Pular para o conteúdo principal

Sensibilidade a cheiros nem sempre é alergia - pode ser intolerância química



Muitas pessoas se queixam que ficam incomodados diante de cheiros fortes, perfumes ou após contato com produtos de limpeza. Mas, nem sempre esta hipersensibilidade olfativa é uma alergia. 


Quando nosso organismo se torna alérgico à alguma substância, isto significa que desenvolveu uma hipersensibilidade através da formação de anticorpos ou de células da defesa imune, que passaram a reconhecer a presença daquela “coisa” como algo estranho, algo que precisa ser eliminado ou combatido. Entretanto, algumas pessoas podem manifestar intolerância a cheiros fortes  sem que tenham qualquer indício de sensibilização alérgica, ou seja, com testes alérgicos negativos.


Estudo recentemente conduzido na Suécia comprovou que estes indivíduos não conseguem se acostumar a um cheiro de certo ambiente mesmo que passem longo tempo exposto a tal odor. Numa pessoa normal a percepção do odor vai diminuindo ao longo do tempo, o que não acontece aos indivíduos intolerantes. Foram analisados exames de eletroencefalografia e imagens funcionais cerebrais para demonstrar que ao contrário das pessoas normais os intolerantes não apresentavam redução da atividade cerebral mesmo após horas de exposição a diferentes cheiros, tratando-se de uma sensibilidade que vai além da mucosa e dos receptores de olfato do nariz abrangendo também o cérebro. 


Os sintomas em ambas as situações podem ser parecidos, queixando-se o paciente de coriza, espirros e mesmo obstrução. Mas o prurido (coceira) nasal ocorre quase que exclusivamente nos alérgicos podendo vir também acompanhado de coceira nos olhos e na garganta. Em se tratando de alergia, os testes alérgicos podem auxiliar no diagnóstico e o afastamento dos alérgenos envolvidos beneficia o paciente. Tratamento a base de anti-histamínicos, corticoides tópicos e imunoterapia (vacinas) são recomendados para os alérgicos, mas pouco beneficiam os intolerantes.  


Em resumo, intolerância química e alergia são bem diferentes e ocorrem por mecanismos diferentes no organismo humano. Enquanto a alergia é uma reação do sistema imunológico, a intolerância química e uma reação do sistema nervoso. 


Clique na figura e leia a entrevista do presidente da ASBAI sobre este tema.
 Fonte: Veja on line. 

Comentários

  1. me ajudou muito esta reportagem pois tenho horror a perfume doce

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que pudemos ajudar, de alguma forma. Agradecemos sua visita e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou Maria de Lourdes, tenho 42 anos. De 3 anos para cá venho me sentindo muito mal achando que tinha me tornado uma pessoa alérgica a tudo quanto cheiro fosse. Sua reportagem me ajudou a exclarecer o que vem acontecendo comigo. Meu organismo reage de forma hororosa aos fortes cheiros, sejam eles de sabão em pó ao sabonete. Tudo começa com ardência na garganta e congestão nasal, muita tosse e logo aparece aquele catarro esverdeado. É uma coisa de louco! Por vezes tenho que entrar com antibióticos. Será que há algum tratamento altermativo. É horrível viver assim, tudo e todos tem cheiros! Aguardo resposta, grata.

    ResponderExcluir
  4. Maria de Lourdes: é possível tratar os sintomas nasais. Embora não haja cura, é possível melhorar sua qualidade de vida. Estamos ao dispor caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/3/13 22:03

    seus esclarecimentos sobre a diferença entre alergia e intolerância à cheiro vai ser muito útil. obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Berilo: ficamos felizes em poder ajudá-lo. Agradecemos sua visita e aproveitamos a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou Valdecir Trento tenho 50 anos, a 1 ano e 8 meses apos dedetizar uma casa, passei a sofrer de todos os sintomas relativos a intolerância química, já fui em 5 médicos sem ter um diagnostico(CARDIOLOGISTA ME MANDOU PARA GASTRO, QUE ME MANDOU ALERGISTA, QUE MANDOU PARA PSIQUIATRA, QUE ME MANDOU PRO CLINICO E ASSIM POR DIANTE. Comecei a pesquisar e descobri que tenho a Intolerância Química, mas os médicos daqui não sabem lidar com esta patologia. Estou desesperado, pois não consigo mais trabalhar pois todos os cheiros (de tintas a sabonetes pesticidas, roupas, fumaças postos de gasolina, até o cheiro dos supermercados me fazem mal) não tenho onde ir sem que comece uma forte dor de cabeça e insonia, nos meus exames feitos com os médicos todos deram negativos inclusive ressonância da cabeça.Meu local de trabalho é uma loja de produtos agropecuários, no ambiente tem produtos químicos medicamentos e pesticidas, mesmo que eu não os manipule, eles estão no meu local de trabalho.Me da uma luz por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/5/18 02:13

      Antonio eu também passei a ter esse mesmos sintomas após contato com tinta automotiva. E outras químicas que fazia parte do meu trabalho. Já tem dez anos que sofro e fica cada vez pior não posso ter contato com mais nada de Química e cheiros. Irrita a garganta de uma forma que não consigo engolir nada.e sempre atinge minhas vias respiratórias e digestiva. Fico mal e meus pulmões começam a chiar e sinto falta de ar. Não consigo trabalhar mais. Evito sair de casa por causa disso. Triste Isso. Não vejo cura, pois já fiz tratamentos com pneumologista e não houve resultados.Desejo imensamente que estudem mais essa doença pra termos uma qualidade de vida.

      Excluir
  8. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  9. sou antoninha de caxias do sul, rs, tenho 39 anos, me intoxiquei com acetato, há 2 anos, quando trabalhava com o mesmo, de la para cá, fiz muitos exames, ficou comprovado que n tenho nem uma alergia, muitos remedios, bombinhas mudei de emprego, mudei novamente, pois sempre conciente que não é alergia e que não tem cura, há seis meses tive que sair do novo trabalho pois tinha um cheiro que ninguem sentia só eu, ficava sem voz, completamente, era cheiro de resina já seca e somente eu que sentia cheiro na peça, vou ter que mudar de ramo, estou desempregada e não está facil de conseguir, pois tenho que analisar tudo antes, sera que essa hipersensibilidade vai me acompanhar pelo resto de minha vida???, tento me adaptar mas não é facil, o mercado não oferece produtos de limpeza sem cheiro, eta deficuldade, atenciosamente: Antoninha molon

    ResponderExcluir
  10. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.

    ResponderExcluir
  11. Sou a Luana, tenho 29 anos e sempre que uso algum perfume doce sinto muito enjoo. E são os meus preferidos, Só acostumei com um Até hoje. Pode ser algum tipo de hipersensibilidade ou intolerância? ou pode ser algo mais sério que precise procurar um médico? e qual especialidade?

    ResponderExcluir
  12. Luana: o seu relato sugere que seja uma intolerância e não uma alergia. Mas não é possível afirmar pela internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um (a) alergista para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde. Meu nome é Valdecir Trento e tenho sofrido de intolerância química acentuada a mais de 2 anos, moro em Foz do Iguaçu, tenho 50 anos e trabalho com produtos Veterinário e inseticidas,e não achei nenhum médico que entenda sobre este assunto por aqui,cheiros como:sabonetes, desodorantes, tintas, material de construção, e também ambientes de bancos,lojas,oficinas, posto de combustível e tantos outros fazem desencadear dores de cabeça com a sensação de queimação que podem durar de horas a dias chegando a níveis insuportáveis quando estou em crise, fico preso dentro de casa e mesmo assim não passa.Não posso trabalhar pois não consigo entrar no meu emprego visto os produtos que comercializo.QUERIA SABER SE TÊM TRATADO DE PESSOAS NAS MINHAS CONDIÇÕES, Pois já fui no Rio de Janeiro no Dr Tibiriçá e o mesmo disse nunca ter visto caso como o meu. Preciso saber se tem algum especialista nesta área especifica de Intolerância Química que eu possa consultar.
    agradeço suia atenção.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  14. Trento: desconheço um profissional especializado no tratamento que solicita. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  15. Anônimo6/5/15 12:32

    Olá, sou Claudia e acho que me enquadro no caso de intolerante, mas o fato é que sempre que me sinto incomodada com os fortes cheiros, sinto também que fecha minha garganta e tenho que correr ao hospital pois os anti alergicos nao resolvem. porém nos testes de alergia deu tudo negativo. É normal fechar a garganta do intolerante ? me ajude, por favor!

    ResponderExcluir
  16. Claudia: nao e possível opinar especificamente sobre seu caso pela internet. Existem situações específicas e diferentes que incluem a alergia e a intolerância. Neste ultimo caso, não causa reação anafilática. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/6/15 09:11

    olá meu nome e claudinéia tenho um filho com 11 anos faz 3 anos que ele reclama com cheiros fortes inclusive de sertas refeições . já consultou e fez exames ate do coração mas não deu nada

    ResponderExcluir
  18. Olá Claudinéia, bom dia. Sintomas relacionados a cheiros fortes remetem inicialmente a um processo de rinite, independente de ser alérgica ou não. Leve seu filho a um(a) alergologista, para que ele seja avaliado, para, em primeiro lugar, esclarecer o que ele tem, e depois trata-lo. Caso você seja do Rio, estamos diariamente na Policlínica Geral do Rio de Janeiro, e se for de fora, Entre no site da sbai.org.br e encontre um especialista mais próximo a vocês. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  19. Sinto o cheiro de cloro da agua, quando estou com algum tipo de dor ou baixa imunidade, o que pode ser isto?

    ResponderExcluir
  20. Olá, boa tarde. Isto pode ocorrer por aumento da sua capacidade sensitiva, ou mesmo da sua percepção, em momentos de dor ou stress. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Silvia: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas. é melhor que esta avaliação seja feita pessoalmente em consulta médica com um(a) alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Rosana: a dor de cabeça é semelhante, independente da causa, podendo variar em intensidade e na localização. A diferença está na análise dos dados clínicos de cada paciente, Desta forma, o médico poderá diferenciar em cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. um neurologista pode me ajudar quanto a intolerancia quimica?

    ResponderExcluir
  24. a intolerancia quimica causa irritação na garganta?

    ResponderExcluir
  25. Rosana: a intolerância a odores pode ocasionar desconforto na garganta, afastadas outras causas para o sintoma. A intolerância pode causar dor de cabeça e este sintoma deve ser diferenciado de uma enxaqueca, com o parecer de um(a) especialista em neurologia. Obrigado pela visita;

    ResponderExcluir
  26. Muito obrigada pela sua resposta Dra, agora encontrei uma direção

    ResponderExcluir
  27. Deste 2012 eu veio sofrendo com os odores de perfumes. sabonetes.produtos de limpeza e etc....
    Eu chego ficar com falta de ar e as vezes chego a vomitar sangue e ainda quando suor o nariz tbm sai sangue
    Me da uma forte queimação como se fosse uma azia muito forte que nem remedio como estomazil e outroa resolva.
    O que devo fazer para amenizar meu problema

    ResponderExcluir
  28. Gilberto: a intolerância não é uma doença alérgica. Desconheço um tratamento específico para a intolerância aos odores. O uso de medicamento para controle da inflamação nasal pode seru util. Além disso, medidas de prevenção, como por exemplo evitar uso de rpodutos co fragrância para uso pessoal (perfumes, desodorantes, hidrantes, etc) bem como na limpeza da casa (amoníacos, desinfetantes, ceras, gasolina, querosene, etc)
    Evitar os locais que tenham sido pintados recentemente.
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Fiz teste alérgico. Deu negativo. Me disseram que tenho intolerância. A médica me mandou ficar longe do que me dá intolerância! Ou seja do mundo! Vou para uma ilha isolada? Como ficar longe de perfumes, se todo mundo usa? Longe de produtos de limpeza, se vc entra em qualquer lugar e estão usando e fica lá o cheiro, no banheiro, na restaurante, no trabalho, etc. Resultado tomo antialergicos direto a vários anos.faz mal? Faz! Fazer o quê? Não posso é ficar com dor de cabeça, insuportável, com os cheiros do mundo. olha que mesmo tomando antialergico todo dia mesmo assim, a garganta fica irritada, o nariz coça e a dor de cabeça ataca.

    ResponderExcluir
  30. sou intolerante, testes todos negativos. não suporto cheiros, tenho Dor de cabeça, quem devo procurar um neurologista ou voltar ao alergista?

    ResponderExcluir
  31. Olá Rosana, boa tarde. Num primeiro momento você deve ser avaliada por um Alergista ou Otorrino. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo4/5/16 18:13

    Tenho intolerância a cheiro de frituras, fumaça de cigarros, água sanitária e soda cáustica, mofo e poeira. Sera que tenho intolerância e alergia ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  33. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Contudo, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde... Já sinto até vergonha de ser diferente. Sinto cheiros que ninguém sente...cansadas de me mandaren ir ao médico...outras falam: -toma remédio...a única coisa ruim do meu trabalho são as pessoas que tomam banho de perfume. O médico disse que ainda não existe tratamento para este tipo de intolerância. Preciso de ajuda. Carla Cristina

    ResponderExcluir
  35. Carla: o tratamento é paliativo, para amenizar o desconforto acarretado pela intolerância, mediante avaliação clínica de forma criteriosa para avaliar fatores envolvidos que podem influenciar no sintoma. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia! eu me chamou Elenice sou da Bahia de um município de Lauro de Freitas.. Já estou com 5 anos com isso não aguento mais quando muda o tempo ficou muito ruim

    ResponderExcluir
  37. Elenice Boa tarde Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudá-la. Mas, a orientação clínica deve ser preferencial na determinação do diagnóstico, independente de qualquer procedimento, Ou seja, nada substitui a consulta médica, a análise da anamnese e dos dados obtidos no exame físico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Olá boa tarde. Meu nome é Vilma, sinto mau com cheiros fortes dos variados produtos desde sabonetes, tintas, produtos de limpeza etc. Sinto enjoo, azia, mau estar entre outros sintomas. Tenho também os mesmos sintomas quando faço uso de medicamentos, como analgésicos. seria isto sintomas de intolerância química? obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Vilma Bom dia. Os medicamentos que pertencem à classe dos analgésicos e anti-inflamatórios podem provocar sintomas gasto-intestinais, como os que descreve em seu relato, como efeitos adversos. Por isso, para opinar sobre seu caso, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo4/3/17 16:42

    Olá! Eu sou a Marcia de Porto Alegre. Meu esposo fez cirurgia de próstata atraves de laser esta semana. Sente de forma exagerada cheiro de gordura, em tudo..ate mesmo pão torrado. O que pode estar acontecendo com ele? Pode ter alguma relação com a anestesia?
    Ah!ele não tem ou tinha rinite alérgica antes do procedimento. Aguardo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Marcia Boa noite Os dados enviados em seu relato não sugerem que seu esposo tenha apresentado uma reação alérgica (imunológica) a anestesia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Olá,gostaria de saber se meu caso é alérgico ou intolerância a certos cheiros, não posso sentir cheiro de alguns perfumes que dói a cabeça, água sanitária parece que vai explodir a cabeça, mofo e poeira ja começa a coçar a garganta seguido de rouquidão e muita tosse, seria alguma alergia ou intolerância? Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  43. Ah esqueci de mencionar produtos de limpeza e álcool me faz espirrar..

    ResponderExcluir
  44. Bom dia O seu relato não sugere que seja uma alergia. Pode ser intolerância. Para afirmar, é essencial que seja feita uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com um(a) especialista em Alergia. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. A minha reação a cheiros fortes começa com poucos espirros e logo, em segundos, se trnsforma em dor de cabeça intensa, tipo enxaqueca e naúseas que vão se intensificando. Já perdi amigos, empregadas... As pessoas ficam ofendidas quando digo que o perfume que usam me faz mal. Já identifiquei que essência de colônia é o pior deles, e os florais adocicados, além de raízes como a de patchouli. Mas desinfetantes à base de pinho e alguns eucaliptos também me deixam mal.

    ResponderExcluir
  46. Claudiomar: o seu relato sugere que não seja uma alergia, mas uma reação de intolerância aos cheiros ativos. a intolerância a odores pode ocasionar desconforto na garganta, afastadas outras causas para o sintoma. é comprovado que intolerância pode causar dor de cabeça, mas é importante diferenciar de outras doenças. Por isso, aconselho que procure um(a) especialista em neurologia para avaliar seu caso. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Água sanitária é um vilão para mim, meu nome é Sonia, e há períodos que passo até 5 dias com dores fortes, e pior trabalho com esse produto. há cura?

    ResponderExcluir
  48. Sonia Boa noite Na maior parte das vezes, a água sanitária não provoca uma reação alérgica (imunológica) mas sim uma reação de irritação respiratória, podendo também provocar dermatite. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  49. Qualquer cheiro até de sabonete faz minha cabeça doer demais. Mas é só a dor e muito forte.Não tenho espirros coriza,nada mais. Só a dor na cabeça.isso é intolerância?

    ResponderExcluir
  50. Patrícia: os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser uma intolerância Porém, só é possível fazer diagnóstico após avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. É importante afastar outras causas de dor de cabeça que possa estar ocasionando o problema. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Sempre que sinto cheiros mais fortes como perfume,álcool,gasolina,cloro,esmaltes,entre outros rapidamente me sinto enjoada.
    A cabeça raramente dói,mas o enjôo sempre aparece,e vem acompanhado de um pouco de sonolência (depois)e fico um pouco apática também.
    Será intolerância?

    ResponderExcluir
  52. mariane Boa noite. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser uma reação de intolerância química a odores ativos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Olá boa tarde mim chamo RAQUEL, quando sinto cheiro de perfume fortes eu fico querendo provoca dor de cabeça nariz coçando. Sofro muito com isso no vez que viagem e tinha um moça com perfume forte perto de mim provoquei muito. E agora usava um perfume não uso mas pois no posso nem ver ele é era o que eu não sentia nada.

    ResponderExcluir
  54. Raquel Os dados enviados em seu relato sugerem que você possa ter uma reação adversa a odores ativos. Recomendo que procure um(a) alergista para analisar seu caso e orientar a conduta mais adequada para seu caso Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite!
    Preciso de ajuada.
    Em abril de 2017, comecei a ter alergia a cheiro, o problema maior que é qualquer tipo de cheiro. Exemplo cebola, alho, coentro, limão, suco, fritura, perfume, shampoo, detergente etc, qualquer cheiro. Esta muito complicado porque não tenho conseguido me alimentar e também não posso ir em lugares que tenha cheiro.
    Fui no médico e fiz alguns teste alérgico e não deu nada relevante, fui informada que não tem teste para cheiro. O que me chama a atenção que sinto o mesmo cheiro para todos e também fico tonta e com sensação de desmaio.
    Hoje em dia não posso comer e beber quase nada.
    Por favor preciso de uma orientação, pois não estou mais suportando isso.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  56. Boa noite. É provável que você tenha intolerância e não alergia. Mas, não é possível afirmar pela internet sem uma avaliação feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno