22 junho 2011

Alergia à mandioca

Amendoim, frutos do mar, ovos... O número de alimentos alergênicos não para de crescer. Agora, um novo estudo realizado por médicos da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) identificou que a mandioca (aipim) também faz parte desse grupo.
 O primeiro caso de alergia ao alimento descrito pelos médicos aconteceu em 2001 e o paciente teve uma reação anafilática à mandioca. Em 2003, estudos feitos por médicos portugueses relataram a alergia cruzada da mandioca com o látex, extraído da seringueira. Nesse caso, o paciente tem alergia a uma substância chamada MAN-E5, que é encontrada tanto no látex quanto na mandioca. A reação ao látex - geralmente por contato com luvas cirúrgicas ou outros materiais à base de borracha - costuma ser descoberta antes. Em 2004, os especialistas identificaram dois novos casos em duas semanas e, atualmente, acompanham 12 pessoas com esse tipo de alergia. Como os registros são recentes, ainda não se sabe qual porcentagem da população no Brasil teria esse tipo de alergia.

“Na literatura médica, é possível encontrar casos de alergia cruzada (ou seja, de substâncias em comum) do látex com outros alimentos, como a banana, o kiwi, berinjela, abacate. A mandioca agora integra a lista”, diz o alergista Clóvis Eduardo Galvão, diretor da ASBAI. A explicação é simples. Assim como frutas, legumes e verduras, o látex também é de origem vegetal e, nele, é possível encontrar certas proteínas em comum com esses alimentos que causam alergia. O problema parece afetar mais frequentemente adultos. “Desses 12 casos que estão sendo acompanhados, há somente uma criança de 2 anos. E a explicação está no tempo de exposição a essa proteína específica”, diz Clóvis. Ou seja, se você tem uma predisposição a esse tipo de alergia, quanto mais acumular a substância alérgena no seu organismo, mais chance terá de ter a reação.  Nada impede, no entanto, que essa reação seja imediata, no primeiro contato do seu filho com o alimento. Os sintomas de alergia alimentar, como à mandioca (ou macaxeira e aipim, como é conhecida em diversas regiões do país), costumam aparecer entre 15 a 20 minutos após a ingestão. Pode ser uma crise de falta de ar, chiado no peito, manchas vermelhas pelo corpo, coceira e inchaço. Se perceber alguns desses sinais, leve seu filho imediatamente ao pronto-socorro infantil.

21 Dê sua opinião:

Anônimo disse...

Minha filha tem alergia a tudo isso que vc postou , mandioca , banana , e seus seguidores só não sabia a ligação disso com o latex .. .. www.malucontraaalergiaalimentar.blogspot.com

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Vivi: existe a relação embora não seja obrigatório que ocorra em todos os portadores de alergia ao alimento. Converse com seu alergista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Bom dia!

Tenho 39 anos e toda minha vida consumi mandioca sem ter problemas algum.
Em outubro do ano passado e fevereiro deste ano tomei um caldo de mandioca e uns 20 minutos depois comecei a espirrar, entupiu meu nariz, irritou minha garganta,ouvido e olhos.No dia 03 de abril comi mandioca e a reação foi pior. Formigamento e coceira,principalmente nos pés e mão e rosto, espirros,irritação na garganta ouvidos,olhos e nariz e o pior fiquei quase sem conseguir respirar. Tive que receber atendimento de urgência. Mesmo tendo consumido sempre este produto é normal que apareça alergia depois?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Ao contrário do que se pensa, a alergia nunca surge da primeira vez em que se ingere um alimento e sim com o passar do tempo, pois é necessário que ocorra sensibilização do organismo. Agradecemos sua visita.

Anônimo disse...

Alergia a mandioca apresenta sintomas gastrointestinais?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Em geral, quando ocorrem, os sintomas gastrintestinais estão associados a alterações na pele (coceira, urticária), respiratórios, inchaço, entre outros. Agradecemos sua visita.

Rosane abreu disse...

Tenho 50 anos e em m 2005 fui vítima de infecção intestinal que foi diagnosticada sendo decorrente da Salmonella , foi um transtorno que durou cerca de 7 dias, uso de antibióticos além de hidratação venosa. Após esse processo passei a ter transtornos alimentares com o leite , o feijão, o látex(luva. O aipim (que sempre comi desde a minha infância inclusive com crises de edema e por últimos com o mesmo processo alérgico ao comer mamão. É possível que esse processo alérgico possa ter relação com a infecção intestinal?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Os dados que envia não são suficientes para afirmar se há relação entre a reação adversa alimentar com o episódio de infecção intestinal. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

Anônimo disse...

Bom dia,ontem tive um choque anafilatico devido ingestao de mandioca.Achei estranho algum tempo que do nada as luvas de borracha depois de 5 minutos com elas minhas maos ficam vermelhas e coçam mto, mais nao dei mta importancia a isto, so procurei evitar o uso sempre que possivel...nas ultimas semanas comi mandioca por duas vezes e nao tive nada ja na terceira foi um baita susto, olhos incharam,coceira no nariz,espirros e senti que aos poucos nao estava repirando normalmente, so conseguia respirar pela boca e com mta dificuldade, corri no primeiro hospital que vi, e depois de quase 24h e medicada ainda estou com os olhos inchados.Se vcs puderem me ajudar indicar um lugar onde posso investigar o que acontesse comigo agradeço mto. obrigada.

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

É recomendada uma completa avaliação alergológica, incluindo a pesquisa de reação ao látex. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Na rede pública, vários hospitais oferecem tratamento: Hospital do Fundão. Hospital Pedro Ernesto, Hospital dos Servidores, Hospital Gaffrée Guinle, entre outros. Gratos pela visita. Se voc~e mora em outra localidade, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na cidade desejada. Gratos pela visita.

Andreia disse...

Descobri ha pouco tempo, que tenho também alergia ao latex e a mandioca. Fiquei muito assustada com a reação que tive quando ingeri nhoque de mandioca, meu corpo passou a coçar inteiro, olhos incharam e quase não conseguia respirar, precisei ir ao PS mais próximo, para poder tomar antialergicos na veia e injeções para conter a alergia. No momento não tomo nenhum medicamento, mas vivo com medo de ingerir alimentos que, como a mandioca, faziam parte da minha rotina. O pior de ser alérgica é que a maioria das pessoas não acreditam, quando a gente comenta, tiram sarro, não dão a importância devida...

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Andreia: a alergia alimentar sofre com muitas situações, por desconhecimento das pessoas, que resulta em problemas e até em perigos para os(as) alérgicos(as). É aconsehável que converse com seu (sua) alergista e exponha seus temores e dúvidas para que possa ser orientada adequadamente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

Sueli Tanaka disse...

Tenho alergia de algumas verduras e peixes já alguns anos .
No país onde resido não existe mandioca então já fazia muito tempo que não comia ( 15 anos ) Temporariamente estou em um país onde tem, e pra matar a vontade e na semana passada comi e ontem tb mas hj estou me sentindo "mal" com dor d cabeça e garganta sem forças ...
Será K To com alergia de mandioca ? .....

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Sueli: O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

Paula Lima disse...

Comecei a Introdução alimentar do meu bebe de 6 meses e estamos tendo reações estranhas aos alimentos. Comecei com o mamao, ele comeu pouco alguns dias sem problemaa mas depois começou a vomitar 30min depois de comer. Comeu banana misturada com laranja na primeiea vez e nao teve reação, já na segunda vez comei banana sozinha e ficou todo empolado. Alem disso noto muitos gases. Agora estou com medo de dar outras coisas. S

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Bom dia Paula. Não há como diagnosticar uma alergia alimentar sem avaliar seu bebê pessoalmente. Por isso, aconselho que leve-o ao pediatra. Caso ele suspeite de uma alergia, o encaminhará a um (a) alergista. Obrigado pela visita

Anônimo disse...

eu tive um choque anafilático com a mandioca eu sou alérgica ao látex e estava cozinhando a mandioca e destampei a panela de pressão e apenas com o vapor foi o sufíente para ficar dois dias no utí eu tenho alergia a vários alimentos: mamão, jaca, pequi ,luvas, bexiga, preservativos etc

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

O seu relato sugere que infelizmente você apresenta uma forma grave de alergia ao látex, que pode se acompanhar de alergia a diversas frutas. O acompanhamento do(a) alergista é fundamental para que possa ser orientada de forma adequada e segura.
Obrigado por enviar seu depoimento ao Blog da Alergia.

Gentil Santana disse...

Inalação de poeira de fécula de mandioca também pode desenvolver alergia e causar choque anafilático, por exemplo?

Anônimo disse...

boa noite. comecei a dar frutas ao meu bebe; dei banana po r mazis de tres vezez e na ultima vex ele ficou empolado. sempre comi banana e amamento e meu bebe e ele nunca tv reacao. posso continuar comendo? mso posso dar nada de cor a ele?

Clínica de Alergia - Policlínica Geral do Rio de Janeiro disse...

Gentil: o aparecimento da alergia não depende apenas do tipo de alimento, mas também da sensibilidade da pessoa. Por isso, um mesmo alimento é tolerado por uma pessoa e pode causar reações graves em outra. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...