Pular para o conteúdo principal

Alergia a medicamentos - esclarecendo dúvidas

O que é alergia medicamentosa? 
 É um efeito adverso a um medicamento que tem um mecanismo de natureza imunológica. É menos comum que outros efeitos colaterais observados com o uso de remédios para os diferentes tratamentos médicos. Práticamente todos os medicamentos possuem algum risco de provocar reações adversas e as reações imuno-alérgicas podem ser muito importantes, pois podem impedir a continuidade de utilização, vindo a prejudicar o controle terapêutico das doenças para os quais foram prescritos. As reações alérgicas podem variar de discretas a muito graves, inclusive ser potencialmente fatais. Podem ser imprevisíveis, o que obriga os médicos e pacientes a estarem sempre atentos. Na dúvida o alergista deverá ser sempre consultado. 

 A alergia a medicamentos está aumentando. Por que? 
 Pela proliferação e disseminação de inúmeros novos medicamentos e de produtos de origem biológica pela Medicina moderna. A todo instante medicamentos pesquisados e aprovados são liberados a nível mundial para o tratamento das doenças humanas. Sabe-se que tanto a eficácia quanto a adversidade ou resistência aos remédios tem uma base genética. O paciente pode ser susceptível a reações alérgicas e aos efeitos colaterais. A alergia aos medicamentos e a intolerância medicamentosa podem ocorrer em qualquer pessoa, alérgica ou não, e pode depender em parte das doses ou vias de administração. As reações alérgicas verdadeiras podem ser precipitadas com exposição à concentrações muito pequenas do remédio, uma vez que são dependentes da presença dos anticorpos alérgicos chamados de IgE. O uso de combinação de medicamentos também pode contribuir para um aumento dos efeitos colaterais. 

 Quais os mecanismos imuno-alérgicos presentes na alergia medicamentosa? 
 Clássicamente existem quatro diferentes tipos de reações de hipersensibilidade aos medicamentos, e um mesmo medicamento, como por exemplo a penicilina, pode causar reações por vários destes mecanismos. As vezes estes estão interligados, demonstrando a complexidade da alergia medicamentosa. Nem sempre se conhece como um remédio causa reações adversas e, então, se usa o termo idiossincrasia. As quatro categorias de reações alérgicas são: reações mediadas por anticorpos alérgicos (IgE), reações por anticorpos anticelulares (IgG), reações por imunocomplexos (antígeno-anticorpos) e, finalmente as reações imunológicas tardias mediadas por células. 

Quais são os exemplos de mecanismos de alergia aos remédios? 
Um exemplo de reação alérgica mediada por IgE é aquela que provoca o surgimento de urticária, angioedema, erupções cutâneas pruriginosas, asma, rinite, edema de glote e até repercussão sitemica, com queda da pressão arterial, caracterizando o choque anafilático. Nas reações por IgG temos o quadro determinado por medicamentos que atuam contra componentes da membrana das células do sangue (blóbulos brancos, hemácias e plaquetas) provocando a destruição destas e conseuqnte diminuição de defeas, anemia ou sangramentos, por exemplo. Nas reações por imunocomplexos podemos exemplificar a doença do soro associada à administração de anti-soros de origem animal, usados para tratar certas infecções ou picadas de escorpiões, aranhas, etc. Reações imunológicas de hipersensibilidade tardia sao características das alergias de contato, frequentes com certos antibióticos e até antialérgicos em pomadas. 

E os contrastes radiológicos e anestésicos gerais? 
Os contrastes radiológicos iodados e os miorelaxantes anestésicos (curares) podem provocar reações anafilactóides, semelhantes em tudo a um choque alérgico, sem que ocorra um mecanismo de sensibilização alérgica verdadeira. Então, isto explica porque algumas pessoas apresentam manifestação "alérgica" no primeiro contato com estes produtos. Como se sabe, a sensibilização alérgica ocorre ao longo do tempo, após alguns contatos com a substância sem o desencadeamnto de sintomas. Neste período é que existe a formação dos anticorpos IgE. Pessoas que já sofreram reação a prévia a estes produtos e necessitem de nova exposição às mesmas é aconselhavel receber tratamento preventivo. Procure a orientação de um médico especialista. 

Analgésicos e antiinflamatórios não-hormonais (AINH) podem causar alergia?
AAS e os AINH podem precipitar urticária, angioedema, e agravar a asma e a rinite alérgica, principalmente quando há pólipos nasais. Há outras doenças mais graves dermatológicas que podem provocar uma dermatite esfoliativa com acometimento das mucosas, e poderia então ser necessário uma internação médica especializada. Podem ocorrer reações cruz adas entre medicamentos, como por exemplo entre a aspirina e os antiinflamatórios clássicos. 

Quando suspeitar de uma alergia medicamentosa? 
Sempre que surgir um sintoma coincidente com o início de um tratamento medicamentoso deve-se suspeitar de uma possível reação adversa, e esta poderá ser de natureza alérgica; uma erupção, uma coceira, urticária, inchação (angioedema), asma, rinite, diarréia, dor de cabeça, cólicas intestinais, etc..O quadro clínico poderá ser agudo ou crônico. A relação causa-efeito é demonstrada quando os sintomas desaparecem com a suspensão do remédio e/ou substituição por um outro de molécula química diferente. O alergista poderá orientar com segurança como proceder em casos de suspeição de alergia medicamentosa. Nenhum medicamento é completamente seguro e o risco/benefício deve sempre ser avaliado. Ocasionalmente efeitos colaterais, inclusive alérgicos podem surgir. Certas condições clínicas podem estar associadas a uma maior prevalência de alergia, como por exemplo erupções cutâneas quando as penicilinas semi-sintéticas (ampicilina e amoxicilina) são empregadas em pessoas portadoras de mononucleose infecciosa. A aspirina e os antiinflamatórios podem causar urticária/angioedema ou piorá-las. 

Como fazer o diagnóstico das reações alérgicas a medicamentos? 
A história clínica é muitas vezes sugestiva e a relação temporal ajuda muito a esclarecer a causa de uma reação medicamentosa. A experiência clinica do alergista e as estatísticas encontradas na literatura médica são importantes para o delineamento da alergia a medicamentos. O exame clínico da pele, mucosas, nariz, e pulmões determina a extensão do quadro alérgico apresentado. As características das lesões cutâneas auxiliam sobremaneira no diagnóstico da alergia dermatológica causada por remédios (farmacodermias). Para alguns medicamentos, como as penicilinas e os anestésicos locais, há testes alérgicos cutâneos de leitura em 15 minutos, muito confiáveis. Testes sanguíneos (RAST) podem ser ocasionalmente empregados como para documentar a alergia à penicilina. Em casos de reações graves deve-se investigar o possível acomentimento imunopatológico de outros órgões, tais como o fígado, rins, pulmões, sistema nervoso central, coração e articulações. A apresentação clínica é de suma importância. Na avaliação da dermatite de contato podem ser utilizados os testes alérgicos de contato. 

Como é o tratamento da alergia medicamentosa? 
 Em primeiro lugar se deve suspender o medicamento suspeito de provocar a reação alérgica. Podem ser empregados anti-histamínicos (orais ou injetáveis), e derivados da cortisona (orais, tópicos cutâneos, e injetáveis). Em caso de reações sistêmicas graves, como a anafilaxia (choque alérgico, as vezes com edema de glote) deve-se empregar a adrenalina, geralmente subcutânea, e outras drogas com atividade antialérgica, garantir respiraçao adeuqda e niveis de pressão arterial e garantir uma boa hidratação . 

Qual a conduta a ser adotada? 
 Documentar a alergia medicamentosa e educar o paciente e os seus familiares para evitar o emprego destes medicamentos e aqueles que possam apresentar reações cruzadas. O alergista é peça fundamental na orientação das escolhas para o tratamento medicamentoso. O paciente ou a sua família deve informar as escolas, locais de trabalho, médicos, clínicas, e hospitais, os diagnósticos fornecidos pelo alergista, para a prevenção de reações alérgicas medicamentosas. O uso de alertas médicos em cordões, pulseiras, braceletes, e também nas carteiras de identidade e nos prontuários médicos, torna-se fundamental na conduta alergológica preventiva.

Visite o site da ASBAI: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e aprenda as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas.

Comentários

  1. Boa tarde

    Tomei um medicamento para fungo de unha chamado fluconazol já e senti queimação no rosto na boca e manchas avermelhadas pelo corpo,mas já tinha tomado antes de não aconteceu nada o que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. O seu relato sugere que possa ser uma alergia, mas para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Vale ressaltar que a reação alérgica não surge da primeira vez em que se ingere um medicamento, mas sim de forma imprevisível, com o passar do tempo, ao repetir ou uso. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor, caso você more no Rio de Janeiro, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite... gostaria de saber como ocorre passo a passo quando o alergeno entra em contato pela primeira vez... e quais as reaçoes das celulas e que celulas estao envolvidas neste processo?

      Excluir
  3. tomei nimesulida de 100 fiquei com a boca e os labios enchado e com a lingua toda avermelhada com pintinhas, retornei ao ortopedista o qual me
    orientou a procurar um alergista, porem so consegui marcar consulta a partir de uma semana apos, o que fazer nessa situaçao? estou preucupada.. por favor me oriente, vou ao pron socorro?

    ResponderExcluir
  4. É recomendável que procure atendimento em pronto socorro até que possa ir à consulta com o alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Meu marido ingeriu um relaxante muscular, mas apresentou alergia a medicação. Ele ficou vermelho no pescoço e tórax. Agora apresentou umas bolhas. Isso é normal??

    ResponderExcluir
  6. A alergia não é uma reação normal. Trata-se de uma reação imprevisível que ocorre em pessoas geneticamente predispostas. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Tenho alergia a dipirona, tomei um medicamento para dor que não constava na fórmula, mas mesmo assim tive reação alergica: fiquei com o rosto e mãos inchadas, imediatamente tomei fenergan(anti-alergico)- isso na terça-feira e fiz uso deste por dois dias, a luchação diminuiu visualmente. Tenho uma cirurgia para extração de sisos marcada para sexta-feira, tem algum risco de reação do meu organismo aos remedios pré-operatorios que terei que tomar ou ao procedimento em si? quantos dias demora para desaparecer totalmente os problemas causados pela alergia?
    obs. remedios para cirurgia: dexametasona, amoxilina e paracetamol.

    ResponderExcluir
  8. Pessoas alérgicas a dipirona têm alta chance de ter alergia com antinflamatórios e com derivados da aspirina. Por isso, é recomendável que procure um alergista para orientar opções seguras de analgésicos que possam ser usados no pós operatório odontológico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Convivo com urticarias ha 2 anos e sem saber qual a causa, o medico que me acompanha suspeita de ser medicamentosa, porem já faz dois meses que não uso nenhum remédio e mesmo assim apareceram. Ja não sei o que fazer pois aparecem e com 2 semanas somem como vieram, do nada.o que eu faço

    ResponderExcluir
  10. Lybe: a urticária é uma doença complexa pois pode ter causas variadas e nem sempre de origem alérgica. É essencial conhecer o histórico do paciente de forma criteriosa para poder opinar e nem sempre detectar a causa de uma urticária é uma tarefa fácil. Em algumas pessoas, esta pesquisa pode ser bastante demorada. É preciso ter disciplina e persistência no seu tratamento, sempre em parceria com seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite! Sou alérgica a Cataflan, a AAS, a Iodo, Mercurio e metiolate e a lindocaina. Estou preocupada pois comecei um tratamento com o Esclerovitan Plus, pois tenho nodulos nos seios e tem aparecido manchas vermelhas, coceira na garganta, dores de cabeça e meus olhos ardem e lacrimejam. Parei de tomar a vitamina C enfervecente e os sintomas continuam,gostaria de saber se tudo isso tem haver com o Esclerovitam? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Rozineide: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. É essencial avaliar pessoalmente para afirmar se os sintomas que relata podem estar relacionados com o uso da medicação. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Tomei aspirina e no dia seguinte tomei benegrip e no dia seguinte apareceram bolinhaa vermelhas e placas vermelhas pelo corpo, isso seria alergia?

    ResponderExcluir
  14. Gabriel: o seu relato sugere que possa ser uma alergia medicamentosa. Mas, não há como afirmar sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. Minha filha de 11 meses esta com infeccao urinaria, por orientacao medica esta tomando cefalexina. Apos a 3 dose comecou a surgir um vermelidam no corpo. aparvorada levei em uma emergencia pediatrica. O dr. Q me atendeu disse q nao era reacao alergica do antibiotico, disse q n era nada e se tivesse um aumento era p voltar. Voltei la prq achei uma piora e o mesmo medico me atendeu repetindo q nao seria da cefalexina. Eu continuo preocupada prq cada vez q leio a bula do remedio e pesquiso na internet relatos e fotos acho q esta c alergia sim. Alguma sugestao posso estar errada? Uma ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  16. A possibilidade de ser uma alergia existe, mas outros fatores podem provocar lesões semelhantes e confundir o diagnóstico. É essencial examinar pessoalmente para poder fazer o diagnóstico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. tenho alergia a remedio a 6 anos.so tomo paracetamol em comprimido junto com anti-alergico.hj tomei neosaldina com anti-alergico e meu olho inchou muito.q remedio devo tomar???

    ResponderExcluir
  18. Kathilen: não é possível atender sua solicitação pela internet, pois não existe uma medicação padronizada que seja segura para todas as pessoas. Para indicar uma medicação é essencial conhecer seu caso e examinar de forma criteriosa e pessoalmente Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. blogs como este é muito importante,tenho uma filha que estar com 16 anos e desde os 6 apresenta quadro de alergia,seja ele com urticarias ou edemas na região dos olhos e labios e até mesmo edema de glote que por sua vaz,foram três episódio.Praticamente ela é alergica a quase todos analgesicos,antitermicos e antiflamatorios existentes,o proprio antialergico não pode possuir corantes,pois isso aumenta os edemas.já tentei fazer tratamento com medicamentos homeopaticos,entretanto,sem sucesso,pois até a ela, ela apresentou alergia.essa situação é angustiante.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado por seu depoimento. Suas palavras são um estímulo ao nosso trabaçho voluntário no Blog da Alergia. As alergias medicamentosas podem causar muitos problemas e o acompanhamento com o médico especialista em Alergia e Imunologia é importante para o equacionamento do processo imunoalérgico. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  21. Estava com dor de dente, então tomei diclofenaco sodico, como não passou tomei anador e por ultimo nimesulida, estou com o lado esquerdo do rosto todo inchado. tenho que ir no pronto socorro?

    ResponderExcluir
  22. Patrícia: o seu relato sugere que você esteja apresentando um quadro de angioedema de origem medicamentosa. É recomendável que procure atendimento médico. E depois, passada a crise, não deixe de ir a um alergista para que confirme o diagnóstico e indique a forma de prevenção adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Parabens os profissionais que fazem parte desse blo.
    tem me auxiliado muito no acompanhamento de minha mãe.
    um abraço
    kleber gil prates

    ResponderExcluir
  24. Obrigado, Kleber. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalhio voluntário neste blog. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  25. muito boa essas informacoes.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado É compensador saber que o Blog pode ajudar as pessoas na superação de suas alergias. Volte sempre. E lembro que você pode assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  27. Coloquei um cordão, quando tirei tinha algumas bolinhas que começaram a coçar. Agora esta uma mancha vermelha que vem crescendo e continua crescendo. O que poderia ser isso?? Tem alguma pomada que posso usar??

    ResponderExcluir
  28. Minha filha é alérgica a acidoacetilsalicílico. Minha dúvida: precisará fazer uma cirurgia de joelho pela ruptura do ligamento anterior do joelho. Haverá risco ao tomar anestesia local ou geral ?

    ResponderExcluir
  29. Anônimo1/2/13 01:24

    Minha mãe toma AAS infantil diarimente a muitos anos e esta tomando remédios para controlar a pressão meio alta. Além disso há uns 3 meses vem toando uma vez por semana um remédio para a osteoporose e Puram para a tireóide. Hoje, ao sair da piscina da minha casa teve falta de ar e me relatou que vem tendo de uns tempos pra ca. Pode estar desenvolvendo alguma alergia medicamentosa? Ela é saudavel, se trata e está com 77 anos. ATT. Rosana.

    ResponderExcluir
  30. O fato de sua filha ter alergia ao ácido acetil salicílico não significa que terá também alergia a anestésicos. Mas, para emitir um parecer é essencial avaliar sua filha pessoalmente.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Flávia: o seu relato sugere que possa ser um caso de alergia de contato ao níquel, encontrado nas bijuterias. Mas, não há como afirmar sem examinar. Aconselho que procure um alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  32. Rosana: o diagnóstico de alergia medicamentosa não pode ser feito pela internet. Aconselho que leve sua amãe a um alergista. A nossa equipe está ao seu dispor, caso ela more no Rio de Janeiro, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se vocês ja presenciaram pacientecom hiperssensibilidade ao Allegra D,como por exemplo eritema cutaneo com coceiras e muito vermelho.

    ResponderExcluir
  34. Fabis: embora seja raro, já foram descritos casos de exantema, urticária, prurido e reações de hipersensibilidade com uso de Allegra D. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  35. meu filho de 3 anos teve reação alergica a antibiotico fui ao ps ele tomou uma injeção de anti alergico a tarde e a noite estava pior o que era somente bolinhas vermelhas passou para pernas e braços totalmente vermelho e inchados o que fazer nessa situação sendo que ele ja vem tomando ALLEGRA a 5 dias? qtos dias pra sumir as manchas e a coceira?

    ResponderExcluir
  36. As reações alérgicas a antibióticos dependem de uma série de fatores, como por exemplo: 1) tipo do antibiótico utilizado, dose e tempo de uso até aparecerem as lesões 2) diagnóstico exato do tipo de alergia ocorrido 3) características do paciente (condições de saúde, função renal e hepática, etc) 4) do tratamento efetuado (se a medicação e a dose foram adequadas ao tipo de alergia), entre outros. Por isso, não é possível afirmar o tempo de evolução dos sintomas sem avaliar seu filho pessoalmente. O tratamento do pronto socorro é util e tem efeito aliviador, mas é aconselhável que leve seu filho a um alergista para uma avaliação e orientação mais completas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Tive reação alérgica a AAS, dipirona e paracetamol. Gostaria de saber se há uma ligação entre eles e a que grupo eles pertencem. Ainda, gostaria de saber se essa alergia se estende (probabilidade) por todo o grupo ao qual pertence tais medicamentos.

    ResponderExcluir
  38. Nizete: Se uma pessoa é sensível ao acido acetil salicílico, não poderá tomar outros medicamentos correlatos, como por exemplo: dipirona, pirazolonas ou mesmo antinflamatórios, como por exemplo: diclofenaco, ibuprofeno, piroxicam, entre outros. Para que entenda melhor o problema, convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2009/05/alergia-analgesicos-e-antinflamatorios.html
    Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. O remédio nisulide pode provocar asma ?? Os sintomas de alergia a um medicamento acontecem logo após o uso ou pode levar alguns dias ?? O que fazer para amenizar os sintomas ?? Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Os antinflamatórios não hormonais (como é o caso da Nimesulida) podem provocar asma em pessoas suscetíveis. O tempo para aparecimento dos sintomas varia de acordo com o tipo de mecanismo que causou a reação, algumas de aparecimento imediato e outros de surgimento tardio. O tratamento varia de acordo com o tipo e com a gravidade da reação ocasionada pelo medicamento. Convido que leia um texto que publicamos sobre o tema em 2007: "Remédios podem causar asma?" - http://blogdalergia.blogspot.com.br/2007/09/remdios-podem-causar-asma.html Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  41. ola, boa tarde, sou alergico a dipirona, aspirina, diclofenaco, voltarem, e paracetamol, e gostaria de saber se a clinica faz esse tipo de exame alergico, pois preciso com a maxima urgencia possivel, muito obrigado

    ResponderExcluir
  42. A alergia a medicamentos não se baseia em testes ou exames. O primeiro passo é analisar sua história clínica de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  43. Olá,
    Nunca apresentei alergia a nenhum medicamento, porém na semana passada, muito rapidamente meu labio superior inchou, ficou enorme e meu rosto também. Inicialmente no dia, não tinha ingerido nenhum alimento diferente e parti para a suspeita de alergia medicamentosa. Atualmente estou tomando duas formulas manipuladas, passadas pelos Dermato. Uma era a base de OMega 3, e suspendi, e continuei tomando o o Exsynutriment com Bio Arct com outros compostos e hoje amanheci co o lábio inferior um pouco inchado. Será que é reação? Marquei alergista para a próxima semana. Sou de SP.
    Obrigada, Priscila

    ResponderExcluir
  44. Priscila: os dados que envia sugerem que você esteja apresentando um angioedema. Mas, não são suficientes para definir a causa do problema. Para isso, é essencial analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e pessoalmente. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para esclarecer sua dúvida através da internet. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  45. Tomo aldactone ha cerca de 8 dias, so ontem é que me começou a dar coceira no pescoço e apareceram uma borbulhas. Será alergia ao medicamento? ou pode ter sido outra coisa? tomo para reduzir o excesso de pêlos, mas na bula diz k pode ocorrer excesso de pêlos como efeito secundário...:( sinto me confusa....será que estou mal medicada?

    ResponderExcluir
  46. Filipa: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma reação adversa medicamentosa, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamnente.

    ResponderExcluir
  47. Tem tomodo um remedio de nome Alektos sempre que o sintomas alergia aparece e melhora. Mas queria saber se o uso desse remedio constantemente pode me causar algum mau?

    ResponderExcluir
  48. Joilson: Alektos é um antialérgico (antihistamínico) e pode ser uusado com segurança, com poucos efeitos colaterais, mesmo que seja por tempo prolongado. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Estou com paludismo.tomei coartem oral deu-me coceira suspendi e o médico recomendou artemether injectavel mas mesmo assim a coceira continua.o que faço?

    ResponderExcluir
  50. Eugenia: o seu relato não sugere que possa ser um caso de alergia medicamentosa. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente Aconselho que volte ao seu médico para nova consulta e orientação. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  51. oi mmeu nome é Priscila, quando criança nunca tive alergia a remedio nenhum, porem depois dos meus 15 anos comeceia a ter alergia a varios tipos de remedio como:biprofenid, dorfex ,buscofen e outros que nao lembro o nome, oque devo fazer ? Sinto muita colica e sempre que tomo algum remedio me surgem manchas vermelhas na pele que coçam muito, meus olhos e boca incham e em alguma vezes ja ate perdi a respiração ne tive que ir para o balão de oxigênio.Aguem pode me ajudar ???

    ResponderExcluir
  52. Priscila: existem medicamentos seguros para uso nas pessoas alérgicas, mas esta não é uma orientação padronizada. É preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente para que possamos orientá-la. É importante que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite,

    possuo uma parente internada no hospital que possui Acinetobacter e Pseudomona em uma ferida. Foi receitado Polimixina, porém ela apresentou placas vermelhas após duas doses. Ela precisa desse antibiotico para ficar curada.

    E agora?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  54. olha eu entendo se não puder me ajudar mas estou desesperada meu cachorro te quase cinco anos e tem um principio de osteomielite assim diz o medico dele ja fiz radiografia hemograma e não deu nada demais alem de anemia no hemograma, e não entendo pq ele não para de inchar ta cada vez pior agora to pensando na possibilidade de uma alergia a cefalexina que ja foi passada duas vezes pra ele para o mesmo problema da pata

    ResponderExcluir
  55. oi meu nome e Rubia noro em Sao Paulo nunca tive alergia mas como tenho pedras nos rins comesei a tomar medicaçao Buscopam,plasil, iodo,Loratadina,tramal,tilatil difenidorincloridarto de defenidamina e esse medicamneto me derrao raoçao ontem eu tive que tomar um antibiotico norfloxasino e mas uma vez deu reaçao entre esses remedios sao variadas as reaçoe como cocheiras manchas dormencia nas maos e pes lingua e asceleraçao no coraçao dai amedica trocou o antibiotico e me deu desamectasona mas voltei ame cochar qual a possibilidade dessas reaçaoe serem pisicologicas tambem pois ja tomo acando que esta dando reaçao

    ResponderExcluir
  56. Rubia e anônimo: a alergia a medicamentos é um tema complexo e necessita do raciocínio médico criterioso para se fazer o diagnóstico. Aconselho que procurem um alergista. Infelizmente não é possível emitir o parecer através da internet, sem avaliar o paciente pessoalmente. Para localizar um alergista em sua cidade, sugiro que procurem no site da Asbai (www.sbai.org.br) no setor "Localize um especialista" . Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Evelyn: o organismo canino tem respostas específicas. Aconselho que procure um veterinário experiente neste tema para ajudar seu cãozinho. Sugiro que procure no site de Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária: http://www.sbmv.vet.br/index.htm
    Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo2/4/13 14:19

    olá bom dia! no inico do mês de março estava com a minha garganta inflamada então resolvi por conta própria tomar cefalexina, quando acabou este resolvi tomar uma cartela de nimesulida de 100 mg neste meio tempo tive uma crise de rins onde tomei profenid e dipirona na veia e o médico me me receitou cetoprofeno acontece que todos estes médicamentos foram ingeridos em média de um mês e agora estou com manchas avermelhadas que começaram na barriga e estão se espalhando por todo corpo já faz duas semanas e minha garganta continua dolorida e dificultando minha respiração ao dormir me ajudem pois fui ao medico apliquei fenergan e ñ resolveu hj fui a outro médico e ele me receitou hexizine.

    ResponderExcluir
  59. Anônimo3/4/13 13:09

    Olá, como praticante de musculação mandei fazer um manipulado com os seguintes compostos: vit B12 5000mcg , vit B6 150mg , vit C 500mg , vit D 600ui e vit B1 100mg...comecei a tomar e após o 15/20 minutos do primeiro comprimido, me deu uma rinite alergica muito forte..geralmente tenho isso quando estou em lugares com poeira, mas aqui em casa é tranquilo...tem alguma chance de ter sido por causa do manipulado, sendo esses compostos?? Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Anônimo6/4/13 10:37

    Bom dia, tenho alergia a paracetamo, dipirona, aas adulto e infantio, ibrupofeno, diclofenaco....porem agora comecei a sentir sintomas da alergia mesmo sem tomar remedios. Os sintomas sao dor de cabeca, dor na coluna, e dificuldade para respirar o pre diagnostico do medico e renite alergica, porem ele me encamio para um dermatologista. Gostaria de saber qual profissional procurar e se exiter algum tratamento para essas alergias
    Agradeco desde ja e aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  61. Aconselho que procure um médico especialista no tratamento de doenças alérgicas, ou seja, um médico alergista. Gratos pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  62. A base para se estabelecer o diagnóstico de uma alergia medicamentosa é a análise clínica feita pelo alergista. Em alguns casos, o teste poderá complementar o diagnóstico. O médico alergista está capacitado a realizar a investigação, tratamento e orientar alternativas seguras para substituir o composto que causou a alergia. Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  63. Nâo é comum que as vitaminas citadas provoquem sintomas de rinite. Para afirmar é essencial que seja feita uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  64. Tenho alergia a acido acetilsalicílico e não quero tomar paracetamol existe outro medicamento para dores de cabeça?

    ResponderExcluir
  65. José: Sim. É possível indicar medicamentos alternativos. Mas, esta não é uma orientação padronizada que sirva para todos os alérgicos. Aconselho que peça ao seu alergista (pois conhece seus dados clínicos) para orientá-lo. Gratos pro sua visita.

    ResponderExcluir
  66. tomei anafrenil e tive uma diarreia muito forte. Pode ser alergia

    ResponderExcluir
  67. Paulo Buritis MG17/4/13 19:14

    Parabens pelo serviço pretado.O governo poderia insentivar esse tipo de atitudo, coisa sem burocracia.Seria um dinheiro bem empregado.

    ResponderExcluir
  68. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. Obrigado Paulo pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  70. boa noite,estou com lombalgia,e a doutora me receitou dextalgem(3 injeçoes)e miloxicam comprimidos(1 por dia),depois que tomei esses medicamentos,apareceu em minha cabeça e meu rosto um grosseirão e em seguida bolhas com pus emtodo o meu roto e cabeça..será que é por causa do medicamento,pois nunca tive issoe esta muito feio,interrompi o tratamento por conta propria pois esta coçando muito..obrigada .

    ResponderExcluir
  71. Célia: é possível que seja uma reação adversa medicamentosa, mas não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente Aconselho que procure um pronto atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  72. celia prado21/4/13 11:15

    agradeço pela atenção e pela rapidez na respontas que Deus os abençoe..obrigada !!!

    ResponderExcluir
  73. Monica Kistner: Tenho reação alérgica a AAS. Parei de tomar, e com o tempo tenho que sempre trocar de medicamento, pois outros também trazem reação.Já fui ao PS com virose e ao ser medicada, sempre traz reação alérgica. Tem como fazer um exame para saber quais seriam os componentes que trazem reação?

    ResponderExcluir
  74. Monica: embora não exista um teste para alergia a analgésicos e antinflamatórios, o médico alergista é o mais indicado para confirmar o diagnóstico e orientar as opções seguras de medicações para seu caso. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral, caso você more no Rio de Janeiro.


    ResponderExcluir
  75. Minha filha de 1,7 meses, estava com muito catarro nas vias respiratórias. Levamos ela no pronto atendimento e o o médico plantonista receitou o Allegra. Após 5 dias do medicamento e sem nenhuma melhora, começaram a aparecer manchas pelo corpo todo dela. O que era um simples resfriado que persistia em não curar, passou a ser uma grande preocupação para nós. Suas palpebras e rostinho ficaram inchados. Está com dores por todo o corpo de não poder nem encostar nela. Levamos outras vezes no médico e o Allegra foi substituído. Em todo esse tempo ela não apresentou febre e no exame de sangue que fizemos não apontou infecção. Hoje depois de consulta com um alergista ela está tomando Predsim e um óleo hidratante para as queimaduras que a moléstia ou Allegra fez. Estamos muito preocupados com o estado dela. Alguma recomendação? Obrigado!

    ResponderExcluir
  76. O seu relato não sugere que os sintomas de sua filha tenham sido causados por uma reação adversa medicamentosa. Peço sua compreensão, mas não tenho condições para opinar ou indicar uma conduta terapêutica pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia! Depois de uma virose, tomei benzetacil e paracetamol 750mg e estou com alergia de coceira no corpo todo e a pele mais sensível. E percebo que aumenta depois de tomar o paracetamol novamente.
    Isso ocorre pela quantidade de 750mg ser maior que os outros? - Rafael

    ResponderExcluir
  78. Rafael: os dados enviados não são suficientes para apontar a causa de sua alergia. Contudo, estudos comprovam que paracetamol em doses mais altas têm maior chance de provocar reação adversa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  79. Prezados, primeiramente gostaria de agradecer pelo desempenho e boa vontade com o blog. Meu pai tem soluços intratáveis,o espaço entre os soluços e curto impossibilitando sua respiração, por vezes ficou internado, não conseguindo alimentar-se, dormir, ficando impossíbilitado de exrecer as atividades normais.Esta tem sido a causa de grande angústia, tristeza e sofrimento para ele em primeiro lugar e para toda a família, pois pior do que estar doente é não saber o que tem, não conseguir um profissional que consiga descobrir ou conseguir um tratamento que funcione. Infelizmente, em nossa perigrinação por médicos em diversas especialidades e variados exames não conseguimos um diagnóstico. Comecei a anotar quando ocorria e obeservei que geralmente é após tomar algum medicamento, xarope, anti-inflamatórios, incluindo corticóides. Gostaria de perguntar se em suas experiências vividas alguma vez já viram algo semenhante e como pode ser feito o diagnóstico para ter certeza de que essa é uma reação aos medicamentos. Adianto que infelizmente os médicos não estão preparados para lidar com este tipo de informação, pois já fomos a inúmeros que simplismente não sabianm como proceder. Desde já agradeço.
    Att. Fernanda P.S. Lima

    ResponderExcluir
  80. Luciana Freitas29/4/13 16:45

    Sou alérgica a vários tipos de remédio, dipirona, diclofenaco, cefalexina, amoxilina, andador, entre muitos outros, morro de medo de tomar qualquer coisa, o paracetamol se eu tomar apenas uma dose nao tenho reação, mais se ingerir pela segunda vez, ja tenho, inchaço nos olhos. Queria saber se corro risco se precisar tomar anestesia de urgência, ou até mesmo anestesia de dentista ??

    ResponderExcluir
  81. Luciana: não é possível emitir um parecer especifico sobre seu caso pela internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Contudo, o fato de ter alergia a medicamentos analgésicos e antinflamatórios não implica que terá também alergia a anestésicos. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. eu tomei comprimido para dor de cabeça e fiquei todo empolado, parecia q tinha pegado mais de mil picada de caba..... eu sou alérgico a piulas tipo;dipirona, diclofenaco,piulas pra gripe e febre etc.............

    ResponderExcluir
  83. Anônimo6/5/13 15:18

    Prezados, primeiramente gostaria de agradecer pelo desempenho e boa vontade com o blog. Meu pai tem soluços intratáveis,o espaço entre os soluços e curto impossibilitando sua respiração, por vezes ficou internado, não conseguindo alimentar-se, dormir, ficando impossíbilitado de exrecer as atividades normais.Esta tem sido a causa de grande angústia, tristeza e sofrimento para ele em primeiro lugar e para toda a família, pois pior do que estar doente é não saber o que tem, não conseguir um profissional que consiga descobrir ou conseguir um tratamento que funcione. Infelizmente, em nossa perigrinação por médicos em diversas especialidades e variados exames não conseguimos um diagnóstico. Comecei a anotar quando ocorria e obeservei que geralmente é após tomar algum medicamento, xarope, anti-inflamatórios, incluindo corticóides. Gostaria de perguntar se em suas experiências, alguma vez já viram algo semenhante e como pode ser feito o diagnóstico para ter certeza de que essa é uma reação aos medicamentos. Adianto que infelizmente os médicos não estão preparados para lidar com este tipo de informação, pois já fomos a inúmeros que simplismente não sabianm como proceder. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  84. Junior: existem remédios seguros para as pessoas alérgicas aos analgésicos, mas é essencial que você procure um alergista para orientá-lo.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  85. Fernanda: a ocorrência de soluços não é causada habitualmente por alergia. Mas, pode ocorrer como consequência de fatores variados, incluindo uma reação adversa medicamentosa. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  86. Fernanda: o diagnóstico é clínico e não se baseia em um exame específico para confirmar a reação adversa ao medicamento.

    ResponderExcluir
  87. Olá, tenho alergia a quase todo tipo de medicamento, até os remédios para cólica, quando sinto dor ou febre, o único remédio que eu tomo é o paracetamol. Ao tomar algum remédio, meus olhos incham muito, e passam mais ou menos três dias para desinchar... tenho medo q isso piore, pois a lista de remédios que me fazem mal foi só aumentando, remédio para cólica eu tomava todo mês, e agora não posso mais...

    ResponderExcluir
  88. Minha filha de 4 anos e 17 quilos tem alergia a corantes e está precisando tomar antitérmico, está com febre neste momento e não consigo encontrar um medicamento que não contenha nenhum corante. Ajudem-me, por favor, existe alguma opção?

    ResponderExcluir
  89. Vanessa: peço sua compreensão, mas a orientação que solicita não pode ser feita pela internet. Para indicar um antitérmico, é preciso saber que tipo de alergia e qual o corante causador do problema em sua filha. Aconselho que entre em contato com o alergista que trata dela. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Karla: é possível orientá-la, mas não pela internet. Para indicar os medicamentos seguros, é preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu inteiro dispor na policlínica geral RJ

    ResponderExcluir
  91. Excelente!!!
    Conteúdo escrito de forma simples e clara. Facilitando assim o entendimento daqueles que não fazem parte do meio da medicina. Parabéns pela iniciativa do blog, o conhecimento quando compartilhado traz inúmeros benefícios para as pessoas, principalmente por profissionais como vocês de alto nível de excelência.Parabéns e sucesso sempre! Meu nome é Paula Viviane.

    ResponderExcluir
  92. Obrigado, Paula Ficamos felizes em poder ajudar! As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  93. Ola boa noite, minha filha de 1 e 9 meses estava com febre levei no ps o medico olhou e disse que estava com a garganta inflamada, comecei a dar amoxicilina ( ela sempre toma este medicamento), no outro dia apos o inicio da medicação, apareceram umas bolhas com pus entre o lábio inferior e o queixo, nas coxas proximo do bumbum, e nos pés... levei novamente no ps a medica me falou que é herpes e me passou aciclovir para passar.... questionei se nao poderia ser alergia, pois eu também sempre tomei amoxicilina quando pequena e depois de uma certa idade começou a me dar reação alergica, porém a medica insistiu na herpes, pois bem estou passando a pomada, aparentemente no queixo esta até melhorando porém, apareceu no corpo um vermelho, um monte de pequenas manchas, não muito escuras um vermelho mais claro, mais como ela e muito branquinha fica bem visivel.... moro em uma cidade pequena e o pediatra so vai estar aqui na terça feira e eu não sei se devo suspender o remedio ou continuar... será que voces poderiam me dar uma orientação???... ela ja esta tomando desde quinta feira....obrigada Mariana

    ResponderExcluir
  94. Mariana: gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível afirmar a causa das lesões apresentadas por sua filha pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato, sem examinar pessoalmente. Na dúvida, aconselho que suspenda a medicação até que o pediatra possa orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  95. Alex Castro28/5/13 23:01

    Boa noite, tive um problema na garganta e fui ao médico o mesmo me receitou o Scaflam e Hexomedine spray, notei que comecei a ter irritações pelo corpo, parei de tomar o remédio e voltei ao mesmo hospital, fui atendido por outro médico que me orientou suspender a medicação ereceitou o Diclofenaco 50 mg, o qual piorou ainda mais o problema (neste mesmo dia tomei um injeção de Fernegam). Nada adiantou, voltei ao mesmo hospital no dia seguinte e fui atendido por outro médico que novamente suspendeu a medicação anterior, me aplicou outra injeção de Fernegam e me receitou Azitromicina 500 mg e Dicloridrato de Levocetirizina e mandou que assim que terminasse o uso do Azitromicina voltasse a usar o Hexomedine. No dia seguinte fui a um Alergista que me receitou Hixizine 25 mg, Alektos e Drenison Loção, depois de 3 dias estava bem melhor, assim que voltei a usar o Hexomedine fiquei com o corpo todo empolado novamente afetando até mesmo os meus olhos, fui internado às pressas e fiquei por 5 dias. Continuo usando o Hixizine e um corticóide, mas até agora não tive nenhum parecer médico e estou muito desorientado. Moro no Rio de Janeiro se puder me passe um contato para que eu possa comparecer na Clínica.

    ResponderExcluir
  96. Alex: a abordagem da alergia medicamentosa nem sempre é uma tarefa fácil porque não há um teste que possa prever a reação. Além disso, o organismo já sensibilizado reage a outros medicamentos que sejam quimicamente semelhantes. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ - ligue para (21) 2210 2810 de 8 às 12 ou de 13:30 às 16 horas de segunda a sexta, para falar com a secretária Cleuza e obter as informações que deseja. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  97. Anônimo5/6/13 08:58

    olá! ontem tomei dois comprimido genérico de dipirona pra dor de cabeça(isso a noite) de manhã meu lábio do lado esquerdo tava inchado.foi uma reação alergica?

    ResponderExcluir
  98. É possível que possa ter sido uma reação alérgica, mas não há como afirmar sem examinar. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.
    Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  99. Quero saber ser a possibilidade da pessoa ter alergia ao remédio de arlegia?

    ResponderExcluir
  100. Thiago: em princípio, qualquer medicamento pode provocar reações alérgicas (imunológicas) As reações alérgicas surgem em pessoas geneticamente predispostas e são imprevisíveis, ou seja, não dependem da ação farmacológica da medicação. No caso dos antihistamínicos (antialérgicos) é bem raro que provoquem alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  101. Oi, minha filha tem 7 meses, levei ela no pronto atendimento, o medico disse que ela esta com a garganta inflamada e com um furunculo na cabeca, entao ele passou dois remedios : profenid e keflex pediatrico, mas no segundo dia deu uma alergia nela que ficou com o rosto todo inchado com pigmentacao vermelha e diarreia,parei com os medicamentos mas nao sei o que faco para sumir a alergia.

    ResponderExcluir
  102. Olá fiz um teste alérgico - tenho alergia á AS - dipirona, cataflan mais como saber que substancia causa minha alergia - só posso tomar tylenol e claritin, amoxicilina tbm posso. Mas quando eu realmente estiver com dor e precisar de um desses como vou fazer. Obrigada.

    ResponderExcluir
  103. Existem medicamentos seguros para pessoas alérgicas, mas para fazer a indicação é preciso examinar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Não é possível orientar pela internet.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  104. Não é possível orientar um tratamento para seu bebê pela internet: aconselho que leve sua filha a um médico alergista. Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  105. Numa crise resfriado forte fui a um hospital que num diagnóstico errado pneumonia, receitou medicamento muito forte que no primeiro comprimido houve reação alérgica causando queda de pressão, batimentos cardíacos fortes e dificuldade respirar,boca seca, voltei ao hospital que aplicaram injeção antialérgico e permaneci em observação mas acalmou. Depois desse episódio eu que só tinha sensibilidade a níquel, passei a ter fortes alergias, tintura cabelo com amônia, luvas de borracha, cheiro de tinta, alergia contato produtos limpeza, bexigas de festas, cheiros perfumes e agora descobri que ao comer Kiwy minha garganta ficou estranha e fiquei rouca Minha dúvida é.... será que o primeiro medicamento causou esse estrago? faz 9 anos isso e cada dia descubro novas alergias

    ResponderExcluir
  106. O seu relato não sugere que os sintomas que refere estejam relacionadas à reação ocorrida há 9 anos. Contudo, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. regilda meneses11/7/13 13:35

    comecei a usar este anticoncepcional Micronor 0,35mg noretisterona e vem aparecendo unas manchas vermelhas que coçam e meu rosto fica inchado pode ser alegia desse anticoncepcional

    ResponderExcluir
  108. Regilda: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar se o anticoncepcional pode ser a causa de sua alergia é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa, além de examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  109. Olá estou com umas alergias, parecem rash cutaneo a duas semanas por ter tomado aspirina, é normal os sintomas continuarem mesmo com a suspensão do medicamento? Ja faz 2 samas que apareceram os rash e até agora nem sinal de melhora, é normal? Meu dermato me receitou ebastel e hixizine

    ResponderExcluir
  110. O fato de que as lesões persistem mesmo com medicamentos pode indicar diversas situações, como por exemplo: 1) a reação não é mediada por histamina e por isso os remédios antihistamínicos (Ebastel, Hixizine) não atuam e não aliviam os sintomas 2) houve ingestão de outra medicação semelhante (chamada reação cruzada) que impede a melhora 3) existem outros fatores associados mantendo as lesões. Aconselho que retorne aoo seu médico para nova avliação e consulta. Se for o caso, peça que o encaminhe para um médico especialista em Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  111. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  112. Lucas: peço sua compreensão, mas os dados que envia em seu relato não são suficientes para fazer o diagnóstico do tipo de sua alergia. Agradecemos a visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  113. Comecei a tomar o medicamento Ciprix no sábado e na terça comecei a sentir um formigamento no rosto, continuei tomando e até q na sexta senti uma dor, como se fosse um aperto na garganta..Parei de tomar o remedio e o formigamento parou mas a garganta continua incomodando, isso seria uma reação?O que faço para melhorar minha garganta

    ResponderExcluir
  114. Mallyh: o seu relato não deixa claro que tenha sido uma reação alérgica ao medicamento. Aconselho que procure um médico alergista para orientar de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Enfim, é possível ainda ter alergia a um medicamento que eu tomei a um ano atrás? Grato.

    ResponderExcluir
  116. Lucas: a alergia surge mesmo aos medicamentos que a pessoa já fez uso anteriormente. Uma vez alérgico à uma medicação, a alergia surgirá todas as vezes que a pessoa ingerir o medicamento (ou similar químico) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  117. Oii eu tava tomando uma vitamina gerilon(ginsend, multivitaminas e sais minerais) faz 4 quatro dias e ontem passei uma carga de queratina da embellezi..passei 3 da tarde e 9 da noite começo a dar calombos vermelhos e ardia ai fui no hospital e tomei uma injeçao na veia e outra no bumbum..o medico nao soube falar o q deu falou q quando sarar é pra mim tomar denovo pra ver se volta..uma vez me deu tava tomando um remedio a 5 dias me ajudem por favor.. sera q foi a queratina ou a vitamima? ..pode dar alergia no msm dia de uso ou pode levar alguns dias pra pareçer?desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  118. Infelizmente não é possível apontar a causa da sua alergia sem conhecer os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa e sem examiná-la pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor caso você more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  119. Anônimo2/9/13 09:54

    Meu pai toma alguns remédios para pressão, coração, falta de ar e outro. Após começar um tratamento usando Xarelto passou a sentir uma queimação no ombro esquerdo e ta passando para o pescoço também e aparecendo tipo uns caroços grandes vermelhos, Pode ser alergia ao remédio?

    ResponderExcluir
  120. Os dados que envia não são suficientes para afirmar se os sintomas apresentados por seu pai são causados por alergia a medicamentos. É essencial avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que o leve a um alergista. Estamos ao dispor, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por seu contato com nosso blog.

    ResponderExcluir
  121. Anônimo3/9/13 19:37

    Tenho uma filha que e super alergica a remedio deisde criança, hoje ela tem 18 anos, nao pode tomar remedio nem para dor de cabeça. remedio para alergia da alergia nela. como pode acontecer isso. ate hoje nem um medico me esplico o tipo de alergia e o dela.

    ResponderExcluir
  122. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa explicar a alergia de sua filha. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la pessoalmente e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  123. Estava com alergia a um medicamento e o enfermeiro aplicou fenergan na região glútea, isso já faz uma semana e a região continua dormente e um pouco dolorida, isso é normal?

    ResponderExcluir
  124. Bruna: pode ter ocorrido uma reação no local da aplicação da medicação, mas não há como avaliar sem examinar Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  125. Anônimo5/9/13 19:47

    Muito obrigado por ler meu comentario sobre minha filha de 18 anos que deide criança tem alergia a medicamento, nao pode tomar nem remedio para dor de cabeça, remedio para alergia da alergia nela. sai orticaria no corpo inteiro dela ela incha inteirinha. tenho muito medo quando ela fica doente. sofro muito com ela porque nao pode tomar remedio nenhum. nem um medico sobre me esplica sempresmente fala que ela e alergica. Obrigado pela atençao. infelismente nao moro no RIO DE JANEIRO moro em MINAS GERAIS. E muito otimo esse Blog, Parabens

    ResponderExcluir
  126. Existem remédios alternativos que podem ser usados com segurança para combater a dor em pacientes alégicos a analgésicos. Mas, esta orientação não é padronizada e deve ser feita após análise criteriosa de cada paciente. Você pode localizar um alergista em sua cidade. Sugiro que procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor público: “Localize um especialista”. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia na localidade desejada. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  127. Pamela Silva6/9/13 20:24

    tenho dor de garganta e logo junto a gripe logo após vem a alergia orticaria pelo corpo todo até o couro cabeludo tamem fica , coça muito, mais tenho alergia a remedios principalmente Amoxilina que me deu reação muito forte diz o medico que tinha pelotes até dentro do meu corpo e alguns visiveis por dentro do pescoço,queria saber qual pode ser a causa dessa alergia, que vem do nada e demora até mais ou menos 4 dias para passar.Obrigada

    ResponderExcluir
  128. Infelizmente, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um médico alergista para orientar de forma adequada. Estamos ao dispor, caso você more no Rio de Janeiro. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  129. Anônimo7/9/13 16:38

    Boa tarde!! Minha filha tem 8 meses e começou a tomar cefalexina por causa de uma infecção de ouvido, segundo a médica, e Hexomedine devido uma estomatite. Percebi que após ingerir a cefalexina ela fica vermelha como se tivesse tomado muito sol, mas após umas 3 ou 4 horas passa. Isso pode ser uma alergia?? Devo suspender o tratamento??

    ResponderExcluir
  130. OLa. Meu filho teve uma inflamação no ouvido e passou a tomar antibiotico CECLOR apos terminar o tratamento apareceram 2 manchas vermelhas no centro nas maçãs do rosto. Ele tem 4 anos. Sera alergia? O que devo fazer neste caso ?

    ResponderExcluir
  131. Infelizmente não posso ajudá-la. Para afirmar a causa, é essencial examinar seu filho pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o médico que trata dele e peça que oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  132. boa tarde, tenho alergia a anti-inflamatórios, analgésicos e antitérmicos. Corante amarelo tartrazina e camarão. Gostaria de usar uma pulseira com uma placa de alerta quanto a alergia aos medicamentos. O que posso escrever nela para poderem identificar?

    ResponderExcluir
  133. Ana: é aconselhável que o seu alergista oriente o que deve ser escrito na placa de alerta, pois conhece seu caso, seus dados clínicos, sendo portanto a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  134. ola meu nome é lucina tenho 40 anos tenho urticaria há 4 anos os medicos alergistas não conseguiram dignosticar a causa tomo medicamentos para alergia diariamente mas tenho medo será que esses antialergicos pode prejudicar a minha saúde? não posso parar de tomar nao vivo sem esses remedios pare de tomar alguns medicamento que os medicos suspeitavam que causava essas alergia mas sem resultado.

    ResponderExcluir
  135. Lucina: antihistamínicos são medicamentos seguros, mesmo no uso prolongado, em especial os produtos de nova geração (não clássicos). Publicamos um texto sobre o tema. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2010/08/antialergicos-ou-ant-histaminicos.html
    Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  136. ola meu nome é eliane e a 12 dias fui ao ps por que estava com a garganta inflamada o ouvido doendo e muita dor na nuca,enfim o medico disse que era uma virose e receitou um injeção de voltarem+dipirona im eu tomei a injeção e a uns dias esta um calombo no local e ao redor ardendo muito como se fosse uma queimadura até a roupa pegar em cima doi,mas não esta vermelho,será que foi uma reação alergica e o que eu posso esta fazendo? grata desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  137. Eliane: o seu relato não sugere que tenha sido uma alergia. Mas, não há como afirmar pela internet. É essencial avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Ola, tomei cefalexina e me deu alergia, começou uma coceira nas pernas muito forte e agora esta pelo corpo todo,ja tomei o antialergico celerg mas nao adiantou, fui ao dermatologista e ele me receitou a injeção diprospam,mas tambem nao resolveu, nao suporto mais essa coceira,oque fazer?

    ResponderExcluir
  139. Amy: o parecer que solicita não pode ser atendido pela internet. Para orientar um tratamento para sua alergia é preciso examinar pessoalmente. Aconselhoq eu procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ, caso você more no Rio. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  140. Tomei um polivoitaminico contendo B2 . B1 ,B6 Vit. A , Vit. C e nicotinamida e estou toda cossando , sera que essas vitaminas podem causar alergia ?

    ResponderExcluir
  141. Em princípio, qualquer medicamento pode causar alergia. Aconselho que procure um alergista para confirmar a causa da coceira que apresenta. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  142. Tive uma reação alérgica ao ibuprofeno. Meu ortopedista me receitou o medicamento xefo (lornoxicam). Pode haver reação cruzada?

    ResponderExcluir
  143. Andre: há possibilidade de reação cruzada entre ibuprofeno e lornoxicam. Não recomendo que tome sem antes falar com seu alergista. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. A uns 25 dias( 15 internado pois tbm tratei uma infecçao urinaria), tive manchas e bolinhas durinhas vermelhas nas pernas, deram algumas nos braçis tbm mas bem menos, as articulaçoes do tornuzelo, joelho, cotuvelo e mão incharam e ficaram doloridas por quase todo o periodo, as manchas vermelhas e durinhas melhoraram e ficou manchas escuras e a pele está descascando aonde teve manchas, as articulaçoes tbm melhoraram e agr 7 dias depois volta a dor no cotovelo, mão e umas 3 bolinhas tentaram aparecer mas n foram pra frente, fico preocupado pois sou paraplegico e n sinto as pernas e dependo dos braços, sei q ficaram doloridas por ter dado no braço tbm, fui diagnosticado com reação a medicamento, se não me engano farmacodermia, mas me preocupi pois parece q está tentando voltar, queria saber se é normal os sintomaa irem e vir dessa forma, e esqueci de mencionar, meus espasmos aumentaram mt dessa vez e como n sinto n sei se envolveu algum orgão interno colo rins , intestino e os outros que li na materia, estou desesperado por informação. podem me ajudar? Desde já agradeço e parabens pelo site, mt mt bom mesmo

    ResponderExcluir
  145. Tenho 15 anos e tenho alergia á dipirona, o problema é que agora as reações não acontecem só com a dipirona, já tentei vários tipos diferentes de remédio e todos me dão alergia, meu rosto incha, principalmente o olho, já aconteceu até de minha garganta inchar por dentro e quase fechou. Minha mãe foi á farmácia e explicou a minha alergia pro farmaceutico e ele indicou um remédio que não continha dipirona o AS. Hoje mais cedo eu estava com dor de cabeça e tomei AS achando que não ia ter reação, porém umas 2 horas depois meu olho começou a inchar, e esta ficando cada vez mais inchado quase fechando,e coça muito. Queria saber o que eu posso fazer pra desinchar fora tomar o anti alérgico, posso fazer alguma compressa?
    Tambem gostaria de saber se é normal meu rosto ficar inchado por quase 4 dias sempre que tenho essa reação.

    ResponderExcluir
  146. Marshal: não tenho condições para emitir um parecer específico sobre seu caso através da internet. Farmacodermia é um termo genérico que define todas as reações causadas por medicamentos que se manifestam na pele. Existem vários tipos de farmacodermias e seria necessário identificar o tipo ocorrido. Por isso, o mais aconselhável é que procure um alergista para firmar o diagnóstico e orientar a conduta mais apropriada. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  147. Beatriz: pessoas alérgicas a dipirona não podem tomar analgésicos à base de ácido acetil salicílico e grande parte dos antinflamatórios. por isso, é de suma importância que procure um alergista para indicar as alternativas seguras para seu caso. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  148. Por favor ajude, eu fiz uma extração dentária, e quando tomo os antiflamatorio e o antibiótico , meu corpo começa a coçar, criando irritações vermelhas e meus lambia inchando

    ResponderExcluir
  149. Matheus: o primeiro passo é identificar quais são estes medicamentos, afastá-los (incluindo aqueles que forem do mesmo grupo químico) para então indicar as opções de remédios alternativos e seguros para seu caso. Mas, é essencial que seja feita uma avaliação pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  150. tenho presao alta e tomo enalapril 10 mg e hidroclorotiazida , minhas urticarias voltaram acho que deva ser do medicamento , fiz um tratamento na santa casa do rj e falaram que minhas urticarias eram devido a medicamentos qual melhor remedio de pressao tomar que nao me de mais urticarias , parei com todos remedios e sumiram quando comecei a tomar esses remedios da pressao tudo voltou , um inferno em minha vida isso .

    ResponderExcluir
  151. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não é possível indicar uma medicação para tratar sua hipertensão arterial pela internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu médico alergista e peça que oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  152. Sou alérgico a dipirona, informei ao médico quando atendido com fortes dores no estômago. A enfermeira aplicou buscopan, inicialmente minha vista dilatou depois não consegui mas enxergar direito. No dia seguinte meu corpo estava infestado de brotoejas e inxado. Fui no hosp público, aplicou-se fernergam 25mg intramuscular. Além de tratamento com polaramine que me deixa durmindo por várias horas. Isto já se fazem 4 dias e ainda estou com brotoejas e formigamentos na pele. Quanto tempo demora o efeito da alergia.. socorro!!!!

    ResponderExcluir
  153. sou alérgico ao cataflan,fico com o rosto todo inchado e só melhoro após aplicação de fernegan no qual também me deixa com muito sono,mas ao menos corta a alergia,mas gostaria de saber se esse sono é normal e se eu devo desenvolver a mesma alergia com remédios parecidos com o cataflan?

    ResponderExcluir
  154. Vand: pessoas alérgicas ao cataflan (diclofenaco) não podem tomar analgésicos à base de dipirona, ácido acetil salicílico e grande parte dos antinflamatórios. Por isso, é de suma importância que procure um alergista para indicar as alternativas seguras para seu caso. Fenergan é um antialérgico mais antigo e provoca sonolência e sedação como efeito colateral.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Buscopan composto contem dipirona e por isso não pode ser usado nas pessoas alérgicas a este componente. O tempo da reação varia em cada pessoa e depende da gravidade de cada caso, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  156. Tive uma intolerância a dipirona. Quais os exames que sao nessario para diagnosticar outra intolerância a outos medicamentos.

    ResponderExcluir
  157. Claudia: o diagnóstico da intolerancia medicamentosa não se baseia em exames, mas sim na análise clínica do médico. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos pela sua visita

    ResponderExcluir
  158. olá, tomei cetoconazol por dias .e agora me apareceu somente nas pernas bolinhas vermelhas q cossa muito ,parei de tomar o remedio somente depois de duas semanas é que desapareceu .posso voltar a tomar o remedio novamente?

    ResponderExcluir
  159. Se o remédio citado for a causa da alergia, as lesões reaparecerão com a repetição do uso do medicamento. Não recomendo que reinicie o uso sem a orientação do seu médico alergista. gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  160. Tive uma crise alérgica respiratória, a alergista me indicou allegra d,dois dias apos o uso senti muita coceira e dor na garganta tomei diclofenato colestiramina por dois dias, comecei a sentir muita dor no estomago e dores abdominais, faz três dias que estou com estas dores,pode ser alergia ao medicamento?

    ResponderExcluir
  161. Dayenne: os dados que relata não deixam claro que seja uma alergia. Mas, não é possível fazer o diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que entre em contato com a sua alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  162. Tem tomodo um remedio de nome PREDSIM sempre que o sintomas alergia aparece e melhora. Mas queria saber se o uso desse remedio constantemente pode me causar algum mau?

    ResponderExcluir
  163. TENHO ALERGIA DESDE PEQUENO,NARIZ ENTUPIDO SEM CATURO,DESDE PEQUENO QUE ME TRATO COM UM MEDICO DE ALERGIA E ELE NUNCA ME PASSOU PARA EU TOMAR ANTI HISTAMINICO,GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO TOMAR UM REMEDIO CHAMADO ALEKTOS QUE ESTAO FALANDO MUITO?

    ResponderExcluir
  164. Erick: os dados que envia em seu relato não são suficientes para definir se há indicação para uso do remédio em seu caso. Aconselho que entre em contato com seu alergista (que conhece seus dados clínicos) e peça que esclareça sua dúvida. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Erick: Predsim é um corticóide, ou seja derivade um hormônio chamado cortisol, produzido pela glândula supra renal. Para saber mais sobre os corticóides, convido que leia um texto que publicamos em 2007:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2007/06/corticides-faca-de-dois-gumes.html Obrigado pela visita ao blog da Alergia

    ResponderExcluir
  166. Patrícia: peço sua compreensão, mas não tenho condições para atender sua solicitação pois existem diversos tipos de reações alérgicas (imunológicas) e não sei a qual se refere. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. Seria uma alergia provocada por medicamentos... como ela ocorre nos mecanismos de hipersensibilidade imediata tipo I e no mecanismo mediada por celulas tipo IV

    ResponderExcluir
  168. Boa noite, por favor me deem uma luz...
    Há uns seis meses atrás foi-me receitado o anti-inflamatório etodolaco, e com apenas um comprimido iniciou-se uma alergia - manchas avermelhadas em volta dos olhos e outras partes do corpo que coçam muito- que se agrava com o sol. Até agora nada resolveu, e a cada 20 dias mais ou menos preciso tomar betametasona injetável. Como resolver meu caso definitivamente?
    Rodrigues

    ResponderExcluir
  169. Patrícia: o tema que solicita é científico e foge do objetivo deste blog. Contudo, apresentarei um sucinto resumo:
    As reações do tipo I ou imediatas são mediadas por anticorpos IgE específicos associados a mastócitos e basófilos. O mastócito sensibilizado libera, após a ligação do antígeno a IgE na sua
    superfície, um número de mediadores, incluindo histamina,
    leucotrienos, fatores quimiotáticos para eosinófilos e para neutrófilos, fator ativador de plaquetas e triptase, enzima marcadora da ativação mastocitária. Esses mediadores têm vários efeitos sistêmicos,
    incluindo espasmo da musculatura lisa, broncoespasmo,
    aumento da permeabilidade vascular, inflamação e edema
    da mucosa. Sinais e sintomas clássicos possíveis incluem
    urticária e angioedema, dispneia, sibilância, edema de vias
    aéreas superiores, vertigem, hipotensão e choque, náusea,
    vômito e dor abdominal. A reação pode ocorrer dentro de
    minutos após administração da droga (reação imediata) ou,
    menos comumente, após horas (reação acalerada). A hipersensibilidade do tipo IV ou tardia é causada pela
    interação do antígeno com linfócitos T específicos independentemente
    de anticorpos.
    A resposta do tipo IV é mediada por células T CD4+ e CD8+ e envolve a ligação de haptenos da droga a proteínas intracelulares e extracelulares para apresentação pelas moléculas MHC às células T antígenoespecíficas. A liberação subsequente de citocinas pelas células T, juntamente com a produção de outros mediadores
    de citotoxicidade, gera a resposta inflamatória, observada
    nas dermatoses de hipersensibilidade do tipo retardada.
    Atualmente as reações do tipo IV são subdivididas em 4
    grupos (a, b, c e d). Não cabe aqui explicar cada um destes grupos. Trata-se de um tema complexo que explica diversas modalidades de reações adversas medicamentosas. (Fonte: ASBAI)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa ajudou muito, a dias que procuro algo bem detalhado, muito obrigada.

