10 junho 2012

Crianças urbanas têm mais risco de alergia alimentar

Crianças que moram em áreas urbanas têm mais riscos de terem alergia alimentar, de acordo com um estudo que será publicado na edição de julho da revista "Clinical Pediatrics".  O estudo analisou dados de 38.465 jovens com menos de 18 anos e a alergia alimentar foi mapeada de acordo com o código postal de cada voluntário.  

Resultados obtidos:
- 9,8% das crianças de centros urbanos tinham alergia alimentar, frente a 6,2% das crianças moradoras em áreas rurais.
- Alergias a amendoim são duas vezes mais comuns em centros urbanos, com 2,8% das crianças – frente a 1,3% nas áreas rurais. 
- Alergias a crustáceos têm mais do que o dobro da prevalência em centros urbanos: 2,4%, frente a 0,8% em áreas rurais. 
- As alergias alimentares são igualmente severas, independente de onde a criança resida. 
A alergia alimentar é um problema de saúde sério e crescente. Estima-se que 5,9 milhões de jovens com menos de 18 anos – ou 1 a cada 13 – tenham algum tipo de alergia alimentar.
Pesquisas anteriores já haviam apontado um aumento nos casos de asma, eczema, rinite alérgica e conjuntivite em áreas urbanas, frente à rural. Uma hipótese é a de que a exposição nas primeiras fases da vida a certas bactérias associadas com a vida rural pode proteger contra a hipersensibilidade hereditária a alguns alergênicos. Há ainda a tese de que muitos poluentes encontrados em áreas urbanas podem desencadear o desenvolvimento de alergias.Espera-se que novos estudos venham para esclarecer os vários motivos envolvidos no aparecimento das alergias.
Fonte: Revista Veja

4 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Olá, descobri o seu blog agora, pois tive três crises alérgicas provocadas por diferentes demaquilantes. Gostaria de um post sobre isso, das substâncias que a maioria dos demaquilantes contêm e causam alergia. Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Encaminharemos sua sugestão à equipe de criação do Blog da Alergia. Agradecemos sua contribuição e sua visita ao blog da Alergia.

ylana disse...

Vocês podem me enviar o nome desse estudo citado acima ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ylana: segue o link da reportagem publicada na revista Veja:
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/criancas-urbanas-tem-mais-alergias-alimentares-do-que-as-que-vivem-em-areas-rurais

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...