Pular para o conteúdo principal

O que é a Alergia





Alergia é a alteração da capacidade de um organismo reagir a determinadas substâncias, normalmente inofensivas para outras pessoas. 




A história da alergia 
Alergia não é uma doença nova. Pelo contrário, trata-se de doença antiga, que sempre afligiu a humanidade, porém não era identificada pelos poucos conhecimentos médicos das gerações passadas. Hipócrates, o pai da medicina, 400 anos antes de Cristo, já descrevia a asma como uma “dificuldade respiratória”.  Lucrécio, no primeiro século depois de Cristo, escreveu: “O que é alimento para alguns pode ser para outros, veneno violento”. 

Mas, a palavra “alergia” só passou a ser usada no início do século passado, criada por um pesquisador austríaco chamado Clemens F. Von Pirquet. E desde então, “Alergia” passou a descrever as reações provocadas por substâncias habitualmente inofensivas para a maioria das pessoas. 

Como aparece a alergia  
A alergia tem origem genética (hereditária). Mas, para que a doença apareça, influirão diversos fatores - ambientais, pessoais, familiares, etc.  As doenças alérgicas podem surgir em qualquer parte do organismo e nem sempre serão reconhecidas facilmente, pois seus
sintomas podem ser semelhantes à outras doenças, o que pode causar confusão. Por exemplo, um resfriado pode ter sintomas praticamente iguais à rinite alérgica.

O que caracteriza uma pessoa alérgica é sua capacidade de se sensibilizar, isto é, tornar-se alérgica a uma determinada substância. É interessante que uma pessoa pode comer certo alimento ou tomar um medicamento durante anos, até que um dia torna-se alérgico a estas substâncias. Durante este tempo ele foi se sensibilizando, isto é, criando anticorpos específicos contra o alimento ou o medicamento, e numa determinada ocasião, passou a manifestar as reações alérgicas. 

Como ocorrem as reações alérgicas 
Para compreender as reações alérgicas deve-se ter em mente o conceito de anticorpos. Anticorpos são substâncias do organismo preparadas para defesa contra agentes agressores denominados antígenos. 

A maioria das reações alérgicas ocorre devida a uma reação entre os alérgenos ou antígenos (substâncias agressoras) aos anticorpos ou imunoglobulinas (substâncias do organismo preparadas para defesa contra agentes agressores). Esta reação antígeno-anticorpo ocorre em qualquer pessoa, como um mecanismo de defesa normal. 

Mas, o sistema de defesa do alérgico produz grande quantidade de anticorpos, o que determina uma reação exagerada (uma defesa exagerada). Nas pessoas com alergias, os anticorpos encontram-se em certos órgãos ou locais do organismo onde ocorrerão de preferência as reações alérgicas. Assim, por exemplo, se ocorrer no nariz, as manifestações alérgicas serão da rinite - espirros, coriza, coceira, congestão nasal etc.Se acontecer na pele, as manifestações serão coceiras, vermelhidões e outras; se for nos pulmões, pode resultar numa crise de asma. 

Na realidade, existem vários mecanismos responsáveis pelas reações alérgicas.  A reação mais característica envolve o alérgeno e o anticorpo (chamado imunoglobulina E - IgE) pré-formado por penetração anterior de um alérgeno semelhante. Ao ocorrer a união do anticorpo IgE com o antígeno, certas células (chamadas mastócitos) liberam substâncias altamente ativas, entre elas a histamina, que são as responsáveis pelos sintomas alérgicos. 
Nem todas as reações são iguais. Nos eczemas, por exemplo, ocorre um mecanismo diferente, com a participação de outros tipos de células chamadas linfócitos. 

O papel da hereditariedade

"Tem alergia quem pode e não quem quer". Existe um fator hereditário na alergia. Os filhos de pais alérgicos têm mais chance de serem alérgicos do que os filhos de pais não alérgicos. Vale ressaltar que existe mais probabilidade, o que não significa que pais alérgicos tenham filhos obrigatoriamente alérgicos. Por outro lado, pais que não têm alergia podem ter filhos alérgicos.        Nem sempre se herda o mesmo tipo de alergia dos pais. Por exemplo, uma mãe pode ter asma e o filho rinite. Um pai que tem urticária pode ter um filho com asma. Ou seja, o que se herda é a tendência a tornar-se alérgico. 
Trabalhos estatísticos mundiais demonstram que quando ambos os pais são alérgicos, cerca de 50% dos filhos sofrem de alergia; quando apenas um é alérgico, a porcentagem cai para aproximadamente 30%; e quando nem o pai nem a mãe têm alergia, ainda há possibilidade de 10 a 20% das crianças serem alérgicas.  

A prevalência das doenças alérgicas 
Alergias comprometem cerca de 30 a 40% da população, afetando milhões de pessoas no mundo inteiro. Não se sabe o percentual exato. É possível mensurar apenas os quadros mais importantes, que levam à pessoa a procurar assistência médica. Mas, quando a doença se manifesta de forma mais discreta, pode passar despercebida, impossibilitando uma análise exata do problema.

É comprovado o aumento paulatino da frequência das doenças alérgicas nas últimas décadas. A alergia é mais comum nos centros industrializados e nas grandes cidades, comparado ao campo e às cidades menores. A vida cotidiana humana mudou - em alguns pontos para melhor, gerando maior conforto doméstico (TV, DVD, computador, jogos eletrônicos etc.). Em outros pontos, houve uma piora, como o aumento da violência urbana, do estresse, hábitos alimentares inadequados, etc. De qualquer modo, tudo conspira para que uma pessoa (em especial crianças e idosos) passe a permanecer grande parte do dia em ambientes fechados, em contato com alérgenos importantes, como ácaros da poeira e mofos.

Comentários

  1. Foi conhecer melhor do meu problema diario rs
    beijos
    inspiresenoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tamires. Volte sempre para visitar o nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. OBG PELAS INFORMAÇÕES. SEMPRE ESTOU NO SITE PARA BUSCAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ALERGIA E TB INDICO PARA TODOS...PERFEITO!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Marcela.Suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Descobri o blog recentemente, e tenho gostado muito, quero agradecer aos idealizadores por manterem o blog atualizado.

    Tenho uma pergunta. Meu médico me receitou Alenia, pois tenho asma, e o medicamento tem me feito bem, tenho medo dos sintomas de uso contínuo que podem vir a acontecer.

    O Alenia pode ser usado continuamente, por ser um pó inalado? Tenho medo de desenvolver síndrome de cushing, ganho de peso, etc.

    Obrigada pela atenção.

    Mariana Hummel

    ResponderExcluir
  6. Mariana: Alenia é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (formoterol) e um corticóide inalado (budesonida). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises de asma. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que leia mais clicando aqui: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html
    Gratos pela visita e pelo estímulo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  7. Oi queria saber se podem me ajudar!!! Ha um bom tempinho atras tive uma alergia que sao varias bolinhas pelo corpo inteiro que cossa demais e até hj nao foi curada é um horror parece que a ferida nunca cicatriza e quando estoura sai uma aguinha que parece que ao sair faz nascer mais bolinhas , ja me deram varias pomadas pra eu usar e varios remedios mais so amenizaram e nao curarão nada eu nunca fui ao dermatologista pq aki na minha cidade demora a marcar a consulta obs:algumas pessoas da minha familia tambem tiveram isso mais se curaram só2 pessoas da minha familia nao!!!por favor me ajudem to desesperada ja !!!!

    ResponderExcluir
  8. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não é possível emitir um parecer ou orientar sobre sua alergia através da internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,fazendo o tratamento com a serie de inalantes,vacina pra alergia,pode ter algo que possa piorar quem tem herpes?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. A imunoterapia com alérgenos não agrava o herpes. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia me chamo Grazielly Martins, dia 22/02/17 utilizei em um aparelho Umidificador ultrassônico chá de eucalipto porem muito concentrado e isso fez com que eu e meus filhos despertarmos passando muito mal, dor de cabeça e soando frio, podem nos ajudar? esses sintomas são perigosos?

    ResponderExcluir
  12. Grazielly Bom da O seu relato sugere que o odor intenso e a alta umidade atuaram como fatores irritantes do aparelho respiratório produzindo os sintomas. O uso do umidificador só deve ser feito com orientação do(a) alergista que trata dos seus filhos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno