Pular para o conteúdo principal

Alergia a amendoim

Festa junina tem que ter amendoim: paçoca, beijo quente (amendoim com chocolate), pé de moleque, canjica com amendoim, bolo e até o próprio amendoim torradinho. Quantas delícias! Mas para o alérgico, pode ser um verdadeiro campo minado!

A alergia ao amendoim é comum em vários países, como nos Estados Unidos, sendo mais rara no Brasil. Estudo brasileiro realizado em 2004 apontou para a maior frequência na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade.

O amendoim (Arachis hypogaeae) é uma leguminosa da família Fabaceae natural da America do Sul. Rica em óleo e proteínas, já fazia parte da dieta de povos no Peru há 10.000 anos. Hoje é a quarta oleaginosa mais cultivada sendo suoerada apenas pela soja, algodão e canola. Contem 11 proteínas (componentes) descritas com o

Os sintomas surgem num tempo que varia de minutos até duas horas após a ingestão do alimento, podendo ocorrer já na primeira vez,ao contrário de outras alergias.

Sintomas
- Urticária e angioedema são as reações mais comuns.
- Sintomas respiratórios, como por exemplo, tosse, falta de ar, chiados no peito podem ocorrer.
- Sintomas gastrintestinais: diarréia, vômitos
- Anafilaxia: sintomas graves de alergia

Reações cruzadas
Até 50% das pessoas alérgicas a amendoim podem ter também sensibilização a nozes e gergelim e em menor escala a feijão e ervilha.

Diagnóstico
A alergia ao amendoim pode ser reconhecida baseado na história do paciente. 
- O teste realizado na pele é feito no consultório e rápido, mostrando o resultado em 15 a 20 minutos. 
- O teste no sangue (dosagem da IgE específica) é feito no laboratório. Mas é preciso cuidado na interpretação pois valores muito baixos não são indicativos de alergia. A análise do resultado deve ser feita pelo alergista, pois existem casos duvidosos falso positivos ou falso negativos. 
- Teste de provocação, ou seja, a pessoa ingere o alimento para avaliar sua reação. Mas, deve ser realizado apenas com supervisão do alergista, em ambiente hospitalar, devido à possibilidade de reação grave, nas pessoas mais sensíveis. 


Tratamento
Até o momento, a orientação aos alérgicos consiste na sua aliminação da dieta, o que nem sempre é uma tarefa fácil, já que a presença do amendoim pode estar mascarada, principalmente no caso de alimentos industrializados.
- O paciente e sua família devem ser orientados para ler os rótulos  e a reconhecer formas "escondidas" de amendoim na receita de tipos variados de alimentos. 
- É possível a contaminação  de alimentos isentos de amendoim na sua composição  durante o preparo em restaurantes ou ainda durante seu fabrico e processamento, através de equipamentos.

Fonte: Alergia ao amendoim - de Oliveira LC & Solé D - Rev Asbai vol 35 nº1, 2012

Comentários

  1. Agradeço a Deus e a quem se dispôs a fornecer tais dados através desse blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Heloísa, em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá ... acho que estou com alergia á amendoim, faz 5 dias que não aguento mais de tanta coceira e vermelhidão no corpo e a unica coisa que eu comi que pode ter causado isso foi amendoim... também comi um mundo de amendoim rs rsrs só passa com antialérgico e quando começa a passar o efeito ela volta com mais força, fui no hospital mas o medico nem olhou direito e nem me explicou nada !!! quanto tempo pode durar isso?? obrigada

    ResponderExcluir
  4. Verusca: não tenho condições para afirmar o tempo de duração de sua alergia pela internet sem examiná-la, pois depende do tipo e da gravidade da reação ocorrida, bem como da medicação instituída. Conto com a sua compreensão. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/1/14 13:03

    estou com inchaco nos olhos pode ser alergia a amendoim? estou comendo muito.Obrigada

    ResponderExcluir
  6. A inchação (edema) nas pálpebras pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. Para afirmar a causa, é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá meu bebê poderia ter reação alérgica ao amendoim q ingeri, porém com refluxo, gases e dores abdominais? Ele não teve diarréia, vômito, e o rostinho ficou com leves e bem discretos pontinhos mais ressecados. Poderia ser do amendoim ou deveria ter necessariamente as reações clássicas?

    ResponderExcluir
  8. Fernanda: os dados que envia em seu relato não são suficientes para se fazer o diagnóstico. Aconselho que entre em contato com o médico que trata do seu filho, pois o examinou e conhece seus dados clinicos, sendo a pessoa mais apropriada para esclarecer suas dúvifas. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Olá minha já comeu paçoca algumas vezes, mas foram em pouca quantidade. Porém nos últimos dois dias ela ingeriu uma quantidade maior do doce e consumiu o amendoim in natura. Ela não teve vermelhidão e nem inchaço da pele ou da boca, porém teve diarreia e assaduras. Isso pode ser indicativo de alergia?

    ResponderExcluir
  10. Rafaela: o seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma alergia ao amendoim Mas não é possível afirmar pela internet, sem uma avaliação criterosa e pessoalmente. Aconselho que procure um (a) alergista para orientá-la com segurança. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/9/15 08:12

    Olá Dr., tive recentemente reações alérgicas clássicas ao amendoim e castanha de caju, com vermelhidão e coceira, e edema de garganta com tosse. Fui ao alergista, ele fez o teste de pele no consultório e o exame de sangue pra IgE específico, deu resultado negativo em ambos. O próprio médico ficou surpreso com esses resultados, e falou que pode ser uma reação alérgica por um mecanismo que não envolva IgE. Você poderia explicar como isso pode acontecer? Eu comia esses alimentos sem problemas até cerca de 6 meses atrás, gostaria de entender o que causa surgimento de alergia em adultos (tenho 23 anos).
    Grata,
    Laura

    ResponderExcluir
  12. Laura: nem todas as reações alérgicas alimentares são passíveis de confirmação atra vés de testes. Nem toda alergia alimentar é dependente do mecanismo com participação da IgE (imunoglobulina E), usualmente medida nos testes. Por isso, o teste poderá ser negativo. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. bom dia, meu filho tem apenas 5 anos de idade e alérgico ao amendoim.
    no caso dele ele nunca ingeriu amendoim.más se alguém tocar no amendoim e encostar nele , a reação e rápida ele incha o rosto o pescoço fica vermelho e coça muito e começa ater falta de ar.aconteceu o sábado e ele teve que ser hospitalizado. eu gostaria de saber se tem algum tratamento especifico para ele alguma vacina.ou e somente controle na alimentação.
    grata :
    Rúbia.

    ResponderExcluir
  14. Rúbia: no momento, o tratamento implica em não ingerir o alimento. Já se encontra em estudo a possibilidade de indução de tolerância alimentar, mas ainda este procedimento não está incluído na prática clínica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! Hoje, minha mãe teve uma crise de respiração e eu precisava saber o que oconteceu. Ela teve uma crise de tosse com coceira na garganta que de repente trancou a respiração dela, tanto pelo nariz quanto pela boca. Ficou assim cerca de uns 1 ou 2 minutos puxando e soltando o ar com muita dificuldade. A crise foi passando aos poucos. Minutos antes ela disse que ingeriu alguns amendoins.. (mas descartou a hipótese de ter se afogado com eles) De vez em quando ela tem umas crises de espirro ou tosse, mas toma água e passa. No entanto, nunca aconteceu de obstruir a respiração, fiquei preocupado.. Levei-a ao pronto atendimento por receio que fosse uma crise alérgica de amendoim e prescrição de anti histaminico, mas a médica a examinou e disse que não se tratava de alergia, pois não veio associado a outros sintomas como vermelhidão e outros.. indicou consulta com otorrinolaringologista para uma investigação. Sai do hospital não convencido, com muitas dúvidas sobre o que poderia ser e com medo de retorno dessa crise, uma vez que minha mãe não foi medicada. Ela sempre comeu amendoim, e nunca apresentou algo assim. Pelos sintomas apresentados, será que o amendoim foi o complicador? Abraço. Jefferson

    ResponderExcluir
  16. Jefferson: o seu relatonão sugere que tenha ocorrido alergia ao amendoim. Mas infelizmente não é possível afirmar sem ter examinado sua mãe. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar pessoalmente, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o laboratório para a realização de exames, caso indicados. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. O suplemento de vitamina D contem oleo de amendoim. Esse suplemento pode causar uma reaçao alergica?

    ResponderExcluir
  18. Olá Joziele, boa tarde. Pode sim, dependendo do grau de sensibilização. Em caso de suspeita ou dúvida, procure um(a) especialista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Minha filha é alérgica à amendoim gostaria de saber se chocolate sem traços de amendoim ?

    ResponderExcluir
  20. Patrícia: nem todo chocolate contém amendoim Você deve ler atentamente o rótulo de todos os produtos. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. O meu filho de 4 anos teve contato pela primeira vez com amendoim quando tinha apenas 2 anos , o amendoim não foi ingerido ele apenas aproximou da mesa onde se encontrava uma porção de amendoim quando que de imediato meu filho inchou completamente os olhos e teve ,uiva vermelhidão e coceira da região do rosto .... E ontem em um batizado aconteceu o msm episódio só dele passar próximo da mesa onde contia uma porção de paçoca os olhos começaram a coçar mta vermelhidão e mto inchaço o olhinho dele chega a parecer q está fechado ...... Eu ainda não o levei ao médico devido a isso mais agora pretendo levá-lo pois tenho medo dele uma hora ingerir o amendoim e a reação ser muito pior

    ResponderExcluir
  22. Luana: o seu relato sugere que seu filho tenha alergia ao amendoim. O acompanhamento com alergista é essencial para que possa evitar as reações graves que podem ocorrer com a ingestão inadvertida do alimento pela criança. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Quais são as possíveis reações graves? Pode dar mais detalhes?

    ResponderExcluir
  24. Gustavo: Boa noite. O agravamento da anafilaxia se acompanha de sintomas cardíacos, respiratórios, neurológicos, podendo evoluir para o choque, que é uma condição clínica onde há falência da circulação, ou seja, o sangue não consegue chegar até os órgãos periféricos por causa da queda da pressão arterial e alterações da microcirculação. É uma situação gravíssima, com alta mortalidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Consumo amendoim desde os tempos de lavoura... sempre gostei de paçoquinha e amendoim torrado, além comer constantentente quando ia ao cinema sem notar nenhuma anomalia na saúde em razão da ingestão do amendoim. Hojecom 75 anos de idadea ainda como amendoim e só soube que me poderia fazer mal ao ler sobre o consumo. Acho que não afeta à todos alérgicos ou não...

    ResponderExcluir
  26. Sim, é verdade. O amendoim só causa alergia em pessoas suscetíveis. Nem todas as pessoas terão alergia. A maioria pode ingerir o alimento sem problemas. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. A minha filha de 5 anos ja tinha alergia a ovo e parece q está desenvolvendo uma alergia a amendoim. Recentemente ela apresentou uma vermelhidão na bochecha, parecia q havia passado bluch, não coçava, nem tinha bolinhas e em seguida apareceu nos braços e no tórax. Lembro q ela consumiu amendoim nos dois dias. E em um terceiro dia ela consumiu amendoim novamente e ela reagiu de forma estranha parecia q estava tendo uma convulsão leve, com movimentos involuntários nos lábios e vomitou em seguida. Levamos imediatamente ao pronto socorro e logo, quando chegamos ela parecia melhor, so com a pele vermelha, bochecha, pescoço e braços. Foi administrado uma injeção de fenergan e tomou loratadina. É possível uma alergia provocar uma convulsão?

    ResponderExcluir
  28. Adriana Boa tarde: nem toda reação alimentar é causada por alergia. Por isso, o caminho mais adequado é levar sua filha a um(a) especialista em Alergia e Imunologia, para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. OLA BOA TARDE, ENTÃO EU COMI OVO DE PASCOA COM AMENDOIM E ELE TINHA MUITO E ALGUNS BOMNONS E BOLO COM AMENDOIM, E OUTROS PEDAÇOS DE CHOCOLATES COM OUTRO SABORES, MAS TIVE UMNA REAÇÃO DEPOIS QUE COMI ESSES COVOS DE PASCOAS QUE ME DERAM FORMIGAMENTOS NAS PONTAS DOS PES E NOS DEDOS DAS MÃOS, E CALOR NA PELE E UMA LEVI COCEIRA... TOMEI REMEDIO PARA ALERGIA.. MAS AINDA SINTO O SITOMAS. O QUE DEVO FAZER POIS EXAGEIREII MUITOO

    ResponderExcluir
  30. Cristiane Bom dia Alimentos podem causar vários tipos de alergia, alguma de origem imunológica (alérgica) e outras não. Para diagnosticar e indicar tratamento, é essencial que seja feita uma avaliação clínica pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação clínica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno