01 novembro 2012

Esmaltes 3 Free

O Ministério Público Federal (MPF) processou duas marcas de esmalte, que assinaram acordo com o órgão se comprometendo a banir ou reduzir ao máximo nos seus produtos quatro substâncias associadas a prejuízos à saúde: dibutilftalato, tolueno, nitrotolueno, furfural e formaldeído. Estes compostos estão associados a problemas que vão de alergia e náuseas até tumores, dependendo do tipo e da concentração. As formas de contaminação são por inalação e por contato por meio da cutícula. Leia esta matéria na revista "Isto é".

A alergia é a reação mais comum, sob forma de dermatite de contato alérgica. É uma reação imprevisível e surge com o passar do tempo de uso. A lesão em geral não surge nas unhas, mas sim em pálpebras, lábios, face, orelhas, queixo e pescoço, ou seja, em locais onde a mão toca e a pele é mais fina. Mais raramente aparece nos dedos, em torno das unhas. Clique no link e leia mais sobre a alergia ao esmalte.

Mas já é possível encontrar os chamados "esmaltes 3 free". A nomenclatura - que aparece em várias marcas, populares ou luxuosas - sinaliza a ausência do Dibutilftalato, do tolueno e do formaldeído, tres dos ingredientes citados pelo Ministério Público Federal. As substâncias que mais causam alergia são o tolueno e do formaldeído

Formaldeído é uma resina, DBP ou dibutilftalato é um plastificante e o tolueno (derivado do benzeno) é o solvente tradicional dos esmaltes. Mas, os especialistas garantem que é possível retirá-los da fórmula sem perder a qualidade. A Colorama já baniu os três ativos de suas fórmulas. Alguns destes produtos são importados, mas em algumas marcas os preços são mais camaradas e ao alcance da maioria dos bolsos. Vale a pena clicar no link da reportagem no site da UOL para conhecer as principais marcas e preços dos esmaltes 3free. A reportagem não cita, mas também está no mercado o esmalte à base de água.


0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...