29 janeiro 2012

Amigdalites e faringites de repetição




Amigdalites e faringites de repetição se manifestam como surtos de dor de garganta em geral acompanhados de febre alta. Em alguns casos, tosse e sintomas nasais podem estar presentes. Não é incomum que rinites e sinusites alérgicas sejam as causas determinantes das faringites

É recomendado realizar testes de inalantes, pois a participação desses é relativamente comum. A avaliação das defesas do organismo deve ser questionada, pois as faringites de repetição podem ocorrer devido a uma possível imunodeficiência. 


Em resumo, recomenda-se investigar:
- Rinite alérgica,
- Respiração bucal,
- Gotejamento pós nasal e sinusites,
- Pesquisar imunodeficiências.

Adenóides são amígdalas encontradas nas crianças, localizadas na parte superior da garganta, por trás das narinas, por onde passa o ar respirado proveniente do nariz.
Portanto, não são visíveis pela boca sem instrumentos especiais. De forma errada são popularmente conhecidas como "carnes no nariz".

As adenóides quando estão aumentadas de tamanho causam problemas, como por exemplo obstrução nasal persistente. Com o nariz repetidamente obstruído, a criança passa a dormir com a boca aberta roncando a noite,  agrava seu quadro, podendo acarretar problemas no ouvido (otite serosa e infecções no ouvido) e infecções repetidas, incluindo amigdalites e faringites.

O tratamento das amigdalites e faringites de repetição inclui: 
1) Tratamento das crises, com anti-inflamatórios ou antibióticos, a critério médico.
2) Avaliação e controle da alergia nasal, quando presente.
2)  Equacionamento de outros fatores influenciadores e do estado imunológico.
3) Medidas de controle ambiental no domicílio do paciente.
4) Imunoterapia específica com aeroalérgenos (vacina para alergia) está indicada nos casos comprovados de alergia associada.  À critério do alergista, é eficiente uma imunoterapia para estímulo da imunidade com objetivo de aumentar as defesas do organismo.

8 Dê sua opinião:

Marco Gomes disse...

Excelente blog, parabéns...Eu e minha esposa, passamos um período bem estressante com as 2 cirurgias de nossa filhinha com menos de 3 anos. Várias amigdalites e várias injeções e Benzetacil...Uma adenoidectomia com 2 anos e meio e uma amigdalotomia 5 meses depois. Acho importante passarmos nossa experiencia a outras pessoas que possam estar passando pelo mesmo. Nossa experiência, inclusive com alguns videos, está no endereço:
http://www.amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/ ou
https://adenoideseamigdalas.wordpress.com/

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Agradecemos seu depoimento. Visitei seu blog e compreendi todos os sentimentos que acompanharam a trajetória de sua filhinha. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

Douglas Coutinho disse...

Em 2 meses essa já é terceira vez q estou com faringite pois operei as amígdalas... Não sei oq fazer...fico no antibiótico, mas basta 2 semanas para p problema voltar...já estou com pequena placa branca na garganta... Quero uma solução.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Douglas: não é possível emitir um parecer sobre a repetição dos quadros de faringite que descreve, sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

Douglas Coutinho disse...

Ok.assim que possível,farei uma visita.
Mas quanto é a consulta?
Tenho que marca antes?como faço?
Grato pela atenção!

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas Informações podem ser obtidas pelos telefones 2517 4206 ou 2210 2810. O Conselho Federal de Medicina não permite divulgação de preço pela internet. Gratos.

Unknown disse...

ola minha filha vai fazer 3 anos e depois de muitos refriados esse ano , e congestao nasal , o nariz 3 meses com ronqueira , entupido , respira pela boca somente ao dormir . derrepente as amidalas incham tmbm ... .. , ela tem renite alergica . alergia a insetos ... que fator faz com que adenoide e amidalas crescem assim ?? Ela toma leite com proteina de vaca se ela tiver uma alergia ao leite que nao se manifesta em exames , pode ocorrer o aumento da Adenoide e amidalas ???

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia. A rinite alérgica parece ser uma doença simples e sem importância, mas não é verdade. A rinite pode causar muitos problemas. O aumento das adenóides, a respiração bucal e as infecções respiratórias repetidas são complicações da rinite. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...