18 março 2012

Cigarro - duas boas notícias


Na mesma semana, tivemos duas boas notícias na luta contra o tabagismo:


 1) No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a adição de aromatizantes nos cigarros e derivados de tabaco no Brasil. 


2) Nos Estados Unidos, o Ministério da Saúde publicou relatório sobre uso de tabaco em jovens em documento de 920 páginas. 


O primeiro relatório foi publicado em 1964 e naquela época, mais de 42% dos americanos fumavam. Em 2004, este número reduziu para 21%. Mesmo assim, dados atuais demonstram que o cigarro ainda é uma das mais frequentes causas de morte e que o tabagismo ainda conquista novos fumantes com idade inferior a 28 anos. Calcula-se que a cada dia, mais de 3800 jovens americanos menores de 18 anos fumam seu primeiro cigarro. 


 Segundo a Anvisa, o número de marcas de cigarro com sabor disponíveis no mercado brasileiro quase dobrou entre 2007 e 2010, de 21 para 40. Cerca de 600 aditivos são usados na fabricação de cigarros – 10% da massa de um cigarro é na verdade, composta por aditivos. 


O quadro abaixo mostra alguns dos males causados pelo tabagismo:


Pesquisadores da Fiocruz apontam que a maioria dos adolescentes de 13 a 15 anos procura pelos cigarros com sabores para experimentar o tabaco. A adição de sabores como menta, morango ou chocolate é um estímulo para experimentar o fumo. 
Fonte: cigarro.med
Documento original americano

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...