14 outubro 2012

Alérgicos a ovo e vacina de gripe

Pesquisadores do Hospital Sainte-Justine de Montreal, Canadá, concluíram um estudo demonstrando que as pessoas alérgicas ao ovo podem receber a vacina contra a gripe com segurança. Apesar destas vacinas serem cultivadas em ovos de galinha, comprovaram que não causa reacções graves nestes pacientes. 

O estudo, cujos resultados foram publicados na revista Journal of Allergy and Clinical Immunology avaliou 367 pessoas alérgicas a ovos, a maioria crianças, que receberam a vacina contra a gripe por cinco anos. Um terço deles tinha um histórico de anafilaxia após comer ovos, com dificuldade respiratória e queda da pressão arterial. No entanto, nenhum dos pacientes teve uma reação grave à vacina da gripe, e apenas 13 dos 367 apresentaram sintomas leves como coceira ou urticária na pele, um dia depois de serem vacinadas. 

O risco de anafilaxia parece suficientemente baixo para pacientes com alergia a ovo que são vacinadas, risco comparável à maioria das pessoas, explicou Anne des Roches, principal autor do estudo. 

Des Roches e sua equipe também examinou 26 estudos anteriores, envolvendo cerca de 4.000 portadores de alergia a ovo que receberam vacina contra a gripe e, igualmente, nenhum dos pacientes desenvolveu uma reação alérgica severa. A vacinação anual contra a gripe está indicada para as crianças com mais de 6 meses pois eles têm um maior risco de complicações.

Journal of Allergy and Clinical Immunology (2012) 10.1016

2 Dê sua opinião:

Glaucia Cutini disse...

Bom dia, tem amigas minhas que vacinaram seus filhos alérgicos a ovo e foram parar no hospital...
Como explicar isto?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Glaucia: a reação alérgica é um fato comprovado Este trabalho realizado no Canadá apenas chama a atenção para o fato de que a regra tem exceções: algumas pessoas alérgicas podem tolerar a vacina. Mas, vale ressaltar que é um estudo isolado e que outros trabalhos devem ser realizados para tirar conclusões mais definitivas. A recomendação atual é o alergista avaliar caso a caso para julgar a segurança da aplicação da vacina. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...