01 março 2014

Carnaval - previna a alergia nos dias de folia


O carnaval chegou e com ele, o feriadão. Para uns, são dias de folia e para outros, oportunidade de viajar, descansar e recarregar a bateria.  Seja como for aproveitar seu carnaval, o Blog da Alergia traz algumas dicas:

Vai festejar?
- Use fantasias leves. Crianças suam muito e por isso devem ser evitados os tecidos sintéticos que impedem a sudorese e irritam a pele. Fantasias infantis devem ser de algodão, confortáveis e fresquinhas.

- Está repetindo fantasias antigas? Não se esqueça de lavar antes do uso, mesmo que não tenham o cheiro típico das roupas guardadas por longo tempo. Adereços devem ser previamente colocados ao sol para arejar.

- Capriche na maquiagem, mas escolha produtos confiáveis. Se sua pele é sensível, prefira os produtos hipoalergênicos.  Evite o uso de purpurinas, sprays e cosméticos sem registro na Anvisa. O ideal é evitar o uso de maquiagem em crianças, pois com o calor e suor, fica mais fácil o surgimento de irritações e alergias. E, se for usar, escolha um cosmético indicado para uso infantil, de boa procedência e dentro do prazo de validade. Cuidado especial deve ser dado à maquiagem e uso de brilhos, purpurinas em torno dos olhos, pois são áreas mais sensíveis a alergias. É fundamental limpar a pele e remover todo o produto antes de dormir.

- Não se esqueça de usar camisinha. Existem preservativos especiais á base de polietileno encontrado em lojas especializadas. Mas, verifique se tem a eficácia comprovada pela Anvisa na prevenção de doenças sexualmente  transmissíveis e gravidez.

- Não use sprays de neve, pois são causas comprovadas de irritação e de alergia.

Vai viajar?
- Imóveis alugados para temporada podem ser focos de poeira e mofo. Areje e limpe antes da chegada do alérgico. Travesseiros e colchões devem ser encapados com capas especiais ou com plástico. Da mesma forma, barracas e materiais para acampamentos devem ser limpos previamente.

- Capriche no uso do protetor solar, reaplicando periodicamente, seja na praia ou brincando atrás do trio elétrico ou dos blocos prediletos.

- Proteja-se da alergia a picada de insetos. Use repelentes. Evite perfumes loções, óleos perfumados e roupas de cores vivas pois tendem a atrair insetos.

- Cuidado com tatuagens de henna, que podem causar alergia em pessoas sensíveis.

E, para todos ...
- O calor e o suor excessivo podem irritar a pele predispondo ao aparecimento de brotoejas, assaduras, piora de dermatite atópica. Um cuidado especial deve ser dado aos banhos: não devem ser quentes nem demorados, sem buchas ou esponjas. Reduza o numero de banhos e caso tome mais de um por dia, prefira chuveiradas rápidas. Use sabonete suave e aplique hidratante em todo o corpo, logo após o banho.

- Aproveite a folia e abuse de bonés, chapéus para proteger do sol.

- Beba bastante água. Alimente-se saudavelmente, priorizando legumes, verduras, carnes magras, verificando a procedência e a condição de preparo dos alimentos.

- Evite manipular limão e frutas cítricas ou ingerir picolés, sorvetes, caipirinhas, etc. em ambientes ensolarados. Algumas pessoas podem apresentar lesões na pele e até evoluir para bolhas e queimaduras resultantes da sensibilização do respingo do sumo de frutas cítricas (em especial limão) na pele, sob a ação da luz do sol.

- Bebeu demais? Cuidados com os remédios para ressaca pois a maioria contém substâncias que podem provocar reações sérias nas pessoas alérgicas aos analgésicos e antiflamatórios. Sugestão: leve sua medicação orientada pelo alergista para não cair na tentação de tomar qualquer “comprimidinho” por mais inofensivo que pareça.
 Até quarta feira e bom feriado para todos! 

0 Dê sua opinião:

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...