenas, mais de uma causa pode colaborar e manter o sintoma. Além disso, tratar não se resume aos remédios. É essencial analisar os possíveis fatores agravantes e corrigí-los. Incluem-se aqui as medidas de controle ambiental, correção de hábitos, correção de mamadas, tratamento da alergia (imunoterapia) . Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Cris Ferrarini disse...

Boa noite!!!
Amei o blog super esclarecedor mesmo, sei tb que não podem diagnosticar por aqui, mas tb sou uma mãe desesperada que não sabe mais o que fazer. Meu filho tem 3 anos e desde que entrou na escola desencadeou uma série de infecções até então normais, pelo convívio com os amiguinhos, tratando sempre com NASONEX, ZYXEM. Mas desde junho qdo teve pneumonia e foi tratado, teve um pequeno chiado e foi tratado com berotec, atrovent e antiobiotico Rocefin, teve que ficar internado para receber a medicação endovenosa pois via oral (ZINAT) não conseguia. Pois bem, houve uma melhora mas desde então a alergista desconfia de bronquite pois há 1 mês que não para de tossir, e há 3 meses tratava com flixotide, ontem disse pra eu pausar o flixotide e iniciar por 7 dias com aerolyn 4 X ao dia com espaçador e fazer com espaçador com SERETIDE de manha e a noite tb... to perdidinha. Já pensei inclusive em sair do serviço e tirá-lo da escola. afffff. Outra coisa até ontem a tosse era somente seca e de vez em quando hj a tosse piorou sendo que até quando ele vai falar tosse, mas não fica com falta de ar e nem a região da garganta afunda. Pensei em administrar PRELONE tb por causa da tosse mais frequente e com secreção limpa. Me ajudem por favor. Muito obrigada de coração. Soellen

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Soellen: o seu relato sugere que seu filho tenha uma rinite alérgica. A rinite parece uma doença simples e sem importância, mas pode gerar muitas complicações, como as que descreve: infecções repetidas, tosse crônica e a asma, entre outras. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" com dicas de tratamento. Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

Anônimo disse...

Olá ! Bom o caso da minha filha já chegou a ser desesperador ... ela tem rinite e sinusite desde 1 ano de idade , ela tinha muitas crises de amidalite (mensal) em 1 ano tomou 7 Benzetacil , já tomou todo tipo de medicação , antialérgicos ,antibióticos ,rinosoro diariamente . bom hoje ela tem 3 anos e 6 meses ,o problema continua quinzenalmente ,ela já passou com pediatra , otorrino fez a retirada das amigdalas e adenoide ,esta passando com alergista ! não sei mais o que fazer , só cuido da minha filha ,fico em casa ,sou muitoo rigorosa com a limpeza da casa , é tudo bem ventilado ,não sei mais o que fazer , já tirei o leite dela (agora só ninho sem lactose). preciso de ajuda , alguma indicação de especialista ! por favor estou desesperada não sei mais o que fazer , minha filhinha tem muitassss crises 2 3 por mês , perde muitas aulas , passeios e mais um monte de coisas .
Preciso de ajuda !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas não sei como posso ajudá-la pela internet, sem conhecer sua filha, sem examinar pessoalmente, em especial num caso complexo como descreve. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora para que possamos fazer a indicação que solicita. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Oiie meu Filho tem 02 anos, e ultimamente ele esta tendo uma quadro de tosse e coriza, a Tosse sempre vem a noite quando ele já esta dormindo, tosse muito, em seguida sempre provoca, já dei antialérgico, xaropes. e nada! o que voce me diria sobre isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As principais causas de tosse na criança com piora noturna são: sinusite, asma e refluxo gastroesofágico. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Gratos pela sua visita.

NAUANA AZEVEDO disse...

meu bebe tem 3 meses e foi diaguinosticada por uma pediatra com alergia respiratoria.nesse periodo de tres meses ela ja teve otite duas veses e esta sempre com uma coriza(verde)na garganta que faz muito barrulho quando ela respira ja tirei tudo que a medica disse que poderia causar a alergia respiratoria nela e faço inalaçao com o soro fisiologico mais nao melhora ela tosse muito durante a noite e nao foi resceitado nenhum remedio devo procurar um outro medico ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nauana: crianças pequenas têm características especiais e devem ser investigadas de forma minuciosa para que seja possível fazer o diagnóstico. O médico alergista pode trabalhar em parceria com o pediatra proporcionando um melhor resultado no tratamento infantil. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Minha filha está tossindo à noite. É uma tosse bem seca. Não tosse muito e nem tem crises. Mas qdo tosse, parece q vai engasgar. A pediatra dela disse que é refluxo. Irei iniciar o tratamento nos próximos dias. Fora isso não vejo nada mais de errado com ela. O que vcs me dizem?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer sobre a tosse de sua filha através da internet, baseado apenas nos poucos dados enviados e sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Gabriel Queiros disse...

Meu filho tem 9 anos, está tossindo há um mês, no início era uma tosse seca, e após tomar dois tipos de antialérgico e corticoide, a pediatra receitou antibiótico e outro antialérgico po 10 dias, logo após, o início do tratamento, começou a ter secreção(catarro), a secreção sessou, mas tosse continuou, fui a alergologista, que mandou continuar o tratamento com antibiótico, por fim, o tratamento de 10 dias acabou ontem, e hj, meu filho acordou com tosse "de cachorro" . Não sei mais o que fazer, nem tenho ideia do que esteja causando essa tosse!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gabriel: nem sempre é fácil detectar a causa de uma tosse. Até porque, pode ocorrer associação de mais de uma causa, em especial nos casos de duração prolongada (crônicos). Vale lembrar que além do uso de medicamentos, é importante afastar causas alérgicas para a tosse, como por exemplo, fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Além disso, um acompanhamento se faz necessário para excluir outras doenças ou complicações associadas.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Meu nome é sabrina e tenho uma filha de 3 anos que a pelo menos 3 meses está com uma tosse diária e eventualmente cises sequenciais. Realmente parece uma tosse alérgica. Levei ao pediatra e ele recomendou um tratamento de 3 mese de FLIXOTIDE E FLIXONASE duas vezes ao dia. Estou teminando o primeiro m~es e não vejo melhora nenhuma, muito pelo contrário, achei que a tosse aumentou e o nariz produzindo muita secreção. Não tenho nada em casa que possa provocar essa alergia (tapetes, cortinas, cigarro, pelúcias). Gostaria de saber se estamos no caminho certo ou se devemos procurar um alergista.
Obbrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. Da mesma forma, não existe uma "tosse alérgica" mas sim uma tosse causada por uma doença alérgica. Aconselho que leve sua filha a um alergista para investigar o tipo de alergia que está ocasionando a tosse. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Minha filha tem 1 ano e 3 meses a 1 mês e pouco ela tosse muito geralmente a noite ou ao amanhecer uma tosse cheia porém não esta com coriza e nem tem febre, se alimenta normalmente, já fiz varia nebulizações, já dei vários xaropes e anti alérgicos e ela continua a tossir as vezes parece que vai engasgar principalmente após mamar o que pode ser? Já fui a pediatra que passou alguns xaropes e nada resolveu. Vocês me dão uma sugestão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Crianças pequenas podem ter causas variadas para tosse, mas destacam-se: rinite (secreção pós nasal), sinusite, refluxo gastroesofágico, viroses e asma. Aconselho que leve sua filha a um alergista Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ola,minha filha tem 12 anos e esta com tosse com catarro,principalmente pela manhã à alguns dias.Outro detalhe durante o dia por exemplo, ela vai atender o telefone e limpa a garganta parecendo ter catarro parado.* este a bem mais tempo*O que pode ser?E qual especialidade médica devo procurar

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A causa mais comum de tosse na faixa etária de sua filha é a rinite alérgica, relacionada com secreção pós nasal e pigarro. Aconselho que a leve a um médico alergista.Gratos pela visita.

litattt disse...

Boa noite!
Há algumas semanas atrás, minha filha de 8 meses ficou resfriada. Esse resfriado se agravou e ela começou a ter oscilações na temperatura, chegando aos 38.2° de febre.
O pediatra dela, havia liberado para administrar em casa ibuprofeno e tylenol para febre e dores.
Em três dias, a febre não baixava e o nariz escorria muito e ela tinha tosse com chiado no peito.
Preocupada, decidi buscar uma segunda opinião médica, então a levei em uma clínica infantil particular, a Dra que me atendeu, receitou o Profenid.
Assim que eu cheguei em casa, a mediquei com este anti inflamatório e rapidamente a febre, a coriza e as tosses cessaram.
Porém ontem ao acordar, percebi que o rostinho da minha filha estava com bolinhas e manchas avermelhadas no rosto. No decorrer do dia essas manchas se espalharam pelo corpo todo dela e eu desesperada,corri atrás de uma terceira opinião.
Então a levei em outro pediatra do convênio dela que não soube me dizer se era sarampo ou alergia ao medicamento, já que ele disse que os sintomas são similares. Porém, me receitou o anti alérgico histamin e pediu pra que eu administrasse de seis em seis horas.
Ela já tomou 3 doses desse remédio e até agora não surtiu nenhum efeito, e pra piorar as tosses voltaram com mais intensidade e as vezes parece que ela vai perder o ar.
Não creio que seja sarampo, pois a febre baixou desde que ela tomou o profenid, e após o efeito desse profenid , está se alimentando melhor e tbm está mais disposta! Ah, também n houve quadro de ostite!
Mesmo assim eu estou desesperada em ver essa "urticária" espalhada pelo corpo da minha filha, gostaria muito de uma opinião, não saber o que ela tem me deixa preocupada demais! :(
Ps.: A Dra.que receitou o Profenid, havia alertado que ela poderia ter uma reação alérgica, mas que era raro demais isso acontecer!
Me ajudem

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Litatt: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia ao medicamento, mas infelizmente não é possível afirmar ou orientar pela internet sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog..

Anônimo disse...

Meu filho ta com1 ano e apresenta tosse seca rouquidao e febre oq pode ser e oq fazer nesse caso ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Crianças pequenas têm um sistema imunológico imaturo e por isso estão mais sujeitas a apresentarem febre e viroses respiratórias, mesmo que não sejam alérgicas. O primeiro passo é levar seu filho ao pediatra que trata dele. A tosse não é uma doença, mas sim sintoma de alguma doença. Por isso, xaropes não resolvem se a causa da tosse não for combatida. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

A 6 dias atras levei minha filha que faz 4 anos amanhã, no pronto socorro com tosse seca e febre. A pediatra passou loratadina (1× ao dia, 7 ml) e dexametasona (3× ao dia 15 ml), por 5 dias. Minha filha a noite ficava chorando muito, mas não tinha febre. Mas a tosse não melhorou. Agora ela esta com tosse, e hoje apresentou febre a noite de 37.8 g. Devo voltar ao pediatra? Ela esta se alimentando bem e durante o dia está bem, so as vezes da a crise de tosse. O que me indica, deixa o tempo ajudar a melhorar a toss?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Como existe um quadro infeccioso com presença de febre e manutenção dos sintomas após uso de loratadina e dexametasona, é muito importante que seja feito nova consulta com seu pediatra.
Obrigado pela vista.

Anônimo disse...

Minha filha de 5 anos há um pouco mais de 10 dias começou a espirrar,e um dos olhos ficou bem vermelho e lacrimejante. Agora surgiu uma tosse seca que começa de madrugada e não para. Levei ao pediatra que receitou Allegra por 7 dias(5 ml 2x ao dia) e Avamys (1 jato manhã e noite) por sete dias e após apenas um jato a noite por mais 20 dias. Para a tosse estou dando Vibral, mas não tem adiantado. A minha filha se alimenta bem, não apresenta febre, mas está muito cansada, com dificuldade para ir a escola. Moro em Santa Maria no RS e gostaria de uma indicação de alguma clínica, mesmo em PoA.
Agradeço muito em me dar uma resposta, porque durante o feriado de carnaval, só me resta ir para algum plantão e dar mais medicamentos que não irão ajudar a tosse da minha filha.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Para localizar um médico em Santa Maria ou em Porto Alegre, indico que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br). Clique na aba onde está escrito: “Público” e depois em : “Localize um especialista” Basta indicar o Estado e a cidade, e surgirão os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia na localidade mais próxima de sua residência Agradecemos sua visita ao nosso Blog da Alergia.

Nio vibe!!! disse...

Boa tarde,
Tenho uma filha de 6 anos de idade e ela está com 3 semanas de tosse alergica e essa semana piorou, antes era apenas a noite, e agora é constante, ela esta com um pouco de escorrimento nasal e a tosse piora a noite chegando a vomita depois de muita tosse, ele não tem febre nenhum outro sitoma, fui ao pediatra semana passada e o ela passou notus (5ml 2x), e kaloba (20 kotas 2X), ela ainda continua com a crise, gostaria de uma orientação.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
Obrigado pela visita

Beth disse...

Tenho uma bebe de 4 meses, gostaria de saber porque não pode mamar deitada, isso influencia na tosse, como?obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Beth: bebês e crianças pequenas têm propensão ao refluxo. Mamar deitado pode favorecer refluxo e por sua vez agravar quadros de alergia respiratória, predispor à tosse, infecções, etc. Agradecemos sua participação em nosso blog.

Sara Cristina disse...

Tenho um filho de 3 anos e ano passado(2013) ele teve uma tosse que durou de Março a Outubro, fiquei louca, ele passou o ano tomando remédios. Esse ano, assim que Março chegou, a rosse apareceu. Levei ele numa pneumologista/alergista e ela cortou coisas como amaciante, bolinhos industrializados,achocolatado, biscoitos recheados, biscoitos amarelinhos,chocolate, e pediu que dessemos preferencia ao leite de soja. Na hora da consulta perguntei se existia um teste que poderia ser feito para saber a causa da alergia, ela me disse que sim existe mas era necessário que a criança ficasse 90 dias sem ingerir antialergicos, o que no caso do meu filho seria impossível no momento já que ele estava numa crise aguda. A tosse dele dura o tempo inteiro, ele passa o dia todo tossindo, inclusive as madrugadas. E quando é madrugada é a madrugada inteira sem intervalos. A tosse é tanta que ele chaga a vomitar. Nos outros meses do ano ele fica bem. Alguma idéia de a que ele seja alérgico? Até que eu faça o teste e tenha certeza.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

meu filho sempre tem crises de tosse após as refeições as vezes ele tosse tanto que chega até a vomitar já levamos no médico mas o doutor passou um xarope ante alérgico pra ele mas n resolveu obs ele tem 2 anos e 4 meses alguém pode me ajudar? agradeço desde já obrigado

Anônimo disse...

gostei do site tenho um bebe de 1 e 11 meses q sofre bastante desde pequenino com tosse falta de ar, engasgos passou por uma broncopneumonia aos 10 meses... faz tratamento... ja tomou umckan prelone bronco vaxon finilar vixi tantos mas ainda nao esta bem... pena q moro tao longe se nao o levaria ai para ter um acompanhamento especifico....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse na criança pode ter causas variadas e nem sempre de origem alérgica. Por isso, é necessário examinar. Infelizmente, não é possível fazer o diagnóstico da causa da tosse do seu filho pela internet. Aconselho que retorne ao médico e peça uma nova avaliação. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que seu bebê possa ser alérgico. Para localizar um médico alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br). Clique na aba onde está escrito: “Público” e depois em : “Localize um especialista” Basta indicar o Estado e a cidade, e surgirão os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia na localidade mais próxima de sua residência. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Minha filha tem 3 anos des de 2 anos ela tem.uma tosse que parece esta com muito catarro mais levo no medico eles falam que ela não tem nada nos pulmões e passam anti alérgicos e não resolve nada faz raio x e nada não sei mais oque fazer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Crianças pequenas podem ter causas variadas para tosse, mas destacam-se: rinite (secreção pós nasal), sinusite, refluxo gastroesofágico, viroses e asma. Por isso, é essencial examinar para poder opinar. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Minha filha tem um ano e sete meses, está com tosse desde começou a ir à creche, quando logo nas primeiras semanas teve uma virose forte. O otorrinolaringologista passou clavulin. Hoje porém ela vomitou meia cinte minutos depois de tomar o antibiótico. Ela perdeu a dose e o tratamento? Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Informe o ocorrido ao médico que esta acompanhando sua filha, caso os sintomas se repitam.
Obrigado pela visita.

jeane disse...

Boa noite , gostaria de saber se o diagnostico do refluxo pode ser feito apenas com o exame de abdômen total? Minha fikha fez e deu normal, há dois anos ela apresenta uma tosse de engasgo, subita e geralemnte a noite. ESTOU muito aflita pois o medico acah que é asma porem eu acho os sintomas mais parecidos com refluxo, pq a tosse parece que ela se engasgou e é subita, asma é assim? Por favor me tirem essa dúvida

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jeane: não há um exame que seja definitivo para diagnosticar refluxo em crianças. A análise do médico é a base para fazer o diagnóstico. Escreva para nosso e-mail e receba a cópia PDF do livro sobre a Alergia onde este tema é abordado. Gratos pela visita.

Bárbara e Erick disse...

Ola minha filha desde que nasceu apresenta uma ronqueira no.nariz... Aos 2 meses ela teve a primeira bronquiolite, aos 4 a segunda e chegou a ficar internada, ela ja tomou varios tipoa de medicaçao.para melhorar. Berotec, atrovent nafrin na nwbulizaçao... Ja usou aerolin.no.espaçador... Tomou 2x antibioticos e muitoa corticoides
Ela no momento esta com 5 meses e o.nariz ronca.muito principalmente quando.vai.mamar... Ja fui em.muitos pediatras.. Ela ja foi diagnosticada com.alergia e refluxo... toma label e domperidona eu lavo as narinas dela 10 vezed.por dia.mais a.ronqueira nao melhora.. hj ela começou uma tosse seca.. To.com.medo.dela ficar novamente com a bronquioite.. Sou do es gostaria de uma ideia do q fazer ou uma indicaçao de especialista para.cuisar dela

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aldenir: a sensibilidade ao cachorro é individual e não é possível afirmar se o animal é a causa da alergia de seus sintomas pela internet. Aconselho que exponha seu temor ao alergista que trata de sua filha pois conhece seus dados clínicos, resultado de testes (na pele e/ou no sangue) sendo a pessoa mais indicada para orientar com segurança Convido que escreva para nosso email e enviarei para você a cópia do nosso livro. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bárbara e Erick: para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br na aba onde está escrito "Público" e depois no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Escreva para nós e receba uma cópia em PDF do livro: Alergia doença do século XXI Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

boa noite meu filho tem sete anos a cerca de um mês tosse todas as noites uma tosse seca e continua ja tentei com varios xaropes mas nada funciona é só ele deitar pra dormir que começa por favor me ajudem

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse infantil com piora noturna pode ser ocasionada por alergia e se relacionar com fatores, como por exemplo: secreção pós nasal, refluxo, asma (ou bronquite), etc. Contudo, não é possível apontar a causa no caso do seu filho pela internet. É necessário examiná-lo pessoalmente. Xaropes não resolvem se a causa da tosse não for detectada e controlada. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Boa noite, meu filho tem bronquite, e ja teve algumas crises de rinite q acabaram atacando a sinusite. Porem nrnhum remedio funciona para cessar a tosse. Descobri a dois dias q ele tem alergia moderada ao leite de vaca e a dois dias cortei tudo q tivesse leite. Mesmo assim ele continua tossindo. Fez endoscopia e deu ok. Escuto ele se engasgando qdo deita e tosse mais qdo deita e come. A medica disse q deve ser refluxo mas o medicamento q ela passou ( tipo omeprazol) eh comprimido e ele nao aceita nem misturado no suco pq eh mto amargo. Existe algum medicamemto para refluxo para crianca de 3 anos q nao tenha o gosto tao horrivel?

leandro lira disse...

Oi. A pediatra passou dois charopes antialergico para dar ao mesmo tempo. Queria saber se tem algum problema ele so tem 1 e 9meses

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leandro: não é possível opinar sem conhecer os dados clínicos de seu filho e sem saber quais foram os xaropes prescritos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Levei minha filha de 6 anos para consultar, pois tinha uma tosse a mais de 30 dias que nada resolvia, o diagnostico foi asma, aceitamos fazer o tratamento iniciado com inalação e injeção semanal de immunotech por 3 meses, agora a segunda fase a mesma injeção a cada 10 dias e flixonase spray nasal/alenia 1 x por dia a noite, notei que ela ganhou peso, e estou preocupada, essa medicação engorda, ou causa efeitos futuros de peso?
Andreia

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andreia: fique tranquila. as medicações inaladas nem a vacina não causam aumento de peso. Escreva para nosso e-mail e receba a cópia em PDF do livro sobre a Alergia.

Cleide disse...

Bom dia. Minha filha tem 2 anos e está tossindo tem 2 semanas,ora tosse parecendo que tem catarro,ora tosse um pouco mais seca.O nariz também ficou por 2 semanas escorrendo e entupido, agora está melhor porém ela esfrega muito ele a ponto de feri-lo, a tosse persiste. Tem uma pessoa que frequenta minha casa que é fumante, percebo que quando tem contato com a pessoa, agrava mais a tosse e a coceira no nariz. Mediquei por 5 dias com Descongex Plus gotas e tem 3 dias com xarope de maleato de dexcloferniramina+ betametasona, mais não percebo melhora.Podem me ajudar? Não tem febre.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não podemos afirmar a causa da tosse sem um exame físico adequado. Porém posso afirmar que a fumaça da queima do tabaco piora a tosse.

Anônimo disse...

Olá. Eu tenho um filho de 4anos que foi diagnosticado através de radiografias 3 vezes com pneumonia e mais 3 vezes com suspeitas por não ter comprovado com radiografias, mais o fato é que sempre ele apresenta crises de tosse seca ,febre e as vezes cansaço, antes de leva-lo a qualquer medico sempre eu faço o uso de nebulização ,xaropes anti-alérgicos e tento sempre controlar a febre mais mesmo assim nada serve, então quando levo aos médicos eles sempre passam antibióticos ,e o fato é que a 1 mês ele teve esse episodio e é sempre a mesma coisa os médicos só pedem radiografias e mais radiografias e nada se resolve , já levei em um pneumologista e ele não deu nenhum diagnostico e já não sei o que fazer e meu filho ainda tosse muito e tem horários que piora ainda mais .Peço que vocês me ajudem me dando alguma dica .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse na criança pode ter causas variadas. A alergia pode ser um fator agravante do problema. Por isso, aconselho que leve seu filho a um alergista para que seja investigada a causa da tosse. Gratos pela sua visita ao blog da Alergia.

Anônimo disse...

olá !gostaria de saber se alergia tem cura

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento adequado pode controlar a doença e permitir ao alérgico uma vida normal. A alergia tem causa gentética Por isso, mesmo estando bem, a pessoa estará sujeita a voltar a ter sintomas novamente. Gratos pela visita.

patrícia sutil disse...

Bom dia,
Meu bebê de 4 meses está com bastante coriza e muita tosse, quando ele começa a tossir não para, chega a faltar o ar. e geralmente a crise dá a noite e madrugada. Eu e meu marido temos q levantar ele e para tentar faze-lo respirar. O que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bebês pequenos têm via respiratória estreitada e sua imunidade é imatura. Por isso, podem ter sintomas respiratórios mais intensos resultantes de viroses respiratórias, sem que seja uma alergia. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. É preciso examiná-lo pessoalmente Aconselho que procure atendimento com o(a) pediatra dele. Gratos pela visita.

