Pular para o conteúdo principal

Alergia a penicilina

A penicilina e seus derivados são antibióticos de grande valor no tratamento das infecções de origem bacteriana, mas podem causar efeitos colaterais variados, alérgicos ou não. 

A alergia à penicilina ocorre em cerca de 10% da população e se manifesta de forma variada, desde sintomas discretos até quadros potencialmente fatais, sendo descritos: 
- Erupção na pele – também chamada de “rash” cutâneo, caracterizado pelo aparecimento de “pintinhas” ou lesões avermelhadas na pele; 
- Coceira –em geral intensa; 
- Placas de urticária; 
- Inchação de lábios, pálpebras e face; 
- Casos graves podem evoluir com envolvimento de múltiplos órgãos e sistemas do organismo, manifestando-se com sintomas graves e variados: asma (broncoespasmo), rinite, sintomas gastrointestinais, alterações cardiovasculares, etc. podendo chegar ao choque anafilático. 

Alguns dados práticos
-A história de alergia a penicilina nem sempre é clara. Existem casos onde efeitos colaterais, como náuseas, vômitos ou mesmo um desmaio por medo de uma injeção, que podem ser confundidos com uma reação alérgica verdadeira. 
- Um paciente que teve uma alergia verdadeira quando criança pode não ter a reação quando adulto, uma vez que o anticorpo específico contra a penicilina pode diminuir com o tempo. 
- As reações anafiláticas verdadeiras à penicilina são raras. O benefício da utilização da penicilina supera, em muito, os riscos de reações alérgicas. 
- Informar ao médico se já teve alguma reação anterior do tipo urticária, coceira em várias partes do corpo, perda de sentidos ou necessidade de socorro de emergência. 
- Se nada teve, pode receber penicilina com um mínimo de risco. 
 - Nem sempre o relato de reação com penicilina significa que ocorreu alergia. Outros tipos de efeitos colaterais podem confundir o diagnóstico. 
- Se teve reação duvidosa e se houver indicação de antibiótico, o médico fará um teste cutâneo com a penicilina. Se for negativo, aplicará a droga.
- Quem já teve reação tipo urticária ou choque por penicilina, deve ser avaliado por alergista, que realizará o teste específico. 

Testes para detecção da alergia a penicilina 
Os testes cutâneos de leitura imediata são rápidos, de baixo custo e seguros. Para avaliação de alergia à penicilina é o método mais conveniente e adequado. Contudo, é essencial que estes testes sejam realizados por médico alergista e em ambiente com suporte adequado para reversão de uma eventual reação anafilática. 

Em algumas localidades brasileiras, ainda se faz o teste com Benzetacil nas farmácias, antes da aplicação da medicação. Mas é um procedimento incorreto, irrita a pele, podemdo dar um falso resultado positivo. Ainda mais, se a pessoa for realmente alérgica, esse teste feito “com um pouquinho de Benzetacil” na pele do antebraço pode ser perigoso e provocar uma reação grave. 

Os testes cutâneos com reagentes de penicilina são considerados seguros mas devem ser realizados obedecendo às normas técnicas vigentes. É um procedimento especial, feito por médico, com soluções diluídas de penicilina. É demorado e não dura menos que duas horas para um resultado correto. 

A dosagem de IgE específica in vitro para penicilina, cinhecida popularmente como “teste no sangue”, pode ser feita, mas possui baixa sensibilidade, ou seja, pode dar um grande número de resultados falso-negativos, confundindo o diagnóstico da alergia. 

Atenção: as reações graves com penicilina ou derivados acontecem mais com os medicamentos injetáveis, sendo mais discretas quando tomados por via oral. 

Quando o paciente sofrer uma reação verdadeira e importante com injeção de penicilina, ele fica impedido de tomá-la ou aos derivados, de qualquer tipo e por qualquer via. Deve inclusive portar uma pequena placa avisando ser alérgico à penicilina. Neste caso, deve procurar o alergista para receber a orientação de antibióticos opcionais alternativos para serem usados quando necessário. 

Leia mais no texto que publicamos em 2007: Clique no link:Alergia a penicilina

Comentários

  1. oO interessante é que quando minhas filhas tomaram remedios a base de penilicina pela primeira vez o pediatra não fez teste nenhum ,devia ser um procedimento comum,a gente da o medicamento e torce pra não dar reação!

    ResponderExcluir
  2. Claudia: não há indicação de realizar testes antes de usar a penicilina pois a alergia nunca surge da primeira vez em que se usa uma medicação mas sim com o passar do tempo. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. A PENICELINA PODE REDUZIR A REACAO DO HIV/SIDA?

    ResponderExcluir
  4. Não. Penicilina não é tratamento para HIV (SIDA). Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Há alguns anos fiz um teste cutâneo antes de aplicar a penicilina, quando houve uma reação alérgica bem visível.
    Anos mais tarde, quando fui submetida a uma cirurgia, tive uma grave reação alérgica ao medicamento assim que o anestesista o aplicou.
    Eu já havia o informado a respeito da alergia à medicação, da asma e da rinite, não sei se houve falta de atenção, mas, assim que o mesmo aplicou o medicamento, tive um bronco-espasmo com uma parada cardio-respiratória que precisou de 90 minutos para que eu fosse totalmente reanimada e a cirurgia ficou suspensa por alguns meses.
    Foi um baita susto!!! E embora não seja "de praxe", acho que é muito importante fazer o teste alérgico antes de utilizar a substância.

    ResponderExcluir
  6. O mais importante é saber quais medicamentos foram usados antes do evento adverso. Após conseguir estas informações alguns serviços como a PGRJ podem fazer alguns teste para alergia a medicamentos.
    Obrigado pela sua visita

    ResponderExcluir
  7. Fiz tratamento pra sifilis e tomei 2.4 milhões Ui em 2 doses com intervalo de 1 semana entre as doses. Tenho apresentado urticaria desde a 1 dose com aumento da incidência a partir da segunda dose. Posso fazer uso de algum anti-histamínico? Qual?

    ResponderExcluir
  8. James: o Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno