30 setembro 2012

Corticóides tópicos

Corticóides tópicos são produtos amplamente utilizados no tratamento das alergias da pele, como a dermatite atópica, eczema de contato, alergia a picada de insetos, entre outras.

Estes produtos são seguros e não causam os mesmos efeitos colaterais do uso sistêmico (em comprimidos, xaropes ou injeções). Contudo, não são isentos de riscos e só devem ser usados com prescrição médica. 

O grau de absorção pelo organismo é baixo, desde que sejam utilizados de forma adequada. Mas, esta absorção pode ser maior ou menor, de acordo com vários parâmetros. Por isso, quando o médico escolhe a medicação, leva em conta alguns critérios, relacionados ao produto (potência, concentração, apresentação) outros relacionados à doença (extensão, grau da lesão, localização, tipo da dermatite) 
e ainda, fatores ligados ao paciente (idade, estado da pele, hidratação). 

Os corticóides tópicos são classificados em grupos de acordo com a potência, variando desde o grupo 1 de maior potência até o grupo 7, de baixa potência. Além disso, cada produto tem sua concentração própria. De maneira simplista, pode-se escolher: 
- Baixa potência: indicado em crianças, em portadores de pele sensível e nas lesões localizadas em áreas como a face e região genital. 
 - Média potência: usado em casos moderados, áreas proximais das extremidades, tronco 
- Alta potência: nos casos de inflamação intensa e/ou em áreas espessadas da pele , como por exemplo plantas dos pés. 

Os corticóides tópicos podem ser usados em crianças, idosos, na gravidez e na amamentação, mas por tempo curto e de preferência usando substâncias de menor potência. Bebês e crianças pequenas tem uma pele mais delgada e sensível, estando mais sujeitos a reações locais e sistêmicas. 

Quanto à apresentação, destacam-se: 
Unguento: usado em áreas cutâneas espessas e dermatoses liquenificadas. O uso oclusivo aumenta a penetração. É menos sensibilizante, mas pouco cosmético. 
Pomada: mais hidratante do que os cremes, sendo usadas em lesões crônicas, secas e fissuras. 
Creme: consistência mais agradável e melhor efeito cosmético do que as pomadas,sendo usado nas dermatoses agudas e áreas úmidas. 
Gel e loção: indicados para uso em áreas pilosas, couro cabeludo, face. Em geral contém alcool e propilenoglicol que favorece penetração, mas pode causar efeitos irritantes (prurido ou ardência). 

Contraindicação 
Os corticóides tópicos estão contraindicados nos casos onde o diagnóstico não foi definido. Além disso, deve-se evitar seu uso em casos infecciosos, ulceras, queimaduras e nos casos de dermatite de contato alérgica ao corticóide.  

Efeitos colaterais Os efeitos colaterais locais mais comuns são: atrofia, adelgaçamento da pele, estria, dilatações de vasos sanguíneos (telangiectasias), dermatite de face, rosácea, acne, alterações da pigmentação da pele, entre outros. O uso prolongado próximo aos olhos deve levar em conta a possibilidade de aumento da pressão ocular e catarata. Embora raros, efeitos colaterais podem ocorrer no organismo, em especial nas crianças pequenas.

Alergia
Paradoxalmente, embora estes medicamentos sejam amplamente indicados no tratamento de doenças alérgicas, algumas pessoas podem ter alergia de contato com uso dos corticóides tópicos, seja à substância em si, como também para outros componentes contidos no produto, exemplo: parabenos, antibióticos, fragrâncias, etc. Estes casos necessitam atenção especial e realização de testes cutâneos para definir o tipo de substância que ocasionou a alergia. 

Dicas: 
- Corticóides tópicos não devem ser usados por conta própria 
- Obedeça as orientações do seu médico sobre o local exato da aplicação, número de vezes a ser utilizado e a duração do tratamento. 
- É comprovado que a pele bem hidratada responde melhor ao tratamento. Ao contrário, a pele ressecada tem mais dificuldade de melhora com uso de corticóides tópicos. Por isso, os médicos recomendam a utilização de sabonete suave e aplicação de hidratante em todo o corpo logo após o banho. Banhos quentes e demorados devem ser evitados pois aumentam o ressecamento da pele.

18 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Adoro o blog de vcs! Pois sou alérgica e me sinto muito deprimida por ser assim...pois apresento alergia a corantes e nem confeti,mms esses doces com corantes não posso comer mais...quando vejo no blog de vcs que existem mais pessoas iguais a mim,me sinto menos deprimida...e espero que algum dia possam achar a cura para alergias pois sofro muito...muito obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

:: Luana :: disse...

Gostei! Meu filho tem dermatite e sempre tive duvida quanto aos corticóides que ele usa! Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Luana: agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

Anônimo disse...

Tenho alergias que deixam meus pés descamados e inflamados praticamente o ano inteiro.Fiz uso constante da pomada pan-emercor e agora uso elocon.mas ambas nao tem ajudado .,pois a primeira deixava a planta do pé tao umedecida que impedia a restauraçao dele , já a segunda deixa tão seca ,e,esfarelada que nem mesmo o creme que uso(drenison) tem ajudado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas infelizmente não posso opinar sobre seu caso sem examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Desenvolvi uma alergia no rosto e a dermatologista receitou desonol. Esta pomada tem um efeito bom sobre a alergia, mas quando paro de usá.la a alergia volta, coça muito e chega a ferir a pele do rosto. O que vocês acham que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível apontar a causa de uma alergia sem examinar pessoalmente. A avaliação pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Tenho dermatite atópica e utilizo como tratamento pomada Adinos e Loratidina comp. mas quando paro de usar volta tudo de novo. O que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cremes e pomadas são uteis para aliviar os sintomas da dermatite atópica mas não controlam a doença. É importante controlar também os fatores agravantes da doença, bem como dar atenção especial à hidratação e cuidados com sua pele. Além disso, é preciso tratar a alergia que origina o problema. Visite o site da AADA (www.aada.org.br) e saiba mais sobre o tratamento da dermatite atópica. Gratos por sua visita.

CR disse...

Estou com duas pequenas bolinhas de pano branco, na barriga, iniciei o tratamento cetaconazol shampoo, pomada e comprimido, no 5º dia de uso fiquei td empolada, e com coceira. O q fazer? Preciso tomar algum antialergico? Será q foi o medicamento msm q causou isso, ou pode ser algo q ingeri, alimentação?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

CR: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para poder fazer o diagnóstico, as lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica.A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça uma nova orientação. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

estou com uma coceira na virilha , pelo que pesquisei pode ser Dermatite eczematosa, qual pomada devo utilizar para acabar com isso ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu raciocínio não está correto. As lesões em virilhas estão relacionadas com fungos (micoses) em grande parte dos casos, não sendo recomendado o uso de corticóide no local. Aconselho que procure atendimento médico, para fazer um diagnóstico e assim indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Eu sempre usei uma pomada que me resolvia da noite para o dia o problema:Sicorten plus.Disseram me numa farmacia que está fora do m,ercado! Pergunto há alguma pomada no género? Obrigada

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se a Injeção Diprospan pode ser aplicada em criança de onze anos, ela pesa 45 kg. Está com um resfriado forte.
Obrigado!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Diprospan NÃO é indicado no tratamento de resfriados. Aconselho que leve sua filha ao pediatra para que receba o tratamento apropriado para ela. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pomadas com corticóides podem causar sérios efeitos colaterais. Converse com seu médico, e não faça auto medicação.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...