Greyce Kelli disse...

Ola minha filha começou ah 2 dias com uma tosse seca estou dando xarope allegra para tosse alergica so q agora ela esta com tosse e secreçao parece q tem cataro na garganta como faso p saber se e tosse alergica ou nao?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Greyce: A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Sugiro que leve sua filha a um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Minha filha de 1 ano e 1 mes apresenta tosse por uns 5 minutos apos alguma mamada noturna, quando ocorre. Ela tosse bastante mas depois para. Oq pode ser pois ja levei em medicos q passam xarope entretanto a tosse diurna para, essa da madrugada permanece!

Anônimo disse...

Olá, tenho uma filha de 2 amos e 5 meses, desde que ela tem 2 meses ela apresenta crises terríveis de tosse, as vezes seca, outras com catarro. Fica em torno de 1 hora e meia tossindo sem parar, vomita e para de tossir. Essas crises duram em torno de 2 meses, ou seja, tosse todos os dias, várias vezes ao dia e vomita tudo que come e quando não tem mais o que vomitar sai somente um líquido grudento, parecido com catarro. Passado esses 2 meses de sufoco, tudo se acalma por aproximadamente 5 meses, então começa tudo de novo. Além de acompanhamento a cada 15 dias com o pediatra (pois ela perde muito peso nessas crises), já levei no pneumologista que diagnosticou como rinite, sinusite e disse que ela está propensa a bronquite. Levei no otorrino (pois além disso ela ficava com infecção na garganta com frequência), então foi diagnosticada com amigdalite, fez cirurgia para retirada das amígdalas e adenoide. Levei no gastro foi diagnosticada com refluxo gastro-esofágico, fez rx contrastado, endoscopia e biopsia de esôfago, que confirmaram o diagnostico. Por fim levei ao alergista que diagnosticou, através de exames de sangue, alergia a proteína do leite de vaca. Agora não sei o que pensar, qual é a causa da tosse? Como posso controlá-la? E será mesmo que ela tem tudo isso? Por favor me ajudem pois não sei mais a quem recorrer, pois os profissionais que atendem minha filha filha falam por meias palavras, só dão importância ao que ele diz e se eu não ficar perguntando, me informando, pedindo para fazer exames ninguém me informa nada. Mas sei que sou leiga, que preciso de mais informações para agir corretamente. Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não é possível afirmar a causa da tosse de sua filha pela internet, sem examinar pessoalmente. A tosse é um sintoma e não uma doença Por isso, identificar a causa é a base para o tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliaá-la pessoalmente e prestar esclarecimentos de forma mais apropriada.Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível afirmar a causa da tosse em sua filha pela internet. A tosse noturna na criança pequena pode ter causas variadas, mas destacam-se o refluxo gastro esofágico, a asma e a rinossinusite.
Aconselho que a leve a um alergista para que seja investigada e detectada a causa da tosse. Gratos pela visita.

LÍVIA TRINDADE disse...

Olá, minha filha tem 2 anos e 8 meses. Depois que entrou na escola, começou a apresentar vários resfriados e tosses comuns ao convivio com várias crianças. Há +/- 2 meses recomeçou com tosse um pouco rouca, cansaço e 2 episódios de febre baixa. A pediatra suspeitou de pneumonia e receitou nebulização com aerolin 4x ao dia, predsin e antibiótico (novamox). Ela ficou boa depois de toda essa medicação, porém depois disso, vira e mexe vem a tosse seca de novo. Fica 1 semana boa depois na outra lá vem a tosse de novo. A tosse sempre ataca durante o dia, á noite ela dorme bem e não tosse nenhuma vez sequer, o problema é depois que acorda e começam as crises de tosse.
Sei que não podes dar nenhum diagnóstico pela internet, mas gostaria de alguma orientação de como proceder e o que parece ser este problema.

Grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lívia: crianças pequenas têm imaturidade imunológica. A convivência em creches pode facilitar o aparecimento de viroses respiratórias. As crianças que têm história familiar e pessoal de alergia podem evoluir com sintomas mais persistentes. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista para uma orientação mais específica. Convido que escreva para nosso e-mail para receber uma cópia em PDF do livro: "Alergia doença do século XXI, onde abordamos o tema. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Minha filha tem 7 meses ela ta tossindo muito e ta com muito catarro levei ela no upa e fizeram raio x e exames de sangue disseram que ela tavacom bronquiolite internaram e a tosse não passor disseram pra mim que era coqueluche. ela ficou na sala de isolamento e na manhã seguinte na troca de plantão uma pediatra mas esperiente falou que o raio x e auscultor o peito dela disse que nao tava muito ruim disse que é refluxo e me liberou passou amoxilina por 10 dias e os outros pra continua dando ela melhorou um pouco o catarro mas a tosse continua o que eu faço devo confiar nela,esperar acabar os remédios. ou procurar um especialista .so tem 5 dias que ela ta tomando a medicação,me ajudem!obrigada !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível fazer diagnóstico ou opinar sobre o tratamento de sua filha pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

OLA boa tarde ... minha filha de 5 anos começou no mes de junho com uma tosse produtiva e tambem catarro no nariz , dei charope o pediatra receitou 2 antibioticos e nada ela durou por 2 meses ai dei um charope chamado transpulmim , foi oq curou ela . pasando um mes ela teve so o catarro no naris dei novamente o trasnpulmim ela ficou boa , levei ela na pediatra e ela falo que era rinite passou anti alertgico ai ela teve uma tosse com catarro dei o ante arlegico e não passou , so com outra vez o transpulmim que ela ficou boa ....... a pergunta é sera que é realmente rinite senho que ela so tem a tosse e o ati alergico não resolve?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não posso ajudá-la. Não é possível afirmar a causa da tosse de sua filha sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.

Anônimo disse...

boa tarde
tenho um filho de 4 anos e até aos tres anos foi sempre saudavel a partir dai todos os meses tem de tomar antibioticos está sempre doente, começa com muita tosse seca e passados uns dias tem febre baixa, já foi a vários medicos e não dão importancia devida ao assunto, faz RX e nunca tem nada nos pulmões, os pediatras tudo que receitam ele melhora umas semanas e depois torna a recair, já não sei onde hei de ir nem o que hei de fazer mais o ano passado tomou oito vezes antibiotico, este ano está outra vez nisto

Elisabete T disse...

Meu filho tem 4 anos em agosto ele foi internado por bronquiopneumonia por bactéria e teve o pulmão esquerdo totalmente comprometido. Quando teve alta os exames acusavam que estava tudo nomal. 2 meses depois ele começou a ter esses quadros de tosse que começaram fracas ou só a noite ou só de manha sempre tratadas com medicamentos e curadas facilmente mas agora estão porando a 20 dias ele começou a ter crises fortes a noite e pelamanhã ai tratamos com desloratadina e acetilcisteína por 5 dias curou apó uma semada que terminou o tratamento a tosse voltou mas agora é o dia todo e até enquanto dorme. Inclusive ele range muitoos dentes logo que pega no sono e quando se vira no meio da noite. Tenho algumas dúvidas. Isso pode ser uma sequela da pneumonia? O ranger dos dentes pode ter ligação com a tosse? Outra coisa fui examinar o ouvidinho dele e percebi que dentro tem um machucado que parece um corte de unha pode ter algo a ver? Notei que mesmo quando ele não esta com tosse se limpo o ouvido dele com cotonete tosse bastante por isso a dúvida. Outra dúvida tenho um viveiro com 13 hamster sírio dentro de casa procuro sempre manter limpo e ele não tem muito contato com eles mas ficamdentro de casa isso pode ocasionar a tosse? E que tipo de exames posso fazer para saber omotivo da tosse se for alergica? Se puder ajudar agradeço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Crianças pequenas podem fazer infecções repetidas em decorrência de uma alergia respiratória como a rinite alérgica. Contudo, existem outros fatores associados e é preciso examinar seu filho para poder emitir um parecer. Aconselho que o leve a um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elisabete: infelizmente não é possível emitir um parecer pela internet, sem examinar seu filho pessoalmente. A tosse não é uma doença. É um sintoma e deve ser pesquisada sua causa. Fatores ambientais pode influir e o fato de ter um viveiro com 13 hamsters em sua casa pode constituir um fator agravador e/ou mantenedor do problema. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que seja avaliado de forma criteriosa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro "Alergia, doença do século XXI". Gratos pela visita.

Ariana Santos disse...

Boa tarde!Minha filha tem 4 anos e com 8meses teve bronquiolite e ai tudo começou, ja passamos por vários pediatras e pneumologista e nada resolveu ela nunca teve falta de ar e os remédios comuns usados como salbutamol,seretide,prednisolona, Antialergico, singulair 5, remédios para o nariz nazonex,rilan, entre outros e nada mesmo com o preventivo sempre entra em crises d tosse passa 3 a 4 dias tossindo sem parar so para quando dorme e sempre começa com o mesmo sintoma nariz totalmente congestionado,coceira nos olhos e nariz,espirros e as vezes roca. Por favor alguém pode me ajudar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ariana: o seu relato sugere que sua filha possa ser portadora de uma rinite alérgica, que é causa frequente de tosse em crianças. Aconselho que a leve a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Fiquei contente de encontrar esse site. Há vários dias venho pesquisando causas de tosses e sintomas de alergia, asma e bronquite. Mas não consegui chegar s conclusão nenhuma. Não consigo identificar a causa da tosse da minha filha. Espero que possam me ajudar!
Fizemos uma viagem e ela ficou exposta ao ar condicionado. Assim começou a tossir a noite. Ela tem 9 anos, boa saúde. Não tem ficado doente, mas essa tosse aparece de madrugada e a deixa sem ar. Ela toma remédios homeopáticos mas não cortou. Então resolvi fazer um teste, fazendo inalação antesde dormir com AAerolin nebules e qdo fazemos ela não tosse ou tosse muito pouco.
Essa tosse que a deixa sem ar não é prolongada. Com 4 ou 5 tosses ela já fica puxando o ar com dificuldade. Assim que chego ao quarto a a calmo e mando respirar devagar e ela volta s dormir rapidamente.
Oque me dizem?
Pode ser asma, alergia ou emocional?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico e afirmar a causa da tosse de sua filha pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato. É preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet é perigoso e pode incorrer em erro. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar sua filha e prestar esclarecimentos, Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Doutores da Alergia minha filha tem 1 ano e tres meses e teve pneumonia quando completou um ano,fiz todo o tratamento e gracas a Deus se curou., mas por volta de um mes apos sua cura da pneumonia ela iniciou uma pequena gripe que sumiu mais ficaram as tosses que as vezes sao secas, as veses com um pouco de secresao . Isso ja esta durando mais ou menos um mes e meio., ela ja tomou antialergico(alegra)por 10 dias, xaropes com um pouco de antibiotico por uma semana, e agora ja tem uma semana sem tomar medicamento e ainda continua tossindo as vezes de madrugada, e sempre pela mnha. Por Favor me ajude pois estou gestante de novo e essa tosse dela esta me tirando o sono.

Anônimo disse...

Meu bebe de 8meses está com crise de asma alérgica está tossindo muito que chega até vomitar o que devo da a ele pra aliviar mais a tosse,, a médica dele passou o prednisolona pra ele já está com 3 dias que ele toma isso nada aconteceu esta do mesmo jeito me ajude.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Resposta aos dois ultimos comentários anônimos: não é possível afirmar a causa da tosse na criança sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procurem atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

ola minha filha tem rinite alérgica tem crise de tosse que dura uma semana os médicos aqui nao se interessa muito e passa qualquer remédio queria saber o que vcs mais indica ela ja tomo desloratadina ebastel, koid d e alegra o que faço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Remédios e xaropes não adiantam se a causa da tosse de sua filha não for detectada e controlada. Por isso, não é possível medicar pela internet. É preciso examinar sua filha pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Ola,meu bebe de 3 meses tosse muito,uma tosse seca e quase sempre vomita,fiko desesperada pq o vomito eh em grande quantidade,o que pode ser,me ajudem!

Jorimar Alves Rabelo disse...

Meu filho tem 05 anos e quando ele corre ou pula demais, ele tem um acesso de tosse seca e um chiado, isso acontece muito pela madrugada... me ajudem!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá,boa noite. Tosse em crianças pequenas pode ter várias causas, e o vômito pode ser desde consequência do esforço para tossir,até a própria causa da tosse. Portanto, procure o atendimento médico, para que seu bebê não sofra mais com esses episódios. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Josimar Alves Rabelo, boa tarde. A tosse em crianças de 5 anos podem várias causas, porém, tosse relacionadas a estímulos físicos e agitação, podem ser causadas por Hiper-responsividade brônquica, asma por exercício, quadro esse que pode necessitar de medicação pulmonar. Procure um(a) alergista para avaliação e tratamento do seu filho. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Oi....estou com falta de ar, o peito chiando e tosse. Hoje tomei injeção de diprospan, já não era para ter passado? O efeito não é imediato?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O efeito da injeção não atua em todos os tipos de tosse. Portanto, é recomendado que retorne ao médico para nova avaliação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

BlueExtreme disse...

Oi meu nome e Janaína tenho um filho de 4 anos e ele tem muitas tosses com catarro no peito,faz tratamento com pneumo e acusou de rinite ,bronquite e fez exames de refluxo e deu episódios isolados de refluxo, ele usa clenil com espassador e avamys no nariz e quando as crises estão muito fortes uso aerolin..brinca normal come normal não tem febre minha pergunta e refluxo as tosses são catarrais? E as crises deles quando vão iniciar sempre começa com espirros e coriza ai já espero q vira AA tosses ...tirem minha duvida obrigada...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Janaína: é comum que a rinite (alergia nasal) seja o inicio da reação alérgica, desencadeando a tosse e demais sintomas. Por isso, é muito importante priorizar seu tratamento A medicação (Clenil inalado com espaçador e Avamys nasal) são importantes. Mas, é recomendado nos casos de rinite alérgica infantil que seja feita também a imunoterapia (vacina para alergia) e o controle de ácaros da poeira em sua casa. Tratar não se resume a tomar remédios. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

kamila f disse...

Boa tarde minha filha tem 3 anos e 10 meses e toda mudança de tempo ela começa com tosse as vezes coriza levamos ela no otorrino ele disse que ela estava laringite e receitou inalação com clenil A, berotec e atrovent 3x ao dia por 7 dias mais prelone de 12/12 por 3 dias, avamys uso continuo 2 jatos em cada narina mais fluimare uso continuo 4x ao dia.....ja faz 19 dias e a tosse amenizou mais nao melhorou tem hora ela tosse muito, dei um intervalo e fiz mais 5 dias de inalação com os medicamentos mas a tosse nao melhora.....o prelone sera que posso dar novamente? Desde ja obrigada kamila.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Kanila: a base para tratar a tosse na criança é definir a causa do sintoma. Por isso, não adanta repetir o Prelone sem que a causa seja combatida e controlada Aconselho que retorne ao alergista que examinou sua filha para uma nova orientaçãoo. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Bom dia, minha filha tem dois anos e 11 meses, teve recente otite e amidalite, foi medicada com Sinote Clav e Finilar G, e agora começou com uma tosse pela manhã, aproximadamente crise com uns 20 minutos, estou desconfiada que pode ser alguma alergia, pois é só acordar e começa, posso dar desloratadina?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse não é uma doença. É um sinal de que alguma doença está causando a tosse. Por isso, não recomendo que dê a medicação para sua filha sem orientação do(a) alergista que trata dela. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Fabiana Monteiro disse...

boa tarde...meu filho de 5 anos esta a 47 dias com tosse e muito muito catarro...começou com uma secreçao na garganta e tosse seca..tomou zixem...piorou..a tosse ficou intensa...tomou claritin d e fluimucil...não adiantou...mudou pra alegra e fluimucil e clenil a...nada...foi pra koid d,brondilat e clenil a....nada denovo...agora esta tomando claritromicina e fluimuc a 7 dias e continua com muita tosse e muita muita secreçao...a alergologista disse não ter mais o que fazer....por favor me deem uma luz...mamãe desesperada...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiana: compreendo seu sifrimento e gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível opinar sobre a tosse do seu filho pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

Olá! Bom Dia! Meu filho tem 10 meses e desde os 2 meses ele vem apresentando com frequência nariz escorrendo secreção, tosse carregada e em algumas vezes febre. Na primeira vez que apresentou esse quadro a pediatra pediu raio x do tórax pensando na possibilidade de enternamento, mas graças a Deus não foi necessário. Todas as vezes que ele começa a gripar imediatamente a tosse aparece junto com corize e peito xiando, a Pediatra sempre fala que é mais alérgica do que viral, mas o que eu faço? existe teste alérgico para essa idade? ele sempre toma alivium, prelone, nac pediátrico faço a limpeza das narinas com rinossoro e faço nebolização com soro e berotec. Agora nessa ultima gripe a Ped prescreveu velamox e montelair. O que vcs me aconselham? morro de pena de ver meu filho assim. Será que o leucofen não seria melhor que o montelair? Estou no aguardo de uma ajuda. Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O tratamento da alergia respiratória no bebê não depende de testes. A base é a avaliação clínica realizada pelo(a) médico(a). Aconselho que siga a orientação da pediatra que trata dele. Se for o caso, ela encaminhará ao alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá. Boa noite tenho uma sobrinha de 02 anos e desde os seis meses ela tem muita tosse e corrimento no nariz e sempre apresenta febre durante três ou quatro dias e sempre que vai ao médico passam antibiótico para ela e quando ela termina de tomar o efeito é apenas de uma semana.Ela tem crise duas vezes ao mês. Polaraminie é um antialergico ela pide tomar passado pelo pelo pediatria .Obrigado o site de vocês é muito bom

Anônimo disse...

Minha bebe tem 1 mês e 17 dias e no segundo dia de vida percebi chiado no peito e espirro.Esse dias pegou uma virose e foi hospitalizada assim que teve alta começou a tossir,nariz entupido.Logo foi hospitalizada novamente com bronquite.Mas o ponto é que logo que nasceu não tomou leite materno e sim leite de vaca,ja esta no 4 leite e tem muita cólica,gases e ressecamento,ate ocasionou uma hernia umbilical,esta tomando leite de soja com 1 mês e 17 dias ,e as cólicas diminuíram,mas o ressecamento não.Isso tudo pode ser um quadro de intolerância a lactose e soja? Me ajuda!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que sua sobrinha possa ter uma rinite. Aconselho que a leve a um(a) especialista em Alergia para que receba uma orientação adequada. Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bebês e crianças pequenas têm características próprias: seu organismo é imaturo e as vias respiratórias são mais estreitas, Além disso, a imunidade ainda é imatura. Por isso, podem ter sintomas que podem se confundir com alergia. Não é possível opinar pela internet. É aconselhável que seu bebê seja avaliado por um(a) especialista em Alergia. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Gustavo Henrique disse...

Boa noite minha filha tem 1e2 meses o pediatra a receitou maleato se dexclorfeniramina para tosse alérgica porem nesse periodo ela teve com a garganta inflamada então receitaram também amoxilina posso continuar dando a ela o maleato de dexclorfeniramina juntamente com o amoxelina ? Não faz mal ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gustavo: sim.Pode associar os dois medicamentos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

jessica disse...

ola! tenho um filho de dois anos e depois de um banho de pscina a tarde apresentou frebe, e gripe a frebe não esta tendo mais mais esta com uma tossi mais a noite quando dormi catarro no nariz, estou dando aerossol com soro e bisolvon, já dei o xarope bisolvon não parou a tossi mudei pra abrilar e a tossi continua. ele e alérgico ao leite, trigo, ovos e marisco ele toma alegra pra alergia o IGE dele esta alto, e quando ele come que mastiga da uma coceira no ouvido, sera que essa tossi e alérgica?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Jessica, boa tarde. A alergia alimentar pode apresentar-se através de sintomas respiratórios, apesar de ser mais raro. Porém, se ele vem apresentando tosse persistente há tanto tempo, leve-o para ser examinado, ou pelo(a) pediatra ou pelo(a) alergista que o acompanha, até para avaliar se existe a relação entre a tosse e seu quadro de alergia alimentar. O que pode não ocorrer, e essa tosse ser ocasionada por outro motivo. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Ola boa noite! Minha filha tem 4 anos e está com uma tosse a mais de um mês, um chiado no peito e um ronco ao dormir, levei no pronto socorro a medica passou a azitromicina por 5 dias com predsim, agora levei na pediatra dela e passou bactrim por 15 dias, estou na duvida se dou a medicação ou levo em um pnemologista. A primeira medica disse que ela tava com algo no pulmão e não passou raio x, a segunda disse que o pulmão tava limpo.obrigada o blog é muito bom, vou acompanhar sempre

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa noite. Infelizmente não é possível julgar o tratamento do seu filho baseado apenas nos poucos dados enviados É essencial analisar de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-lo e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Anônimo disse...

Oi Boa Noite!
Tenho um bebê de 8 meses, quando ele tinha menos de um mês ele apresentou um quadro alérgico sem febre demorou uns 15 dias pra se recuperar, desde então pelo menos de 2 em 2 semanas ele fica com coriza de dia e nariz entupido quando dorme e agora ele está com uma tosse seca q ataca mais à noite a coriza e com um pouco de chiado no peito levei no medico ele me passou hidroxizina e inalação 5 vezes ao dia.Bom minha preocupação é o cansaço por que com este procedimento o cansaço e o chiado não para na hora é normal ou tenho q procurar o medico na hora...obrigadO desde já blog mto bom parabéns pelo travalho.

willian disse...

minha filha tem dois anos de idade desde os sete meses de idade tem umas manchas no rosto branca as vezes cossa e fica vermelha e escamando .a dermatologista disse que pode ser dermatite alérgica a parti dessa idade parei de amamentar passei a dar leite de vaca e cabra devez enquando está com uma tosse seca as vezes com secreção no nariz só alivia com celestrat e acebrofilina na ultima semana esteve com dor de ouvido será que ela tem alergia de leite ou derivados ?vcs ai tem um consultorio para atendimento sou do interior do rio e estou procurando uma alternativa para tratar este problema se souber de alguem em nova friburgo e poder me indicar obrigado e parabens pelo trabalho blog nota 10

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Willian: o seu relato sugere que sua filha seja portadora de dermatite atópica. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Nova Friburgo, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Francielli Rangel disse...

Meu filho tá tossindo já faz 15 dias estou preocupada já levei no à legista passou bombinha antibiótico ele está tomando já fz 24 horas e continua a tossir o q faco

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Francielli, boa tarde. Se mesmo com o uso das medicações, seu filho não está apresentando melhora, provavelmente ele terá de ser reexaminado. Entre em contato com seu(sua) médico(a) assistente, para que suas dúvidas possam ser sanadas. Obrigado pela visita.

Malukete >>a >>P!$tole!r@ {Perfeitinnhann} disse...

