02 janeiro 2012

Alergia ao camarão

Cena 1: viagem para Búzios, verão, sol, mar, passeios! Tudo estava programado para ser um fim de semana especial, quando logo após o almoço, um susto: sua pele ficou toda empolada, sendo diagnosticada uma alergia ao camarão.

Cena 2: almoço de aniversário entre amigos, papo gostoso, diversão garantida. Mas, quem diria, a festa acabou no hospital, pele avermelhada, lábios inchados, dificuldade em respirar, sendo apontada como causa uma alergia ao camarão


A primeira vez é sempre uma surpresa: a pessoa está acostumada a comer o camarão, quando de repente, fica toda empolada. O fato é que uma reação alérgica só ocorre após a sensibilização, ou seja, o indivíduo desenvolve anticorpos específicos contra proteínas contidas no alimento. Numa ingestão posterior, os sintomas aparecerão.

Alergia é uma resposta imunológica individual e exagerada a uma substância. Surge de forma imediata, ou seja, minutos ou horas após a ingestão do alimento.

Os sintomas da alergia ao camarão tendem a ser leves ou moderados, como: coceira, placas vermelhas na pele, mal estar e inchação em olhos, lábios, boca, garganta. Em casos mais raros, pode evoluir de forma grave surgindo uma reação extrema chamada de anafilaxia (popularmente conhecida como choque anafilático), que envolve diversos sistemas do organismo: circulatório, respiratório, imunológico, resultando numa reação grave e necessitando de atendimento de emergência. Neste caso, a pessoa pode apresentar urticária, vermelhidão na pele, chiado no peito e cansaço, tosse, espirro, náusea, dor abdominal, vômitos e coceira no corpo, dificuldade para respirar, queda na pressão arterial, podendo ameaçar a vida.

Em alguns casos, a sensibilidade pode ser tão grande que os sintomas podem surgir apenas no contato do camarão com a pele ou à inalação do alimento em cozimento.

A alergia não decorre do iodo, mas sim da tropomiosina, uma proteína que é o alérgeno principal do camarão. O sistema imunológico do organismo enxerga a proteína como uma ameaça e passa a produzir anticorpos para combater o que considera um invasor. A tropomiosina também é detectada em ácaros e em baratas.

O diagnóstico da alergia ao camarão se baseia na história clínica, exame físico e pode ser complementada com testes (realizados no sangue ou na pele).

O tratamento é para alívio dos sintomas. Uma vez instalada a alergia, a pessoa não pode mais ingerir o alimento: remédios não modificam esta alergia. Imunoterapia (vacina para alergia) está em estudos para combater esta alergia, mas ainda não é uma alternativa na prática.

Lembretes:

• Pessoas alérgicas ao camarão têm grande chance de ter também alergia a crustáceos: lagosta, lagostim, caranguejo, siri e frutos do mar.

• O fato de ser alérgico ao camarão não significa que a pessoa terá alergia a iodo, como se pensava antigamente.

• Não há necessidade de proibir a ingestão de peixe, que é bem tolerado na maioria dos casos.

• Cuidado ao comer salgados em festas, pois pode ocorrer contaminação acidental, como por exemplo, podem ter sido fritos na mesma gordura usada para fritura de alimentos contendo o crustáceo.

Procure um médico especialista em Alergia para orientar adequadamente. 

238 Dê sua opinião:

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 238   Recentes›   Mais recentes»
Brυnσ rσsα . disse...

Adorei, reportagem bem interessante. eu tenho msm alergia. :/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos seu comentário e participação em nosso blog, Bruno.

Alek, love or lies? disse...

Tenho alergia à muito tempo, nao posso nem tocar nos camarões, adorava eles no acarajé, adorava pescar com meu pai usando eles como isca, mas é a vida né.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É verdade Alek - daqui pra frente, nada de camarões ou de frutos do mar. Obrigado pela visita e pelo depoimento.

Licia disse...

Tenho 32 anos e ontem pela primeira vez passei mal ao comer camarão. Não sei se foi uma intoxicação alimentar ou alergia mesmo. Imediatamente apos o almoço vomitei, pensei que ia desmaiar e tive falta de ar. Depois de umas 2 horas meu rosto começou a ficar todo pipocado de vermelho.

Será que pode ter sido só uma intoxicação e não propriamente alergia ?

Vou esperar melhorar e tentar comer novamente.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lícia: não posso afirmar sem examinar pessoalmente. Recomendo que não coma o camarão sem antes consultar um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Boa noite, ontem a noite comi camarão e, coisa de uma hora depois observei que as saliências normais da língua estavam alteradas, inchadas e maiores. Isso pode ser da alergia ao camarão visto que, antes de ingeri-lo não haviam essas alterações? Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para afirmar se é uma alergia ao camarão. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Nossa, que eficiência a de vocês. Fiz uma pergunta na sexta a noite e me responderam logo de madrugada!!! Irei procurar mesmo um médico! Obrigada mesmo!!! E parabéns pelo trabalho que você desempenha aqui na internet!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos seu carinhoso incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Volte sempre.

Vaiza Bispo - Professora disse...

Oi, pessoal!
Quando eu tinha, mais ou menos, uns 8 ou 9 anos, eu tive uma reação ao caranguejo e fiquei 15 dias no hospital. Meus lábios roxearam, diarreia e vômito, eu desidratei totalmente... não como caranguejo, mas como o catado, isso prova q não sou alérgica, certo? ou não necessariamente? Sexta-feira comi alguns camarões, pequeninos, até pq não sou muito chegada e tbm já tinha tido reações com o bichinho, ontem a noite senti um dor abdominal terrível, e uma coceira absurda nas mãos q estão inchadas e vermelhas. Tá coçando muito e apareceram umas placas. Começou nas mãos e agora tá tomando o corpo, comecei a tomar um anti-alérgico (espero que me alivie a coceira), mas seria o caso de consultar u médico? Obrigada pelos esclarecimentos

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Professora Vaiza: o seu relato sugere que possa ter sido uma reação alérgica desencadeada pelo camarão, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Quem tem alergia a ácaro e a barata tem necessariamente alergia a camarão?Já que todos possuem tropomiosina

Anônimo disse...

Bom dia!! Meu namorado comeu um bobo de camarão feito pela mãe dele e alguns minutos depois começou a ficar com olhos, mãos, orelha, e lábios, inchados tambem surgiram placas vermelhas por todo o corpo, coceira e falta de ar. Passado o susto um tempo depois resolvemos comer camarão e para nossa surpresa nada aconteceu. Observamos que todas as vezes que ele come camarão como "tira gosto" tomando uma cerveja nada acontece... Agora se não tiver a cerveja, os sintomas aparecem... Sabem me responder o porque, será que existe uma explicação? Desde já agradeço.

Anônimo disse...

olá bom dia faz exatamente 8 dias que eu comi uma empada de camarão pela parte da manhã, quando foi por volta das 13:00 hrs eu percebi uma coceira na pela na região do rosto braço e abdomen e desde o dia que eu comi meu rosto e abdomen e braços estão com bolinhas coça muito o rosto os braços será que foi por conta do camarão porque quando eu comi o empadão eu senti ele meio amargo então que não continuei a comer, o que devo fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é habitual que uma alergia ao camarão se manifeste de forma tardia, ocorrendo muitos dias após a ingestão do alimento. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada para seu caso. Gratos pela visita .

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Existe a possibilidade de reação cruzada com a tropomiosina encontrada em camarões e ácaros, mas a ocorrência é mais rara. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu namorado pode ter apresentado uma reação adversa não alérgica ao camarão ou ainda pode ter tido alergia a outra substãncia que tenha coincidido com a ingestão do camarão. Uma reação alérgica verdadeira ocorrerá todas as vezes em que se ingerir o camarão, mesmo em quantidades mínimas. Procure um alergista. Gratos pela visita.

Heloisa Regina disse...

comi camarão e dpis d 2 dias trancou minha garganta, deu vermelhidão por td corpo, coceiras, e tmbm fiquei tda inchada naum me lembro d ter comido nada de fortes nesses dois dias pde ser do camarão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Heloísa: as reações ao camarão em geral são imediatas. Contudo, seria necessário pesquisar reações tardias ou a presença de outra substância que tenha passado despercebida e causado a alergia. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

é isso me mostrou os sintomas da alerguia a camarão.

Mario Felipe disse...

Meu nome é Mário, tenho 43 anos e há 04 anos atrás após ter comido camarão no litoral, fiquei muito ruim... vomitando muito ! Sempre comi não só camarão como outros frutos do mar. Achei que poderia ter sido por mau preparo ou uma indisposição do meu estomago. E, por causa do episódio evitei-o durante um tempo. Passado um bom tempo fui convidado por amigos a uma Paella. E, novamente, voltei a ficar ruim ! Bem... era novo e enxergava muito bem... Hoje, preciso de óculos para leitura... Seria a mesma coisa com o estomago ? Agradeço desde já !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mario: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Pode ser uma reação de intolerancia alimentar. Mas, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Comico também começou assim, mas a primeira vez foi de leve ja na 2ª e 3ª vez ja fiquei com a garganta coçando muito, mas de uns tempos pra ca, não posso entrar na água da praia nem em piscinas que fico todo vermelho, coçando e ardendo um pouco, o que pode ser? Alergia a o que será?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não tenho condições para afirmar a causa de sua alergia baseado apenas em seu breve relato, sem avaliar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Tenho alergia mas se caso eu tomar um antialergico e depois comer os frutos do mar ira me afetar.... uma vez fiz isso mas comi so uns 4 camaroes e n senti nda

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é aconselhável: o uso de antialérgico não impede as reações alérgicas anafiláticas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Adriana Castilho disse...

eu comi camarao em uma festa sem saber, fui parar no hospital ate com oxigenio,depois disso desencadio outras alergias de cheiros e cremes ate uma alergia na minha pele. é muito dificil tive fz um regime alimentar para desentoxicar. masd tenho muito medo de comer fora de casa proque nos restaurantes nao avisam se a comida tem camarao ou nao.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriana: evite comer peixes pois é mais comum o uso de molho com camarão. sempre que for a um restaurante comunique que é alérgica ao camarão. Evite também os crustáceos siris, lagostas, frutos do mar e mariscos. Gratos por sua visita.

Andrea disse...

Tenho 42 anos e há 4 meses tive uma forte urticaria e descobri que sofro de dermografismo.Depois disso comecei a apresentar intolerância a lactose, é só ingerir algo e tenho diarreia e dor abdominal.Essa semana comi camarão e minha língua começou a formigar e a inchar e meu corpo a pinicar e coçar minutos depois da ingestão. Hoje comi um pé de moleque e tive a mesma sensação na língua e coceira nas pontas dos dedos, ao redor da boca e lóbulo da orelha.Estou medicada ,mas a questão que me incomoda é porque comecei de uma hora para outra apresentar tantos problemas que jamais tive?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andrea: uma alergia nunca surge da primeira vez, mas sim com o passar do uso. Infelizmente não tenho condições para opinar especificamente sobre seu caso sem avaliar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

eu como camarão e um dia depois senti minhas amídalas muito inchadas como se fosse uma forte infecção na garganta,surgiu um nódulo e minha garganta parece estar fechada, estou preocupada será que pode ter sido alergia ào camarão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que tenha sido uma reação alérgica (imunológica) ao camarão. Mas, não há como afirmar baseado apenas no seu relato e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

Comi camarão ontem na hora do almoço e cerca de 15 minutos depois iniciou-se uma falta de ar terrível, minha cabeça começou a pipocar toda e a coçar muito. Fui imediatamente para o pronto-socorro. Chegando lá, informei a moça que estava asfixiado e imediatamente me internaram. Eu podia sentir os músculos envoltos à minha boca inflarem como se fossem um balão de ar. Não conseguia falar em virtude disso. Imediamente deram-me duas injeções colocaram uma máscara de oxigênio e me internaram onde fiquei cerca de 4hs tomando soro em observação. Após isso, o médico me deu alta e fui voltei para casa. Estava irreconhecível, meu rosto e meus olhos completamente inchados. Hoje, um dia depois, as manchas vermelhas e a coceira desapareceram completamente, mas meu rosto e meus olhos ainda estão um pouco inchados, mas nada parecido com ontem quando cheguei do médico quando parecia estar deformado. Acredito que em dois ou três dias tudo volte ao normal. Camarão nunca mais!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato realmente descreve todo o desconforto e gravidade de uma reação alérgica alimentar abrupta. Infelizmente não há vacina ou tratamento para isso: o remédio é mesmo não ingerir o camarão e frutos do mar. Gratos por seu depoimento.

Anônimo disse...

É triste ter alergia à camarão. Eu tenho e lamento demais. Quando eu era criança eu comia de tudo, carangueijo, camarões e nunca passei mal ou senti algum sintoma alérgico. Agora já adulta, passei novamente a consumi-los e comecei a sentir coceira na garganta e nada mais, estranhava isso e até questionava se as demais pessoas que almoçavam comigo tbm sentiam a mesma coisa e ninguém sentia, apenas eu. Ainda assim continuei e em vários almoços eu o consumia. Até que passado uns 2 anos e foi a última vez que comi camarão, todo os sintomas relatados no blog eu senti e fui parar no hospital. Lá me deram um dolorosa injeção e me orientaram a nunca mais comer camarão. Adoooooro camarão e é tortura não poder mais comer.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não há um tratamento eficaz para a alergia alimentar até hoje. A unica saída é mesmo evitar a ingestão do camarão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Valdenice Nice disse...

Olá boa tarde!estou desesperada com uma coceira irritante que me deu depois que comi um acarajé na casa da minha colega em julho deste ano e até agora não me largou, sempre comi camarão, não com frequência,porém não sabia que ia me causar tanto problema.é uma coceira insuportável e deixou a minha pele cheia de manhas e feridinhas avermelhadas que nem usar roupas mais curtas uso atualmente por conta do ocorrido.a coceira é insuportável e quando começo a coçar não paro até fazer feridas,é muito estranho! Por favor me ajudem.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Valdenice: gostaria de poder ajudá-la, mas o parecer que solicita não pode ser feito atyravés da internet. É essencial examiná-la pessoalmente para confirmar a causa de sua alergia e para orientá-la adequadamente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

LariMakiyama disse...

Boa Noite
eu tive uma vez crise de alergia a camarão na praia mas isso ja faz uns dois anos
Mas como foi a primeira vez veio fraca e só tomei um remédio na farmacia e fiquei bem apesar do inchaço nos olhos q demorou muito pra passar
Ontem fui em um restaurante e comi um pedaçinho achando q não ia dar em nada resultado: passei a noite no hospital com dificuldades pra respirar e MUITOO inchada.. tomei alguns medicamentos lá mesmo e dormi o dia todo, a médica disse q o sono durante o dia seria normal, acordei horrivel BEMM inchada ainda o que posso fazer pra melhorar o inchaço ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lari: uma vez instalada a alergia, você não deve ingerir camarão, crustáceos e frutos do mar, mesmo em mínimas quantidades. O seu relato sugere que a reação alérgica não foi totalmente controlada. É aconselhável que retorne ao pronto atendimento médico para nova avaliação. Infelizmente não é possível medicar pela internet sem conhecer seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

H e r b e r t K a i s e r disse...

Nunca tive alergia aguda somente uma leve conceda nos lábios mas hoje me atacou a garganta. Integrantes que só acontece quando como camarãoal bafo. Frito a milanesa e risoto nunca fizeram mal.pode não?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Herbert: recomendo cautela: à medida em que a alergia se instalou, a reaçao tende a ser cada vez mais grave, mesmo com a ingestão de mínimas quantidades do alimento. Na dúvida, procure um alergista para orientá-lo. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Moraes disse...

Olá,

Comi camarão na sexta, no sábado e na segunda-feira (31/12) e minha língua ficou com uma camada branca que está incomodando. Meu olho direito está alterado, tremendo um pouco.
Seria alergia ao camarão? Lembrando que sou alérgica a ácaro e barata.
Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Moraes: o seu relato não caracteriza uma reação alérgica (imunológica) ao camarão. Mas, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

bom dia,

ontem eu ingeri moqueca de camarão no horário do almoço e a noite comecei a ter vomitos e fortes dores abdominais. pode ser alergia ao crustaceo?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que seja uma alergia, ou seja, uma reação imunológica ao camarão. Para afirmar a causa dos sintomas é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Caso more no Rio, esramos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Boa tarde,

não gostava de camarão até os 4 anos de idade, depois passei a comê-lo e adorava até que no ano passado(2012)comecei a ficar com o rosto muito vermelho, com a pele crespa e ressecada, parecendo uma lixa, toda vez que tentei comer um pouco de camarão fiquei assim. Agora tenho coceira também quando como peixe ou bolinhos de bacalhau. Será que não vou mais poder comer nada vindo do mar? Também fico com vermelhidão, pele seca e coceira no rosto quando como chocolate preto.
Lívia Formozo

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Lívia: O seu relato não deixa claro que seja uma reação alérgica (imunológica) ao camarão. É aconselhável que procure um alergista para confirmar o diagnóstico. Uma vez instalada a alergia alimentar, é imprescindível que não coma os alimentos que causam o problema. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, tenho 31 anos e há mais de 15 tive reações alérgicas com camarão. Na época fiz o teste para identificar alergias e foi constatada alergia "moderada" a camarão, lagosta e lula. Porém até hoje consumo lula, mesmo siri sem qualquer problema. Já camarão nunca mais consumi, embora ainda goste! Há a possibilidade de, passados muitos anos a reação deixe de ocorrer? O corpo (ou os anticorpos) poderia "esquecer" da alergia? Existe algum histórico ou registro de isso acontecer na literatura medica? Acredito já ter lido algo a respeito na internet mas não lembro onde.
Vitor

Anônimo disse...

Em caso de urgência o que posso tomar para me aliviar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vítor: alimentos podem causar reações variadas, mas nem sempre são comprovadamente alérgicas. A alergia, uma vez instalada, não desaparece. A pessoa alérgica não tolera ingerir mesmo que sejam quantidades mínimas do alimento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Já existe disponível no Brasil as canetas de adrenalina para casos de emergência?
Clara

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente não, Clara. As formas autoinjetáveis de adrenalina (Epi pen, Ana pen e similares) são todas importadas. Gratos por sua visita. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

Anônimo disse...

Olá, comi moqueca de peixe com camarão ontem, de imediato o céu da boca já apresentou alterações, depois foi os lábios, placas no rosto e por fim vomitei e minha garganta começou a inchar. Fui a um hospital e deram uma injeção no braço de fernegam, passou os incômodos, mas o braço ficou todo duro com uns vergões e doido." comi pela terceira vez para ter certeza da alergia, só q desta vez foi a pior de todas".

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Depois que a alergia se manifestou, a reação se repetirá mesmo com a ingestão de quantidades mínimas do camarão e tende a ser progressivamente mais grave. A solução é não ingerir nenhum alimento que contenha camarão. Gratos pela visita.

Regina disse...

Regina
Quem tem alergia a camarão, também não pode ingerir suplementos que contenham Quitosana???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Regina: não há como prever se a pessoa terá alergia. Mas, como medida de cautela, não se recomenda a ingestão de quitosana às pessoas alérgicas ao camarão. Gratos pela visita.

Cristiane disse...

Quando eu era pequena eu comia bastante camarão. Passei um tempo sem comer e hoje minha mãe fez de novo, tenho 18 anos e nunca tive alergia à nada (que eu me lembre). Porém, depois de comer o camarão, mais ou menos umas 4 horas depois, eu comecei a sentir as minhas mãos coçando, dor na garganta e na barriga. Quando cheguei em casa estava com diarréia. É possível que eu seja alérgica ao camarão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiane: os dados que envia em seu relato não são suficientes para definir se ocorreu uma alergia. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Andréia Roussille disse...

Olá! Fui a uma alergista e fiz o exame de alergia a camarão. A escala classifica os
resultados de 0.1 - 0.7 como baixa, até 3.5 moderada e acima disso alta reação. O meu deu 0.2 que é bem próximo do valor mínimo. O problema é que o mesmo teste para ácaros deu 47! Isso mesmo, 47! Sempre fui muito alérgica a ácaros e faço um tratamento que diminui bem essa alergia, mas minha preocupação é se, apesar do teste de camarão ter daixa baixo, há alguma relação entre a alergia a ácaros e camarão? Não tenho o costumo de comer camarão, mas frequento muito restaurante japonês e sempre há camarão frito. Li nesse e em outros blogs que o fato de ingerir uma comida que foi frita no mesmo recipiete do camarão pode
desencadear uma reação. Vocês poderiam esclarecer melhor isso? Obrigada!!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andréia: a principal causa da alergia ao camarão é uma proteína chamada tropomiosina. A questão é que ácaros também possuem tropomiosina. Por isso, pode ocorrer elevada reatividade cruzada com o camarão, que me parece ser o seu caso. Aconselho que converse com seu alergista, exponha sua dúvida. Ele conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la de forma completa e apropriada.

Anônimo disse...

MARCELO ; GOSTARIA DE SABER,POR QUANTO TEMPO PERMANECE OS INCHAÇO NO ROSTO APOS SER MEDICADO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Marcelo: a resposta é: depende. A regressão do edema (inchaço) depende de varios fatores, como por exemplo: idade do paciente, tipo de angioedema, gravidade do caso, tipo e dose da medicação utilizada no tratamento, via de administração, entre outros. Por isso, o seu médico alergista é a pessoa indicada para responder de forma específica sobre seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

Fabiano Oliveira da Rocha disse...

Toda vez que como camarao tenho alergia, pele vermelha, cheia de bolinhas, coceira nos dedos, mas eu adoro camaroes. Existe vacina ou estou fadado a nao come-los mais? Sou da Pmerj ouvi falar que temos convenio com a policlina do rj, porem moro na regiao serrana, como fazer?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fabiano: se a alergia ao camarão é confirmada, mesmo a ingestão de quantidades mínimas do alimento pode trazer problemas. Que eu saiba, o nosso Serviço de Alergia não tem convênio com a PMERJ. Para ter uma orientação correta, aconselho que ligue para (21) 2210 2810 e fale com a nossa secretária. Gratos pela visita ao nosso blog

Nil Palmeiras disse...

QUANDO EU ERA ADOLESCENTE COMIA CAMARÃO AGORA NÃO POSSO MAIS COMER, NO COMEÇO ACHEI QUE TINHA FICADO IMPRESSIONADO OU QUE TERIA SIDO SO UMA COINCIDENCIA TENTEI COMER POR VARIAS VEZES E A CADA VEZ QUE TENTEI COMER SO PIOROU, AGORA JA EVITO FIQUEI MUITO TRISTE POIS GOSTO MUITO DE CAMARÃO.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Nil: infelizmente a solução é mesmo não comer camarão ou crustáceos. A alergia pode surgir até mesmo com mínimas quantidades do alimento. Gratos pela visita.

Raphael Antunes disse...

Boa noite, minha namorada tem sintomas de alergia de camarão, mas, não é sempre que ela come que a alergia ataca, exemplo. Ano passado, comemos camarão umas 3 vezes, em lugares diferentes, todas porções grandes, na praia, numa cidade do interior de SP, e em nenhuma dessas vezes, ela teve reações, mas, hoje, ela comeu um espetinho com 4 camarões, e a alergia atacou. Não conseguimos entender o porque tem vezes que ataca e outras não.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Raphael: nem toda reação causada por alimentos tem causa alérgica. A alergia, quando se instala, se manifestará sempre que a pessoa ingerir o alimento, mesmo em mínimas quantidades. Aconselho que sua namorada procure um alergista para definir o diagnóstico e orientar seu tratamento. Gratos por sua visita.

Aline disse...

Olá!
Estou gravida e nunca tive alergia a camarao! No entanto apos jantar camarao no domingo a noite, cheguei em casa e notei algumas bolinhas vermelhas pelo corpo que cocavam, e um hoje elas apareceram em novos lugares!
Isso pode ser alergia ao camarao ou será outra coisa?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Aline: não há como afirmar sem examinar e definir o tipo de lesão que apresentou em sua pele. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

Anônimo disse...

A primeira vez que comi achei muito bom, mas umas 2 hrs depois passei muito mal seguido de desmaio, vomito e suador.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma adequada Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá, boa tarde. Na segunda-feira a noite eu comi camarão e na terça de manhã estava passando muito mal, sentindo enjôo muito forte, fraqueza, fiquei assim a tarde inteira, até de noite. Na quarta, começaram a aparecer manchinhas no meu corpo, na quinta, minha boca estava inchada e apareceu uma manchinha vermelha um pouco grande na bochecha, perto dos olhos. Essas manchas coçam bastante e também ficam doloridas. Sei que tenho alergia ao camarão, pois já havia feito alguns exames há muito tempo. Vocês sabem se posso passar alguma coisa na pele para melhorar mais rapidamente? A mancha no rosto é a única que fica mais exposta e é muito feia. Desde já agradeço. - Jenifer

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jenifer: infelizmente não é possívem atender sua solicitação. O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar o paciente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Ontem pela noite comi camarão frito, antes eu já havia comido o camarão e nada aconteceu, mas dessa vez minha garganta fechou e coçava muito, meus olhos ficaram avermelhados e eu fiquei com uma falta de ar terrível. Hoje amanheci melhor, mas ainda com um pouco de falta de ar. Pode ser alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sim, pode ser que seja uma alergia mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Olá me chamo eberton tenho 30 anos e sempre comi camarão e nunca senti nada sempre comi acarajé tbm , mas hj a noite antes de vir trabalhar eu comi no jantar e no caminho comecei a suar e apareceram como se fosse picadas de pernilongo e na minha cabeça suando e cocando e eu sentia tbm caroços ,qria saber se tem alguma coisa para se tomar para pelo menos amenizar , alguma coisa caseira?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eberton: não recomendo medidas caseiras. Aconselho que procure um pronto atendimentomédico para que seja feito o diagnóstico correto e o tratamento apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

oi boa noite, comi camarão no sábado a tarde e a noite fiquei cheia de placas e com dificuldade de respirar, tive q ir pro hospital tomei uma injeção e melhorou, mais com 4 dia depois voltou tudo outra vez, e aconteceu isso por umas 4 vezes. pode ter sido o camarão ou não? o medico disse q eu estava com urticaria e q podia ser ainda o efeito do camarão.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Pode ser que seja uma alergia ao camarão, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet.Aconselho que procure um alergista para orientá-lo de forma adequada. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Já fui ao hospital fazer consulta e mi diceram que sou alérgica a camarão mais fui a uma festa e cumi paisteis de camarão e não sabia. No dia seguinte começarão a sair borbulhas e comecei a sentir coceiras. Todo corpo e a língua picada estou assim a dois dias quero saber o que faço. E se pode ser resultado do camarão que ingeri

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de alergia ao camarão. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente.Aconselho que procure um médico alergista. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Minha mãe é alérgica a camarão e por ter herdado varias outras alergias dela nunca me arrisquei a comer, já que só o cheiro dele me dá vontade de vomitar. Fiz um teste alérgico e constatei que sou muito alérgica a camarão... Me casei e surgiu uma duvida: Sempre que o meu esposo come camarão (coisa de que gosta muito) eu tenho o que parece ser uma reação alérgica intima e desagradável. Pode ser por causa do Camarão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É aconselhável que procure um alergista para orientá-la. A possibilidade existe, mas não há como definir pela internet, baseado apenas em seu breve relato e sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor, caso você more no Rio.

Anônimo disse...

Comi pizza de camarão na hora do almoço,por volta das 21h começaram a surgir manchas vermelhas na minha pele que coçam muito. Devo procurar um médico?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser uma alergia ao camarão. É aconselhável que procure um pronto atendimento médico. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá,boa tarde,sou de são Paulo,estou acostumada a comer camarão e não sinto nada,porém em viagem ao nordeste pela segunda vez comi camarão e pronto,placas vermelha aparecem em minhas pernas abaixo da regiao inguinal,será que o camarão fresco pode desenvolver a alergia diferente do congelado?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia é imprevisível e nunca surge da primeira vez em que se ingere um alimento, mas sim com o passar do tempo. Aconselho que procure um alergista antes de voltar a comer camarão (fresco ou congelado) Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Quase morrir comendo camarão...
Foi horrivel!sentir muita falta de ar dores abdominais inchaço nos labios,coceiras na garganta e em todo meu corpo nao conseguia nem conversar.E o pior estava sozinha em casa.
Amo comer camarão mais depois dessa reaçao alérgica infelizmente,camarão nunca mais!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente, é a pura verdade. É aconselhável que evite também os crustáceos (lagostas, mariscos, etc) Gratos pela visita ao nosso blog.

Renata Lassance disse...

Comi camarão durante toda a minha vida, nunca tinha tido problema algum, mas na gravidez da minha filha, tive uma reação alérgica a um prato feito com camarão. Depois disso (7 anos se passaram) comi camarão diversas vezes e não tive problemas... até ontem. Comi camarão e tive de novo os mesmos sintomas que na gravidez, um pouco mais fraco, mas visivelmente, foi alergia ao camarão. Por que isso, de repente, depois de anos "adormecido"? Pode estar relacionado a hormônios (acredito estar na pré-menopausa,com os hormônios meio bagunçados), assim como na gravidez?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Renata: infelizmente não poderei ajuda-la pois os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa emitir um parecer pela internet sobre seu quadro. Aconselho que procure um alergista para avaliar de forma mais criteriosa e orientá-la adequadamente. Gratos por sua visita.

ANA LUCIA disse...

NO SABADO COMI UM CAMARÃO EM UM RESTAURANTE, E SAIR PARA VER ALGUMAS ROUPAS EM UMA LOJA, POUCO TEMPO DEPOIS EU TIVE A SENSAÇÃO DE QUE A MINHA GARGANTA ESTAVA INCHADA. CORRI PARA CHAMAR MEU MARIDO QUE ESTAVA EM UMA OUTRA LOJA, FOMOS PARA O PONTO ESPERAR O TAXI, PARA IR AO HOSPITAL, EU CONSEGUIA RESPIRAR MAS ERA UMA SENSAÇÃO MUITO ESTRANHA.QUANDO CHEGUEI AO HOSPITAL, O MEDICO ME ATENDE , NÃO OLHOU MINHA GARGANTA, ME DEU UM DIAZEPAM PARA TOMAR POIS FALOU QUE EU ESTAVA MUITO NERVOSA E APLICOU HIDROCORTIZONA NA VEIA. SERA QUE FOI UMA CRISE ALERGICA OU REALMENTE FOI UMA IMPRESSÃO, APENAS UM MAL ESTAR.ME AJUDEM , NEM SEI COMO PREOCEDER PARA SABER AO CERTO O QUE HOUVE. DEPOI DE MEIA HORA ELE OLHOU A GARGANTA E DISSE QUE NÃO TINHA NADA.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ana Lucia: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor caso você more no Rio de Janeiro. Gratos pela visita

Anônimo disse...

Bom dia! Estou gravida e nunca tive alergia a camarão, sabado comi 1 risole de camarao e poucas horas depois estava com muita coceira pelo corpo, muitas urticarias e inchaço na palpebra eorelha. Hoje apos 5 dias e tomando corticoide e anti-histaminico os sintomas continuam, apesar de um pouco mais brandos. Gostaria de saber se pode realmente ter sido do camarao, se na gravida os sintomas sao mais agudos, e quanto tempo vai demorar pra acabar essas malditas urticarias! Obrigada!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que seja uma alergia ao camarão, mas não há como afirmar ou para prever quanto tempo a reação durará sem examinar pessoalmente. Gestantes são mais sensíveis para reações alérgicas. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

Juliana Alves disse...

Comigo aconteceu o mesmo que outras pessoas que comentaram. Comi camarão e caranguejo minha infância inteira, mas aos 12 anos ao comer caranguejo meus lábios incharam e minha garganta coçava muito, não comi mais. Tempos depois ao comer camarão senti a mesma coisa, só que dessa vez parecia que minha língua não cabia na boca de tão inchada.
Alguns anos depois, estava com tanta vontade de comer caranguejo que resolvi comer uma patinha, que burrada! Todas as reações anteriores e mais inchaço das mãos, orelhas, palpebras...

Depois disso, nada de camarão nem crustáceos pra mim. Hoje, aos 21 até o cheiro do camarão faz minha garganta coçar. Tenho o maior cuidado com as coisas que como e toda festa é a mesma coisa "ei, alguma coisa tem camarão?"

Minha vó é alérgica e minha irmã gêmea se mostrou alérgica também alguns meses depois da minha primeira reação. É comum gêmeos se tornarem alérgicos ao mesmo tempo? Nós duas também temos rinite alérgica, herdada da mamãe :P

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia é uma doença de origem genética e por isso é comum que várias pessoas numa mesma família desenvolvam doenças alérgicas. Gêmeos podem ou não ter o mesmo tipo de alergia.Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá! Fiz um exame de alergia ao camarão, e o resultado disse que o meu nível é baixo. Nunca comi nenhum tipo de fruto do mar, por isso nunca tive a reação, mas minha irmã e meu pai são alérgicos, por isso sempre evitei o contato com o alimento. Queria saber se há problema de eu comer um alimento frito, grelhado, cozido no mesmo óleo ou recipiente de um fruto do mar. Queria saber também quais são os sintomas da reação em um nível baixo como o meu de acordo com o exame. Grata!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os sintomas da alergia alimentar podem surgir em qualquer nível de sensibilidade. Quando há dúvida na dosagem da IgE específica, é indicado realizar o teste cutâneo que é mais sensível. Aconselho que converse com seu alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá meu caso é igual a um anonimo q postou ... pelo menos os sintomas ... as vezes como empada de camarao... e apareceu umas bolinhas q coçam e por eu coçar.formam feridas e demoram pra cicatrizar...as bolinhas no meu caso apareceu no braço direito e nas 2 pernas...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que seja mesmo uma alergia a camarão. Aconselho que procure um alergista para orientar adequadamente. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Obrigado pela sua resposta fico um poko mais tranquilo, pelo menos eu tenho uma noção agora e evito comer camarão mas vou passar no medico... fico grato... graça a Deus existem pessoas assim como vcs...

Anônimo disse...

Comi camarão e caranguejo e comecei a me coçar toda. Parece q fui picada por mosquitos. Tb comecei a tossir. São sintomas de alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que seja uma alergia. É essencial examinar para fazer o diagnóstico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita.

Leonardo Moll disse...

Legal a matéria. Há uns 2 meses atrás, percebi umas coceiras no corpo, placas vermelhas e com aumento de volume. Algumas parecidas com picada de mosquito. Percebi que foi no dia que comi camarão. Logo em seguida, fui numa Alergologista que me passou exames e fez o teste cutâneo, dando negativo para camarão e positivo ao ácaro. Me prescreveu medicamento durante 1 mês e senti uma melhora muito grande. Nesse período, voltei a comer camarão (sem casca) e não tive essa reação. Hoje (parei de tomar o medicamento tem 1 semana), comi camarão com casca e as coceiras voltaram. É possível eu ter desenvolvido alergia somente à casca do camarão? Agradeço desde já.

Leonardo Moll disse...

Parabéns pelo blog! É possível ter alergia somente à CASCA do camarão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Leonardo: ácaros e camarão têm proteínas em comum, como por exemplo a tropomiosina acarretando processos alérgicos relacionados.Além disso, existem outros fatores envolvidos que podem ocasionar reação com a casca do camarão. Mas, é preciso cautela pois com o tempo a reação pode agravar e resultar em uma alergia séria. Gratos pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso blog.

Débora disse...

Boa tarde!

Fiz aquele exame dos testes no braço e cresceu duas bolinhas, cerca de 2/3mm cada uma. Mesmo assim o médico disse que não tinha alergia à nada. Estes foram da parte de alimentos. Tenho coceiras e vermelhidão insistentes nos dois cotovelos, um seio e dedo da aliança. E neste final de semana, após comer uma quantidade pequena de camarão, surgiu um vermelhidão com coceira na barriga. Teriam alguma sugestão do que pode ser?

Obrigada,

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Débora: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, para diagnosticar com segurança, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

Fernanda Leite disse...

Eu nunca senti nada quando comia camarão, mais recentemente, eu coloquei na boca um pedaço de empada de camarão, só que quando comecei a mastigar achei estranho e cuspi, cerca de 30 segundos depois, meus lábios e minha língua estavam dormentes e minha garganta dormente, e eu fiquei um pouco vermelha, isso pode ser alergia a camarão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Fernanda: é possível que sim, mas não há como afirmar pela internet. É aconselhável que procure um alergista para realizar testes (na pele e/ou no sangue) e para receber uma orientação adrquada. Gratos pela visita.

imaculada martins disse...

ja tinha comido camarao umas 4 vezes e nunca senti nada ! ontem fui limpar uns camaroes (primeira vez em contato com camarao fresco ) e rapidamente minhas mãos começaram a coçar e meu olho esquerdo inchou que eu nao conseguia abrir e coçava muito ! sera q foi alergia a camarão?

imaculada martins disse...

QUANTO TEMPO LEVA PARA DESAPARECER O INCHAÇO NOS OLHOS PROVOCADOS POR CAMARÃO?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Imaculada: o seu relato sugere que tenha sido uma alergia ao camarão Contudo, para fazer o diagnóstico e para afirmar quanto tempo levará para desaparecer, é essencial examinar pessoalmente. O tempo de evolução varia com a gravidade e com a medicação utilizada no tratamento. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Monique Macedo disse...

minha filha tem 4 anos fomos comer moqueca de camarão e ao colocar na boca sem mastigar ela achou estranho e cuspiu na mesma hora a língua encheu de caroço e boca, rosto e pescoço ficaram com placas vermelhas, pouco meses depois estávamos na praia e comemos acarajé só que dei a ela puro só que tinha encostado no camarão e a mesma cena se repetiu será que ela tem alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Monique: pode ser que seja alergia ao camarão, mas não há como afirmar pela internet. É aconselhável que leve sua filha a um alergista para realizar testes (na pele e/ou no sangue) e para receber uma orientação adrquada. Gratos pela visita.

ADRIANO COSTA disse...

Comi camarão durante toda minha vida a há 8 anos tive alergia após o consumo. Desde então sempre fiquei com dúvidas se realmente tenho alergia ou não. Já me falaram que pode ter sido um lote de camarão que estaria contaminado. Existe algum teste eficaz para comprovar definitivamente esse caso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Adriano: o testes para avaliar alergia ao camarão pode ser feito na pele (pelo médico alergista) ou através de exame no sangue (dosagem da IgE específica) Gratos por sua visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Olá.. Meu ano não começou muito bem.. tive alergia a camarão entre os dias 31/13 e 3/14.. Procurei atendimento médico e tomei duas injeções. As bolhas que tive eram enormes e bastante inchaço, mas esta aliviando.. O que me deixa preocupada são as manchas avermelhadas que estão na minha pele, são grandes e estão em varias partes do corpo.. Leva tanto tempo pra sair? alguma recomendação? devo procurar um dermatologista? Obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que o tratamento não tenha alcançado o resultado desejado. Aconselho que procure um alergista para orientá-la Agradecemos sua visita ao nosso blog

Isaac Brito disse...

Boa noite! No meu caso, fui comer sushi com uns amigos e certas peças tinham camarão. Em seguida saímos para uma outra lanchonete e por volta de alguns minutos depois senti várias partes do meu corpo coçando muito, em seguida quando chego em casa vejo que as regiões que coçavam estavam empoladas e avermelhadas. Dormi p ver se acordava melhor e nao tomei medicação pois mais sabia realmente de fato o que ocorria (chegando a pensar que era algo relacionado a sabonete). Quando acordo ainda continuo do mesmo jeito, melhorei somente no decorrer do dia, mas sempre ficam sumindo e aparecendo já tem 1 dia e na parte da noite fica mais intenso tanto a coceira, quanto a vermelhidão e regiões empoladas. Posso tomar de imediato um anti alérgico ou antes de qualquer coisa recorrer à um médico ? De início já se é possível diagnosticar como realmente alergia a camarão ? Gostei muito do site, parabéns e desde já obrigado! Fico no aguardo, Isaac

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Isaac: o seu relato sugere que tenha sido uma alergia ao camarão. Mas o ideal é procurar um alergista para confirmar o diagnóstico e orientar para evitar novos episódios. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Se já tem alergia a crustáceos, é correto afirmar que também tem alergia a moluscos?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é correto afirmar que quem tem alergia a camarão apresenta alergia a moluscos.
Agradecemos sua visita

Munich Ribeiro disse...

Olá bom dia, quando era mais nova, comia camarão sem problemas, mas depois de adulta, toda vez que comia, mesmo quantidades pequenas, ficava toda empolada, com o corpo e a garganta conçando muito, por vários dias. Há 15 dias atrás limpei camarões e comi alguns, na hora em que estava limpando, entre meus dedos apareceram bolinhas vermelhas que coçavam. Não tive nenhuma outra reação, mas estas bolinhas estão nos meus dedos até hoje e ainda coçam. Também tenho uma irritação no local da aliança (que só uso quando saio de casa), a pele fica vermelha, coça e arde muito, principalmente quando uso produtos de limpeza. Essa irritação no local da aliança piorou muito depois que limpei os camarões. Os sintomas de uma alergia podem permanecer mesmo depois de 15 dias, como no meu caso? Só mais uma informação: depois que limpei os camarões quando corto tomate, frutas cítricas e determinados legumes, ou uso produtos de limpeza, a irritação entre os dedos coçam ainda mais. Muito obrigada

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Olá , Tenho 13 anos , Sempre comi camarões,camarão sempre foi uma comida normal no meu cardápio,nunca tive vi o camarão com tanto cuidado como vejo agora , todas as vezes que vou em uma praia costumo comer crustáceos , porém ontem comi camarão no almoço e no mesmo dia já por volta das 8 horas da noite fui tomar banho e ao sair minha boca inchou tanto que chegou ao ponto de ficar um pouco torta , meus olhos incharam e ficaram vermelhos e comecei a sentir minha garganta fechar , com se fosse um caroço que aumentava cada vez mais , fui urgentemente para o hospital mas antes tomei polaramine e a garganta começou a abrir porém a boca e os olhos continuaram inchados , a boca desinchou por volta de 11 horas da noite e os olhos apenas hoje , o médico disse que foi uma reação alérgica , mas esqueci de perguntar o seguinte : Não vou mais poder comer camarão ??? Tem como resolver isso caso eu não possa mais comer ?? Isso é algo ocasional ou toda vez que eu comer camarão vou ficar com alergia , espero o melhor :) , Um grande abraço , João Victor , Aguardo resposta !

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

As reações a proteína do camarão podem surgir em qualquer fase da vida, mesmo em pessoas acostumadas a ingerir este tipo de alimento. A reexposição é um risco para novos episódios com potencial de gravidade.
Obrigado pela visita

Anônimo disse...

Se eu tomar antialérgico antes de ingerir crustaceo, eu fico livre dos sintomas da alergia. Ou não adianta.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É perigoso comer camarão se você é alérgico. A reação pode ocorrer mesmo tomando um antialérgico antes de ingerir o camarão. Gratos pela visita.

Letícia Cardoso disse...

Olá, há 3 dias jantei caldo de carangueijo e camarão. Após 2h senti sintomas de alergia, como coceira na garganta e no nariz. Tomei um antialérgico, pois já sofro de alergia medicamentosa e dormi. Ao acordar, percebi que tinha bolinhas espalhadas pelo colo até a barriga e um pouco nos ombros e nas costas. Isso também é um sintoma de alergia? Devo procurar um médico para usar alguma pomada ou o sintoma desaparece normalmente?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Letícia: é aconselhável que procure um alergista para orientar o tratamento deste episódio e para evitar outras alergias semelhantes no futuro. Gratos pela visita ao nosso blog.

Mateus Olivier disse...

Alergia a camarão é horrível mesmo! Eu cresci alérgico a camarão! Eu morria de vontade de comer, mas não podia! Após os 30 anos eu criei coragem e decidi: vou acabar com essa alergia! Comecei a comer camarão aos pouquinhos! Resultado: a alergia acabou! Hoje eu continuo amando camarão e como sem medo! Nada acontece! :D

Anônimo disse...

Tenho alergia a camarão,caranguejo,a lula,e a guaiamu......mas não tenho alergia a,ostra,mariscos,e a sururu.....existe alguma vacina para que eu possa comer camarão e etc??? Parabéns pelo o blog! ass: Eder

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Eder: não existe uma vacina específica para alergia a camarão até a presente data. O caminho é evitar a ingestão do alimento. Gratos pela visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Mateus Olivier: nem toda reação ao camarão é causada por alergia. A verdadeira reação alérgica (imunológica) não desaparece. Os sintomas retomam sempre que a pessoa ingere o alimento. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Hoje fui a um aniversário e comi uma massa com recheio de camarões, por volta de 21:30, a exatas 1h e meia atrás tive que me levantar da cama pois estava com uma coceira fora do normal por todo o corpo, até no couro cabeludo, rosto e mãos inchados e corpo completamente vermelho e cheio de urticárias. É o bastante para diagnosticar uma alergia?

Rafael - Rj

Anônimo disse...

olá boa tarde, minha sobrinha tem 6 anos durante os almoço de hoje comemos camarão ela não chegou a comer duas colheres foi de imediato, ela começou a sentir dores abdominal e começou a vomitar e esta espirrando sem parar e disse também que estar com coceira na garganta os olhos estão vermelhos, mas não houve inchaço da boca nem da língua isso ainda pode ocorrer? ela pode vir a sentir falta de ar?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que sua sobrinha apresentou alergia ao camarão. É recomendado suspender o camarão, bem como todos os crustáceos. Aconselho que a leve a um especialista em Alergia para receber uma orientação adequada. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Rafael: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma alergia ao camarão, mas não há como opinar sem examinar pessoalmente. o diagnóstico pode ser confirmado através de testes (na pele ou no sangue). Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos.

ELIZANGELA PEREIRA DA SILVA disse...

Ola,sempre comi camarão,e adoro,feito de todas as formas(frito,cozido),porem depois da minha gravidez não posso nem olhar que ja coso toda,tem alguma razão específica pra isso?tem algum jeito de reverter essa alergia?minha filha agora com 5 anos,pode tbm ter essa alergia?

Anônimo disse...

Ola,sou o Gabriel, esta noite eu comi uma pizza d camarão e alguns minutos DPS eu comecei a sentir coceiras na rigião do abdômen,braços pescoço e rosto. Essa é a primeira vez q eu sinto isso apos ter comido camarão!!!.A mais ou menos 4 vezes atrás q eu com camarão eu comi um spetinho na praia,apos ter comido comecei a sentir umas sensações estranhas!! Eu acho q fazia tanto q eu n comia e eu estava com uma enorme vontate d comer q n me caiu muito bem.será q meu corpo desenvolveu alergia a camarão? Se sim,é grave ou n? Oq eu faço ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gabriel: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma alergia ao camarão. Mas, não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos por visitar nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Elizângela: 1) A alergia nunca surge da primeira vez em que se come um alimento, mas sim com o passar do tempo. 2) Uma vez confirmada que seja uma alergia alimentar, deve-se suspender o camarão da dieta. Até o momento, não existe uma vacina para esta alergia. 3) Não há como prever se sua filha poderá ter alergia a camarão no futuro. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

Vanuza Dantas Cerimonial disse...

Boa tarde Dra.
Há duas vezes comi apenas camarão e fui parar no hospital a beira da morte! fiquei com muita falta de ar, dor no corpo, inchaço no rosto todo como boca e olhos, vermelhidão, coceira e dor abdominal insuportável...depois uma sequência de vômito e diarreia.......quase morri segundo o médico que me atendeu.
A MINHA ALERGIA NÃO É DO IODO, eu como ovos, tomo leite, como peixes, siri, salmão etc....nunca tive alergia na ingestão desses alimentos apenas o camarão.
Dra. quero saber se a minha alergia é do componente que existe no camarão a tropomiosina ? em quais os alimentos que tem esse tal tropomiosina?
Me ajude por favor!
Muito obrigada
Sou Vanuza Dantas de Campinas SP.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia a camarão pode surgir em qualquer momento da vida. Um vez que exista o primeiro episódio é proibitivo o uso de camarão e qualquer outro tipo de crustáceo, sob o risco das reações poderem ser cada vez mais intensas.
Obrigado pela visita.

bianca reis disse...

ola!
meu nome é bianca e gostaria de saber qual é o tempo de duração das manchas que aparece no corpo de quem é alergico?

Anônimo disse...

Boa noite, Dra.
Seria normal ter reações alérgicas somente pela ingestão do camarão, não ocorrendo os mesmo sintomas com quaisquer outros crustáceos?
Minha alergia é extremamente leve, haja visto que provoca apenas coceiras na garganta, entretanto ela não se manifesta com a ingestão de lagostas, siris, caranguejos e outros.
O que provavelmente contenha no camarão que desencadeia esta leve alergia?
Obrigado.
Atenciosamente.
Yugo Kawano.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bianca: infelizmente não posso ajudá-la. Não é possível definir o tempo de duração sem examinar pessoalmente para fazer o diagnóstico das manchas que descreve. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Yugo: a principal causa da alergia ao camarão é a tropomiosina. Nem todos os alérgicos a camarão terão também aos crustáceos Mas a probabilidade é alta. Esta alergia pode vir a se manifestar com o passar do tempo. Gratos pela visita.

Jucilene Oliveira disse...

oiii
semana passada comi camarao e logo depois fiquei com ansia depois de algumas horas tive crise vomitos vomitei muito mas muito tudo q eu tinha comido coloquei pra fora sentir muitas dores no estomago mais pensei q era outra coisa mas ontem comi lagosta sentir tudo de novo muitas dores e vomitos e ainda fiquei com pequenas manchas vermelhas ao redor dos olhos ainda to melhorando ainda to com ansia e com as manchas mas nao to vomitando e nao estou com dor
acho q fiquei com alergia
seu blog ta me ajudando muito

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jucilene: o seu relato sugere que tenha ocorrido uma alergia aos crustáceos. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la adequadamente. Gratos pelo incentivo e pela visita ao nosso blog.

Vitoria Dias disse...

Olá, tenho 18anos comer camarão nunca foi um problema para mim, porém hoje quando comi um arroz de camarão cerca de uma hora depois comecei a sentir falta de ar e como se minha garganta tivesse fechando, senti tbm vontade de vomitar e mal estar, pode ser alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vitória: o seu relato sugere que possa ter ocorrido uma alergia ao camarão Mas não é possível fazer diagnóstico pela internet: aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

boa tarde! sempre comí camarão e nunca tinha dado nenhuma reação, domingo comí poucos e em menos de uma hora veio-me uma coceira aplacadora em todo o corpo, principalmente nas mãos, faço o uso de medicação para tiróide "Metibazol", gostaria de saber se isto pode ser a mistura de ambos. hoje ja é terça-feira e ainda coça muito.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de alergia ao camarão. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Minha filha ja havia comido camarao outras vezes,porem essa noite ela comeu,e acordou na madrugada com muita dor,eu achei que era dor de dente,mais quando vi,tava com o rosto inchado,como se tivesse com caxumba,levei.ela no medico o medico disse que ela podia continuar comendo os camaraoes,eu nao entendi,esta muito inxado,eu gostaria de saber se teve alguma coisa a ver com o camarao.obg

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível se ocorreu alergia ao camarão pela internmet, sem examinar sua filha Estamos ao dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Boa tarde, sempre comi camarão toda minha vida fui apaixonada, porem no mês passado estava na praia e tive uma reação alérgica fiquei toda vermelha, inchada, chiando e com falta de ar, por ter comido camarão, muuito mesmo quase umas 500grs de camarão frito com alho e óleo, será que nunca mais poderei comer camarão? ou tive essa reação foi pelo excesso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que possa ser um caso de alergia a camarão. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Anônimo disse...

Tenho 38 anos 3vezes que como ao almoço e ao jantar, camarao em dias diferente, hoje tenho uma barriga grande e inchada e tou cheia de dores forte, e tou com cençao dos pés inchados e pesados com ansias, e muita canssda,,, por favor o que faço??? Obrigad

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não deixa claro que tenha sido uma alergia ao camarão. Mas, não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma adequada Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Olá boa noite! Minha filha tem 5 anos ela comeu algo que não sei o que foi mais ficou com placas vermelhas no rosto, faz 3 dias é normal ficar assim ate quantos dias pode ficar as manchas!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Não é possível responder sua pergunta nem afirmar quantos dias durarão as manchas, pela internet, sem examinar e sem saber o tipo de alergia que sua filha apresenta. É aconselhável que peça esta orientação ao alergista que trata dela. Gratos pela visita.

Anônimo disse...

Eu tive os mesmos sintomas da alergia ao camarão mas foi 52 horas após eu comer o camarão... isso pode acontecer??

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É possível que tenha ocorrido uma reação tardia. Mas não há como afirmar sem avaliar seu caso pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Deyse castro disse...

Ola,eu sempre comi camarão . Mais quando fui preparar furei meu dedo e na mesma hora começou a inchar e ficou bem vermelho .no dia seguinte o inchaço continuou um pouco e hoje ta coçando muito.o que eu faco?será que sou alérgica ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Deyse: não é possível fazer diagnóstico pela internet. É recomendado que você procure um(a) alergista para que seja avaliada e realizados testes (na pele ou no sangue)para que possa receber a orientação adequada. Gratos pela visita.

crisvallebelli disse...

Olá, me chamo Cristiane. Nunca tive uma reaçao alergica a qualquer fruto do mar, mas enquanto gravida, ao comer camaroes, tive muita coceira e vermelhidao em minhas pernas. Hoje sigo comendo todos os frutos do mar e o episodio nao se repetiu mais. Entretanto, minha filha apresenta uma grave alergia ao camarao e alergia moderada à lagosta e carangejo. Existe a possibilidade de estar ligado ao que me aconteceu e desencadeao assim a alergia nela?

Andréa Silva disse...

Olá, boa tarde!
Estou grávida de 22 semanas e o último sábado eu comi camarão, lembrando que nunca tive alergia a camarão, e assim q comi percebi minhas costas toda empolada com pintinhas vermelhas e a noite já estava no corpo todo, muito irritado e com pinicações.
Teria algo que eu pudesse estar usando para aliviar? Só tenho pré natal na próxim quinta feira, e coça muito, aff...
Desde já, agradeço!

Viviane Do Valle disse...

olá, tive uma reação alérgica, alguns dias atrás. Gostaria de saber se a intensidade dos sintomas varia, cada vez que consumimos o camarão, ou sempre será da mesma forma?Não tenho certeza se foi o camarão, mas tudo indica que sim, tive muita coceira na palma das mãos e na planta dos pés, e fiquei empolada. Tomei uma injeção de anti-alérgico e passou. Acho que como a maioria aqui, gostaria de saber se consumindo novamente o camarão, a reação seria mais forte caso seja alergia mesmo.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Cristiane: é improvável que a alergia de sua filha tenha relação com a alergia que descreve durante sua gravidez. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andréa Silva: O Blog da Alergia obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar, em especial se você está grávida. Aconselho que procure atendimento médico. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Viviane: se for confirmada uma alergia a camarão e a pessoa insiste na sua ingestão, a tendência é que a reação se agrave. Aconselho que procure um(a) alergista para confirmar sua alergia e orientar de forma segura. Gratos pela visita.

Solange Campos disse...

Oi boa noite me chamo solange hj comprei um pastel de camarão e na mesma hora minha garganta começo a cosar e meu olho ficou inchado isso quer dizer que tenho alergia. ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Solange: é provável que sim. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá boa tarde... Sou alergica a ácaros e trietanolamina, os quais as crises me deixam os lábios de formados e o pé direito também, porém essa semana degustei camarão e algo que amo e tive as mesmas reações alérgicas causadas pelos que citei no início, sendo que fiz teste há menos de um mês e não apareceu alergia a camarão... É possível que agora eu tenha alergia ao camarão?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia ao camarão pode ocorrer mesmo em caso de testes negativos, em especial se não havia ocorrido a sensibilização anterior ao alimento.Mas, não é possível afirmar sobre seu caso pela internet. É essencial avaliar pessoalmente e analisar mais detalhes de seu histótico clínico, bem como analisar todos os alimentos ingeridos na refeição, medicamentos utilizados, doenças associadas, etc... Agradecemos sua visita ao Blog da Alergi.

Unknown disse...

E possível ter alergia somente a siri ,e ao camarão e peixes não? Pq sempre como peixe e camarão e nunca deu problema. E agora comi um tipo de siri e fui parar no hospital numa crise alérgica.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Boa tarde. É possível sim. Procure um especialista para que ele possa investigar tal fato. Obrigado pela visita.

John Diaz disse...

Lembro que na infância comia com a família kilos e kilos de camarão em viagens ao litoral. Sempre um dos meus pratos favoritos.
Com 20 e poucos anos comecei a sentir irritação na garganta, lábios e gengiva inchados todas as vezes que comia camarão. Cheguei a sentir os mesmos sintomas (mais suave) só de ficar em uma cozinha com uns amigos que fritavam um pouco de camarão. Hoje cortei completamente o camarão da minha vida.
Infelizmente. =/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

John: é verdade... A alergia surge progressivamente e, uma vez instalada, deve-se evitar a ingestão do camarão. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Michele Lima disse...

oi desde de pequena comia muitos frutos do mar camarrao marisco peixes depois q tive meu filho e tive problemas no parto fiquei muitos dias em ternada agora não consigo comer sem vomitar passo muito mal só com o cheiro

Breno Araujo disse...

quando como camarão minha boca,garganta e nariz começa a coçar!! é um tipo de alergia?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Michele Lima: O seu relato não deixa claro que seja um caso de alergia ao camarão. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. Gratos por sua visita ao nosso blog.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Breno Araujo: a coceira na boca, garganta e nariz após ingerir camarão pode ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Oi Michele Lima, boa tarde. Essa não é uma manifestação característica de alergia. Procure um especialista para investigar seu caso. Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Olá, estou gravida e nunca tive alergia a camarão, comi sexta agora é desde de ontem apareceu umas bolinhas na testa e umas no pescoço próximo a orelha. É perigoso prejudicar meu bebê ?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao camarão. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Jennifer Oliveira disse...

Olá Boa Tarde, toda vez que como camarão independentemente de horário percebo que fico com bastante sono, coisa imediata, e as vezes uma irritação na garganta, mas não sempre, sendo que o sono é sempre presente, então gostaria de saber se tem alguma coisa haver camarão com o sono que sinto ? Desde já Obrigada !!!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Jennifer: O seu relato não sugere que o sono após ingerir o alimento possa ser uma alergia ao camarão. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Anônimo disse...

Olá, Bom dia, a 8 anos atrás passei uma semana santa na praia e comi muito camarão e caranguejo, no domingo a noite voltamos da praia e paramos em um restaurante onde novamente comemos camarão, quando foi de madrugada acordei sentindo meu rosto inchando, tomei um antialérgico e procurei um médico que fez um teste alérgico e disse que teve uma reação no meu braço e que eu tinha alergia, nunca mais comi nenhum crustáceo, até que um dia desses comi e antes de comer tomei um antialérgico e não tive nenhuma reação, resolvi fazer um exame de IGE para camarão, lagosta e caranguejo e o resultado deu menor que 0,10, será que de fato tenho alergia ou só tive uma intoxicação alimentar? Outra dúvida que tenho é que existem uns tratamentos com vacinas onde quem faz volta a comer o alimento, o que você me diz sobre esse tratamento?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A alergia alimentar uma vez instalada, não regride. Contudo, nem toda reação provocada por um alimento é ocasionada por uma alergia. Outras reações podem ser confundidas com o mecanismo alérgico. Obrigado pela visita.

Unknown disse...

Bom Dia!
Depois de comer camarão fiquei salivando muito e com a garganta seca.
Isso pode ser uma alegria?!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao camarão. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Claudi Matias disse...

Olá, me chamo Claudi, e sou diagnosticado com alergia a crustáceos, porém sempre como caruru e vatapá, mas não tenho nenhuma reação alérgica, caso venha tentar ingerir o crustáceo de outra maneira, os sintomas aparecem como normalmente aparece para um alérgico. O que pode ser isso?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Olá Claudi, boa noite. Isso pode ocorrer sim, visto que o organismo reage às proteínas alimentares dependendo do estado dessa proteína, ou seja, quando a proteína vai ao calor por cozimento, ela pode mudar de conformação e você não reagir. Mas o ideal, é que procure um especialista para realizar testes e exames de sangue a fim de saber corretamente o quanto você é alérgico. Obrigado pela visita.

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 238   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...