15 janeiro 2012

Coceira ou prurido

Coceira é o nome popular para definir o que os médicos chamam de prurido
Mas, atenção: nem toda coceira é causada por alergia. Pelo contrário, inúmeras dermatoses são precedidas ou acompanhadas de coceira no corpo. 


O prurido pode ser simples, ou seja, a sensação de coceira não se acompanha de lesões visíveis na pele. Mas também pode se complicar com manifestações secundárias consequentes da repetição do ato de coçar, ocasionando vermelhidão na pele e escoriações. Podem surgir também manchas escuras residuais e a pele se torna espessada, irritada e grossa. Em alguns casos, pode ocorrer infecção secundária destas escoriações, surgindo dor, edema (inchação), secreção e pus. 


O prurido simples alérgico pode se manifestar de forma  generalizada, sem lesão cutânea, podendo ser originado por medicamentos e, esporadicamente, por alimentos, contactantes ou por agentes físicos como frio, calor, suor etc. 


Antes de qualquer coisa, o médico investigará as causas não alérgicas de prurido generalizado. Entre estas destacam-se: 
- Diabetes 
- Doença renal 
- Infecções por bactérias 
- Doenças do fígado
- Intoxicações (álcool, cocaína) 
- Pele envelhecida (prurido senil) 
- Gravidez e outros fatores hormonais 
- Doenças da tireóide
- Arteriosclerose senil 
- Fatores Psicológicos, stress  
- Tumores


Em alguns casos, a coceira pode ser localizada em regiões específicas do corpo. Nestes casos a pesquisa de uma causa deve ser realizada. Por exemplo, um prurido na região anal pode ser desencadeado por alergia de contato ao papel higiênico ou até por uma causa não alérgica como um parasita intestinal (oxiúros). 


A escabiose ou sarna é uma causa frequente de coceira e pode se iniciar sem lesões aparentes, se confundindo com uma alergia. E, sarna não é sinônimo de sujeira! Qualquer pessoa pode pegar sarna pois basta ter contato com uma pessoa com o problema, pois é muito contagiosa. 


Dicas para diminuir a coceira:


O ato de coçar irrita e danifica a pele, causando um circulo vicioso que deve ser evitado. - Mantenha as unhas bem aparadas e curtas, sem pontas. 
- Tome o anti-histamínico (antialérgico) recomendado pelo seu médico.
- Banhos coloidais (água com maisena ou aveia cozida) podem acalmar a pele.
- Se a pele está ressecada ou irritada, tome cuidados como: diminuir o número de banhos, usar  sabonetes suaves e aplicar hidratante diariamente logo após o banho.
- Evite uso de buchas ou esfoliantes. Não esfregue sua pele durante o banho  ou ao se enxugar.
- Use roupas de tecido de algodão. Evite tecidos sintéticos, lycra, jeans, etc. 
Não é fácil, mas recomenda-se buscar o autocontrole. Se não consegue evitar coçar, procure fazê-lo de forma suave, tente se distrair, ocupar-se e pensar em algo agradável.
O tratamento pode ser demorado, exigindo persistência e disciplina. O mais importante é detectar a causa do prurido.

Lembre-se: a pele é um órgão integrado ao corpo. O sintoma cutâneo, como por exemplo, uma coceira crônica (de duração arrastada) pode ser um indicador da condição de saúde do nosso organismo.

Fonte: Alergia para leigos, Rios JB, Carvalho LP

133 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

gostaria muito de saber a causa de um prurido intenso no corpo todo que só melhora com o uso de Anti-histamínico mas depois aproximadamente 2 semanas volta a coçar isso já faz mais de 2 anos.
sera que a exposição de tinta a muito tempo de trabalho tem haver com isso? gostaria muito de uma orientação.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso através de um aconselhamento por e-mail, sem examinar pessoalmente. É pouco provável que a coceira como descreve possa ser causada apenas pela exposição à tinta no seu local de trabalho. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

Anônimo disse...

oi tenho tido umas coceiras pelo corpo ha uns 3 meses, e agora esta piorando cada vez mais ja tomei o loratadina, a pomada diprogenta, uma injeçao de hidrocortisona, ivermectina e até agora nada resolveu lembrando q fui no medico e eles receitaram so a ivermectina q tomei por conta propria e ate agora a coceira nao melhorou so piora os lugares que coçam mais sao a bunda, coxa, barriga, braço, punho, canela e formam umas pintas vermelhas e ate umas bolhinhas tipo espinha vcs podem me explicar o que pode ser? agora estou tomando por conta propria tmb o remedio maleato de dexclorfeniramina a 1 dia e ainda nao surtiu efeito

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Compreendo sua dificuldade, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa de uma coceira sem examinar e analisar em conjunto com sua história clínica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Meu pai apos o banho ou uma caminhada que leva a suar, fica com uma coceira infernal durante aproxidamente 10 minutos. Ela já foi em varios medicos, fez varios exames e não acusou nada. Ele quase não fica suado. O que ele deve fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira é um sintoma que pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. O diagnóstico é clínico, ou seja, se baseia na análise feita pelo médico. Os exames são importantes para afastar diagnósticos diferenciais, mas nem sempre estão alterados. Cada pessoa é única e necessita ser analisada individualmente. Não há como fazer uma análise pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral RJ para avaliar seu pai e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá. Faz 10 dias que estou com coceira que cessa e retorna. Acho que posso dizer que tenho uma alimentação relativamente equilibrada. Não fumo, não bebo álcool, não como comidas gordurosas, nem fast food, nem refrigerante. Consumo o mínimo possível de industrializados. Mesmo assim, apareceu uma coceira que me fez procurar a emergência. Tomei fenergan injetável duas vezes(num dia e no outro), prednisona e vendo que nenhum resolveu, o médico me receitou e tomei hixizine. Todos me dão muita sonolência, mas esse último foi o que pareceu mais eficaz.

Interrompi o uso, pois a coceira passou e eu não queria passar quase o dia todo dormindo. Faz 4 dias que cancelei o hixizine e nesta madrugada a coceira voltou. Acordei duas vezes. Era no corpo todo e agora é nos braços, pernas e na planta dos pés, em cima e entre os dedos. O tempo está quente demais e eu noto que imersão em água fria ajuda a passar a coceira e vermelhidão, mas como ficar várias horas com esse "tratamento"? Não tem como.

Adoro suco de frutas naturais e toda tarde faço sucos, como de laranja com mamão, por exemplo. Ou uvas com 3 laranjas. Também misturo com iogurte e como pão ou biscoito. Depois do jantar como maçã ou goiaba. Sei que vocês não podem fazer diagnóstico pela internet, mas eu só queria saber se esses tipos de misturas poderiam desencadear alergia.

Li sobre hipervitaminose. Seria o caso? Talvez minha pergunta seja ridícula, pois sei que é saudável comer frutas, mas na área de alimentação, é a única coisa que me leva a suspeitar dessa coceira.
Os xampus e sabonetes que uso são os mesmos de sempre. Os tipos de roupa também.
Obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nem sempre uma coceira é causada por alimentos. Na verdade trata-se de um sintoma que pode ter causas variadas e nem sempre de origem alérgica. O uso de remédios antihistamínicos, conhecidos popularmente como antialérgicos (como é o caso do Hixizine) pode aliviar o sintoma. Mas, se a causa não for detectada e combatida, a coceira reiniciará. Por isso, o ideal é que você procure um alergista para uma orientação adequada sobre seu caso. Hipervitaminose não é uma causa habitual de coceira. Da mesma forma, a ingestão de alimentos naturais, frutas e legumes é preferencial, devendo-se evitar os alimentos artificializados e industrializados. Agradecemos sua visita e colocamos nossa equipe médica ao seu dispor.

Anônimo disse...

Eu estou com muita coceira , principalmente depois do banho e a noite, muito até ficam bricando dizendo que sou porca, rsrs.
Mas ultimamente ando muito angustiada e extressada , isso tem a ver ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Coceira é um sintoma que pode ter causas variadas. Para afirmar que o fator emocional é predominante é importante afastar outros possíveis fatores no seu caso. infelizmente não há como opinar pela internet. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos pela visita.

Raissa disse...

Sempre que eu mudo de sabonete eu fico com uma coceira muito chata no corpo e fica pinicando, mais depois passa, só que desde ontem que eu mudei de novo o sabonete que meu corpo não para de cossar, e cossa masi na parte das costas, seios e barriga, sera que isso é uma alergia ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Raissa: os dados enviados em seu relato não são suficientes para afirmar que se trata de uma alergia. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

Samir Andriola disse...

Hoje pela manhã, assoei o nariz com papel higienico na casa de minha vó, e em segundos ou no máximo 1 minuto, a pele do meu rosto principalmente ao redor do nariz ficou irratada e vermelha com uma sensação de queimadura... Lavei com água e aliviou, porém a tarde passei a mão sobre o local e logo voltou a ficar vermelho e arder. A sensação é de queimadura, sem coceira!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Samir: o seu relato não sugere que seja uma alergia mas sim uma ação irritante do papel em sua pele. Mas, é essencial examinar pessoalmente para poder afirmar. É aconselhável que procure um alergista para orientae de forma apropriada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Marciano Remour disse...

Boa noite,

Minha namorada Alessandra, tem uma sensação de queimação ( coceira ) generalizada e busca a cura já a 8 anos. Já consultou vários especialistas ( alergistas, neurologistas, hematologistas e outras especialidades ), toma vários anti-alérgicos, anti-depressivos e outros, realizou vários exames sendo que nenhum deles apresentou qualquer alteração ou indicação de problema. Esta desesperada e já não sabemos a quem mais recorrer. Se puder indicar algum especialista ou indicar o que pode estar causando esta sensação ficaremos eternamente gratos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marciano: você não informou em que cidade mora. Para localizar um alergista, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Agradecemos sua visita e desejamos melhoras para sua namorada.

Anônimo disse...

Há 5 meses meu filho de 9 anos se queixa de um prurido anal. De início, logo pensei que era oxiuros e lhe dei remédio para vermes. fiz exame de fezes, não deu nada, mas a coceira não passou. Fiz exame de sangue, e o IGE dele está elevado 443. O gastropediatra que está cuidando dele me encaminhou a um alergista, pois ele acredita que é uma alergia alimentar. Mas confesso q estou superaflita porque ele sempre comeu alimentos saudáveis. E até agora não identifiquei qual alimento pode estar causando esse problema. Não sei por onde começar até porque ele só apresenta prurido anal e um dia amanheceu com as pálpebras inchadas e o globo ocular muito irritado, que logo melhorou quando eu lhe dei antialergico. Estou muito preocupada, esses sintomas podem indicar algo grave?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados enviados não são suficientes para se caracterizar a alergia alimentar nem para avaliar a gravidade do quadro. Aconselho que exponha seu temor e sua duvida ao alergista que atende seu filho pois o examinou, conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos pela visita.

Claudio Henrique disse...

Estou tendo uma coceira a aproximadamente 1 ano, ja fui ao mais de um médico e fiz vários testes de alergia todos dão o mesmo resultado alergia a fungos e bactérias (poeira) trabalho e moro em local bem limpo e sem tapetes com o minimo possivel de poeira, sempre tomo anti-alergico o feito acaba a coceira volta ela não é em um local só ao mesmo tempo que esta em um lugar Ex. barriga já vai na cabeça depois nas peras e estou indo assim com remedios a 1 ano. o que pode me ajudar.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Claudio: Infelizmente não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso através de um aconselhamento por e-mail, sem examinar pessoalmente. A coceira nem sempre está relacionada diretamente com a alergia à poeira. Ou seja, você pode ter alergia aos ácaros da poeira domiciliar e esta alergia não ser a causa da coceira em sua pele. Por isso, é essencial investigar seus dados clínicos e examiná-lo para poder opinar. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Bom dia! Tenho duas filhas são gêmeas e estão com 1 ano uma delas esta com uma coceira intensa na barriga, peito, costas em baixo dos braços e na linha da virilha cheias de escoriações. Já troquei o sabão em pó normal por de coco e não melhorou, já levei em 3 pediatras o primeiro receitou cloridrato de hidroxizina para tomar, pediu exames de sangue que não constou nada, mas também a medicação não surtiu efeito algum, o segundo falou que podia ser o calor e dentição mas o tempo está fresco agora e ela continua coçando o terceiro pediu para passar apenas um creme hidratante cetaphil e o sabonete usei apenas 2 dias e não deu certo ele falou que poderia ser sarna mas na minha opinião se fosse a outra irma dela já teria pego, pois a noite elas tomam banho juntas e esta em contato sempre, falou que poderia ser alergia a ácaro, então nada esta resolvendo, resolvi eu mesma medicar e dar celestamine - maleato de dexclorfeniramina + betametasona e em apenas um dia com o remedio a coceira diminuiu e as escoriações já estão clariando. Eu realmente preciso de uma opinião. Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível emitir uma opinião sem examinar pessoalmente. As causas de coceira (prurido) são variadas e nem sempre têm origem alérgica. Aproveito a oportunidade para ressaltar que Celestamine contém corticóide e não deve ser dado sem orientação médica, para um bebê, em virtude da possibilidade de efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, não está curando o problema, apenas aliviando o sintoma. Sendo assim, a tendência é que a coceira reinicie após a interrupção da medicação. Aconselho que evite trocar de médicos pois a troca constante impede a finalização de um raciocínio diagnóstico. Estamos ao dispor caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Tatiana disse...

Bom dia estou com uma coceira no corpo todo ja por uns 3 meses a medica disse que seria escabiose, fiz tudo o q ela pediu mas n melhorou..em minha pele nao tem sinal nenhum, nehuma vermelhidao ou inchac, estou bastante preocupada. A medica pediu p eu fazer um teste alergico e passou uma formula de homeopatia mas nao estou tranquila ainda..cada vez coca mais do couro cabeludo ate os pes! Vcs poderiam me orientar? Grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tatiana: compreendo sua dificuldade, mas não há como orientar uma coceira pela internet, sem examinar pessoalmente já que este é um sintoma que pode ter causas variadas e nem sempre alérgicas. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Alessandra disse...

Apenas gostaria de dividir com vocês uma experiência sentida, literalmente na pele. Comprei um casaco nos EUA que, aparentemente, era de uma lã bem fina, assemelhando-se à linha. Após usá-lo 3 dias na mesma semana, ao tomar banho, senti uma coceira insuportável nos braços que os deixou muito vermelhos. Até achei que fosse do banho quente, mas a mesma persistiu nos dias e noites seguintes. Empenhada em descobrir a causa, fiz uma retrospectiva do que havia feito de diferente naquela semana, até que cheguei no casaco. Ao verificar sua etiqueta - made in China - vi que se tratava de um tecido do qual nunca havia ouvido falar: Ramie(inglês)/ Romio (espanhol). Pesquisei na internet e qual não foi minha supresa em descobrir que a tal fibra se trata de uma "parente" da espécie urticária! Pelo visto, os asiáticos são imunes, mas, caros leitores viajantes, observem as etiquetas dos produtos adquiridos no exterior. Mesmo nunca mais usando o casaco, até hoje meus braço ainda coçam, principalmente nos picos hormonais.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Alessandra: agradecemos seu depoimento. Volte sempre ao nosso blog.

leonir xavier disse...

Meu filho tem 4 anos e esta com com um tipo de alergia, parece um ''grosseira'', a pele parece uma lixa e ele senti muita coceira, fazem uns três dias.Será que medicá-lo com antihistamincos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leonir: peço sua cmpreensão, mas não é possível avaliar se há indicação para uso de antihistamínicos para tratar a alergia do seu filho pela internet, sem examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Trabalho em creche e começou uma coceira em cima dos pes e tornozelos e agora nos punhos parece uma brotoeja vermelha o que pode set?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível apontar a causa de uma coceira baseado apenas nos poucos dados enviados e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Há mais de um ano começou uma coceira nos braços .Já tomei medicamentos e mesmo assim a coçeira não passa.Fiz todos os tipos de exames e não deu nada.
Oque faço????

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudar, mas não tenho condições para opinar sobre sua coceira baseado apenas nos dados enviados e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Bego Silva disse...

meu sobrinho tem uma coceira so na regiao do rosto,começam como espinhas depoi ficam avermelhadas,bastantes irritadas e sao muitas,depóis rececam e ficam escuras saindo outras avermelhads,que tipo de coceiras poder ser?
desde ja agradeço


celia lira

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bego Silva: infelizmente não tenho condições para afirmar a causa das lesões cutâneas apresentadas por seu sobrinho através da internet, sem examinar e analisar em conjunto com sua história clínica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Olá, me chamo roberto e tenho uma coceira muito forte pelo corpo, começou quando mexi em alguns ferros bem antigos que estavam no porão, em contato com eles peguei um tipo de coceira onde brotam bolas da cor da pele que coça bastante, quanto mais coça mais quer coçar, até sangrar, fui ao médico e não resolveu nada, tomei o ivermectina, o deflazacorte fez uma dessas bolas estourar em sangue, mas volta depois de um tempo, gostaria de saber o que tomar e se essas bichos na pele ou alergias não sei, podem entrar por feridas na pele, pelo nariz ou até mesmo pelo ânus, já que uma dessas bolinhas que coçam está lá, o que fazer, obrigado pela atenção.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Roberto: peço sua compreensão, mas infelizmente não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento pela internet, sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examiná-lo pessoalmente. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ja faz uns 2 anos q tenho alergia na parte d cima das maos coçam e ficam ressecados,vai e volta oq pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é relacionada com a alergia. Não é possível afirmar a causa sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

TIVE UMA INTOXICAÇÃO E ESTAR COM 3 DIAS QUE NAO CONSIGO DORMIR DIREITO UMA COCEIRA PELO CORPO TODO QUE NAO CONSIGO DORMIR.POR FAVOR ME INDICAR ALGUMA COISA QUE FAÇA ESSA COCEIRA PARAR.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

MEU PROBLEMA JÁ ESTÁ ACONTECENDO A ALGUMAS SEMANAS!! ESTOU GRÁVIDA,TENHO GLICOSE ALTA, INFECÇÃO URINÁRIA, E ULTIMAMENTE ESTOU TENDO COCEIRA NA NÁDEGAS, COM VERMELHIDÃO, UMAS MANCHAS COMO BOLINHAS VERMELHAS E A PARTE DA IRRITAÇÃO TEM UM FORMATO REDONDO! O QUE É ISSO?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente, não há como fazer diagnóstico pela internet: lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

" Tive sarna usei ivermec, e a loção nedax e repetir após 7 dias, melhorei, mas às vezes me dá umas coceiras, aparece uns caroços igual quando tive sarna. Será que retornou, devo fazer o tratamento de novo. Porque qual e o tempo para desaparecer definitivamente. o meu filho também está na mesma situação ele tem 3 anos e usou nedax, e repetiu após 7 dias no corpo todo. Quando aparece algum carocinho vermelho e a coceira eu aplico nedax. Me ajude, devo procurar novamente o médico.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente, não é possível fazer diagnóstico pela internet.É essencial examinar sua pele. Aconselho que retorne ao médico e peça nova orientação. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

ja faz uma semana que viagei e foi tomar um banho e fiquei com a coeca molhada umas horas do dia por descuido,e quando foi a outra semana me deu alergia,tem forma circular pemsei que era empinja mas nao e toda vez nase uma bolha e com o tempo vai se espallhando ater virar 7cm quadrado cossa mas a noite as vezes acordo agoniado,por favor me ajudem

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para poder fazer o diagnóstico, as lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica.A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Aconselho que procure um alergista.

Anônimo disse...

ola, sempre tive alergia com varias coisas, mas picada sempre demorou muito (anos) para sarar..e as vezes se multiplica para outras regioes do corpo. Faz uns 2 meses esta nascendo prurido principalmente nas pernas, mas tb em outras regioes e nao eh picada, nao sei o que eh..sei que fica muito infeccionado e nao consegue nem fechar o ferimento. Pode me passar algo para cicatrizar mais rapido? babosa eh indicado? grata

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Ha uns 2 anos, tenho tido umas coceiras irritantes por todo o corpo, coca demais e fica pinicando, isso acontece mto qndo o sangue esquenta, e só alivia qndo tomo polaramine, loratadina... nao aguento mais, fico ate com vergonha, o q posso fazer? Eu nao moro no rj

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas infelizmente, não há como orientar um tratamento pela internet, já que a base para tratar a coceira é a detecção de sua causa (que pode ser de origem alérgica ou não). O site da ASBAI (www.sbai.org.br) tem um setor público : "Localize seu especialista" onde você pode obter os nomes e telefones de alergistas nas principais cidades brasileiras. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Olá, bom o meu problema se estende a quase dez anos. E nada e nem ninguém consegue achar uma solução.
Eu fui mordida por uma Maritaca, uma prima do papagaio do Brasil, e a partir daí começou o problema, Ela me mordeu na ponta do dedo indicador e então surgiu um ressecamento no mesmo. Esse ressecamento persistiu por muito tempo, mas achei que era devido à cicatrização. Então esse ressecamento começou a atingir não só a falange distal, mas também a média e a atingir a falange distal do 3º dedo. Daí fui em médicos residentes que me receitaram Nutraplus, daí, parece que passou para os outros dedos até a falange proximal com muito ressecamento. Fui em outro médico e ele me passou o Dexametasona, e de nada adiantou. Depois de muito tempo, novamente em outro médico fui orientada a passar o creme da Avon Luvas de Silicone, mas não adiantou, daí, dois anos depois o mesmo médico disse que seria psoríase e me receitou o Metotrexato e disse para eu enrolar os dedos com esparadrapo. De inicio parece que resolveu, mas isso é inviável para mim. Pois estudo e tenho que escrever muito. E quando tenho uns ataques, ocorre muita coceira, prurido, vermelhidão, ressecamento, racha a pele e está me dando dor nas articulações da mão. O que pode ser isso realmente? Obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que seja uma alergia. Infelizmente não é possível fazer o diagnóstico de uma reação na pele pela internet, sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

Any Maciel disse...

Olá, tomei cefalexina e depois de uns dias começaram umas coceira pelo meu corpo todo, e já tomei remédio antialérgico e não adiantou,tomei também a injeção diprospam e não resolveu, não aguento mais de tanto me coçar, fica muito vermelho e umas bolinhas! O que sera? E a tive bebe a um mês!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Any: o parecer que solicita não pode ser atendido pela internet. Para orientar um tratamento para sua alergia é preciso examinar pessoalmente. Aconselhoq eu procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica RJ, caso você more no Rio. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

A noite depois do banho, começa uma coceira que ate fica feridas o que pode ser? :/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não permitem aformar a caiusa da sua coceira. É essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

Sandy Brito Bessa disse...

olá, estou com uma coceira e percebi que apareceu umas manchas escuras onde coça fui ao medido ele passou um remedio para mim tomar 1 em 10 dias mais nao resolveu tomei itamini por conta propria mais nao resolveu o que faço?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sandy: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. É essencial examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico e indicar uma conduta de tratamento. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

Profª Eliana disse...

