Pular para o conteúdo principal

Amigdalites e faringites de repetição




Amigdalites e faringites de repetição se manifestam como surtos de dor de garganta em geral acompanhados de febre alta. Em alguns casos, tosse e sintomas nasais podem estar presentes. Não é incomum que rinites e sinusites alérgicas sejam as causas determinantes das faringites

É recomendado realizar testes de inalantes, pois a participação desses é relativamente comum. A avaliação das defesas do organismo deve ser questionada, pois as faringites de repetição podem ocorrer devido a uma possível imunodeficiência. 


Em resumo, recomenda-se investigar:
- Rinite alérgica,
- Respiração bucal,
- Gotejamento pós nasal e sinusites,
- Pesquisar imunodeficiências.

Adenóides são amígdalas encontradas nas crianças, localizadas na parte superior da garganta, por trás das narinas, por onde passa o ar respirado proveniente do nariz.
Portanto, não são visíveis pela boca sem instrumentos especiais. De forma errada são popularmente conhecidas como "carnes no nariz".

As adenóides quando estão aumentadas de tamanho causam problemas, como por exemplo obstrução nasal persistente. Com o nariz repetidamente obstruído, a criança passa a dormir com a boca aberta roncando a noite,  agrava seu quadro, podendo acarretar problemas no ouvido (otite serosa e infecções no ouvido) e infecções repetidas, incluindo amigdalites e faringites.

O tratamento das amigdalites e faringites de repetição inclui: 
1) Tratamento das crises, com anti-inflamatórios ou antibióticos, a critério médico.
2) Avaliação e controle da alergia nasal, quando presente.
2)  Equacionamento de outros fatores influenciadores e do estado imunológico.
3) Medidas de controle ambiental no domicílio do paciente.
4) Imunoterapia específica com aeroalérgenos (vacina para alergia) está indicada nos casos comprovados de alergia associada.  À critério do alergista, é eficiente uma imunoterapia para estímulo da imunidade com objetivo de aumentar as defesas do organismo.

Comentários

  1. Excelente blog, parabéns...Eu e minha esposa, passamos um período bem estressante com as 2 cirurgias de nossa filhinha com menos de 3 anos. Várias amigdalites e várias injeções e Benzetacil...Uma adenoidectomia com 2 anos e meio e uma amigdalotomia 5 meses depois. Acho importante passarmos nossa experiencia a outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo. Nossa experiência, inclusive com alguns videos, está no endereço:
    http://www.amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/ ou
    https://adenoideseamigdalas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos seu depoimento. Visitei seu blog e compreendi todos os sentimentos que acompanharam a trajetória de sua filhinha. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  3. Em 2 meses essa já é terceira vez q estou com faringite pois operei as amígdalas... Não sei oq fazer...fico no antibiótico, mas basta 2 semanas para p problema voltar...já estou com pequena placa branca na garganta... Quero uma solução.

    ResponderExcluir
  4. Douglas: não é possível emitir um parecer sobre a repetição dos quadros de faringite que descreve, sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  5. Ok.assim que possível,farei uma visita.
    Mas quanto é a consulta?
    Tenho que marca antes?como faço?
    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas Informações podem ser obtidas pelos telefones 2517 4206 ou 2210 2810. O Conselho Federal de Medicina não permite divulgação de preço pela internet. Gratos.

    ResponderExcluir
  7. ola minha filha vai fazer 3 anos e depois de muitos refriados esse ano , e congestao nasal , o nariz 3 meses com ronqueira , entupido , respira pela boca somente ao dormir . derrepente as amidalas incham tmbm ... .. , ela tem renite alergica . alergia a insetos ... que fator faz com que adenoide e amidalas crescem assim ?? Ela toma leite com proteina de vaca se ela tiver uma alergia ao leite que nao se manifesta em exames , pode ocorrer o aumento da Adenoide e amidalas ???

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. A rinite alérgica parece ser uma doença simples e sem importância, mas não é verdade. A rinite pode causar muitos problemas. O aumento das adenóides, a respiração bucal e as infecções respiratórias repetidas são complicações da rinite. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/2/17 15:50

    Olá, alergia à acaro, pode causar amigdalite de repetição?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. De uma certa forma, a resposta é sim. A rinite alérgica (causada por alergia aos ácaros) pode provocar amigdalites de repetição. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Existe algum produto comercial do tipo vacina para laringite, faringite, oi amigdalite?

    ResponderExcluir
  12. Ronaldo: Bom dia. O tratamento das amigdalites, faringites ou laringites repetidas depende da causa que originou o problema. Em algumas pessoas, pode ser uma alergia respiratória e em outras, pode se relacionar com alterações imunológicas ou compor como parte de outras doenças. Por isso, a abordagem de tratamento deve ser ampla e não se basear apenas em um produto comercial como cura do problema. Gratos por seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/3/17 19:30

    Boa noite, rinite alérgica e faringite podem causar mau hálito? Sinto um incomodo constante na garganta como se houvesse catarro, mais quando forço para colocar a secreção pra fora sai pus, é um gosto bem amargo, oque seria isso?

    ResponderExcluir
  14. Os dados que envia em seu relato sugerem que a halitose possa estar sendo causada por uma amigdalite caseosa, que se acompanha de placas de caseum, que tem odor desagradável. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. b tarde. Tenho um filho com dez anos de idade, ele mora com minha mae e meu padrasto e ambos sao fumantes inveterados e desde agosto do ano passado ate agora, meu filho tem tido crises de faringite mensalmente, ou seja teve cerca de 11 crises, alem de uma alergia ocular severa, desde entao ele tem tomado antibioticos, o levei a alergologista q disse q ele estava apresentando um quadro de conjutivite alergica, sinusite e rinite, indicou teste e tb deu orientacoes p evitar polens, fuligens,animais e etc mas nao consigo fazer com q se conscientizem q o fato de fumarem dentro de casa,dentro do quarto e do banheitou, onde ele tb fica e usa, tem agravado a faringite...quero saber se caso eles parem de fumar, se o quadro recorrente de faringite pode melhorar e evitar assim a remocao de amgdalas...obrigada

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. O cigarro faz mal para quem fuma e para as pessoas que convivem com o fumante. A fumaça do cigarro agrava a rinite e consequentemente as infecções. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, eu tenho 24 anos e desde miúdo que sofro de amigdalite, mas nos últimos anos tem se agravado, anteriormente eu tinha no máximo 2 crises ao ano, mas nos últimos tempos tenho tido repetições mensais e sempre com o aparecimento de placas. Já fiz vários tipos de tratamentos e nada tem surtido efeito.
    Qual é o conselho que me dão?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Bom dia. Aconselho que procure uma avaliação de um(a) especialista em Alergia e Imunologia ara que seja pesquisada a causa das infecções repetidas. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite gostaria de saber se amigdalite bacteriana tem uma cura definitiva ou se vou sempre ter crises?

    ResponderExcluir
  20. Patrícia: o uso do antibiótico tem ação na fase aguda da amigdalite bacteriana. Mas não tem capacidade de evitar novos episódios. recomendo uma consulta com alergista para uma orientação adequada. Gratos por sua visita o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Oi meu filho tem dois anos ele tem bronquite rinit alergica e asma,e agora as amidalas dele cresceram muito o medico tirou o leite dele isso é possivel?
    E quanto tempo ela leva pra voltar ao nomal?

    ResponderExcluir
  22. A relação da asma e da alergia respiratória com causa alimentar é incomum. Se acontecer, é importante que tenha diagnóstico preciso de um especialista em Alergia e Imunologia. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite! Tenho faringites recorrentes, no mínimo 4 por ano. Nunca tiveram pus, mas pelo fato de eu ser professora sempre está acompanhada com rouquidão. Sempre tenho crises também de irritação na garganta, no nariz e às vezes nos olhos quando cheiro algo forte ou quando fico perto de algo velho ou empoeirado. Faço acompanhamento com otorrino, mas ainda não o fiz com alergista. Os médicos sempre dizem que estou com processos virais associados com deficiências imunológicas, já cogitaram até em refluxo laringofaríngeo. Mas o fato é que não aguento mais essas faringites, tomar anti-inflamatório. Será que tem algo a ver com alergia, e eu teria que fazer tratamento relacionado a isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já fez a cirurgia pra tirar a amígdala?pq a pediatra da minha filha disse que pra não tirar as dela pq pode dar faringite que é até pior que amigdalite.

      Excluir
  24. Bom dia É provável que sim, Mas não é possível afirmar sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente Sugiro que procure um(a) alergista. O site da ASBAI (www.asbai.org.br) oferece um setor público, onde poderá localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia e Imunologia em sua cidade. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde! Estou com amigdalite tem 2 meses, já tomei antibióticos (Amoxilina com clavonato, Benzotacil, Alevo e agora tomando Zinnat), o médico falou que se esse não resolver, teremos que ver com o otorrino, a possibilidade de retirada das amígdalas. Gostaria de saber se pode ser alergia, porque não tem outra explicação. Além do mais, trabalho em uma fábrica de ração e suplementos minerais, muito pó fino. Aguardo.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Algumas situações clínicas relacionadas com alergia podem se relacionar com alergia, como por exemplo: Rinite alérgica, respiração bucal, gotejamento pós nasal e sinusites,entre outras.Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite meu filho de 4 anos tem tido amigdalite recorrentes... Procurei um alergista para descobrir a causa ... Já que até os 3 anos nunca havia apresentado este quadro ... O alergista inicialmente passou um remédio em sachê por 3 meses e após isso retornar .. bronco vaxom

    ResponderExcluir
  28. Claudineia: não entendi seu comentário. Convido que escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Agradecemos seu contato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno