19 junho 2011

Esqueci de tomar meu remédio ...

O médico prescreve, explica a medicação, quantas vezes deve ser tomada, o tempo de uso e espera que o paciente cumpra corretamente suas determinações. Mas, nem sempre é fácil manter a rotina dos medicamentos. 

Uma grande dificuldade no tratamento das doenças crônicas é esquecer de tomar o remédio, seja um idoso com dificuldade na memória, seja um adulto jovem porém envolvido com multiplas tarefas diárias.É certo que o uso irregular e a dificuldade na aderência ao uso da medicação reduz a eficácia do tratamento, podendo agravar o quadro, ocasionar sofrimento ao paciente e altos custos de saúde.

Como lembrar da medicação? 

As sugestões são muitas: colocar um aviso na porta da geladeira, anotar na agenda, carregar um aviso na carteira, etc. etc. Vale até amarrar um barbante no dedo. Mas, imagine um frasco "inteligente", que emite um som e até "fala" lembrando que está na hora de tomar seu remédio. Pois é... esta engenhoca já existe nos Estados Unidos, chama-se Glowcap,  mas ainda não chegou ao Brasil. 

Funciona assim: a pessoa determina a hora de tomar o remédio. Nesse horário, a tampa fica cor de laranja. Se não for cumprida a meta. passa a emitir um som. Se mesmo assim o aviso não for atendido, um chip contido na embalagem enviará uma mensagem de texto para seu celular ou ainda ligará para lembrar.  E tem mais, você receberá periodicamente um relatório que poderá ser enviado a uma outra pessoa de sua escolha e para seu médico. Para finalizar, o aparelho pode ser programado para um contato direto com a farmácia e solicitar envio de refill ao final do conteúdo do frasco. 

É ou não é uma novidade?

Fontes:

2 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Sério? rsrsrrs...nossa...que bacana!! Já chegou essa "engenhoca" no Brasil? Se chegou,com certeza vou comprar...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Infelizmente ainda não contamos com esta ajudinha aqui no Brasil. mas o celular pode ser bem util na lembrança do remédio. Gratos pela visita ao nosso blog.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...