Olá! Gostaria apenas de postar um depoimento. Minha filha mais velha, passou por momentos de stress no trabalho e apareceu em seu corpo uma coceira. O médico do hospital onde ela trabalha, diagnosticou escabiose. Levei a nosso médico homeopata e ele confirmou o diagnóstico e receitou alguns remédios para isso. Contudo, passados 7 dias, as lesões não só não diminuíram, como também se espalharam por todo o corpo, desconfigurando inclusive, a aparência com escaiose. Como ela precisou ir ao médico do trabalho do hospital, ao vê-la, ele imediatamente diagnosticou como Pitiríase rósea, que é uma manifestação auto imune da qual nunca tínhamos ouvido falar. Voltamos ao homeopata e ele ficou surpreso por não ter identificado a doença antes. Fica o alerta, pois nem todos os médicos, mesmos os experientes, sabem identificar esta manifestação. Parabéns pelo blog. Obrigada. Eliana.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ficamos gratos pelo envio do seu depoimento e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

oi! ja tem uns 5 dias que começou uma coceira muito pelo corpo todo,nao sei que fazer no aguento mais a noite nao consigo durmir, eu to gravida de 4 meses sera que tem alguma coisa aver?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A gravidez pode provocar alterações na pele da gestante e ocasionar alguns tipos de dermatoses - alérgicas ou não. Mas, não há como fazer diagnóstico pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá. Me perdoem o relato um pouco grande.
Sempre tive a pele muito oleosa e com muitas espinhas. Após meu segundo tratamento com Roacutan, minha pele ficou permanentemente ressecada (já faz 2 anos que terminei o segundo tratamento e os sintomas no rosto são os mesmos de quando eu tomava os remédios).
Minha pele está sensível e descasta o tempo todo, coça o tempo todo por causa disso. A combinação pele sensível + coceira também me causou várias manchas no rosto. Como se não bastasse, mesmo com a pele extremamente seca, continuam nascendo espinhas enormes (acne cística), menos que antes, mas ainda estão presentes.
Ja visitei diversos dermatologistas. Para as manchas, não consigo usar produto nenhum. Já perdi a conta de quantos usei, já usei praticamente todos ácidos recomendados para reduzir as manchas. Gradativamente a irritação e a coceira no rosto vão aumentando ao ponto de eu não conseguir mais usá-los. E essa irritação e vermelhidão no rosto no final me causam ainda mais manchas (acho que a única área do meu rosto com textura uniforme é abaixo da boca).
Combater as espinhas e manchas ficou impossível. A única coisa que me restou foi usar hidratante poderoso (Cetaphil advanced moisturizer), Topison quando a coceira está insuportável, tomar banho frio, não lavar o rosto (uso Cetaphil loção de limpeza 2x ao dia pra limpar o rosto).
Para mim, todo o problema se resume ao Roacutan ter ressecado demais a minha pele, mas não consigo entender porque minha testa e meu nariz voltaram a ser oleosos e a testa coça que é um inferno, principalmente perto do cabelo. Já as bochechas e o resto do rosto ficam ressecados o tempo inteiro.
Resumindo: minha vida se resume a coçar e odiar me olhar no espelho. No inverno coça porque tá seco. No verão coça porque tá calor e começo a suar , e isso faz coçar. Fazer exercícios físicos = suor = coceira. Fazer a barba faz coçar. Não fazer coça também. Sair de casa = pegar sol, que faz minha pele ficar vermelha, coça e mancha (apesar de eu usar religiosamente bloqueador solar fator 60). Tenho impressao que a luz artificial de casa ou da tela do computador mancham meu rosto também. Minha pele é morena (V) mas por causa do ressecamento queima muito facilmente.
Sei que não dá pra vocês analisarem meu caso pelo computador, mas eu queria saber se ainda há algo que possa ser feito, o que eu posso conversar com os dermatologistas. Qualquer produto que os dermatologistas que vou passam resultam em pele irritada, coçeira e mancha, a não ser os hidratantes, baumes e corticoides tópicos.
Tenho 25 anos, sexo masculino. Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Eu estou com coceiras na parte interior dos baços, dedos, axilas, parte anterior do joelho. Fica uma mancha vermelha e coça. Já fui em dermatologista e alergista. Usando fisiogel AI, melhorou, mas agora ele náo adianta mais.
Estou começando a acreditar que todos nós que temos coceira dessa natureza, é de fator externo. Algum tipo de agrotóxico, poluente etc. que passou a existir no Brasil. Pois sao muitas pessoas que estao com isso e até hoje ninguém conseguiu descobrir o que é...
Eu já desisti. Vou viver o resto da vida com essas coceiras.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Coceira é um sintoma que pode ter causas alérgicas ou não. É essencial investigar seus dados clínicos para poder opinar. A nossa equipe está ao seu dispor caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Stephane: coceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Uma coceira pode ser sintoma de doenças dermatológicas bem como de muitas doenças sistêmicas. Pode também sofrer a influência de situações emocionais. Ou seja, nem toda coceira tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar o caso de sua filha de forma criteriosa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pelo acesso ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A pele ressecada e sensível tem mais facilidade em apresentar coceira, sendo improvável que seja uma alergia. Neste caso, hidratantes terapêuticos e sabonetes especiais para peles sensíveis podem ser de grande valia no alívio dos sintomas. Contudo, não há como orientar pela internet, sem examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ para prestar maiores ecsclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

olá! peço em carecidamente que vcs me ajudem tenho uma coceira vaginal a mais de 7 anos numca consegui tratar fui em varios especialistas(ginecologista,vulvar,dermatologistas)e ate agora numca concegui a cura, nem um alivio coçar todos os dias e agora há mais ou menos um ano passou também a coçar o anus...

Anônimo disse...

ola ...tive bebe a 17 dias e estou com uma coceira insuportável a uma semana atras ,,,passei uma pomada, mas nao teve resultado nenhum ...a unica coisa que alivia mas só um pouco é quando jogo água morna ...no inicio cocei horrores , porém depois que criou umas feridinhas parei de coçar ...tenho medo que isso passe pro meu filho ...por favor me ajuda

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira que surge após o parto pode ou não ter causa alérgica. Por isso, é essencial investigar o fator que desencadeou o prurido. É necessário examinar sua pele e analisar também as condições do parto, medicamentos usados e suas condições atuais de saúde. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não é possível indicar um tratamento para uma coceira vaginal que já dura há 7 anos sem examinar pessoalmente. É pouco provável que a causa seja alérgica (imunológica) O médico ginecologista é o profissional mais adequado para orientá-la. Gratos pela visita.

Renato disse...

Eu estou com uma quelóide gigante no meu penis do tamanho de uma laranja ! Oq devo fazer ? Estou angustiado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renato: aconselho que procure um urologista para orientá-lo de forma adequada. Gratos pela visita.

selmapaula disse...

olá, desde criança tenho uma coceira horrível toda vez que tomo banho. Pode ser água quente ou fria, uso o menos de sabonete possível e mesmo assim coça todo dia. Hoje tenho 34 anos, não fumo e não bebo. Tenho uma vida saudável e faz uns 2 anos a coceira tem piorado. Há alguns dias tenho acordado à noite coçando, acho que é frio. Acordo coloco uma calça de moleton e fico mais ou menos 1 hora me coçando até conseguir dormir novamente. Às vezes fico suada e mesmo assim as pernas estão frias!!! O que posso fazer? Quando estou em crise tomo Alegra e fico cansada o dia inteiro. O que vcs podem me dizer? Obrigada pelo cuidado de vcs.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Selma: infelizmente, não é possível atender sua solicitação pela internet. para afirmar a causa dos seus sintomas é essencial analisar seusdados clínicos de forma criterosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos Gratos pela visita.

Giza Torreiro disse...

Minha filha esta com catapora o medico passou hixizine e a locao ducilamina nao resolve muito indicaria algo mais eficaz. Grata.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Giza: não há uma medicação específica para tratar a catapora. Os medicamentos orientados pelo pediatra tem objetivo de aliviar o incômodo provocado pelas lesões que acompanham a doença. Gratos pela visita.

Swellen disse...

Bem estou com uma irritação na pele ,como se fossem mordidinhas de mosquito não apresentam pus .Apenas ficam com tipo ferimento de tanto que coçar.Estão mais presentes nas áreas da barriga ,peito ,costas .
estou desesperada ja faz mais de uma semana ,não contagiou ninguem em minha casa e não me lembro de ter comido nada diferente ,não uso jóias ....sofro muito com alergias sinusite e rinite.
O que faço pra melhorar,pensei ate a possibilidade de ser estress por ter umavida muito agitada e sr muito ansiosa e nervosa .
aguardo resposta

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Swellen: peço sua compreensão, mas a orientação pela internet tem função educativa e não pode ser específica, já que não a examinei e desconheço suas condições de saúde, Avaliar pela internet tem limitações e pode incorrer em erros de interpretação e tratamento. Sendo assim, recomendo que procure um alergista para orientá-la de forma adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá
Cerca de 3 meses passei a sentir umas coceiras que aparecem do nada e para do nada porém quando eu coço ficam algumas plcas parecendo que fui picado por algum inseto e com varias bolinhas em volta do local que eu cocei. .alguma doença se encaixa no que relatei?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gostaria de poder ajudar, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. As doenças de pele são, muitas vezes, bastante parecidas Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Na minha opinião os médicos não estão dando conta de tantos tipos de problemas alérgicos. Eu também sofro de coceiras/alergia a mais de 20 anos e ninguém = médico soube diagnosticar com precisão as causas fica com impura-impura. Pela minha experiência acredito que as causas sejam: 1) Alimentação (muito conservantes e corantes), 2) estado emocional, 3) muito stress, 4) PRODUTOS QUÍMICOS, pois eles são compostos com matérias primas sintéticas, principalmente em shampoos condicionadores, cremes etc.. Haja vista que atualmente as empresas de produtos químicos estão fazendo marketing dos seus produtos focando a natureza, dando a entender que são todos naturais, os quais não são, senão estraga e eles não ganham dinheiro!!!
Ouvi outro dia na reportagem na TV que 40% da população mundial é alérgica a algum produto alimento químico ou tipo de alimento.
Bom poderia ficar aqui escrevendo muito sobre o assunto, pois ele é extenso. Cabe escolhermos opções que não agridam tanto nosso corpo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua colocação é importante e cada vez mais se buscam as causas envolvidas com o aumento das alergias. Contudo, vale ressaltar que nem toda coceira é causada por alergia, como você mesmo apontou em seu relato . Por isso, a avaliação e análise de cada paciente deve ser minuciosa, a fim de tentar buscar a origem do problema. Obrigado por seu depoimento.

Aline Paula disse...

Comecei a tomar isotretinoína há 1 mês seria ele a causa de certas crises de coceira que tenho pelo corpo todo? E o fato de tomar banho quente piora?

sirlei cosmeticos forever disse...

ola boa noite, eu to sofrendo muito com essa coçeira chata.mudei o sabonete ja fui au medico fiz biopiçia e deu uma alergia que o medico nao sobe me explicar voltei na estaca a zero e acoceira continuou mesmo com varios medicamentos.quanto tomo banho me coça muito prinçipalmente a noite coça em varios lugares como se estivesse algum inseto me picando. essa coçeira dura alguns minutos depois passa. sabonete ja usei varios e nao consigo entender essa coçeira gostaria que o pessoa da clinica ou alguem me ajudase pois isso e muito chato e nao agento mas ja faz algum tempo que estou sofrendo com isso, um farmaceutico amigo meu me indicou o cetaconazol disse k posdia ser fungos que eu tinha usei 3 meses e nada adiantou afinal ando tomando remedios que nao esta resolvendo meu caso

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre de origem alérgica. Por isso,não é possível afirmar pela internet se a coceira que descreve é causada pela medicação citada em seu relato. Para fazer o diagnóstico, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Banhos quentes tendem a piorar a coceira, seja qual for a causa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sirlei: tratar uma coceira não é simples como parece. Cremes, loções, remédios não adiantarão se a causa do problema não for detectada e controlada. Por isso, não é possível emitir parecer pela internet. É essencial examinar você pessoalmente e correlacionar os dados com o seu histórico clínico. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

Anônimo disse...

Fui a praia e no 3 dia começei a sentir a pele da minha coxa e nádegas mais asperas e coçando muito como se fosse uma lixa. Afgora sinto um pouco de dor muscular e endurecimento das coxas o que é iiso? Contrai alguma doença? Mônica

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
Obrigado pela visita

Jonas lucas disse...

Minha filha de 3 anos que esta a 3 meses com uma coseira nas canelas e cotovelos q e parecida com uma alergia ..a pele dela fica grosa e xeia de bolinhas vermelha e branca ja usei varios tipos de pomada.dexametasona,clotrimazol-neomicina.cetaconazol..ela ja tomou eritromicina prednisona dexametasona e dexclofemiranina.e ate agora nao adianto agora essa coseira ja esta subindo pras coxa e bumbum ja levei em varios medicos e ate agora nada ...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita

Luciana Conceição disse...

luciana Olá esto gravide de 19 semana e esto com coceira no corpo so q nao fica macha quando eu coço fui no meu medico ele falo pra mim tomar um anti alegico so q passo pro 2 dia e volta do msm jeito

Tassia Moscardini disse...

Boa tarde! Tenho muita, muita coceira na ponta de um dedo do pé e dois das mãos, no pé está ficando horrível, chego a machucar e a pele está ficando grossa, não há nada visível nas unhas ou nada, tenho isso a bastante tempo mas, de uns meses pra cá está insuportável. Fui em uma dermato que me passou exames na unha, que não constataram nada. O que posso fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Boa noite. Uns 2 meses atrás estava com um prurido anál insuportável, falei com meu primo que é farmacêutico e ele me disse que poderia ser óxiuros. Tomei pyr pam duas vezes em um intervalo de duas semanas. A coceira seu uso. A diminuída boa, mas de uns tempos pra cá estou tendo um encomodo no ânus. As vezes coça, as vezes só encomodo. Sei que não é óxiuros de novo porque a coceira não chega nem perto. Mas ainda me incomoda um pouco, principalmente após o banho e após defecar. Fica uma coceira intensa por uns dez minutos e passa. Já passei remédio para emorroida pois a região do ânus e peri anál estava um pouco machucado, mas ainda assim incomoda. Passei antimicotico, nebacetin, foldan. Mas o incomoda é a coceira temporária continua. Gostaria de alguma Ajuda. Muito obrigado.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Como você mesmo descreve em seu relato, tratar uma coceira não é simples como parece. Cremes, loções, remédios não adiantarão se a causa do problema não for detectada e controlada. Por isso, não é possível emitir parecer pela internet. Para poder ajudar, é essencial examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão.

Jair disse...

Boa noite, estou com prurigo na regiao do pescoço, no restante do corpo nada, ja tomei anti instaminico, cremes dersani, diprogenta, dentre outros, alem de sabonetes especificos, porem nd da coceira passar, o problema q alem de machucar a pele, ela inflama no local como se fose uma espinha incha e sai pus. o horario que normalmente da a crise é a noite. logo apos o banho. uma amiga me disse q pode ser stress, ja faz anos porem no ultimo q complicou, todo dia. ultimo remedio que tome foi dapsona. um dermatologista disse q é por causa do glutén, cortei ele na dieta, mas nd ate agora.
desde ja agradeço. abraço

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jair: sinto muito, mas não tenho condições para opinar sobre seu caso pela internet. Existem muitas causas que podem estar envolvidas. Por isso, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar sua pele, para poder formular hipóteses diagnósticas. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Obrigado pelo contato com o Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Bom dia. Fui pescar no final de semana e como isca resolvi usar bixinho de laranja. Nunca tinha usado antes, e 1 dia após a pescaria, estou com coceira na ponta das orelhas. Pode ser relacionado ao bicho da laranja?

Beatriz Soares disse...

Boa noite!
Ontem, Domingo (18), tive uma reaçao alérgica devido á um remédio que tomei, meu corpo começou a criar bolotas como se estivesse sidopicada por mosquitos varias vezes! Entao eu corri para o hospital e la eles me deram uma medicação na veia (antialergico). Depois de algumas horas as bolotas sumiram e agora estou tomando um antialergico em comprimidos de 08 em 08 horas. Mas hoje, Segunda- Feira (19), meu rosto ficou todo vermelho e cheio de bolinhas como se fossem espinhas, sem coceira, ou sensação de queimação, apenas vermelhos e chio de bolinhas.
Sabe me dizer se meu rosto ficou assim devido á reação alérgica que tive ontem? Porque nao é possível que tenha nascido tantas espinhas assim da noite pro dia!
Desde Já agradeço, abraço.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica ao "bicho da laranja", mas não há como confirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Beatriz: o seu relato não sugere que as lesões sejam consequência da reação alérgica. Os dados enviados não permitem uma conclusão sem examinar pessoalmente Lesões acneiformes podem resultar de efeitos colaterais de medicamentos. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

esto com uma coceira a uns 5 meses nas pernas bracos ja tomei loratadina varios remedios mas nao resolveu

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Coceira não é uma doença, mas sim um sintoma de uma doença. Por isso, não é possível opinar pela internet. A consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, ou seja, se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, etc. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pelo acesso ao nosso blog.

Anônimo disse...

Ola´Doutor, bom o problema e que por meu erro, derramei um pouco de solução de iodio a 7% na minha barriga que ficou uma mancha (do tamanho de um pão francés), apos um inccia uma coceira e um vermilhão leve, mas não cocei, ne tomei nada. Agradeço uma sua opinão. Obrigado

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em alguns casos pode haver irritações na pele, chamadas dermatites por irritação primária. Porém o parecer que você solicita só pode ser feito durante uma consulta médica e não pela internet.
Converse com seu médico.
Obrigado pela visita.

Milena Sales disse...

Estou com uma coçeira horrivel nas costas, quando começa a coçar é muito dificil fazer pará-la !
Por favor me Oriente

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

ola,tenho uma coceira na parte das pernas e as vezes braços,coça e faz um grsseirao vermelho já faz uns 2 anos,e agora além de coçar e fikar vermelho parece que pinica,chega dar ate uns arrepios,oq pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Uma coceira pode ter causas variadas e nem sempre é alérgica. Por isso, para afirmar o que pode ser, é essencial conhecer o histórico clínico da pessoa de forma criteriosa e, é claro, examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

Tarsila Ceruci disse...

Olá!

Há algum tempo eu tenho percebido uma reação diferente na minha pele quando me exponho a baixas temperaturas. Isso piorou com o tempo. Se seguro uma lata de refrigerante gelada meus dedos incham, avermelham e coçam. Se o vento fica frio, acontece em diversas partes do meu corpo, majoritariamente atrás do joelho, entre bunda e coxa, na dobra do braço, orelha, entre as coxas. A mesma coisa se entro em água gelada. Pesquisando encontrei algo chamado "urticária do frio". O que eu posso fazer a respeito?

Obrigada,
Tarsila Ceruci

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Tarsila: o primeiro passo é procurar um alergista para confirmar se é mesmo uma urticária ao frio e pesquisar o porquê do surgimento da doença. Infelizmente não há como orientar pela internet. Obrigado por visitar nosso blog.

Anônimo disse...

Olá ! Meu filho de 3 anos é alérgico a picada de mosquito e sempre que o mosquito pica o local fica vermelho e inchado,só. que há mais ou menos 3 semanas. apareceram muitos carocinhos nas pernas e nos braços,mas muito mesmo que parecem catapora,mas q o dermatologista e o alergista confirmaram que foi apenas uma única picada que por ele ser alérgico o veneno se espalhou pelo corpo ocasionando várias bolinhas que coçam muito. Só q estou ficando nervosa pq isso ñ sara e ele fica coçando. Já tomou Prelone,Loratidina,pomada Topison,enfim,agora está no Hixizine e na loção Dulcilamina q esta sim percebi q deu um certo alívio na coçeira.
Preciso de uma orientação para cuidar do meu pinguinho.
Obrigada.

Davi cunha disse...

Tenho vermelhidão,coceira e ardência no rosto, acho que é devido a altas temperaturas que fico devido trabalhar em uma cozinha de pizzaria. queria dicas de o que posso fazer para melhorar mais?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As reações a picada de inseto podem ocorrer por dias seguidos, inclusive com tratamento. O tratamento consiste em 3 etapas, prevenção contra as picadas, medicações nas crises e imunoterapia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Bom dia, faz uma semana que apareceu no meu corpo varias bolinhas com um minusculo furinho no meio delas, e atingiram minha barriga, minhas coxas e meus seios. Coça demais e so aparece mais. Oque pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não é suficiente para que se possa fazer o diagnóstico das lesões pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamente Gratos pela visita.

Anônimo disse...

olla ultimamente tenho sentido uma coçeira nas canelas, e na parte superior dos braços ,e sem nenhuma erosão ou qualquer outra coisa e estou preocupada pois coça bastante por favor me digam o que pode ser?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A coceira não é uma doença, mas sim um sintoma que pode acompanhar várias situações de saúde e condições na pele. Uma coceira pode ser sintoma de doenças dermatológicas bem como de doenças sistêmicas. Ou seja, nem toda coceira tem causa alérgica. Por isso a consulta médica é essencial, para que se possa analisar o seu caso de forma criteriosa. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pelo acesso ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá Dr.
Estou com sinusite e meus olhos estão um pouco inchado. Gostaria de saber se sinusite provoca isso pois já fiz vários exames de alergia e não tenho nada. Meu medico disse que o inchaço é da alergia e deu Antialérgico Loratadina mas não diminui inchaço. Estou com bolsas abaixo dos olhos. Quando a sinusite ataca fica ainda mais inchado. :(
Nicole

Marcos Antonio disse...

Tenho todos os dias somente após o jantar uma coceira intensa nas costas,e o curioso é que no lado direito das costas é bem mais intenso, ao passar a unha suavemente são removidos inúmeros cravinhos pois as costas fica com muitos carocinhos e bem vermelhos, eu tenho hipotiroidismos e gostaria de saber se isso tem alguma relação com essa coceira e se pode ter algum tratamento,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcos: infelizmente não é possível emitir um parecer específico sobre seu caso através de um aconselhamento por e-mail, sem examinar pessoalmente. Os dados que envia não são suficientes para que se possa fazer um diagnóstico. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que o oriente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de deixar um relato, faz aproximadamente uma semana que passei a ter coceiras constantes, e a pele ficar toda empipocada, no corpo todo, troquei toda a roupa de cama, lavei coloquei ao sol, tentei trocar o sabonete, tirar o sabonete, ou seja tentei um monte de coisa e não resolveu. Minha pele parecia ressecada e irritada, tentei hidratar com hidratante e nada. Até que ontem, ao beber leite em caixinha, notei um gosto muito forte, químico mesmo, parei de tomar leite, pois desconfiei ser algo ligado a adulteração, mas naquele dia em que bebi um gole, tive diarréia e muita coceira mais forte, que as anteriores.
Tomei polaramine para controlar a coceira, já no dia seguinte ao abandonar o leite, já comecei a ver uma melhora na pele.
Às vezes, penso que procuramos resolver os problemas na pele, quando, pode ser o que você está comendo, leite adulterado, produtos com corantes e conservantes.
Se a pessoa com coceira tenta a medicação, hábitos de higiene e não melhora, o problema pode estar no que você está comendo ou bebendo.

Anônimo disse...

Minha vó tem diabete e ela tá com manchas na canela. O que é isso?isso é grave?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A sua avó deve procurar o médico que trata dela e pedir que a oriente. Não é possível emitir um parecer ou afirmar se é grave pela internet, sem examiná-la. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

minha ginecologista disse q estou com atrofia vaginal,o problema é q minha vulva ñ pára de coçar.O que posso passar para aliviar essa coceira?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Obrigado pelo seu relato

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.

Anônimo disse...

Há alguns anos venho sofrendo com uma sensação estranha nas pernas é uma espécie de queimação misturado com dormência´, mais não sei definir direito, quando ando muito aparece um vermelhidão. um prurido e me deixa muito desconfortável. não nem coça. já fui ao medico, já fiz tomografia computadorizada mais nada de diagnostico.o que fazer por favor me ajudem. tenho 72 anos moro em Caraguatatuba sp.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...