Oi meu bebe. Quando nasceu ficou cansado e foi 1 dia no bersario com oxigênio e capacete.a medica disse que meu bebe tem obstrução no nariz. Depois quando meu bebe saiu ficou mas 20 dias enteenado por conta se uma baquiteria hospitalar. Começo de meningite. Com 2 meses fOI socorrido pro imip com ansaso. Toce e chiado. Possou 7 dias o mesicou faliu que era infecção respiratória. Chequei em casa levei ele ao posto de saúde a pediatra passou predsim por 5 dias por conta do chiado. Afora com 3 meses meu bebw esta respirando 3 vezes com chiado e toce quando dorme e quando esta acordado e as vezes qua do mama. Levei pro pediatra. Ela passou predsim novamente e disse que se ele cansace eu leva para emergência . sera que o predsim vai funcionar. Eu n sei i que fazer por favor me ajude. Morem recife Pernambuco. Casa amarela .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bebês têm características especiais. Seu organismo é imaturo. As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura. O seu relato não sugere que os sintomas que descreve sejam causados apenas por alergia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Joana disse...

Boa noite! Minha filha tem 01 ano e meio e passou praticamente todo o mês parecendo estar com resfriado, nariz escorrendo, tosse noturna principalmente quando dorme e levei ela no postinho da minha cidade. A médica disse que é alergia respiratória e receitou loratadina 5 ml 01 vez ao dia. Mas vi na bula que esse medicamento é pediátrico acima de 02 anos. . Gostaria de saber se a dose é segura?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Joana: embora a bula indique para crianças acima de 2 anos. o médico poderá prescrever em crianças menores, de acordo com a necessidade de cada caso. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Luciane disse...

Boa noite pessoal! Minha filha tem rinite alérgica. E eu canso de gastar com os medicamentos e essa menina não melhora. Eu comento que entra essa época do ano tudo começa. No ano passado, neste mesmo período, foi antibiótico atrás de antibiótico e início de pneumonia. Agora esse ano já começou tudo de novo. Ha 15 dias atrás tomou antibiótico e nesse exato momento está com um tosse com catarro que não passa. Eu fico desesperada. Essa criança não melhora. Agora estou usando mais uma vez o alegra, noex e inalação com clenil A e aerolin nebulis. Eu não sei mais o que fazer. Marquei consulta com especialista. Comentei com a pediatra que eu acho ela uma criança pálida e vive com olheiras. Vamos esperar a próxima consulta. E o que vcs acham??? Aí penso que a minha casa só bate o sol da manhã...será que é isso? Não tenho cortinas e tapetes nos quartos...sei lá, não sei mais o q fazer....

Anônimo disse...

Boa noite!
Estou dedicando meu filho(12anos) com kaloba 2xdia.
Posso dar também o celestamine e profenid junto?
Ele está com sintomas de resfriado e sinusite
Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luciane: a tosse na criança pode ter causas variadas e nem sempre está relacionada com a alergia. Mas o seu relato sugere que sua filha possa ter uma rinite alérgica que pode ocasionar complicações, entre estas, a tosse. a avaliação pelo(a) médico(a) especialista orientará o diagnóstico e o tratamento. Escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com e enviaremos o livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

André Halley disse...

Bom dia, tenho um filho de 4 anos que já foi constatado com aumento da adenóide e que o caso é cirúrgico, mas a cirurgia não pode ser realizada devido a uma tosse que persiste a pelo menos uns 40 dias (somente a noite).... Nesse período já fizemos tratamento com soro fisiológico e alguns remédios.... Hoje usamos o soro e celestamine gotas, mas nada parece resolver, quando chega a noite não para de tossir (praticamente só a noite a tosse vem).... O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A tosse é um sintoma e não uma doença. Por isso, é preciso pesquisar a causa do problema. Os medicamentos não curarão a tosse se a causa não for detectada e combatida. Aconselho que retorne com seu filho ao alergista que trata dele e peça uma nova avalçiação, uma vez que não houve melhora com o tratamento prescrito. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde..tenho um BB de 3 meses..com um mes foi internado com bronquiolite e apos 7 dias teve alta..desde então apresenta uma tosse como se estivesse com o peito cheio..mas sem nenhum outro sintoma..sem febre ..sem coriza..e respirando normalmente.
Já levei no médico e fez vários exames e o pulmão está limpo, dizem q o catarro está na garganta .
Gostaria de saber se é comum este pigarro frequente lembrando q ele tem um " leve refluxo".

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para emitir um parecer sobre seu filho sem examiná-lo pessoalmente. Vale ressaltar que a bronquiolite é uma infecção causada por um vírus chamado sincicial respiratório e que acomete crianças pequenas. O problema é que após a melhora da bronquiolite, o tecido pulmonar e respiratório permanecem inflamados por muito tempo e por isso, a criança fica sujeita a ter . episódios catarrais repetidamente, Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anny S.S disse...

Bom dia. Gostaria que me informassem o e-mail de vocês. Meu nome é Elaine de Souza dos Santos Sasahara. E meu email é Laini_001@hotmail.com

Michelle Almeida disse...

Amigos, moro em rio das Ostras. Minha filha tem quase 5 anos e mais ou menos há um ano começou com MTA tosse e Chieira.. Gostaria de saber se possuem médicos de vcs que atendam mais perto ou somente no rio.. Me enviar o endereço por favor. Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Anny: nossos e-mails são: blogdalergia@gmail.com
ou
alergiapgrj@yahoo.com.br Obrigado pela visita.

eraldo eraldo disse...

Ola tudo bem ? Bem meu filho tem 3 anos e ao acordar e antes de ir pra creche dou leite de cachinha (de vaca) com nescau pra ele porem em seguida ele tosse e vomita ....as vezes quando começa a tossir bebe agua e para...se ele corre muito tbm começa a tossir sera que ele tem alergia ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eraldo: é possível que sim, mas não posso afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que o leve a um(a) alergista para que seja examinado e possa confirmar a causa da tosse que seu filho apresenta. Gratos pos sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michele: você pode localizar o alergista em Rio das Ostras no site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

meu filho tem 4 anos esta com rinite alergica foi indicado a bombinha mas tenho medo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Você não informou qual o nome da medicação prescrita para seu filho. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) enviando esta informação. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Vagner silva santos disse...

Minha filha de 3 anos está com uma crise de tosse agora só tosse mais a noite quando está dormindo, antes disso ela toma sempre toma mamadeira mais quando tosse muito vomita tudo!! Será que é tosse alérgica ou alguma infecção ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Se uma criança mama deitada ou deita logo após mamar, tem gRecomenda-se nunca mamar deitada ou dormindo. E as crianças só devem deitar no nínimo 40 minutos após mamar. randes chances de tossir seguido de vômitos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

Olá, minha filha está com tosse seca a mais de 15 dias, é horrível o barulho da tosse, piora muito assim que deita, será que isso é uma tosse alérgica, o que devo fazer a priore, devo procurar um alergista, pediatra ou um otorrino, preciso de esclarecimento pra entende o que acontece com ela, uma vez que já tomou xaropes e xaropes e nada?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Sugiro que leve sua filha a um(a) alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

meu bebê tem um ano e dois meses e vive com nariz escorrendo tosse e peito chiado ja passei com 4 pediatra e nenhum resolveu o problema dele ja fez exame de sangue e nao deu alergia de nada, semana passada ele tomou por ste dias salbutamol e prelone e nada de resolver agra ela vai usar bombinha com espaçador nao sei o que faço pois acho ele muito novo pra isso me ajudem por favor.

scila disse...

Oi boa tarde meu filho tem rinite alérgica no momento está em crise e durante a noite está com quando intenso de tosse , mais agita ele deu pra tossir e ranger os dentes será que tem alguma relação com a alergia ou seria outra coisa ?

Lorah disse...

Minha filha apresenta tosse seca desde abril (coincidentemente qdo começou a tomar leite de vaca aos 2anos)
Recentemente foi diagnosticada com rinite e está usando Avamys, o que ajudou mto a melhorar o quadro, mas a tosse seca continua. À todos os médicos que pergunto se pode ser do leite me dizem que não. Será que é válido cortar o leite e derivados para ter certeza? E se for seria intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A avaliação da alergia na criança pequena não se baseia em testes pois nessa faixa etária não é comum que os testes já sejam positivos. Aconselho que leve seu bebê a um(a) especialista em Alergia para uma avaliação do seu caso. Estamos ao dispor caso more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Scila: a tosse infantil pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. O relato de ranger de dentes sugere que possa ser um caso de bruxismo Até hoje não se sabe a causa exata do bruxismo. Questiona-se a possibilidade de resultar de má oclusão dentária, por hábitos (exemplo: chupeta). Alguns estudos questionam o bruxismo com doenças alérgicas respiratórias, mas esta relação não está bem comprovada. Parece estar relacionado de forma significativa ao estresse tanto emocional como físico. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A dieta sem leite e derivados só está indicada quando há um diagnóstico comprovado. Não existe comprovação científica de que o leite de vaca poderia ser a causa única de uma tosse. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Ueire Mello disse...

á minha filha está com uma tosse muito forte , nas horas em que ela está dormindo principalmente a noite levei ela no médico batemos um raio x e está tudo normal o pulmão dela está ok. A médica de plantão falou que podia ser uma tosse alérgica passou alguns remédios anti alérgicos só que até agora essa tosse não para i ela não está comendo nada devido a isso .. Ela tem 1ano e sete meses . oq eu devo fazer.

Josiane Silva disse...

Boa noite minha filha tem 2 anos de idade ele teve indicio de pneumonia com 10 meses deste de então ela vem tendo sempre esse indicio . toma vários antibióticos e melhora já e a quinta vez que ela tem indicio de pneumonia não sei mais oque fazer ..
gostaria de saber se devo procurar um pneumologista/ alergista ????
desde já Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como em crianças pequenas pode se associar com outras doenças alérgicas respiratórias, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ueire: A expressão “tosse alérgica” é empregada quando o sintoma surge em consequência de uma doença alérgica. Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta e ocasionar tosse. Ou seja, "tosse alérgica" não é um diagnóstico É essencial diagnosticar a causa da tosse. Sugiro que leve sua filha a um alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

Unknown disse...

Meu filho tem 1 ano e 8 meses. Faz uma semana que ele começou com uma tosse pela manhã, às 5 da manhã, mais ou menos, começa a crise de tosse. Mas durante o dia passa super bem. Levei ao médico e ele disse que era resfriado. Tomou remédio e xarope para tosse, mas não adiantou. Essa tosse só ocorre de manhã. Pode ser alergia também? Que especialista devo procurar? Agradeço desde já

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem toda tosse é causada por alergia. Em crianças pequenas como seu filho, é comum que mesmo após a resolução do resfriado que levou a tosse ela pode persistir. Por exemplo, um quadro de tosse causado por infecção viral, pode perdurar por semanas. Evite ao atendimento de emergência e leve seu filho ao pediatra que faz seu acompanhamento clínico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Mery Sales disse...

Meu filho tem 5 anos e sempre que vem tosse com catarros ele cansa e tenho que leva pra naboliza.isso e sério doutor.

Douglas Ribeiro de lima disse...

Bom Dia minha filha tem 2 a ninhos e toda madrugada vem a tosse seca o que pode ser ? E depois passa a tosse pela manhã

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Mery Sales, bom dia. Dificil definirmos gravidade sem examinar o paciente. De toda forma, o tratamento que vem sendo feito é apenas para os sintomas e não para a causa da tosse. Procure o atendimento médico para que seu filho possa ter o diagnóstico da causa da tosse e você possa tratá-lo para que a tosse não volte. Obrigado pela visita

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Douglas: as principais causas de tosse na criança são: alergia, asma (ou bronquite), rinite, sinusite, refluxo, infecções respiratórias, entre outras. Uma tosse crônica, ou seja, de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida. É importante afastar causas alérgicas para a tosse, como por exemplo, fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Mas, para fazer o diagnóstico da causa da tosse de sua filha é preciso examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Antonio Martins disse...

Meu neto tem 2,5 anos e esse ano tem tosse constante e febre, após os medicamentos receitados pelos médicos, tem uma grande melhora, mas ao passar mais ou menos 15 ou vinte dias volta tudo. Já tomou quatro vezes o antibiótico receitado e estamos preocupados com essa quantidade. A tosse é seca e vem sempre acompanhada de febre. Alguém pode nos ajudar e nos tranquilizar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antonio: se a tosse melhora com o antibiótico mas depois reinicia, indica que a causa não foi controlada adequadamente. Nem sempre é fácil detectar a causa de uma tosse. Até porque, pode ocorrer associação de mais de uma causa, em especial nos casos de duração prolongada (crônicos). Vale lembrar que além do uso de medicamentos, é importante afastar causas alérgicas para a tosse, como por exemplo, fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Além disso, um acompanhamento se faz necessário para excluir outras doenças ou complicações associadas.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Meu filho tem 7 meses e ele está com tosse e chiado no peito já faz um mês. Já tomou xarope. Antibióticos e não melhora o que pode ser.esta fazendo inalação também. E não melhora.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico com alergista para seu filho, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

Antonio Martins disse...

Muito obrigado pelas informações, site muito bom, um abraço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Antônio, agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

Grace souza disse...

Meu filho tem 1 ano e cinci meses ate un ano de idade meu filho nunca teve um resfriado, morava em Sao Paulo me mudei para o Rio, estou falando isto c tem haver com clima! Mas entao dai pra ca ele vem apresentando um tosse de vez enquando durante o dia coriza e um roquidao na garganta como c estivesse akgo preso (catarro) ,nao teve febre, so que vem apresentando estes sintomas faz mas de mês levei ele urgência a pediatra diz que era catarro solto, me passou flumicil , inalaçao somente com soro e salseo no nariz por 10 dias fiz isto e nada, levei no pediatra eke me passou para dar nais 5 dias flumicil , e nada au levei ele em outra pediatra e ela falou q eke estava com laringite ne passou celestamine e inalaçao Clenil ai ok os sintomas sumiram... Mas faz um semans que ele parou o remédio volto a roquidao na garganta como c estivesse catarro novamente e a tossede vez enquando... Ele sempre ativo c alimentando bom sem febre ... Oq pode ser? Vcs atendem unimed

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Grace: a tosse infantil pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Mas, o seu relato sugere que a tosse do seu filho possa estar relacionada com alergia. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2517 4206ou para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre planos de atendimento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Unknown disse...

olá! meu filho tem 1 ano e 6 meses, está com uma tosse como se a gargantinha coçasse e ele tosse muito e tem horas que acaba vomitando.
ja consultei duas vezes e os xaropes que os medicos passam não aliviam em nada a tosse, alguem tem alguma sugestão de remedio que tenha alivio realmente imediato?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. Não recomendamos medicações sem o paciente ser examinado. Procure um especialista. Obrigado pela visita

Viviane Guedes disse...

boa noite minha filha tem 3 aninhos esta com uma tosse ja faz uns 20 dias ja nao sei mais oque eu possa fazer que quando começa a tossir fica ate sem ar e vomita tipo um catarro ja passei com 4 medicos eles receitam amoxicilina e astro e nada de resolver me ajude

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Viviane: a tosse na criança pode ter causas variadas e nem sempre é causada por uma alergia. Contudo, para diagnosticar e tratar, é essencial examinar sua filha pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Boa noite,minha filha tem alergias q causam catarro amarelo espesso, constante. Toma vários antialérgicos, inclusive nem antibióticos tem dado resultados. Tem um ano q a levo no alergista, toma duas vacinas semanais e nada tem adiantado. Não aguento mais levá-la ao médico por conta disso. Antes das vacinas, esses catarros causavam pneumonia, já chegou a ter 8x, de uns 8meses p cá, é uma tal de rinite q não passa nunca( pelo menos é o q a pediatra diz), já foi p otorrino q parece ter desistido dela, por não encontrar as causas desses catarros q nem antibióticos dão jeito. Por favor, preciso de ajuda! Obg.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para analisar sua filha pessoalmente e prestar esclarecimentos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 272   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...