      Excluir
  170. meu nome e jorge , e a duas semanas mais o menos que estou com manchas vermelas na garganta corça muito,e meu nariz tambem corça muito, e sinto principalmente de manhã quando acordo e de noite , o que pode ser isso ????
    obrigado desde ja
    talitaferreirajj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  171. Olá, comecei a tomar decadronal p ganhar um pouco d peso pois stou abaixo,são 6 injeçoes e ainda stou na 3, mas surgiram espinhas no meu rosto e ele esta um pouco inxado(meio gordinho) sendo q nunca tive espinhas.. Oq faço??

    ResponderExcluir
  172. O seu relato sugere que as reações descritas sejam efeitos colaterais do medicamento e não sejam causadas por alergia. Aconselho que interrompa as aplicações e entre em contato com seu médico para que receba uma orientação adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  173. Jorge: não é possível fazer diagnóstico pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  174. Bom dia
    Tomei um medicamento para cistite e uma vitamina c porem me deu uma coceira na boca e meu olho esquerdo inchou, tomei um anti alergico e esperei, amanheceu o dia e meu olho continua inchado. Sera alergia?? devo ir ao medico ou espero passar o efeito do remedio?

    ResponderExcluir
  175. Infelizmente, não é possível fazer diagnóstico e afirmar se ocorreu uma alergia sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. É aconselhável que procure um alergista. Estamos ao seu dispor. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  176. Ola pessoal. Primeiramente gostaria de parabenizqr pelo blog que concerteza tem ajudado muito. No meu caso eu tambem nunca tive prob cm alergias mas na ultima noite com muita dor de dente por causa de uma carie nao cuidada tomei o remedio pontin. Ate q depois consegui dormir mas a tarde a dor voltou e o inchasso na regiao. Coloqei um gelo pra tentar diminuir o inchasso mas a minha boca no labio inferior do lado direito e parte do qeixo tambem adormeceram. Seria um caso alergico ou tem haver com a carie? Essa manha estarei me consiltando com um odontologista. Grato.

    ResponderExcluir
  177. O seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia ao medicamento (acido mefenâmico) É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico. Aconselho que peça ao seu dentista que oriente a conduta apropriada. Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário e pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  178. Ola bom dia ,há 2 dias estou tomando orlistate, e percebi que ao redor dos meus olhos estão meio que inchados pode ser reação alérgica? ´No momento não posso parar de toma-ló, sera que posso fazer o uso com algum antialérgico. Desde já agradeço á atenção prestada:

    ResponderExcluir
  179. O seu relato não caracteriza claramente que seja uma alergia. É essencial examinar pessoalmente para orientá-la com segurança Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  180. Mônica Ribeiro Baesa11/12/13 23:19

    2hs após ingerir o Allegra 120 comecei a sentir formigamento nas mãos e joelhos. Já fazem 10hs e o formigamento persiste, inclusive com uma coloração bem avermelhada nos dedos. Foi recomendado 1 comprimido ao dia. Devo suspender o uso e procurar o médico antes de ingerir o próximo?

    ResponderExcluir
  181. Monica: o seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). De qualquer modo, recomendo que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  182. Prezados, estou muito preocupada...meu marido é diabético e há meses está com uma alergia de pele que vai e volta...já foi a vários médicos e já usou várias medicações... e nada resolve...às vezes, melhora, mas na maior parte do tempo está com boa parte do corpo tomada...em alguns momentos, além das erupções na pele ele fica com o algumas partes do corpo inchadas como boca e face. Agradeço uma orientação.

    ResponderExcluir
  183. Sandra: pessoas portadoras de diabetes tem tendência para apresentar lesões cutâneas, nem sempre alérgicas (imunológicas). Para opinar ou para orientar, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  184. Oi a 6 meses atrás começou a me dar umas bolinhas pelo corpo a 2 meses atrás quando tomei atroveran em uma quinta de manhã e de noite e a sexta do dia seguinte de manhã ao meio dia começou a me dar bolas por todo o corpo então fui no pronto socorro e me deram corticoide na veia fiquei com manchas por 3 dias. Eu achei que era alergia de atroveram mas toda vez que tomo remédio fico com bolinhas. Oq é isso?

    ResponderExcluir
  185. Eduarda: o seu relato sugere que possa ser um caso de alergia ao medicamento, mas não há como confirmar pela internet. É essencial analisar de forma criteriosa e pessoalmente. Vale ressaltar que Atroveran contém em sua fórmula um analgésico (que pode ser o ácido acetil salicílico ou a dipirona no Atroveran composto) Na maior parte das vezes, é o analgésico o causador da alergia. Assim a alergia ocorrerá não apenas ao Atroveran mas a uma série de medicamentos analgésicos e antinflamatórios. Aconselho que procure um alergista para orientá-la.Estamos ao seu dispor, caso você more no Rio de Janeiro.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  186. Bom dia, tenho alergia a remédio para dor a uns 2 anos, fico todo empolado e os olhos incham, quando eu tomava Loratadina ou predsim eu ficava com. Só q tenho alguns dias com os sintomas, estou tomando o medicamento e no momento q tomo piora a situação! Já fiz testes alérgicos e tratamentos homeopáticos q melhoram um tempo e depois volta tudo novamente. O q devo fazer no momento?

    ResponderExcluir
  187. Jairo: para evitar que a alergia se repita, é essencial evitar tomar os remédios analgésicos e antinflamatórios causadores da reação. Infelizmente não há uma vacina ou um tratamento que impeça a alergia até a presente data. O médico alergista investigará se existem outros fatores associados e indicará as alternativas de combate à dor mais seguras para seu caso. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  188. oi boa tarde, acho que estou com alergia do medicamento que faço uso para controlar minha tireoide o Puran t4, ainda não fui na alergista mais percebo que o unico medicamento que estou tomando é o Puran tem mais de um mês que estou com manchas avermelhadas na pele e com bastante coceira, já mudei toda minha alimentação e ainda continua e o pior e que não posso suspender o remédio da tireoide pois estou em tratamento para amenizar estou tomando alguns antialergicos como o altiva e o prednisona que estão me deixando inchada o que devo fazer até eu ir ao alergista?

    ResponderExcluir
  189. Cris: não há como afirmar se o remédio é a causa das lesões em sua pele, sem examiná-la pessoalmente. Não recomendo que se medique sem ter o diagnóstico preciso. Aconselho que procure um alergista para orientá-la adequadamente. Remédios têm apenas ação aliviadora e não resolverão o problema se a causa não for detectada e controlada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  190. eu tenho alergia a remédios, e posso fazer uma cirurgia do aumento da próstata ?

    ResponderExcluir
  191. Larissa: a alergia medicamentosa não impede nenhuma cirurgia. Mas, deve ser feita sob a orientação do seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  192. Várias vezes tive edema no rosto, mas nunca foi identificada a causa da alergia, e sempre procurei o pronto socorro para tratamento. Na última vez, procurei o médico alergista e ele disse que o edema foi causado por um medicamento com relaxante muscular e dipirona que eu havia tomado dois dias antes da reação. Já tomei dipirona outras vezes, sem nenhuma reação. Gostaria de saber se esta reação pode ter levado dois dias para aparecer, sendo que a dose é de somente 300 mg. Achei estranho este diagnóstico. Obrigada.

    ResponderExcluir
  193. Oi gostaria que me ajudasse numa dúvida apesar q já perguntei pro meu médico
    Intao eu era uma pessoa normal não tinha nenhum tipo de problema de saúde ae um belo dia tomei dipirona e tive uma recado alérgica e fexoy
    Meus brônquios apartir dai eu fiquei com problemas de asma e normal isso ???
    Por favor
    Me esclareça algumas dúvidas pois sofro muito e tomo muitos
    Medicamentos tipo corticoide
    Obrigada

    ResponderExcluir
  194. Lucia Miranda: não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso pela internet, sem conhecer seus dados clínicos. A asma é uma doença de origem genética (hereditária) mas sofre a ação de fatores desencadeantes (que variam em cada pessoa). alguns tipos de medicamentos podem ser agravantes da asma. Convido que leia um texto que publicamos: http://blogdalergia.blogspot.com/2007/09/remdios-podem-causar-asma.html O seu alergista é a pessoa mais indicada para orientá-la. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  195. A alergia a medicamentos (no seu caso a dipirona) não surge da primeira vez mas sim com o repetir do uso. É imprevisível. Após a instalação da reação alérgica, a reação ocorre mesmo com mínimas dosagens do medicamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  196. Os sinais da reação alérgica a medicamentos aparecem logo depois que tomamos o remédio ou podem aparecer alguns dias depois? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  197. Clarice: existem formatos diferentes de alergia medicamentosa, com mecanismos imunológicos variados. Algumas reaçõessão de aparecimento imediato, outras de aparecimento tardio. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno