Pular para o conteúdo principal

Motivos para coçar


Quem nunca sentiu uma coceirinha? 


Mas, coçar pode se tornar um grande problema... E descobrir a causa de uma coceira não é uma tarefa fácil. O médico precisa atuar como um verdadeiro detetive investigando um crime. É importante conhecer cada paciente, sua história pessoal e familiar, tendências alérgicas, condições de moradia, profissão, hábitos de vida, outras doenças, remédios em uso, etc. Além disso, definir o tipo da coceira, horário de piora, localização no corpo, etc. 


Por exemplo, uma coceira no lóbulo da orelha pode ser alergia ao níquel, um metal muito comum nos brincos e bijouterias. Se for confirmada a suspeita, a opção é deixar de usar brincos ou então substituir pelos de ouro, que são antissépticos e, por serem metais nobres, precisam de muito pouco ou quase nada de níquel para serem moldados. 


A coceira em axilas pode ser uma reação alérgica ao desodorante, o que pode deixar a axila avermelhada e com pequenas bolhas. Um dos fatores que pode provocar a alergia é a presença de fragrâncias nos desodorantes,mas também pode ser por um componente químico contido no produto.


Se você sente coceira nos olhos e pescoço, o problema pode ser causado pela alergia ao esmalte de unha. Isso acontece porque os olhos e o pescoço costumam ser os lugares mais tocados pelas mulheres. A alternativa é usar bases e esmaltes hipoalergênicos. 


Tecidos sintéticos podem irritar a pele e causar coceira. O ideal é usar roupas de algodão, folgadas e confortáveis.


Produtos de limpeza, como o sabão, detergente ou o sabonete usado para lavar as roupas podem causar alergia nas mãos. O uso de luvas apropriadas é uma alternativa na hora de lavar a louça e as roupas. 



A coceira em virilhas, axilas ou logo abaixo das mamas pode apontar para uma micose. O calor, a escuridão e a umidade nesses locais são perfeitos para o surgimento de fungos e leveduras que podem causar micose. 


A pele seca coça com facilidade. Vários fatores podem ressecar a pele: idade, banhos quentes, uso de buchas, calor ou frio em excesso, entre outros.  Por isso, é importantíssimo manter a pele bem hidratada. Vale lembrar que o hidratante deve ser aplicado logo após o banho com a pele ainda umedecida, para obter melhor efeito. 



Uma coceira pode ser localizada em uma área pontual ou pode acometer uma área extensa da pele. Pode ocorrer isoladamente ou se acompanhar de lesões visíveis na pele. A coceira pode fazer parte do cortejo de sintomas de várias doenças, alérgicas ou não. 


Em suma, nem tudo que coça é alergia e nem toda coceira é igual. O uso de medicamentos alivia o incômodo, mas para tratar, o ideal é detectar e controlar a causa da coceira. 


Este texto foi elaborado baseado na matéria publicada no portal G1. Leia na íntegra clicando no link: Bem estar

Comentários

  1. Luciana Brito16/7/12 17:59

    Tenho um problema serio de alergia, olhos pescoço, rosto. O médico diagnosticou como alergia a esmalte, mas estou usando uma medicação a uns 4 dias e a coceira do pescoço e olho não passa. será que tenho outros tipos de alergia além da alergia do esmalte? Não aguento mais.

    ResponderExcluir
  2. Luciana: os locais em que descreve a coceira podem ser compatíveis com alergia a esmalte. Não posso julgar seu tratamento sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente, mas 4 dias nem sempre são suficientes para obter um resultado completo. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Eu tnho imensa coceira desde q o meu filho nasceu,nas axilas,palma das maos,virilhas,pescoco,nuca e abaixo das mamas,isso tudo no mesmo tempo. Estou bastante aflita ..

    ResponderExcluir
  4. Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre a alergia está envolvida. A gravidez e o período pós parto podem se acompanhar de sensibilidade aumentada na pele, ressecamento, contribuindo para eclosão de situações clínicas e para prurido. Nesta fase, fatores emocionais também costumam estar comumente envolvidos. Por isso, é essencial que seja feita uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Agradecemos sua visita e desejamos melhoras.

    ResponderExcluir
  5. A uns 3 meses tenho coceiras no pescoço, virilha, umbigo e axilas...no começa forma um grosseirão vermelho e até sangra as vezes...depois forma uma pele enrrugaga, grossa e escura...já mudei o desodorante, perfume sabonete, creme de pele, sabão pó, e amaciante..até parei de usar alguns deles e não resolveu...o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Nem toda coceira é causada por alergia. É preciso examinar pessoalmente para definir a causa da coceira. Remédios podem aliviar o incômodo, mas para tratar, o ideal é detectar e controlar a causa da coceira. Aconsekho que procure um(a) alergista para orientar adequadamente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/1/15 17:13

    Tenho conjuntivite alergica... mejs olhos coçam muito arde, ficam vermelhos irritados, nao sei mais o que fazer e ninguém descobre a causa da minha alergia. Ja fui em vários oftalmologista e nao tenho nada no olho dizem que alguma alergia que se manifesta no olho.. do que poderia ser essa alergia?

    ResponderExcluir
  8. O parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Não é possível afirmar a causa de sua alergia sem uma análise cuidadosa dos seus dados clínicos, testes alérgicos e exame físico realizado pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.Gratos pela visita ao Blog da Alergia..

    ResponderExcluir
  9. Tenho mtas alergias, porém a das axilas não consegui resolver ! Todos os desodorantes me dão coceira e irritam a pele. Uso um manipulado a noite que também me da coceira. Fui em algumas dermato, fiz teste alérgico e tal, mas não obtive sucesso. Gostaria de saber qual médico devo procurar pra solucionar meu problema . Grata !

    ResponderExcluir
  10. Ultimamente estou com coceiras fortes nas axilas e na virilha, a noite situação piora, quando coloco roupa de algodão ameniza a situação, mais ainda coça

    ResponderExcluir
  11. A coceira em axilas e virilhas nem sempre é causada por alergia. É essencial examinar para afastar outras possibilidades diagnósticas, A avaliação pela internet é limitada e pode gerar erro. É aconselhável que procurem um (a) alergista para que sejam orientados de forma adequada e segura. Agradesemos a visita de vocês ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Olá, preciso de ajuda. Há uns 3 anos mais ou menos comprei uma maquiagem de marca diferente da que costumava usar.Usei e amanheci com o rosto queimado e os olhos inchados. A partir daí tudo que uso no rosto me dá coceira e deixa meus olhos inchados, mesmo que não passe o produto nos olhos. Já fui à médicos alergistas e á dermatologistas, fiz testes e não deu nada, a não ser alergia á acaros e á poeira. A coceira só acontece quando passo algo na pele, sendo que sempre usei cremes e maquiagem e nunca tive nada. Não sei mais o que fazer, pois não estou podendo usar maquiagem para o trabalho ou eventos. Usei até daquela marca famosa antialérgica, mas também deu coceira. O que faço, já que não adianta em ir em médicos? Rita

    ResponderExcluir
  13. Sinto muito, Rita, mas você descreve um caso complexo. Não é possível opinar sem examinar você. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! A mais ou menos um mês, venho sentindo uma coceira no couro cabeludo,só perto do pescoço, mais pega um poço do cabelo na parte de trás... O que pode ser?

    ResponderExcluir
  15. A coceira no couro cabeludo pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. Só examinando pessoalmente será possível definir a causa. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. A coceira no couro cabeludo pode ter causas variadas e nem sempre está relacionada com alergia. Para afirmar a causa só mesmo examinando pessoalmente. É aconselhável que procure atendimento médico tradicional na forma de consulta médica. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Estou com alergia no pescoço e perto da orelha atraz
    Com vermelhidão
    O que pode ser

    ResponderExcluir
  18. Nando: Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa da alergia que descreve sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Estou com 34 semanas de gravidez e estou com vários caroços nas axilas e não posso tomar antibiótico. E o que pode ter causado? e quais os procedimentos a fazer?

    ResponderExcluir
  20. Decinha Lima: grávidas têm modificações cutâneas ocasionadas pelas alterações hormonais da gestação. Não é possível fazer diagnóstico ou medicar pela internet. Você deve procurar atendimento médico tradicional, na forma de uma consulta pessoalmente Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite
    a 2 dias que sinto uma coceira atras da nuca que vai ate as orelhas. E hoje reparei que tenho borbulhas nos braços e coça me muito o couro cabeludo.
    Nao sei se tem haver com a nova base que usei no rosto a 3 dias atrás ou as natas de uma sobremesa que tenho vindo a comer.
    Também coçou nas dobras dos braços.
    Podia ajudar me a tentar identificar o que se passa!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. O parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde. Tenho uma borbulha grande, dura e vermelha na axila que me faz imenso comichao. Pode ser alergia ao desodorizante ou tenho que me preocupar um pouco mais com ela? Estou gravida e nao sei o que posso fazer com medo que faca mal ao meu bebe. Obrigada

    ResponderExcluir
  24. RT: sinto muito, mas não posso ajudá-la. Não é possível fazer diagnóstico sem examinar pessoalmente. Se as lesões estão persistentes, você deve procurar atendimento médico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. ola, tenho muita coceira nas orelhas na nuca e na virilha o que pode ser? candidiase ? fungos? ta terrivel de suportar

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Peço que compreenda, mas não há como dar diagnóstico de lesões na pele sem vê-las. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  27. Olá, há 2 meses tenho notado algo muito estranho em minha face , em uma determinada semana meu rosto coça, meus olhos ficam inchados e logo depois uma vermelhidao intensa ao redor , pescoço coçando e vermelho , já em outra semana meu rosto fica tranquilo sem nenhuma coceira, já na próxima semana a alergia volta tudo de novo . O que pode está acontecendo comigo? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Sinto muito, mas não é possível afirmar o que está acontecendo com você sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Possuo uma doença chamada hpn que causa hemólise, desde quando descobri tenho videiras generalizadas que vão e vêm e pioram de manhã e a noite. Principalmente na mão. Acreditava que fosse decido a bilirrubina aumentada, mas os médicos dizem que não tem relação com a doença que tenho.

    ResponderExcluir
  30. Jorge Bom dia. A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) é uma anemia hemolítica crônica. Os sintomas cutâneos não são característicos da doença e quando presentes podem se relacionar com complicações ou com medicamentos usados no tratamento. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno